Вы находитесь на странице: 1из 65

SUMRIO

1.

Apresentao..................................................... .........................02

2.

Justificativa........................................................ .........................03

3.

Objetivos........................................................... .........................04

4.

Civilizao/Cultura/Folclore................................. .......................05

5.

Lendas

Mitos................................................................. ..........06
6.

Diverso

Tradio

Brincadeiras.............................................11
7.

Cantigas

de

Roda.................................................................. ......21
8.

Parlendas........................................................... ........................23

9.

Travalnguas.............................................................. ...............30

10. Culinria............................................................... ....................32 11. Msica e

Dana................................................................... ......37 12. Festas e

Encenaes........................................................... ......38 13. Linguagem, Literatura e Tradio

Oral......................................39 14. Atividades................................................................ .................41 15. Artigo....................................................................... .................43

Projeto Gincana Cultural Pelas veredas da cultura brasileira Um dia na escola do meu filho

Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda no conheo e comunicar e anunciar a novidade. Paulo Freire 1. APRESENTAO A ideia do projeto Gincana Cultural aproximar a comunidade da escola e valorizar as potencialidades artsticas e intelectuais de todos os participantes, incentivando a pesquisa, o debate e a criao artstica. Nessa edio, a Gincana vai pesquisar caractersticas regionais de todos os estados brasileiros, Pelas veredas da cultura brasileira, em suas pluralidades raciais, culturais e artsticas, destacando a contribuio de todas as etnias.
3

Espera-se obter com esse projeto uma participao ainda maior dos pais nas atividades escolares, como tambm despertar-lhes o gosto pela busca da informao e o reconhecimento do espao escolar como um lugar de aprendizado e de prtica da cidadania. Assim, acredita-se que os participantes da Gincana alcanaro, por meio da pesquisa e da reflexo, interpretar melhor o pas em que vivem e descobrirem-se a si mesmos como diferentes e ao mesmo tempo iguais.

2. JUSTIFICATIVA A escola tem como uma de suas principais funes instrumentalizar o aluno para o exerccio consciente da cidadania. Para isso, torna-se de fundamental importncia o incentivo pesquisa, produo artstica e intelectual e ao desenvolvimento da arte. por meio de atividades de prtica esportiva, de pesquisa cientfica e de criao artstica que o indivduo constri seu conhecimento e descobre a relao terica e prtica desse conhecimento com o seu cotidiano. Nessa perspectiva, o projeto Gincana Cultural vem com a finalidade de oportunizar ao participante a correlao de conhecimentos que, no raras vezes, so vistos de forma fragmentada em diversas situaes de aprendizagem. Um olhar para o passado histrico brasileiro possibilita a compreenso de que, por meio da escravido e da imigrao, desde os primrdios da colonizao at o sculo XXI, povos autctones, africanos, portugueses, holandeses, Brasil. franceses, italianos, espanhis, alemes, japoneses, ucranianos e outros construram uma cultura nova e multitnica no

O tema Pelas veredas da cultura brasileira suscita uma reflexo sobre as etnias formadoras da identidade e da cultura nacional, suas influncias e contribuies culturais, religiosas e econmicas, valorizando essa cultura multirracial como um fator de fora e beleza e no de preconceito ou discriminao. 3. OBJETIVOS OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar

aos

participantes

uma

formao

integral

humanitria, conscientizando-os da necessidade do respeito ao outro, da cooperao e da justia por meio de atividades culturais, artsticas, cientficas, esportivas, recreativas e filantrpicas.

Reiterar aos integrantes da comunidade intra e extraescolar a concepo de que a escola um lugar de integrao e de desenvolvimento sociocultural.

Incentivar o trabalho de pesquisa e a reflexo crtica na construo do conhecimento, bem como a produo intelectual por meio da criao artstica e do desenvolvimento da cidadania.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Promover o protagonismo juvenil visando, principalmente integrao comunidade intra e extraescolar. Oportunizar momentos de aprendizagem prazerosa e divertida com atividades ldicas e significativas. Incentivar a leitura e a pesquisa tcnicas para enriquecimento cultural.

4. Civilizao/Cultura/Folclore
CIVILIZAO - o ESTGIO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL em que se encontra um determinado povo. Esse desenvolvimento cultural representando pelas tcnicas dominadas, relaes sociais, crenas, fatores econmicos e criao artstica. CULTURA - tudo aquilo que produzido a partir da inteligncia humana. O CONJUNTO DE ATIVIDADES E MODOS DE AGIR, COSTUMES E INSTRUES DE UM POVO: artes, cincias, costumes, sistemas, leis, religio, crenas, esportes, mitos, valores morais e ticos, comportamento, preferncias, invenes etc. Est presente em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

FOLCLORE - A CINCIA DAS TRADIES E USOS POPULARES, constitudo pelos costumes e tradies de um povo, transmitidos de gerao em gerao. Todos os povos possuem suas tradies, crendices e supersties, que se transmitem atravs de lendas, contos, provrbios, brincadeiras canes, infantis, danas, mitos, artesanato, idiomas e jogos, religiosidade, caractersticos, dialetos

adivinhaes e festas. So atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. Dentre as caractersticas que possui possvel identificar os fatos folclricos a partir do anonimato, j que todos os componentes folclricos so de autoria desconhecida; da aceitao coletiva, j que cada pessoa absorve a essncia folclrica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento prprio; e da transmisso oral, j que antigamente no havia meios de comunicao como na atualidade. Para manter vivo o folclore tpico de cada regio existem datas especficas para a realizao dos festejos e artes. a ter o significado de saber tradicional de um povo. Do Ingls folk e lore (povo e saber), as palavras foram unidas, passando

5.

Lendas e Mitos

Lendas e mitos so tradicionais conhecimentos populares que as pessoas passam de gerao para gerao. Muitos nascem da pura imaginao das pessoas, principalmente dos moradores das regies do interior do Brasil. Muitas dessas histrias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do pas.
7

As lendas so estrias contadas por pessoas e transmitidas oralmente atravs dos tempos. Misturam fatos reais e histricos com acontecimentos que so frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicao a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos so narrativas que possuem um forte componente simblico. Como os povos da Antiguidade no conseguiam explicar os fenmenos da natureza, atravs de explicaes cientficas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido s coisas do mundo. Os mitos tambm serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heris e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido vida e ao mundo. Algumas lendas, mitos e contos folclricos do Brasil. Boitat Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito de origem indgena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitat em cartas do padre jesuta Jos de Anchieta, em 1560. Na regio nordeste, o boitat conhecido como "fogo que corre". Boto Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na regio amaznica. Ele representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Aps a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas guas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira Assim como o boitat, o curupira tambm um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um ano de cabelos compridos e com os ps virados para trs. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando algum desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que obra do curupira. Lobisomem Esse mito aparece em vrias regies do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e no morreu, porm desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nessas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu corao seria capaz de mat-lo. Me-D'gua Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a me-d'gua : a sereia. Esse personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e lev-los para o fundo das guas. Corpo-seco uma espcie de assombrao que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e s pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a prpria me. Aps sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada. Pisadeira uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vo dormir de estmago muito cheio.

Mula-sem-cabea Lenda hispnico-portuguesa, cuja verso mais corrente a de uma mulher, virgem ou no, que dormiu com um padre, pelo que sofre a maldio de se transformar nesse monstro em cada passagem de quinta para sexta-feira, numa encruzilhada. A Mula percorre sete povoados naquela noite de transformao, e se encontrar algum chupa seus olhos, unhas e dedos. Apesar do nome, a Mula sem cabea, de acordo com quem j a "viu", aparece como um animal completo, que lana fogo pelas narinas e boca, onde tem freios de ferro. s vezes, vista de longe, parece chorar um choro humano e pungente. Se algum lhe tirar os freios o encanto se quebra; tambm basta que se lhe inflija qualquer ferimento, desde que verta pelo menos uma gota sangue. Me-de-ouro Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontram jazidas de ouro. Tambm aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e aps atrair homens casados, os faz largar suas famlias. Saci-Perer O saci-perer representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe d poderes mgicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. Negrinho do Pastoreio Lenda afro-crist de um menino escravo que espancado pelo dono e largado nu, sangrando, em um formigueiro, por ter perdido um cavalo baio. No dia seguinte, quando foi ver o estado de sua vtima, o estancieiro tomou um susto. O menino estava l, mas de p, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas, nem fora comido pelas
10

formigas. Ao lado dele, Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no cho pedindo perdo, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mo da Santa, montou no baio e partiu com a tropilha. Depois disso, tropeiros, mascates e carreteiros da regio, todos davam notcia de ter visto passar uma tropilha de tordilhos, tocada por um negrinho montado em um cavalo baio. Ento, muitos passaram a acender velas e rezar um Pai Nosso pela alma do supliciado. Da por diante, quando qualquer cristo perdia uma coisa, o que fosse, pedia ao Negrinho, que a campeava e achava, mas s entregava a quem acendesse uma vela, que ele levava para o altar de sua madrinha, a Virgem que o livrara do cativeiro. Sculo XVI - Quadro Jogos Infantis Pieter Brueghel pintor flamengo - Blgica 1525(?) -1569

11

Brincadeiras identificadas no quadro

Balana Caixo, Bambol (ARO), Me da Mula, Cabra-Cega, Cadeirinha, Cabo de Guerra, Salada Mista, Cada Macaco no seu Galho, Luta, Perna de Pau, Cinco Marias, O Mestre Mandou, Mmica, Cavalinho, Pega-Pega, Trenzinho, Esconde-Esconde, Cambalhota, Barril Gangorra, Malhando Judas, Bolinha de Gude, Arria Chumbo, Pio, Jogos de Tabuleiro, Espada, , Plantando Bananeira, Adivinha, Escravos de J, Passa-Passa Trs Vezes, Lencinho Branco, Pipa, Quem quer Brincar, Bafo.

12

6. Diverso e Tradio: Brincadeiras


Alm dos contos, danas, festas e lendas, o folclore brasileiro marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclricas so aquelas que passam de gerao para gerao. Muitas delas existem h dcadas ou at sculos. Costumam sofrer modificaes de acordo com a regio e a poca, porm, a essncia das brincadeiras continua a mesma da origem. Grande parte das brincadeiras folclricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam tambm a integrao e o desenvolvimento social e motor das crianas.

A preservao dessas brincadeiras muito importante para a manuteno da cultura folclrica. Por isso, so muito praticadas, principalmente, durante o ms de agosto que destinado ao folclore. Soltar pipa: as pipas, tambm conhecidas como papagaios, so feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, so empinadas (soltadas) pelos crianas em dias de vento. Com uma linha, as crianas conseguem direcionar e fazer malabarismos no cu.

13

Estilingue: tambm conhecidos como bodoques, so feitos de galhos de madeira e borracha. As crianas usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos). Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade fsica. Uma criana deve correr e tocar outra. A criana tocada passa a ter que fazer o mesmo. Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, so jogadas no cho de terra pelas crianas. O objetivo bater na bolinha do adversrio para ganhar pontos ou a prpria bola do(a) colega. Boneca de pano: feitas de tecido, so usadas em brincadeiras pelas crianas para simular membros integrantes de uma famlia imaginria. Pio: a brincadeira de pio ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regies do interior do Brasil. Feitos de madeira, os pies so rodados no cho atravs de um barbante que enrolado e puxado com fora. Muitas crianas pintam seus pies. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitas crianas fazem malabarismo com os pies enquanto eles rodam. O mais conhecido pegar o pio com a palma da mo enquanto ele est rodando. Leno Atrs ou Corre Cotia: Todos os participantes, com exceo de um, ficam sentados em crculo. O que ficou de fora ser o pegador. Com o leno na mo ele andar lentamente em volta do crculo enquanto todos cantam uma rima que pode ser, por exemplo, a parlenda Corre Cotia: Corre, Cutia, Na casa da Tia Corre Cip Na casa da Av Lencinho na mo caiu no cho Moa bonita Do meu corao Um,dois, trs
14

No meio da cantoria o pegador deixa cair, disfaradamente, o leno atrs de um dos jogadores. Quando o participante escolhido percebe que o leno est atrs dele, comea a perseguio ao pegador, que deve correr para ocupar o lugar vago. Se for apanhado antes de chegar ao lugar vazio, o pegador continua nessa funo, mas se conseguir dar a volta e ocupar o lugar vago, o jogador escolhido quem vira o pegador. Telefone sem fio - uma tradicional brincadeira popular que funciona assim: numa roda de muitas pessoas, quanto mais pessoas mais engraado ela fica, o primeiro inventa secretamente uma palavra e fala - sem que ningum mais oua - nos ouvidos do prximo ( direita ou esquerda). Assim, o prximo fala para o prximo e assim por diante at chegar ao ltimo. Quando a corrente chegar ao ltimo esse deve falar o que ouviu em voz alta. Geralmente o resultado desastroso e engraado, a palavra se deforma ao passar de pessoa para pessoa e geralmente chega totalmente diferente no destino. possvel competir dois grupos para ver qual grupo chega com a palavra mais fielmente ao destino. Cabra-cega - uma brincadeira em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passar a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia um jogo infantil, mas na Idade Mdia foi um passatempo palaciano. Neste jogo no h um nmero certo de jogadores e o material necessrio apenas uma venda para tapar os olhos da pessoa que se faz de cabra-cega. O jogo comea com os jogadores fazendo uma roda volta da cabracega que est de joelhos e, claro, de olhos tapados, Depois, comeam todos a fugir, at que ela, ao apanhar algum, ter de adivinhar quem . Se conseguir adivinhar, essa pessoa passa a ser a cabra-cega

15

Amarelinha - o jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no cho, que tambm pode ter inmeras variaes. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retngulos numerados de 1 a 10 e no topo o cu, em formato oval. Tira-se na sorte quem vai comear. Cada jogador, ento, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de nmero 1, devendo acert-la em seus limites. Em seguida pula, em um p s nas casas isoladas e com os dois ps nas casas duplas, evitando a que contm a pedrinha. Chegando ao cu, pisa com os dois ps e retorna pulando da mesma forma at as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do cho, sem perder o equilbrio, e pular de volta ao ponto de partida. No cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo. Se perder o equilbrio, colocando a mo no cho ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o prximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcanar o cu.

Em uma outra verso, mais complexa, o jogo no termina a. Quem consegue chegar ao cu vira de costas e atira a pedrinha de l. A casa onde ela cair passa a ser sua e l escrito o seu nome (caso no acerte nenhuma, passa a vez ao prximo jogador). Nestas casas com "proprietrio", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois ps. Nesta verso, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
16

Esconde-esconde - uma brincadeira na qual, enquanto uma pessoa fica com os olhos tapados contando at certo nmero combinado com os participantes, os demais se escondem. O encarregado de localizar os escondidos vence apenas se encontrar todos os demais participantes antes de que algum retorne para o ponto de partida. O primeiro que tiver se escondido, retornar para o ponto de partida, vence, fazendo com que aquele que o procurava perca a partida. Tambm pode ser jogado de outros modos: uma pessoa conta at certo nmero com os olhos fechados e as outras se escondem. As pessoas que se esconderam tem que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e "se bater", o primeiro ou o ltimo (depende de quem est brincando) a serem "batidos" pelo que contou devem ficar no lugar dele. Caso, o ltimo a ser encontrado consiga chegar ao ponto e bater, ele tem a opo de salvar o mundo e todos que no conseguirem se salvar, sero salvos. Balana-caixo uma brincadeira em que entra corrida, agacha e levanta e at um esconde-esconde. Um integrante do grupo escolhido o rei e se senta em uma cadeira ou em um muro baixo. Outro participante eleito o servo. Ele se ajoelha de frente para o rei e apoia o rosto em seu colo. Os demais formam uma fila atrs do servo, cada um apoiando a cara nas costas do companheiro da frente. Todos recitam: "Balana, caixo / Balana voc / D um tapa nas costas / E vai se esconder". O ltimo da fila d um tapa nas costas do que est na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianas vo repetindo essa
17

ao at que todas estejam escondidas. a vez, ento, do servo sair procura dos colegas. Ganha quem for pego por ltimo. A brincadeira recomea com a escolha de outras crianas para representar os personagens. Esttua - Vale fazer micagens e at ccegas em quem vira esttua. Vence quem ficar imvel mesmo com tamanha provocao. Uma criana eleita o lder. As demais andam livremente pelo ptio at que ela diga: "1, 2, 3, esttua!" Nesse momento, elas param no lugar fazendo uma pose. O lder escolhe um colega e faz de tudo para que ele se mexa. S no vale empurrar. Quem resistir s caretas e ccegas ficando imvel declarado o vencedor e assume a posio de lder. Barra-manteiga - trace duas linhas paralelas distantes 15 metros (ou 15 passos) uma da outra. Atrs dessas marcaes ficam as crianas, divididas em dois grupos com o mesmo nmero de integrantes, umas de frente para as outras. Dado o sinal, um aluno do grupo escolhido para comear, vai at o limite do outro time, onde esto todos com os braos estendidos e com a palma da mo virada para cima, e recita: "barra-manteiga / na fua da nega / minha me / mandou bater / nesta daqui / um, dois, trs." Ele bate na palma da mo de um dos colegas e foge para o seu territrio. O adversrio tem de correr atrs dele e tentar peg-lo. Se isso acontecer, o desafiante incorporado equipe adversria. Caso contrrio, a vez do desafiado fazer o mesmo com algum do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor. Caso acontea, ele capturado. Vence o time que ficar com mais gente. Batata quente - O grupo fica em crculo, sentado ou em p. Uma criana fica fora da roda, de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: "Batata quente, quente, quente... queimou!" Enquanto isso, os demais vo passando a bola de mo em mo at ouvirem a palavra

18

"queimou". Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o ltimo que sobrar.

Caracol Depois de desenhado o diagrama no cho, as crianas determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no nmero 1. O objetivo percorrer todo o caracol pulando com um p s em todas as casas - s no pode pisar naquela em que est a pedrinha. Quando chega ao "cu", ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa at o nmero 1. Ela agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no nmero 2 e assim por diante. Ela no pode pisar ou jogar a pedrinha na risca nem atir-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro. Passa, passa trs vezes - Em segredo, duas crianas definem um tema - frutas, por exemplo. Depois, escolhem qual fruta cada uma ir representar. Uma pode ser a uva e a outra a pera. Elas do as mos formando um tnel por onde os colegas passam, um atrs do outro, cantando: "Passa, passa trs vezes / O ltimo que ficar / Tem mulher e filhos / Que no pode sustentar". Quando a msica acaba, as duas crianas que formam o tnel abaixam os braos prendendo o colega que est passando naquele momento. Sem que os outros escutem, o que foi preso responde pergunta: "Pra ou uva?" Depois, ele sai da fila e vai para trs do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeira quem tiver mais participantes atrs de si. Passa-anel - Uma criana fica com o anel. As outras se sentam em um banco, uma ao lado da outra, com os braos apoiados no colo e com as palmas das mos unidas. A "dona" do anel passa suas mos unidas entre as de seus companheiros escolhendo um deles para receber o
19

anel. Ela repete esse movimento algumas vezes - pode at fingir que colocou nas mos de algum. Quando resolve parar, abre as mos mostrando que esto vazias e pergunta para um dos participantes: "Com quem est o anel?" Se o escolhido acertar a resposta, tem direito de passar o anel. Se no, a brincadeira recomea com o mesmo passador. Beijo, Abrao, Aperto de mo - As crianas ficam sentadas, uma ao lado da outra. Duas delas, eleitas para iniciar a brincadeira, ficam em frente s demais - uma delas com os olhos tapados. A que est vendo aponta para os que esto sentados e pergunta para a colega: " esse? esse?" Quando ela responde "sim", vem a segunda pergunta: "O que voc quer dele? Beijo, abrao ou aperto de mo?" A criana interrogada faz a sua escolha, olha para o grupo e descobre quem . A s beijar ou abraar o colega ou apertar a mo dele. Boca-de-forno - Uma das crianas escolhida para representar o mestre. A brincadeira inicia com ela dizendo: "Boca-de-forno". E a turma responde: "Forno". Ela continua: "Tirando o bolo". E o resto diz: "Bolo". Ela novamente: "Fareis tudo o que seu mestre mandar?" O grupo fala: "Faremos!" Nesse momento, o mestre d uma ordem e cada um dos participantes tem de cumpri-la. Ele pode, por exemplo, pedir aos colegas que andem at um determinado ponto e voltem pulando em um p s ou que busquem algum objeto. O primeiro que chegar se torna o chefe e o ltimo recebe um castigo.

Quente ou frio - Os alunos escolhem um colega que se afasta enquanto eles escondem um objeto. A criana chamada de volta e a turma comea a dar pistas sobre onde est ele. Quando ela se afasta do esconderijo, o grupo diz: "Est frio" ou "Est gelado" (se ela estiver bem longe). Quando se aproxima, a crianada sinaliza falando: "Est
20

quente" ou "Est pelando" (caso esteja muito perto). Quando ela encontra o objeto, o grupo grita: "Pegou!"

Duro ou mole - Em um grupo, um participante escolhido para ser o pegador. Os demais so os fugitivos. Quem for pego fica "duro" (parado, sem se mexer). Os outros participantes do grupo devem escapar do pegador e amolecer (tocar) os participantes que esto "duros" (parados), para que eles possam voltar brincadeira. Quem for pego mais de trs vezes o novo pegador.

Me-da-rua - So traadas no cho duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na rea central apenas uma criana, a "me da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna. Nesse momento, a "me da rua", que corre com as duas pernas, deve peg-la. Se ela conseguir, essa criana passa a ajud-la a capturar os outros que tentam passar de um lado para o outro. Vence quem ficar por ltimo sem ser pego.

Corda Aumenta-Aumenta: duas crianas seguram a corda pelas pontas bem prxima ao cho e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda quela altura.
21

Chicotinho queimado: o grupo se organiza em um crculo e uma criana fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao cho e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda. Zerinho: duas crianas batem a corda. O objetivo dos outros participantes passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade ideais. Foguinho: duas crianas comeam batendo corda em um ritmo e, aos poucos, aumentam a velocidade. Termina quando a criana esbarrar na corda. Pular corda: se a criana no sabe comear a pular com a corda j em movimento, pea para ela se posicionar ao lado da corda, rente ao cho, e s ento os colegas comeam a bater. Para entrar na brincadeira com a corda em movimento, preciso esperar que ela fique no alto. A brincadeira fica mais divertida se a garotada marcar o ritmo e o tempo com ladainhas como essas: "Salada, saladinha / Bem temperadinha / Sal, pimenta, salsa e cebolinha / um, dois, trs"; Batalho-lho-lho, aproveita a ocasio, quem no entrar um bobo; "Abacaxi-xi-xi / Quem no sair / um saci / Beterraba-rabaraba / Quem no sai uma diaba"; "Um homem bateu minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores / D uma voltinha (e a criana, dentro da corda, d uma volta)/ Senhoras e senhores / Pule num p s (e a criana, dentro da corda, pula com um p s) / Senhoras e senhores / Pe a mo no cho (e a criana, dentro da corda, pe a mo no cho) / E vai para o olho da rua" (e a criana tem de "sair" da corda).

22

Me-da-mula - Primeiro voc e seus amigos tiram a sorte para ver quem ser a me da mula. O sorteado, ento, escolhe algum para ser a mula. O escolhido curva o corpo, segurando firme os joelhos com as mos. Os outros formam uma fila, com a me na frente. A me salta sobre a mula, apoiando suas mos sobre as costas dela. Antes, a me avisa como ser o pulo. Se disser batatinha, porque vai colocar as mos fechadas sobre a sela. Bife significa que vai pr as mos abertas. Um bife e uma batata, quer dizer uma mo fechada e a outra aberta. Garra de gavio apoiar as pontas dos dedos sobre a sela. E segredinho significa que ela vai inventar um novo jeito de pular. A, os outros precisam estar bem atentos para ver como . Depois que a me tiver pulado, a vez dos outros. Eles tm que dar o mesmo tipo de salto que ela. Quem errar, ser a prxima mula. E quem era mula passa a ser a me.

Cinco Marias - Para brincar de Cinco Marias voc vai precisar de pedrinhas ou saquinhos de pano. Faa os saquinhos com retalhos e encha-os com arroz ou pedrinhas. Tire a sorte para ver quem comea. O escolhido joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde carem. O jogador, ento, escolhe um saquinho e lana-o para o alto, enquanto pega outro saquinho antes do primeiro cair na mesa. Em seguida, ele joga os dois saquinhos para cima e tenta agarrar um terceiro sem que os outros caiam e assim por diante. Quem conseguir pegar todos os saquinhos marca 1 ponto. Quem errar passa a vez.

23

7.
As

Cantigas de Roda Cirandas


cantigas de roda, tambm conhecidas como cirandas so

brincadeiras que consistem na formao de uma roda, com a participao de crianas, que cantam msicas de carter folclrico, seguindo coreografias. So muito executadas em escolas, parques e outros espaos frequentados por crianas. As msicas e coreografias so criadas por annimos, que adaptam msicas e melodias. As letras das msicas so simples e trazem temas do universo infantil. Alguns exemplos de cantigas de roda: Ciranda cirandinha Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar O anel que tu me deste era vidro e se quebrou O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda Diga um verso bem bonito, diga adeus e v-se embora A ciranda tem trs filhas
24

Todas trs por batizar A mais velha delas todas Ciranda se vai chamar Capelinha de melo Capelinha de melo de So Joo de cravo, de rosa, de manjerico So Joo est dormindo No acorda, no Acordai, acordai, Acordai, Joo! Caranguejo Caranguejo no peixe Caranguejo peixe Caranguejo no peixe Na vazante da mar. Palma, palma, palma, P, p, p Caranguejo s peixe, na vazante da mar! Atirei o pau no gato Atirei o pau no gato, t mas o gato, t t no morreu, reu, reu dona Chica, c c admirou-se, se se do berr, do berr, que o gato deu, Miau! Escravos de J Escravos de J Jogavam caxang Tira, bota, deixa o Z Pereira ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue z Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue z. Peixe vivo Como pode o peixo vivo Viver fora da gua fria Como pode o peixe vivo Viver fora da gua fria Como poderei viver Como poderei viver Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia Os pastores desta aldeia
25

Ja me fazem zombaria Os pastores desta aldeia Ja me fazem zombaria Por me verem assim chorando Por me verem assim chorando Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia A canoa virou A Canoa virou Pois deixaram ela virar Foi por causa da (nome da pessoa) Que no soube remar Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Eu tirava a (nome da pessoa) Do fundo do mar Siri pra c Siri pra l (Nome da Pessoa) bela E quer casar

8.

Parlendas

As parlendas so versinhos com temtica infantil que so recitados em brincadeiras de crianas. Possuem uma rima fcil e, por isso, so populares entre as crianas. Muitas parlendas so usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diverso. Muitas parlendas so antigas e, algumas delas, foram criadas, h dcadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradio cultural do nosso povo. Alguns exemplos de parlendas:

26

Um, dois, feijo com arroz. Trs, quatro, feijo no prato. Cinco, seis, chegou minha vez Sete, oito, comer biscoito Nove, dez, comer pastis.

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vov! Quantas tbuas j serrou? Uma delas diz um nmero e as duas, sem soltarem as mos, do um giro completo com os braos, num movimento gracioso. Repetem os giros at completar o nmero dito por uma das crianas.

Cala a boca! Cala a boca j morreu Quem manda em voc sou eu!

Um elefante incomoda/amola muita gente... Dois elefantes... incomoda/amola, amola muita gente... Trs elefantes... incomoda/amola, amola, amola muita gente... Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais... (continua...)

- Enganei um bobo... Na casca do ovo!


27

Fui feira Encontrei uma coruja Pisei no rabo dela Ela me chamou de cara suja Uma pulga na balana Deu um pulo E foi Frana Era uma bruxa meia-noite Em um castelo mal-assombrado Com uma faca na mo Passando manteiga no po Chuva e Sol, Casamento de espanhol Sol e chuva Casamento de viva T com frio? Toma banho no rio T com calor? Toma banho de regador Dedo Mindinho Seu vizinho, Maior de todos Fura-bolos Cata-piolhos. L em cima do piano tem um copo de veneno Quem bebeu morreu O culpado no fui EU Rei, capito, soldado, ladro. moa bonita Do meu corao Eu sou pequenina, Da perna grossa, Vestido curto, Papai no gosta Por detrs daquele morro, Passa boi, passa boiada, Tambm passa moreninha,
28

De cabelo cacheado Batatinha quando nasce, Espalha a rama pelo cho, Menininha quando dorme, Pe a mo no corao. Homem com homem Mulher com mulher Faca sem ponta Galinha sem p Quem cochicha, O rabo espicha, Quem escuta, O rabo encurta, Quem reclama, O rabo inflama. Meio dia, Macaco assobia Panela no fogo, Barriga vazia. Macaco torrado, Que vem da Bahia, Fazendo careta, Pra dona Sofia. -Ag, ag A galinha quer botar Ij, Ij Minha me me deu uma surra fui parar no Tiet Al,Al O Galo j cantou Amarelo, amarelo Fui parar no cemitrio Roxo, roxo, Fui parar dentro do cocho

Batalho, lho, lho, Aproveita a ocasio quem no entrar um bobo. Abacaxi, xi, xi quem no sai um saci. Beterraba, aba, aba,
29

quem errar uma diaba. Borboleta, leta, leta, quem errar uma capeta. Cad o toucinho que estava aqui? O Gato comeu Cad o gato? T no mato Cade o mato? O fogo queimou Cad o fogo? A gua apagou Cad a gua? O Boi bebeu Cad o boi? Amassando o trigo Cad o trigo? A galinha espalhou Cad a galinha? Botando ovo Cad o ovo? O padre comeu Cad o padre? Rezando missa Cad a missa? T na capela Cad a Capela? Ta aqui......... Bo, babalo, Senhor Capito, Espada na cinta, Ginete na mo. Em terra de mouro Morreu seu irmo, Cozido e assado No seu caldeiro O Macaco foi feira No sabia o que comprar Comprou uma cadeira Pra comadre se sentar A comadre se sentou A cadeira escorregou coitada da comadre foi parar no corredor

30

Um texto para descontrair: O cachimbo, o jarro, o touro e a gente

Hoje domingo pede cachimbo, o cachimbo de barro, bate no jarro, o jarro de ouro bate no touro, o touro valente, bate na gente, a gente fraco, cai no buraco o buraco fundo, acabou-se o mundo. Esta uma das rimas infantis mais conhecidas em nosso pas. Hoje acordei com ela na cabea. Me lembrei do tempo em que falar estas palavras era o mximo. At hoje no sei se o certo p de cachimbo ou pede cachimbo. O certo que p de cachimbo no existe e pedir um cachimbo algo que nos dias atuais se enquadra no politicamente incorreto, afinal o fumar que em outros tempos j foi coisa da moda, hoje algo reprovvel. Outra questo que esta rima rene em si uma srie de acontecimentos fatdicos e beira ao caos. Vamos por partes como diria Jack o Estripador. Hoje domingo pede cachimbo ou p de cachimbo: parece coisa de Sandy e Junior, vamos fumar, vamos fumar, vamos fumaaaarr, ou seria vamos pular. O cachimbo de barro, bate no jarro: cachimbo estranho este, pra comear de barro e ainda ta na mo de um pirado que fica batendo o negocio em tudo quanto lugar, neste caso no jarro. Pobre jarro. O jarro de ouro, bate no touro: se o jarro era de ouro quebrou o cachimbo, mas tudo bem. Agora ou o touro estava na sala ou o jarro no curral, afinal como o jarro pode ter batido no touro. Quem estava onde? O touro valente, bate na gente: pelo visto esta mesmo uma rima brasileira, se fosse na Espanha o touro ia bater na gente e a gente
31

gritaria, ol, e l se ia o touro. Mas tem ai outro elemento, quer dizer que, aquele que valente sai batendo em todo mundo? Clara apologia violncia. A gente fraco, cai no buraco: que buraco? Onde estava este buraco? Que lugar esse que tem um cachimbo, jarro, touro e um buraco? Tenha d. E por que a gente cai no buraco. Eu acho que a gente ia desviar do touro, sei l. isso que d ter um touro na sala. Penso que o touro deve ser criado no tal buraco uma tese que cai por terra se prestarmos ateno na ultima frase do texto. O buraco fundo, acabou-se o mundo: meu Deus que coisa mais apocalptica. O mundo vai acabar num buraco fundo? Desta forma fica descartado que o buraco seria a moradia do touro, afinal o buraco to fundo que nem mesmo o mundo sobreviveu a ele. Resultado, meu domingo comeou com uma revelao. A rima inocente de minha infncia no passa de uma trgica historia de morte e destruio. E se voc pensa que acabou preste ateno nas variaes que encontrei na internet. Se fizermos uma comparao vamos ver que a original mesmo coisa pra criana por que as variaes, estas meu amigo, so de pedir pra sair. Com certeza nem mesmo o capito Nascimento sobreviveria. (Luiz Fernando Fernandes) VARIAES SOBRE O MESMO TEMA

9. Trava-lnguas

32

Trava-lngua uma espcie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentrao de slabas difceis de pronunciar, ou de slabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-lnguas so oriundos da cultura popular, so modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-lnguas recebem essa denominao devido dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunci-los sem tropeos, ou, como o prprio nome diz, sem "travar a lngua". Alm de aperfeioarem a pronncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. Veja a seguir uma srie de trava-lnguas e tente pronunci-los rapidamente: O rato roeu a roupa do Rei de Roma, a rainha com raiva resolveu remendar. Trazei trs pratos de trigo para trs tigres tristes comerem A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara. Em rpido rapto, um rpido rato raptou trs ratos sem deixar rastros. Bagre branco, branco bagre.
33

O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.

Teto sujo, cho sujo. Se o Pedro preto, o peito do Pedro preto e o peito do p do Pedro tambm preto. O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga. O que que Cac quer? Cac quer caqui. Qual caqui que Cac quer? Cac quer qualquer caqui. A aranha arranha a r. A r arranha a aranha. Nem a aranha arranha a r. Nem a r arranha a aranha. O sabi no sabia Que o sbio sabia Que o sabi no sabia assobiar O doce perguntou pro doce Qual o doce mais doce Que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce Que o doce mais doce que O doce de batata-doce o doce de doce de batata-doce. Tecelo tece o tecido Em sete sedas de Sio Tem sido a seda tecida Na sorte do tecelo. O tempo perguntou pro tempo qual o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que no tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo o tempo que o tempo tem.

10.

Culinria

34

A culinria do Brasil fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indgenas e africanos. Muitas das tcnicas de preparo e ingredientes so de origem indgena, tendo sofrido adaptaes por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptaes dos seus pratos tpicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato tpico do pas, um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do sculo XVI, somaram culinria nacional elementos como o azeite-de-dend e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo pas entre os sculos XIX e XX, vindos em grande nmero da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardpio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes. A alimentao diria, feita em trs refeies, envolve o consumo de caf-com-leite, po, frutas, bolos e doces, no caf da manh; feijo com arroz no almoo, refeio bsica do brasileiro, aos quais so somados, por vezes, o macarro, a carne, a salada e a batata; no jantar, sopas e tambm as vrias comidas regionais.
35

As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaa, fabricadas na terra. O vinho tambm muito consumido, por vezes somado gua e acar, na conhecida sangria. A cerveja por sua vez comeou a ser consumida em fins do sculo XVIII e hoje uma das bebidas alcolicas mais comuns. No perodo colonial, os portugueses assimilaram os ingredientes dos nativos da frica, sia e Amrica para sobreviver em terras estranhas, mas tambm por curiosidade. No Brasil a produo interna de alimentos era limitada, pois a economia estava toda voltada para a exportao. A atual culinria colonial constituinte das bases culinrias do pas pode ser dividida em quatro correntes: a do litoral aucareiro; a do norte; a dos Bandeirantes que partiam de Vila de So Paulo do Piratininga; e a quarta, da pecuria. No norte, os habitantes dependiam mais dos conhecimentos indgenas para sobreviver e para a coleta das drogas do serto e, por isso, sua alimentao inclua pratos e ingredientes como a carne de peixes como o pirarucu, a carne de jacars, tartarugas alm de seus ovos e do peixe-boi do qual se fazia tambm a manteiga, e frutas. Como o terreno prximo Vila de So Paulo do Piratininga era inadequado ao cultivo da cana de acar, a economia voltou-se para o interior, para a procura de ouro, pedras preciosas e apresamento dos indgenas e, por isso, puderam desenvolver-se lavouras de subsistncia. O sistema de plantao dos tupis aonde se cultivam pequenas reas estratgicas foi aproveitado pelos viajantes: plantava-se uma rea para que houvesse alimento na viagem de volta. A prpria histria influenciou a culinria de cada regio.

36

Indgenas A alimentao indgena tinha como alicerce a mandioca, na forma de farinha e de beijus, mas tambm de frutas, pescado, caa, milho, batata e pires e, com a chegada dos portugueses, do inhame trazido da frica. Todos os povos indgenas conheciam o fogo e o utilizavam tanto para o aquecimento e a realizao de rituais quanto para preparar os alimentos. As principais formas de preparo da carne eram ass-la em uma panela de barro sobre trs pedras (trempe), em um forno subterrneo (biaribiri), espet-la em gravetos pontudos e coloc-la para assar ao fogo de onde teria vindo o churrasco do Rio Grande do Sul coloc-la sobre uma armao de madeira at ficar seca para que assim pudesse ser conservada (moqum) ou algumas vezes coz-la. No biaribiri colocavam uma camada de folhas grandes em um buraco e sobre elas a carne a ser assada e sobre essa carne ainda, uma camada de folhas e outra de terra, acendendo sobre tudo um fogueira de onde teria surgido o modo de preparar o barreado do Paran. Por vezes a carne cozida servia para o preparo de pires, mistura de farinha de mandioca, gua e caldo de carnes. Havia duas formas de prepar-lo, cozido ou escaldado. Na primeira, o caldo misturado com a farinha aos poucos e mexido at ganhar consistncia adequada; na segunda, simplesmente misturam-se os dois, resultando em um piro mais mole. Ao lado da farinha e do beiju, a caa era outra das principais fontes de alimento. As principais carnes eram as de mamferos como o porco-domato, o queixada, o caititu, a paca, o veado, macacos e a anta, que servia a comparaes com o boi, a anta estrangeira. Eram preparadas com pele e vsceras, o pelo queimado pelo fogo e os midos, rgos internos, depois retirados e repartidos. A pesca, de peixes, moluscos e crustceos, era realizada com arco a pequenas distncias, sem haver uma espcie mais apreciada que outras. Os maiores eram assados ou moqueados e os menores cozidos
37

sendo o caldo utilizado para fazer piro. Por vezes, secavam os peixes e socavam-nos at fazer uma farinha que podia ser transportada durante viagens e caadas. A paoca era produzida da mesma maneira, pilando-se a carne com a farinha de mandioca, alimento posteriormente adaptado com castanhas de caju, amendoins e acar no lugar da carne e transformado em um doce. Para temperar o alimento usavam a pimenta ou uma mistura de pimenta e sal pilada chamada ionquet, inquitaia, juquitaia, ijuqui. Sempre era colocado aps o preparo e mesmo comido junto com o alimento, colocando-se um naco de comida na boca e em seguida o tempero. O sal era obtido a partir de difceis processos de secagem da gua do mar, em salinas naturais sal mineral ou a partir da cinza de vegetais. Entre os alimentos lquidos indgenas encontra-se a origem do tacac, do tucupi, da canjica e da pamonha. O primeiro surge a partir do sumo da mandioca cozida, chamado manipueira, misturado com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta e sal e o segundo a partir da fervura mais demorada do mesmo sumo. A canjica era uma pasta de milho puro at receber o leite, o acar e a canela dos portugueses ganhando adaptaes de acordo com o preparo, como o mungunz, nome africano para o milho cozido com leite, e o curau, feito com milho mais grosso. A pamonha era um bolo mais grosso de milho ou arroz envolvido em folhas de bananeira. Fabricavam tambm bebidas alucingenas para reunies sociais ou religiosas como a jurema no Nordeste. Com seus ingredientes e tcnicas a culinria indgena formaria a base da culinria brasileira e daria sua autenticidade, com a mandioca sendo o ingrediente nacional, pois includo na maioria dos pratos. Dos ndios foi assimilada a farinha de mandioca, os alimentos preparados em folhas de bananeira, as comidas base de milho, a
38

paoca, a moderao no uso do sal e dos condimentos, os utenslios de cermica, o gosto por alimentos frescos.

Africanos A alimentao cotidiana na frica por volta do sculo XVI inclua arroz, feijo (feijo-fradinho), milhetos, sorgo e cuscuz. A carne era em sua maior parte da caa abundante de antlopes, gazelas, bfalos, aves, hipoptamos e elefantes. Pescavam pouco, de arpo, rede e arco. Criavam gado ovino, bovino e caprino, mas a carne dos animais de criao era em geral destinada ao sacrifcio e trocas; serviam como reserva monetria. Preparavam os alimentos, assando, tostando ou cozendo-o e para temperar a comida tinham apreo pelas pimentas, mas tambm utilizavam molhos de leos vegetais, como o azeite-dedend que acompanhavam a maioria dos alimentos. O escravo era apresentado aos gneros brasileiros antes mesmo de deixar a frica, recebendo uma rao de feijo, milho, aipim, farinha de mandioca e peixes para a travessia. A base da alimentao escrava no variava de acordo com a funo que fosse exercer, quer fosse nos engenhos, nas minas ou na venda. Essa base era a farinha de mandioca. Ela variava mais em funo de seu trabalho ser urbano ou rural e de seu proprietrio ser rico ou pobre. A alimentao dos escravos nas propriedades ricas inclua canjica, feijo-preto, toucinho, carne-seca, laranjas, bananas, farinha de mandioca e o que conseguisse pescar e caar; nas pobres era de farinha, laranjas e bananas. Nas cidades, a venda de alguns pratos poderia melhorar a alimentao do escravo atravs dos recursos extras conseguidos. Os temperos usados eram o aafro, o leo de dend e o leite de coco. Este ltimo tem sua origem nas ndias e seria usado na costa leste da frica j no sculo XVI, sendo trazido para o Brasil aonde utilizado para regar peixes, mariscos, o arroz-de-coco, o cuscuz, o mungunz e ainda diversos outras iguarias.

39

Prato apreciado no Brasil atualmente, o cuscuz era conhecido em Portugal e na frica antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Surgido no norte da frica, entre os berberes, ele podia ser feito de arroz, sorgo, milhetos ou farinha de trigo e consumido com frutos do mar. Com o transporte do milho da Amrica, o cuscuz passou a ser feito principalmente de milho. No Brasil por regra, consumido doce, feito com leite e leite de coco, a no ser o cuscuz paulista, consumido com ovos cozidos, cebola, alho, cheiro-verde e outros legumes.

Europeus e outros povos Dos imigrantes chegados ao Brasil do sculo XIX ao incio do sculo XX, como alemes, italianos, espanhis, srio-libaneses, japoneses, foram os alemes e italianos que deixam maiores influncias na culinria nacional. Os alemes, no muito numerosos, vindos de diferentes regies da Alemanha e limitados ao Sul e Sudeste do pas apenas reforam o consumo de gneros j utilizados pelos portugueses como a cerveja, a carne salgada, sobretudo de porco, e as batatas. Ao mesmo tempo em que mantm o consumo de alguns gneros como as salsichas, a mortadela, o toucinho e a cerveja, mostram-se adaptativos substituindo o que lhes falta da terra natal por matrias-primas locais. As comidas tpicas da Alemanha no se difundem pelo pas. Os italianos por sua vez, em maior nmero e mais espalhados pelo territrio nacional, conseguem impor as massas de farinha de trigo e os molhos. O macarro italiano tornou-se alimento complementar, ao lado da farofa, do feijo, do arroz e das carnes. Alm do macarro, outras massas italianas foram trazidas como a pizza, o ravioli e a lasanha e outras comidas que no massas como os risottos e a polenta. Divulgaram tambm o sorvete como doce e sobremesa. Fortaleceram o gosto pelo queijo, usado em todas as massas, tanto que o queijo passa a ser consumido junto com doces e frutas, como com a goiabada, ou sozinho, assado.

40

Culinria europeia praticada no Brasil: a panelada, a buchada, o cozido, o pudim de iai, os arrufos de sinh, o bolo de noiva, o pudim veludo; em virtude das navegaes, os europeus (portugueses) conheceram e introduziram no Brasil o coco, a manga, a jaca, a fruta-po, a canela, a carambola, o sarapatel, o sarrabulho, trazidos do oriente. Tambm transmitiram pratos mouriscos como o alfenim. No cozido portugus se adicionou feijo preto ou mulatinho, carnes salgadas e defumadas, farinha de mandioca e muitas verduras, criando-se um dos pratos mais conhecidos da cozinha brasileira: a feijoada.

11. Msica e Dana


Frequentemente interligadas, muitas formas musicais, seja puramente de instrumento ou com canto, so ritmos de dana, como o cateret, a polca, o maxixe, o lundu, o baio, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, a vanera, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo, a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita, a quadrilha, as cantigas de roda. Outros exemplos de msica so os acalantos, como o Dorme, nenm, que a Cuca vem pegar; as modinhas, desafios e repentes; as cantigas de trabalho, velrio e cemitrio; as serestas, as modas de viola; as ladainhas, responsrios e outros cnticos sacros.

41

Festas e encenaes
Algumas das principais festas so o Carnaval, a Folia de Reis, as Farras de boi e Cavalhadas, as Festas Juninas, a Festa do Divino e o Congado. Em todas elas vrias expresses folclricas se encontram reunidas, como a culinria, o vesturio, o teatro, jogos e competies, contao de casos e lendas, ritos religiosos, danas e cantos. E sendo festas de grande difuso, se encontra uma infinidade de variantes atravs do territrio brasileiro.

Linguagem, literatura e tradio oral


42

As principais manifestaes do folclore na linguagem popular so as seguintes: Adivinhaes - Tambm chamadas de adivinhas. Consistem em perguntas com contedo dbio ou desafiador. O que o que ? Uma casa tem quatro cantos, cada canto tem um

gato, cada gato v trs gatos, quantos gatos tm na casa? Provrbios - Ditos que contm ensinamentos, como "Dinheiro compra po, mas no compra gratido"; "A fome o melhor tempero"; "Ladro que rouba a ladro tem cem anos de perdo". Quadrinhas - Estrofes de quatro versos sobre o amor, um desafio ou saudao. Piadas ou anedotas Histria curta de final geralmente

surpreendente e engraado com o objetivo de causar risos ou gargalhadas no leitor ou ouvinte. um tipo especfico de humor que, apesar de diversos estilos, possui caractersticas que a diferenciam de outras formas de comdia. No Brasil so muito comuns piadas envolvendo o Joozinho ou a Mariazinha, personagens supostamente ingnuos mas de fato espertos e ferinos; as piadas de papagaio, sexo e pescaria, e as ironizando portugueses, mulheres burras ou feias, bbados, caipiras, padres etc. Um exemplo de piada de papagaio: "Um homem entra numa loja de animais, querendo comprar um papagaio e encontra trs idnticos numa gaiola e pergunta o preo: -O da esquerda custa 500 Reais diz o dono. -Nossa, que caro! Por que vale tanto? -Ele um papagaio muito especial, sabe operar um computador. -Ah, sei... E o da direita, quanto vale? -Esse custa 1000 Reais. -Nossa, mas por que custa to caro? -Ah, porque alm de saber operar um computador, tambm domina Windows 98, Unix e Macintosh. -Sei, interessante... E o papagaio do meio? -Esse custa 5 mil reais! -Que isso! O que ele sabe fazer de to especial? -Na verdade diz o dono, - nunca vi esse papagaio fazer coisa nenhuma. Mas os outros dois o chamam de chefe...".

43

Literatura de Cordel - Tambm chamada de Folheto ou Romance, tem origem nas tradies medievais da literatura europeia. As canes de gesta, as narrativas histricas, novelescas ou fantsticas, as histrias bblicas e os exemplrios (contos usados para ilustrar tratados morais) so algumas das fontes que contriburam para o seu surgimento. Introduzida no Brasil via Portugal, se consolidou em meados do sculo XVIII, ligada ao nascimento das feiras de agricultores. Comum no nordeste brasileiro, consiste de livrinhos com narrativas em verso, que so expostos para venda pendurados num barbante (da a origem de cordel), sobre assuntos que vo desde mitos sertanejos a situaes sociais, polticas e econmicas atuais. Muitas vezes so ilustrados com xilogravuras de carter ingnuo mas muito expressivo, o que lhes aumenta o interesse e os torna rica fonte iconogrfica do imaginrio popular. Frases de pra-choque de caminho - Frases que caminhoneiros pintam em seus pra-choques, podendo ser humorsticas, sexuais, moralidades, devoes, ou podem revelar sucintamente uma viso de mundo e de vida, em prolas de sabedoria prtica. Exemplos: "No tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho "; "Na subida, pacincia; na descida, d licena"; "Nasci pelado, careca e sem dente: o que vier lucro".

44

12. ATIVIDADES

Uma apresentao artstica de dana tradicional de uma regio brasileira, de uma raa ou de uma nacionalidade. Uma apresentao de cano tpica de uma regio, de uma raa ou de uma nacionalidade. Uma apresentao de um instrumento musical tpico de uma regio, de uma raa ou de uma nacionalidade. Cada equipe dever apresentar teatralmente um conto ou uma lenda de qualquer estado brasileiro. Cada equipe dever fazer uma apresentao teatral humorstica usando como tema uma lenda brasileira. Descubra a charada. Criar algumas charadas que contemplem o tema da gincana. Utilizando o linguajar tpico do interior do Estado de So Paulo, , um integrante de cada equipe dever realizar uma comunicao oral sobre o tema: A lenda do Lobisomem etc.

Prova de perguntas e respostas, onde o participante dever responder corretamente, para ganhar pontos. Nesta prova

45

participaro trs componentes por equipe. As questes podero ser sobre Folclore, Tradio, Histria de So Paulo etc.

Fazer uma apresentao de capoeira ou trazer para a escola um grupo de capoeira. Apresentar uma dana fundamentada nas razes negras. Trazer um prato tpico da culinria africana, indgena, portuguesa, italiana etc. Produzir redao, poesias e pardias, focando as contribuies da cultura africana, indgena etc. Montar painel fotogrfico com representantes das etnias citadas e suas respectivas contribuies para as diversas reas do conhecimento.

Apresentar vesturio e vocabulrio das etnias citadas. Produzir um programa de rdio e/ou um jornal informativo sobre o tema A religiosidade Indgena.

Produzir um programa de rdio sobre o tema A Religiosidade Africana e sincretismo com a Religio Catlica.

Painel explicativo e expositivo sobre a fitoterapia ervas medicinais brasileiras. Produo textual a partir dos ensinamentos dos provrbios africanos. Indumentrias e bijuterias artesanais confeccionadas em estilo africano/indgena/europeu etc.

Pesquisar as modalidades esportivas praticadas pelos povos indgenas. Pesquisar as modalidades esportivas praticadas pelos povos africanos. Pesquisar as modalidades esportivas praticadas pelos europeus. Fazer uma lista com topnimos indgenas e seu significado.

Fazer uma lista com topnimos africanos e seu significado.

Contar um causo folclrico. Fazer uma exposio com objetos indgenas e africanos.
46

Promover um Concurso de Trava-Lnguas. Promover um desafio: Complete a Parlenda. Etc.

13.

Artigo

Retrato de tradies sobreviventes na cultura paulista


Denis Porto Reno
Universidade Metodista de So Paulo

Introduo
No existe povo sem cultura popular. Sem ela, o povo inexiste. A cultura popular est imersa na personalidade de cada um, naturalmente envolvido com as atitudes mais simples e relacionada s aes mais complexas. Um povo traz carregado na lembrana os costumes dos mais velhos, de forma sublime.
47

As crenas, os costumes, as danas, os ritmos, a arte, a cura, enfim, tudo o que envolve a existncia do grupo, dos pares. a Dessa forma, sem ao essas tempo. caractersticas, torna-se impossvel sobrevivncia

Desaparecem as atitudes, ou seja, no possvel ficar sem cultura popular, sem folclore. Esse folclore visivelmente encontrado numa faixa social marginalizada, onde suas manifestaes recebem o nome de folkcomunicao. Folclore o apanhado de todas as informaes culturais de um povo, em todas as geraes e de todas as camadas. Para Cascudo (1982, p.5), folclore pode ser definido como .a reunio residual de todas as culturas, desde o Paleoltico ao avio a jato. Ser a reunio das camadas anteriores onde nos criamos e vivemos.. Quando essa cultura popular colocada em ao, quando ela se manifesta, ela se torna parte de um processo folkcomunicacional. A cultura popular sobrevive naturalmente ao tempo e globalizao. A chegada e a difuso de outras culturas de massa, somadas manipulao cultural dos canais culturais, provocam uma opacidade nas tradicionais marcas culturais populares. Porm, esses costumes sobrevivem nas regies mais inspitas de forma visvel. Mesmo nos grandes centros, as tradies folclricas permanecem vivas, obviamente com uma intensidade menor, pois agora divide espao com outras culturas. A moda de viola dita ritmos ao lado do funk, do hip hop. A catira aparece ao lado do ax music, do reggae. A crena se perde em meio a tantos sales de novas igrejas e vanguardistas pastores empresariais. Por fim, os sabores de raiz servem de combinaes aos fast foods, o ideal para a correria do mundo moderno, com os workaholics do sculo XXI ganhando peso e perdendo vida.

48

Esses fenmenos que disputam a existncia com a cultura popular conseguem maior espao nos grandes centros, onde tudo o que acontece de novo, de mutante, ocorre em maior intensidade, proporcionalmente ao tamanho do local. Nos grandes centros tudo de novo maior, mais forte, ao mesmo tempo em que nas regies mais distantes e menos abertas a essa miscigenao, a corroso cultural ocorre com menor intensidade, estando exposta apenas ao reflexo de tudo isso. Um dos canais de maior influncia comportamental a televiso, e mesmo assim os costumes sobrevivem com certa fora. No Brasil, um dos mais importantes beros histrico-culturais o Estado de So Paulo. Apesar de no ter sido o canal do descobrimento, So Paulo possui a cidade mais antiga do pas. So Vicente, nomeada em 22 de janeiro de 1502 pelo navegador portugus Gaspar de Lemos, fica no litoral paulista. De suas praias saam as primeiras misses dos jesutas que, com o tempo, deram origem s aventuras dos bandeirantes paulistas, os desbravadores de diversos Estados do Brasil, como Minas Gerais, Gois e Mato Grosso. Junto aos corajosos bugres bandeirantes viajaram as tradies

paulistas, suas crenas, seus costumes e, claro, seus sabores, vivendo seus primeiros processos de folkcomunicao. Essas marcas culturais proliferaram-se pelo Brasil atravs do lombo de burro, e sobrevivem nos dias de hoje, mesmo na mais remota regio. Ainda assim, h algumas pessoas que desconsideram a existncia de uma cultura popular do Estado de So Paulo. Segundo Amaral (1948), os paulistas so desprovidos de cultura popular, de folclore. De certa forma, o pesquisador (que paulista) defende que o povo de So Paulo, se hipoteticamente possui folclore, que a elite no o valoriza. H mesmo quem acredite que So Paulo seja terra completamente sfara em matria de tradies populares... No . O que se d
49

apenas que So Paulo uma terra onde as pessoas cultas andam absorvidas pelas sedues e pelas imposies da vida ativa, e que o paulista, gente famosa pelo seu intratvel bairrismo, todo verbal, ou verboso, , na verdade, o indgena brasileiro que menos ama e acarinha o seu torro...(AMARAL, 1948, p.42) Para ele, a corrida e a turbulenta rotina dos paulistas impede a sobrevivncia de qualquer tradio, ainda mais se aliada s influncias culturais que o Estado recebe com intensidade. Alm disso, Amaral (1948) constri uma impresso de que a elite paulista rejeita suas tradies, como se a cultura popular paulista fosse acompanhada do clich Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. Segundo o autor: E como se reconhece essa incorporao? Pela presena dos versos em vrios pontos diferentes, e - como o povo no os guarda seno de cabea - pelas alteraes inevitveis que vo sofrendo, pelo incoercvel das variantes e pela disperso dos seus elementos atravs de outras composies populares. (AMARAL, 1948, p.133) Mas todo e qualquer povo possui sua cultura popular. A prpria existncia do povo paulista sinal de cultura. Ela uma das responsveis pelo agrupamento social, onde todos se identificam pelos costumes e comportamentos semelhantes. Ela mutante, dinmica, adaptvel s tendncias dos movimentos externos. Deve-se lembrar o que foi a luta de tantos anos de dison Carneiro para conseguir a ampla aceitao do seu conceito de folclore, no como um corpo orgnico mumificado, mas como fenmeno social vivo, dinmico, em constante transformao, dialeticamente sendo e no sendo idntico fenmeno ao mesmo tempo. (BELTRO, 2004, p.91) Em contrapartida s teorias de Amaral (1948), Lima (1967) defende uma rica existncia de tradies entre os paulistas. Para ele, o Estado de So Paulo o mais rico bero cultural do pas, sendo, inclusive,
50

provedor cultural de outros Estados brasileiros, nas mais diversas modalidades de manifestao popular. Para Lima (1967), os paulistas possuem, sim, um respeito e uma valorizada cultura popular, merecedora de estudos e pesquisas a respeito. E foi o que o pesquisador realizou em sua trajetria. Lima (1997) apresenta uma vasta riqueza popular dos paulistas relacionada musicalidade. Num profundo trabalho de pesquisa, fruto de uma vida dedicada explorao cientfica popular, o autor apresenta a obra musical completa de So Paulo, com suas caractersticas marcantes e originrias de diversos outros estilos musicais que marcam outras regies. Para ele, a moda-de-viola uma poesia de circunstncia muito rica, ao contrrio do que Mrio de Andrade afirmava. Segundo ele: A propsito, h quem mencione Mrio de Andrade, para recordar uma infeliz afirmao dele: fora do nordeste pode-se publicar um ou outro folheto ou cantiga, no geral coisa lrica de pura fantasia, sem nenhum valor tcnico. Alis, verdade se diga, Mrio de Andrade sempre andou mais interessado pelo nordeste, esquecendo no folclore, sua prpria regio. (LIMA, 1997, p.113) Pode-se perceber tambm que a cultura popular dos paulistas alimentou outros Estados. As danas foram - exportadas para os colonizados pelos

bandeirantes, que adotaram danas tpicas, como o Moambique, a Catira, a Congada, o Cururu, o Fandango, enfim, a musicalidade, uma linguagem para todos, acabou se transformando em smbolos diversos para outras regies. Outra grande mostra de folkcomunicao paulista pelo territrio nacional est na gastronomia. Apesar de parecer inexistente, a gastronomia paulista possui fora. Seus sabores so o alicerce de diversos outros cardpios, tendo sofrido uma mudana de nome e, em
51

alguns casos, viajado dentro das bruacas (locais onde os tropeiros carregavam a comida) em lombo de burro. Hoje, essa cultura recebeu novas informaes, mas continua viva em sua essncia, que passa por um processo dinmico, transformando-se em algo novo. Beltro (2004) declara que: O discurso folclrico, em toda a sua complexidade, no abrange apenas a palavra, mas tambm meios comportamentais e expresses no-verbais e at mitos e ritos que, vindos de um passado longnquo, assumem significados novos e atuais, graas dinmica da folkcomunicao. (BELTRO, 2004, p.72) Giffoni (1972) define corretamente e de forma bastante abrangente as fronteiras ultrapassadas pela dana e pela gastronomia de So Paulo. Com clareza, a autora detalha as diversas danas dos paulistas e como so interpretadas, podendo ser relacionadas a outras caractersticas distribudas pelo Brasil. Da mesma forma, os sabores so discutidos com certa sutileza, mostrando o quo paulista o sabor brasileiro. Seus temperos viajaram as fronteiras junto aos bandeirantes e, posteriormente, na bagagem dos tropeiros, carregando ouro das Minas Gerais para o porto de Paraty. Todas estas tradies so transmitidas naturalmente entre as geraes. De acordo com Beltro (2004), a cultura popular coletiva, aprendida, observada, e no ensinada, ou seja, no h um ritual formatado de ensinamento das tradies, seno a observao dos mais novos aos mais velhos. A comunicao coletiva no se faz entre um indivduo e outro como tal, mas em forma colegiada: o comunicador e uma instituio ou uma pessoa institucionalizada, que transmite a sua mensagem, no para algum em particular, mas para quantos lhe desejam prestar ateno. (BELTRO, 2004, p.28)

52

A cultural popular acaba por seguir pelas geraes com uma proteo natural, oculta e impregnada nas atitudes mais simples, como crenas e costumes. Ela se prende no DNA das geraes, sendo transmitida de pai para filho, naturalmente, como tem ocorrido dentre as diversas geraes dos paulistas quando o assunto tradio. Como define Cascudo (1982, p.6), no folclore nascemos, vivemos e morremos. o clima natural, orgnico, dirio, familiar. a cincia do povo.. Uma incgnita que os acompanha sem que eles possam sequer perceber.

A sobrevivente folkcomunicao paulista Apesar do apelo emocional, o processo de folkcomunicao de So Paulo est vivo. O folclore paulista tem uma de suas mais intensas origens nas tradies lusitanas, desembarcadas das caravelas desde seu descobrimento. Em suas terras, as mais povoadas do Brasil, foram transmitidas e transformadas, sofrendo e resistindo s consequncias do tempo. Para muitos, como define Lima (1967), o folclore paulista frgil, imperceptvel, talvez por sua aparente timidez. Mas ele sobrevive com fora, reunindo um grande nmero de participantes em seus festejos populares. Rico em ritmo, sabores e cores, o folclore comunicado pelas geraes de forma slida, como pode ser percebido entre os grupos de moambique, compostos de crianas, mulheres, adultos e idosos. Independente da idade, todos participam com a mesma f. Independente das influncias externas, os pais ainda transmitem para seus filhos os costumes e gestos populares. Para Beltro (2004, p.95), o discurso dessas camadas populacionais no deve continuar a ser considerado como um fato curioso e colorido, como expresso do seu conformismo e de sua vida cultural vegetativa...

53

Todas essas danas, com suas diferentes caractersticas, igualam-se numa nica caracterstica. Ambas so transmitidas de pai para filho da mesma forma a que foram transmitidas entre as geraes anteriores. Para os mais novos, a dana representa tudo, a paz, a f, a vida. Apesar disso, ningum sabe dizer ao certo o que elas representam perante a religiosidade de cada um, a verdadeira mensagem passada pelas cantorias. farto e pitoresco o repertrio de crendices, supersties, estrias, repetidas por geraes, principalmente nos lugares onde as rodinhas para contar causos no sofrem a concorrncia do cinema, televiso e outras modernas formas de diverso. (ANDRADE & ABREU, 1996, p.286) Dessa forma, percebe-se a sobrevivncia das culturas paulistas em grandes centros, mesmo em meio selva de concreto que tende a sufoc-las. A congada paulista possui cores e ritmos particulares, sendo transmitida entre geraes de forma singular. Rica em suas cores, a congada desfilada, com cantorias fortes e uma coreografia de homens vestidos de fardas alegricas e mulheres com seus vestidos desenhando movimentos circulares. As msicas falam sempre de santos, com mais intensidade de So Benedito. Como diz a cantoria do grupo de congada do municpio de Taubat(1), um passinho frente, um passinho atrs, pra ver So Benedito no lugar onde ele est. E o grupo continua no desfile. A congada pode ser encontrada em cidades do sul de Minas Gerais, regio povoada pelos bandeirantes paulistas e pelos tropeiros que levavam especiarias e retornavam carregando ouro nas cangalhas das tropas de burros at o porto de Paraty.
1 Presente no vdeo documentrio .Tradies paulistas. Cad?., de 2003

54

Numa segunda fase, que se estende aproximadamente de 1690 at 1715, os moradores de Taubat conjugaram a atividade agropecuria com a atividade mineradora nas Minas Gerais, em seguida descoberta de ouro nos chamados Sertes dos Catagus. (1693) pelo bandeirante Antonio Rodrigues Arzo. (ANDRADE & ABREU, 1996, p.61) Alm da congada, os paulistas possuem outras ricas manifestaes populares atravs da dana. A dana de moambique, muito parecida com a congada, possui uma rica coreografia. Porm, ao contrrio da congada, no apresentada em desfile, e sim em coreografia condensada. A moambique danada por homens, mulheres e crianas, todos vestidos com a mesma roupa, geralmente branca com detalhes que lembram as guardas imperiais. A maioria dos participantes utiliza guizos nas canelas, dando melodia da dana um tom especial. O ritmo da msica imposto pelo cruzar e bater de bastes que todos empunham durante a dana. Grupos de moambique podem possuir diferentes caractersticas. O grupo Filhos de Santa Branca
(2),

da cidade paulista de mesmo nome,

possui uma batida mais seca, acompanhada de uma msica composta apenas de um tambor e a cantoria. Porm, as movimentaes circulares e concentradas que lembram danas europeias da idade mdia compensam a ausncia meldica da apresentao. J o grupo de moambique So Luiz(3),de So Luiz do Paraitinga, tambm situado no interior de So Paulo e importante centro do ciclo do ouro, possui da uma maior Mas riqueza essa musical, riqueza semelhante s composies congada. negativamente

compensada pela falta de coreografia na dana, apesar de possuir semelhantes batidas de basto, marca registrada no moambique.

55

2 - Presente no vdeo documentrio .Tradies paulistas. Cad?., de 2003 3 idem

Outra dana tpica paulista o cururu. Enquanto um grupo dana, dois cantadores promovem um desafio de vozes, rimas e escalas musicais, sempre falando de santos, da comunidade e da natureza. Natural do antigo planalto de So Paulo de Piratininga, regio que hoje corresponde cidade de So Paulo, pode ser encontrada com riqueza nas cidades limtrofes de Cotia e Itaquaquecetuba, alm do interior do Estado, como Piracicaba. A catira, dana que lembra um sapateado, foi difundida pelo Brasil tambm em lombo de burro, mas saiu dos sertes paulistas. Como comenta Giffoni (1972), a dana, comandada por uma cantoria de viola (antes de seis conjuntos de cordas, mas agora segue por cinco conjuntos meldicos), era coreografada apenas por homens adultos. Hoje, como pode ser observado nas cidades de Barretos e Franca, a dana recebe a participao forte de mulheres e crianas, contando, inclusive, com alguns grupos estritamente femininos. E diferente dos antigos, agora os danarinos de catira se vestem com influncia da cultura importada, trazida pela mdia, como mais uma demonstrao do dinamismo da cultura popular. Festas e coreografias dos bandeirantes O folclore paulista tambm manifestado atravs de suas festas populares, algumas semelhantes s de outras regies, outras nicas e inditas dentro do apanhado cultural do Brasil. O mtodo que denomina integral (Cortazar) congrega significativas camadas da sociedade, seja rural, seja urbana, alienadas do processo desenvolvimentista e que utilizam meios de folk para a expresso de suas informaes, ideias e anseios, como os folhetos de cordel, as

56

cantorias, os contos, as danas, os autos populares, a talha, a cermica. (BELTRO, 2004, p.68) A Festa do Divino, encontrada com fora em diversas cidades e em variadas regies, possui grande fora na cidade de So Luiz do Paraitinga, tombada pela Unesco como patrimnio da humanidade. Na Festa do Divino, diversas manifestaes folclricas se renem, todas da mesma forma: sem planejamento de horrio, local etc, sempre naturalmente. Na programao da Folia de Reis de So Luiz do Paraitinga pode-se encontrar congadas, moambiques, cururus, danas de So Gonalo (outra manifestao presente com fora na histria da Vila de So Paulo de Piratininga, atual cidade de So Paulo), alm da imponente Cavalhada. A Cavalhada, apresentao montada herdada dos portugueses, a reproduo modificada de uma batalha entre os mouros e os cristos, chegada ao Brasil na poca da colonizao. Um importante grupo dentro do folclore paulista a Cavalhada de Catuaba(4), distrito pertencente a So Luiz do Paraitinga. Os participantes se renem a cada sessenta dias para um ensaio que no acontece. O encontro se transforma em uma confraternizao que pode ser conferida nas apresentaes, pela amizade presente. O grupo formado por representantes de diversas geraes que cultivam a Cavalhada, com a mesma f e devoo que seus ancestrais dedicavam ao espetculo. No Brasil, encontram-se como outros poucos grupos de e Cavalhada no como

considerados

manifestaes

folclricas,

reaproveitamento folclrico (reunio de pessoas que do vida a um espetculo folclrico, inerente de origem ou f cultural). Um dos mais importantes grupos de Cavalhada o de Pirenpolis
(5),

em Gois.

Apesar disso, a apresentao possui diferenas marcantes da ancestral de Catuaba que sero tratadas adiante com maior ateno. Alm desses grupos, merece ateno a cavalhada nortista, que se
57

diferencia bastante da encontrada em So Luiz do Paraitinga e de Pirenpolis.

4 - Presente no vdeo documentrio .Tradies paulistas. Cad?., de 2003 5 - Presente no vdeo documentrio .Tradies paulistas. Cad?., de 2003.

Como diz Brando (1976): Talvez uma reminiscncia da tomada do castelo dos mouros, das cavalhadas dramticas de mouros e cristos, existentes no Sul: Rio Grande, Paran, So Paulo, Gois, mas nunca registradas no nordeste. (BRANDO, 1976, grifo nosso). Mas os paulistas ainda possuem manifestaes exclusivas, apesar da globalizao nacional de sua cultura. Uma das mais importantes e curiosas a Festa do Barro serra da Bocaina. Como relata Faria (2001), Silveiras uma curiosa cidade, incrustada na serra da Bocaina, antiga rota dos tropeiros. Seu nome foi adotado graas ao rancho dos Silveiras, uma famlia que costumava dar abrigo s tropas que percorriam o trajeto Paraty/Minas Gerais/Paraty. Ali, os viajantes podiam contar com alimento, pouso e descanso, tanto para os viajantes quanto para seus animais, como era comum naqueles tempos, onde toda a carga era transportada em lombo de burro. Tempos mais tarde, no final do sculo XVIII, um grupo de coronis da cidade inventou uma brincadeira com as crianas no sbado de aleluia. No local onde as tropas costumavam ficar formava-se constantemente um lamaal de grandes propores. Ento, esses coronis resolveram jogar no meio da lama balas e moedas, e as crianas que as
58
(6),

percebida apenas em Silveiras, na

encontrassem ficariam com elas como prmio, mas teriam que beijar o p de um boneco do Judas pendurado em cima do lamaal.
6 idem

A brincadeira deu certo e tornou-se tradio at os dias de hoje, mesmo sem balinhas e moedas como prmio. Suas origens so transmitidas de pai para filho e inexplicavelmente adultos e crianas continuam a se enlamear no sbado de aleluia, quando o Judas no mais apanha, mas explode graas ao seu recheio de plvora.

6 - Presente no vdeo documentrio .Tradies paulistas. Cad?., de 2003.

Crenas e sabores de So Paulo Um povo cultua crenas e sabores em seu dia-a-dia. Eles conduzem a rotina, delimitando os cuidados que devem ser tomados, uns por questes religiosas, outros para impor a ordem caseira, e ainda existem aqueles que no se sabe nem a razo de sua existncia de to antiga a sua origem hereditria. Algumas dessas caractersticas podem ser percebidas com a existncia de dois personagens, lobisomem e saci-perer, ambos responsveis por inmeros medos entre os paulistas, apesar das mais estranhas explicaes e at do conhecimento da receita para quebrar seus encantos. O lobisomem um homem que se transforma em lobo e ataca as criaes. Comum em todas as regies do Estado de So Paulo, a crena do lobisomem acompanhada da receita para o desencanto. s virar a roupa do avesso que ele perde o encanto, segundo o paulista Carlos Vieira no documentrio Tradies Paulistas, cad? (2003).
59

Ainda segundo o entrevistado, lobisomem existe sim. Eu nunca vi, mas minha me viu, e diz que existe. Do outro lado do Estado, em Joanpolis, foi fundada a Associao dos Criadores de Lobisomem, em homenagem crena popular existente na regio h diversas geraes. Outro personagem comum entre os paulistas o saci-perer, tambm possuidor de uma associao de criadores na cidade de So Luiz do Paraitinga graas forte crena local. A mesma crena foi encontrada tambm com o sr. Carlos Vieira (TRADIES, 2003), quando indagado sobre a existncia do personagem, Ele d um assovio fino e espanta a criao, explica. Mas as tradies paulistas tambm esto presentes na gastronomia, como o caso de pratos tpicos do Vale do Paraba. O afogado bolinho caipira
(8) (7)

eo

possuem endereo certo. Suas receitas so

transmitidas popularmente entre as geraes, tambm encontrando famlias tradicionais no preparo desses cardpios. O afogado um cozido de carne e osso, transformando tudo num caldo forte. Retira-se o osso e serve o caldo sobre a farinha de mandioca no prato. O alimento tradicional nas regies de So Luiz do Paraitinga e Paraibuna, ambas no vale do Paraba. As antigas geraes de paulistas o inventaram devido escassez de carne, pois as vacas forneciam o leite e os bois a trao animal na agricultura. Era necessrio, ento, aproveitar-se ao mximo o alimento dos animais abatidos quando j no produziam mais. O bolinho caipira, por sua vez, derivado de uma crena religiosa. A quaresma, praticada pelos catlicos at os dias de hoje, proibia o consumo de carne, ainda mais nas viglias. Os fiis, para ter um alimento mais saboroso e dentro dos preceitos carnvoros dos
60

ocidentais, criaram um bolinho feito com farinha de milho recheado com um peixinho lambari, comum nos rios da regio. Com o tempo, o sabor ganhou apreciadores na regio, passando a ser recheado com carne moda, como comum nos dias de hoje em reunies familiares e nas festas juninas da regio do Vale do Paraba.

7 - Presente no vdeo documentrio .Tradies paulistas. Cad?., de 2003. 8 - dem.

Concluso Os paulistas so um povo rico em cultura popular, que resiste ao tempo e s intempries do destino graas sua transmisso natural entre as geraes. Suas tradies foram vastamente adotadas pelas regies desbravadas pelos bandeirantes, como os Estados de Gois, Mato Grosso, Minas Gerais e Paran, muitos deles passando a definir tais manifestaes folclricas como originrias daquelas localidades. Em Gois, encontra-se a Cavalhada de Pirenpolis, smbolo da cidade. Mas existem diferenas marcantes em relao sua ancestral Cavalhada de Catuaba, de So Luiz do Paraitinga. Os goianos utilizam uma vestimenta mais moderna, mais prxima dos europeus da idade mdia e, ao mesmo tempo, adotam armas de fogo (garruchas) ao invs das espadas utilizadas pelo grupo paulista. No Estado, tambm pode-se perceber com muita fora as danas catira e congada, alm de algumas manifestaes de moambique. Essas danas viajaram junto a importantes bandeirantes, que levaram a cultura paulista para aquelas regies. Segundo Andrade
61

& Abreu (1996, p.93 apud Martins, 1973, p.67), em fins do sculo XVIII encontram-se as do bandeirismo taubateano na corrida para Gois, via So Paulo, e na ocupao do sul do pas. Em Minas Gerais, encontram-se ritmos, danas e uma culinria semelhante aos cardpios paulistas, rica em virados. Uma grande diferena pode ser percebida no tipo de farinha, que em So Paulo a de mandioca a mais comum. J nas danas e nos ritmos, assemelhamse as modas de viola, as congadas e os moambiques, este ltimo em menor escala, todas essas tradies tambm transportadas por bandeirantes e tropeiros. Percebe-se, com a pesquisa apresentada, que a cultura popular dos paulistas ainda viva, presente em todas as regies do Estado (mesmo nas mais jovens cidades) e impregnadas na personalidade das geraes paulistas que se sucedem, sobrevivendo globalizao cultural, qual diversas regies esto sujeitas. Nem Lima, nem Amaral estavam errados ao afirmarem a forte existncia da cultura popular paulista e sua rejeio pela elite. Percebe, no entanto, que a grande massa ainda cultiva esses conhecimentos, esses ritos populares, presentes no grupo desde a chegada dos portugueses, ou fruto do perodo colonial.

Referncias Bibliograficas
ALLAS, Vana. Vale, violes e violas. So Jos dos Campos: JAC Editora, 2002. ANDRADE, Antnio Carlos de Argllo & ABREU, Maria Morgado de. Histria de Taubat atravs de textos. Taubat: Editora Minerva, 1996.

62

AMARAL, Amadeu. Tradies populares (com um estudo de Paulo Duarte). So Paulo: Instituto Progresso Editorial, 1948. BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: Umesp, 2004. BRANDO, Tho. Folguedos natalinos . cavalhada. Macei: Imprensa universitria da UFAL, 1976. CNDIDO, Antonio. Os parceiros do rio Bonito. So Paulo: Editora Pensamento, 1971, 2 edio. CARRADORE, Hugo Pedro. Retrato das Tradies piracicabanas (folclore). Piracicaba: Editora da Prefeitura Municipal de Piracicaba, 1978. CASCUDO, Luis da Cmara in PELEGRINI FILHO, Amrico. Antologia do folclore brasileiro. So Paulo: EDART, 1982. CATENACCI, Vivian. Cultura popular: entre a tradio e a transformao. So Paulo: Editora Perspectiva, abr./jun. 2001, vol. 15, no. 2, p. 28-35. COQUEIRO, Antonieta Nazareth de Lima. Folclore brasileiro . Lins. So Paulo: Distribuidora de Livros Morse, 1973. DAMANTE, Hlio. Folclore brasileiro . So Paulo. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Folclore, 1980. FARIA, Joo Evangelista de. Sabores dos tempos dos tropeiros. So Jos dos Campos: JAC Editora e Grfica, 2001. FREITAS, Affonso A.de. Tradies e reminiscncias paulistanas. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1985.
63

GIFFONI, Maria Amlia Corra. Danas midas do folclore paulista. So Paulo: Editora Nobel, 1972. HORTA, Carlos Felipe de Melo Marques. O Grande livro do folclore. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000. LIMA, Rossini Tavares de. Abec do folclore. So Paulo: Grfica do Conservatrio Dramtico e Musical de So Paulo, 1952. LIMA, Rossini Tavares de. Folclore de So Paulo (melodia e ritmo). So Paulo: Editora Ricondi, 1954. LIMA, Rossini Tavares de. So Paulo, terra e povo in BRUNO, Ernani Silva (org.). Folclore de So Paulo. Porto Alegre: Editora Globo, 1967. LIMA, Rossini Tavares de. Moda de viola, poesia de circunstncia. So Paulo: Secretaria do Estado da Cultura, 1997. MARCONI, Marina de Andrade. Folclore do caf. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado S/A, 1976. MORAIS FILHO, Mello. Festas e tradies populares do Brasil. So Paulo: Edusp, 1979. PELLEGRINI FILHO, Amrico Pelegrini Filho & SANTOS, Yolanda Lhulhier dos. Antropologia cultural e folclore. Rio de Janeiro: Editora Olimpika, 1988. ROSSATO, Carlos. Nosso folclore. So Paulo: Ed. Soma, 1987. Filmografia: TRADIES paulistas, cad?. Produo de Denis Porto Ren. So Jos dos Campos: minutos).
64

DR vdeo, 2003. 1 videocassete (26

www.wikipedia.org a enciclopdia livre pesquisa para obteno de textos e imagens. www.google.com.br

65

Вам также может понравиться