Вы находитесь на странице: 1из 8

Iso 14000

Grupo: Padro
Nomes: Edna n 05 Nathaly n 21 Patrcia n 22

ISO 14000 Introduo


ISO International Organization for Standardization, que, em portugus significa Organizao Internacional para Normalizao, uma organizao nogovernamental e foi criada depois da II Guerra Mundial (1946) e situada em Genebra com o objetivo de facilitar as trocas internacionais de bens e servios e criar normativas para o comrcio mundial. O Brasil participa do ISO atravs da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABTN) uma associao privada sem fins lucrativos.

Srie ISO 14000

A srie ISO 14000, recentemente lanada, um conjunto de 28 normas relacionadas a Sistemas de Gesto Ambiental, elas abrangem seis reas bem definidas:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Sistema de Gesto Ambiental; Auditorias Ambientais Avaliao de Desempenho Ambiental; Rotulagem Ambiental; Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Anlise do Ciclo de Vida do Produto.

Inicialmente formas aprovadas cinco normas: ISO 14001, 14004, 14010, 14011 (parte 1 e 2) e 14012.

ISO 14000 Guia de orientao do conjunto de normas da srie. ISO 14001 (17 requisitos) Sistema de gesto ambiental, apresenta as especificaes.

ISO 14004 Sistema de gesto ambiental, apresenta diretrizes para princpios, sistemas e tcnicas de suporte. ISO 14010 Diretrizes para auditoria ambiental, princpios gerais. ISO 14011 (parte 1 e 2) Diretrizes para auditoria ambiental, procedimento de auditoria. ISO 14012 Diretrizes para auditoria ambiental, critrios para qualificao de auditores.

As normas ISO 14000 no estabelecem nveis de desempenho ambiental, especificam somente os requisitos que um sistema de gesto ambiental dever cumprir. De uma forma geral, referem o que dever ser feito por uma organizao para diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente, mas no prescrevem como o fazer.

Poltica Ambiental

A preocupao com a conservao do meio ambiente est se tornando uma constante nos ltimos tempos. Vrios movimentos esto pressionando as organizaes e os governantes para tornarem as regulamentaes cada vez mais rgidas, exigindo das empresas uma postura ambiental correta.Com isso o produto que possui o ISO 14000 (ou qualquer outro de sua famlia) visto de uma outra maneira, pois ele possui um diferencial competitivo, e isso mostra sociedade que a empresa comprometida com a preservao ambiental. A ISO 14000 j se tornou um passaporte para a exportao de produtos para a Europa.

Alguns motivos para implantao de um sistema de gesto ambiental (ISO 14000) a) Motivos Externos: Presso do cliente; Alta concorrncia do mercado e Restrio de comrcio atravs de regulamentaes de mercado (ex.: CEE). b) Motivos Internos:

Convico, acreditar nos benefcios que o sistema proporciona; Poltica corporativa e estratgia de competitividade. Alguns benefcios para a empresa

a) Proporciona uma ferramenta gerencial adicional para aumentar cada vez mais a eficincia e eficcia dos servios; b) Proporciona a definio clara de Organizao, com responsabilidades e autoridades de cada funo bem estabelecidas; c) Promove a capacidade dos colaboradores para o exerccio de suas funes, estruturadas a partir de selees, treinamentos sistemticos e avaliao de desempenho; d) Reduz custos atravs de uma maior eficincia e reduo do desperdcio, o que aumenta a competitividade e participao no mercado; e) Aumenta a probabilidade de identificar os problemas antes que eles causem maiores conseqncias. Como obter a certificao segundo as Normas ISO 9000 ou ISO 14000 Aps implantao do Sistema de Garantia da Qualidade (ISO 9000) ou do Sistema de Gesto (ISO 14000), a empresa deve solicitas a certificao de seu Sistema. A certificao efetuada por um Organismo Certificador que, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao SBC, determinado atravs de resoluo do CONMETRO, deve estar credenciado junto a INMETRO para exercer tal atividade. 1. Pr Avaliao Empresa contata Certificadora; Certificadora encaminha questionrio de avaliao preliminar Empresa; Certificadora recebe questionrio respondido, analisa documentao e realiza pr-auditoria; Empresa promove correo das no conformidades. 2. Avaliao Auditoria do Sistema nas instalaes da Empresa; Certificadora analisa o relatrio de auditoria; Caso aprovada emiti-se o certificado, seno dado u m prazo para correo das no conformidades e realizada nova auditoria. 3. Ps Avaliao

A certificao tem acompanhamento constante (auditorias a cada seis meses), para verificar a continuidade da conformidade do Sistema da Empresa aos requisitos da Norma. A Certificadora tem o poder de suspender, cancelar ou revogar o certificado obtido pela Empresa.

Segue um resumo das fases da metodologia de implantao do ISO 14000 em uma empresa.

Metodologia de Implantao de ISO 14000

Etapas Conscientizao da Alta Administrao Organizao para a Gesto Ambiental e Poltica Ambiental Diagnstico detalhado dos impactos, Aspectos e Legislao Ambiental. Treinamento ISO 14000 para Comit Definio do Programa de Gesto Ambiental Definio de Procedimento de Controle Operacional na Unidade Definio de Procedimento de Controle Operacional nas reas Administrativas Definio dos Objetivos e Metas Ambientais Sensibilizao ISO 14000 e Poltica Ambiental para o Sistema Ambiental Manual de Gesto Ambiental ou Manual de Gesto Integrado Formao de Auditores Internos para o Sistema Ambiental Realizao de Auditoria Interna / Diagnstico Independente Anlise Documental pela Entidade Certificadora Correo das no Conformidades decorrentes da Auditoria Interna / Diagnstico Independente Pr-Auditoria pela Entidade Certificadora (opcional) Auditoria de Certificao pela Entidade Certificadora

1 X X X X

Meses 3 4 5

X X

X X X

X X X X X X X X X X X X X X

Carga Horria Estimada (h)

80

56

48

40

48

48 32

Programa de Gesto Ambiental Essa metodologia, acima mostrada, empregada por profissionais snior, esses profissionais visitam a empresa, acompanhados pelo coordenador do Sistema de Gesto Ambiental na Empresa ou pessoa designada a assumir a coordenao da Gesto Ambiental na Empresa, nesta visita os profissionais, seguindo um roteiro de avaliao que envolve exame de instalao, documentao e entrevista, diagnosticam o atendimento norma de referncia e recomendam procedimentos a serem adotados.

Conscientizao e Treinamento

O programa de Gesto Ambiental deve prover treinamento aos funcionrios com atribuies na rea ambiental, para que estejam conscientes da importncia do cumprimento da poltica e objetivos do Meio Ambiente, das exigncias legais e de outras definidas pela empresa. O treinamento tambm deve levar em considerao todos os impactos ambientais reais ou potenciais associados as suas atividades de trabalho.

Relaes das Empresas Vrias empresas j esto preparando para se adequarem ao novo sistema de Gesto Ambiental, resolvendo seus problemas. Este um aspecto positivo no quadro das aes onde o maior beneficirio o ambiental. A conscientizao das empresas permite a visualizao de uma compatibilidade entre a atividade industrial com a boa gesto ambiental. A empresa deve possuir um organograma que demonstre que suas inter-relaes esto bem definidas e comunicadas em toda a empresa. . O Programa de Gesto Ambiental deve integrar as funes dos funcionrios da empresa, atravs da descrio de cargos e funes relativas questo ambiental.

O ISO 14000 to importante para a empresa que existe at livros sobre o assunto para ajudar a empresa no que ela precisar:

LIVRO: Normas Ambientais ISO 14000 - Como podem influenciar sua empresa Meio Ambiente Edio 1996 As normas de meio ambiente no so um modismo: vieram para ficar. Atendem s novas exigncias do mercado, cada vez mais globalizado e competitivo, em que o fator de preservao ambiental estar cada vez mais relacionado com aceitao dos produtos, logo, com ampliao de vendas. De olho neste futuro - que j chegou - a Confederao Nacional da Indstria lanou a cartilha Normas Ambientais ISO 14000 - Como podem influenciar sua empresa. A publicao orienta as empresas em seus esforos de adaptao para o uso racional dos recursos naturais e no tratamento dos eventuais danos causados ao meio ambiente pelas atividades industriais. O Brasil entrou definitivamente na era da qualidade, respondendo presso dos consumidores na busca do desenvolvimento sustentvel. Cr-se que, no futuro, a certificao ambiental das organizaes, segundo as normas ISO 14000, possa vir a ser indispensvel para o acesso a determinados mercados e concursos, semelhana do que j ocorre com a certificao de sistemas de qualidade, de acordo com as normas ISO 9000. Com efeito, nenhuma empresa pode continuar a ignorar que a proteo do ambiente constitui no momento atual um fator a ter na devida considerao no seu dia-a-dia, sem o que, no s a sua viabilidade econmica como tambm a sua prpria competitividade, estaro irremediavelmente comprometidas. As consideraes ambientais devem estar hoje definitiva e irreversivelmente integradas nas preocupaes do empresrio moderno.

Entidades para Contato ABTN Associao Brasileira de Normas Tcnicas Av. Treze de Maio, 13/27 andar.

CP 1680, RJ. CEP: 20003-900 Tel: (21) 210-3122 Fax: (21) 240-8249 http://www.abtn.com.br Certificadoras Pertencentes ao Sistema Brasileiro de Certificao SBC: Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABTN ABS Quality Evaluations Bureau Veritas Quality International BVQI Fundao Carlos Alberto Vanzolini FCAV Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear IBQN Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO. Unio Certificadora da Indstria Eletroeletrnica UCIEE Referncias Bibliogrficas: DAvignon, Alexandre. Normas ambientais ISO 14000: como podem influenciar sua empresa. 2 edio revista e ampliada. Rio de Janeiro: CNI, 1996. Rumo Certificao Verde. Revista ABNT, Jan. /fev. 96 Site: www.altavista.com/iso14000 www.cade.com.br/iso14000 Trabalho ISO 14000 Grupo Padro Nomes: Edna n05 Nathaly n21 Patrcia n22

Вам также может понравиться