Вы находитесь на странице: 1из 99

PROCESSO CIVIL I Prof.

Darci Guimares Ribeiro

PROCESSO CIVIL I
O processo se inicia como sendo dependente do direito material. Processo civil meramente instrumental; mas nasce como parte do direito material. Desenvolve-se como pertencente ao direito material. O direito material regula a vida das pessoas em sociedade. Em 1868 Oscar Blow trouxe os primeiros alinhamentos do processo civil como ramo autnomo; deu ao processo um arcabouo prprio. Isso que os alemes fizeram estruturou o processo. Eles separaram dois nveis: AS RELAES JURDICAS DE DIREITO MATERIAL e DIREITO PROCESSUAL. A relao processual aquela do autor com o juiz. O estado assume o direito jurisdicional. Subsuno/incidncia: regras incidem quando o tipo se realiza. Patologia social quando a regra que incidiu no foi observada. Quando regras incidem sobre fatos previstos na norma, isso a incidncia. O estado probe as pessoas de resolverem seus prprios conflitos por suas prprias mos.

LITISCONSRCIO ETIMOLOGIA: Litis -> Lide Consrcio -> + de 1 pessoa com o mesmo objetivo. -> CONCEITO: - Reunio de 2 ou + pessoas no mesmo polo da relao processual. - o lao que prende, no processo, duas ou mais pessoas na qualidade de autor ou de ru. - a presena de duas ou mais pessoas na posio de demandantes ou de demandados (Chiovenda); um fenmeno de pluralidade de partes. O litisconsrcio no implica oluralidade de processos, qualquer que seja sua espcie e qualquer o momento de sua formao. O processo litisconsorcial uno, com a peculiaridade de 1

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro que um dos plos da relao jurdica processual, abrigam duas ou mais pessoas em vez de uma s em cada um deles. - Litisconsrcio -> Pluralidade de partes. - Economia Processual.

-> QUANDO OCORRE: - Ocorre quando UMA DAS PARTES dos processo se COMPE DE 2 OU + PESSOAS. Os diversos litigantes, que se colocam do MESMO LADO da relao processual, chamam-se LITISCONSORTES. -> TIPOS: - ATIVO -> Quando h puralidade de AUTORES. - PASSIVO -> Quando h pluralidade de RUS. - MISTO -> Quando h pluralidade de AUTORES e de RUS, no mesmo processo. -> QUANTO AO MOMENTO EM QUE SE ESTABELECE O LITISCONSRCIO: - INICIAL -> Quando J NASCE com a PROPOSITURA DA AO. Quando vrios so os autores que a integraram OU quando vrios so os rus convocados pela Petio Inicial. - INCIDENTAL -> Surge no CURSO DO PROCESSO em razo de um fato ulterior propositura da ao. Art. 42 e 43, CPC. tambm incidental o que decorre de ORDEM DO JUIZ, na fase de saneamento, para que sejam citados os litisconsrcios necessrios no amolados pelo autor na inicial - Art. 47, nico, CPC. E, ainda, o que surge quando, na denunciao da lide, o terceiro denunciado comparece em juzo e se integra na relao processual ao lado do denunciante. Art. 47, CPC. OBS.1: Litisconsrcio PARTE. - Conceito de Parte: aquele que pede em nome prprio a atuao da vontade concreta da lei em face de quem esta atuao demandada. OBS.2: - Nunca tirar os olhos da relao da DIREITO MATERIAL, ela que vai dizer se h litisconsrcio.

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro EX.: Pode entrar com ao somente contra a fiadora? Credor Devedor Co-devedor (fiador)

- O co-devedor pode ser ru numa ao, pois ele tem responsabilidade subsidiria. Porm, no possvel entrar com uma ao para pegar os bens do co-devedor.

- possvel propor uma ao contra o devedor e o co-devedor -> Isso exemplo de Litisconsrcio. - Pode entrar com ao somente contra a fiadora? - Primeiro deve-se lembrar o que o fiador no direito material; se tem responsabilidade subsidiria ou se tem solidria. Fiador solidrio pode figurar como parte da ao. Se no for solidrio, no pode. - Subsidiarieade Primeiro sero desapropriados os bens da devedora original, depois do fiador. A subsidiariedade no altera a legitimidade passiva, pois a fiadora no plano material co-devedora em ambos os casos (subsidiria/solidria). A clusula interferir na EXECUO dos bens. - Subsidiria d caractersticas processualmente e no materialmente. - Ento, pode colocar as duas no plo passivo da ao. A diferena est na penhora. - As clusulas de subsidiariedade beneficiam o credor, pois cobra a divida de quem tem mais patrimnio. - Ao somente em favor da fiadora? - Fiadora pode chamar a devedora principal 77,I - 77, III devedores solidrios, pode chamar os demais. - Aciona a devedora principal? -> Pode devedor principal chamar devedor? - Nesse caso no. Mas se a responsabilidade fosse solidria, a no teria o porqu de se falar em devedor principal.

-> ESPCIES DE LITISCONSRCIO:

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro Quanto natureza Necessrios Facultativo Quanto aos efeitos Unitrio Simples Unitrio Simples

- QUANTO A FORMAO (NATUREZA): 1) Necessrio Unitrio Simples 2) Facultativo Unitrio Simples

- Em virtude de sua orbigatoriedade diz-se que o litisconsrcio Necessrio. Nos casos em que sa formao no seja obrigatria, podendo as partes dispens-lo, litigando individualmente, o litisconsrcio Facultativo. - A questo fundamental para a caracterizao das formas do litisconsrcio saber se, num caso qualquer, estaremos em presena de uma cumulao subjetiva de partes, constituindo uma pluralidade de causas, ou, ao contrrio, mesmo havendo vrios autores ou vrios rus, ou mesmo uma plralidade simultne de autores e rus, a causa seria nica.

- QUANTO AOS EFEITOS DA SENTENA: (Como que vo ser atingidos os litisconsortes). litisconsrcio unitrio e litisconsrcio simples. No litisconsrcio unitrio a situao jurdica litigiosa dever receber disciplina uniforme, ou seja, a deciso da lide no poder uma para uma para uma parte e outra para a outra. No litisconsrcio simples, os litisconsortes sero tratados como partes distintas, o destino de cada um independente do destino dos demais. 1) UNITRIO: 4

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - A deciso da causa UNIFORME/IDNTICA para todos os litisconsortes. (isso a consequncia) - como se eles fossem uma nica parte. - O que caracteriza a uniformidade o JUIZ NO PODER DECIDIR DE FORMA DIVERSA. (Isso a causa) EX.: Casamento 2) SIMPLES: - A deciso PODE SER DIFERENTE para cada um dos litisconsortes. (consequncia) - O que caracteriza o simples o POSSIBILIDADE DO JUIZ DECIDIR DE FORMA DIVERSA. (mesmo se for igual isso a causa) EX.: USUCAPIO: A X B C J Y X, A, B, C, D

1) Sentena TOTALMENTE procedente -> Necessrio Simples - NECESSRIO -> pois todos so obrigados por lei a entrarem junto. - Nesse caso, o juiz analisou e viu que estava tudo de acordo e deu procedncia para a sentena. 2) Sentena PARCIALMENTE procedente -> Necessrio Simples - Nesse caso, o juiz analisou e um dos vizinhos A, trouxe a escritura do seu terreno e provou que aqueles tantos metros que o X alegava para fruto de usucapio eram dele. Nesse caso, o juiz procedeu a sentena parcialemente. - Como se observa nesse exemplo, o juiz podia tomar 2 tipos de decises diferentes. Na 1 hiptese todos foram afetados de maneira igual. Agora, na 2 hiptese, o vizinho A foi afetado de maneira diferente dos demais. isso que caracteriza o SIMPLES, essa possibilidade de deciso diversa.

1) LITISCONSRCIO NECESSRIO: Brbara C Coelho


5

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 47, CPC H litisconsrcio necessrio, quando, por
disposio de lei ou pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes no processo. Pargrafo nico. O juiz ordenar ao autor que promova a citao de todos os litisconsortes necessrios, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo.

- REQUISITOS: (Ser necessrio quando:) * Quando a lei obrigar (disposio de lei) OU * Quando a natureza da relao jurdica exigir - QUANDO OCORRE: necessrio quando for: * INDISPENSVEL -> para as partes; * INDISPONVEL -> para a formao da relao processual. - Quando for indispensvel e indisponvel pela: * Natureza jurdica -> tendncia UNITRIO. * Lei -> Tendncia SIMPLES. - NO PODE SER DISPENSADO mesmo com o acordo dos litigantes. - As partes no podem optar.

EX.: a) Nas relaes que digam respeitos a ambos os cnjuges ou atos praticados por eles, em que marido e mulher so litisconsortes passivos necessrios (Art. 10, 1, III, CPC), por exemplo, dissoluo do vnculo matrimonial, desde que consensualmente, caso contrrio no existir litisconsrcio. - Quanto NATUREZA da relao jurdica de direito material -> Litisconsrcio NECESSRIO, pela necessariedade de o casal (homem e mulher) figurarem no polo ativo da ao. - Quando aos EFEITOS -> litisconsrcio UNITRIO, pois no podia ser diferente (no h como descasar um s). b) Ao de Usucapio Art. 942, CP e smula 263 STF. (confinantes= vizinhos): Cita no s em quem est registrado o

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro imvel, mas tambm, devem ser citados, todos oc vizinhos (confinates) e eventuais possuidores. - Esse um exemplo de litisconsrcio necessrio pela lei. (a lei determina assim). -> Julgado Parcialmente procedente: quanto aos Efeitos -> L. SIMPLES -> Julgado Totalmente procedente: continua sendo litisconsrcio simples porque o juiz poderia ter dado tratamento diferente ao. - Quais so os efeitos da sentena? SIMPLES - E qual a natureza? A natureza por fora de lei. c) Desapropriao de Terra: - Quanto a Natureza litisconsrcio NECESSRIO, porque a lei (de desapropriao) assim determina porque indispensvel que no polo passivo da ao esteja aquele rol de pessoas. d) Ao Popular: em que os rus necessrios a entidade que o autorcidado afirma ter sido lesada, mais todos os diretores que hajam participado do ato e os beneficirios deste (Lei 4.717/65, art. 6). -> Espcies de Litisconsrcio Necessrio: Simples ou Unitrio - Cabe ainda observar que os cirtrios pelos quais se conceituam os litisconsrcios necessrios divergem entre si, em pontos essenciais. Enquanto nas hipteses de litisconsrcio simples ou comum a necessariedade decorre de uma imposio da lei que obriga a que todos os legitimados ativos estejam figurando como autores, bem como impe que a demanda seja proposta simultaneamente contra todos os legitimados passivos, sem se preocupar com o tratamento que se haver de dar a cada um deles, sem exigir que a sentena os trate de idntica maneira, o litisconsrcio unitrio, ao contrrio, torna-se necessrio (indispensvel) em virtude das duas exigncias seguintes, estranhas primeira espcie: a condio de ser una e nica a relao de direito material impe que todos seus integrantes demandem ou sejam demandados numa nica ao, de modo que a formao do litisconsrcio, aqui, uma decorrncia tanta da exigncia de que a sentena os trate de modo uniforme quanto do fato de terem ele limitada sua autonomia procedimental, repercurtindo sobre os atos ou omisses de cada litisconsorte. Ovdio Baptista (comentrios ao CPC)

* Litisconsrcio Necessrio SIMPLES:

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - No chamado litisconsrcio necessrio simples, a sentena no necessita ser uniforme para todos os litisconsortes. o que se d na ao de diviso e demarcao (Art. 952 e 967, CPC); na ao de usucapio (Art. 942,CPC), em que havero de ser citados, alm das pessoas jurdicas de direito pblico (Unio Federal e Estado), todos os confrontantes da rea usucapienda e ainda os possveis interessados incertos; e nas aes de inventrio e partilha (Art.999,CPC). Nestes casos, a sentena poder tratar, e normalmente trata, diversamente cada litisconsorte. A reunio deles numa nica demanda decorre mais de uma opo do legislador do que propriamente das relaes jurdicas materiais relativas a cada litisconsorte e destes em relao a seu oponente na causa. Ovdio Baptista - (...) No caso de litisconsrcio necessrio simples, a ausncia de um ou mais litisconsortes ser causa de nulidade da sentena em virtude da violao de um expresso preceito legal, precisamente por ser, neste caso, obrigatria a formo do litisconsrcio porque assim impe um determinado dispositivo de lei. Se na ao de usucapio, por resultado ser a manifesta violao do Art. 942, CPC, como se dar nas demais hipteses de litisconsrcio necessrio simples ou comum. Ovdio Baptista

* Litisconsrcio Necessrio UNITRIO: - (...) a invalidade ou ineficcia de sentena no ir decorrer diretamente da ofensa a um determinado dispositivo da lei processual e sim da natureza una e nica da relao de direito material, controvertida no processo. Neste casa, a relao processual estar mal formada em razo da no observncia de um pressuposto de direitomaterial (...) a incompleta formao do cmulo subjetivo acarretar sempre a nulidade ou a ineficcia da sentena. Admitindose que existam relaes jurdicas nicas embora formadas por mais de duas pessoas, em cada um de seus respectivos polos -, ento, como observa CONSTANTINO, a respeito da teoria de REDENTI, o de que, sendo nica a relao litigiosa, a presena de todos os integrantes condio prvia para que se possa sobre ela controverter, sob a considerao de que a lide igualmente uma nica. Ovdio Baptista

2) LITISCONSRCIO FACLTATIVO:
- Art. 46, CPC - Se estabelece por VONTADE DAS PARTES (convenincia das partes). - Se subdividem em: 8

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro pode ser * IRRECURSVEL -> requerido pelos AUTORES, no recusado pelos rus. *RECUSVEL -> admite rejeio pelos demandados. - Art. 46, CPC: Duas ou mais pessoas podem litigar, no
mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

I) entre elas houver comunho de direitos ou de


obrigaes relativamente lide;

Ex.: Locador X Locatrio -> (Imvel invadido) Relao de direito material: Locao de A para B de um imvel, e C invadiu o imvel. Ao possessria quem pode pedir? B porque tem a posse direta do bem, ou Aque tem a posse indireta ou A + B em litisconsrcio facultativo poruqe h comunho de direitos ou de obrigaes entre si. * PERGUNTA: Quem pode entrar com ao de reintegrao de posse? * RESPOSTA: - AMBOS (locador e locatrio) podem entrar. E podem se litisconsorciar, pois h comunho de direitos. - Existe facultativo Unitrio? (se s um entrar) - S o Locador OU s o Locatrio pode demandar, porm: 1) Segundo DINAMARCO -> a resposta dessa pergunta se d atravs do Art. 472, CPC, onde a sentena s faz coisa julgada para quem participou do processo, ou seja, se s 1 entrar, o efeito da sentena no vai atingir o outro. 2) Segundo BARBOSA MOREIRA -> diz que se s 1 entrar com a ao, a deciso ir incindir no outro que no entrou. (O Art. 472, CPC serve s para facultativo simples). 3) Sengundo OVDIO -> a natureza do direito incindvel (no tem como dar tratamento diverso nesse caso), logo a unitariedade exige a necessidade. Se ele tiver falando do polo passivo, ele tem razo, mas no do polo ativo. 4) Segundo NELSON NERI -> se a mulher no deu consentimento, o juiz dever cit-la, ela ir ser r do processo onde ela mesma tem posse. (isso meio estranho). -> Por que marido e mulher configuram o polo passivo da lide? - Devido a Natureza da Relao Jurdica -> Comunho de direitos e de obrigaes. 9

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro OBS.: - Comunho de direitos -> serve para AMBOS (Facultativo e Necessrio). Quando a comunho de direitos e obrigaes torna o litisconsrico Necessrio? - Quando for Indispensvel e Indisponvel.

Aes REAIS POSSESSRIA Polo ATIVO CPC Polo PASSIVO

Ao

FACULTATIVO FACULTATIVO Art. 10, caput, CPC Art. 10,2,

NECESSRIO Art. 10,1, CPC

NECESSRIO Art. 10, 2, CPC

* Composse -> posse conjunta. - Art. 5, XXXV, CF -> No pode obrigar ningum a litigar se no quer. Esse artigo d essa garantia. - Art. 10, 2, CPC -> No pode ser interpretado de maneira literal (que Necessrio). Ento, se a lei permite que para o Polo Ativo nos direitos reais, ento porque no Possessrio no seria tambm. Esse deve ser interpretado segundo o caput. No tem como ser Necessrio. -> Eu como magistrado, em caso da mulher no querer entrar e o marido sim, colocar uma das 4 vises. (a melhor viso para o professor a do Barbosa Moreira).

II) Os direitos ou as obrigaes derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; - IDEM FACTUM (Identidade de FATOS) -> O fato jurdico que legitima a causa de pedir futuramente idntico: mesmo fato (Ex.: reintegrao de emprego pelo mesmo inqurito).

Podem ser arrolados como exemplos de litisconsrcio facultativo determinado por um mesmo fundamento de fato, a ao

Brbara C Coelho

10

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro de cobrana do valor do seguro devido por duas ou mais companhias seguradoras, signatrias de uma mesma aplice, para indenizao de um determinado sinistro, bem como a ao de despejo em que o locador pea, contra vrios inquilinos de um mesmo prdio, sua desocupao para uso prprio. A mesma espcie de litisconsrcio facultativo, agora, derivado de um mesmo fundamento de direito, seria a ao proposta por dois ou mais funcionrios contra oo decreto que os demitira do servio pblico, por idntico motivo. Ovdio Baptista

III) Entre as causas houver conexo pelo objeto ou pela causa de pedir. ( igual ao inciso II) IV) Ocorre afinidade de questes por um ponto comum de fato ou de direito. - FACTUM SIMILE -> Fatos semelhantes, parecidos. (Ex.: reintegrao de emprego por inquritos diferentes); porque acusados pelo mesmo crime relao de direito material. nico -> O juiz pode desmembrar o litisconsrcio, quando este for facultativo. (para diminuir o tamanho do processo)

-> Sistemas do Cdigo: - Art. 46, CPC: - O elenco compreende tanto o litisconsrcio facultativo quanto o necessrio. - Em regra, se refere ao facultativo, pois ...as partes PODEM litigar em conjunto..., mas nem sempre esto foradas para tanto.

- Art. 47, CPC: - Especifica as condies para que seja litisconsrcio Necessrio. - O litisconsrcio ATIVO Necessrio sempre fruto de exigncia da lei. Ex.: marido e mulher -> nos casos do Art. 10, CPC - Somente ao litisconsrcio PASSIVO que se aplica a 2 parte do Art. 47, CPC (necessidade de deciso uniforme).

Brbara C Coelho

11

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Litisconsrcio Necessrio Ativo e Passivo, aquele sem cuja observncia no ser eficaz a sentena, seja por exigncia da prpria lei, seja pela natureza da relao jurdica litigiosa. OCORRE: a) Quando LEI determinar expressamente; b) Pela Natureza da relao Jurdica. - Art. 47, parte final -> se o autor no requerer a citao dos litisconsortes necessrios e o processo tiver curso at sentena final, esta no produzir efeitos nem em relao aos que no participaram do processo, nem em relao aos que dele participaram. Ocorrer NULIDADE TOTAL do processo. (ver nico) - CRTICAS A ESSE ARTIGO: - O conceito legal de litisconsrcio necessrio, falho pois o cdigo definiu o litisconsrcio necessrio conforme apenas as caractersticas do litisconsrcio Unitrio, porm o litisconsrcio unitrio nem sempre necessrio. ...., o juiz tiver de....- previso, apenas, do litisconsrcio unitrio e no do simples; melhor seria o legislador ter escrito puder. - ...para todas as partes.... o legislador equivocou-se ao usar a expresso partes, pois difere da expresso litisconsorte (expresso adequada).

-> Posio de cada Litisconsorte no processo: - Art, 48, CPC: - Sero considerados como LITIGANTES DISTINTOS. - Atos ou Omisses de um no prejudicaro nem beneficiaro os outros. - EM REGRA: * Litigantes AUTNOMOS em relao a parte contrria. * No litisconsrcio UNITRIO, os atos benficos alcanam todos os litisconsortes, mas no os atos e as omisses prejudiciais. * As provas so em juzo (cabe para todos), prevalece o princpio da COMUNHO DE PROVAS.

Brbara C Coelho

12

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 49, CPC: - Cada litisconsorte poder pedir o que quiser, cada um tem o seu advogado. - Para a prtica dos atos prevalece a AUTONOMIA dos litisconsortes. - Art. 23, CPC: - Sucumbncias (os vencidos respondem pelas dispesas e honorrios em proporo). - Art. 509, CPC: - caput -> a regra se aplica para o litisconsrcio unitrio. - Art. 350, CPC: - A CONFISSO de um litisconsorte no prejudica os demais.

-> Regra de Contagem de Prazo: - Art. 191, CPC -> Quando forem diferentes os procuradores dos vrios litisconsortes, sero CONTADOS EM DOBRO os prazos para contestar, para recorrer e para falar nos autos. - Art. 241, III, CPC -> quando houverem vrios rus (litisconsrcio passivo), da data da juntada do ltimo aviso de recebimento ou mandato citatrio cumprido.

-> Efeitos do Litisconsrcio: - Art. 320, I, CPC -> No induz Revelia - Revelia no contestar a ao. - Mesmo que o litisocnsorte seja revel, se algum de seus pares contestar a demanda, o efeito material da revelia no se opera mesmo em relao ao ru revel ou seja, os atos benficos incidem nos demais (Litisconsrcio unitrio). - Art. 350, CPC - A CONFISSO de um dos listisconsortes no ir prejudicar os demais -> Atos prejudiciais no incidem nos demais (Litisconsrcio unitrio). - art. 509, CPC - Regra: Aplica-se para o Litisconsrcio Unitrio. 13

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Sempre que as razes da ao ou da defesa forem comuns aos outros, comunicam-se a todos os que se encontram na mesma situao, beneficiando a todos. nico -> recurso interposto por um dos litisconsortes: a deciso aproveita os demais, salvo se distinto os interesses.

INTERVENO DE 3
- A interveno de 3 pode ser: * VOLUNTRIA -> Graciosa - Recurso de 3 prejudicado Art. 499, CPC; - Assistncia; - Oposio e, - Embargos de 3 - Art. 1046, CPC * OBRIGATRIA -> O 3 no pode se negar a participar. - Nomeao; - Chamamento ao Processo e, - Denunciao da Lide. - Art. 10, Lei 9.099 -> No admitida qualquer forma de interveno de 3, inclusive a assistncia, no processo perante Juizados Especiais, s cabe litisconsrcio. - No Processo Penal, existe interveno de 3; a Assistente da acusao uma espcie de interveno. - Art. 280, CPC -> Procedimento sumrio cabe interveno de 3? Como regra no, salvo, assistncia, recurso de 3 prejudicado e interveno fundada em contrato de seguro (c/c Art. 70, III, CPC).

-> Conceito de 3: - O conceito de terceiro no um conceito fsico, um conceito jurdico. - toda aquela pessoa que, originariamente, no est no processo, mas tem interesse jurdico para comparecer, voluntariamente ou obrigatoriamente, ao processo.

Brbara C Coelho

14

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro

-> Conceito de Interveno de 3: - H interveno de 3 quando algum dele participa sem dele ser parte na causa, com o fim de AUXILIAR ou excluir os litigantes, para defender algum direito ou interesse prprio que possa ser prejudicado pela sentena. Os efeitos das sentena se expandem at alcanar indiretamente os terceiros (dito efeitos reflexos). - Art. 475, CPC -> O normal que a sentena atinja s quem faz parte da relao processual. - Interveno de 3 uma forma de reduzir o tempo do conflito. A rapidez no est referida soluo do conflito, mas sim rapidez do processo. - Finalidade de intervir = auxiliar no processo. - H 7 modalidades de interveno de 3: 1) Assistncia 2) Oposio 3) Nomeao autoria 4) Denunciao da Lide 5) Chamamento ao processo 6) Recurso de 3 prejudicado (outro lado assistncia) -> Art. 509, CPC 7) Embargos de 3 prejudicado (outro lado oposio) - O 3 pode intervir no processo quando houver interveno jurdica. - O perito intervm no processo, mas juridicamente falando no 3. - A setena atinge INDIRETAMENTE O 3.

-> Requisitos: 1) Que o 3 tenha com uma das partes, uma relao de direito material dependente ou conexa. 2) A sentena deve produzir em relao ao 3 efeito indireto ou reflexo. 15

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Quando o 3 pode intervir? - Ele pode intervir quando houver relao conexa ou dependente com uma das partes e essa relao estiver na iminncia de sofrer efeitos reflexos ou indiretos. - O 3 pode intervir no processo quando houver interesse jurdico. Para ser 3 tem que ter o interesse jurdico. - Interesse jurdico: Condio do Jurdico Efeitos reflexos ou indiretos relao conexa ou dependente + Interesse

Ex.1: Filho sofre investigao de paternidade. PERGUNTA: Ao de investigao de paternidade. O pai pode intervir para auxiliar o filho? (ou seja, ingressar como 3) RESPOSTA: A 1) R(filho)? Existe R T relao conexa entre T(pai) e o J

- Sim, h uma rela de filiao entre o pai e o filho -> ocorre ento, uma relao CONEXA, pois ele ser constitudo av. 2) H efeitos reflexos? - No! Pois o fato de R ser pai de X, no altera a relao entre R e T. Ou seja, No ocorre efeitos reflexos ou indiretos, pois se ficar provado paternidade, no ir interferir na relao conexa. - Portanto, a resposta para a pergunta, que NO! O av no pode intervir, pois no h Interesse jurdico uma vez que no h efeitos reflexos (pois no completa as condies). Uma vez que fique provada a paternidade no ir interferir em nada a relao conexa de pai e filho. Agora, se alm da investigao de paternidade tivesse tambm uma ao de alimentos, a a resposta seria outra, pois teria efeitos 16

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro reflexos para o av uma vez que ele que sustenta o filho. Dessa forma, teria Interesse jurdico e o av poderia ingressar como 3.

1) ASSISTNCIA:
- Art. 50 + 51, CPC -> serve para as duas (assistncia simples e assistncia litisconsorcial). -> Parte Geral da Assistncia (vale para as 2): - A interveno de 3 por assistncia uma forma de interveno espontnea, e que ocorre no por via de ao, mas sim por insero do 3 na relao processual pendente. O 3 ao intervir no processo na qualidade de assistente, no formula pedido algum em prol de direito seu. Torna-se sujeito do processo, mas no se torna parte. O assistente insere-se na relao processual com a finalidade ostensiva de coadjuvar a uma das partes, de ajudar aos assistidos, pois o assistente tem interesse em que a sentena venha a ser favorvel ao litigante a quem assiste. Athos Gusmo Carneiro. - No qualquer interesse que autoriza um 3 a intervir no processo em favor de uma das partes, mas sim apenas o interesse jurdico. -> Requisitos: - Interesse Jurdico + - Se j existe um processo entre duas pessoas (se fosse desde o incio seria litisconsrcio).

- Art. 50, nico -> at a sentena de 1 graus (cuidado com a interpretao literal do pargrafo). - Art. 499, CPC -> Terceiro Prejudicado 1 -> Nexo de interdependncia (Interesse jurdico) Interveo em 2 grau recurso de 3 prejudicado. A inteno aqui afastar os efeitos reflexos. - No cabe assistncia para 3 prejudicado. * Se intrvm ANTES da sentena -> Chama-se ASSISTENTE. * Se intervm DEPOIS da sentena -> Chama-se RECURSO DE 3 PREJUDICADO.

Brbara C Coelho

17

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro O que diferencia Assistente de Embargos de 3 prejudicado o momento que se entra. -> At quando o assistente pode intervir? - O 3 poder formular o pedido de admisso como assistente em qualquer momento da tramitao porcessual, desde que citado o ru (Art. 219) e at o trnsito em julgado da sentena. (a interveno aps a prolao da sentena poder fazer-se por meio de recurso de 3 prejudicado) Cabe a assitncia, pois, estando o precesso em 2 graus de jurisdio, ou em recurso especial perante o STJ ou extraordinrio perante o STF. Athos gusmo -> Como o assistente intervm? - Art. 51, CPC -> Todo Assistente faz uma PETICIO INICIAL para ingressar no processo. O assistente intervm via insero de simples petio. Atravs de PETIO justificando o interesse -> juiz -> assistido ouvido -> se no houver oposio o 3 assistir. OU Atravs de PETIO justificando o interesse -> juiz -> assistido ouvido -> se houver oposio -> o juiz d oportunidade de produo de provas para ambas as partes. Importante -> O processo NO fica suspenso.

- Art. 32, CPC -> As CUSTAS so divididas proporcionalmente! OBS.1: O nico que permanece como 3 o Assistente Simples! OBS.2: Se colocar somente ASSISTNCIA -> esta se referindo a SIMPLES. Se eu quero falar da litisconsorcial eu devo escrever Assitncia Litisconsorcial. -> Procedimento: Assistente (admisso) Partes intimadas

CONCORDA o juiz - ocorrendo

DISCORDA

Brbara C Coelho

18

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro deferir o pedido de impugnao, segue a interveno, admitindo sem Requerer, atravs de esta seja suspensa. petio, o seu ingresso no juiz decidir em processo j instaurado, em Autos apartados a qualquer tempo antes do controvrsia. Trnsito em julgado da Sentena. a assistncia, se no houver impugnao das partes. ao principal que O

RU REVEL no caso de assistncia simples, o assistente passa a administrar (representar) os interesses do ru, tornando-se seu gestor de negcios e passando a atuar em nome da parte principal do processo (Art. 52, CPC)

* ASSISTNCIA SIMPLES:
J A R T - Art. 52, CPC -> Poderes do Assistente. - O assistente simples pode contrar o advogado que ele quiser, independentemente do assistido. - Ele AUXILIA a parte, porm ele JAMAIS SER PARTE. - Pela assitencia simples a inteno evitar os efeitos reflexos. -> CARACTERSTICAS DA ASSITNCIA SIMPLES: - O que caracteriza? - O fato de no estar sendo discutido direito do assistente. - Quais os poderes? - Pode fazer o que quiser; entretando, a vontade do assistente est subordinada vontade do assistido, no podem 19

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro conflitar as vontades do assistido e do assistente. No existe conflito implcito. O silncia no caracteriza no vontade. O ASSISTENTE SIMPLES EST SUBORDINADO AO ASSISTIDO! - O assistente jamais poder se opor a vontade do assistido. - Se o assistido no se manifesta, a nesse caso, ele no est se opondo a vontade do assistido. - O assistente poder entrar com o recurso que ele quiser, desde que ele no se oponha a vontade do assistido. - Art. 53, CPC -> O assistente no pode se opor/manifestar sobre o direito material discutido. - Na assitncia simples, o terceiro no assume a qualidade de parte, mas o nico do art. 52, CPC determina que quando o assistido no comparecer na audincia (revel), o assistente torna-se gestor de negcios e se torna parte. (Art. 52,nico c/c art. 861 a 875, CC). - Art. 32, PC -> Pagamento de CUSTAS Se o assistido ficar vencido, oassistente ser condenado nas custas em proporo atividade que houver exercido no processo. -> Efeitos da Sentena: - O assistente simples, a rigor, no afetado pela imutabilidade dos efeitos da sentena. A coisa julgada no o atinge, pela mera razo de no estar em julgamento o direito do assistente, mas sim o direito do assistido. OBS.: Sempre que tiver NTE-> se refere ao lado ATIVO (autor) Sempre que tiver IDO -> se refere ao lado PASSIVO (ru)

* ASSISTENTE LITISCONSORCIAL:
J A T 20 R (T)

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 54, CPC -> Assistncia Litisconsorcial.

-> CARATERSTICAS: FATO DE ESTAR SENDO DISCUTIDO NO PROCESSO DIREITO DO ASSISTENTE! O assistente direta e imediatamente vinculado relao jurdica. Todavia, vale ressaltar que o assistente litisconsorcial no parte: nada pede e em face dele nada se pede: no autor nem ru e, consequentemente, litisconsorte no . Na locuo assistente litisconsorcial prevale o substantivo (assistente) sobre o adjetivo que o qualifica (litisconsorcial). Athos Gusmo - Ele poderia ter sido litisconsorte no incio, mas como no foi, ento, se ele ENTRAR DEPOIS, ele Assistente Litisconsorcial. - A Assistncia Litisconsorcial pode se dar sempre que no formar um Litisconsrcio Facultativo. - O assistente litisconsorcial no est subordinado ao assistido, sua vontade autnoma. -> PODERES: - Art. 51, CPC -> se adapta a ele. - Art. 48 e 49, CPC -> Mesmos poderes do litisconsrcio. Ele NO SUBORDINADO AO ASSISTIDO. - Art. 52 e 53, CPC -> NO se aplicam Assistncia litisconsorcial. - considerado PARTE! (pois tem legitimatio ad causum).

-> EFEITOS DA SENTENA: - O efeito da sentena atinge diretamente o assistente litisconsorcial. - Sofre efeitos diretos, COISA JULGADA atinge diretamente as partes e o assistente. - Ele sofre diretamente os efeitos da sentena, porque PARTE!

- O que so os efeitos da interveno? - Art. 55, CPC -> No pode discutir a justia da deciso. 21

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro JUSTIA DA DECISO -> a imutabilidade dos fundamentos, dessa forma, ele no pode discutir os fundamentos que o juiz utilizou para fazer a sentena. - Art. 458, CPC -> Requisitos da Sentena: * FUNDAMENTOS -> Efeito da interveno imutabilidade dos fundamentos se d para Assistente SIMPLES. * DISPOSITIVO -> Aqui se d a COISA JULGADA Material (imutabilidade dos dispositivos) Isso se d para as PARTES.

2) OPOSIO:
- Art. 56, CPC. J A 1 J Mesmo R + O A/R (opoente) (opostos) 2

Processo

- No mesmo processo, duas aes: 1) Ao Principal 2) Ao de Oposio -> CONCEITO: O opoente ingressa no processo pendente, apresentando uma pretenso prpria sobre a coisa ou direito de objeto da lide; busca fazer com que a sua pretenso, dele opoente, prevalea sobre as pretenses tanto do autor como do ru. A oposio processualmente uma nova ao, em que autor o terceiro, como opoente, e so rus o autor e o ru da ao j existente, como oposto. AthosmGusmo - quando um 3 intervm e apresenta uma preteno prpria, em face do autor e do ru, afastando-os para o polo passivo, e obriga a formao do litisconsrcio necessrio. - O AUTOR da oposio chama-se -> OPOENTE O ru chama-se -> OPOSTO. - REQUISITOS - Art. 56, CPC * ...no que controverterem (= Lide) autor e ru... -> Ento cabe oposio quando h lide. -> Somente no que controvertem autor e ru (quando houver lide). 22

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro * Cabe at ser proferida a sentena. - Art. 509, CPC -> O recurso de um no aproveita para o outro. - At quando cabe oposio? - At a data que a sentena for publicada (ou seja, at a publicao da sentena).

-> PROCEDIMENTO: - Art. 57, CPC (desmemembrando) 1) Petio Inicial (= petio) -> Tem que cumprir os requisitos do Art. 282 e 283, CPC. O opoente (ingressa num processo j existente) tem que fazer uma PETIO INICIAL para a propositura da ao. (a prova documental acompanha a petio) (1 parte, art.57) 2) Distribuio por Dependncia: Distribuio ->Distribuda a oposio. A distribuio AUTNOMA -> normal sorteio. DISTRIBUIO POR DEPENDNCIA -> distribuir por dependncia processo n XXXX no entra no sistema de sorteio. A oposio vai para onde est a ao principal. Ex.: Se o processo est na 4 Vara Cvel, a ao de oposio dever ser distribuda para a 4 Vara Cvel, atravs do n do processo (ao principal). (2 parte art. 57) 3) Citao da pessoa do advogado: uma exceo, pois a citao na pessoa do ru vide Art. 38, CPC. Os opostos sero citados na pessoa dos advogados. O advogado pode receber citao em geral? NO! Excepcionalmente, o advogado pode receber citao, que quando ele tiver na procurao poderes especiais (Art. 38). Advogado sem poderes especiais pode receber citao? - H 2 hipteses: 1) Oposio -> Art. 57, CPC 2) Reconveno -> Art. 316, CPC 4) Praze de 15 dias: uma antinomia (duas regras para regular a mesma coisa). Art. 191, CPC (litisconsorte) prazo em dobro e Art. 57, in fini, prazo de 15 dias (prazo COMUM para a oposio). Processo no lugar para discutir Teoria. Lei especial revoga lei geral -> utiliza-se esse critrio. Prazos socontados para beneficiar a parte, ento, o Art. 191 deveria ser aplicado, pois ele o mais benfico. (4 parte art. 57). - Art. 61, CPC -> ao/oposio junta o juiz analisa antes a oposio, visto que se for procedente, o crdito do autor. Na improcedncia da oposio que o juiz analisa a principal.

Brbara C Coelho

23

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro O magistrado, julga em primeiro lugar a oposio -> di se so procedentes, ou no, as pretenses do opoente sobre a coisa (ou direito) objeto da demanda. Se procedente (totalmente) a oposio, se a coisa portanto cabe a C, e no a A nem a B, ento necessariamente se apresenta improcedente a pretenso exposta na ao principal de A contra B. Teremos, destarte, oposio procedente e ao principal improcedente. Mas, qando improcedente a oposio, o juiz dir, na ao principal, se a coisa ou direito controvertido ir tocar ao autor ou ao ru, isto , julgar procedente ou improcedente o pedido do autor. - Na ao de oposio so rus em litisconsrcio Necessrio, o autor e o ru da ao principal, como opostos.

-> Duas formas/modalidades de procedimentos: - A oposio se d de 2 maneiras (modalidades): 1) Art. 59, CPC -> apresentada antes do incio da instruo (audincia), ambos sero instrudos simultaneamente. 2) Art. 60, CPC -> Oposio oferecida depois da audincia at a sentena, em tal caso, embora distribuda por dependncia (conexo pelo objeto do pedido, Art. 103), ser processo autnomo, sob procedimento ordinrio, sendo processada, instruda e julgada sem prejuzo da causa principal. O juiz poder, no entento, suspender at 90 dias o andamento do processo principal, na expectativa de que o processo da oposio alcande rapidamente uma fse procedimental que permita a reunio dos processos e o julgamento conjunto de ambas as aes. - Suspende o processo. Sobrestar = parar (ao por 90 dias). - Nas 2 hipteses fica apensa.

-> EFEITOS DA SENTENA DA AO DE OPOSIO: * DECLARATRIA -> para o autor da ao principal. * CONDENATRIA -> para o ru da ao principal. - A ao de oposio somente poder ser oferecida at ser proferida a sentena (juzo de 1 grau) no processo pendente.

-> QUESTO DE PROVA!

Brbara C Coelho

24

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - A entra com uma ao de cobrana contra R e o O diz que o ttulo seu (pretenso prpria) e com isso, O coloca A e R no polo passivo; afastando a pretenso do A e R litisconsrcio necessrio. Sabemos que a sentena a ser proferida na ao entre A e R somente far coisa julgada entre as partes (Art. 472, CPC); portanto, no prejudicar os eventuais direitos de 3. Este pode, em princpio, aguardar a prolao da sentena, e resguardar-se para agir mais tarde em defesa de seus interesses. Todavia, de fato, pode convir ao 3 uma imediata afirmativa de suas pretenses sobre a coisa ou direito controvertido entre autor e ru; e tambm pode ser-lhe conveniente, de jure, agir, sem mais delongas, para interromper, por exemplo, o prazo de prescrio de seu alegado direito (Art. 219, caput). Ao 3, ento, facultada a propositura da ao de oposio. Ex.2: R proprietrio de terreno no Registro de imvel. J j comprou. Porm, no tem dinheiro para fazer a escritura. Prefeitura de POA entra com ao de desapropriao para nome de R. O J tem interesse que a ao seja procedente para R, pois ele sofre com os efeitos da sentena. (pois a ele ganha o dinheiro da desapropriao que el j pagou na compra do imvel). A J se torna um Assistente litisconsorcial (agora, se ele tivesse entrado desde o incio ao lado de R, ai seria Litisconsrcio facultativo). * DECLARTORIA -> ru da ao principal. * CONDENATRIA -> autor da ao principal. - ASSISTNCIA LITISCONSORCIAL!

3) NOMEAO AUTORIA:
J A * R (Nomeante)

N (Nomeado) - quando o ru aponta para o autor o verdadeiro Legitimado Passivo. -> OBJETIVO: - Corrigir uma ao que foi proposta equivocadamente contra quem no tinha legitimidade para figuar o polo passivo; ou seja, objetiva a substituio de ru, parte ilegtima para a causa por um ru parte legtima para a causa. Visa corrigir a legitimao passiva. - O objetivo da nomeao CORRIGIR O POLO PASSIVO.

Brbara C Coelho

25

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -> REQUISITOS: - S o RU pode fazer nomeao autoria. - S pode ocorrer nomeao quando houver DETENO. - Art. 62, CPC: - DETENO -> toda pessoa que pratica atos em nome de outrem. O detentor no tem a coisa (no tem o aminus domini), ele sabe que no dele, mas pratica atos em nome do outro. - Para ele poder entrar de fato, ele tem que nomear quem tem a posse da coisa. - O ru obrigado a provocar desde logo sua substituio. Caso clssico de nomeao autoria aquele em que o ru, demanddado em nome prprio, se afirma simples detentor (diferente de possuidor) da coisa objeto do litgio. O detentor no tem o animus domini, ele tem a aparncia de possidor. * POSSE -> quem de fato tem a coisa (o verdadeiro legitimido passivo). - Art. 62, CPC c/c Art. 69, CPC -> responder por perdas e danos. - Art. 63, CPC: - Tem que atentar o nome no nome da ao. - S cabe na ao de indenizao. O pressuposto agir com culpa. - O detentor no pode entrar com uma ao possessria, pois ele no tem posse, ele mero detentor. Ex.: Chacreiro derruba barragem -> ao infratria Cita-se o chacreiro. Ele ser demandado em ao possessria. Como o chareiro mero DETENTOR, no tem a posse, ele aponta o proprietrio (que tem de fato a posse). Ex.2: Quem de boa-f cortou rvores, ou abriu valo em terreno alheio, mas o faz como se simples preposto ou empregado, nomear autoria seu mandante ou empregador. - Art. 67, CPC: - Quem for nomear no contesta, s nomea. 26

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - A nomeao feita atravs de uma PETIO FUNDAMENTADA. - A nomeao pressupe uma DUPLA CONCORDNCIA. Ele pode: Cita o autor Aceiar Recusar - O autor que RECUSA a nomeao, basta ele dizer que no quer, para no sair a nomeao. Ele no precisa fundamentar, pois a pessoa que mais quer que o polo passivo seja corrigido o prprio autor. - Se o autor ACEITA a interveno da nomeao, ele tem que citar o nomeado. - Se o nomeado entra no polo passivo, o nomeante tem que sar. Os dois no podem ficar no mesmo polo.

-> O nomeante obrigado a nomear? - Art. 69, CPC -> Ele OBRIGADO NOMEAR, se no responde por perdas e danos.

-> PROCEDIMENTO Art. 64 e ss, CPC - RU -> far a nomeao no prazo para a defesa, o prazo varia conforme o procedimento. O processo ficar suspenso. - (R) NOMEANTE -> faz PETIO fundamentada -> Cartrio -> Juiz suspende e d vista ao autor que: - Aceita -> o juiz manda ouvir o nomeado, que se em 5 dias no se manifestar presumir-se- aceita a nomeao. - No aceita -> segue o processo contra o nomeante, mas o autor estar assumindo o risco de litigarr contra um ru parte ilegtima, e de, portanto, ver proferida sentena de extino do processo sem julgamento de mrito, por crncia de ao.

4) DENUNCIAO LIDE:
J A 1 R + R J D 2 R = Denunciante D = Denunciado

- So duas aes em um mesmo processo: 1) Ao Principal

Brbara C Coelho

27

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro 2) Ao regressiva ou eventual - Ao regressiva proposta pelo autor ou pelo ru da ao principal. - O autor tambm pode denunciar a lide, mas em geral feita pelo ru. - O ru chamado de RU GARANTE. - S CABE DENUNCIAO DA LIDE QUANDO HOUVER UMA PRETENO DE REEMBOLSO. S quem perde tem direito de reembolso.

Ex.: Acidente de carro Seguradora No possvel entrar direto contra a seguradora, pois ela no estava na hora do acidente, ela no viu nada, no tem como ela se defender dessa forma. -> Entrar direto contra ela, seria uma anomalia. O princpio da celeridade tem limites. O campo tradicional de aplicao da denunciao da lide o da responsabilidade pela evico, ou seja, a responsabilidade que grava, nos contratos onerosos, o alienante sempre que o adquirinte venha a perder a coisa em virtude de sentena que reconhea sobre a mesma algum direito em favor de terceiro. - Art. 70, CPC: obrigatria STJ entendimento majoritrio se a parte no denuncia a lide, ela NO perde a possibilidade de deduzir ao de reembolso de forma autnoma. Cuidado: autores ainda consideram obrigatria no caso de evico (Art. 70, I). I) Cabe denunciao da lide quando h EVICO (perda da posse ou propriedade por um terceiro, sendo esta declarada em sentena). evico -> Refere-se o cdigo ao caso de o adquirinte demandar ou ser demandado em ao de que possa resultar o reconhecimento a um terceiro do direito de propriedade sobre a coisa adquirida, expressa pela locuo ao em que um 3 reivindique a coisa. Conceito de Evico-> a perda da coisa, sofrida pelo adquirinte, em consequncia de um anterior direito de outrem, declarado por sentena. O Art. 447, CC dispe que, nos contratos onerosos, o alienante responde pela evico, substituindo esta garantia ainda que a aquisio se tenha realizado em hasta pblica, sendo lcito s partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico (Art. 448). Ocorrendo esta 28

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro perda, surge a preteno ao ressarcimento. A ao de evico , pois, a ao do proprietrio ou possuidor da coisa evencida para haver, de quem lhe transmitiu, a reparao dos prejuzos causados pela evico.

Ex.: - Dcada de 60 B vendeu para Y (sem registro) que vendeu para A (sem registro). - Dcada de 70 a Bolognesi (D) comprou a antiga construtora e vendeu para R com registro (cliente do professor). - Ao possessria: R o terceiro que reivindica a coisa (na relao de direito material compra e venda). - Bolognesi a denunciada. BA -> A (no registrou terreno) D -> R (D comprou a imobiliria BA e como no tinham registrado a terra, D vendeu para R e R fez registro) O A que no havia registrado a terra, entrou com uma ao possessria contra R. R denuncia a lide para a corretora Bolognesi, pois foi ela que vendeu o terreno. Vide art. 456, CC notificao = denunciao da lide. II) quando se trata de POSSE. Denunciao da lide pelo possuidor indireto, nos casos em que o ru citado em nome prprio, exera a possa direta da coisa demandada (casos exemplicativos) - Evico nos casos de transferncia de posse ou de uso. - Vamos supor a hiptese de ao de reintegrao de posse, que A promove contra B sob o argumento de estarr B lavrando terras de propriedade do demandante, e, pois, usurpando-lhe a posse. O ru B, embora arrendatrio da gleba, e , portanto possuidor direto, citado em nome prprio (Art. 70, II), isto , como se fora possuidor pleno. Em tais circunstncias, B dever denunciar a lide ao seu arrendante C, possuidor indireto. Objetivos da denunciao da lide a quem tenha posse direta da coisa demandada: 1) Dar-se- ao arrendante (C) a oportunidade de defender sua posse indireta, em litisconsrcio com B (arrendatrio) 2) O possuidor direto (B) demandar, mediante ao regressiva contra o arrendante (C) a indenizao que lhe ser devida na hiptese de, se julgada procedente a ao principal, tornar-se impossvel

Brbara C Coelho

29

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro prosseguir cumprindo o contrato de arrendamento (CC, arts. 566, II; 568 e 569). Ex.: PEGAR COM A NI! Arrendamento -> Possuidor indireto. citado o ru (arrendatrio), pois ele exerce a atividade de proprietrio, de posse direta. Denuncia a lide a PUC, pois foi dela que arrendei. No posso fazer a nomeao em vez da denunciao, pois o chamamento para deteno e no posse. Ex.2: Ao reinvindicatria -> trata da propriedade. S pode nomear quando detentor e como nesse caso posse, ento cabe denunciao. -> Art. 301, CPC -> O cliente no tem legitimidade passiva, ento ele seria carecedor da ao. - A denunciao da lide, no caso do inciso II, poder ser feita pelo autor quanto pelo ru, uma vez que o risco de evico poder ter origem na pretenso articulada pelo autor ou provir da defesa que a ele oponha o demandado, devendo em qualquer caso ser proposta em petio que atenda aos requisitos exigidos pelo art. 282, CPC. III) Cabe sempre que houver pretenso de reembolso, e quando no couber o inciso I e II. Ento ele cabe por exceo. - Trata da hipteses em que caiba a uma das partes pretenso contra terceiro, para haver indenizao, sem que exista entre eles uma relao de transmisso de direitos sobre coisas. Ex.: Cliente estava dirigindo e atravesa um carro sa secretaria da fazenda e bate no carro do cliente. Entro com ao contra o estado. Se o Estado perder a causa, ele pode ter pretenso de reembolso. No cabe denunciao da lide, pois o Estado s discute a responsabilidade objetiva e no a culpa (responsabilidade subjetiva). Ento ele no poder denunciar a lide. -> Pode o Estado denunciar a lide o funcionrio que colidiu, com carro oficial, em veculo de um particular?

Brbara C Coelho

30

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro NO, pois estaria trazendopara dentro do processo a discusso da culpa, o que nega a Teoria da Culpa Objetiva; nada impede que o Estado mova ao autnoma contra o funcionrio, pedindo reembolso. -> PROCEDIMENTO PARA A DENUNCIAO: - Art. 71, CPC: - Citao do denunciado + Citao do ru -> ao mesmo tempo. - Se for o RU, o prazo para ele fazer a denunciao o PRAZO DA DEFESA (prazo da resposta). - Se for AUTOR, o prazo ser o da INICIAL. - uma nova ao a Denunciao da lide, por isso deve ser feita separda (mas, jurisprudncias tem aceitado ela dentro da contestao, a no paga custas). - Art. 72, CPC -> Modalidade de cutao. - Art. 73, CPC -> Cabe denunciao sucessiva. Intimao vem quem quiser - no sofrero consequncias. Ex.: Bolognesi denuncia a lide a Balneria Amrica, mas a Bolognese no comparece ao processo, no possvel aplicar a revelia. Ele intimido e no citado, por isso que no cabe revelia. - Ar. 74, CPC -> Denunciao feita pelo AUTOR. Ex.: Alugo um apartamento em SC. No dia previsto para o incio da temporada,o apartamento est alugado para outra pessoa. A, eu fao uma AO DE IMISSO DE POSSE (ao principal) e passo a DENUNCIAR A LIDE a imobiliria. O ru nesse exemplo quem est no apartamento que invadiu minha posse. Assim, se perde a causa na ao principal, a imobiliria reembolsar o valor do aluguel. -> Pode o juiz condenar diretamente o denunciado? - Jurisprudncia minoritria -> pode, pois o denunciado assume a qualidade de litisconsorte. -> ADITAR -> complementar. -> NO VEM NA QUALIDADE DE LITISCONSORTE E SIM COMO ASSISTENTE SIMPLES. -> FINALIDADE: - Propor uma antecipadamente.

ao

que

seria

proposta

no

futuro,

Brbara C Coelho

31

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -> EFEITOS DA SETENA: - Art. 76, CPC: - 1 erro do artigo -> DIZ que a sentea vai DECLARAR, deveria ser: a sentena que julga procedente a ao, CONDENANDO..... - A sentena que condenar o ru, gera ttulo executivo para cobrar do denunciado Art. 584, I, CPC. Ex.: Acidente de carro. A sentena ir condenar a seguradora a pagar, conforme a aplice de seguro. -> CONCLUSO: 1) Caso o denunciante (autor ou ru da ao principal) seja vitorioso na ao principal, a ao regressiva ficar prejudicada (o juiz s vai analisar a ao regressiva se a ao principal for improcedente, pois quem perde tem direito de se reembolsar). 2) Caso o denunciante sucumba (perde) na ao principal, a ao regressiva/eventual PODER ser julgada procedente. -> Resumindo: Mediante o instituto da denunciao da lide, uma das partes (normalmente o ru), como denunciante, promove no mesmo processo uma ao regressiva contra terceiro o denunciado. Citado, o terceiro torna-se ru na ao de denunciao. A denunciao pressupe necessariamente que o denunciante tenha uma pretenso prpria (um crdito de reembolso) contra o denunciado, pretenso que far valer caso venha, ele denunciante, a sucumbir na ao principal.

5) CHAMAMENTO AO PROCESSO: J A R + chamados J R J X, Y = A R = chamante R,X,Y X, Y =

Pelo chamamento ao processo, ao ru assiste a faculdade (no a obrigao) de, acionado pelo credor em ao de conhecimento sob rito ordinrio, fazer citar os coobrigados a fim de que estes ingessem na relao jurdica processual como seus litisconsortes,

Brbara C Coelho

32

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro ficando destarte abrangidos pela eficcia da coisa julgada material resultante da sentena (...) o chamamento ao processo provoca apenas a insero dos chamados no polo passivo (litisconsrcio passivo) da relao processual existente. Atos Gusmo - Art. 77, CPC -> Quando admitido o chamamento. - S posso chamar aquele que responsvel perante o autor. -> CARACTERSTICAS: - Somente o RU pode usar (pode se valer). -> FINALIDADE: - Trazer todos os responsveis pela obrigao. CHAMAR AO PROCESSO AQUELE QUE RESPONSVEL PERANTE O MESMO AUTOR.

-> HIPTESES: - Art. 77, CPC: I) Trazer o devedor principal fiador chamar o devedor formando litisconsrcio passivo. Aval -> no cabe chamamento. Fiana -> cabe. II) Trazer os demais fiadores (chamamento do co-fiador) formando litisconsrcio passivo. III) Quebra com a solidariedade passiva chamamento do devedor solidrio -> quebra com a Teorio do CC em que o credor pode citar apenas um devedor. O credor ajuizar a ao apenas contra o devedor B, e este tem a faculdade de, pelo chamamento dos coobrigados, impor ao autor o litisconsrcio passivo, mas tambm contra os chamados.

Brbara C Coelho

33

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -> PROCEDIMENTO: - Art. 78, CPC: - No contestar, responder. - Petio segundo o Art. 282, CPC - Quando o ru deve realizar o chamamento? - No prazo da defesa. (o prazo para o chamamento ser no prazo da resposta que depender da ao principal).

- Art. 79, CPC: - Suspende o processo e vai mandar realizar todas as citaes.

-> EFEITOS DA SENTENA: - Art. 80, CPC: - O 3 tem o ttulo de cobrar dos demais, quando eles no forem chamados. - O devedor condenado que no fez o chamamento se sub-roga nos direitos do credor. -> Resumindo: - Pelo chamamento, o ru B tem a faculdade de fazer citar um terceiro, para que este ingresse no processo como litisconsorte. Amplia-se assim, pela vontade de B, o polo passivo da relao processual. O credor A pretendia acionar apenas o devedor B, mas passa a acionar no somente B como tambm o chamado C. O chamamento pressupe, naturalmente, que ao chamado seja atribuda a condio de co-devedor ao autor. Assim, B e C so devedores solidrios de A; este move ao de cobrana apenas contra B, e B chama C ao processo.

PETIO INICIAL
- A Petio inicial a instrumentalizao da demanda. -> Art. 282, CPC: I) Indica qual o tipo de jurisdio que ir julgar a minha causa (jurisdio competente). Autoridade competente. Ex.: Excelentssimo Sr. Juiz:

Brbara C Coelho

34

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro * da justia do trabalho......; * da justia eleitoral.......; * de direito (justia famlia/adolecente.... ... da Comarca tal.

comum)

da

vara

de

II) Qualificao das partes ( fundamental, porque atravs dele que ocorre a INDIVIDUALIZAO DAS PARTES (da demanda e dos efeitos)). Quanto + detalhe melhor (mas sem exageros). - Domiclio e Residncia -> para fins de citaes. - Sempre tem que colocar um nmero (CPF, RG,..) da pessoa, para ela ficar melhor identificada. As vezes, a pessoa pode deslocar uma competncia (quando for uma autoridade). III) atravs dele que se conhece a qualidade do advogado. CAUSA DE PEDIR As razes pelas quais tu pede, no tem nada haver com as qualificaes (lei). -> CAUSA DE PEDIR: a) TEORIA DA SUBSTANCIAO: - Art. 282, CPC - Descries Fticas (F) + Fundamentos Jurdicos (FJ) - Est idetificada pela pormenorizao (= identificao dos fatos, essencial) de todos os fatos. b) TEORIA DA INDIVIDUALIZAO: - Art. 474, CPC - Relao Jrdica deduzida. - Causa de pedir composta daquilo que a pate pediu e daquilo que poderia ter sido pedido. (ela tem que pedir tudo junto, se ela no pediu tudo o que poderia ter sido pedido perclui, no pode entrar com outra ao pedindo isso que ela j poderia ter pedido). - Eficcia perclusiva. - O predomnio hoje o da TEORIA DA SUBSTANCIAO. (direito Br adota essa teoria). -> Quando cabe uma e quando cabe outra? 35

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Cherino canova -> diz que a T. Da substanciao aplicada nos direitos relativos/obrigacionais (Fatos importam -> Fatos sobrepe FJ). Pensa a patir dos fatos. Ex.: Contratos - J a T. Da Individulizao aplicada nos direitos reais/absolutos. O que vale a realio jurdica que tu tem, os fatos so irrelevantes. (FJ sobrepe F). Pensa a partir dos Fundamentos Jurdicos. Ex.: A aluga apartamento para B que constri uma piscina no apartamento (benfeitoria volupturia, indenizvel = direito de reteno fato). A entra com ao de despejo e B alega Art. 745, IV. Pode? 1 -> definir se direito obrigacional ou direito real. No exemplo direito real (direito de reteno). NO pode segundo Teoria da Indivdualizao. Entretanto PODE pela Teoria da Substanciao porque mudou o fundamento jurdico (mudana do nomento da alegao: contestao execuo). - Art. 301,2 -> Quando uma causa IDNTICA a outra. IV) O pedido uma consequncia natural da causa de pedir. Se houver uma incongruncia entre a causa de pedir e o pedido, a PI ser INPTA (Art. 295, I, CPC) (inciso IV, 282, COC). No final sempre se pede: condenao da parte r. - Art. 286 e ss, CPC: PEDIDO - CERTO -> an debeatum + - DETERMINADO -> quantum debeatum (lquido/liquidez) - CERTO + - DETERMINVEL - errado falar em pedido determinvel. - Quando certo, mas determinvel. A sentena do juiz ser ilquida (no pode executar). Vide nico, art. 459, CPC. - Art. 586, CPC -> Quando o pedido determinvel, mas no foi determinado o quantum debeatum e precisa disso para a execuo. PEDIDO GENRICO

Brbara C Coelho

36

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 586 -> Liquidao de sentena ( a fase Transio) - Art. 475 A -> Para ter a liquidez, o quantum debeatum. * Pedido MEDIATO -> bem da vida direito material. Ex.: ao de despejo = retomada do bem. *Pedido IMEDIATO -> sentena prestao jurisdicional. Ex.: ao de despejo sentena executria. - Art. 286, CPC -> O pedido deve ser certo e determinado. lcito, porm formular pedido genrico: I) nas aes universais, se no puder o autor individuar na petio os bens demandados. Ex.: ao de investigao de paternidade cumulada com ao de herena pedido universal, pois no precisa individuar o patrimnio. II) quando no for possvel determinar, de modo definitivo, as consequncias do ato ou fato ilcito. III) quando a determinao do valor da condenao depender de ato que dev ser praticado pelo ru. - Art. 292, CPC -> Requisitos da Cumulao de pedidos.

V) Valor da Causa. - O valor fundamental do valor da causa fixar os honorrios de acordo com o Art. 20, CPC; tambm atravs dele que se paga as custas do processo. Serve para determinar o rito competente (se vai ser pretor, ou um juiz de direito). c/c Art. 258 e ss -> fixao do valor da causa (a toda causa ser aribudo um valor certo, ainda que no tenha contedo econmico imediato). - O valor da causa fundamental para determinar a competncia, Art. 275, I (diz se vai ser rito sumrio ou ordinrio). Tambm ir determinar quem que vai julgar a causa (Art. 95, COJE), em virtude do valor da causa ir definir se vai ser um pretor ou um juiz de direito que ir julgar. VI) Se abre uma oportunidade para produzir provas mais adiante. (requerimento inicial de provas). VII) Requerimento para a citao do ru.

Brbara C Coelho

37

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - O autor requer...., sob pena de revelia. Se no houver o requerimento da citao, o juiz mandar emendar a inicial, atravs do D.O. - O autor que vai requerer a citao do ru Art. 213, CPC. - A citao garante o contraditrio. - O vcio mais grave que um processopode apresentar quanto citao. A esse processo no ir prodzir coisa julgada Art. 286 querela nulitatis-> o ru poder pedir a anulao do processo. - A parte deve instruir tanto a petio quanto a citao Art. 396, CPC. - O juiz ir olhar se a PI est dentro do Art. 282 e 283 -> se est completa OK, agora se no est de acordo, manda emendar (Art. 284), se ele no emendar, ela ser indeferida. - Art. 285 -> manda citar automaticamente. - Art. 285 A -> foi trazido em virtude das aes repetitivas. Ex.: aes contra Brasiltelecom. Profere a sentena sem citao.

-> Art. 295, CPC -> A Petio Inicial ser indeferida (gnero) esse artigo contm as hipteses de quando a PI vai ser indeferida: I) Quando for INPTA (espcie) -> nico diz quando a PI inpta. II) Quando a parte for manifestamente ilegtima -> o juiz ir mandar emendar (a regra que o juiz sempre tenta sanar antes de indeferir). III) Quando autor carece de interesse processual. IV) Decadncia (Art. 269) e Prescrio -> juiz extingue o processo com resolo do mrito. V) Art. 250, CPC -> Quando a parte escolher um procedimento inadequado, o juiz tem que analisar se possvel aproveitar os atos; os que podem ser aproveitados sero, os que no podem, no sero. VI) Art. 39, nico e 284, CPC.

RESPOSTA DO RU
- Art. 297, CPC e ss, CPC. 38

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Sempre que o ru for citado, ele tem 3 formas de resposta: 1) Contestao 2) Exceo 3) reconveno -> TEORIA GERAL: - Art. 298 -> mais de um ru com diversos procuradores, prazo dobrado. - Art. 299 -> Se eu quero contestar e Reconvir devo fazer simultaneamente, em peas sepaadas. - O prazo de resposta do ru ir depender do tipo da ao: * Ordinrio (Art. 297) -> 15 dias * Sumrio (Art. 278) -> no se conta prazo, o dia da audincia. * Procedimentos especiais -> 10 dias * Cautelar -> 5 dias (Art. 802, CPC) OBS.: Artigos que quebram a regra geral dos PRAZOS! - Art. 184, 188, 179 - Art. 240, 241, 242 -> para achar o ltimo dia do prazo. Quando for embargos, contada individualmente. - Quando for exceo -> no precisa contestar, suspende o prazo, o processo fica parado. - Art.265, III -> sempre que proposta, o processo ficar suspenso. Pe no 5 dia, depois exclui os 5 que j tinham passado antes de ficar suspenso e tem mais 10 dias para contestar.

1) CONTESTAO:
- Art. 300, 301, 302 e 303, CPC - Art. 300 -> Compete ao r alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. - Art. 300 c/c 302 -> devem serem lidos em conjunto. Vigora o P. da Especificidade a contestao deve abranger TODOS os pedidos feitos pelo autor (onus da especificidade no h como fazer conestao genrica). Se a contestao no contm um dos pedidos feitos, ocorre a revelia, pois presume-se verdadeiro esse fato que o ru no colocou na contestao. Quando o autor pede e o ru no contesta.

Brbara C Coelho

39

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 273, 6 -> O advogado que esquecer de colocar um dos pedidos do autor, ele (autor) pode pedir ao juiz a antecipao dos onus emergentes 9antecipao da tutela jurisdicional). Se o ru no impugnar, presumirse-o verdadeiros os que o autor pediu. - Art. 302, CPC -> .... salvo: (Quando no h presuno: nos critrios objetivos. Quando no ser presumida a veracidade do fato no impugnado pelo ru). nus da especificidade Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na PI. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, salvo.: Incisos I, II e III. Se o autor pede dano moral, dano material e lucros cessantes, o ru deve impugnar os trs pedidos, caso contrrio = REVELIA, salvo as excees do incisos I, II e III: I) Art. 351 c/c 302, I -> no se admitir a confisso (critrio objetivo). Quando estivermos diante de direito indisponvel, no h necessidade da parte se manifestar. II) Se o pedido do autor depender de um documento especfico e este no for colocado junto, o ru no obrigado a conestar esse pedido -> Art. 366 c/c 302, II. (Se ele esquecer de impugar no vai ocorrer a presuno, pois a falta de documento no pode ser suprida). Critrio Objetivo -> se o ru no impuga no pode considerar verdadeiro com a falta do documento III) Pedido em contradio com a defesa. - I, II e III -> Elementos OBJETIVOS. nico -> Elemento SUBJETIVO -> se admite uma contestao, sem conter todos os pedidos (+ genrica). A essas pessoas no cabe tutela antecipada. Quando um dos sujeitos for o previsto nesse pargrafo. No aplicao do nus da especificidade para o advogado dativo, curador especial e MP.

- Art. 301, CPC -> Contestao Propriamente. - A contestao se divide em 2 fases: 1) O ru pode antes de discutir o mrito, arguir uma preliminar (Art. 301 trata das preliminares). * Ilegitimidade passiva.

Ex.:

Brbara C Coelho

40

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro O advogado do ru esqueceu de arguir na preliminar, pode o juiz arguir de ofcio? SIM! Segundo o 4, Art. 301, CPC, o juiz pode arguir de ofcio 10 dos 11 itens citados.Ele s no pode arguir de ofcio o compromisso. c/c 301 4 com 267 3 e com 29, CPC EX.2: Contrata-se outro advogado e ele argui a preliminar na apelao. Voc acolheria? possvel acolher. Teria que ser aplicado o Art 29 c/c 3, 267do CPC. ->No posso arguir em sede de recurso especial, pois h o requisito de prequestionamento. (smula 282, supremo) - Art. 303, CPC Depois da contestao, s lcito deduzir novas alegaes quando: I) relativas ao direito superveniente; (surge aps constestao) II) competir ao juiz conhecer delas de ofcio; c/c art.301 (preliminares da contestao). III) por expressa autorizao legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juzo.

2) EXCEES
- Defesa indireta, utilizada para arguies sobre incompetncia, impetimento e suspeio (Art. 304). Suspendem o processo e ficam em apenso. - H exceo em 3 casos: 1) Exceo de incompetncia 2) Exceo de impedimento 3) Exceo de suspeio - Qualquer uma delas deixa o processo sspenso. -> TEORIA GERAL: - Art 304 a 306 - Art 304 -> as partes se refere que ambas podem entrar com exceo de suspeio e impedimento. Para incompetncia no. -Art 305 -> PRAZOS (rito ordinrio)

Brbara C Coelho

41

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Vo ser 15 dias (mas tem que olhar o rito, 15 para o rito ordinrio). Suspeio e impedimento -> 15 dias do conhecimento do do fato. Impedimento -> 15 dias da citao c/c 114 se o juiz no declinar ou se a parte no arguir a incompetncia ela ficara prorrogada. - Se ele esqueceu de entrar com exceo de incompetncia no prazo, prorroga a incompetncia. -Art 306 -> recebida a exceo, o processo fica suspenso, at que seja julgada. (qualquer das excees suspende) Recebeu a exceo no 10 dia, suspende at que seja julgado, quando volta, no 1 dia til, s tem mais 5 dias.

1) INCOMPETNCIA: - Art 307 a 314 - A exceo feita por uma PETIO FUNDAMENTADA Art 304 c/c 112, CPC. - A exceo somente para incompetncia RELATIVA. - S pode ser arguida pelo ru. - Smula 33, STJ -> a incompetncia relativa no pode ser declarada de ofcio. -Art 112, nico (ver art 114 prorroga a competncia) -> H 3 tipos de incompetncia: * Relativa -> no pode ser declarada de ofcio * Absoluta -> juiz pode declarar de ofcio * Mista -> pode naquele caso (contrato de adeso) O juiz declara a clusula x como nula. - Art 306 -> recebida a exceo, o processo fica suspenso, at que seja julgada. - Art. 307 -> Como arguir? PETIO FUNDAMENTADA. Excepto = ru Excipiente = autor - Art 308 -> prezo exceo depende do rito. Cabe exceo de incompetncia na RELATIVA, porque a absoluta pode alegar a qualquer momento. Se no propuser a exceo no prazo, o juiz pode PRORROGAR a competncia. Juiz manda dar viastas ao exceto no prazo de 10 dias. - Se no houve exceo, o juiz prorroga a incompetncia ->o juiz que no era competente passa a ser. - Se houve a exceo, o juiz suspende e manda dar vista ao excepto, que ter 10 dias Art 214 - Art 309 -> raro. Necessidade de prova testemunhal. 42

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art 310 -> Em caso de exceo manifestamente improcedente, o juiz nem manda chamar o excepto. Quando a parte se vale da arguio de exceo de modo infundado. Por exemplo: alegar a utilizao do inciso I, art. 100 em conformidade com a CF ( pacfico na doutrina e jurisprudncia que aplica-se o inc. I, art. 100 foro privilegiado da mulher). - Art 311 - procedente autos sero enviados ao juiz competente. Em qualquer das hipteses o que pode pode agravar da deciso para TJ, mas este no tem efeito suspensivo - a suspeno da exceo se da at a sentena do juiz. - A exceo suspende o processo at a deciso do juiz (no at o trnsito em julgado). 2) IMPEDIMENTO E SUSPEIO: - No h prazo certo para fazer. Quando descobre pode ser feito. - Art 312 -> A exceo feita atravs de uma simples PETIO FUNDAMENTADA. - Art 134 e 135 -> Hipteses de impedimento e suspeio: * Art 134 -> I) proibido ao juiz, quando ele parte. III) O juiz que conheceu em 1 grau a causa. (se ele atuou em 1 grau e foi promovido, ele no pode atuar em 2 grau). * Art 135 -> Quando o juiz no pode atuar: I) A lei proibe amigo ntimo e inimigo capital ( temos que cuidar o que ntimo e o que capital). em relao as partes e nao ao advogado. -> no h critrio absoluto, so critrios subjetivos. O juiz no obrigado a fundamentar, basta que ele fale que por questes de foro ntimo passo para o juiz substituto. II) Questo econmica -> Se o juiz credor ou devedor de uma das partes e no do advogado. III) Relao jurdica de parentesco. IV) Receber presente (receber ddivas), o juiz no pode receber presente do advogado em hiptese algma, mas tem que ter bom senso -> 1 parte 2 parte -> o Juiz que quer ser amigo de uma das partes. O juiz no pode aconselhar/se manifestar sobre o objeto da causa (pedido) de maneira alguma. -Art 313 > O juiz pode fazer 2 coisas quando entrou a petio declarando o impedimento ou suspeio - O juiz pode falar que no suspeito e nem est impedido, e junta argumentos para prov-lo, e ele automaticamente envia ao tribunal. 43

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -Art 314 -> O juiz pode ser condenado a pagar custas? - Duas hipteses: 1) Juiz tem totalmente razo, arquive-se. A exceo se no tiver fundamento legal, arquiva-se. 2) Se juiz est errado, afasta juiz do processo e o condena a pagar custas e pode o juiz recorrer. -> Pode juiz que atuou na causa recorrer? - nos casos em que ??????

3) RECONVENO: - Defesa indireta. Empregada para oferecimento de pretenso do


ru contra o autor; pretenso que seja conexa com a ao principal ou com os fundamentos da defesa. uma contestao em ao autnoma, no mesmo processo. A ao fica apensada ao processo. quando o ru assume a qualidade de autor. No cabe reconveno no caso de substituto processual Art. 6, CPC. S cabe no rito ordinrio Art. 278,1, CPC. Ex.: ao de acidente de trnsito NO CABE RECONVENO, pois trata-se de rito sumrio; entretanto, se o juiz (e s o juiz) transformar em rito ordinrio, a ento, caber reconveno. Haver sucumbencia. - Art. 315, CPC -> uma ao invertida, onde o ru da ao principal, se torna o autor da ao de reconveno. O ru formula uma prestao prpria. Ex.: Numa ao onde o autor alega que o ru deve pagar 5 mil, o ru se defende (contesta) dizendo que no deve 5 mil. A na outra mo ele (ru) diz que ele que deve recebr 3 mil (por uma ao de reconveo). - feito por uma PETIO INICIAL. - Art. 278, 1 -> Cabe reconveno no rito sumrio? NO! Mas reconveno como um contra pedido no rito ordinrio, a pode. Nesse caso, a reconveno se chama contra pedido.

-> REQUISITOS PARA A RECONVENO: - Art. 315 -> Cabe quando houver uma CCONEXO entre as causas (mas no conexo segundo o art. 103). Para fins de reconveno o conceito de reconveno mais amplo. Tem que haver 44

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro uma identidade (mas no no sentido de idntico) entre o fundamento de pedir e o fato originador. nico -> Quando o autor da ao principal demanda em nome de outro? - Quando ele for substituto processual (demandar em nome prprio direito de outro). Art. 6, CPC -> Nesse caso, no cabe reconveno. S cabe reconveno quando o autor da ao principal for o titular da ao e quando ele for o credor da ao (tem que ter essa identidade).

- Art. 316 -> Como se processa a reconveno. - Arrumar no Cdigo!!!! -> intimao -> citao, pois se trata de uma nova ao. - Quem recebe a citao na reconveno o advogado, uma exceo legal. Ele citado para contestar (contestar -> um direito do ru, ento como o autor da principal, passou a ser ru, ele tem direito de contestar). Se ele no contestar, ocorre a revelia. - Reconveno uma ao nova, independente. - Autor = reconvinte Ru = reconvindo - Art. 317 -> A sorte de uma no depende da sorte da outra, pois elas so autnomas. Se desistir de uma, no vai interferir na outra, pois so aes autnomas, o presseguimento de uma no interfere no prosseguimento da outra. H 2 aes. - Art. 318 -> So duas aes distintas, mas que sero julgadas na mesma sentena. (2 aes, mas h 1 sentena). Correm em apenso.

REVELIA:
-S se d pela ausncia da contestao. - Consequncias pela ausncia da contestao, se divide em 2. Pode trazer:

Brbara C Coelho

45

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro * Efeitos Materias -> Art. 319 ser presumido verdadeiro os FATOS confisso ficta -> quando algum declara, por isso esse termo no muito usado. * Efeitos Processuais Formais -> Art. 320 hipteses de quando no h revelia: I) Se tem pluralidade de rus, um contestar, afasta a revelia para os demais. II) Quando no est na margem de liberdade da parte. A me pode renunciar dos alimentos? NO, mas ela pode desistir. III) Hipteses do Art. 366, II, CPC. - Art. 321 -> Uma vez proposta a demanda, o objeto dela j est fixado (h fixao do objeto). No pode mais mudar o objeto da preteno por ele deduzido antes (Art.264 o art. 321 uma consequncia natural do art. 264). Princpio pela estabilidade da demanda. Se quer mudar o objeto, tem que fazer uma nova PI, para esse novo pedido. - Art. 322 -> Efeitos Processuais Formais da revelia -> que se ele for revel, por no comparecer (Art. 9, II), ser nomeado um curador especial para defender em juzo.

PROVA
Cada sociedade tem o seu processo e, medida que ela evolui, o seu processo tambm deve evoluir, sob pena de causar insjustias, pois a evoluo dos fatos sociais exige instrumento adequado e eficaz capaz de regul-los satisfatoriamente. Cad asistema processual se calca em princpios eregidos pela sociedade, que se estendem a todos os ordenamentos, e em outros que lhe so prprios e especficos. Os princpios so, na lio de D. Barbero, antecedentes ao ordenamento positivo, mas nos quais se inspirou o prprio legislador e que, atravs da legislao concreta, penetram no ordenamento jurdico tal como pilares fundamentais de sua estrutura, ainda que no expressos formalmente. (...) Os valores contidos nos princpios so considerados o esprito da lei, a alma que faz com que a lei caminhe neste ou naquele sentido, de acordo com o andar da sociedade, pois a lei s mudada porque um princpio foi reinterpretado pelas contingncias socioculturais. (...) Enquanto as leis so estticas, os valores contidos nos princpios so dinmicos. Enquanto aquelas, por serem estticas, necessitam da jurisprudncia, para admitir a dicotomia existente entre

Brbara C Coelho

46

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro elas e a realidade social, estes, por serem dinmicos, se encontram dentro da prpria sociedade e acompanham o seu evoluir. So os valores contidos nos princpios que do elasticidade necessria para a interpretao de uma lei. Sem eles, a lei ficaria presa na teia social da poca em que foi criada. Darci Ribeiro.

1) PRINCPIO DA IMPARCIALIDADE:
- Vislumbrado a partir da natureza do homem. - Fundamentao: Art. 93, IX, CF baseado nos fatos apresentados pelas partes e no ordenamento jurdico. A imparcialidade um atributo da jurisdio. (...) Uma vez que o Estado tomou para si o monoplio da jurisdio, este deve, ao solver os conflitos que a ele so submetidos, encarregar algum imparcial. uma garantia de justia para as partes. Essa uma das caracterticas da atividade jurisdicional, pois no se concebe que o estado atribua a algum parcial o poder para resolver os conflitos havidos em sociedade. (...) Mas como o direito algo constitudo pelo homem e para o homem, temos que discutir o problema da imparcialidade a partir da natureza do homem, pois como disse Pitgoras, O homem a medida de todas as coisas. O que denominamos imparcialidade humana parte da premissa inafastvel da natureza do homem, como ser social e individual; pois ser imparcial no deixar as suas convices, as suas predilees sobrepujarem os elementos constantes nos autos. Isso ser humanamente imparcial. (...) Os limites para o necessrio devero ser obrigatoriamente encontrados na fundamentao do juiz, conforme art. 93, IX, CF. (...) Por conseguinte, ser mais imparcial o juiz quanto mais fundamentada for a sua deciso, porque, quanto mais ele fundamentar, mas ele objetivar as suas convices timas, que so subjetivas, adentrando, com isso, nos critrio objetivos que ele s poder encontrar nos autos. (...) Imparcialidade nada tem haver com neutralidade, sendo equivocado dizer-se que, quanto maior a sua neutralidade, maior a sua imparcialidade. Juiz neutro, inerte, pode ser um juiz parcial, injusto, na medida em que sua neutralidade favorecer a parte (...). Darci Guimares Ribeiro.

- Art. 130, CPC -> O juiz pode de ofcio buscar prova. Mas,
como fica a imparcialidade do juiz? - O juiz ao proferir a sua sentea no imparcial, pois ele na hora de dar a sentena, ele deve optar/escolher uma das opes, ento, ele no est sendo imparcial uma vez que est escolhendo.

Brbara C Coelho

47

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro Porm, o juiz IMPARCIAL, segundo o Art. 93, IX, CF (doutrinadores chamam de P. da Fundamentao). O juiz para ser imparcial, ele deve fundamentar a sua sentea ( se controla a imparcialidade atravs da fundamentao). Quanto mais fundamentada, mais imparcial est sendo o juiz, pois quanto mais ele fundamenta, mais ele est preso ao caso concreto, mais ele vai estar ligado aos elementos objetivos, se sobrependo aos elementos subjetivo. - Todo juiz dever ser imparcial, pois ele dever fundamentar o por qu ele est bscando aquela prova, ou est fazendo aquilo. Por isso, quando o juiz busca provas de ofcio, ele est sendo imparcial, uma vez que ele est se valendo dos elementos objetivos. Ele ter que fundamentar o por qu ele est buscando aquela prova. - Se o juiz considerar o caso concreto, ele ser imparcial, ele deve ter fundaentos.

2) PRINCPIO DO DISPOSITIVO:
- O princpio do dispositivo diz respeito, mais propriamente, forma, aos meios de prestao da tutela jurisdicional, como ir se prestar esta tutela jurisdicional. (...) refere-se ao modo de se prestar a jurisdio. Darci Guimares Ribeiro. - Os limites da atuao das partes encontram-se no princpio do dispositivo, e os limites do julgador encontram-se no P. do inquisitrio. - Se divide em 2 tipos: 1) Sentido MATERIAL -> o dispositivo visto na perspectiva da RJDM. Art. 2, CPC (P. da Demanda) e 128 (P. do Dispositivo), 460. * Trs consequncias do P. do Dispositivo: 1) O juiz deve analisar toda questo apresentada/alegada pela parte, sob pena de no apreciando a sentena ser intra petita. Se o juiz esquece de se manifestar 1 pedido, a sentena fica viciada; houve uma omisso por parte do juiz. O juiz tem que se manifestar, pois o art. 460, II - diz que se o juiz no apreciar ela viola o princpio do dispositivo. 2) O juiz est impossibilitado de analisar questes que no lhe foram submetidas. Ex.: se eu spedi danos morais, o juiz no pode me dar danos materiais. Se ele faz isso, a sentena fica viciada ultra ou extra petita (vai alm da sentena/ou fora da 48

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro sentena). Ela viciada pois o juiz se manifestou sobre um questo de direito material que no lhe foi submetida. 3) Onus subjetivo da prova - Art. 333, CPC -> quem alega tem o onus de provar.

Ex.:

1 Causa Pedir = Adultrio Fund. = Injria Grave Pedido = Separao Judicial Dipositivo da sentena = Separao Judicial - A causa de pedir, o juiz obrigado a respeitar j que ela objeto do processo. J a qualificao jurdica da causa de pedir, o juiz no obrigado a respeitar. Nesse caso, a sentena do juiz no viciada, pois como a causa de pedir era o adultrio, mas grave que a injria, no adultrio abrange as consequncias da injuria. Os litimes do juiz esto dentro do art. 128 e 460. 2 CP = IG P = SJ

F=A D = SJ

- Nesse caso, a sentena viciada, pois a injria grave menos gravosa que o adultrio, ento se o juiz adota o adultrio, o juiz est trazendo consequncias mais graves do qu e foi pedido para dentro do processo. A consequncia nmero 2 que est violada nesse exemplo, pois ele est analisando uma questo de direito material que no lhe foi submetido. 2) Sentido PROCESSUAL -> o dispositivo visto na perspectiva da RJP Art. 267, 3, CPC juiz pode fazer de ofcio (no precisa ser provocado); 4, 301(compromisso arbitral no pode ser alegado de ofcio todos os outros desse artigo podem) o juiz pode arguir de ofcio.

3) PRINCPIO DO COTRADITRIO:
muito importante esse princpio, e muito respeitado. Art. 5, LIV, CF Direito fundamental Existente em todo processo judicial (lide) e administrativo. Se violado = processo nulo. 49

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 5, LXXXIV, CF. - No aplicado somente aos processos judiciais. aplicado tambm aos processos administrativos, mas tambm a todos os acusados em geral. - Mesmo aquelas pessoas que no tem condies econmicas, tero acesso ao contraditrio, pelo AJG (Assistncia Judiciria Gratuita) Arrt. 5, LXXIV, CF. - Defensorias pblicas -> para que os mais necessitados ambm tenham acesso ao contraditrio. - A citao existe no processo para que o ru possa ter acesso ao contraditrio. - O contraditrio tem que ser visto no s na perspectiva formal (passar para a outra parte, sempre que um praticou um ato), mas tambm pela perspectiva substancial (toda prova que ser produzida deve ter a presena da parte - Toda a prova produzida pelo juiz sem a presena das partes nula, assim como toda prova produzida pelas peartes sem a presena do juiz nula. OBS.: No processo civil no h o P. da Ampla Defesa (defesa pessoal). No haveria revelia se tivesse o P. da ampla defesa, pois no cvel tu no pode se defender com o silncio. Pgina 34.

4) PRINCPIO DA ORALIDADE:
- um dos princpios mais imporante para a prova, poisa cada vez mais as provas tm sido acolhidas de forma oral. - Hoje, as audincia preliminares devem ser feita de forma oral. - JEC -> o princpio fundamental do JEC a oralidade. - A idia da oralidade foi recuperada por Chiovenda. Ele descobriu que a agilidade, a celeridade est vinculada com a oralidade. - O princpio base de toda reforma a celeridade, tem que ter agilidade, rapidez e isso combina muito bem com oralidade. - A oralidade muito boa, mas h 2 perguntas que devem ser feitas: 1) Qual o preo que ns em sociedade iremos pagar por esse instituto? - Ex.: qual o preo que iremos pagar por ter o JEC no nosso ordenamento? - Todo mundo quer um processo civil rpido. Mas qual o preo que ns estaremos pagando por ter um processo rpido?

Brbara C Coelho

50

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - O preo que exige a oralidade -> Ela exige um auto grau de eticidade; ela exige que se domine o ordenamento jurdico. Ela exige um sitema de precluso rgida. 2) Ns temos condio de pagar esse preo que a oralidade exige? - claro que no. - Ns estamos adotando um princpio pelo qual no podemos pagar o preo que ele exige. - Se a oralidade for tomada num sentido maior, no ir funcionar. -> Pressupostos: 1) Valorao do elemento tico pessoa humana: pressupe uma maior credibilidade, confiana na pessoa do homemjuiz, porquanto um processo predominantemente oral significa aproximar o juiz ao fato Darci Ribeiro. Difcil porque no acreditamos na pessoa = h uma crise moral. O problema maior da oralidade no reside no campo do Direito, mas sim no campo da Filosofia e, em especial, na tica, pois, na medida em que se agrava a crise tica, agrava-se a crise nas relaes humanas Darci Ribeiro. 2) Conhecimento do ordenamento jurdico = domnio: a resoluo deve ser imediata, sob pena de a oralidade, nos feitos, ficar reduzida apenas colheita de provas. Tanto mais rpida e melhor ser a prestao da tutela jurisdicional quanto maior for o conhecimento jurdico das pessoas envolvidas. 3) Responsabilidade: a oralidade est imbricada diretamente no conceito social de processo, visualizando externamente como um instrumento de bem-estar social, capaz de garantir um acesso efetivo a uma ordem jurdica justa. (...) E como socializar o processo, seno assumindo o magistrado uma posio proeminente frente s partes, capaz de no s promover o impulso como tambm de participar mais efetivamente, no campo probatrio, na audincia preliminar, etc. -> Oralidade e prova: O campo mais fecundo da atuao da oralidade , sem dvida, o da prova. (...) o processo a tentativa de reproduo de uma realidade ocorrida sob a tica do autor e do ru. So elas, as partes, que aportam ao processo fatos com consequncias jurdicas. Isso vale dizer que sobre tais fatos, que so contraditrios, deve recair a prova. E a colheita dessa prova deve ser tanto quanto possvel oral,

Brbara C Coelho

51

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro visto que a oralidade permite o contato do juiz com a prova, trazendo, por conseguinte, uma maior simplificao e abreviao dos processos. (...) O CPC no traz norma expressa adotando a oralidade, mas somente de forma indireta. A valorao da prova oral no implica necessariamente a desvalorizao da prova documental. Darci Ribeiro.

-> DIREITO PROBATRIO PROPRIAMENTE DITO:


- A prova fundamental para o direito. - A prova uma das coisas mais importante do direito, pois no adianta tu ter direito se no tiver como provar. - Foi a prova que no legou esse carter de homem (de humanidade). - Ns no conseguimos pensar sem a prova. No h nenhuma forma de raciocnio sem pensar em prova. Ex.: Cliente muito amigo de outro. Ele usou o amigo como fiador. Vendeu o carro para o amigo, a no se preocupou com toda aquela questo de transferncia (DUTI). O cliente no pagou o emprstimo, ento o fiador (amigo) foi l e pagou. Chegou o dia do amigo pagar a prestao do carro, s que ai ele chegou para o amigo e disse, vamos deixar a prestao do carro pelo emprstimo que eu paguei o cliente disse nada feito, uma coisa no tem nada haver com a outra. Viraram inimigos. O cliente queria o carro dele de volta, s que o fiador disse que no, que o carro agora era dele. Ento o cliente procurou um advogado e como ele no tinha transferido o carro, tinha o DUTI no seu nome, ele conseguiu o carro de volta. (DUTI era a prova que o carro era dele, mesmo ele tendo vendido para o ex amigo. A falta de transferncia do DUTI fez com que o cliente tivesse a prova a seu favor). - Num processo, quando a outra parte tem uma testemunha, o caminho a ser feito tentar contraditar (dizer que no verdade, trazer outros dados).

-> EXEGESE: - Interpretao. Exegese da palavra prova -> todoas as interpretaes de provas. o real significado. PROVA:

Brbara C Coelho

52

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - A prova para o direito tem 3 concepes: 1) Instrumento que serve de conhecimento dos fatos postos em juzo. (so as provas documentais; periciais; contbeis; etc...). So fatos j acontecidos. 2) Procedimento pelo qual os instrumentos de cognio se formam e, so admitidos em juzo, ou seja, a produo de provas. Cognio conhecimento Juntar os meios necessrios para o fim que eu quero. Eu vou construir. Ex.: Laudo pericial, testemunhas.... 3) Atividade lgica para o conhecimento dos fatos, apresentados em juzo ou mesmo o resultado dessa atividade. A atividade lgica do advogado e no do cliente. Ex.: Caso Nardoni -> o que condenou eles, foi a atividade lgica cronolgica. O tempo foi a atividade lgica.

-> Qual o objeto da Prova? - So as afirmaes dos fatos das partes; ALEGAES, EXISTNCIAS, REALIDADES (possibilidade de realizaes). - Afastadas as Veracidades e Falsidades. - Objeto da prova aquilo que real, aquilo que se pode tornar palpvel.

-> ESPCIES DE PROVA: * TPICAS -> So aquelas nominadas e reguladas no direito positivo. So tipificadas daquela maneira que esto reguladas na lei. * ATPICAS -> So aquelas teis ao conhecimento dos fatos da causa posta em juzo. No esto reguladas em lei, mas tem no Art. 332, CPC e o Art. 5, LV e LVI, CF que nos ajudam. -> PROVA EMPRESTADA: - Consiste no transporte de produo probatria de um processo para outro. o aproveitamento da atividade probatria anteriormente desenvolvida, mediante translado dos elementos que a documentam. 53

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Ela pode ser emprestada desde que no haja nada que a limite. Ex.: Maluf - Os princpios que regem a prova Emprestada so 3: 1) Princpio da Economia Processual 2) Princpio da Unicidade de Jurisdio 3) Princo do Direito Material Mnimo -> no importa a matria que tu vai provar (se matria (levo de um lado para o outro, o processo no), no discuto processo), ela vai ser aproveitada. - Quando se pega prova emprestada, se tira cpia autenticada, junta ao processo e pede para o juiz pedir para a parte se manifestar e ele tambm deve se manifestar. Isso para garantir o direito do meu cliente, pois se o juiz falar que no vlida, eu posso fazer/buscar outra prova.

-> FUNDAMENTOS DA PROVA: - Art. 332 e ss. - Quando o autor traz um fato e dele se quer extrair consequncias jurdicas, via de regra, o ru nega em sentido contrrio s afirmaes do autor. Isso gera uma litigiosidade que, por consequncia lgica, faz nascer a dvida, a incerteza no esprito de quem chamado a julgar (...) Para o juiz, no bastam as afirmaes dos fatos, mas impem-se a demonstrao da sua existncia ou inexistncia. Darci

-> CONCEITO DE PROVA: - O conceito no pode ser nem muito rgido, nem muito elstico. - O critrio essencial para o conceito de prova : * Critrio OBJETIVO-> provar com com os MEIOS, INSTRUMENTOS que as partes se valem para o convencer o juiz -> SEGURANA JURDICA (valor coletivo). * Critrio SUBJETIVO -> identifica a prova como sendo a CERTEZA, CONVICO, prodzido na cabea do magistrado -> JUSTIA CASO CONCRETO (valor individual). - O professor acha que as duas dimenses se completam, uma no vive sema outra. - Atualmente, tem-se dado maior valor para a perspectiva subjetiva. Ex.: CC o que mais vale a boa-f.

Brbara C Coelho

54

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 332, CPC -> todos os meios (prova = meios) legais de prova so hbeis para provar.

-> O que mais importante: o meio utilizado para o convencimento do juiz ou a convico? - Na doutrina brasileira mais importante o MEIO do que o convencimento. - Para o professor Darci, o critrio mais importante o critrio subjetivo, diferentimente da posio da doutrina brasileira. Pois, o que est ilcito no a prova e sim o meio que foi utilizado, ento se tu consegue provar a mesma coisa mas por outro meio lcito, a a prova vale.

- O que se prova? O que ns temos que provar em juzo? Art. 332, CPC se prova a verdade dos fatos. A palavra verdade no uma palavra jurdica, ela pertence a filosofia. Hegel diz que verdade s existe em Deus. Se prova as consequncias jurdicas que cada um quer extrair do fato.

- possvel em processo falar em verdade? impossvel, pois na prtica, nenhuma recuperao perfeita (de forma verdadeira). Um precesso a recuperao dos fatos que j ocorreram atravs da perspectiva do autor e do ru. Tanto o autor quanto o ru necessitam escrever seus fatos (suas vises do fato). No porcesso melhor falar em CERTEZA do que verdade, pois a verdade impossvel no rpocesso. A lei exige que atravs do processo se busque a verdade.

- O que o processo? Tem a caracterstica de recuperar fatos que j ocorreram (recperao de fatos passados). Recontruir o que ocorreu.

- Por que existe a necessidade da prova (direito probatrio)? Para poder sanar as dvidas existentes na cabea do magistrado.

Brbara C Coelho

55

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Se no houver dvida h necessidade da prova? No, pois a prova residade quando h dvida na cabea do magistrado.

- Um juiz que viu o fato, pode julgar o fato? Qual estaria mais habilitado para julgar, o que viu o fato ou um que no viu? Teoricamente aquele que viu o fato seria o mais habiltado, mas ele no pode, pois ele j vai ter um conhecimento privado. - Qual a importncia dos fatos para o direito? Os fatos no tem um nenhum valor fenomnico para o direito. Os fatos existem independentemente da prova. O valor est na consequncia que tu queres extrair do fato. O dano material no est no fato, mas est naquilo que eu quero extrair daquele fato. O que eu tenho que prova aquilo que eu quero extrair do fato. No tenho que provar o fato. Por que muitas vezes o fato est provado, mas se perde a cauda? que a eu no consegui provar aquilo que eu queria extrair daquele fato. A PROVA NO SOBRE A EXISTNCIA DO FATO. O processo trabalha com consequncias jurdicas e no com os fatos. O autor pode extrair consequncias jurdicas de algo que nunca aconteceu na prtica, isso s acontece porque no importm os fatos para o processo. Eu posso extrair consequncias jurdicas de um fato que nunca ocorreu. A responsabilidade no exige a verdade do fato. No acidente de trnsito no se discute a batida, mas sim quem o responsvel. Na prtica fica muito mais fcil dizer que ns provamos os fatos, mas isso gera um entrave. - Nos tribunais no, necessariamente, ganha quem tem razo. A testemunha a prostituta das provas.

-> PROVA ILCITA:


- Art. 5, LVI, CF no so admissveis provas obtidas por meio ilcitos. Se prova igual a meio, ento se o meio utilizado for ilcito, logo a prova ser ilcita tambm (ento o contedo no poder ser utilizado). No pode se obter prova por meio ilcito por uma questo de Segurana Jurdica. - Se a prova obtida por meio ilcito, o contedo no presta. -> Se prova for o critrio certeza e convico, elas podem ser obtidas por qualquer meio -> justia caso concreto. Ex.: Marido desconfiado que mulher o traa, contratou detetive e colocou escuta no telefone. Na gravao, ouviu a mulher falando com o

Brbara C Coelho

56

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro amante e entrou com processo de separao e para destituio do ptrio poder da me porque ela dava Lexotan para os filhos e saa com o amante. A prova foi obtida por meio ilcito e no pde ser utilizada para destituio do ptrio poder e era a nica prova - o juiz deixou as crianas com a me. - Mas esse pressuposto pode gerar injustias. - Para aceitar prova ilcita deve adotar a teoria alem da proporcionalidade ou do balanceamento do interesse. Deve colocar os dois interesses violados na balana, e deve-se perguntar qual desses dois valores constitucionalmente mais importante. S o meio ser ilcito e no o contedo. H algo mais ilcito que o meio utilizado para produo de prova. - Devemos interpretar o LVI do 5 CF no deve ser interpretado literalmente, e sim de maneira flexvel por causa dos bens jurdicos tutelados.

-> AUDINCIA PRELIMINAR:


- Art. 331, CPC - A audincia preliminar , sem sombra de dvida, o elemento mais importante da reforma processual, no que se refere acelerao da prestao da tetula juriscional. - Pressuposto = princpio da Oralidade. - Requisitos Implementadores: * Sistema Rgido de precluses -> que onera as partes a deduzir, imediatamente, todas as alegaes e defesas relevantes para a causa. Art. 183, CPC: Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato,..., ou seja, o processo uma srie de atos com momentos prprios para pratic-los, no podendo a parte se utilizar de meios e tticas dilatrios, trazendo com isso maior responsabilidade para as partes. Vide art. 474, CPC. * Conhecimento do direito, da causa antes do incio da audincia, pelo juiz -> essa atitude reduzir a vida til do processo. Somente dessa forma poderemos gozar de um processo rpido, eficaz e barato.

Brbara C Coelho

57

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro * Fixao do thema decidendum -> quando determinarse- o objeto litigioso do processo sobre o qual se dever recair a prova, devendo as partes requerem as provas que ainda entendam necessrias. -> Quando cabe audincia preliminar? - Art. 331, 1 parte CPC -> se no ocorrer qualqer das hipteses previstas nas sees precedentes (art. 329 e 330 referem-se ao art. 267 sentenas terminativas porque segundo Carneltti h jurisdio quando houver composio da lide, nesse caso no ha, trata-se de extino anmala; e art. 269 sentena definitiva); E nos casos em que se admite transao (negociao), mesmo se tratando de direito indisponvel. H direitos indisponveis que admitem transao: os alimentos devidos por parentes no podem ser renunciados, mas nada impede que haja transao quanto ao valor e a poca de seu pagamento. - A redao do artigo faz parecer, primeira vista, que as causas que versem sobre direitos indisponveis, por no admitir transao, estariam fora do campo da audincia preliminar, uma vez que a lide utilizou a conjuno E entre o julgamento conforme o estado do processo e os direitos disponveis, permitindo, com isso, o entendimento de que seriam necessrios os dois requisitos para que o juiz pudesse realizar a audincia preliminar. Nada mais falso, medida que existem direitos indisponveis que possibilitam a transao. -> Obrigatoriedade da audincia preliminar: - Na opinio do prof. Darci obrigatria, pois na perspectiva dos direitos fundamentais, EC 45/2004 que inseriu o direito fundamental (razovel durao do processo) no inciso LXXVIII, art. 5, a audincia preliminar dar celeridade ao processo. O desrespeito a tal direito fundamental ensejaria ao Estado responder por danos morais, na medida em que, existindo uma norma capaz de abreviar, drasticamente, o tempo da prestao jurisdicional, a sua no utilizao, por parte do Estado, gera um desservio s partes e sociedade, causando, indiscutivelmente um prejuzo injustificado, porque permite a demora desnecessria do processo. - Hoje o sistema basileiro trabalha com dois sitemas de audincia: * Audincia preliminar (art. 331, CPC) e, * Audincia de instruo e julgamento - Antes da audincia preliminar os juzes praticavam todos atos, que hoje praticado num nico momento (audincia preliminar) no

Brbara C Coelho

58

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro curso do processo, a importncia dela a questo de racionalidade (concentrar num nico momento vrios atos que eram feitos no curso do processo). - Art. 331 -> a audincia preliminar dividida em 4 momento: 1) Conciliao 2) Saneamento 3) Fixao fatos influentes 4) Determinao das provas - Essa audincia cpia do cdigo tipo, tambm conhecido como cdigo modelo, teriam as melhores normas nele, que serviriam de modelo para todo o resto. Toda reforma que um pas queia fazer, vai olhar para esse cdigo para ter um auxlio. (art. 13 dos 9 fatos o Brasil adotou 1 fato que o da audincia preliminar). - A audincia preliminar foi criada em 94 e foi inserida no 331, CPC, mas no mudou o tipo (o nome). - Proto Pizzani (concelho da magistratura italiana) - Se ns adotassemos essa audincia como ela deveria ser adotada, ela no passaria de 10 meses. - Art. 5, LXXVIII, CF -> o fundamental para essa audincia. Ela obrigatria. Direito Fundamental. O juiz que no marca essa audincia, viola o Princpio do Direito Fundamental. - um absurdo em falar em audincia de conciliao. audincia preliminar e no adincia de consiliao. Chamar ela dessa forma reduzir todas as 4 fases em uma nica. - Art. 125, IV, CPC -> O juiz a qualquer tempo tem que tentar a conciliao entre as partes. dever do juz em todas as fases do processo tentar a conciliao. - Se o direito for indisponvel no possvel a conciliao. (h 2 erros nessa frase). Onde no se adimite a conciliao no direito intransigvel e no no indisponvel e, consequentemente, no cabe audincia preliminar. - Com a reforma de 2002, o legislador alterou para intransigvel. - Essa audincia fundamental, desde que ela seja cabvel, ela aplicada no direito civil, penal, trabalho (cautelar, recusrso, conhecimento). Ela uma audincia de racionalizao. - Desde 94, essa audincia sempre foi uma audincia obrigatria, desde que os pressupostos existam. Cabe quando no ocorrer qualquer das hipteses previstas nas cesses precedentes (art. 330- julgamento antecipado da lide, CPC e 329 extino do processo), se no incindir em nenhuma das hipteses, ento ela obrigatria. - Hoje eu tenho que fazer uma leitura dos institutos, com base nos direitos fundamentais. E tenho que extrair dessa audincia tudo o que ela pode oferecer.

Brbara C Coelho

59

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Se no marcar essa audicia, o Estado vai ser responsvel por danos morais. Se juiz no as aplica sem fudamentao, algum ter que ser responsvel (Estado). - Essa audincia no realizada no julgamento antecipado da lide (Art 330, CPC) e quando ocorre extino do processo Art. 329 e hipteses do art. 369, CPC. No incindindo essas hipteses, essa audincia obrigatria. - Ela obrigatria porque ela uma decorrncia do art. 5 LXXVIII, CF, trazido pela emanda constitucional 45, dentro de um prazo razovel. - No Brasil ela no funciona devido ao sistema rgido de precluso e pelo requisito iplementador dessa audincia que o juiz ter lido o processo. (na prtica o juiz no le o processo, mito difcil ele fazer isso). - No Mandado de segurana no se aplica essa audincia por uma questo de direito. - Se no possvel realizar a primeira fase, se marca para realizar a 2, 3 e 4 fase. Sempre que alguma fase no possvel ser marcada, se marca a audincia para marcar as demais fases por uma questo lgica no h uma, mas h as outras. -> As 4 fases dessa audincia: 1) CONCILIAO: - uma das fases mais complicada, pois a redao que havia em 1994 falava em audincia de conciliao. - dever do juiz em todas as fases tentar a conciliao. (Art. 125, IV, CPC). No tem sentido marcar uma audincia de conciliao se dever do juiz em todas as fases realizar a conciliao, no faz sentido isso, pois porque ele ir marcar uma audincia especfica de conciliao se ele deve tentar a conciliao em todos os momentos. No posso chamar de audincia de conciliao se dever do juiz fazer em qualquer tempo. - O tribunal agora chancela que agora teremos um momento de conciliao (mas isso de uma irracionalidade total). - Em 2002, com a reforma, comeou a chamar a audincia de conciliao como audincia preliminar, mas todo mundo ainda chama de audincia de conciliao. - Se confunde indisponibilidade com intransigibilidade. Se o direito INTRNSIGVEL no cabe conciliao, mas se o direito for indisponvel, a cabe conciliao. Em geral um direito indisponvel pode ser um direito intransigvel, mas o direito intransigvel no pode ser indisponvel.

Brbara C Coelho

60

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro Ex.: Alimentos so indisponveis por isso cabe conciliao. - Conciliao uma forma mesnos traumtica para a resoluo do conflito. Pior que conciliar forae a parte a conciliar. - Em geral, na prtica, a conciliao imposta para a parte, e dessa forma a parte acaba se sentindo usada. Isso gera uma insatisfao pessoal, gera uma intranquilidade para a parte, pois o conflito no resolvido, a conciliao foi imposta. - O normal que se force a conciliao. (principalmente no JEC, que se ganha por conciliao feita). - CHIOVENDA falava que quanto maior a possibilidade de acordo maior a autoridade (conhecimento jurdico). - Tem que esclarecer as partes e no obrigar elas a conciliar. S que para esclarecer tem que ter conhecimento. O conciliador tem que dominar a psicologia. O consiliador resolve um problema social enquanto que o juiz resolve um conflito. - O pessoal est preocupado em acabar com o problema (com o processo e no com a lide) e no est preocupado com o problema social. - Est intimamente ligada oralidade. 2) SANEAMENTO: - Mesmo que o direito seja intransigvel no h a conciliao, mas h o saneamento. - A redao do art. 331, CPC induz ao erro. Se o direito transigvel, cabe saneamento. - Sanear quer dizer limpar, purificar. A fase do sanemaneto para o juiz limpar o processo de qualquer vcio que possa existir, para evitar que o processo de forma viciada siga adiante e, dependendo o vcio, se possvel, sanear o vcio. No sendo possvel corrigir o vcio, o juiz ir extinguir o processo. - Essa audincia feita de forma oral. O juiz tem 27 institutos que ele tem q resolver oralmente. Primeiramente, ele deve ter lido o processo para conseguir fazer tudo isso de forma oral. - Qual a diferena de uma questo preliminar ( gnero) e uma questo prejudicial ( espcie). - O juiz prefere na prtica no marcar a audincia porque ele deve fazer tudo isso de forma oral, e no marcando a audincia ele faz tudo isso no cabinete e dessa forma no vai se expor. - O estado responsvel pela m prestao da tutela jurisdicional, ele responde por danos morais. - O sanemanento fundamental.

Brbara C Coelho

61

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro

3) FIXAO DOS FATOS CONTROVERTIDOS - O juiz ao ler a inicial, ele deve fixar o tema probande (temas controvertido) o que o autor quer. (fixar os pontos). - O juiz s defere a prova quando ela pertinente, quando ela capaz de esclarecer aquele ponto controvertido. Se a prova for ipertinente ele ir indefir-la. Para saber se uma prova pertinente ou impertinenten, ele deve primeiro fixar os pontos controvertidos. - Toda prova tem 3 momentos: o primeiro o requerimento, o segundo o deferimento ou indeferimento e o terceiro a produo. - A 1 pergunta que o juiz deveria fazer se a testemunha presencial ou no, se ela viu ou no o que aoconteceu? Onde que essa testemunha mora? O que o senhor quer provar atravs dessa testemunha? A partir dessa pergunta o juiz tem que ver se a testemunha relevante ou no. - Contradita Art. 414, CPC -> dizer que aquela testemunha est impedida. Hoje ningum mais faz isso, pois ningum conhece a testemunha, elas ficam sendo conhecidas muito em cima do processo. 4) DETERMINAO DA PROVA - Aqui o magistrado dever delimitar inevitavelmente a prova, para que as partes saibam o que produzir na aufincia de instruo e julgamento, evitando, assim, o elemento surpresa que dilata desnecessariamente o procedimento. Haver, claramente, uma seleo da fatos influentes.

-> CLASSIFICAO DA PROVA:


- A classificao que se usa no Brasil a de Malatesta. Segundo ele, a prova divida em 3 grandes categorias: 1) Quanto ao Objeto a prova pode ser direta ou indireta. 2) Quanto ao Sujeito a prova pode ser pessoal ou real. 3) Quanto a Forma a prova pode ser testemunhal, documental e real. - O professor Darci acrecenta um intem que quanto ao Momento, essa classificao criada pelo direito portugus, a nesse caso a prova casual ou constituda. 1) Quanto ao OBJETO: -A classificao quanto ao objeto aquela que leva em considerao os fatos que se quer provar. - O destinatrio direto da prova o juiz.

Brbara C Coelho

62

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Ela pode ser: * Direta -> pode se dividir na teoria de Benthan e Carnelutti. A doutrina brasileira adota a de Benthan. A direta aquela que encerra um concluso objetiva do que se quer provar (do que se quer convencer o juiz). Ex.: testemunha que prova quem passou no sinal vermelho; Contrato de locao. - BENTHAM e maiorida da doutrina -> a prova direta quando encerra uma concluso objetiva sobre o fato demonstra a existncia dos fatos narrados nos autos. Ex.: o contrato de locao a prova direta de que o aluguel 500 reais por ms. Entre o fato que se quer provar (valor do aluguel) e o juiz existe outro fato (contrato). - CARNELUTTI diz que uma prova direta aquela que somente recai sobre os sentidos do juiz (recai diretamente sobre o convencimento do juiz). Entre o fato que se quer provar e o juiz no h outro fato. Para ele, uma testemunha, um documento, no podem ser considerados uma prova direta. Para Carnelutti no pode haver esse fato interedirio que levado ao juiz. Para ele a ncia prova direta a inspeo judicial. * Indireta -> Para a doutrina brasileira uma prova indireta uma prova que no emite uma concluso objetiva do que se quer. O juiz para se convencer haver a intermediao de dois fatos menores. O juiz deve se valer desse fato intermedirio (testemunha) mais um aciocnio presuntivo (deduo). Ele deve se valer desses dois raciocnios para obter o convencimento. Para Carnelutti a prova indirea toda prova que no recaia de forma direta sobre o objeto. EX.: Coliso de automvel. - Para Benthan prova direta. - Para Carnelutti prova indireta.

2) Quanto ao SUJEITO: -Se custuma dividir a prova em dois tipos: * Pessoal -> toda aquela prova que emana de uma pessoa. onde feito uma descrio onde a pessoa verbaliza aquele fato. Pode ser prova testemunhal, depoimento pessoal, Confisso. * Real -> aquela prova que o convencimento se origina da rez, da prpria coisa, tem por objeto a coisa. Ex.: um documento, percia, exame de necropsia.

Brbara C Coelho

63

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro

3) Quanto a FORMA: - a maneira pela qual a prova vem a juzo. Como que ela vem, a maneira qu eela vem. Ela pode ser de 3 tipos: * Testemunhal -> a declarao pessoal oral, tendo como esscia a oralidade. Ex.: testemunha, depoimento, confisso e juramento. * Documental -> que quando o convencimento se origina da coisa. uma prova inconsciente. Ex.: percia, documento escrito ou uma confisso feita fora dos autos, mas trazida aos autos. * Real -> aquela prova que emana da coisa em si mesma, no h uma declarao, no h a interferncia do homem. a representao da coisa mesma em sua forma. Ex.: corpo de delito, necropsia, os instrumentos do crime.

4) Quanto ao MOMENTO: - para saber quando que aquela prova foi produzida. Ela pode ser: * Casual -> aquela prova que nasce no curso do processo. Uma testemunha uma prova casual. uma prova que nasce aps o incio do processo. * Constituda -> H provas que so preconstitudas, que existem anes do incio do processo, o caso do documento, ele existe independentemente do processo.

-> Para o convencimento do juiz prefervel, uma porva direta, documental. -> Em prova pode-se perguntar: Um marido agride a mulher. Ela vai l e faz a notcia crime e faz o exame. Como voc classificaria essa prova: - Segundo carnelutti ela seria indireta. Para Bentham ela seria direta. Quanto a pericia ela seria real, quanto a forma ela seria documental e quanto ao momento ela seria preconstituda.

- O que prova quanto ao OBJETO: - Qual o objeto da prova? A doutrina brasileira em geral ir dizer com base em chiovenda que o objeto da prova todo aquele fato 64

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro controvertido. Se o fato no for controvertido ele no faz pare do objeto da prova, pois no h necessidade de ser produzido prova. - Se prova meio (critrio objetivo) para convencer o juiz, o objeto da prova vai ser sempre o que eu tiver que usar um meio para convencer o juiz. Prova sempre que houver a necessidade de se usar um meio, se no preciso usar um meio, ento no prova. - A finalidade da prova sanar a dvida. Mas na prtica isso reduz o que realmente a prova. Nem sempre a prova serve para eliminar a dvida na cabea do juiz. A finalidade da prova pode servir para criar a maior dvida na cabea do juiz. As vezes eu tenho que criar a dvida na ceba do juiz para ganhar a causa (desde que eu conhea a regra do nus da prova). Dessa forma, fica claro que a prova no serve apenas para sanar a dvida. - Segunda constatao: a prova s serve para fatos controvertidos. Objeto da prova no o fato controvertido, o objeto da prova mais amplo, tudo aquilo capaz de convencer o magistrado. Se no for controvertido, no h necessidade de usar um meio para convencer o juiz. O juiz pode usar o fato notrio, a confisso na sentena, pois isso capaz de influenci-lo, ento, isso objeto da prova. O objeto da prova tudo que capaz de influenciar o juiz. No direito brasileiro, hoje, possvel um juiz decidir exclusivamente, com base no comportamento da parte? - lgico que pode, apesar da doutrina no se dar conta disso Art.??? , II, CPC. A conduta do ru o suporte ftico para incindir o convencimento. Para oo doutrina brasileira o comportamento da parte no considerado como meio de prova. Os autores acham que no o comportamento no objeto de prova. - O comportamento da vtima influencia o juiz. O juiz acaba olhando como o sujeito se veste, o que ele tem,.... - No pode confundir objeto da prova com necessidade da prova. Objeto mais amplo, tudo que pode influenciar o juiz.

-> PRINCPIO IURA NOVIT CURIA: (o princpio da notoriedade absoluta da lei) - Iura direito - Novit - Curia relacionado a quem conhece. Aquele que tem o dever de conhecer o direito. 65

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Art. 3 da lei de Introduo do Cdigo Civel - todos ns temso que conhecer as leis, especialmente o juiz por dever de funo. - Esse princpio quando criado no direito romano, foi uma das causas da expano de Roma. - O maior legado de Roma para ns, at hoje, o direito. - Se tirou as seguintes consequncias/concluses: o iura novit curia no significa (a doutrina barsileira no concorda com isso) pag. 79 do livo provas atpicas. - Art. 337, CPC se criou 4 hipteses em que o juiz pode exigir da parte a prova: 1) Costume Consuetudinrio (secundum legi) a prova dos costumes so feitas a partir da junta comercial, pois est ligado ao direito empresarial. 2) Direito Estrangeiro a prova feita no consulado. 3) Direito Estadual (no o direito estadual referente ao estdado em que o juiz est atuando) a prova feita 4) Direito Municipal - Sobre esse princpio tem um artigo iura novit curia. - Uma questo de direito no faz parte do nus da prova. nus se eu quiser ganahr, eu tenho que me encarregar de convencer o juiz, isso nus da quem quer ganhar uma causa. - No Mandado de Segurana (que uma questo de direito) no aplicado o iura novit curia. Nenhum doutrinador vai dizer o porque. O que acontece que a doutrina brasileira no aplica e ento no da explicao, pois se no haveria contradio. - No direito brasileiro pode o juiz aplicar de ofcio aplicar outras normas jurdicas que no aquelas que as partes queriam discutir. Ex.: discusso de relao de consumo, as partes alegam segundo o CC, mas pode o juiz ao ver que se trata de relao de consumo e, consequentemente, se trata do CDC, aplicar o CDC. Mas, segundo prof. Darci, pode desde que ao aplicar esse artigo no altere/modifique a relao de direito material. ( a mesma questo do exemplo do adultrio e injria grave). O direito brasileiro diz que sempre o juiz pode aplicar uma norma de direito.

CLASSIFICAO DOS FATOS


- Fato Afirmado 66

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro Classificao dos fatos + - Fato no admitido (gnero) * Negado = Fato discutido quem nega vai alem de simplesmente controverter, ele se ope. Toda discuso gera a oposio e no a controversia. * Declarao de no saber = Fato Controvertido O nus da prova permanece com o autor. * Silncio: - quem silnciou te o nus de se manifestar? = Fato INCONTROVERTIDO OU - No tem o nus de se manifestar? = Fato CONTROVERTIDO - Se ele tem o nus de se manifestar e se silncia - No significa dizer que o fato do cliente no ter se manifestado o fato fica controvertido, pois ele no tinha o nus de se manifestar. CLASSIFICAO DOS FATOS Fato afirmado = sempre necessrio que haja Fato no admitido Negado FATO DISCUTIDO. H fatos em que a parte silencia, mas no significa dizer que ele incontroverso. O fato de o cliente no se manifestar no tira a controvrsia, pois ele no tinha o nus de se manifestar. Quem nega controverte ou vai alm? Vai alm, gera a discusso, se ope, assim fato discutido. Toda discusso gera a oposio, e no a controvrsia. O fato de a parte no ter se manifestado no tira a controvrsia. Isso determinante para decidir o nus da prova. Tudo isso no est na lei e sim nos livros. Declarao de no saber FATO CONTROVERTIDO. Se gera a dvida no pode ser incontroverso. O nus da prova permanece com o autor. Silncio Cerpa Lopes, livro sobre direito civil - silncio como suporte ftico. A revelia o silncio de quem deveria se manifestar. No realizao do ato dento do prazo. Ex. Ao negatria de paternidade, ela alega que ele no o pai e o advogado perde o prazo - que tipo de fato gera? Aquele que silenciou tem o nus de se manifestar, a paternidade um

Brbara C Coelho

67

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro direito indisponvel, assim, o ru no tem o nus de se manifestar. Se for emprstimo de dinheiro? Gera fato incontroverso. Sobre o fato afirmado. Ao foi por emprstimo e ela disse que era doao? O autor pode ou no ter o dever de se manifestar, se o ru na contestao traz fato novo tem o dever de se manifestar, se no, autor j tratou disso na inicial. A r apresentou doao fato novo, presumi-se verdadeiro. O nus da prova do autor. Tem o nus de se manifestar = FATO INCONTROVERSO No tem o nus de se manifestar = FATO CONTROVERTIDO

-> FATO CONTROVERTIDO H questo de direito ou h questo de fato? S cabe recurso extraordinrio se for questo de direito. Revelia se d sobre questes de fato. Fixao dos pontos controvertidos, questo de fato. A diferena difcil de ser percebida. Melhor livro = Castanheira Neves, Danilo Knijnik. Os limites de uma questo de fato e de direito no so rgidos, podem depender do que a parte mostrar no processo. QUESTO DE DIREITO = existncia, validade, eficcia e interpretao de uma norma jurdica. Todo aquele fato previsto abstratamente. nus da prova - jurisprudncia do STF de 1957, ministro fala que questo de direito - STF. Existem trs situaes que embora no contestados o fato permanece controvertido. 1. Direitos indisponveis; 2. Quando o juiz solicitar; 3. Quando a lei exigir - art. 366. -> FATO RELEVANTE Para ser objeto da prova deve ser relevante - que pode interferir na sentena do juiz. Fato irrelevante (que no interfere na sentena) no tem valor nenhum para o direito probatrio. Fato impossvel? Bentham. Todo fato que se ocorresse violaria lei da natureza. Ele irrelevante. Fato improvvel? Que era possvel e por causa superveniente ficou impossvel. A matou fulano com tiro de arma s 11 da manh, no centro. Mas 11 da manh ele estava na PUC (libi). Prova do fato superveniente deve ser feita. 68

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Fato relevante todo aquele capaz de influenciar o magistrado.

-> FATOS DETERMINADOS: - Fato determinado todo aquele fato com caractersticas prprias capaz de distingui-los dos demais, - Se o fato for irrelevante ele no interessa para a prova. - Art. 286, CPC -> todo fato deve ser certo e determinado.

-> FATO INCONTROVERSO: - Ele faz parte do objeto da prova, pois ele capaz de influenciar o magistrado, ele pode usar um fato incontroverso na sua sentena. - o silncio de quem tem o nus de se manifestar. - A incontrovrsia nasce justamente pelo fato de quem silenciou deveria ter se manifestado. (silnciou quando deveria se manifestar). - Como a contestao uma resposta, o limite das inicias, ento na rplica a pessoa no precisa se manifestar, ento ela pode se silenciar. - O segredo da incontroversia o silncio de quem no poderia ter silenciado. - A presuno que gerada uma presuno relativa aquela que adimite prova em contrrio. - A revelia um fato incontroverso pois aquele que silenciou tinha o nus de se manifestar. - A consequencia do fato incontroverso, a presuno que os fatos que foram silenciados so verdadeiros presuno relativa, pois adimite prova em contrrio. - No h fato incontroverso nas hipteses do art. 302, CPC no h incontroversia nos direitos indiponveis. Tambm no haver incontrovrsia nos fatos do art. 366, CPC quando no so juntados os documentos que deveriam ser juntados. -> FATOS CONFESSADOS: - Ser estudado mais adiante, pois um meio de prova tpico.

-> PROVAS ATPICAS:


- Provas atpicas todas aquelas que no esto tipificadas na lei, no h uma previso legal sobre a sua aplicao. O legislador no se

Brbara C Coelho

69

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro aplicou a essas provas, no trouxe como elas deveriam ser aplicadas,.... - Ex.: Testemunha, Documentos,... -> uma prova propriamente TPICA que toda aquela prova que est tipificada. O legislador se preocupou em regulamentar. - No h uma segurana jurdica na sua aplicao, pois no esto previstas. - So provas totalmente eficazes.

1) PRIMEIRA PROVA ATPICA - FATO NOTRIO:


- pouco utilizado. - Art. 334, I, CPC -> No dependem de provas os fatos notrios (os efeitos da notoriedade no dependem de provas). A notoriedade do ponto de vista formal, no dependem de provam, mas do ponto de vista substancial, a pode ocorrer a produo de prova, o juiz ir definir. - Fato notrio no fato pblico, h confuso entre esses dois conceitos.

- Fato notrio: * No um fato conhecido por todos, um fato conhecvel, tem capacidade de ser apreendido; * Ele alm de ser conhecvel tem que ser compreensvel, no basta ele ser conhecvel e no ser compreensvel; * Ele tem que ser compreensvel por um homem de cultura mdia. * Essa idia de cultura mdia vai depender do tempo e do espao que esse fato se da. Est relacionada a aquela esfera scial que o fato vai se da. - Se o fato notrio, ele depende de prova se o juiz falar que quer a prova, ser feia a prova. Agora, o que aquele fato produz (os efeitos) no h a produo de prova.

2) SEGUNDA PROVA ATPICA PRESUNES


- H muita presuno no direito de famlia. - Todo mundo usa as pesunes mesmo no sabendo. - Art. 334, IV, CPC no dependem de provas o fato em cujo favor milita a presuno fato desconhecido (somente em relao ao 70

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro fato desconhecido no depende de prova). Porm, toda e qualquer presunes dependem de provas. - O que uma presuno? Quais os elementos que compe uma presuno - Toda e qualquer presuno composta de trs elementos: * Fato conhecido; * Nexo de causalidade; * Fato desconhecido. - O que est dispensado da prova, o segundo elemento nexo de causalidade. Porm, nenhuma lei dispensa a prova do todo conhecimento (sobre o qual a presuno se estabelece). EX.: batida atrs do veculo: - O que se quer saber e no se sabe o fato desconhecido. Se eu no consegui descobrir o fato, o que eu quero descobrir? No caso da batida de carro, se quer descobrir a culpa. - O fato conhecido a batida atrs do veculo. - Toda e qualquer presuno depende do fato constitutivo. - Quem quer quebrar a presuno tem que provar. - Na paternidade, o pai o fato desconhecido. A me absoluta, mas o pai relativo. O casamento o fato conhecido. Ento a presuno que o marido o pai uma presuno relativa, pois se adimite prova em contrrio. Ex.: Art. 163, CC - A presuno existente nesse artigo a presuno absoluta. - Fato desconhecido -> se houve ou no fraude. - Fato conhecido -> Tenho que provar primeiramente que ele devedor, depois, tenho que provar que ao dar a garantia ele se tornou insolvente. E, ao se tornar insolvente, ele agiu em fraude. - A presuno um todo, eu no posso eleiminar um fato conhecido da presuno. No posso considerar apenas o fato desconhecido. - H presuno legal (feita pela lei) e presuno judicial (feit apelo juiz). -> TIPOS DE PRESUNES: * LEGAL -> Pode ser ABSOLUTA OU RELATIVA. A RELATIVA pode ser SIMPLES ou de CONTRAPROVA VINCULADA.

Brbara C Coelho

71

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Legal, toda aquela presuno que est prevista na lei. Raciocnio presuntivo feito pelo legislador. -> Absoluta - conhecida pela expresso em latim iuri et iuri. Caractersticas: 1) No admite prova em contrrio, dessa forma o contraditrio ir existir quanto ao fato conhecido, mas no se admite prova em contrrio quanto ao fato desconhecido (no h contraditrio em fato desconhecido). 2) O juiz est vinculado a presuno se a presuno absolta ele no pode se convencer em sentido em contrrio. Ex.: Art. 163, CC -> presuno absoluta no se admite prova em contrrio. - So raras no direito, a mais comum a relativa. -> Relativa - conhecida como iuris tantum. Caractersticas: 1) Admite prova em contrrio. 2) Inverte o nus da prova Art. 6, CDC diz que haver a inverso do nus da prova, porm, no CDC ocorre a dispensa e no a inverso, mas a doutrina chama isso de inverso do nus da prova. O juiz por considerar o consumidor como hiposuficiente, dispensa ele do nus da prova, crianda assim, uma presuno judicial. No CDC no ocorre inverso e sim uma presuno judicial, pelo fato do consumidor ser hiposuficiente, ocorrendo assim, a dispensa do mesmo. Regra Geral: Embargos D. CDC A - C A - C (C) A - C R - I, M, E R - I, M, E (F) R Modificativo, Explicat.

- Impeditivo,

-> Relativa Simples admite toda e qualquer prova em sentido contrtio. -> Relativa Contraprova vinculada s admite a prova que a lei determina na lei, no pode ser qualquer prova como a relativa simple. Ex.: teste de partenidade s pode ser provada por exame da dna, no pode ser prova por testemunha, pois a prova restrita pela lei.

* JUDICIAL: - Tambm chamadas de presunes hominis. - Raciocnio presuntivo feito pelo juiz. - CDC um exemplo de presuno judicial.

Brbara C Coelho

72

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Para provar a boa-f no embargos de 3, tem que ir no registro de imvel, depois ir ao frum e tirar uma certido no nome da pessoa. Se o 3 provar que foi ao registro de imvei e que depois foi ao frum tirar a certido, o juiz ir pressumir que ele est de boa-f, pois ele fez tudo que deveria ter feito. - O juiz no pode usar uma presuno legal, de ofcio.

3) TERCEIRA PROVA EXPERINCIAS:

ATPICA

REGRAS

DE

- Art. 335, CPC -> possvel o juiz aplicar. - O conhecimento privado do juiz, no pode ser usado como meio de prova, pois o juiz no se diferenciaria de uma testemunha. Agora, se o autor vem e entra com uma ao que algum bateu atrs do seu veculo, porm o ru disse que mateve a distncia que deveria e que estava a 60 km/h. Mas, o juiz disse que ele tem culpa, pois em dia de chuva, deveria se andar mais devagar, pois a aderncia dos pneus em dias de chuva menor. Ento, o juiz pode usar isso, mesmo no estando nos autos, pois isso uma regra de experincia. - O tribunal julgou e est no acordo com base numa regra de experincia. Eu posso entrar com um recurso especial? uma questo de direito ou de fato? - A regra de experincia uma QUESTO DE DIREITO, ento no posso entrar com um recurso especial. Primeiramente pela sua redao, ela vai ocupar como silogismo o lugar da lei. Como no h lei, o juiz se vale dela. O juiz se vale dessa regra de experincia para argumentar/concluir sua sentena. - Toda presuno judicial tem uma regra de experincia. - A regra de experincia est acontecendo dentro dos casos normais.

4) QUARTA PROVA ATPICA - PROVA EMPRESTADAS:


- A prova documental no tem problema para a prova emprestada. - A questo est nas provas que foram construdas no decorrer do processo. - Para que uma prova seja trasladada existem 3 requisitos: 1) As partes tm que ser as mesmas o motivo pelas quais elas tm que ser as mesmas pelo questo do contraditrio, pois tu

Brbara C Coelho

73

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro no pode usar a prova conra algum no segundo processo, se ele no participou do primeiro. Isso seria inconstitucional. Mas segundo o prof. Darci, em termos, as partes no precisam ser as mesmas, e sim, o que deve ser igual contra quem a prova ser utilizada que deve ser a mesma, pois ele j participou do contraditrio (j teve a oportunidade de fazer contraprova,...). O princpio da economia processual no pode se sobrepor ao contraditrio. 2) Tem que haver uma identidade entre o o que se quer provar no primeiro processo e o que se quer provar no segundo processo. A identidade um dos pressupostos indispenssveis. Quanto mais prximos os fatos, maior o valor da prova emprestada, quanto menos prximos, menor ser o valor da prova emprestada. 3) A prova s pode ser emprestada quando for impossvel ou difcil a sua realizao no segundo processo. Se eu posso houvir novamente a testemunha, no h que se emprestada a prova, se eu posso fazer novaente a percia, no h porque emprestar a prova. - precisso que esses 3 requisitos estiverem presentes, se um deles no estiver, no se pode transladar a prova. - Se o juzo era incompetente no primeiro processo, se era incompetncia relativa, poderia transladar a prova, agora, se a incompetncia era absoluta, a prova tambm pode ser transladada para o segundo processo - Art. 113,2, CPC - A prova no um ato decissrio, portante havendo uma incompetncia absoluta, ela pode ser transladada, ento a prova no estaria manchada pelo vcio. - Se o primeiro processo nulo ou invlido, eu posso transladar a prova desde que essa nulidade ou invalidade no afete a prova, pois a a prova no estaria contaminada pelo vcio. Agora, por exemplo, se o vcio fosse na citao, a a prova estaria contaminada, pois um vcio na citao, ir contaminar todos os atos subsequentes. - Eu posso transladar uma prova que era de um processo penal, obtida por determinao judicial, para um processo cvel? Sim, pode ser levada, pois a prova ingressou no mundo jurdico sem nenhum vcio, ento, ela estaria apta para viajar de um processo para o outro, mesmo ela no podendo ser obtida sem autorizao pelo cvel.

-> COMPORTAMENTO PROCESSUAL DA PARTE COMO UM MEIO DE PROVA:


- Art. 273, II, CPC O juiz pode antecipr a tutela, caso haja abuso.

Brbara C Coelho

74

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Manifesto propsito protelatrio -> a parte fica fazendo pedidos, protelando o processo, a se o juiz notar isso, ele pode antecipar a tutela jurisdicional. - Todo o comportamento da parte antes da assinatura importante para ver se a parte est agindo de boa-f. O comportamento da pessoa de modo geral analisado no processo. Passou dos limites do processo e agora est no comportamento social. Todo o comportamento da parte importante, at antes mesmo de assinar o contrato. Qual a inteno da parte em praticar o ato (vcios de consentimento). - O juiz tem que observar o comportamento da parte, para ele ver como a parte se comportou para a obter da prova. - Art. 59, CP observa o comportamento da vtima, na hora de aplicar a pena. Vida pregressa da pessoa. O comportamento importante fora do processo. - Art. 230 e 231, CC -> se um filho requer a investigao de paternidade e o pai se recusa a fazer o exame, o juiz ento considera que esse comportamento cria uma pressuno que ele o pai. Ento, com base no comportamento omissivo do pai, foi criada a pressuno de que ele o pai. Caso ele queira quebrar essa pressuno, s ele fazer o exame. A recusa no pode beneficiar aquele que se nega a realizar o exame. O juiz valora o comportamento omissivo e cria a favor do menor a presuno de veracidade, de paternidade. Como no fez o exame presume-se que ele pai. Se no conseguir quebrar, pata todos os efeitos ele pai. -> O Comportamento da parte pode ser: (mas qual a importncia do comportamento da parte?) - H critrios, por Darci Ribeiro: 1) Pode ser Obrigao -> A parte est obrigada a se comportar nesse ou naquele sentido quando o seu comportamento estiver relacionado a um prejuzo. Quando o seu comportamento gerar para a parte contrria um prejuzo, e ento ela obrigada a se comportar neste ou naquele sentido. Dever de prestao para o outro. Ex.: Art. 18, litigncia de m f, as pessoa tem o dever de agir de boa f. Art. 601, na execuo. No caso da nomeao a autoria, ru tem a obrigao de nomear, seno deve indenizar (art. 69).
A.

2) Pode ser Dever -> Quando est eliminada a possibilidade de uma conduta diversa. Art. 14, CPC dever de probidade, a parte tem o dever de se comportar de boa-f no processo, o juiz pode cumular com a sano do nico, art.14

Brbara C Coelho

75

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro como conjuntamente com a multa do art. 18. No bis in idem porque elas tm natureza diversa. No art. 273, II Deveres de comportamento processual. 3) Pode ser nus -> A pessoa tem o nus de se comportar nesse ou naquele sentido. Prova nus. Como nus, ningum pode me exigir uma conduta. Se eu no realizar, somente eu vou estar prejudicado. No caso da revelia (art. 302, CPC) um exemplo de nus se a parte no se comportar naquele sentido/ no se manifesta, ento ir ser pressumido verdadeiro. nus, no um dever nem uma obrigao, somente ela ser prejudicada. uma carga, um trabalho que a parte deve realizar para obter uma vantagem processual. O exerccio de uma faculdade como condio para a consecuo de um interesse. A no realizao de um nus prejudica nica e exclusivamente aquele que no realizou o ato. Ningum pode exigir uma conduta, assim, se no realizar, prejudica a parte, p.e. prova, processo. Quer? Te comporta nesse sentido. O caso da revelia, um nus, se a parte no se comportar, se manifestar, presume-se verdadeiro o que o autor afirmou. Se ela no praticar esse ato somente ela estar prejudicada.

- A primeiroa pergunta que o juiz deveria fazer : ele tinha obrigao? Dever? ou nus? de se comprotar. Critrio objetivo. Para saber com base nisso, as consequcias que o juiz poder extrair num caso concreto. - No caso concreto fcil ao juiz observar a conduta da parte, assim ele analisa se um dever, uma obrigao ou um nus. Esses so os critrios objetivos. A partir disso, o juiz analisa quais as conseqncias jurdicas.

NUS DA PROVA:
- Os romanos criaram essas normas: se o autor no provar, o ru estar absolvido. - Se o autor no provar, o ru estar absolvido. - O nus da prova do autor. 76

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Porque se dividiu o nus da prova? Porque no se permitiu mais que apenas uma das partes tivesse sobre seus ombros. Est ligado ao critrio de equidade. - O nus da prova deve ser distribudo, pois ele est reacionado a equidade. Os critrios para distribuio do nus da prova so: * CHIOVENDA -> Interesse que a pessoa tem em juzo (mais subjetivo). *???? -> * CARNELUTTI -> de acordo com o fato afirmado pela parte. com base no interesse difcil, porque ambas as partes tem interesse. Ento, ele divide de acordo com o fato alegado pelas partes. a teoria que adotamos, art. 333 leva em considerao os tipos de fatos. - Art. 333, CPC nus subjetivo da prova leva em considerao o fato ( mais objetivo). - Fato constitutivo o fato gerador. o fato em cima do qual o AUTOR quer extrair as consequncias jurdicas. - Fato impeditivo fato que ir impedir a produo do efeito. Compete a quem alegou provar. Fato apresentado pelo ru que ir impedir o produo do efeito. - Fato modificativo modifica originalmente. - Fato extintivo se tu diz que pagou prova mostra um comprovante. Comporvou ento acabou. RU. Ex.: recibo de pagamento. - No se pode mudar a pessoa que deveria porvar mudar o nus da prova -> porva diablica. No podemos dar o nus da prova quele que no deveria provar (probatio diabolica). No podemos dar o nus da prova em que difcil fazer. No pode confundir com fato omissivo. - Uma pessoa bate no meu carro e foge. A quem compete a prova que a pessoa fugiu? Compete a quem alegou que essa pessoa fugiu, porque fato constitutivo. - Existe o nus subjetivo: Art. 333 o nus da prova distribuido conforme a posio que a parte ocupa no processo. - Art. 130 nus objetivo o juiz pode buscar prova de ofcio. O que importa aqui o convencimento e no quem produziu o convencimento. - Iniciada a audincia preliminar agora, o juiz diz inicialmente que ir produzir a prova pericial. O juiz agiu de forma correta? No, pois o juiz s pode usar o nus objetivo (buscar prova de ofcio) de forma subsidiria. Ele no pode ter a iniciativa probatria. Primeiro o nus subjetivo e complementarmente o nus objetivo. Mesmo as partes no

Brbara C Coelho

77

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro querendo a prova pericial o juiz decide produzir pois ele julga necessrio para sanar a dvida. - Se juiz na hora da audincia preliminar, o juiz diz inicialmente que realiza a prova pericial de ofcio? No, pode buscar de ofcio, mas somente de forma complementar. No pode ter ele a iniciativa de provar complementar.no pode se sobrepor s partes, mas no pode sentenciar com dvida. Hoje no h mais o non liquet (no est claro). Aulo Glio - Noches Aticas (foi magistrado), uma vez a prova era muito boa no tinha problema na sociedade o autor, mas o outro tinha prova boa e s fazia falcatrua e proferiu a sentena no est clara, non liquet. - O juiz hoje tem o dever de julgar, e se no estiver convencido, pode usar seus poderes para pedir prova. - Teoria da carga dinmica Bentham, no leva em considerao o fato afirmado, e sim a distribuio do nus da prova tem relao facilidade, mas ento deve se desconsiderar o art. 333. Para essa teoria, a distribuio do nus da prova segundo a proximidade e facilidade. Para quem fica mais fcil que deve provar. Tem o nus de provar aquel que est mais prximo, que tem mais facilidade. O CDC utiliza essa teoria, pois para quem fica mais fcil provar que a barra de direo estava com defeito. mais fcil para o ru provar, pois ele que est mais prximo da prova. Ns no temos essa teoria positivada, mas os tribunais tm adotado em suas decises. Quem determina o juiz, no incio do processo quem deve apresentar o qu. O CDC aplica a teoria da carga dinmica, mais fcil para o ru/ fornecedor provar o defeito. Essa teoria distribui de forma mais equnime. No temos essa teoria positivada mas os tribunais tm utilizado, o novo CPC vem assim. - Ex.: Onibus com roleta, a pessoa passou pela roleta e mais adiante o cobrador pede o comprovante, pessoa no achou. A quem compete o nus da prova? Ao cobrador, pois como ele passou a roleta cria-se uma pressuno de pagamento, pois s pode passar a roleta quem pagou, ento se eu estou aqui porque eu paguei. - Ex.: No caso do nibus sem roleta de poa para lajeado. O nus da prova tembm do cobrador, pois teoricamente eu s posso subir no nibus depois de mostrar a passagem.

-> SISTEMA DE VALORAO DA PROVA

Brbara C Coelho

78

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -Existem 3 sistemas: 1) Sistema Tarifrio -> significa dizer que toda a prova tem o seu peso pr determinado. O juiz no pode escapar do peso pr determinado por lei. Existe isso no nosso cdigo hoje. Ex.: art. 366 questo da propriedade que ela s pode ser provada por documento pblico levado ao cartrio, nenhuma prova pode substituir essa; Adoo para se provar somente mediante documento pblico. 2) Sistema Livre da Prova -> sistema de valorao livre da prova. O juiz no tem vnculo nenhum, idependentemente da lei ele pode atribuir o valor que ele quer para a prova, e ele no precisa fundamentar. Decises idependentemente de fundamentao. Ex.: Juri pois quem condena ou absolve no juri o corpo de sentena. 3) Sistema da Persuao racional da prova -> o que est no art. 131, CPC. O juiz pode escolher a prova que ele quiser, ele livre, porm ele sempre dever fundamentar a sua escolha. Esse sistema o que o Brasil adota. -> O destinatrio direto da prova o juiz, e os destinatrios indireos da prova so as partes que as produziram. O juiz na sua fundamentao deve convencer as partes que escolheu as provas que o convenceram.

DEPOIMENTO PESSOAL: (art. 342 347)


- Depoimento pessoal quando as partes vo a juzo apresentar o seu ponto de vista, a sua viso/verso dos fatos. - No considerado como meio de prova, visto que o depoimento no vai ser utilizado na sentea, pois o normal que todo mundo vai a juzo falar bem de si mesmo. Agora quando algum vai a juzo e fala algo contrrio ao seu interesse a isso confisso. Na fundamentao o juiz no pode usar o depoimento, ele vai usar na fundamentao a confisso. - A finalidade do depoimento pessoal tentar a confisso, ou para que a parte no comparea para ento falar que confisso. - O depoimento pessoal a fase em que se tenta a confisso. o meio utilizado para conseguir a confisso. - O depoimento pessoal muito relevante.

Brbara C Coelho

79

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -> LEGITIMIDADE PARA PRESTAR O DEPOIMENTO: - Quem tem legitimidade para prestar depoimento pessoal as partes - autor e ru. - Uma pessoa que deve prestar depoimento pessoal e no vai, a essa pessoa aplicada pena de confesso. - Depoimento pessoal ato perssonalssimo. - No que se refere aos fatos controvertidos o juiz pode perguntar o que ele quiser. Tudo que for relacionado ao processo no h limite de pergunta. - Substituto processual (art. 6) -> quando algum vai pedir em nome prprio defender direito alheio -> ento ele parte, pode prestar depoimento. - Sucessor (art. 42 e ss) -> quando algum sai do processo e ele assume. Ele parte, pode prestar depoimento. - Me que pede alimentos em nome do filho (representante) -> representante no parte, ele pratica um ato em nome de outrem, ento, no pode prestar depoimento. Representante uma forma de suprir uma incapacidade. O autor nesse caso o filho, como ele menor, ele no pode prestar depoimento, pois para menores no se aplica a pena de confesso menor no pode confessar. A me no parte. A me e o menor podem ser ouvidos, mas jamais como depoimento pessoal. - Pessoa Jurdica -> PJ um ente que no existe no mundo dos fatos. Quem presta depoimento o presentante legal (ele personifica a pessoa jurdica, ele emprestou o corpo para a PJ, ele a PJ, fala em nome dela e no em nome da pessoa fsica) e no o representante. A PJ precisa de um corpo para veicular o atos/fatos no mundo fsico. - Advogado -> o representante do cliente, por essa razo ele no pode prestar depoimento pessoal. - Existe interrogatrio no cvel? SIM. - Caractersticas do Interrogatrio e do Depoimento: * INTERROGATRIO: - Art. 342, CPC - O juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. - Interrogatrio (instituto) no tem nada haver com o verbo interrogar. - Quem requer o interrogatrio somente o juiz e ningum mais. - O interrogatrio medida execpional. - Cabe interrogatrio quantas vezes o juiz achar necessrio. 80

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Sempre que parte vier esclarecer algum fato aps do depoimento. - A parte tem o dever de aparecer no interrogatria, ento, quando a ela no comparece ao interrogatrio ela no est cooperando com o juiz para o andamento da ao, ento ela pode ser sancionada por isso. (art. 340, I, CPC).

* DEPOIMENTO PESSOAL: - Art. 343, CPC - Quando o juiz no o determinar de ofcio, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrog-la (no sentido de perguntar) na audincia de instruo e julgamento. No posso pedir o depoimento do meu cliente, pois a finalidade obter a confisso. - Depoimento pessoal ( o instituto) no tem nada haver com o verbo depor. - O depoimento pode ser requerido por qualquer uma das partes ou pelo juiz. - o depoimento medida rotineira. - Cabe o depoimento apenas 1 vez, o autor s presta um depoimento e o ru 1 tambm. - Parte no comparece, pena de confesso para ela. O nome correto seria pena de incontrovrsia. Na incontrovrsia e na confisso existe presuno relativa, que admite prova em contrrio.

* PENA DE CONFESSO Requisitos: - ART. 343 1 Maioridade/ capacidade civil Requerimento se no houver o requerimento das partes ou do juiz, ela no pode ser aplicada. o Autor na petio inicial o Ru na contestao o Juiz de ofcio Intimao pessoal OBRIGATRIA No mandado deve estar POR EXPRESSO que ser aplicada a pena de confesso. Para algum, sofrer conseqncias jurdicas necessrio que pessoa saiba as conseqncias Quando algum no comparecer, ou comparecer mas injustificadamente deixa de responder. Art. 347 pessoa est escusada de responder 81

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro H diferena entre no comparecer e no responder? Sim. A pena de confesso, no caso de no comparecimento aplicada na prpria audincia, enquanto que no caso de a pessoa no responder, aplicada na sentena. Assim, caso o juiz aplique NA AUDINCIA a pena de confesso para aquele que deixou de responder est errado, porque o momento processual errado, deveria aplicar na sentena. Est escusado de depor sobre (art. 347): I Fatos criminosos que so imputados, p.e., pessoa vende duas vezes o mesmo terreno, o segundo o registra e o primeiro entra com ao. O juiz pede se ele vendeu duas vezes o mesmo terreno e ele se escusa de responder. A escusa legtima? No, porque o inciso I do art. 347 do CPC s pode ser aplicado quando o fato no for essencial para a resoluo da lide. PARA FATO PRIMRIO NO CABE ESCUSA, ento seria ilegtima nesse caso. II Sigilo. O sigilo uma garantia para todo e qualquer cidado. Ex. o psiclogo, durante o tratamento e no momento das consultas, mantm relaes sexuais com a paciente. A esposa dele descobre e entra com processo de separao. Se perguntado sobre relaes, perante o juiz, pode se escusar? No pode, porque se trata de caso do art. 347 U. no entanto, se mulher entrasse com ao indenizatria contra o marido por danos morais, ele poderia se escusar de responder.

CONFISSO
Pode ser de dois tipos: *Judicial (em juzo) Provocada ocorre no depoimento pessoal Espontnea fora do depoimento pessoal * Extrajudicial (fora de juzo) Versa sobre FATOS CONTRRIOS AO INTERESSE DA PARTE. No art. 349, a nomenclatura est errada, porque a parte no admite, mas confessa. A admisso um instituto jurdico que ocorre apenas para fatos incontroversos, um passo anterior confisso, porque pode ocorrer no silncio. Na confisso, a parte DECLARA. Se exige para tal um ato, uma exteriorizao de vontades. Art. 334, I e II.

Brbara C Coelho

82

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro Se h confisso no cabe prova testemunhal, incontroversos (caso da admisso), cabe. j para fatos

Pode o advogado confessar? Ele pode, se tiver poderes especiais conforme o art. 38. Mas na pode confessar provocadamente, porque esse tipo de confisso decorrncia do depoimento pessoal e ele no pode prestar em nome das partes. Pode o litisconsorte confessar? Sim, mas no comunica com os demais litisconsortes, no atinge os outros. Se for litisconsrcio unitrio, parte da doutrina diz que a confisso de atingir o outro. No caso de imveis o U do art. 350 mais claro.

Art. 351 direitos indisponveis Art. 352 causas que posso revogar confisso Erro/ dolo/ coao. H 4 causas, porque o erro pode ser de direito e de fato. Mas essa diviso no mais utilizada atualmente porque depois de 2002, com o cdigo civil temos o art. 214 do CC dispondo que somente h revogao por duas causas ERRO DE FATO ou COAO. Estamos diante de uma antinomia. Qual das duas regras deve ser aplicada? Hierarquia superior aplica antes de hierarquia inferior (CC e CPC); Regra posterior antes de regra inferior (CC, porque de 2002); Regra especial antes de regra geral (o CC norma especial porque a confisso ato jurdico e porque est tratando de vcios de consentimento). Ento, aplica a regra do cdigo civil. Hoje mais fashion aplicar CC. Diz-se que o art. 214 revogou o caput do art. 352 do CPC, ficou apenas dois motivos.

Obs.: A confisso um ato jurdico SS e no um negcio jurdico, porque nesse as partes podem predeterminar os seus efeitos e no ato SS os efeitos incidem independentemente de predeterminao. Declara-se e os efeitos da lei incidem porque a confisso indivisvel. S na indivisvel quando ela qualificada, agrega fato novo (art. 354). Art. 352 I Ao anulatria

Brbara C Coelho

83

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro II Ao rescisria, se pai morreu e filhos descobrem documento os filhos podem entrar com rescisria. No! Por causa do U, porque ato personalssimo. Art. 213 CC Quem pode confessar? Capaz Advogado com poderes especiais Me pode? NO! Incapaz no tem disposio sobre direitos. A me tem poderes de gesto e no de disposio. O advogado com procurao tem. Ex. entra com ao pedindo por 4 000 reais que foram emprestados. confisso? No! Isso se chama reconhecimento jurdico do pedido. CONFISSO RECONHECIMENTO JURDICO DO PEDIDO Art. 348 e SS. CPC Art. 269, II CPC Meio de prova Causa extintiva do processo Ambas as partes podem confessar Somente o ru pode reconhecer juridicamente o pedido, na contestao (o autor pode renunciar) A confisso se d sobre os FATOS, Pode tanto para questes de fato no sobre questes de direito quanto para questes de direito. Ato jurdico SS Negcio jurdico processual Quando ocorre o processo Quando ocorre o juiz extingue o continua processo com julgamento de mrito Se o ru reconhecer juridicamente o pedido, o juiz no pode se convencer do contrrio e fica impedido o recurso porque falta interesse jurdico para a parte. Na pode praticar uma ato num sentido e querer a conseqncia jurdica em sentido contrrio. Para confisso e renncia vale a mesma tabela, o que muda que RJP feito pelo ru e renncia feita pelo autor.

* EXIBIO DE DOCUMENTO OU COISA Art. 355 pode pedir que exiba. Existem dois tipos: Incidental (art. 355) no precisa de cautelar, para exibio durante o processo; o juiz pode determinar de ofcio a exibio. No uma ao na forma de uma simples petio e no precisa ser petio inicial.

Brbara C Coelho

84

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro

Medida cautelar (art. 844) assegura futura produo de prova documental, no processo, com base nele (no documento) prope ao principal. As hipteses do 844 so meramente exemplicativas. uma ao, ento deve ser feito atravs de uma petio inicial.

Juiz pode pedir/ordenar prova documental de ofcio (a exibio de documentos de ofcio), mas deve ser uma ao cautelar.. As hipteses de cabimento de cautelar esto no art. 844 e valem para ambas as formas, porque est mais completo. O requerimento pode ser contra qualquer das partes ou contra terceiros. - Esse pedido pode se dar tanto em relao a parte contrria (at art. 360) ou a exibio de documento ou coisa pode ser em relao a um terceiro (360 e ss). - Art. 356 - A pessoa tem que identificar o que ele quer que seja exibido e deve falar as razes pelas quais ele quer que se exiba (qual a importncia para o processo). - Art. 357 5 dias para exibio de documentos ou coisas. - Art. 358 estabelece em quais hipteses a pessoa pode se escusar de exibir os documentos. - Art. 359 se fica provado que ele tem o documentos, mas no quer juntar (no quer exibir), silencia, ir ser presumido verdadeiros os fatos que o requerente da medida expe. Cria a favor do requerente a presuno de veracidade. - Art. 360 10 dias para o 3 exibir os documentos ou coisas. - Art. 361 deciso interlocutria e no sentena como fala o artigo. Se o 3 silenciar, o juiz ir marcar uma audincia, o 3 ser intimado a comparecer e a o juiz ir decidir a sorte do 3. Pois pode que o 3 se enquadre nas hipteses do art. 363, as quais o 3 pode se escusar da exibio. - Art. 362 Juiz determina que o 3 exiba os documentos mas ele no o faz, ento o juiz expede um mandado, inclusive se necessrio requer fora policial. Nesse caso do 3, no tem a hiptese de presumir a veracidade se ele no expe os documentos. - Art. 363 hipteses de escusa de 3 na exibio de documento ou coisa.

PROVA DOCUMENTAL
- uma das provas mais antigas que tem. 85

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Quando que a prova documental deve ser apresentada? - Art. 366 na petio inicial quando for autor. - Art. 3 Ru na contestao. - Quando for documento novo, ele pode ser apresentado quando ele surgir, no precisa ser quando a lei manda. Documento novo aquele documento que havia uma causa que impedia ele de estar no processo. (documento que estava no testamento, eu s posso saber o que estava no documento quando o testamento for aberto, ento ele se torna documento novo quando ele pode ser inserido no processo). Ou, documento novo aquele que criado. NO documento novo um documento que eu descobri depois, mas ele no tinha nenhuma causa de impedimento, isso caracteriza documento esquecido, no pode mais ser usado. - Art. 367 Fato ocorrido aps a inicial (se for autor) ou aps a contestao (ru), pode ser usado como documento novo. - Documento pode ser entendido no sentido estrito - toda e qualquer que escrito em papel ou semelhante (olhar no livro prova atpica conceito de documento eletrnico). O conceito de documento ir variar (Nota 456, 457, 458 e 459 do livro prova atpica formas de classificao de documento). - Identificar documento com relao a sua durao (Moacir Amaral Santos) isso vigora hoje. - Posso propor o recurso por fax? Propor o recurso eu posso, mas o fax no considerado documento. Se ele fosse considerado um documento no teria sentido ter que mandar o orignal (com fax preciso juntar o original a o original sim um documento). O recurso interposto por fax serve apenas para segurar o prazo. - O documento eletrnico se enquadra num conceito de documento em sentido lato. - O conceito de durao muito complicada. - H um sistema que certamente vai perdurar que todos os documentos eletrnicos estaro armazenados em nuvens outros compurtadores, nada ser armazenado em casa. (hoje isso no existe ainda). - Conceito: Documento todo e qualquer registro fsico capaz de identificar um ato ou um fato no tempo ou no espao. Ex.: pen drive pode ser considerado como um documento. - Todo e qualquer documento, deve ser analisado em duas perspectiva: * No seu elemento interno/intrnseco -> declarao de vontade ali contida. * No seu elemento externo/extrnseco -> a sua formalizao. 86

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro Isso vai variar de documento para documento. A declarao ali dentro contida muito importante - Os documentos podem se dividir em dois tipos: * Documentos PBLICOS so raras as hipteses que se pode tocar o documento pblico original, no se anda com quase nada original. A palavra certido retira a originalidade do documento. A identidade, no original uma vez que possvel fazer a segunda via (cpia). Tudo que possvel fazer segunda via, no original. Art. 364 Art. 365 fazem as mesmas pova que o original -> certides (so as cpias autncitas do original), Smula ou Extrato ( o resumo do documento de forma autntica, so sinnimos, mas cada uma tem a sua aplicao), Reproduo de documentos pblicos.... Exceo (IV) onde o advogado tem f pblica as cpias reprogrficas do processo feita pelo advogado, so consideradas originais sem a autenticidade da mesma. Um documento pblico quando: (requisitos) * realizado por um funcionrio pblico * no exerccio de suas funes Caracterticas: - pblico quando goza de f pblica. F pblica de um documento no reside no elemento intrnseco, e sim no elemento extrnseco. O documento pblico faz prova de sua materializao e no faz prova do contedo. O elemento intrnseco no goza de f pblica s o elemento extrnseco que goza (assinatura, carimbo....). A f pblica faz uma presuno de veracidade, mas uma presuno relativa pois admite prova em contrrio. * Documentos PARTICULARES todo aquele documeto feito por pessoas que no sejam funcionrios pblicos no exerccio de suas funes. Pode se apresentar de vrias formas. Art. 371 I -> o dumento pode ser feito e assinado pela prpria parte. (uma das formas de apresentar o documentos). II -> Outra forma quando ele no feito pela prpria parte, mas assinado por ela. III -> Ou ainda, a parte faz o documento, mas no o assina (so os escritos domsticos uma agenda, bilhetes,...). IV - A ltima hiptese quando a parte no faz o documento, no o assina e mesmo assim pode valer como prova contra ela. Ex.:

Brbara C Coelho

87

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro livros contbeis ( um livro que no feito pela parte, assinado pelo contador e vale como prova contra a parte). Tanto um como o outro, podem se apresentar de vrias maneiras. O que causa mais impacto, o documento apresentado na sua forma original.

-> Art. 370 - A data do documento, traz critrios para a identificao da data. Quando o documento datado. -> Art. 374 e 375 Esta em desuso em virtude da tecnologia. Trata sobre telegrama, foneograma, radiograma,... -> Art. 376 Entende-se por carta, tambm um e-mail, uma agenda. Ex.: quando eu escrevo em algum lugar que tenho que depoisitar 5 mil na conta da Vanda em data tal, esse documento considerado como um documento particular e esse documento tem valor contra quem o esceveu (a favor no tem valor, no vale). Documento pode ser fita cassete, foto,... tudo isso considerado prova documental. Tem-se que cuidar para no fazer alguma prova que sirva a favor do outro. -> Art. 377 Tambm tem o mesmo valor do anterior. -> Art. 383 Tem que ser combinado com o art. 384 e 385. A prova fotogrfica pode ser, hoje, em virtude da tecnologia, facilmente manipulada. Como se faz para emprestar fidelidade para a prova que traz a fotografia (para dizer que ela no foi alterada)- quando entra uma fotografia sem o negativo? A lei regulou no cdigo (art. 385) quando o mtodfo era o antigo, que era preciso juntar o negativo. Hoje, Quando a fotografia for digital conveniente juntar o chip, como um critrio a mais para provar a veracidade. Em caso de celulares, juntar o chip tambm, pois hoje praticamente todos os celulares possuim a memria externa. -> Art. 387 Falsidade. Uma vez declarado falso o documento seja ela pblico ou particular, cessa a f do documento. Ex.: apresenta foto em frente a uma casa, mas a casa no do casal, a casa existe, mas a prova falsa.

Brbara C Coelho

88

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro O autor entra com uma ao. Eu como advogado do ru entro com uma ao alegando falsidade que o documento e a assinatura ali presente so falsos. Na sentena o juiz diz que o documento ir permanecer, pois o ru no fez prova referente a falsidade dos documentos. Agiu corretamente o juiz? A deciso do juiz estaria correta no que se refere ao contedo, mas estaria errada ao que compete a assinatura, pois segundo o art. 389 a prova da assinatura no compete a quem alegou . Quando a parte alega falsidade, a falsidade pode se dar de dois tipo. Prestar ateno no art. 389, uma exceo bastante usada e importante.

-> ARGUIO DE FALSIDADE DE DOCUMENTO: -> Art. 372 c/c 390 devem ser lido em conjunto. - possvel arguir em qualquer fase de jurisdio, no significa dizer que se pode arguir a qualquer hora. - O autor entrou com ao o ru contestou o processo tramitou teve sentena. O advogado constata que teve um documento que era falso e argui isso na contestao. Voc como relator acolheria essa arguio de falsidade de documento? No, pois, mesmo sendo possvel arguir em qualquer fase de jurisdio, no significa dizer que se pode arguir a qualquer hora. Pode arguri quando os requisitos para arguir naquele momento sejam preenchidos.

* Quando preenchidos os requisitos no 1 grau: - Quando cabe em primeiro grau a arguio? Qual o prazo? O prazo na contestao. Na primeira oportunidade que a parte se defronta com o documento (quando toma cincia). - Quando a prova documental apresentada? Na inicial e contestao. - Se o ru juntou o documento, qual o prazo para para o autor fazer a arguio? No prazo de 10 dias. Na rplica que o momento que o autor se defronta com o documento.

* Preenchidos os requisitos no 2 grau: 89

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Quando o documento for apresentado posteriormente, quando for apresentado um documento novo. - Nas contra razes o apelante pode arguir a falsidade do documento.

- O documento pode surgir na audincia de instruo e julgamento? Como regra no. Mas pode ser apresentado quando o valor do documento se deu importante para o processo a partir do depoimento da testemunha. Se usa o documento como uma contra prova. A necessidade desse documento se deu a partir do que a testemunha falou. Ex.: foto que apresentada na audincia de instruo e julgamento, para provar que a testemunha estava mentindo em seu depoimento. Se defende de uma alegao feita pelo outro.

- Qual o precedimento para a utilizao da prova: Em qualquer uma das modalidades de arguir a falsidade, se aplica o art. 394 o processo fica suspenso para o processo. - 1 modalidade - Art. 391 -> Se for oferecido antes de encerrada a intruo, se faz uma petio fundamentada expondo os motivos. Pelo art. 392 O juiz determina que a outra parte seja intimada (a outra parte ir se manifestar). O juiz no pode marcar diretamente a prova pericial, porque a parte pode retardar o levantamento do documento. - 2 modalidade - Art 393 -> Depois de encerrada a instruo eu posso arguir a falsidade, mas a forma de arguir com um procedimento prprio, petio fundamentada. Aqui tambm se aplica o art. 392 igual a de cima. O processo tambm fica suspenso. - Qual a naturezado da sentena do juiz? E qual a natureza do recurso? - Art. 395 A deciso do juiz interlocutria, e no ; sentena (1, art. 162 s quando extinguir a elao processual). O recurso no apelao. agravo.

PROVA TESTEMUNHAL
* Conceito de testemunha: - Testemunha conhecimento dos fatos. todo 3 no processo que tem 90

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro * Quem pode ser testemunha? - Art. 405 -> toda a pessoa que seja capaz e no suspeita e no impedida pode ser testemunha. -> No pode depor como testemunha: (art. 405) * Incapaz (1): I -> uma pesso que tem mal de alzheimer em estgio avanado considerado incapaz. II -> uma pessoa com epilepcia. III -> menor de 16 anos, ele no pode ser testemunha, mas pode ser informante (informante no tem compromisso em dizer a verdade), segundo o ncio, 228, CC que revogou o 4 deste referido artigo. A diferena prtica entre uma testemunha e um informante no existe, pois o juiz pode tanto acolher odepoimento da testemunha ou do informante. Na prtica tudo uma questo de olho no olho. Ningum pode se valer de um processo, e no ter nenhuma consequencia para coagi-lo ou ao menos para dizer a verdade. Quem mente num processo deve responder por isso, pois ningum pode ir e falar escancaradamente o que quer/mentir. Inclusive o Estado (governo) deve falar a verdade, se ele falar alguma coisa que no seja verdade, seja no mbito interno ou externo, ele ir responder por isso (quem defende isso um alemo). IV -> um cego ou um surdo podem ser testemunha, o que no pode acontecer ser indagado sobre o que falta. No 4, diz que se for extritamente necessrio o juiz pode escutar o impedido ou suspeito. (do incapaz ele no fala nada). Para a lei, diz que a pessoa que tiver 15 anos incapaz e no passa nem na necessidade a ser capaz. O ncio do art. 228 do CC, refoga o paragrafo 4, do art. 405 CPC, ento, o juiz pode ouvir como infomante uma pessoa menor de 16 anos. *Suspeito -> quem j foi condenado por falso testemunho, no poder ser testemunha, pois no digno para tanto. * Quando cabe a prova testemunhal? - Art. 400 -> Sempre cabe a prova testemunhal, desde que a lei no disponha em sentido contrrio. * Quando o juiz est habilitado a indeferir a prova testemunhal? - Quando j houver prova documental e o documento j prova aquele fato que, ento, a testemunha est dispensada. 91

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Se a parte j confessou ela no pode trazer uma testemunha para anular a sua confisso, a lei proibe. Diante de uma prova de cinfisso, a prova oral se esvainece. * Quando uma testemunha est escusada de depor? - Art. 406 -> diz quando uma testemunha no precisa depor. * Quando e Quntas testemunhas eu posso arrolar? - Art. 407, ncio -> eu devo arrolar uma testemunha quando o juiz fixar prazo, quando ele no fixar prazo, eu posso arrolar at 10 dias antes da audincia de instruo e julgamento. Posso arrolar 3 testemnhas para cada fato, no mximo de 10 testemunhas. Para o prof. Darci esse artigo estaria revogado, pois o autor j deveria juntar o rol de testemunha na audincia preliminar e o ru na contestao. * Quando posso substituir uma testemunha que j estava arrolada? - Art. 408 -> trata da substituio da testemunha. Posso SUBSTITUTIR somente nessas 3 hipteses: quando a testemunha venha a falecer (preciso fazer a prova do bito, para poder substituir), ou por grave enfermidade no tenha condio de comparecer ou ento, quando mudar de residncia (mudana de endereo) e por isso no foi encontrada (aqui entra em ao outro critrio - art. 412 se o advogado diz que vai levar testemunha independentemente de intimao, o risco exclusivamente do advogado, e no pode substituir, no trouxe perde a testemunha. Se for funcionrio pblico.... 3 diz como se faz a intimao). Se o oficial de justia diz que esse endereo realmente no existe, a sim o juiz pode substituir a testemunha isso para as testemunhas que foram intimadas). S posso DESISTIR de uma testemunha com o consentimento da parte contrria. Se a parte contrria no consentir, o juiz deve ouvir a testemunha.

EXCEES DA PROVA TESTEMUNHAL: - Art. 401 -> No se pode provar exclusivamente por testemunha a existncia de um contrato cujo valor exceda o dcuplo (10X) do salrios mnimos. - Art. 402 -> S uma parte dele exceo. O inciso I do 402 (que trata da prova testemunhal como uma prova complementar, e no exclusiva, pois j h um incio de prova documental) no tem nada haver com o artigo 401 (que fala da prova exclusivamente

Brbara C Coelho

92

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro testemunhal). Ento, no uma exceo ao 401. O inciso II uma exceo ao 401, pois este est dizendo que pouco importa o valor do contrato, poder haver prova exclusiva testemunhal. EX.: Pai empresta dinheiro para um dos filhos. Este pai falece. O outro irmo, que no recebeu emprstimo, pergunta para o outro irmo se ele no ir devolver o emprstimo. O segundo irmo entra com uma ao dizendo que o outro irmo j recebeu adiantado a sua parte. Como ele ir fazer a prova de que o outro irmo j reebeu? Nesta hiptese, o irmo pode comprovar que o iormo j reebeu o emprstimo, exclusivamente por testemunhas, pois nestes casos de parentesco no h documento escrito, no tem como exigir prova documental. Ento quando h a relao de parentesco cai no inciso II, do artigo 402. O legislador abre essa hiptese de poder provar exclusivamente por testemmunha. - Art. 403 -> Agora, quando h um documento, por escrito, do emprstimo, possvel fazer a prova da extino exclusivamente por prova testemunhal. Para a extino eu vou aplicar as mesmas normas no art. 402. -> Prova exclusivamente testemunhal que foi induzida ao erro? Pode fazer uma prova exclusivamente testemunhal que a testemunha foi induzida ao erro num contrato que exceda o dcuplo? Quando quero provar um erro, quero provar um vcio de consentimento (que est no plano da validade) ou seja, o contrato j existe, ento eu posso provar exclusivamente por testemunha, o que diz o 401 que no posso provar a EXISTNCIA de um contrato quando o valor exceda o dcuplo.

-> Art. 409 Quando o juiz for arrolado como testemunha, ou ele desiste de dar seguimtento ao processo, ou no testemunha. -> Art. 410 testemunhas prestam depoimento na audincia perante o juiz da causa. H excees: I II ouvidas por carta, noprecisa obrigar uma pessoa de So Paulo a vir para POA testemunhar. O juiz manda uma carta precatria para SP, essa carta deve ser paga em POA e se distribui. Testemunha intimada a comparecer naquele juzo, ela ouvida l e depois enviada. III Se a testemunha est no hospital, o juiz pode ir at l e ouvir ela.

Brbara C Coelho

93

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro -> Art. 411 trata das testemunhas privilegiadas so aquelas pessoas especiais (as autoridades deputados, governadores,...). Elas escolhem o dia, a hora e o ano e informam o juzo. -> Como funciona a prova testemunhal? - 435 os peritos podem vir esclarecer alguma coisa. No tendo isso passa para: - 1 so ouvidas as testemunhas do autor o seu advogado no pode perguntar para essa testemunha, s o advogado do ru pode. - Quando o autor est depondo, o ru deve sair da sala de audincia. - Quando o ru no tem advogado, ele atua em nome prprio, a nesse caso, o juiz manda que seja nomeado um advogado adoc. Ele avisado que deve trazer um colega, pois ele tem que sair da sala. - Terminou o depoimento do ru, o juiz chama as testemunhas do autor. No podem trazer nada pode escrito para ler, tem que ser falado. - No h limites de perguntas, o mximo que pode acontcer o juiz falar que indefere aquela pergunta. O juiz tem que escutar quantas peguntas o advogado quer perguntar. - Feito isso, vem as testemunhas do ru. - Sempre quem produz as provas primeiro o autor, depois o ru. Sempre quem ouvido primeiro so as atestemunhas do autor e depois as do ru, o advogado do autor sempre pergunta primeiro. -> Importante saber: - Art. 140 ess + 113 e ss, CPP -> A audincia de instruo o magistrado primeiramente manda apreguar as partes (o juiz determina onde, quando eles entram tem a plaquinha), os advogados sentam mais prximos ao juiz e as partes ao lado do advogado. Todos presentes, todos sentados, o magistrado prope a conciliao, se no for possvel a consilhao, o magistrado continua a audincia. * Peritos -> O prximo ato, se for necessrio ou se for pedido, ele poder ouvir oralmente a explicao do perto (esse o prximo ato), a parte que quer que o perito esclarea ela deve formular uma petio ao juiz e ele formula uns quesitos para perguntar ao perito. No havendo a necessidade do esclarecimento do perito, o prximo ato so os esclarecimentos orais (o depoimento pessoal primeiro sempre do autor que formula primeiro as suas provas, depois vem o ru, s possvel a inverso quando o ru concordar- se o ru no concordar o juiz no pode inverter sob pena de nulidade).

Brbara C Coelho

94

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro * Depoimeto do autor art. 344 -> o autor senta para prestar depoimento primeiro, quando ele sentar para dar seu depoimentoo ru obrigatoriamente deve se retirar da sala de audincia, pois se no o ru pode condiconar o seu depoimento. O autor aps dar seu depoimento no precisa sair da sala, por ele no ir mais falar no processo. O ru advogado e est atuando em causa prpria, o juiz na audincia da de instruo e julgamente deveria avisar o ru que como ele est atuando em causa prpria deve trazer um advogado para representa-l se no ele ir nomear um advogado ad hoc. O autor qualificado (nome, idade profisso...), feita a qualificao o juiz inicia fazendo tantas perguntas quantas tiver vontade (o juiz sempre comea perguntando), a seguir a palavra passado para as perguntas do MP, pode fazer quantas perguntas quiser, o advogado do autor no pode perguntar para seu cliente. Aps o MP perguntar passa para o advogado do ru fazer suas perguntas, pode fazer quantas perguntas ele quiser e o juiz tem que escutar, o mximo que o magistrado pode fazer indeferir a pergunta por entender que impertinente. * Depoimento do ru -> Feito o depoimento pessoal do autor, ele senta e entra o ru, o autor no precisa sair. O ru faz seu depoimento, mesma ordem de perguntas que o depoimento do autor. * Testemunhas -> Feito isso, vem as testemunhas, as do autor sempre sero escutadas primeiro. O testemunho pode ser feito por carta se estiver fora do juzo. Mas se ela estiver presente, ela senta e comea a falar art. 414 e 415 contradita quando a parte contrrio impugna a testemunha (contraditar), aponta incapacidade, impedimento ou suspenso, quando a testemunha incidir em alguma das hipteses do 405, a parte contrria pode ir contrria (contraditar). O momento da contradita aps a qualificao da testemunha e antes das perguntas, se no fizer nesse momento, precluiu, no pode mais ser feito. importante o advogado falar aps terminada a qualificao da testemunha, questo de rdem doutor o juiz interrompe e passa a palavra e ouve o advogado a o advogado diz que quer contraditar (contraditar aquela testemunha e expe os motivos, pode ser pelo fato de ser amigo timo,...a o juiz pergunta que prova o senhor tem, nesse momento o advogado pode usar qualquer tipo de prova (documental, testemunhal) e nus do advogado trazer a prova, se no traz perdeu a contradita, se trouxe, o juiz suspende a audincia e escuta as testemunhas e ao final ir decidir se prospera a contradita a no ir mais ouvir a testemunha do ru, agora, se ele considerar que no vale a contradita a ele escuta a testemunha do ru). O juiz faz quantas perguntas ele achar necessrias para a testemunha. Aps ouvir todas

Brbara C Coelho

95

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro as testemunhas do autor, ouve todas as testemunhas do ru, funciona da mesma forma que as testmunhas do autor.

PROVA PERICIAL:
- Art. 420 e ss, CPC - O perito so os olhos especializados do juiz, onde os olhos do juiz no chegam, os olhos do perito chegam, serve paa suprir a falta de conhecimento tcnico do juiz. - H trs tipos de periccia: 1) Exame feito em pessoas 2) Vistorias feita em coisas 3) Avaliao serve para auferir valores - Art. 427 -> Quando o juiz pode dispensar prova pericial. O autor pode levar a sua percia, mas se ele achar necessrio marca uma terceira percia. - Art. 33 -> que paga a percia? Na prtica paga quem PERDE. Na lei fale que se o o juiz requerer antecipa o pagamento o autor. Deve depositar todo o valor, a retira 50% do valor antes de comear a percia e os outros 50% quando terminar. - Qualquer pessoa que tenha conhecimento especializado de alguma coisa, pode ser perito art. 145 e ss, CPC (quem vai ser perito e como funciona). - Se quem tiver que depositar tiver AJG (assitncia Judiciria Gratuita) no paga percia. - Eu tenho conhecimento especializado, pego meu currlo e vou em cada vara e levo ele para o juiz e manifesto minha vontade de ser perito. A quando houver necessidade de percia, o juiz olha no caderno dele de peritos e escolhe um para ser o perito do caso. No exigido que o perito esteja vinculado a um colgio. - Hoje, o oficial pode ser um avaliador, para coisas menos complexas. - Art. 421 -> O juiz nomeia um perito e fixa um prazo para fazer a percia.

Brbara C Coelho

96

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro 1 -> Incumbe a parte em 5 dias (o juiz pode dilatar para 10) indicar um assitente tcnico ( o perito da parte, pessoa de confiana da parte) e apresentar os quesitos. - Art. 422 -> O perito pode se recusar, por no ter a qualificao, ou pelo fato dele j ter sido assistnte tcnico do autor em outro ato. - Art. 423 -> - Art. 424 -> O perito pode ser substitudo, quando carecer de conhecimento tecnico, ou que deixou de cumprir no prazo,.... Se aps a dilao (para 10 dias) o juiz manda intimar o perito para ele se explicar, se ele no se explicar o juiz pode substituir e no ir mais nomea-lo. - Art. 425 -> possvel antes de realizada a percia possvel que as partes formulem quesitos (QUESITOS SUPLEMENTAR mas s pode formular esses quesitos quem formulou os quesitos anteriores, mas quem no formulou os quesitos anterios no tem direito de fazer os quesitos suplementares) para complementar. - Art. 426 -> O juiz pode indeferir os quesitos que o advogado fez. Mas em geral o juiz nunca le. Como funciona a percia: - Se o juiz achou que a percia ficou muito fraca, ele pode nomear outro quesito para fazer uma nova percia, ou inclusive pode nomear mais de um perito (2). Feita a percia o perito ir depositar o ato em cartrio, quando ele fez isso, os advogados sero intimados disso e podem ir l para tirar cpia e mandar para seu assistente tecnico, para ele olhar e ver os furos que ele pode achar para mudar a seu favor, a se junta essa impugnao. Juntada a impugnao, o juiz na hora da sentena ir decidir por aquilo que mais lhe convenceu, mas deve fundamentar muito bem a sua escolha.

Inspeo Judicial
- Art. 440 e ss CPC - a ncia prova que entre o que se quer provar e o juiz no h a interferncia de nenhuma outra coisa. O prprio magistrado quem vai pessoalmente para realizar a prova, o prprio magistrado vai em loco para se certificar do fato. 97

Brbara C Coelho

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Ela cabe sobre pessoas ou sobre coisas. O juiz pode inspecionar pessoas e coisas. - O juiz pode de ofcio realizar a inspeo judicial. A parte tambm pode requer-la. - Art. 440 -> Se o juiz fizer a inspeo judicial sem intimar as partes o processo nulo, pois falta o contraditrio. A inspeo judicial deve ser colhida sobre a tica do contraditrio, avisa as partes que no dia, hora e local, realiza a prova. - Art. 441 -> o juiz ao realizar a inspeo judicial ele pode nomear um perito para que lhe esclarea pessoalmente. Mas no ser prova pericial, e sim fazer a prova oral na frente dele. lcito as partes levarem o seu assitente de acusao (perito da parte) na inspeo judicial, independentemente se o juiz levar ou no o seu perito. - Art. 442 -> Nenhum juiz faz a inspeo judicial no cabinete, so raros os casos em que a coisa possa ser levada at o cabinente do juiz para que ele realize a inspeo judicial ali. O juiz pode determinar a reconstituio dos fatos atravs da inspeo judcial (Ex.: acidente de trnsito). fundamental que se visite o local, sempre que for possvel aconselhavel que se visite o local, pois isso muda toda a perspectiva que se tem. nico -> as partes podem assistir a inspeo judicial, seno a prova nula, em funo do contraditrio. - Art. 443 -> O juiz pode documentar ( facultativo essa documentao) a sua visita para evitar um subjetivismo muito grande (pode tirar fotos e juntar).

REVISO: - A prova da propriedade feita pela escritura pblica art. 366. - A comunho de bens s pode ser provada por documento pblico, no pode utilizar as cartinhas art. 366. - Art. 228, nico revoga o 4 do 405, pois ele mais amplo. - O juiz pode ouvir um suspeito se for necessrio, pois o nico do 228 no estabalece a maneira pela qual ele vai ouvir, ele como magistrado que vai escolher qual a menira pela qual ele ir ouvir. - A presun legal no pode ser estabelecida de ofcio, pois compete a parte fazer a prova do fato constitutivo.

Brbara C Coelho

98

PROCESSO CIVIL I Prof. Darci Guimares Ribeiro - Na presuno judicial possvel estabelecer de ofcio, pois a prova do fato constitutivo est baseada numa regra de experincia e a pode se valer de ofcio. - Se a pessoa no pode ir dar seu depoimento pessoal, pois sofreu um acidente e no tem condices de ir at o local para dar seu depoimento, se for provado que a parte realmente no tem como ir, o juiz suspende a audincia e marca para outro dia. - Se a testemunha for viajar, se o advogado se comprometeu a traze-l, ele perdeu a testemunha, mas se ela foi intimada pessoalmente e avisou que iria viajar e o juiz deferiu tudo bem, mas se o juiz indeferiu ela ir arcar com todas as consequncias e ir pagar todas as custas pela transferncia da audincia. Se ela teve que vioajar pelo fato de falecimento de um parente e no pode avisar com antecedncia, se ela juntar o comprovante pelo motivo que faltou na audincia, se o motivo foi realmente forte, ela no ir arcar com as consequncias. - Art. 331 quem alega tem o nus de provar. - Diretos indisponveis -> o direito que no est na margem de disponibilidade da parte, mas o fato de no estar na margem de disponibilidade no significa que ele intransigvel (h direitos que mesmo indisponveis, o juiz permite a transao, um vez que na transao no est dispondo da totalidade do bem) Ex.: alimentos indisponvel quanto pagar eles, no pode abrir mo dele, mas possvel negociar o valor, ou seja, transigvel. (no ai na prova) - Art. 370 -> data de documento.Entre as partes, qualquer meio de prova lcito, mas em relao a terceiros, ser datado o documento particular. - Audincia preliminar - Fixao dos fatos e Determinao das provas o juiz deve delimitar quais so os pontos controvertido e com base nisso recaia a prova, para evitar que sejam feitas provas sobre fatos irrelevantes. - O advogado deve estar presente sempre na audincia preliminar, pois quem fala ele. - Princpio iura novit curia -> O juiz pode aplicar uma norma diversa, desde que ao aplicar essa nova lei, no altere a relaao de direito material. Agora, se alterar, ele estaria impossibilitado aplicar de ofcio, pois senno fere 128 e 460. A parte no pode ser surpreendida por uma norma que altere, uma vez que o processo no um instrumento de surpressa. - Provar ato omissivo culposo compete a quem alegou provar, pois um fato constitutivo do autor.

Brbara C Coelho

99

Вам также может понравиться