Вы находитесь на странице: 1из 3

Texto sem reviso, desconsiderar erros de pt.

Houve uma discusso sobre um artigo do Cdigo Eleitoral (Lei N 4737/65) em que o Fbio, vulgo bigodo, afirmava que 50%+1 dos votos nulos/brancos (votos invlidos) tornavam uma eleio nula e que o judicirio marcaria uma nova eleio entre 20 e 40 dias. Fbio, querendo dar uma de muito esperto, utilizou apenas 1 artigo do Cdigo Eleitoral pra defender sua opinio Art. 224 Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do pas nas eleies presidenciais, do estado nas eleies federais e estaduais, ou do municpio nas eleies municipais, julgar-se-o prejudicadas as demais votaes, e o Tribunal marcar dia para nova eleio dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias. Esse erro triste e imaturo. Podemos comparar a leitura de apenas um artigo com a leitura de apenas um versculo bblico e que o leitor chegasse a concluso que Deus mal. Voltamos ao estudo. Muita gente, ao ler esse texto, pensa que se tiver 50%+1 de votos nulos a eleio ser cancelada e o Tribunal marcar outra eleio dentro do prazo de 20 dias. Pois bem, no assim Uma coisa o voto nulo, o voto atribudo a candidato inexistente. Outra coisa a nulidade da votao, a nulidade da eleio ou a nulidade do processo eleitoral. Votos nulos no anulam eleies. O que anula uma eleio uma das ocorrncias mencionadas nos artigos 220 a 222 da LEI N 4.737, de 15 de julho de 1965 que Institui o Cdigo Eleitoral: ~Captulo VI Das nulidades da votao Art. 220. nula a votao: I - quando feita perante mesa no nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei; II - quando efetuada em folhas de votao falsas; III - quando realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas; IV - quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrgios. V - quando a seo eleitoral tiver sido localizada com infrao do disposto nos 4 e 5 do art. 135. (Includo pela Lei n 4.961, de 4.5.1966) Art. 221. anulvel a votao: I - quando houver extravio de documento reputado essencial; (Inciso II renumerado pela Lei n 4.961, de 4.5.1966)

II - quando for negado ou sofrer restrio o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento: (Inciso III renumerado pela Lei n 4.961, de 4.5.1966) III - quando votar, sem as cautelas do Art. 147, 2. (Inciso IV renumerado pela Lei n 4.961, de 4.5.1966) a) eleitor excludo por sentena no cumprida por ocasio da remessa das folhas individuais de votao mesa, desde que haja oportuna reclamao de partido; b) eleitor de outra seo, salvo a hiptese do Art. 145; c) algum com falsa identidade em lugar do eleitor chamado. Art. 222. tambm anulvel a votao, quando viciada de falsidade, fraude, coao, uso de meios de que trata o Art. 237, ou emprego de processo de propaganda ou captao de sufrgios vedado por lei." Esses artigos referem-se aos casos de votao anulvel ou situaes que provocam a nulidade do processo eleitoral e no a casos de voto nulo. A nulidade diz respeito a urnas, conjunto de urnas, seo eleitoral. O voto nulo deciso pessoal do eleitor. A nulidade da votao deciso do juzo eleitoral. Portanto, uma eleio ou votao anulvel apenas nas circunstncias descritas nos artigos 220, 221 e 222 da Lei N 4.737. Veja agora o que diz a LEI N 9.504 de 30 de setembro de 1997: Art. 2 Ser considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos. 1 Se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, farse- nova eleio no ltimo domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos vlidos. 2 Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao. 3 Se, na hiptese dos pargrafos anteriores, remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votao, qualificar-se- o mais idoso. ... Mais uma vez fica bastante claro que votos brancos e votos nulos no servem para anular eleies. Em todos os casos de eleies majoritrias elegem-se os candidatos que obtiverem a maioria dos votos vlidos "...no computados os em branco e os nulos." o que estabelece a legislao vigente. Imagine uma situao inusitada: se 10 eleitores votarem para prefeito, se houver dois candidatos e se a eleio resultar em:

candidato A: 2 votos, candidato B: 1 voto, votos brancos e nulos: 7 votos ser proclamado eleito o candidato A. Tudo de acordo com as leis vigentes do pas. O que ocorre nisso tudo a interpretao isolada do Art. 224 da LEI N 4.737. Esse artigo deve ser interpretado em conjunto com os artigos 220, 221 e 222 pertencentes ao captulo que trata das nulidades da votao e no isoladamente como faz o prprio TSE em sua pgina com a 'explicao inexplicvel' e que induz ao erro.

BEIJO PAI, ESPERO QUE CUMPRA O ACORDO :D

Fontes: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4737.htm http://www.quatrocantos.com/ http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/voto-nulo http://pt.wikipedia.org/wiki/Voto_nulo http://jus.com.br/revista/texto/784/das-nulidades-dos-atos-processuais-eseus-efeitos/2

Вам также может понравиться