Вы находитесь на странице: 1из 30

Ce ertific oPME cao E Man deAp nuald poio vegao Nav

Ab bril2012

Organizaodosite Incio
OperaesDisponveis
Para aceder aos formulrios de certificao deve ir aos itens Operaes Disponveis ou Outras Operaes Disponveis, na pgina inicial. uma destas opes que deve usar, quer para iniciar operaes quer para retornar aos formulrios de operaes em curso, ou seja, para continuar o preenchimentodeformulriosaindanosubmetidosmascujopreenchimentofoiinterrompido. Para consultar os descritivos de cada operao de certificao e confirmar qual a operao que deve efectuardeveconsultarVerAjuda. NaopoVerAjudaencontrartambminformaosobrecomoacederacertificadoserelatriosde certificaoequaloprazoparaarealizaodecadaoperaodecertificao.

Alertas
Na pgina inicial tem disponvel um item de Alertas, que contm alertas relativamente aos prazos obrigatrios automticos do seu processo de certificao, designadamente, prazos para terminar operaes em curso e prazos para a realizao de operaes de renovao e de confirmao de estimativas.Chamaseaatenoparaofactodeexistiremainda,nombitodaCertificaoPME,prazos legaisparaarealizaodeoperaesdealteraodacertificao,osquais,pelasuanatureza,noso, noentanto,passveisdeintegrarnumsistemadealertas. Todososalertasgeradosserosemprepassveisdeconsultanohistricodealertas.

EstadodoProcesso
Na pgina inicial pode verificar tambm qual o estado actual do seu processo de certificao, designadamente, qual a situao actual da sua certificao certificada, no certificada, caducada ou revogadae,nocasodeestarcertificada,qualoestatutoactualdasuaempresamicro,pequenaou mdiaempresa. Para consultar os detalhes do processo deve aceder a Ir para o meu Processo de Certificao. A poder consultar os cronogramas da sua certificao, que lhe mostram em que perodos esteve a empresacertificadaou,nocasodeteracontecido,emqueperodosviuasuacertificaocaducadaou revogada,equaloestatutodequebeneficiouemcadamomentodecertificao,assimcomoohistrico deoperaesrealizadase,quandoaplicvel,respectivosrelatriosecertificados. Alternativamente poder aceder directamente a esta informao detalhada acedendo a Processo de Certificaonomenusuperior.

pg.1

Representante
Esta rea deve conter sempre os dados actualizados do representante da empresa para efeitos do processodeCertificaoPME.Antesdeiniciaraprimeiracertificaodaempresatemquepreenchera fichadeidentificaodorepresentante.Enquantoestafichanoestivercompletanopoderiniciara certificao. DeveusarobotoAlterarparatornaroformulrioeditvelepoderpreencheroscampos.Depoisde preenchidososcamposdeveusarobotoOK.Serabertaumajanelaaindicarqueainformaoest vlida.DevefazerOKnessajanela.DeseguidauseobotoVoltar.Obotofazoencaminhamento paraapginaondeseencontrava,nocaso,apginainicialdosite. Antesdeefectuarqualqueroutraoperaodecertificaodevesempreverificarseestesdadosesto actualizados. Chamaseaatenoparaaparticularimportnciademanterosdadosdecontactopermanentemente actualizados, em particular o endereo de correio electrnico do representante, uma vez que este endereo que usado pelo Servio de Certificao PME para a comunicao com as empresas, nomeadamente para o envio dos alertas que recordam o aproximar do final dos prazos automticos obrigatrioseanecessidadedeasempresasprocederemsubmissodeformulriosdeoperaesem cursoounecessidadedeefectuaremoperaesderenovaooudeconfirmaodeestimativas.Sem estes dados actualizados deixar de beneficiar desta funcionalidade do servio, correndo o risco de deixarasuacertificaocaducarourevogarporincumprimentodeprazos.

ProcessodeCertificao
Nesta rea pode consultar os detalhes do processo de certificao da empresa, nomeadamente, a situao actual da certificao, os cronogramas da certificao que lhe mostram em que perodos esteve a empresa certificada ou, no caso de ter acontecido, em que perodos viu a sua certificao caducadaourevogada,equaloestatutodequebeneficiouemcadamomentodecertificao,assim comoohistricodeoperaesrealizadase,quandoaplicvel,respectivosrelatriosecertificados.

ConsultasAutorizadas
Nestareapodegerirassuasautorizaesdeconsulta(consultassimples,nostermosdoartigo11do D.L. n 372/2007), assim como consultar o histrico de consultas efectuadas ao seu processo de certificao. Pode, assim, a qualquer momento, autorizar outras empresas a consultar a sua certificao (o seu certificado vlido). Esta funcionalidade est disponvel na opo Adicionar consentimentos de consulta, na rea de Consultas Autorizadas. Para autorizar consultas basta colocar o NIF que pretendeautorizar,aceitaraDeclaraodeautorizaodeconsultadacertificaoeAdicionar.

pg.2

Na opo Visualizar histrico de consentimentos de consulta pode consultar lista de todas as empresasaquemj concedeuautorizaodeconsulta,comasrespectivasdatasemqueofez,assim como revogar autorizaes anteriormente concedidas (em Revogar consentimento de consulta). Na mesma listagem pode verificar qual o estado do consentimento (se a autorizao de consulta se mantm (prestado) ou se entretanto optou por revogla (revogado). Neste ltimo caso a tabela passaraindicartambmadataemquefoirevogadooconsentimentodeconsulta. Na opo Visualizar histrico de consultas consentidas pode consultar a lista contendo todas as consultas aos seus certificados efectuadas por empresas a quem tenha concedido autorizao para o efeito, enquanto que na opo Visualizar histrico de consultas por entidades autorizadas pode consultaralistacontendotodasasconsultasaoseuprocessodecertificaoefectuadasporentidades legalmente autorizadas ao abrigo do artigo 10 do D.L. n. 372/2007 (ex.: entidades que concedem apoiospblicosqueexijamprovadePME).

Informaotil
Nesta rea pode consultar as regras gerais da Certificao PME, as definies das entidades jurdicas passveis de serem includas numa operao de certificao, os principais conceitos associados aos processodecertificaoealegislaodeenquadramentodaCertificaoPME.

FAQ
NestareapodeconsultarasrespostasaalgumasperguntasfrequentessobreaCertificaoPME.

pg.3

Regrasgeraisdenavegao
Nosformulriosdecertificaoexistemduasmodalidadesdenavegao:umanavegaoorientadade formasequencial,quepermiteumpreenchimentodosdadosdeformasequencialdaprimeiraltima pgina do formulrio; e uma navegao livre, em que a empresa pode escolher a ordem pela qual preenche os dados. Estes tipos de navegao no so mutuamente exclusivos, ou seja, podem ser conjugados,emespecialquandoaempresaestiverfamiliarizadacomaestruturadosformulrios. Aprimeiramodalidadepoderserespecialmentetilaquemnoconheaaestruturadosformulrios decertificao,poisgaranteumapassagemportodasaspginaseevitadessaformaerrosdevalidao nofinaldoformulriopornoseteracedidoablocosdedadosdepreenchimentoobrigatrio. EstanavegaofeitaatravsdosbotesSeguintequeseencontramnocantoinferiordireitodecada umadaspginasdoformulrio. Chamase a ateno, no entanto, para o seguinte: a navegao para uma pgina posterior atravs do botoSeguintepossvelmesmoqueainformaodapginacorrentenoestejacompleta,peloque quem pretenda usar exclusivamente esta modalidade de navegao deve, antes de usar a funcionalidade Seguinte, Verificar a pgina onde se encontra, de modo a assegurarse que toda a informaodaquelapginajseencontravlidaantesdeprosseguir. O uso do Seguinte implica, em alguns casos, que se passe por pginas que no necessitam de preenchimento. Mas nessas circunstncias perfeitamente perceptvel que naquela pgina no h dados por preencher. Em caso de dvida deve usar o Verificar para se assegurar que no h, efectivamente,elementosemfaltanaquelapgina. Por sua vez, a navegao livre possvel atravs, em primeiro lugar, do menu lateral esquerdo dos formulrios, onde esto identificadas as grandes reas temticas que compem cada formulrio de certificao.Cadaumadestasreas,excepodareaApuramentodeRelacionamentosDirectose Indirectos,temumaspgina.Atravsdomenulateralpode,porisso,irescolhendoasreastemticas quequerirpreenchendo. JnocasodareaApuramentodeRelacionamentosDirectoseIndirectosexistemvriaspginas,uma porcadaentidadecomaqualaempresaqueestarequereracertificaomantmumrelacionamento directoouindirecto. Depois de preenchida a pgina dos relacionamentos da empresa que est a requerer a certificao, nomeadamente com a indicao dos seus scios/accionistas e das suas participaes, a mudana de pginadentrodestareatemticapodeserfeitaporumadeduasvias:atravsdobotoSeguinteque se encontra no canto inferior direito de cada pgina ou atravs de botes de navegao especficos, designadamentedobotodenavegaoNavegarparaalistaderelacionamentosqueseencontraem todas as pginas, bem como dos botes associados Relacionamento Anterior e Relacionamento Seguinte. O primeiroabretodaa listaderelacionamentosidentificadosataomomento,podendo a empresaseleccionarqualaentidadeacujapginaderelacionamentosqueraceder(parapreencherpela pg.4

primeira vez, para completar preenchimento ou para corrigir elementos mal introduzidos). Ou seja, a empresa pode ir seleccionando cada uma das entidades faseadamente pela ordem que preferir. Os segundos botes fazem o mesmo encaminhamento, isto , encaminham para a pgina dos relacionamentosdirectosdecadaentidadejidentificada,masadiferenaqueesseencaminhamento feitoporumaordemprdefinida,enonecessariamentepelaordemqueaempresapretende. Aqualquermomentopodeacederltimareatemtica,DeclaraesFinais,masenquantoexistirem elementosemfaltaemqualquerdasreastemticasdoformulrionoterapossibilidadedeterminar a operao, procedendo submisso do formulrio. Ainda assim, sempre que pretenda fazer uma validao do estado do preenchimento do formulrio pode usar o boto Validar na pgina das DeclaraesFinaisparaacederlistacompletadedadosaindainvlidosemtodooformulrio.Note querelativamenteacadaproblemaidentificadonajaneladevalidaoserindicadaemprimeirolugar qualareatemticaondeeleseencontra.Paracompletarevalidaressesdadosdeveirreatemtica emquesto. Uma vez que os formulrios so personalizados, isto , a informao concreta que vai sendo preenchidapelaempresaquedeterminaaestruturafinaldosdadossolicitados,anavegaolivrepode por vezes implicar que se tentem preencher campos de forma precoce, pelo que alguns campos poderonoestardisponveisparapreenchimentodeimediato.ocaso,porexemplo,dosDadosde Actividade. Enquanto no estiver identificada a forma jurdica da empresa que est a requerer a certificao,osseusdadosdeactividadenopodemserpreenchidos(porqueasvalidaesdosdados deactividadenocasodeentidadessingularesoucolectivassodiferentes,porexemplo). Esta personalizao pode tambm implicar que, face ao preenchimento posterior ou correco de certoscamposjvalidados,outraspginaspreenchidasantestenhamquesercorrigidasemfunodos novoselementosfornecidos.AvalidaofinalnareatemticaDeclaraesFinaispermitirsempre verificarsequalquerelementonovooucorrecoefectuadateveesteefeitoounonosrestantesdados introduzidos.

pg.5

Regrasgeraisdeverificaoevalidaodedados
Sempreque,numareatemticadoformulrioounumajaneladeediodedados,existirumbotode Gravar,agravaodedadosobrigatria.Ouseja,amudanadereaouasadadajaneladeedio semgravaracarretaaperdadosdadosintroduzidos. Encontramos estes botes nas reas dos Elementos de Identificao e nas janelas de edio dos DadosdeActividadeedeDadosHistricos,porexemplo. Os botes de Verificar so de utilizao facultativa. Servem apenas para verificar se h dados por preencherouincongrunciasnajaneladeedioounapgina,consoanteoscasos. Em alguns casos so visualizados dois botes de Verificar na mesma pgina do formulrio, mas sempre que isto acontece um deles encontrase inserido numa janela de edio aberta. O boto da janeladeedioverificaapenasosdadosinseridosnessajanela,enquantoqueobotoforadajanela verificaocontedodatodaapginadoformulrio. Averificaonofazcruzamentodedadosentrepginas,ouseja,noverificaeventuaisincongruncias entre as diferentes reas do formulrio. A possibilidade de validao integral do formulrio s existe umavez,napginadasDeclaraesFinais. S existe, pois, um boto de Validar no formulrio, o qual efectua a validao completa dos dados introduzidos em todo o formulrio (dados em falta e incongruncias entre dados introduzidos em diferentespginasdoformulrio). DenotarqueasmensagensdeerrodecorrentesdeValidarindicamemprimeirolugarqualareado formulrionoqualfoidetectadoomesmo,seguidodeumaindicaogenricadoproblema.Paraver qualoerroouincongrunciaasempresasdevemirreaemquestoeVerificar.Estaverificaoj daindicaomaisespecficadoproblemadetectado.

pg.6

OperaesdeCertificao PrimeiraCertificao
ParainiciaraoperaodePrimeiraCertificaodeveiraOperaesDisponveis,nomenuIncio,e seleccionarPrimeiraCertificao.Serabertaumajanelaaindicaroprazoderealizaodaoperao: Ateno!Estaoperaotemqueserterminadanumprazode60dias.DevefazerOKparafechara janelaeiniciaraoperao.Serautomaticamenteencaminhadoparaaprimeirapginadoformulrio dePrimeiraCertificao. O formulrio de Primeira Certificao est dividido em vrias reas temticas, designadamente, Elementos de Identificao/Identificao, Elementos de Identificao/Actividade Econmica, ApuramentodeRelacionamentosDirectoseIndirectos,ApuramentodeRelacionamentosporviade Pessoas Singulares, Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos, Relacionamentos Apurados/Relacionamentos Relevantes, Dados de Actividade, Dados Histricos e Declaraes Finais. ComopreencherpelaprimeiravezoformulriodePrimeiraCertificao? Aindaqueomenulateraldenavegaolivreestejadisponveldesdeoprimeiromomento,aconselhase anavegaoorientadasequencialnoprimeiropreenchimento. QuandoiniciaaoperaodePrimeiraCertificaooformulrioabrenaprimeirapgina,Elementos deIdentificao/Identificao. Devevalidaroscamposquejseencontramprpreenchidoscomosdadosqueconstamdoregistono serviodeCertificaoPMEepreenchertodososcamposqueestoembranco.NofinaldeveGravar. Note ainda que no deve usar o Seguinte, para mudar de pgina, enquanto no Gravar. Se tal acontecerperderosdadosjintroduzidosnapgina. Deve de seguida Verificar, de modo a assegurarse que toda a informao daquela pgina j se encontra vlida antes de prosseguir. Pode prosseguir com dados invlidos, por simplificao de preenchimento, mas no se esquea que ter sempre que voltar a uma pgina que no esteja vlida para terminar o preenchimento. O formulrio no poder ser submetido enquanto existirem dados invlidosemqualquerdassuaspginas. Seguidos estes procedimentos deve navegar com o Seguinte, primeiro para a rea temtica Elementos de Identificao/Actividade Econmica, e depois de preenchidos e gravados os dados daquelapgina,paraareatemticaApuramentodeRelacionamentosDirectoseIndirectos.nesta reaquevaicomearacaracterizarosrelacionamentosdaempresaqueestarequereracertificao.

pg.7

Notequetemduasformasdeadicionarentidadesnumformulriodecertificao. Umadasformas,quelhepermiteintroduzirtodososelementosnumanicaetapa,adicionartodasas entidades nesta rea temtica Apuramento de Relacionamentos Directos e Indirectos. No se esquea que pode aceder a esta rea usando a navegao sequencial (boto Seguinte), como atrs indicado, mas tambm directamente, a qualquer momento, atravs do menu lateral esquerdo do formulrio,casooptepelamodalidadedenavegaolivre. NaprimeirapginadestareaApuramentodeRelacionamentosDirectoseIndirectostemqueindicar os scios/accionistas da empresa requerente, indicar se a empresa tem ou no participaes noutras empresase,casotenha,indicaremqueempresasdetmessasparticipaes. ParaadicionarossciosdeveseleccionaraopoAlterarscios/accionistasqueseencontranocampo superiordireitodatabeladescios/accionistas.Paraadicionarcadanovosciodevedeseguidausaro botoAdicionar. Devedepoispreencheroselementospelaordemsolicitada,comeandopelosdadosdecaracterizao do scio/accionista (ex.: NIF, forma jurdica e, no caso de pessoas singulares, gnero, e ainda data de inciodeactividadeeoutroselementosdecaracterizaorelevantesparaefeitosdeCertificaoPME),e preenchendodepoisosdadoscaracterizaodorelacionamento(ex.:percentagemdeparticipaono capital,direitosdevoto). Parasimplificaodepreenchimento,isto,paradispensararepetiodepreenchimentodedadosde caracterizaodeumaentidadequejtenhasidoregistadanoformulriodecertificao,sempreque Adicionar um scio/accionista o campo Nome mostrar uma janela de seleco que permite seleccionar de entre entidades j caracterizadas no formulrio. Caso a entidade j exista bastar seleccionar o seu nome, sendo apenas pedidos adicionalmente os dados de relacionamento (ex.: percentagemdeparticipaonocapital,direitosdevoto);casonoexista,deveseleccionarnajanelade seleconovorelacionamento.Nestecasoter,naturalmentequepreencherantesdemaisosdados decaracterizaodoscio/accionista(ex.:NIF,formajurdicae,nocasodepessoassingulares,gnero,e ainda data de incio de actividade e outros elementos de caracterizao relevantes para efeitos de CertificaoPME),epreencherdepoisosdadosdecaracterizaodorelacionamento(ex.:percentagem departicipaonocapital,direitosdevoto). Nofinaldecadapreenchimentoadicionadaumalinhatabeladescios/accionistas. Nas formas jurdicas em que tal permitido, um dos campos Capital Disperso ou Capital Remanescente est tambm disponvel nesta rea. Ou seja, para preencher este campo deve ter activada a opo Alterar scios/accionistas. Caso contrrio, o campo no estar disponvel para edio. Depois de preenchidos os elementos de todos os scios deve seleccionar Terminar alterao de scios/accionistas.

pg.8

De seguida deve seleccionar Alterar participaes e responder pergunta Tem participaes de capitalemempresas? Caso tenha participaes tem que indicar as mesmas. Para adicionar cada participao deve usar o botoAdicionarqueseencontrajuntoaocabealhodatabeladeparticipaes. Devedepoispreencheroselementospelaordemsolicitada,comeandopelosdadosdecaracterizao daempresaparticipada(ex.:NIF,formajurdicaeaindadatadeinciodeactividadeeoutroselementos de caracterizao relevantes para efeitos de Certificao PME), e preenchendo depois os dados caracterizaodorelacionamento(ex.:percentagemdeparticipaonocapital,direitosdevoto). Tal como referido no caso do preenchimento de scios/accionistas, para simplificao de preenchimento,isto,paradispensararepetiodepreenchimentodedadosdecaracterizaodeuma entidade que j tenha sido registada no formulrio de certificao, sempre que Adicionar uma participao o campo Nome mostrar uma janela de seleco que permite seleccionar de entre entidades j caracterizadas no formulrio. Caso a entidade j exista bastar seleccionar o seu nome, sendo apenas pedidos adicionalmente os dados de relacionamento (ex.: percentagem de participao no capital, direitos de voto); caso no exista, deve seleccionar na janela de seleco novo relacionamento. Neste caso ter, naturalmente que preencher antes de mais os dados de caracterizao da entidade (ex.: NIF, forma jurdica e ainda data de incio de actividade e outros elementosdecaracterizaorelevantesparaefeitosdeCertificaoPME),epreencherdepoisosdados caracterizaodorelacionamento(ex.:percentagemdeparticipaonocapital,direitosdevoto). DepoisdepreenchidososelementosdetodasasparticipaesdeveseleccionarTerminaralteraode participaes. Deverepetiresteprocedimentoparacadaentidadecomrelacionamentosdirectosouindirectoscoma empresaqueestarequereracertificao. A partir do nvel Relacionamentos Indirectos atravs de Entidades Directas, inclusive, por facilitao de preenchimento, mesmo que ainda existam entidades com relacionamentos com a requerente identificadas,edesdequequenenhumadelastenhaumarelaojapuradadeassociada,aempresa podeoptarpornocontinuaraefectuaropreenchimentodosdados,nocasoeapenasnocasode essas entidades no constiturem, nem por via indirecta, relacionamentos relevantes da requerente. Esta avaliao ter que ser feita pela empresa, tendo em conta as regras de apuramento de relacionamentosrelevantesconstantesdoD.L.n.372/2007esubjacentescertificaoelectrnicade PME.Emcasodedvidaaconselhasesempreacontinuaodopreenchimentodoformulrioenquanto existirementidadesidentificadas,sobpenadeaopopelainterrupopoderviraconsubstanciarse emfalsasdeclaraes,aindaqueporerrodeinterpretaodasditasregras. Parasinalizarestapossibilidade,apartirdonvelemquesto,aspginasdasentidadesrelativamentes quaisaempresapossateraopodenopreenchimentointegraldosdadosnosmoldesatrsindicados estaro sinalizadas com a indicao Pode verificar se os relacionamentos relevantes esto todos apuradosantesdecompletarosdadosdestaentidade.Estaverificaodeveserfeitanareatemtica pg.9

Relacionamentos Apurados/Relacionamentos Relevantes, a partir da observao da tabela dos relacionamentosrelevantesapurados. Caso existam relacionamentos relevantes ainda no apurados deve completar o preenchimento das entidadesqueestonaorigemdessesrelacionamentos. Noteque,apartirdaqueleponto,nomesmonvelderelacionamentosnonveldosRelacionamentos IndirectosatravsdeEntidadesDirectasousubsequentespodeapenascompletaropreenchimento de algumas entidades, designadamente das entidades que esto na origem dos relacionamentos relevantesemfalta.Nonecessitadecompletaropreenchimentodetodasasentidadesdaquelenvel setalnoforefectivamenterelevantenostermosdoD.L.n.372/2007edacertificaoelectrnicade PME. Damesmaformapodeserpossvelchegaratodososrelacionamentosrelevantescompletandoapenas algumas entidades de um nvel e outras do nvel seguinte, ou seja, pode entrar num nvel superior deixando entidades do nvel anterior por completar (por exemplo, preencher entidades do nvel Relacionamentos Indirectos atravs de Entidades Indirectas de 1 Nvel sem ter completado o preenchimento de todas as entidades classificadas como Relacionamentos Indirectos atravs de EntidadesDirectas,desdequealgumasdestasnofossemnemgerassemrelacionamentosrelevantes). Voltaachamarseaatenoparaofactodeapenaspoderoptarporestepreenchimentonointegralno casodeestarabsolutamentecertodequeestaoponovairesultarnaomissoderelacionamentos relevantesnostermosdoD.L.n.372/2007edacertificaoelectrnicadePME. Se, ao invs, j estiverem apurados todos os relacionamentos relevantes dever responder No pergunta Existem mais relacionamentos indirectos da empresa requerente com Associadas ou Parceiras de Associadas, individualmente ou em grupo? que se encontra a seguir tabela dos relacionamentos relevantes, podendo, a partir de ento, no completar o preenchimento dos relacionamentosemfaltadasentidadessinalizadas. De notar que, pelo facto de as pginas destas entidades no estarem preenchidas na ntegra, mesmo estando assinaladas com a indicao Pode verificar se os relacionamentos relevantes esto todos apuradosantesdecompletarosdadosdestaentidade,autilizaodobotodeVerificarnapgina, queapenaslapginaisolada,vaisempreindicarqueexistemdadosemfalta.Contudo,estamensagem de dados em falta no vai ser impeditiva da finalizao da operao sempre que estejamos perante entidadesassinaladascomaopodenopreenchimentointegraldosdadosejtenhamosrespondido NoperguntaExistemmaisrelacionamentosindirectosdaempresarequerentecomAssociadasou Parceiras de Associadas, individualmente ou em grupo? que se encontra a seguir tabela dos relacionamentosrelevantes. Outraformaalternativadeadicionarentidadesnumformulriodecertificaoadicionarasentidades na rea temtica Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos, na tabela dos relacionamentos apurados. Para adicionar uma entidade deve seleccionar o boto Adicionar que se encontranotoposuperiordireitodatabela. pg.10

Devepreencheroselementosdecaracterizaodaentidadepelaordemsolicitada,comeandopeloNIF e pas, e seguindose nome, forma jurdica e, no caso de pessoas singulares, gnero, e ainda data de inciodeactividadeeoutroselementosdecaracterizaorelevantesparaefeitosdeCertificaoPME. DepoisdefazerOKnajaneladeediodestesdadosseradicionadaumalinhatabelacomanova entidade. Para depois indicar os relacionamentos desta entidade deve seleccionar a entidade na tabela. Automaticamenteserabertaumajanelacomosdadosdecaracterizaoacabadosdeintroduzir.Nesta janela, ao lado do boto Editar, tem uma ligao para a pgina de relacionamentos da entidade seleccionada. Pode usar esta ligao para ir para a pgina de caracterizao dos relacionamentos da novaentidade,ondepodeindicardequemestaentidadescia/accionistaouparticipada.Asrelaes directamente decorrentes dos relacionamentos identificados sero criadas automaticamente no processo(porexemplo,seindicarqueaentidadetemparticipaesnaempresaqueestarequerera certificao,entonapginaderelacionamentosdaempresarequerenteserautomaticamentecriada umanovalinhanatabeladescios/accionistasaindicaresserelacionamento). Ateno: Para verificar ou corrigir elementos de caracterizao de cada scio/accionista ou de cada participao,tantodenveisdirectoscomoindirectos,temqueprocederdaseguinteforma:temqueir reatemticaRelacionamentosApurados/TodososRelacionamentoseseleccionaraentidadecujos dados pretende verificar ou corrigir. Automaticamente ser aberta uma janela com os dados de caracterizao da entidade em questo. Para corrigir qualquer desses dados tem que usar o boto Editar que se encontra nessa janela. Depois de corrigir deve fazer OK. Para sair sem fazer as correcesdeveusarobotoCancelar. Nesta janela de edio, ao lado do boto Editar, tem tambm uma ligao para a pgina de relacionamentosdaentidadeseleccionada,casoqueiraverificaroucorrigirtambmesseselementos. Na pgina dos relacionamentos, para consultar o detalhe de cada relacionamento directo daquela entidadebastaseleccionarcadaentidaderelacionada(scio/accionistaouparticipao).Parafechar a janeladeveusarobotodocamposuperiordireitodamesmaFecharRelacionamento. Caso pretenda efectuar qualquer correco deve seleccionar Alterar scios/accionistas ou Alterar participaes,consoanteocaso,eseleccionaraentidaderelacionadacujosdadosderelacionamento pretende corrigir. Automaticamente ser aberta uma janela com os dados de relacionamento da entidade em questo. Para corrigir qualquer desses dados tem que usar o boto Editar que se encontra nessa janela. Para eliminar por completo o relacionamento deve usar o boto Apagar. Depois de efectuadas as correces deve seleccionar Terminar alterao de scios/accionistas ou Terminaralteraodeparticipaes,consoanteocaso. Se pretende eliminar alguma entidade deve fazlo tambm na rea temtica Relacionamentos Apurados/TodososRelacionamentos,masemvezdeEditardeveApagar.Deveassegurarse,antes disso,queaentidadenotemrelacionamentospreenchidos,poiscasotenhanoterobotoApagar disponvel.ParaeliminarosrelacionamentosdeveirreatemticaApuramentodeRelacionamentos DirectoseIndirectos,atravsdomenulateralesquerdo.ApodeseleccionarobotoNavegarparaa pg.11

listaderelacionamentosqueseencontraemqualquerdaspginasdestarea,queabretodaalistade relacionamentos identificados at ao momento. Nessa lista pode seleccionar qual a entidade a cuja pginaderelacionamentosqueracederparaeliminartodasassuasrelaes.Depoisdissodevevoltar rea temtica Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos e seleccionar a entidade que pretende eliminar. Automaticamente ser aberta uma janela com os dados de caracterizao da entidadeemquesto.Paraeliminaraentidadetemqueusar,assim,obotoApagarqueseencontra nessa janela. Por questes de segurana ser automaticamente aberta uma janela com a pergunta: Temacertezaquepretendeeliminarestaentidade?DevefazerOK.Serabertaautomaticamente umajaneladeconfirmaocomaindicao:Entidadeeliminadacomsucesso.DevefazerOK. Pode tambm verificar ou corrigir dados de relacionamentos acedendo directamente rea temtica ApuramentodeRelacionamentosDirectoseIndirectos,nomenulateralesquerdo.Apodeseleccionar obotoNavegarparaalistaderelacionamentosqueseencontraemqualquerdaspginasdestarea, que abre toda a lista de relacionamentos identificados at ao momento. Nessa lista pode seleccionar qual a entidade a cuja pgina de relacionamentos quer aceder para verificar os elementos j introduzidos,paracompletarpreenchimentoouparacorrigirelementosmalintroduzidos. QuandooptaporpreencherdirectamentenareatemticaApuramentodeRelacionamentosDirectos eIndirectos,tantoosdadosdecaracterizaodasentidadesrelacionadascomaempresaqueesta requereracertificaocomoosseusdadosderelacionamentodirectoeindirecto,quandoentranarea temtica seguinte, Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos, a tabela de relacionamentos j se encontra completamente preenchida, listando todas as entidades que tm relacionamentosdirectoseindirectoscomaempresarequerente. Emrodapdestapginaestindicadoempermannciaqualoresultadodaverificaoautomticada consistncia dos dados do processo em matria de caracterizao das entidades. Caso os dados de caracterizao das entidades sejam consistentes entre si ver a seguinte mensagem: Os dados de caracterizao das entidades esto vlidos. Caso no sejam ver indicada qual ou quais as entidades com problemas de inconsistncia de dados, as quais tero sempre que ser resolvidas antes da submissodoformulriodecertificao.Paracompletaroucorrigirestesdadosterqueirtabelade relacionamentos nesta rea temtica Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos e seleccionaraentidadeouentidadesindicadas.Automaticamenteserabertaumajanelacomosdados decaracterizaodaentidadeemquesto.Paracorrigirqualquerdessesdadostemqueusaroboto Editarqueseencontranessajanela.DepoisdecorrigirdevefazerOK. A informao constante desta rea temtica Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos spoderestarcompletadepoisdepreenchidaareatemticaApuramentodeRelacionamentospor viadePessoasSingulares. Aqui so indicados, numa tabela, os potenciais relacionamentos relevantes apurados entre empresas originados por via de pessoas singulares. Deve seleccionar cada linha, para responder s questes solicitadas na janela de edio correspondente. Esta janela pode no ser visvel de imediato, porque

pg.12

abrenofinaldapgina.Depoisdeseleccionarumalinhanatabeladeveirparaofundodapgina,onde veracorrespondentejaneladeedio. Cadajaneladeediopodemostrarvriasperguntas.Consoanteasrespostasquevosendodadass vriasquestes,algumasdasrestantesrespostasquesopedidasnajaneladeediopodemtornarse dispensveisparaaclassificaodorelacionamento.Porisso,semprequepreenchercadarespostadeve deseguidausarobotoVerificar,paraverificarsetemquecontinuararesponderouseasrestantes questesconstantesdaqueladeediojnosoderespostaobrigatria. No primeiro caso o Verificar abrir uma janela com a indicao de erro: Questionrio: Tem que completaro questionrio.Issosignificaque temquecontinuaropreenchimento. Nosegundocasoo Verificar abrir uma janela com a indicao: Questionrio: O questionrio j est completo. Isso significa que, mesmo que ainda existam questes por responder naquela janela de edio pode GravareSair.NotequetemsemprequeGravarantesdeSair.Casocontrrio,asrespostasno serogravadas,tendooseupreenchimentoqueserrepetido. Nofinaldopreenchimentoalinhadatabelaficarcompletacomaindicaodadadeformaautomtica seaqueleconfigura,defacto,umrelacionamentorelevanteouno.Aqualquermomentopodeusaro botoGravardecadajaneladeedioparagravarasrespostasquevosendodadas.Contudo,oacto de Gravar far com que a janela feche automaticamente. Caso a linha da tabela ainda no tenha ficado preenchida, isto , caso tenha gravado antes de ter dado todas as respostas necessrias classificaodorelacionamento(relevanteounorelevante),terquevoltaraseleccionaralinhapara abrirajaneladeedioecontinuaropreenchimento. Casoqueiracorrigirdadosjpreenchidosnestatabeladeveseleccionaralinhaemquesto.Depoisde seleccionar a linha na tabela deve ir para o fundo da pgina, onde ver a correspondente janela de edio.Umavezquejexistemrespostasdadasanteriormente,equeelasjestogravadas,todosos campos esto bloqueados por defeito. Para poder alterar as respostas deve usar o boto Editar da janeladeedio.DevedeseguidaGravareSair. depoisna reatemticaRelacionamentosApurados/RelacionamentosRelevantes,queaparecea seguir na lgica da navegao sequencial , que gerada a tabela que indica, de entre todas as entidades com relacionamentos com a empresa requerente, quais as que tm um relacionamento consideradorelevantecomarequerentenostermosdoD.L.n.372/2007,quecriaaCertificaoPME. Nesta tabela , assim, identificada a empresa requerente da certificao, os seus relacionamentos relevantes e respectiva tipologia de relacionamento, nomeadamente, se se tratam de entidades parceirasou associadas,equalapercentagemdeagregaodosdadosdeactividadeaos daempresa requerente(nocasodeseremassociadas,apercentagemdeagregaosersemprede100%). Nos casos em que existem relaes relevantes da empresa requerente da certificao com colectividades ou organismos pblicos a tabela indicar tambm essa relao de no autonomia relativamenteaessasentidades.

pg.13

Estatabelaresultadosclculosefectuadospelaaplicaoinformticaapartirdosdadosintroduzidosno formulrio de certificao, pelo que no editvel, ou seja, o seu contedo no pode ser alvo de qualquertipodepreenchimentoporpartedaempresa. Deve Verificar para ver se existem ainda relacionamentos incompletos. Ao Verificar ser automaticamente aberta uma janela que indica se todos os relacionamentos j esto vlidos A informaoestvlidaousehrelacionamentosporcompletar.DevefazerOK. Em alguns casos, a seguir tabela dos relacionamentos relevantes, ser ainda mostrada a pergunta: Existem mais relacionamentos indirectos da empresa requerente com Associadas ou Parceiras de Associadas, individualmente ou em grupo?. Se existirem relacionamentos relevantes em falta, deve responderSimquestoeintroduzirasentidadesourelacionamentosemfaltanoformulrio. Deve fazlo, como atrs indicado, ou na rea temtica Apuramento de Relacionamentos Directos e Indirectos ou a partir da tabela de relacionamentos em Relacionamentos Apurados/Todos os Relacionamentos. Depois disso deve repetir o procedimento, isto , Verificar a tabela de relacionamentosrelevantes,paratera certezadequenoficou qualquerrelacionamento porapurar. QuandotiveracertezadequenoficouqualquerrelacionamentoporapurarpoderesponderNo pergunta Existem mais relacionamentos indirectos da empresa requerente com Associadas ou ParceirasdeAssociadas,individualmenteouemgrupo?. Usando a navegao sequencial orientada seguese no formulrio a rea temtica Dados de Actividade. Na rea temtica Dados de Actividade tm que ser indicados, na tabela para o efeito, os dados de actividade da empresa que est a requerer a certificao e, sempre que existam, de cada uma das empresasquemantmumrelacionamentorelevantecomela(todasasempresasidentificadasnarea temticaRelacionamentosApurados/RelacionamentosRelevantes). Deveseleccionaraentidadecujosdadosvaiintroduzir,preenchertodososdadossolicitadosnajanela de edio e Gravar. Ver uma nova janela a indicar que A informao foi guardada com sucesso. DevefazerOKparafecharessajanela.Paraverificarseainformaopreenchidaestvlidadeveusar obotoVerificarnajaneladeedio.VerumanovajanelaaindicarqueAinformaoestvlida ou, no caso de ainda no estar, a indicar qual ou quais os erros que esto na base da no validao. DevefazerOKparafecharessajanela. EmqualquermomentopodefecharajaneladeediodedadosatravsdobotoSair.Denotarque, nocasodefecharajaneladeedioantesdegravar,perderosdadospreenchidos. Note ainda que no preenchimento dos dados deve sempre usar a vrgula e nunca o ponto , como separador de casas decimais, sendo que no necessita de usar qualquer separador de milhares (ex.: volumedenegcios532673,24). NotetambmqueocampoDatalimitedeentregadadeclaraoanualsFinanassereferedata definidapelasFinanascomodatalimiteparaentregadadeclaraoanualcontabilsticaefiscal.Deve, pg.14

porisso,manteradatade15deJulhocasotenhaumexerccioeconmicocoincidentecomoanocivil. Sdevecolocaroutradatanocasodeterumexerccionocoincidente comoanocivil;nessecasoa data limite de entrega de contas ser o 15 dia do 7 ms seguinte ao do final do exerccio, como estipuladopelasFinanas. Independentementedadataemqueestapreencheroformulrio,deveindicarSimemDeclarao EntreguesejentregouadeclaraoanualcontabilsticaefiscalsFinanaseNocasoaindanoa tenha entregue. No primeiro caso os dados de actividade indicados sero considerados definitivos; a respostaNomostraqueestaapresentardadosestimados,osquaisteroqueserposteriormente alvodeconfirmao,atravsdopreenchimentodeumformulrioprprioparaoefeito(formulrioda operaodeconfirmaodeestimativas). Outra questo relevante ao nvel dos Dados de Actividade a da consolidao de contas. Caso a empresaqueestarequereracertificaotenhasidolegalmenteobrigadaaconsolidarouaintegraras contas consolidadas de outra empresa, nacional ou estrangeira, no ltimo exerccio, deve indicar este facto no campo No ltimo exerccio contabilstico foi obrigada legalmente a elaborar contas consolidadasouaestarincludanascontasconsolidadasdeoutraempresa?,devendooseuestatuto ser apurado de acordo com os seus dados financeiros consolidados (volume de negcios e balano total). Neste caso, se a empresa tiver relacionamentos relevantes, ter tambm que indicar se os dados financeirosdessasentidadesestointegradosnamesmaconsolidaoouno.Senoestiverem,sero pedidososdadosfinanceirosautnomosdessasentidades;seestiverem,asempresasjnoteroque indicarquaisquerdadosfinanceiros,umavezquejestindicadoparaaempresarequerenteototalda consolidao. Caso a empresa requerente no consolide ou no esteja integrada em qualquer consolidao, a perguntanoserfeitaparaosseusrelacionamentos,umavezqueoestatutodeverserapuradoem funodosdadosautnomosdecadaumadasentidades. DepoisdepreencherosdadosdeactividadedetodasasempresasdeveVerificarseainformaoest vlidanobotodisponibilizadonapginaDadosdeActividadeparaoefeito(feitaaverificao,no sdosdadosdeactividade,mastambmdetodososelementosdeidentificao,decaracterizaodas entidadesedosrelacionamentos). Seaindanoestivervlida,devecompletlaantesdeprosseguir,tendoemcontaoserrosqueestona base da no validao. Quando toda a informao estiver validada, o acto de Verificar resultar tambmnaindicaodequalaDimensodaempresa,apsagregao.Nestaalturaveremrodapa indicao de que todos os dados esto vlidos, pelo que pode prosseguir para a pgina seguinte do formulrio,apginadosDadosHistricos. Notequesecorrigirdadosnoutraspginasdoformulriodecertificaoqueresultemnaalteraodos relacionamentos relevantes da empresa, nomeadamente, no apuramento de novos relacionamentos

pg.15

relevantes, ter que voltar a esta pgina para indicar os dados de actividade para as entidades em questo. UsandoanavegaosequencialorientadaseguesenoformulrioareatemticaDadosHistricos. Na rea temtica Dados Histricos tem que se apurar se os dados histricos so ou no relevantes paraefeitosdoapuramentodoestatutodaempresa. Assim, deve seleccionar o ano histrico mais recente na tabela para abrir a correspondente janela de ediodedados. Devedepoispreencherainformaosolicitada. Ter que indicar se, naquele ano, a estrutura de relacionamentos da empresa era a mesma nomeadamente, no caso das empresas sem relacionamentos relevantes, se tinham relacionamentos relevantes no ano em questo, isto , se tinham empresas como parceiras ou associadas no ano em questo (resposta sim pergunta Existiam outras entidades com relacionamentos relevantes no ano;enocasodasempresasactualmentecomrelacionamentosrelevantes,seessesrelacionamentos relevantes actuais que esto listados j eram relevantes naquele ano e se existiam outros relacionamentosrelevantesnaqueleanoparaalmdosidentificados). E poder ter que indicar, nuns casos nomeadamente se for autnoma, isto , se no tiver relacionamentos relevantes , dados de actividade de exerccios anteriores ou, noutros casos nomeadamentesetiverrelacionamentosrelevantesdeparceriaouassociaocomoutrasempresas,a dimensodaempresa,agregadadosseusrelacionamentosrelevantes,nesseano. EmqualqueralturapodeVerificarnajaneladeedioseainformaorelativaqueleanoestvlida. VerumanovajanelaaindicarqueAinformaoestvlidaou,nocasodeaindanoestar,aindicar qualouquaisoserrosqueestonabasedanovalidao.DevefazerOKparafecharessajanela.No final,najaneladeedio,deveGravareSair. Quando a informao do ano estiver completa as colunas Relevante e Grupo Novo da tabela de dadoshistricosficaroautomaticamentepreenchidascomSimouNoeacolunaDimensoser automaticamentepreenchidacomaindicaodemicro,pequenaoumdia. AcolunaFonteestpreenchidapordefeitomesmoantesdequalquerpreenchimentoeindicaseos dados histricos de cada ano foram calculados pela aplicao informtica a partir de outros dados fornecidospelaempresaemoperaesanterioresousesetratamdedadosrecolhidosdirectamentena tabela de dados histricos, quer em operaes anteriores quer nesta operao. No caso da Primeira CertificaoaFonteternecessariamentequeserRecolhidos,ouseja,naausnciadeoperaes anterioresnasquaisainformaopossaserlidaautomaticamente,estesdadostmqueserrecolhidos, ouseja,preenchidosdirectamentepelaempresanestareatemticadoformulrio.Denotarque,nas operaescomdadosCalculadosaselecodoanoemquestonatabelanoabrirqualquerjanela deedio,umavezquenuncahouverecolhadirectadedadosespecificamenteparaaquelefim.

pg.16

Deve repetir este procedimento de seleco e preenchimento de dados para os anos que lhe forem solicitados. Note que, com o preenchimento dos anos mais recentes, a informao dos anos mais antigos pode tornarse desnecessria. Se assim for, com o final do preenchimento dos anos mais recentes ver aparecer automaticamente no final das linhas dos anos mais antigos em questo um botoApagar.Issosignificaquenoterquepreencherosdadosparaessesanos.PodeApagarpara eliminar as linhas da tabela, mas pode optar por prosseguir sem eliminar e sem preencher. O efeito prticoomesmo. Deve Verificar se a informao da tabela est vlida no boto disponibilizado na pgina Dados Histricos para o efeito ( feita a verificao, no s dos dados histricos, mas tambm de todos os elementos de identificao, de caracterizao das entidades e dos relacionamentos e dos dados de actividade). Seaindanoestivervlida,devecompletlaantesdeprosseguir,tendoemcontaoserrosqueestona basedanovalidao. Quandotodaainformaoestivervalidada,oactodeVerificarresultartambmnaindicaodequal o Estatuto apurado. Nesta altura ver ainda em rodap a indicao de que todos os dados esto vlidos, pelo que pode prosseguir para a pgina seguinte do formulrio, a pgina das Declaraes Finais. NapginadasDeclaraesFinaisdeveValidar,paraobterconfirmaodequetodososdadosdo formulrioestovlidos.Casonoestejam,serabertaautomaticamenteumajaneladevalidaocom indicaodosproblemasdetectados.DevefazerOKparafecharajanelaeprocederscorrecesde acordocomosproblemasidentificadosnavalidao. Notequerelativamenteacadaproblemaidentificadonajaneladevalidaoserindicadaemprimeiro lugar qual a rea temtica onde ele se encontra. Para completar e validar esses dados deve ir rea temticaemquesto. Quando tiver efectuado todas essas correces deve voltar pgina Declaraes Finais e voltar a Validar.Quandonohproblemasdevalidaooformulrioestemcondiesdesersubmetido. indicado qual o estatuto atribudo empresa, mostrada a Declarao de responsabilidade de prestaodeinformaoedisponibilizadoumbotodeacessoaorelatriodaoperao. Deve aceder ao Relatrio, onde se encontram sistematizados os dados constantes do formulrio de PrimeiraCertificao.Esterelatrioabrenumajanelaautnoma.Parafecharorelatriodevefechar essa janela.Antes de fechar deve ler o relatrio, para confirmar se toda a informao que preencheu estefectivamentecorrecta. Depois de aceder ao relatrio ficar com o boto Submeter disponvel no formulrio de Primeira Certificao.AntesdesubmeterteraindaqueaceitaraDeclaraoderesponsabilidadedeprestao deinformao.DepoisdeaceitebastacarregaremSubmeter.

pg.17

No caso muito especfico de a empresa ter possibilidade de beneficiar de antecipao de estatuto, depoisdeapginaestarvalidadaindicadooestatutoapuradoaoabrigodaregrageral,mastambmo estatutoantecipadodequeaempresapoderbeneficiarcasorenaascondiesparaoefeito,tendoa empresaquedecidirsepretendeficarcomoestatutoapuradooucomoestatutoantecipado.Depoisde responderaestaquestoserindicadoqualoestatutoefectivamenteatribudoempresa. Casoaempresaopteporbeneficiardaantecipaodoestatuto,mostradanaquelapgina,paraalm da Declarao de responsabilidade de prestao de informao, o Termo de Responsabilidade de AntecipaodoEstatuto,sendoaindadisponibilizadoumbotodeacessoaorelatriodaoperao. Deve aceder a Relatrio, onde se encontram sistematizados os dados constantes do formulrio de PrimeiraCertificao.Esterelatrioabrenumajanelaautnoma.Parafecharorelatriodevefechar essa janela.Antes de fechar deve ler o relatrio, para confirmar se toda a informao que preencheu estefectivamentecorrecta. Depois de aceder ao relatrio ficar com o boto Submeter disponvel no formulrio de Primeira Certificao.AntesdesubmeterteraindaqueaceitaroTermodeResponsabilidadedeAntecipao doEstatutoeaDeclaraoderesponsabilidadedeprestaodeinformao.Depoisdeaceitesbasta carregaremSubmeter.

RenovaodaCertificao
AoclicaremRenovaodaCertificaoemOperaesDisponveisnoentrardirectamenteparao formulrio de renovao. aberta uma pgina onde tem obrigatoriamente que responder se, at ao momento em questo, ocorreram na empresa quaisquer alteraes de comunicao obrigatria ao Servio de Certificao PME (nos termos do artigo 13 do D.L. n. 372/2007) cuja comunicao no tenha ainda sido efectuada. Caso a resposta seja No, poder aceder de imediato ao formulrio de renovao. Caso a resposta seja Sim, ento ter que efectuar uma operao de Alterao de Elementos,paraprocedercomunicaodosdadosemfalta. Ao entrar no formulrio de Renovao da Certificao encaminhado directamente para a pgina DadosdeActividade,ondedevepreencheratabelaondeseencontralistadaaempresarequerenteda certificao,assimcomo,semprequeexistam,todososseusrelacionamentosrelevantes. Deveseleccionaraentidadecujosdadosvaiintroduzir,preenchertodososdadossolicitadoseGravar. VerumajanelaaindicarqueAinformaofoiguardadacomsucesso.DevefazerOKparafechar essa janela. Para verificar se a informao preenchida est vlida deve usar o boto Verificar. Ver umajanelaaindicarqueAinformaoestvlidaou,nocasodeaindanoestar,aindicarqualou quaisoserrosqueestonabasedanovalidao. EmqualquermomentopodefecharajaneladeediodedadosatravsdobotoSair.Denotarque, nocasodefecharajaneladeedioantesdegravar,perderosdadospreenchidos. pg.18

Note ainda que no preenchimento dos dados deve sempre usar a vrgula e nunca o ponto , como separador de casas decimais, sendo que no necessita de usar qualquer separador de milhares (ex.: volumedenegcios532673,24). NotetambmqueocampoDatalimitedeentregadadeclaraoanualsFinanassereferedata definidapelasFinanascomodatalimiteparaentregadadeclaraoanualcontabilsticaefiscal. Deve,porisso,manteradatade15deJulhocasotenhaumexerccioeconmicocoincidentecomoano civil.Sdevecolocaroutradatanocasodeterumexerccionocoincidentecomoanocivil;nessecaso a data limite de entrega de contas ser o 15 dia do 7 ms seguinte ao do final do exerccio, como estipulado pelas Finanas. Independentemente da data em que est a preencher o formulrio, deve, para cada entidade, indicar Sim em Declarao Entregue se j entregou a declarao anual contabilsticaefiscalsFinanaseNocasoaindanoatenhaentregue.Noprimeirocasoosdados deactividadeindicadosseroconsideradosdefinitivos;arespostaNomostraqueestaapresentar dados estimados, os quais tero que ser posteriormente alvo de confirmao, atravs do preenchimento de um formulrio prprio para o efeito (formulrio da operao de confirmao de estimativas). Tratandose de uma renovao da certificao , contudo, condio obrigatria que a empresa requerentejtenhadadosdefinitivos,ouseja,jtenhaentregueasuadeclaraoanualcontabilsticae fiscalsFinanas;casoaempresaaindanotenhaentregueasuadeclaraoanualcontabilsticaefiscal sFinanasnopodeefectuaraoperaoderenovaodacertificao. Outra questo relevante ao nvel dos Dados de Actividade a da consolidao de contas. Caso a empresaqueestarequererarenovaodacertificaotenhasidolegalmenteobrigadaaconsolidar ou a integrar as contas consolidadas de outra empresa, nacional ou estrangeira, no ltimo exerccio (aquelecujosdadosdefinitivosvaiindicarpelaprimeiraveznaoperaoderenovaodacertificao) deveindicarestefactonocampoNoltimoexercciocontabilsticofoiobrigadalegalmenteaelaborar contas consolidadas ou a estar includa nas contas consolidadas de outra empresa?, devendo o seu estatuto ser apurado de acordo com os seus dados financeiros consolidados (volume de negcios e balanototal). Neste caso, se a empresa tiver relacionamentos relevantes, ter tambm que indicar se os dados financeirosdessasentidadesestointegradosnamesmaconsolidaoouno.Senoestiverem,sero pedidososdadosfinanceirosautnomosdessasentidades;seestiverem,asempresasjnoteroque indicarquaisquerdadosfinanceiros,umavezquejestindicadoparaaempresarequerenteototalda consolidao. Caso a empresa requerente no consolide ou no esteja integrada em qualquer consolidao, a perguntanoserfeitaparaosseusrelacionamentos,umavezqueoestatutodeverserapuradoem funodosdadosautnomosdecadaumadasentidades.

pg.19

No caso muito especfico de a empresa requerente ter um relacionamento relevante (parceira ou associada)comumaempresacominciodeactividaderecente,edeterpassadoaconsolidarouaestar integradanascontasconsolidadasdeoutraempresajdepoisdeestaempresarecenteintegrarosseus relacionamentos relevantes, o estatuto apurado na primeira renovao aps a ocorrncia dever ser apuradoemfunodosdadosautnomosdecadaumadasentidades,aindaqueaempresarequerente tenha passado a consolidar ou a estar integrada nas contas consolidadas de outra empresa no ltimo exerccio. Nestas circunstncias, e em conformidade com esta regra, a pergunta da consolidao ser mostradabloqueadacomarespostano. DepoisdepreencherosdadosdeactividadedetodasasempresasdeveVerificarseainformaoest completa no boto disponibilizado para o efeito. Se ainda no estiver, deve completla antes de prosseguir. Quandotodaainformaoestivervalidada,oactodeVerificarresultartambmnaindicaodequal aDimensodaempresa,apsagregao.Nestaalturaveremrodapaindicaode que todosos dados esto vlidos, pelo que pode prosseguir para a pgina seguinte do formulrio, a pgina dos DadosHistricos. Estamudanadepginapodeserfeitaporduasvias:atravsdoSeguintequeseencontranocanto inferiordireitodapginaouatravsdomenulateralesquerdo,usandoaopoDadosHistricos.Em qualquerdoscasosserencaminhadoparaapginaDadosHistricos. Consoanteafasedoprocessodecertificaoemqueseencontrapoderestarounodispensadode preencherdadosnestapgina.AofazerVerificarteraindicaosenecessitadepreencherdadosde qualquerdosanosousejnonecessitadeindicarquaisquerelementosadicionais. Os anos cuja fonte est assinalada como Calculado resultam de clculos efectuados pela aplicao informticaapartirdosdiferentesdadosfornecidospelaempresaemoperaesanteriores(aseleco doanoemquestonatabelanoabrirqualquerjaneladeedio,umavezquenuncahouverecolha directa de dados especificamente para aquele fim); os dados cuja fonte est assinalada como Recolhido so dados que foram preenchidos directamente pelas empresas nesta tabela, nesta operaoouemoperaesanteriores(sejforampreenchidosemoperaesanterioresaselecodo anonatabelaabrirajaneladeedio,mastodososcamposvmbloqueados,ouseja,osdadosjno soeditveisnesteoperao). Quandotodaainformaoestivervalidada,oactodeVerificarresultartambmnaindicaodequal o Estatuto apurado. Nesta altura ver ainda em rodap a indicao de que todos os dados esto vlidos, pelo que pode prosseguir para a pgina seguinte do formulrio, a pgina das Declaraes Finais. Estamudanadepginapodeserfeitaporduasvias:atravsdoSeguintequeseencontranocanto inferiordireitodapginaouatravsdomenulateralesquerdo,usandoaopoDeclaraesFinais.Em qualquerdoscasosserencaminhadoparaapginaDeclaraesFinais.

pg.20

Na pgina das Declaraes Finais deve Validar,para obter confirmao de que todos os dados do formulrioestovlidos.Casonoestejam,serabertaautomaticamenteumajaneladevalidaocom indicaodosproblemasdetectados.DevefazerOKparafecharajanelaeprocederscorrecesde acordo com os problemas identificados na validao. Quando tiver efectuado todas essas correces devevoltarpginaDeclaraesFinaisevoltaraValidar. Quandonohproblemasdevalidaooformulrioestemcondiesdesersubmetido. indicado qual o estatuto atribudo empresa, mostrada a Declarao de responsabilidade de prestaodeinformaoedisponibilizadoumbotodeacessoaorelatriodaoperao. Deve aceder a Relatrio, onde se encontram sistematizados os dados constantes do formulrio de renovao.Esterelatrioabrenumajanelaautnoma.Parafecharorelatriodevefecharessajanela. Antes de fechar deve ler o relatrio, para confirmar se toda a informao que preencheu est efectivamentecorrecta. Depois de aceder ao relatrio ficar com o boto Submeter disponvel no formulrio de renovao. Antes de submeter ter ainda que aceitar a Declarao de responsabilidade de prestao de informao.DepoisdeaceitebastacarregaremSubmeter. No caso muito especfico de a empresa ter possibilidade de beneficiar de antecipao de estatuto, depoisdeapginaestarvalidadaindicadooestatutoapuradoaoabrigodaregrageral,mastambmo estatutoantecipadodequeaempresapoderbeneficiarcasorenaascondiesparaoefeito,tendoa empresaquedecidirsepretendeficarcomoestatutoapuradooucomoestatutoantecipado.Depoisde responderaestaquestoserindicadoqualoestatutoefectivamenteatribudoempresa. Casoaempresaopteporbeneficiardaantecipaodoestatuto,mostradanaquelapgina,paraalm da Declarao de responsabilidade de prestao de informao, o Termo de Responsabilidade de AntecipaodoEstatuto,sendoaindadisponibilizadoumbotodeacessoaorelatriodaoperao. Deve aceder a Relatrio, onde se encontram sistematizados os dados constantes do formulrio de renovao.Esterelatrioabrenumajanelaautnoma.Parafecharorelatriodevefecharessajanela. Antes de fechar deve ler o relatrio, para confirmar se toda a informao que preencheu est efectivamentecorrecta. Depois de aceder ao relatrio ficar com o boto Submeter disponvel no formulrio de renovao. AntesdesubmeterteraindaqueaceitaroTermodeResponsabilidadedeAntecipaodoEstatutoe a Declarao de responsabilidade de prestao de informao. Depois de aceites basta carregar em Submeter.

pg.21

ConfirmaodeEstimativas
Ao entrar no formulrio de Confirmao de Estimativas encaminhado directamente para a pgina DadosdeActividade,ondedevepreenchercomdadosdefinitivosatabelaondeseencontralistadaa empresarequerentedacertificao,assimcomo,semprequeexistam,todososseusrelacionamentos relevantes. Estatabelaencontraseprpreenchidacomosdadosestimadosindicadosnaoperaoanterior. Deveseleccionaraentidadecujosdadosvaiconfirmar,preenchertodososdadossolicitadosnocaso dejterentregueadeclaraoanualcontabilsticaefiscalsFinanasdaquelaentidadedeveindicar, no campo respectivo (Declarao Entregue), que j entregou as contas do exerccio em questo e substituirosdadosestimadospelosdadosdefinitivos;nocasodeaindanoterentreguedevemantera resposta No no campo Declarao Entregue e Gravar. Ver uma janela a indicar que A informaofoiguardadacomsucesso.DevefazerOKparafecharessajanela. ParaverificarseainformaopreenchidaestvlidadeveusarobotoVerificar.Verumajanelaa indicarqueAinformaoestvlidaou,nocasodeaindanoestar,aindicarqualouquaisoserros queestonabasedanovalidao. EmqualquermomentopodefecharajaneladeediodedadosatravsdobotoSair.Denotarque, nocasodefecharajaneladeedioantesdegravar,perderosdadospreenchidos. Note ainda que no preenchimento dos dados deve sempre usar a vrgula e nunca o ponto , como separador de casas decimais, sendo que no necessita de usar qualquer separador de milhares (ex.: volumedenegcios532673,24). NotetambmqueocampoDatalimitedeentregadadeclaraoanualsFinanassereferedata definidapelasFinanascomodatalimiteparaentregadadeclaraoanualcontabilsticaefiscal.Deve, porisso,manteradatade15deJulhocasotenhaumexerccioeconmicocoincidentecomoanocivil. Sdevecolocaroutradatanocasodeterumexerccionocoincidente comoanocivil;nessecasoa data limite de entrega de contas ser o 15 dia do 7 ms seguinte ao do final do exerccio, como estipuladopelasFinanas. A operao de confirmao de estimativas pode ser efectuada sem que as declaraes anuais contabilsticasefiscaisdetodasasempresastenhamsidoentregues.Nessescasos,asempresasquej tenham entregue a declarao ficaro com dados definitivos, enquanto que as que ainda no a entregaramcontinuarocomdadosestimados.Issosignificaquecontinuarasernecessrioprocedera novas operaes de confirmao de estimativas, de modo a que os dados definitivos de todas as empresassejamindicadosapsaentregadasrespectivasdeclaraesanuaiscontabilsticasefiscaiss Finanas.

pg.22

Depois de confirmar os dados de actividade de todas as empresas cujas declaraes j tenham sido entregues deve Verificar se a informao est completa no boto disponibilizado para o efeito. Se ainda no estiver, deve completla antes de prosseguir. Nesta altura ver em rodap a indicao de que todos os dados esto vlidos, pelo que pode prosseguir para a pgina seguinte do formulrio, a pginadosDadosHistricos. Estamudanadepginapodeserfeitaporduasvias:atravsdoSeguintequeseencontranocanto inferiordireitodapginaouatravsdomenulateralesquerdo,usandoaopoDadosHistricos.Em qualquerdoscasosserencaminhadoparaapginaDadosHistricos. Consoanteafasedoprocessodecertificaoemqueseencontrapoderestarounodispensadode preencher dados nesta pgina. Se for mostrada tabela de Dados Histricos na pgina, ao fazer Verificarteraindicaosenecessitadepreencherdadosdequalquerdosanosousejnonecessita deindicarquaisquerelementosadicionais. Os anos cuja fonte est assinalada como Calculado resultam de clculos efectuados pela aplicao informticaapartirdosdiferentesdadosfornecidospelaempresaemoperaesanteriores(aseleco doanoemquestonatabelanoabrirqualquerjaneladeedio,umavezquenuncahouverecolha directa de dados especificamente para aquele fim); os dados cuja fonte est assinalada como Recolhido so dados que foram preenchidos directamente pelas empresas nesta tabela, nesta operaoouemoperaesanteriores(sejforampreenchidosemoperaesanterioresaselecodo anonatabelaabrirajaneladeedio,mastodososcamposvmbloqueados,ouseja,osdadosjno soeditveisnesteoperao). Quandotodaainformaoestivervalidada,veremrodapaindicaodequetodososdadosesto vlidos, pelo que pode prosseguir para a pgina seguinte do formulrio, a pgina das Declaraes Finais. Estamudanadepginapodeserfeitaporduasvias:atravsdoSeguintequeseencontranocanto inferiordireitodapginaouatravsdomenulateralesquerdo,usandoaopoDeclaraesFinais.Em qualquerdoscasosserencaminhadoparaapginaDeclaraesFinais. Na pgina das Declaraes Finais deve Validar,para obter confirmao de que todos os dados do formulrioestovlidos.Casonoestejam,serabertaautomaticamenteumajaneladevalidaocom indicaodosproblemasdetectados.DevefazerOKparafecharajanelaeprocederscorrecesde acordocomosproblemasidentificadosnavalidao. Quando tiver efectuado todas essas correces deve voltar pgina Declaraes Finais e voltar a Validar. Quandonohproblemasdevalidaooformulrioestemcondiesdesersubmetido. mostradoumquadroresumodasoperaesdecertificaoqueseroactualizadascomestaoperao de Confirmao de Estimativas, com indicao da sua identificao (nmero das operaes que so actualizadasedasoperaesqueasactualizam)edosestatutosaactualizareactualizados. pg.23

ainda mostrada a Declarao de responsabilidade de prestao de informao e disponibilizado o botoSubmeter.AntesdesubmeterterqueaceitaraDeclaraoderesponsabilidadedeprestao deinformao.DepoisdeaceitebastacarregaremSubmeter. Nocasomuitoespecficodeaempresaterpossibilidadedebeneficiardeantecipaodeestatutoem pelo menos uma das operaes que esto a ser actualizadas, no quadro resumo das operaes de certificaoqueseroactualizadascomestaoperaodeConfirmaodeEstimativassermostrado aindaumbotoAntecipaonalinhadaoperaoemquesto. Seapossibilidadedeantecipaodecorredosdadosactualizados,isto,senaoperaoqueestaser actualizada no reuniu as condies para usufruir deste benefcio, mas com a actualizao passou a poderusufruirdomesmo,entotemqueusaressebotoparadecidirsepretendeficarcomoestatuto apuradooucomoestatutoantecipado,respondendosimounoperguntasobreaantecipao. Casoaempresaopteporbeneficiardaantecipaodoestatuto,mostradanaquelapgina,paraalm da Declarao de responsabilidade de prestao de informao, o Termo de Responsabilidade de AntecipaodoEstatuto. Antes de Submeter ter ento que aceitar, para alm da Declarao de responsabilidade de prestao de informao, o Termo de Responsabilidade de Antecipao do Estatuto. Depois de aceitesbastacarregaremSubmeter. Caso a abertura do direito tenha ocorrido na operao que est a ser actualizada mas o direito ao benefciosemantenhaapsasuaactualizao,obotosermostradonamesma,masadeciso,uma vezquejfoitomada,nopodeseralterada.Ocampoderespostaest,porisso,bloqueado. Pode ainda acontecer que os dados actualizados alterem as condies de antecipao definidas com baseemdadosestimados.Nessecasoodireitoantecipaoseranulado.ObotoAntecipaono ser mostrado no quadro resumo, sendo que no relatrio gerado aps a submisso do formulrio de confirmaosermostradaadecisodeanulaododireitoantecipao,bemcomodoconsequente direitoutilizaodoestatutoantecipado.

AlteraodeElementos
Ao clicar em Alterao de Elementos em Outras Operaes Disponveis no entrar directamente para o formulrio de alterao. aberta, antes disso, uma pgina onde tem obrigatoriamente que indicar a data em que ocorreu a alterao ou alteraes que pretende comunicar, assim como qual a tipologiadealteraes,eumbrevedescritivodasmesmas.SdepoisdeValidarestapginapoder iniciaraoperaodeAlteraodeElementospropriamentedita. DevepreencherocampoDatadeOcorrnciadasAlteraes.

pg.24

DeseguidausarobotoAdicionarnaListadeOcorrncias.Serabertaumajaneladeedio.Deve seleccionar o motivo da alterao, fazer um breve descritivo da mesma e Validar. Ser aberta uma janelaadizerMotivodealteraogravadocomsucesso.DevefazerOK. Sequiserindicarvriosmotivosdeverepetiresteprocedimentoparacadaumdeles.AtabelaListade Ocorrncias mostrar todos os motivos indicados. Deve depois Validar. Ser aberta uma janela a dizer A informao est vlida. Pode iniciar a alterao. Deve fazer OK. Ser disponibilizado um botoIniciar. CasopretendaapagarqualquerdosmotivosdeveseleccionlonaListadeOcorrnciaseusaroboto Apagar.SerabertaumajanelaadizerTemacertezadequequerapagarestemotivo?.Devefazer OK [se tiver carregado no Apagar por lapso deve Cancelar]. De seguida deve repetir o procedimentodeValidaraListadeOcorrncias. Depois de preenchida esta pgina est em condies de efectuar a operao de Alterao de Elementos.DeveusarobotoIniciar.SerabertaumajanelaadizerMotivodealteraogravado comsucesso.DevefazerOK.SerabertaumajanelaadizerAlteraoiniciadacomsucesso.Deve fazerOK.SerencaminhadoautomaticamenteparaaprimeirapginadoformulriodeAlteraode Elementos. Ateno:Ainformaoconstantedestapginasficagravadanoprocessodecertificaonocasode Iniciar a operao de Alterao de Elementos. Se sair desta pgina antes de iniciar a operao, mesmodepoisdeatervalidado,perdertodososdadosintroduzidos(dataemotivosdaalterao).A partirdomomentoemquejtenhaacedidoaoformulriodeAlteraodeElementospodesairdo mesmoasvezesquepretendersemriscodeperdadestesdados. OformulriodeAlteraodeElementosidnticoaoformulriodePrimeiraCertificao,estando prpreenchidocomosdadosmaisrecentesconstantesdoprocessodecertificao. Por uma questo de consistncia dos dados ao longo do processo, alguns campos, pela sua natureza, noseroeditveis,ouseja,oseucontedonopoderseralterado,masaestruturadeformulrio idntica (por exemplo, se o exerccio econmico de referncia data de ocorrncia da alterao o mesmo do exerccio econmico de referncia da ltima operao efectuada pela empresa, ento os camposdosDadosdeActividadenoseroeditveis,porquesoexactamenteosmesmos1). Paraprocedersalteraesbastaacederdirectamentesreastemticasou,dentrodestas,spginas quecontmosdadosquepretendealterareefectuarasrespectivasalteraes.

Caso detecte apenas aqui que os mesmos esto incorrectos, ento no deve continuar a fazer a operao de Alterao de Elementos. Deve, antes disso, efectuar uma operao de Correco de Dados operao anterior. Dever, na rea de Processo de Certificao, qual se acede atravs do menu superior do site, CancelaraoperaodealteraoquetememcursoedeseguidaacederaIncio,nessemesmomenusuperior, ir a Outras Operaes Disponveis, na parte inferior esquerda dessa pgina, e iniciar uma operao de CorrecodeDados.
1

pg.25

Eventualmente,consoanteadatadeocorrncia,poderterqueindicarounoDadosdeActividade deumnovoexerccio,nasequnciadasrestantesalteraesquepretendecomunicar. Para adicionar ou eliminar entidades ou alterar dados de caracterizao ou de relacionamento de quaisquerdasentidadesjconstantesdoprocessodecertificaodeveprocedertalcomoindicadopara aPrimeiraCertificao. Pode,noentanto,optarporutilizarosistemadenavegaoorientadasequencial,passandoportodasas pginasdoformulrio,mesmoporaquelasnasquaisnotemqueefectuarqualqueralterao.Tratase de um sistema de navegao que o ajuda a verificar se no se est a esquecer de introduzir todas as alteraesocorridas,umavezquepercorrertodososdadosmaisrecentesconstantesdoprocessode certificao. Sejaqualforomododenavegaopreferido,aqualquermomentopodeacederltimareatemtica do formulrio, Declaraes Finais, para fazer uma validao do estado do preenchimento do formulrioeveralistacompletadedadosaindainvlidosemtodooformulrio(porexemplo,indicalhe se tem efectivamente que indicar Dados de Actividade de um novo exerccio, caso seja necessrio). ParaoefeitodeveusarobotoValidar,queseencontranaquelapgina. O processo de submisso do formulrio de Alterao de Elementos idntico ao da Primeira Certificao.

CorrecodeDados
OformulriodeCorrecodeDadosidnticoaoformulrioquesepretendecorrigirporexemplo, o formulrio Correco de Dados (Primeira Certificao) idntico ao formulrio de Primeira Certificao;oformulrioCorrecodeDados(RenovaodaCertificao)idnticoaoformulrio deRenovao,estandoprpreenchidocomtodososdadosconstantesdaqueleformulrio. Paraprocederscorrecesbastaacederdirectamentesreastemticasou,dentrodestas,spginas quecontmosdadosquepretendecorrigireefectuarasrespectivascorreces. Para adicionar ou eliminar entidades ou corrigir dados de caracterizao ou de relacionamento de quaisquerdasentidadesjconstantesdoprocessodecertificaodeveprocedertalcomoindicadopara aPrimeiraCertificao. Pode,noentanto,optarporutilizarosistemadenavegaoorientadasequencial,passandoportodasas pginasdoformulrio,mesmoporaquelasnasquaisnotemqueefectuarqualquercorreco.Tratase deumsistemadenavegaoqueoajudaaverificarsenoseestaesquecerdeprocederatodasas correces,umavezquepercorrertodososdadosquepreencheunoltimoformulriodecertificao.

pg.26

Sejaqualforomododenavegaopreferido,aqualquermomentopodeacederltimareatemtica do formulrio, Declaraes Finais, para fazer uma validao do estado do preenchimento do formulrioeveralistacompletadedadosaindainvlidosemtodooformulrio.Paraoefeitodeveusar obotoValidar,queseencontranaquelapgina. OprocessodesubmissodoformulriodeCorrecodeDadosidnticoaodaoperaoqueesta sercorrigida.

ActualizaodaCertificao
OformulriodeActualizaodaCertificaoidnticoaoformulriodePrimeiraCertificao,mas dependendo da situao actual da certificao no momento em que o seu preenchimento iniciado, poderestarprpreenchidocomosdadosvlidosmaisrecentesconstantesdoprocessodecertificao ouestarembranco. Nos casos em que est prpreenchido, por uma questo de consistncia dos dados ao longo do processo,algunscampos,pelasuanatureza,noseroeditveis,ouseja,oseucontedonopoderser alterado. O formulrio estar prpreenchido nos casos em que a certificao se encontra na situao de caducadaounasituaoderevogadaporausnciadeconfirmaodeestimativasouporaempresater deixadodeestarenquadradanoslimiaresdePME;estarembranconoscasosemqueacertificaose encontrarevogadaporqualquerdosrestantesmotivosquepodemdeterminarestasituao(ex.:falsas declaraes,alteraesnocomunicadasnoprazo,ausnciaderespostaentidadecertificadora,etc.). Recomendaodepreenchimento:SesetratardeumformulriodeActualizaodaCertificaona sequnciadeumacaducidadedeveprocederdaseguinteforma: CasonotenhamocorridonaempresaquaisqueralteraesdecomunicaoobrigatriaaoServiode Certificao PME (nos termos do artigo 13 do D.L. n. 372/2007) desde a data de efeito da ltima operaoefectuadanoprocessodeCertificaoPMEdevepreencheresubmeteresteformulriocomo sesetratassedoformulriodeRenovaodaCertificao. Caso tenham ocorrido alteraes deve preencher e submeter este formulrio como se se tratasse do formulrio de Alterao de Elementos. Pela sua natureza, neste formulrio tero que ser sempre preenchidos dados de actividade de, pelo menos, dois exerccios econmicos, os mais recentes em DadosdeActividadeeosanterioresemDadosHistricos.

pg.27

RenovaoAtrasada

OformulriodeRenovaoAtrasadaidnticoaoformulriodePrimeiraCertificao,estandopr preenchidocomosdadosmaisrecentesconstantesdoprocessodecertificao. Por uma questo de consistncia dos dados ao longo do processo, alguns campos, pela sua natureza, noseroeditveis,ouseja,oseucontedonopoderseralterado,masaestruturadeformulrio idntica. Recomendao de preenchimento: Caso no tenham ocorrido na empresa quaisquer alteraes de comunicaoobrigatriaaoServiodeCertificaoPME(nostermosdoartigo13doD.L.n.372/2007) desdeadatadeefeitodaltimaoperaoefectuadanoprocessodeCertificaoPMEdevepreenchere submeteresteformulriocomosesetratassedoformulriodeRenovaodaCertificao. Caso tenham ocorrido alteraes deve preencher e submeter este formulrio como se se tratasse do formulriodeAlteraodeElementos.Sendoque,nestecaso,semprecertoqueterqueindicaros DadosdeActividadedeumnovoexerccioeconmico.

pg.28

EmpresasquenorenemcondiesparaserPME
Apenas se podem certificar as empresas que satisfazem os requisitos de micro, pequena ou mdia empresa. As empresas que no renem condies para tal, regra geral, no conseguem terminar operaesdecertificaoeobterumcertificadocorrespondente. Asempresasqueestejamactualmenteemsituaodecertificadaequeefectuemumanovaoperao RenovaodaCertificao,ConfirmaodeEstimativas,AlteraodeElementosouCorrecode Dados que determina que a mesma no tem enquadramento como PME podem ainda proceder submissodarespectivaoperao. Neste caso h um processo de preenchimento e de submisso normal do formulrio (como atrs descrito).feita,comonosprocessosdecertificaodePME,emissodeumrelatriodaoperao,mas nestecasoexisteummodelodeespecfico,somenteparaapresentaodaconclusodequeaentidade em questo no rene condies para ser certificada como PME. O relatrio no mostra, pois, o contedodoformulriodecertificaoquelhedeuorigem. Ao contrrio do que acontece com os formulrios de certificao de micro, pequenas ou mdias empresas, a submisso deste formulrio que conclui que a entidade no rene condies para ser certificadacomoPMEnogeraaemissodequalquercertificado(ssogeradosCertificadosdePME). Por se tratar de uma operao especial, esta operao que determina este resultado de no enquadramentocomoPMEnopassveldecorreco.Asempresassoinformadasdissonorelatrio quevisualizamapartirdapginadasDeclaraesFinais,antesdasubmisso. As empresas que estejam em situao de no certificada, caducada ou revogada, e que iniciem o preenchimento de um formulrio de certificao Primeira Certificao, Renovao Atrasada ou ActualizaodaCertificao,porsetratardeumaoperaodeentradaoureentradanociclodevida da certificao, no tm a possibilidade de submeter os respectivos formulrios. Na pgina das Declaraes Finais, ao Validar, vero apenas uma janela com o resultado da validao, que indica Estatuto: Esta empresa no rene as condies para ser certificada como PME. Naturalmente que nestecasonohsequeremissoderelatriooudecertificado,umavezquenoenviadoqualquer formulrioaoserviodeCertificaoPME.Denotarqueasempresasquenoestocertificadaseque saibam de antemo que no renem condies para ser certificadas como PME no tm qualquer obrigaolegaldeiniciaropreenchimentodequalquerformulriodecertificao,designadamentede PrimeiraCertificao,RenovaoAtrasadaouActualizaodaCertificao.

pg.29

Вам также может понравиться