Вы находитесь на странице: 1из 15

AS BANDAS DE MSICA E SEUS MESTRES

Llio Eduardo Alves da Silva leliotrombone@terra.com.br Jos Nunes Fernandes jonufer@globo.com

Resumo: O texto apresenta uma parte da pesquisa de doutorado em andamento que discute a banda de msica atraves do estudo do desenvolvimento musical dos seus alunos e da atuao dos seus mestres. Este mestre de banda analisado atravs do seu perfil, origem e funes. Relembra propostas e metodologias de educadores que visualizaram a importncia da banda nas escolas em outros momentos de nossa histria. Palavras-chave: mestre de banda; banda de msica; desenvolvimento musical Abstract: This text shows a part of Doctor courses research that discusses the band trough of studying the development of their students and the work of their teachers. This conducor of band is analised trough his profile, origin and functions. It remembers educators proposes and methodologies who noted the value of the bands in the schools trough others moments in our history. Keywords: band; conducor of band; musical development

Conceituando Banda de Msica Conceituar a palavra banda de msica de extrema importncia neste trabalho, uma vez que diversos grupos so indiscriminadamente assim denominados. A confuso se torna maior ao tratarmos especificadamente do termo banda. Inicialmente interessante conhecer o significado o termo banda significa:
Banda Conjunto instrumental. Em sua forma mais livre, banda usada para qualquer conjunto maior do que um grupo de cmara. A palavra pode ter origem no latim medieval bandum (estandarte), a bandeira sob a qual marchavam os soldados. Essa origem parece se refletir em seu uso para um grupo de msicos militares tocando metais, madeira e percusso, que vo de alguns pfaros e tambores at uma banda militar de grande escala. Na Inglaterra do sc. XVIII, a palavra era usada coloquialmente para designar uma orquestra. Hoje em dia costuma ser usada com referncia a grupos de instrumentos relacionados, como banda de metais, banda de sopros, banda de trompas. Vrios tipos recebiam seus nomes mais pela funo do que pela constituio (banda de dana, banda de jaz, banda de ensaio, banda de palco).

A banda destinada para desfile (marching band), que se originou nos EUA, consiste de instrumentos de sopro de madeira e metais, uma grande seo de percusso, balizas, porta-bandeiras, etc. Um outro desenvolvimento moderno a banda sinfnica de sopros, norte-americana, que se origina de grupos como Gilmores Banda (1859) E Us Marine Band, dirigida por John Philip Sousa 1 (1880-92).

Uma classificao importante de ser citada foi realizada por Botelho e que leva em considerao o relacionamento com a sociedade, dividindo as bandas de msica em trs grupos bsicos:
Bandas Militares, Bandas pertencentes a uma instituio e Bandas Sociedades Musicais. As Bandas Militares seriam aquelas pertencentes a instituies militares, por tanto profissionais. As Bandas pertencentes a uma instituio seriam aquelas mantidas por Igrejas, colgios, fbricas etc, podendo ser amadoras ou semi-profissionais (seus participantes recebem algum tipo de pagamento). Por fim, o tipo que tratamos no presente trabalho, as Bandas Sociedades Musicais seriam, como dito anteriormente, aquela banda mantida por uma instituio, uma Sociedade Musical, que teria como nico ou principal objetivo atividades relacionadas direta ou indiretamente manuteno desta 2 banda.

A diferenciao das bandas de msica de acordo com a quantidade msicos e instrumentos tambm foi comentada por Siqueira3 que considerou a banda amorfa, ressaltando que a mesma formada pela sociedade a qual esta inserida, dependendo desta para obteno de recursos para compra e manuteno de instrumentos. Este considera este relacionamento da banda com a sociedade o principal fator para a forma que assume. Tal colocao pode ser justificada pelo fato de que mesmo as denominadas bandas sinfnicas existentes no Brasil so bastante flexveis e acabam por exercer funes de banda marcial ou de uma banda de msica ou musical, com quantidade de msicos diferentes e repertrio que pode variar. Justificando o fato de no haver padronizao instrumental em relao ao nmero de instrumentistas Cajazeira4 comenta que tal situao ocorre devido ao fato de que os msicos so amadores e que no possuem muita opo no momento de escolha do instrumento. Neste trabalho ela esta se referindo as Filarmnicas, que no um termo utilizado somente para bandas
1

Sadie, Stanley (Ed.). Dicionrio Grove de msica: edio concisa. Traduo de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, p.74. 2 Botelho, Marcos. Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense: Um estudo sciohistrico. 2006. Dissertao (Mestrado em Musicologia) Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 13. 3 Ibid, Siqueira apud Botelho, 2007, p.13. 4 Cajazeira, Regina. A Importncia das Bandas de Msica na Formao do Msico Brasileiro. Educao Musical no Brasil. Organizadoras: Alda Oliveira e Regina Cajazeira, Salvador, P&A, 2007, p. 24-28.

de msica. Cajazeira5 define assim as Filarmnicas: As Filarmnicas so sociedades civis que surgiram no Brasil, durante o sculo XIX e tem como intuito manter uma banda de msica. Alm do termo, Filarmnica, outros nomes servem e serviram para denominar uma banda de msica: Sociedade Musical, Clube Recreativo, Grmio, Lira, Clube Musical, Euterpe, Corporao, Operria e Conspiradora so exemplos dos mais utilizados. Essa dificuldade de padronizao nas bandas amadoras a que se refere Cajazeira esta ligada ao fato de muitas bandas no possurem a quantidade de instrumentos necessrios devido ao alto custo. Outro fator relevante a resistncia de alguns alunos, no momento da escolha do instrumento, em apreender instrumentos como a tuba. Em uma banda escolar a dificuldade pode estar em possuir alunos com capacidade fsica para executar determinados instrumentos. Nas bandas profissionais o objetivo a ser alcanado define na maior parte das vezes como deve ser a formao de uma banda de msica. E finalmente, o repertrio. A instrumentao do repertrio brasileiro no apresenta uma padronizao e isto no tem sido uma preocupao das mesmas. Campos
6

prope uma padronizao da escrita do

repertrio brasileiro para banda sinfnica, podendo esta ser transformada em banda de msica, com quantidade menor de instrumentos. Conclui-se ento que os mestres brasileiros acabam tendo a necessidade de adaptar seu repertrio ao grupo que tem em mos. Uma classificao bem interessante e que explica bem o que so as bandas de msica no Brasil a utilizada por Nascimento:
1. Banda Sinfnica ou de Concerto: grupo formado majoritariamente por instrumentos de sopro e percusso, possuindo os instrumentos tpicos da orquestra sinfnica, como: obo, fagote, tmpano, golckspel, celesta, tubofone etc., podendo ser acrescido, ainda, dos contrabaixos acsticos e violoncelos. Podem executar quaisquer tipos de repertrio, substituindo, nas obras eruditas, violinos e violas por clarinetas e saxofones. Seu emprego se d sem deslocamento, devido utilizao de instrumentos oriundos da orquestra que no oferecem mobilidade para tal, como o caso dos grandes instrumentos de percusso e das cordas. 2. Banda de Msica: grupo formado majoritariamente por instrumentos de sopro e percusso, podendo ter alguns instrumentos de sopro de pequeno
5 6

Ibid., 2007, p.26. Campos, Marcelo Jardim de. A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos: Uma abordagem a partir da Fantasia em Trs Movimentos em Forma de Choros. 2007. Dissertao (Mestrado em Msica). Escola de Msica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

porte utilizados nas orquestras, como o caso do obo e do fagote. Podem executar um repertrio bastante variado, com exceo de grandes peas escritas para orquestras sinfnicas. Seu emprego ocorrer (sic) em deslocamento ou parado, porm no enfatiza as evolues. 3. Banda Marcial: grupo formado majoritariamente por instrumentos de sopro da famlia dos metais e percusso. Por no ter a famlia das palhetas, a execuo de grandes peas fica restrita. Seu emprego prprio para o 7 deslocamento e evolues.

Como comenta Campos8, no podemos diferenciar os tipos de banda somente pela formao instrumental ou quantitativo de msicos das mesmas. Ele lembra que a funo da banda no seu dia a dia deve ser colocada como um dos fatores principais de sua classificao. Isto aliado a outros fatores como: repertrio e profissionalizao dos msicos. Campos
9

apresenta inclusive diferenas entre a banda de concerto e a

banda sinfnica. Ele cita diferenas em relao instrumentao, quantidade de msicos, repertrio, carter e direcionamento do grupo. Obviamente estas diferenas no so to claras no que se refere ao Brasil, pelos motivos j expostos da dificuldade de padronizao. Neste trabalho, o autor tambm faz a distino de orquestra de sopros e banda de msica. Cabe ressaltar que a orquestra de sopros enfrenta resistncia no Brasil em ser vista como um grupo diferente do que uma banda de msica, embora compositores como VillaLobos tenha escrito para os dois tipos de formao10. Alm disso, muitos leigos confundem fanfarras com as bandas de msica. Lembremos ento que as fanfarras so grupos formados por instrumentos meldicos simples, tais como cornetas, liras, escaletas, pfaros etc. As fanfarras executam suas obras em deslocamento. Deve-se ressaltar que neste trabalho s abordaremos as denominadas bandas de concerto e banda de msica, e quando necessrio citaremos os outros grupos utilizados.

A banda de msica na escola

Nascimento, Marco Antonio Toledo. Mtodo elementar para o ensino de instrumentos de Banda de Msica Da Capo: um estudo sobre sua aplicao. 2007. Dissertao (Mestrado em Msica). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, p.39. 8 Campos, op.cit., 2007. 9 Ibid., 2007. 10 Ibid., 2007.

Quando em 1934, Villa-Lobos lanou, dentro das Novas Diretrizes da Educao Cvico-Artstico Musical, o Curso Especializado de Msica Instrumental para a formao de msico de banda, aliado ao ensino de canto orfenico, ele imaginava ser este o caminho da independncia artstica brasileira.11 Villa-Lobos organizou os cursos em trs escolas tcnicas secundrias, Ferreira Viana, Joo Alfredo e Visconde de Mau, ressaltando que ao lado das escolas de base clssica, de carter industrial ou comercial deveria existir um curso de Educao Artstica Musical. Este curso deveria ser realizado em seis anos, dividido em dois ciclos com trs anos cada. As bandas seriam organizadas da seguinte maneira: Bandas Recreativas, formadas por cerca de vinte e sete a trinta msicos e favoreceria o aparecimento de talentos que formariam as Bandas Tcnicas. Estas Bandas Tcnicas seriam formadas por cerca de cinqenta msicos e em sua formao incluiria um curso de teoria da msica e um programa de ensino rigoroso de ensino instrumental. O documento propunha a contratao de capacitados professores brasileiros e estrangeiros. Alm disso, interessante ressaltar a intensa atividade de ensaios e apresentaes propostas por Villa-Lobos. As atividades eram programadas para todos dias da semana, incluindo ensaios de naipe e apresentaes. O motivo da opo de Villa-Lobos por estas trs escolas tcnicas desconhecido at o momento. O que foi possvel constatar que na Escola Tcnica secundria Visconde de Mau a Banda de Msica nasceu provavelmente na dcada de 20 durante o perodo em que foi a escola foi dirigida pelo diretor Orlando Correa. Na poca a banda era inclusive denominada como a Orquestra do Dr. Orlando quando se apresentava em atividades no inerentes a escola12. H relatos13 de atividades da Banda na dcada de 50 (1954), quando a mesma era conhecida como a Furiosa. No
11

Machado, Maria Clia Marques.Heitor Villa-Lobos Ao e Criao Diante do Duplo Enfoque de Representao e Renovao da Cultura(1922-1959). 1982. Dissertao (Mestrado em Educao). Faculdade de Educao da UFRJ.O texto que trata da implantao Curso Especializado de Msica Instrumental para a formao de msico de banda integra o trabalho de Maria Clia Machado e foi escrito para ser publicado em O Jornal no ano de 1934 e consiste numa sntese das instrues e regulamentos, oficialmente aprovados, do programa do curso em questo. 12 Barbosa, Roberto. A Escola Visconde de Mau e sua Histria. S/l, 1949, p.11. 13 Macedo, Raimundo Albuquerque. Relembranas da Mau. [s.l.], [s.e.], 2002, p.22.

se tem informao at o momento se Villa-Lobos tentou reativar uma Banda de Msica j existente desde a dcada de 20 ou se ele simplesmente buscou melhorar a qualidade da mesma na dcada de 30 (1934), embora no seu perodo inicial a Banda tivesse um certo prestgio. O que Villa-Lobos estava propondo, e que pesquisas mais aprofundadas poderiam responder com mais clareza, a criao de uma tradio de se formar bandas de msica nas escolas brasileiras. Embora inmeras bandas de msica tenham como bero as escolas pblicas e privadas brasileiras, o projeto em questo no teve seqncia. Villa-Lobos talvez tenha sido o homem com mais influncia poltica e musical no Brasil com a preocupao de implantar bandas de msica nas escolas brasileiras. Outros msicos e pesquisadores tambm propuseram a criao de programas de bandas em escolas. Andrade (1988)14 descreveu como o funcionamento de uma banda de msica, as suas funes, os elementos didtico-culturais, apresentando um projeto para criao de bandas de msica em cada escola pblica dos denominados na poca como 1. e 2. graus. Em um texto de 1984 a pesquisadora Granja ressalta:
Infelizmente no chegam a dez o nmero de escolas de 1. grau que possuem suas prprias bandas, devido falta de profissionais contratados para suprirem esta tarefa educativa e ao alto custo de aquisio e manuteno do instrumental. Diante desta carncia, as bandas civis vo suprindo as 15 necessidades da iniciao instrumental do jovem fluminense.

Um dos depoimentos que dizem respeito atividade da banda escolar apresentado por Dantas16. Ele prope uma parceria das bandas de msica civis existentes com a escola pblica, inclusive com o aperfeioamento dos mestres de banda na universidade pblica. J Colwell e Goolsby17 fazem interessantes consideraes sobre o trabalho de aplicao da banda de msica nas escolas norte-americanas. O autor ressalta que nos EUA, em alguns anos da dcada de 80 a banda de
14

Andrade, Hermes. A banda de msica na escola de 1. e 2. graus. 1988. Dissertao (Mestrado em Msica) Conservatrio Brasileiro de Msica. 15 Granja, Maria de Ftima Duarte & TACUCHIAN, Ricardo. Organizao, Significado e Funes da Banda de Msica Civil. Pesquisa e Msica. Rio de Janeiro: Conservatrio Brasileiro de Msica, v.1, n.1, 1984-1985, p. 37. 16 Dantas, Fred. Curso de Capacitao para Mestres e Msicos-Lderes de Filarmnicas. Governo da Bahia, s/l, 2008, p.34. 17 Colwell e Goolsby apud Barbosa, Joel Luis da Silva. Considerando a viabilidade de inserir Msica Instrumental no Ensino de Primeiro grau. Revista da Associao Brasileira de Educao Musical, Salvador, n. 3 p. 39-49, 1996, p.24.

msica foi a disciplina, sem levar em conta o ingls, que mais foi oferecida nas escolas, com presena em 93% das escolas secundrias. Entretanto a tradio de bandas escolares no Brasil bem antiga. possvel citar a existncia de bandas centenrias como a do Colgio Salesiano Santa Rosa em Niteri-RJ ou em So Joo Del-Rei-MG.
A existncia de Bandas Escolares de msica podem ser confirmadas antes mesmo de 1894, como tivera o Colgio Duval e, depois, o Colgio Maciel, a do Ginsio Santo Antnio, formada por alunos sob a direo do professor Augusto Muller, apelidada pelos prprios alunos do Ginsio de Furiosa; e ainda a do Colgio So Joo, que completariam as bandas colegiais em So Joo del-Rei.
18

Embora as bandas civis sejam e tenham sido verdadeiras escolas de msica no Brasil possvel afirmar que um trabalho forte de manuteno e criao de bandas de msica nas escolas brasileiras pode levar a uma melhor educao musical do nosso povo e a formao de outros nomes que, de alguma forma, tiveram na banda de msica uma verdadeira escola de formao musical. Dentre estes artistas podemos destacar: Francisco Braga, Carlos Gomes e Eleazar de Carvalho, entre tantos outros.

Processo de ensino e aprendizagem na banda de msica A dificuldade da sobrevivncia das bandas de msica, me referindo neste caso mais especificamente as bandas civis amadoras e as bandas escolares, esta muito ligada ao fato de que as mesmas no conseguem renovar seus quadros. No caso da banda escolar o problema agravado pelo tempo de permanncia do aluno na escola que pode funcionar como um limitador de participao do aluno na banda. As bandas civis conseguem manter em seus quadros com pessoas de variadas idades, porm, normalmente no existe um leque to grande e renovado anualmente de interessados em ingressar no grupo como nas bandas escolares.

18

Benedito, Celso Jos Rodrigues. Banda de Msica Teodoro de Faria: Perfil de uma banda civil brasileira atravs de uma abordagem histria, social e musical de seu papel da comunidade. 2005. Dissertao (Mestrado em Msica) Programa de Ps-Graduao da Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo, p.37.

Alves19 ressalta em seu trabalho, que aborda bandas de msica da cidade do Rio de Janeiro, a importncia formadora das bandas de msica, onde na verdade no existe um curso (tcnico, universitrio...) a ser concludo. Em outro trecho ele comenta sobre o fato de no haver a preocupao das bandas rumo a uma metodologia especfica de trabalho, situao que comea a mudar atualmente. A preocupao com a eficcia da formao dos futuros msicos das bandas de msica inspirou pesquisadores a desenvolverem importantes trabalhos de pesquisa que procuram desenvolver ou apresentar metodologias que visam o aperfeioamento do ensino dentro das bandas de msica. Na sua dissertao de mestrado Higino20 apresentou o mtodo de musicalizao realizado na Banda de Concerto da Fundao Educacional de Volta Redonda, detalhando o processo de ensino. O projeto, atualmente denominado como Volta Redonda Cidade da Msica, coordenado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, um dos maiores exemplos de como possvel inserir o ensino de msica nas escolas brasileiras com qualidade e quantidade. Embora o trabalho apresente diferentes grupos musicais, a banda de msica se faz presente em diversas escolas e os resultados so considerados excelentes. J Joel Barbosa21 desenvolveu um mtodo de treinamento inspirado em outros utilizados em bandas de msica norte-americanas. O mtodo ensina os princpios de execuo do instrumento em conjunto com a teoria musical. Os exerccios so realizados em grupo, favorecendo a motivao e um trabalho com maior quantidade de alunos. O principal diferenciador do mtodo para outros empregados nos EUA a utilizao de msica brasileira no decorrer das lies.

19

Alves, Cristiano Siqueira. Uma proposta de anlise do papel formador expresso em bandas de msica com enfoque no ensino da clarineta. 1999. Dissertao (Mestrado em Msica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, p.14. 20 Higino, Sarah. Banda Escolar: Um progresso de desenvolvimento musical (educativo e social). 1994. Dissertao (Mestrado em Msica). Escola de Msica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 21 Barbosa, Joel Luis da Silva. Na Adaptation of American band instruction methods to Brazilian music education, using Brazilian melodies. 1994. Tese (Doctor of Musical Arts) University of Washington-Seattle.

O trabalho de Vechia22 investigou os fundamentos de como se tocar instrumentos de metais, dando nfase ao trompete, trompa, trombone, bombardino e a tuba. O trabalho foi direcionado a professores-regentes de banda, mestre de banda no que diz respeito concepo deste trabalho e teve como intuito a investigao de quais fundamentos eles ensinam, quais so suas concepes sobre estes fundamentos, como eles os ensinam e como esse processo pode ser aprimorado. A proposta final do trabalho consiste na busca pela melhora da atividade de ensino-aprendizagem, apresentando um roteiro de tutorial em vdeo, com objetivo de auxiliar alunos e professores na fixao dos princpios necessrios para tocar instrumentos de metal. Aps analisar estes trabalhos que propem a preparao para a entrada do msico na banda, verifiquei que muito pouco do contedo destes trabalhos esto voltados para o aperfeioamento dos grupos j existentes. Ou seja, em diversas bandas de msica busca-se inserir o aluno, entretanto no existe uma preocupao direcionada para cotidiano dos ensaios , ou seja, na tarefa de proporcionar cada vez maior desenvolvimento musical e conseqente aperfeioamento. O trabalho de Cajazeira23 tem como intuito a construo e aplicao de um modelo de gesto para formao, distncia, de msicos. A autora criou ento o Curso Batuta que consiste basicamente em um curso de educao continuada ou curso para complementar a formao do msico de banda. O curso formado por trs mdulos, apresentando, cada um, objetivos diferentes. Dantas24 atravs do Curso de Capacitao para Mestres e Msicoslderes de Filarmnicas prope vrios itens que considera importante na formao dos mestres de banda e do que ele chama de msicos-lderes, tais como a histria das bandas de msica, repertrio, regncia e composio, entre outros. Ele coloca que:

22

Vecchia, Fabrcio Dalla. Iniciao ao trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba: Processo de ensino e aprendizagem dos fundamentos tcnicos na aplicao do mtodo da capo. 2008. Dissertao (Mestrado em Msica). Escola de Msica da Universidade Federal da Bahia 23 Cajazeira, Regina Clia de Souza. Educao musical a distncia para msicos da Filarmnica Minerva - gesto e Curso Batuta. 2004. 316 f. Tese (Doutorado em Msica) Escola de Msica, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2004 24 Dantas, op.cit., 2008.

O menino ou menino que entra na filarmnica entende de forma muito direta e objetiva que sua permanncia naquela comunidade vai se dever ao que l e executa em um instrumento. Aprender sabendo para que se aprende, talvez seja esse o grande segredo das bandas de msica. A relao entre teoria e 25 prtica est muito prxima.

Neste pargrafo o autor deixa clara a necessidade de desenvolvimento musical constante que a banda de msica exige de seus membros. Embora em muitas bandas o nvel a ser alcanado no seja alto, isto no significa que o msico pode relaxar no que diz respeito execuo do repertrio. Sabemos que na maior parte das bandas de msica o desenvolvimento musical ocorre exclusivamente com a execuo do repertrio e com o aprimoramento do ouvido musical com o passar do tempo. Entretanto, sempre senti falta de uma metodologia, assim como um material pedaggico em lngua portuguesa, que proporcionasse no decorrer dos ensaios o desenvolvimento das atividades de aperfeioamento dos msicos, de forma que no se roubasse muito do tempo que seria dedicado ao repertrio e que ao mesmo tempo no funcionasse simplesmente como um aquecimento. Minha inspirao para alcanar tal objetivo vem dos anos de convivncia como aluno da j citada Banda de Concerto de Volta Redonda e cujo maestro desenvolve uma srie de exerccios com a banda, antes de iniciar o ensaio do repertrio propriamente dito. Segundo me afirmou o mestre Nicolau Martins de Oliveira, sua inspirao veio da experincia de observar os ensaios da Banda Sinfnica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Banda Sinfnica do CBMERJ), regida na poca pelo maestro Othonio Bevenuto da Silva26. A Banda Sinfnica do CBMERJ da poca, assim como a Banda de Concerto de Volta Redonda so grupos reconhecidos no meio musical excelncia musical. Outro fator inspirador so os anos de observao como professor de trombone, alm da participao em diversos Encontros de Trombonistas em todo o Brasil em que pude constatar que os trombonistas tem uma tendncia a desenvolverem diversos exerccios para serem realizados em grupos e que
25 26

Ibid., 2008, p.30. O capito Othonio Benvenuto da Silva nasceu na cidade de Jardim, Cear. Foi obosta e depois mestre da Banda Sinfnica do CBMERJ. O mestre se transferiu para reserva remunerada no ano de 1973 com concerto que mereceu destaque no jornal o Globo. (Viana, 2000, p. 59).

alcanam excelentes resultados individuais e principalmente coletivos quando realizados com freqncia. Apoiado pelos parmetros propostos por Swanwick 27 atravs do seu modelo C(L)A(S)P, pela minha experincia emprica citada e pelas pesquisas realizadas nas bandas de msica, detalhadas nos captulos seguintes, procurarei desenvolver uma proposta que tem como intuito o permanente aperfeioamento dos msicos de bandas de msica no-iniciantes atravs da interveno do mestre da banda de msica. O material em questo no tem intuito de ser aplicado em cursos voltados aos mestres de banda e sim como aperfeioamento presente em atividades cotidianas desenvolvidas em um ensaio.

Em tempo Quem so os Mestres de Banda? Existe uma grande preocupao no meio musical e cultural para que se preservem as bandas de msica. Alm dos empecilhos de ordem material, a sobrevivncia das bandas de msica escolares dependem de uma boa preparao dos msicos e dos mestres de banda. Mas quem so os mestres de banda? Os perfis so os mais diversos. Citarei dois que podem englobar de forma geral o que representa este mestre. O primeiro, que podemos considerar como o mais tradicional uma pessoa geralmente do sexo masculino e que obteve seus ensinamentos musicais em uma banda de msica desde criana. L ele aprendeu um pouco de cada instrumento e de regncia. Alm disso, um arranjador e comumente um compositor. Grande parte destes desenvolve suas funes em bandas do interior, sendo comum o caso dos msicos que aprenderam em uma banda da cidade e depois de atuarem profissionalmente em uma banda militar, retornaram para assumir a funo de mestre.Normalmente no recebem remunerao ou apenas uma ajuda de custo, e quase sempre gastam bastante de suas economias na busca por melhores condies de seu grupo musical. O segundo, que pode ser considerado o mestre de banda mais moderno, no necessariamente toca diversos instrumentos, utilizando-se dos
27

Swanwick, Keith. A Basis for Music Education. Windsor: NFER Nelson, 1979.

monitores-msicos da prpria banda ou mesmo de professores especficos de instrumento. H inclusive penetrao maior de mulheres neste perfil e so encontrados em maior escala nas chamadas cidades grandes. Ele sabe que o grau de exigncia por parte dos alunos atualmente cada vez maior. O seu aluno tem, atravs da internet, acesso a aulas, gravaes e apresentaes de bandas de msica e instrumentistas de todo o mundo e isso exige um ensino mais especfico e ferramentas de motivao. Este mestre geralmente remunerado, tem ou ter curso superior em msica e procura fazer com que sua banda de msica seja sinfnica, alm de exercer as atividades inerentes a banda de msica ou musical. Obviamente, estes perfis tendem a misturar e o intuito deste trabalho estudar como ocorre o processo de ensino, guiado por estes mestres, em cada banda para que possamos trazer modernidade sem alterar a tradio. Embora o mestre, como j citado, desenvolva as mais diversas atividades da banda, duas so essenciais para no que se refere no seu cotidiano. A atividade de reger, geralmente apreendida atravs da observao e a atividade de ensinar, que no Brasil comea a ser mais estudada. A funo de regente e educador lembrada por Benedito:
Em muitas cidades brasileiras houve a formao de mais de uma banda de msica e, para dot-las de instrumentistas, iniciou-se o ensino e aprendizado da msica instrumental de modo prtico e rpido. Os regentes de banda exerciam tambm a funo de professores, lecionando msica para estudantes 28 jovens e adultos.

Em relao origem do mestre de banda brasileiro Pereira 29 sugere que alguns destes mestres exerciam a funo de mestres-de-capela. Pereira utiliza o termo maestro ao tratar do mestre de banda e ressalta que alguns mestres de capela exerciam a funo concomitantemente com a de mestre de banda, outros deixaram de ser mestre-de-capela para seguir a carreira como mestre de banda militar. Sabe-se tambm que os primeiros mestres de banda que atuavam nas bandas de fazenda eram estrangeiros. Atualmente, h uma maior facilidade de

28

Benedito, Celso Jos Rodrigues. Banda de Msica Teodoro de Faria: Perfil de uma banda civil brasileira atravs de uma abordagem histria, social e musical de seu papel da comunidade. 2005. Dissertao (Mestrado em Msica) Programa de Ps-Graduao da Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo. 29 Pereira, Jos Antnio. A Banda de Msica Retratos Sonoros Brasileiros. 1999. Dissertao (Mestrado em Artes). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista

acesso ao conhecimento, inclusive a professores estrangeiros, entretanto, praticamente no existem mestres de banda estrangeiros no Brasil:
Na escola, o mestre tem como atribuio ensinar teoria musical e prtica de todos os instrumentos. Diferente das bandas da fazenda, o mestre agora no mais um europeu, mas sim um msico da prpria associao, geralmente exmsico da banda. Na escola da banda as atividades acontecem no mesmo lugar, na mesma hora, e com o mesmo professor. A escola da banda segue a prtica da maioria das escolas dos sculos XV ao XVIII, onde jovens e adultos 30 se misturavam.

Dentre os mestres de banda brasileiros que tiveram destaque no meio musical esto Andr da Silva Gomes, mestre-de-capela de So Paulo e que se tornou mestre da banda da Guarda Nacional. Manoel Jos Gomes, pai de Carlos Gomes que foi mestre-de-capela da vila de So Carlos (Campinas) e depois mestre de banda. Francisco Braga foi professor e instrutor da Banda do Corpo dos Marinheiros, funes que o situa, a meu ver, como mestre-debanda. O mais reconhecido mestre de banda brasileiro Anacleto de Medeiros, fundador da Banda Sinfnica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e de outras bandas civis. Durante a nossa busca por trabalhos que tratassem do trabalho educacional dos mestres de banda, encontramos vrios que se referem a atividade de regente, e poucos que abordem diretamente sobre a atividade do mestre de banda. Danis31 dedica um pouco de seu livro ao mestre de banda escolar. Porm ele aborda o tema de forma muito superficial. No livro ele tambm comenta a diferena existente entre as bandas profissionais e as escolares. Cita que a tarefa do mestre de banda escolar artstico e educacional. No restante do trabalho ele faz abordagens sobre o funcionamento de uma banda escolar. O trabalho no traz referncias bibliogrficas e no traz grande contribuio para a pesquisa. J Kohut
32

faz consideraes sobre os objetivos da educao musical,

da msica instrumental e aborda a importncia do relacionamento humano no ensino. No decorrer do trabalho o autor levanta pontos relacionados didtica do professor no ensino da msica, alm de tratar de pontos relacionados ao
30 31

Cajazeira, op.cit., 2004. Danis, Alexandre. Tcnica, formao e estrutura da banda escolar. Rio de Janeiro. s/d. s/ed 32 Kohut, Daniel. Instrumental Music Pedagogy Teaching Techiques for School Band Orchestra Directores. New Jersey: Prentice-hall, Inc./Englewood Cliffs, 1973

ensino de msica instrumental. Pontos como notao, qualidade do som, afinao, articulao, fraseado e interpretao. O livro funciona como uma espcie de mtodo de ensino de banda, porm no se preocupa com a anlise de como ocorre o processo de desenvolvimento musical do aluno integrante de uma banda. Outro importante trabalho a ser citado o livro Conhecendo a Banda de Msica de Oscar da Silveira Brum33, que aborda os princpios da regncia de banda, ressaltando inclusive aspectos da postura do regente, exerccios de regncia, aspectos do estudo das obras, importncia da regncia e at mesmo como ensaiar. Granja comenta em diversos pontos de seu trabalho a importncia do mestre de banda:
Em determinadas ocasies, o regente a verdadeira alma da banda, 34 responsvel muitas vezes pela criao do prprio conjunto musical.

Ou ainda:
Costuma-se dizer que no existe msico bom ou ruim, o que h so maestros mais competentes, dinmicos, com formao profissional ou no. E que o maestro quem faz a banda isto , banda afinada, com bela sonoridade, certamente conduzida por profissional competente. Este inclusive, capaz de manter o conjunto funcionando em qualquer circunstncia, mesmo quando no conta com bons msicos, ensinando e adaptando o repertrio para peas 35 mais fceis.

Alves36 lembra como o maestro, aqui denominado como mestre de banda, influencia na educao dos alunos de uma banda musical, uma vez que estes so capazes de expor os pensamentos do mestre adquiridos oralmente no decorrer dos ensaios. Ele tambm ressalta a importncia deste na banda: O maestro, ou orientador responsvel por tal trabalho representa o pilar de sustentao destas atividades. 37 O trabalho denominado Curso de Capacitao para Mestres e Msicos-lderes de Filarmnicas de Fred Dantas um bom exemplo de
33

Brum, Oscar da Silveira. Conhecendo a Banda de Msica: Fanfarras e Bandas Marciais. Rio de Janeiro: Ricordi, 1988. 34 Granja, Maria de Ftima Duarte. A Banda: Som & Magia. 1984. Dissertao (Mestrado em Comunicao). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 35 Ibid, 1984, p.99. 36 Alves, Cristiano Siqueira. Uma proposta de anlise do papel formador expresso em bandas de msica com enfoque no ensino da clarineta. 1999. Dissertao (Mestrado em Msica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 16. 37 Ibid, p. 21.

desenvolvimento de material didtico visando atingir a preparao do mestre de banda. Dantas lembra do pouco reconhecimento aos abnegados mestres de banda no processo de formao dos msicos:
A maneira de ensinar msica nas bandas foi muito injustiada ao longo do tempo. Essa relao discpulo-mestre nem sempre foi respeitada pelo primeiro. Msicos notveis se declaram autodidatas, quando na verdade aprenderam 38 suas primeiras notas com um mestre.

O autor apresenta no item o mestre de msica de seu trabalho 39 a biografia de dezoito mestres de banda e faz consideraes respeito da importncia deste na formao do carter dos seus discpulos, geralmente formado por adolescentes em processo de formao. Quanto a essa influncia direta do maestro na formao educacional e na formao geral do msico, lembro que o mesmo tem uma posio parecida com o chefe de uma famlia, tomando decises, aconselhando e em muitos casos agindo realmente como um pai. Talvez este seja o motivo pelo qual os integrantes destes grupos muitas vezes considerem a banda de msica como segundo lar, quando no o primeiro. Nesta pesquisa procurei observar o mestre-de-banda, sem

desconsiderar todas suas particularidades, mas dando nfase no aspecto educacional, no processo de musicalizao do dia a dia.

38 39

Dantas, op.cit, 2008. Ibid, p.51-61.

Вам также может понравиться