Вы находитесь на странице: 1из 3

P O N T I F C I A U N I V E R S I D A D E C A T L I C A D E S O P A U LO Psicologia da Educao

DISCIPLINA DE PROJETO Doutorado


Luciane Weber Baia Hees

So Paulo
2012

Disciplina de Projeto
I-Identificao: Luciane Hees Referncia Bibliogrfica CANRIO, Rui. A prtica profissional na formao de professores. Conferncia ( Inafop) Formao profissional de professores no ensino superior Universidade de Aveiro 24 de Novembro de 2000. II Atividade proposta: O que o texto acrescenta em relao ao texto do mesmo autor CANRIO, R. (1998). A escola, o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educao. So Paulo, 6, 9-28.

O ato de trabalho transforma-se em ato de formao desde que seja acompanhado por uma atividade de anlise, de estudo ou de pesquisa sobre ele prprio (Barbier,1996, p.3).

Este texto foi apresentado por Canrio (2000) em uma conferncia na Universidade de Aveiro. Ele destaca que a experincia profissional continua a representar o principal referencial no que diz respeito problemtica da formao de professores. Afirma tambm que na construo da Escola Superior de Educao de Porto Alegre tomou conscincia da necessidade de pensar a formao de professores em ruptura com a forma escolar. No cerne dessa ruptura est a questo do papel da experincia nos processos formativos. O autor discute a articulao entre a formao e o exerccio da prtica pedaggica como ponto nevrlgico da organizao curricular dos cursos de formao inicial de professores, propondo a prtica como um espao de formao, aplicao e anlise. Desta forma, as lacunas entre formao inicial e continuada poderiam ser preenchidas. A partir da leitura e da reflexo, destaco alguns aspectos que foram acrescentados. Atrevo- me a afirmar que este texto complementa as ideias discutidas pelo autor no texto anterior (A escola, o lugar onde os professores aprendem). No texto anterior, Canrio discute o papel da escola como um espao no qual os professores aprendem. No segundo texto discutido, ele prope que as instituies sejam um espao de formao permanente. Uma parceria entre professores formadores, professores do terreno1, e os futuros professores seriam uma possibilidade de resolver a distancia entre a formao inicial e a formao continua. O autor explica que esta relao seria um momento de prtica profissional que ocorreria durante toda a formao do professor (inicial e continua).Um estratgia ousada entre a formao e a prtica profissional, na qual, segundo Canrio o essencial consiste na capacidade de desenvolver um reflexo de

Expresso utilizada por Canrio para identificar os professores colaboradores.

aprendizagem permanente que permita aprender a identificar o que necessrio saber e a aprender a aprender com a experincia. Esta articulao se coloca como um processo no qual todos os envolvidos so sujeitos de sua prpria formao e para isto as atividades de ensino seriam atividades de aprendizagem. Segundo Canrio,
A articulao e mesmo coincidncia entre situaes de trabalho e situaes de formao, ou melhor, a transformao de situaes de trabalho em situaes de formao passa a ser uma preocupao comum quer formao inicial, quer formao contnua. A componente da prtica profissional tende a deixar de ser encarada como um momento de aplicao, para ser considerado, cada vez mais, como o elemento estruturante de uma dinmica formativa tributria de uma concepo de alternncia. Nesta perspectiva, a prtica profissional, no quadro da formao profissional inicial de professores ganhar em ser entendida como uma tripla e interativa situao de formao que envolve, de forma simultnea, os alunos (futuros professores), os profissionais no terreno (professores cooperantes) e os professores da escola de formao.

Concluindo, este texto apresenta (eu diria que acrescenta) trs grandes orientaes que podem servir de referncia para revalorizao da experincia e suprir as lacunas entre formao inicial e os desafios do professor iniciante. Destaco as trs orientaes para orientar o currculo diante desta proposta; 1- Construir outra insero espacial das atividades de formao. 2- Aproximao real entre os espaos da escola de formao e os contextos reais de exerccio profissional. Segundo Canrio, seria um novo tipo de relacionamento entre as situaes e momentos escolares e as situaes de trabalho implicam, no caso da formao profissional de professores, que as escolas sejam encaradas como os lugares fundamentais de aprendizagem profissional e no como meros lugares de aplicao. 3- Situaes de produo Canrio explique que esta articulao que poder permitir fazer evoluir o sistema de formao de uma lgica de repetio de informaes, para uma lgica de produo de saberes. S no quadro desta transformao que o formando (neste caso o futuro professor) deixa de ser tratado como um objeto de formao para adquirir o estatuto de sujeito e agente de formao. O futuro professor interage com as escolas na dupla condio de aprendiz e de agente socializador dos profissionais no terreno. Ao interrogar criticamente a sua prtica e confrontando-os com outras maneiras de pensar e agir o jovem formando contribui para mudar representaes e comportamentos dos profissionais j veteranos. Esta capacidade de questionar criticamente as prticas de profissionais experimentados, aprendendo com elas e contra elas, s possvel se, dentro da escola de formao inicial, os alunos forem tratados como produtores de saberes. Este texto veio de encontro ao meu projeto de pesquisa que pretende buscar junto aos egressos suas dificuldades e desafios de insero na prtica para discutir estes aspectos em relao prtica do professor formador. Concordo com o autor que v nesta proposta uma possibilidade de articular um projeto curricular global para a formao inicial e contnua.

Вам также может понравиться