Вы находитесь на странице: 1из 3

Conflitos a nivel Mundial O QUE O CONFLITO Existem vrias definies de conflito.

. No contexto empresarial consiste em qualquer desacordo que rompe o fluxo de trabalho.

Pode ser aplicado a um conflito entre dois colaboradores integrados no mesmo ou em diferentes nveis hierrquicos, seja qual for o grau de responsabilidade que detenham na organizao, como tambm a um conflito entre dois ou mais scios, com um fornecedor, um cliente. Ou, at mesmo, a um conflito entre duas empresas emergentes ou no de uma relao contratual.

Um estudo internacional realizado em 2008 na Europa, no Brasil e nos EUA demonstrou que em mdia, so gastas mais de 2 horas por semana e por colaborador em consequncia de conflitos organizacionais.

Em certos momentos de nossa vida, todos nos deparamos com situaes de conflito. um componente inevitvel da nossa existncia. Somos todos diferentes em opinies e necessidades e a forma como encaramos estas diferenas conduz a um modo construtivo de resoluo de conflitos. este o nosso objectivo.

Os conflitos fazem parte da natureza humana. No devemos atribuir ao conflito, ainda que profundo e complexo, uma conotao negativa. Afinal, dependendo do modo como gerido pode ser uma fonte de criatividade, de mudana e de maior produtividade.

O termo conflito define o conjunto de duas ou mais hipotticas situaes que so exclusivas, isto , que no podem ter lugar em simultnea (por serem incompatveis). Para o Alemo Ralf Dahrendorf, o conflito um facto social universal e necessrio, que se resolve com a mudana social. Karl Marx, pela parte que lhe toca, era da opinio que o conflito tinha a sua origem na dialctica do materialismo e na luta de classes. As teorias que existem sobre o conflito social permitem explicar a necessidade social de ordem e integrao, que se traduz no desenvolvimento de polticas de consenso ou de coaco. Em ambos os casos

O termo conflito define o conjunto de duas ou mais hipotticas situaes que so exclusivas, isto , que no podem ter lugar em simultnea (por serem incompatveis). Para o Alemo Ralf Dahrendorf, o conflito um facto social universal e necessrio, que se resolve com a mudana social. Karl Marx, pela parte que lhe toca, era da opinio que o conflito tinha a sua origem na dialctica do materialismo e na luta de classes. As teorias que existem sobre o conflito social permitem explicar a necessidade social de ordem e integrao, que se traduz no desenvolvimento de polticas de consenso ou de coaco. Em ambos os casos, o conflito constitui-se como o factor da mudana social e como parte da dinmica social perante o consenso. Com o desenvolvimento da teoria do conflito, este comeou a ser visto como um aspecto funcional da sociedade. Antigamente, o conflito era analisado a partir de uma perspectiva moral (como a guerra santa) ou justa. Tambm podia ser tido em conta como o direito rebeldia (de acordo com John Locke) ou como uma consequncia da referida luta de classes. A partir do funcionalismo e da teoria do conflito, passou a ser considerado como sendo uma relao social com funes positivas para a sociedade, desde que a sua potencialidade destrutiva e desintegradora pudesse ser mantida sob controlo. O conflito nas relaes internacionais analisado com base em diversas posturas. Uma delas a teoria do choque de civilizaes, que explica os grandes movimentos polticos e culturais da histria atravs das influncias recprocas que as vrias civilizaes exercem entre si. Neste contexto, uma civilizao uma cultura fechada com uma tradio hermtica e impermevel, que entra em conflito na hora de se relacionar com as outras civilizaes diferentes.

conflito laboral
O conceito de conflito pretende designar qualquer relao entre grupos ou indivduos que se possa definir atravs de oposio, seja ela qual for; est, por isso, ligado ideia de luta ou combate pela posse de algo que no existe em quantidade suficiente que permita a satisfao de todos. Toda a histria da Sociologia e das Cincias Sociais foi, numa vertente, a de teorias explicativas do conflito, demonstrando-se, assim, a importncia do conflito na

evoluo

da

sociedade.

O conflito laboral pode ser traduzido pela falta de acordo entre trabalhador (assalariado) e entidade empregadora, tratando-se, na maioria das vezes, de divergncias a nvel de condies de trabalho, de atualizaes de remunerao e de regalias. Dentro do conflito laboral, a vertente mais importante o conflito coletivo de trabalho, que significa desacordo entre uma ou vrias organizaes sindicais representativas dos trabalhadores e uma ou vrias entidades patronais. No conflito coletivo de trabalho, o objetivo poder ser a celebrao de uma conveno coletiva de trabalho ou a interpretao das normas em vigor aplicveis s relaes individuais de trabalho entre as partes em conflito. No primeiro caso, fala-se de conflito coletivo econmico ou de interesses e, no segundo caso, de conflito coletivo jurdico, sendo que o primeiro o mais importante, por ser socialmente mais relevante.

Вам также может понравиться