Вы находитесь на странице: 1из 7

1 - VIBRAES MECNICAS 1.

MOVIMENTO OSCILATRIO

Sistemas oscilatrios : lineares e no - lineares Classes de vibraes : - Vibraes livres : ausncia de foras externas e pode vibrar com uma ou mais das suas freqncias naturais. - Vibraes foradas : ocorre sob a excitao de foras externas.

Ressonncia : Ocorre quando a freqncia de excitao se iguala a uma freqncia natural de um sistema.

Amortecimento : Dissipao de energia do sistema e importante ao limitar a amplitude de oscilao na ressonncia.

Grau de liberdade de um sistema : o nmero requerido de coordenadas independentes para a descrio do seu movimento. Exemplo de 1 G.L. na folha anexa.

2. - MOVIMENTO HARMNICO - Movimento peridico : o movimento se repete a intervalos iguais de tempo T , denominado perodo, e seu inverso chamado de freqncia : movimento peridico :

- Movimento harmnico : a forma mais simples de um movimento peridico.

- freqncia angular (rad/s)

Os movimentos se repete a cada 2 radianos, ento:

: freqncia em ciclos/seg (Hz)


Funo transiente de tempo : a funo que existe apenas no espao limitado de tempo, sendo nula em qualquer outro tempo. Essas funes no so peridicas. Funo aleatria :

A NICA FORA ATUANTE A FORA DA MOLA

( 1 ) Equao diferencial linear de 2a ordem Soluo harmnica : (2) onde : freqncia natural circular ( rad/s ) K - constante de mola ou rigidez Substituindo 2 em 1 :

Exemplo : A massa rgida de uma mesa suportada por pernas de ferro chato. Seu perodo natural na horizontal 0,4 s . Quando uma placa de 30 kg presa em sua superfcie, o perodo natural na horizontal aumentado para 0,5 s . Determinar a constante da mola equivalente e a massa da mesa.

Soluo :

no 10 caso :

no 20 caso :

ou

como

, ento : N/m

logo :

Kg

OBS.: Um aumento de massa de um sistema vibrante causa um aumento no perodo natural e conseqentemente um decrscimo na freqncia natural. Relao entre deslocamento, velocidade e acelerao

Representaes Vetoriais Representao Harmnica

Pode-se concluir que a velocidade est defasada do deslocamento de 900 e a acelerao de 1800. Note tambm que: e

1.3 - EXERCCIOS 1.3.1 - Um movimento harmnico tem uma amplitude de 0,00508m e um perodo de 0,15s. Determinar o mximo da velocidade e acelerao. 1.3.2 - Um acelermetro indica que uma estrutura est vibrando a 82 cps e uma acelerao mxima de 1,27m/s. Determinar a amplitude da vibrao. 1.3.3 - Um movimento harmnico tem uma freqncia de 10 cps e sua velocidade mxima de 4,572 m/s. Determinar sua amplitude, seu perodo e sua acelerao mxima. 1.3.4 - Expressar o nmero complexo 4+3i na forma exponencial Aei . 1.3.5 - Determinar o valor da raiz mdia quadrtica de uma onda formada das pores positivas de uma senide. 1.3.6 - Determinar a srie de Fourier e o espectro da freqncia de um conjunto de pulsos retangulares indicado na figura abaixo.

1.3.7 - Estabelecer a equao para o deslocamento "s" do pisto no mecanismo de manivela indicado na figura abaixo, e determinar os componentes harmnicos e suas magnitudes relativas.

1.3.8 - O sistema mostrado na figura, consiste de um corpo de massa desconhecida m e uma mola com constante k, tendo sido observado para uma oscilao com a freqncia natural n = 100 rad/s. Determine a massa m e a constante k sabendo que enquanto M igual a 0,9 kg est junto a freqncia natural modificada que n= 80 rad/s.

1.3.9 - A dobradia da porta retangular mostrada abaixo est montada formando um ngulo com a vertical. Considere que essa porta tenha uma distribuio uniforme de massa e determine a freqncia natural de oscilao.

1.3.10 - Um globo de massa m est suspenso por um fio de massa desprezvel, como mostrado na figura abaixo. Considere que o fio est submetido a uma tenso T e que esta tenso no influi no movimento, e mostre a equao diferencial para pequenos movimentos de equilbrio, bem como a freqncia natural de oscilao.

1.3.11 - Uma biela de massa m= 3x10-3 kg e momento de inrcia Ic= 0,432x10-4 kg.m2 est suspensa por um gume pela sua superfcie superior, com um comportamento firme como mostrado na figura. Quando movimentada e desprezada , a biela foi observada para a oscilao com uma freqncia natural n=6 rad/s.Determine a distncia h entre o suporte e o centro de massa c.

1.3.12 Uma barra rgida de massa desprezvel articulada em O, como mostra a figura abaixo. Determine a freqncia natural de oscilao do sistema para os parmetros k1=4,3782 x 105 N/m, k2 -= 1,5761 x 105 N/m, m= 175,13kg, a = 2,03m e b = 2,54m.

Вам также может понравиться