Вы находитесь на странице: 1из 4

[CONTRATOS DE TRABALHO] September 27, 2012 Celebrao Do Contrato De Trabalho

Quando contrata um trabalhador, a PTA-guas, Lda. est a celebrar um contrato de trabalho. Existem vrios elementos a ter em conta e vrios tipos de contratos que podem ser utilizados. Atravs de um contrato de trabalho, o trabalhador obriga-se a prestar uma actividade intelectual ou manual, sob a autoridade e direco da entidade empregada, e em troca recebe uma retribuio1. Esta actividade definida entre o trabalhador e a PTA-guas, Lda. podendo ser efectuada por remisso para a categoria prevista em instrumento de regulamentao colectiva de trabalho aplicvel ao trabalhador a contratar ou no nosso respectivo regulamento interno. H outras hipteses para defenir esta actividade, nomeadamente atravs de uma descrio expressa das funes do trabalhador. Algumas das actividades que o trabalhador se obriga a prestar podero exigir autonomia tcnica, como por exemplo, actividades no mbito da engenharia ou da medicina. Nestes casos, a autoridade e direco da entidade empregadora no deve impedir a autonomia tcnica, desde que esta resulte de preceitos deontolgicos da actividade exercida pelo trabalhador por lei. Actualmente permitido o contrato de trabalho com pluralidade de empregadores. Desta forma, vrios empregadores, em funo da sua natureza societria ou da existncia de uma extrutura organizativa comum, podem efectuar um contrato de trabalhor. Neste caso, todas as entidades que agem como empregador ficam responsabilizados solidariamente pelo pagamento da retribuio a este trabalhador. O contrato de trabalho no necessita de ser elaborado po escrito. No entanto, h determinados tipos de contratos de trabalho que, em funo das suas especificidades, tm obrigatoriamente de ter a forma escrita:
1

Contrato de trabalho a termo; Contrato de trabalho de muito pouca durao, desde que superior a uma semana; Contrato de trabalho com trabalhador estrangeiro no comunitrio ou aptrida; Contrato de trabalho a tempo parcial; Contrato de trabalho com pluralidade de empregadores; Contrato de trabalho intermitente; Contrato de trabalho em comisso de servio; Contrato promessa de trabalho; Contrato para a prestao subordinada de teletrabalho; Contrato de trabalho por tempo indeterminado para cedncia temporria; Contrato de pr-reforma; Contrato de cedncia ocasional de trabalhadores.

Art. 1051. Cc

PTA-guas, Lda. | Elaborado por: Carlos E. Soeiro, Director Rec. Humanos & Jurdico

[CONTRATOS DE TRABALHO] September 27, 2012


Idade mnima dos trabalhadores

A empresa pode contratar trabalhadores menores desde que estes disponham de capacidade fsica e psquica adequada ao posto de trabalho. No entanto, h outras condicionantes na sua contratao, tais como a idade mnima exigida por lei, a sua formao profissional ou ainda os trabalhos que lhe so proibidos. Em relao aos menores com 16 ou mais anos e com a esolaridade mnima obrigatria, e desde que no haja oposio escrita por parte dos seus representantes legais, a empresapode contrat-los para fazerem parte da sua fora laboral, desde que no efectuem trabalhos que a lei considere proibidos.

PTA-guas, Lda. | Elaborado por: Carlos E. Soeiro, Director Rec. Humanos & Jurdico

[CONTRATOS DE TRABALHO] September 27, 2012

Perodo Experimental do Contrato de trabalho

Este perodo existe na fase inicial da relao laboral, e corresponde ao tempo durante o qual o trabalhador e a empresa esto experincia ou prova. Este perodo serve essencialmente para a empresa testar as aptides do trabalhador, bem como para este ltimo verificar as condies do trabalho que lhe so oferecidas. Mediante acordo escrito ou no prpria contrato de trabalho, as partes podem prever a no existncia de perodo experimental ou a sua reduo. A durao do perodo experimental nos contratos de trabalho por tempo indeterminado de: 90 dias para a generalidade dos trabalhadores; 180 dias para os trabalhadores que exeram cargos de complexidade tcnica, elevado grau de responsabilidade, ou que pressuponham uma especial qualificao ou desempenhem funes de extrema confiana; 240 dias para pessoal de direco e quadros superiores. Nos contratos a termo o perodo experimental tem a seguinte durao: 30 dias nos contratos de durao igual ou superior a seis meses; 15 dias nos contratos a termo certo de durao inferior a seis meses e nos contratos a termo incerto cuja durao se preveja no vir a ser superior a este limite.

A contagem do perodo experimental efectua-se a partir do momento em que o trabalhador inicia a sua prestao de trabalho. Desde que no exceda metade do perodo experimental, o tempo de formao ministrado ou determinado pela entidade empregadora englobado na contagem deste perodo. Os dias de faltas (inclusive as justificadas), de dispensas, as licenas bem como o tempo de suspenso do contrato no so contabilizados para contagem deste perodo experimental. Se o trabalhador j trabalhou para a empresa atravs de um contrato a termo para a mesma actividade, ou trabalho temporrio executado no mesmo posto de trabalho, ou um contrato de prestao de servios para o mesmo objecto, descontado esse perodo ao prazo previsto para o perodo experimental. Se alguma das partes no estiver satisfeita com a prestao da outra durante o perodo experimental, pode terminar o contrato de trabalho sem que seja necessrio invocar qualquer razo e sem aviso prvio. No entanto, se o perodo experimental tiver durado mais de 60 dias, a empresa ter de avisar o trabalhador com sete dias de antecedncia. Se a sua durao tiver sido superior a 120 dias, a empresa ter de efectuar aviso prvio com 15 dias de antecedncia. Quer o trabalhador, quer a empresa no ficam obrigados a pagar qualquer indemnizao por cessarem o contrato de trabalho, excepto se este previr essa indemnizao.

PTA-guas, Lda. | Elaborado por: Carlos E. Soeiro, Director Rec. Humanos & Jurdico

[CONTRATOS DE TRABALHO] September 27, 2012

Contrato promessa de trabalho

A empresa e o potencial trabalhador podem comprometer-se a celebrar posteriormente um determinado contrato de trabalho, atravs de um contrato. Para ser vlido, este contrato ter de ser redigido e conter a declarao de vontade do promitente ou promitentes se obrigarem a celebrar o contrato definitivo, a actividade laboral a prestar. A respectiva retribuio, bem como a identificao, assinaturas, domiclios e sede das partes. Este tipo de contrato-promessa no um contrato de trabalho. O incumprimento daquele contrato, ou seja, a no celebrao do contrato de trabalho prometido, apenas obriga a parte que incumprir a indemnizar a outra, e no obriga a celebrar o contrato prometido. Exemplos sero os contratos promessas estabelecidos com trabalhadores estrangeiros, onde para a obteno de visto de trabalho, ser emitido pelo SME, no qual obriga a celebrao de um contrato-promessa.

PTA-guas, Lda. | Elaborado por: Carlos E. Soeiro, Director Rec. Humanos & Jurdico

Вам также может понравиться