Вы находитесь на странице: 1из 10

Museu da Santa Casa de Misericrdia da Vila da Ericeira

A Monumental da Ericeira
Por Joo Pedro da Silva Henriques Gil Uma particularidade notvel caracteriza a chamada comunidade banhista que regular e habitualmente escolhia a Ericeira para destino de veraneio desde meados do sculo XIX. Pertencente a uma nova aristocracia emergente ou a uma burguesia patrimonialmente importante, nada impedia a que, em todos os veres, todos se unissem em esforos com um objectivo comum e bem determinado: - a ajuda aos pobres e carenciados da vila. Juntos ao proco ou a instituies de solidariedade social como a Santa Casa de Misericrdia, delineavam-se projectos, definiam-se estratgias colocando-se no terreno aces e eventos que conduziam recolha dos fundos, desesperadamente, necessrios. Para qualquer aco, por pequena que fosse, juntavam-se de imediato os nomes mais sonantes agregados nessa fantstica vontade tradicional de fazer o Bem.

Tambm a tradio tauromquica da Ericeira foi durante dcadas aproveitada para o mesmo fim. Instalada em 1909 junto ao dito Parque das guas de Santa Marta, a monumental praa de touros da Vila ergueu-se em varedo, de madeira junto aos terrenos do Dr. Joo Henrique Ulrich e da famlia Castro Pereira inaugurando-se numa corrida noturna na noite de 5 de Setembro daquele ano. Vrias se lhe seguiram, durante quase trinta anos, e todas para grande alegria da aficin e da generalidade do povo da Ericeira

A intensa actividade e o contacto permanente com a maresia, ditaram-lhe obras de restauro imposto pela Inspeco Geral dos Teatros, pela degradao atingida em 1925, e o seu posterior encerramento, tornado definitivo no final da dcada de 40.

Pela mo do grande aficionado, cavaleiro e toureiro Jos Canas da Malveira, ser construda uma nova praa junto Estrada Nacional no lugar dos Pocinhos que ter um dos seus pontos mais altos a corrida em beneficncia da Santa Casa de Misericrdia dirigida pelo senhor D. Antnio de Bragana.

Assim era e se propagavam as obras de caridade social registadas desde 1890! Teatros, rcitas, saraus de poesia e musicais, corridas de touros, garraiadas e vacadas, filmes (1929) e as celebrrimas Revistas da Ericeira dos anos 50 e 60.

Muito se deve a muitos banhistas, mas h algum que deles sobressai e se releva na concepo na direco, e no acompanhamento daqueles eventos. Presena constante, simpatia permanente e contagiante, D. Antnio Jos Manuel de Bragana (1895-1964) filho de D. Jos Bernardino de Bragana e Ligne de Portugal e Castro lvares Pereira de Melo e de D. Sofia Ribeiro da Silva, foi casado com a Exm Senhora D. Ana do Carmo Zarco da Cmara de quem descende ilustre gerao ainda e sempre presenta na Ericeira.

Santa Casa de Misericrdia da Vila da Ericeira, 30 de Setembro de 2012.

Вам также может понравиться