Вы находитесь на странице: 1из 4

Acoplamento eletromagnetico Quais os principais benefcios que os acoplamentos magnticos nos proporcionam ?

Elimina transferncia de vibraes e rudos; Menor manuteno; Dispensa lubrificao; Aceita maiores desalinhamentos; Aceita variaes de torque; Independncia entre motor e equipamento; No ha desgaste nas peas; Aumenta vida til de rolamentos e selos mecnicos; Menor custo total da instalao; Partida e parada suaves; Maior eficincia; Economia de energia Descreva o princpio de funcionamento dos acoplamentos magnticos: A transmisso do torque ocorre pelo movimento relativo entre os anis de cobre e os magnetos, esse movimento cria um campo magntico(varivel) que interage no cobre e nos magnetos, transmitindo o torque atravs do ar. Quais os quatro tipos de acoplamentos magnticos apresentados ? Acoplamento Padro; Acoplamento de Partida Atenuada; Acoplamento Limitador de Torque; Acoplamento Variador de Velocidade. Quais so os principais componentes do acoplamento magntico ? 1 Um espaamento de 3 mm entre o rotor e a carcaa eliminam a vibrao e a ressonncia. 2 Eixos (acionador e condutor) 3 Magnetos de alta energia. 4 Placas de cobre. 5 Carcaa de ao. 6 O campo magntico no tem como fugir do acoplamento. Acoplamento mecnico 1. Cite 3 funes dos acoplamentos. Unir dois eixos; Absorver choques; Compensar os desalinhamentos entre eixos; Transmitir torque; Reduzir vibraes; No forar os rolamentos dos motores ou mancais; Permitir a manuteno no eixo motriz ou no eixo movido individualmente; Absorver dilataes dos eixos do motor e do sistema; 2. Qual o principal critrio de classificao de acoplamentos? So classificados conforme seu modo de atuar, sendo subdivididos em acoplamentos permanentes e mveis ou comutveis. 3. Qual a principal diferena entre acoplamentos elsticos e no-elsticos? Elsticos - Apresentam elasticidade torcional e flexibilidade elstica; no elsticos So torcionalmente rgidos, ou seja, no absorvem choques e vibraes 4. Quais os critrios a serem considerados na seleo de acoplamentos? O momento da mquina acionadora; O grau de irregularidade do sistema; A magnitude das massas a serem aceleradas; Desalinhamento durante a operao. Parafusos mecnicos

1. Cite dois tipos de porca.

Porca Borboleta; Porca Recartilhada; Porca Castelo; porca sextavada 2. Qual a regio sujeita a maior concentrao de tenso em um parafuso passante?

Transio cabea/corpo: 15%; Transio liso/rosca: 20%; Transio rosca/face da porca: 65% 5. Cite duas formas do corpo de um parafuso. Cilndrico; cnico; prisioneiro Acoplamento hidrulico 1- Qual a principal funo do acoplamento hidrulico? Transmitir torque e potncia de um eixo a outro por meio de um fluido. 2- Cite as vantagens da utilizao do leo nos acoplamentos hidrulicos. O leo possui resistncia a oxidao e uma boa lubrificao. 3- Qual a funo da cmera de retardamento? Controlar o tempo que o acoplamento leva para atingir o estado de equilbrio de funcionamento. 4- Cite as vantagens da utilizao do acoplamento hidrulico em relao ao acoplamento mecnico. Partida e acelerao do motor sem carga e amortecimento efetivo de choques e vibraes. 5- Cite quais so os critrios para a seleo de um acoplamento hidrulico. Os fatores fundamentais para a seleo de um acoplamento so a potncia e a rotao do motor de acionamento. 6- Qual a funo do bujo fusvel? 7- Proteger o acoplamento hidrulico de trabalhar acima de sua mxima temperatura de trabalho. Molas 1) Cite 3 tipos de molas. Helicoidais, espirais, planas e borracha 2) Cite 2 funes distintas das molas. Suportar fora ou torque. Proporcionar flexibilidade. Armazenar e/ou absorver energia. 4) Quais as funes das molas tipo borracha? Trabalham s em compresso; Permite obter uma combinao de: flexibilidade, absoro de vibrao e amortecimento 5) Quais so os dois tipos de fabricao de molas?

Conformao quente Molas de grandes dimenses; Conformao frio Molas de pequenas dimenses freios 1. Compare freio a disco com freio a tambor. Maior eficincia, maiores momentos de frenagem, porm, manuteno mais cara 2. Basicamente, como feita a manuteno dos freios a disco e a tambor? Troca das pastilhas e das lonas, nos freios a disco e a tambor, respectivamente 3. Cite uma vantagem do freio eletro-magntico em relao aos demais. Freio eletro-magntico elimina o alto desgaste de freios que utilizam atrito 4. Cite uma desvantagem do sistema de freio pneumtico e de um exemplo. Demora na resposta do acionamento em relao ao comando dado. Em trens por exemplo, quanto mais distantes os vages, mais lenta a resposta da aplicao de freio. 5. Que sistema de freios (acionamento) mais indicado para veculos pesados? Sistema pneumtico, devido sua maior segurana. Cabos de ao Quais os tipos de alma? Alma de fibra e alma de ao Cite dois defeitos em cabos de ao? Gaiola de passarinho; alma saltada; rabo de porco; perna de cachorro Quais os tipos de construo de cabos? Toro Lang e toro regular O fator de segurana para cabos de ao varia de 3 11.

Parafuso de movimento 1 Cite 3 aplicaes do Parafuso de Movimento. Berbequim; bombas de fuso; transportadora helicoidal 2 Quais so os tipos de recirculao das esferas nos parafusos de esferas recirculantes?

Tipo Tubo; Tipo Defletor; Tipo End Cap

Quais so os tipos de perfis de roscas? Rosca mltipla, quadrada, trapesoidal, dente de serra, misto

Вам также может понравиться