Вы находитесь на странице: 1из 27

MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCOS XP Gesto de Recursos

Departamento de Riscos Verso 1.0 Maro/2012

Manual de Gerenciamento de Riscos

SUMRIO OBJETIVO ................................................................................................................... 3 CONCEITUAO / DEFINIO .................................................................................. 4 DIRETRIZES ................................................................................................................ 5 ESTRUTURA DA REA DE RISCO ............................................................................ 6 REAS DE APOIO / SUPORTE / COMPLEMENTARES ............................................. 8 RESPONSABILIDADES ............................................................................................ 11 POLITICAS DE RISCO DE MERCADO ..................................................................... 12 RISCO DE CRDITO ................................................................................................. 20 RISCOS OPERACIONAIS.......................................................................................... 24 Anexo I....................................................................................................................... 26 Anexo II...................................................................................................................... 27

Manual de Gerenciamento de Riscos

OBJETIVO
O Manual tem o intuito de apresentar o modelo de gerenciamento de risco adotado pela XP Gesto de Recursos. Descrevendo seus limites, controles e metodologia de execuo de rotinas.

Manual de Gerenciamento de Riscos

CONCEITUAO / DEFINIO
Trs conceitos importantes quando investindo no mercado financeiro so: retorno, incerteza e risco. Retorno pode ser entendido como a apreciao de capital ao final do horizonte de investimento. Infelizmente, existem incertezas associadas ao retorno que efetivamente ser obtido ao final do perodo de investimento. Risco o potencial de que eventos, previstos ou no, possam ter um impacto negativo nos resultados. O Clculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obteno do retorno. Considerando seu ambiente de negcios, a XP Gesto de Recursos definiu quatro principais categorias de riscos: Mercado, Liquidez, Crdito e Operacional. (i) Risco de Mercado definido como a possibilidade de ocorrncia de perdas resultantes da flutuao nos valores de mercado. O risco de mercado inclui os riscos das operaes sujeitas variao cambial, taxa de juros, preos das aes e dos preos de mercadorias (commodities). (ii) Risco de Operacional Refere-se possibilidade de ocorrncia de perdas resultantes de falha, deficincia ou inadequao de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. (iii) Risco de Crdito a avaliao da capacidade do emissor de cada papel em honrar a obrigao assumida no ttulo, estudo de possibilidade de inadimplemento e adaptao de carteiras com conformidade aos riscos permitidos. (iv) Risco de Liquidez So assumidas duas formas distintas, porm intimamente relacionadas: risco de liquidez de ativos ou de mercado (tempo de zeragem de posio) e risco de liquidez de funding ou de fluxo de caixa (disponibilidade de caixa para obrigaes com o passivo da carteira).

Manual de Gerenciamento de Riscos

DIRETRIZES
(i) Abrangncia: As diretrizes abrangem todos os fundos, com comprometimento adequao s especificidades de cada fundo. (ii) Comprometimento: A instituio esta comprometida em garantir que todos os limites e polticas sejam conhecidos, compreendidos e respeitados. (iii) Equidade: O critrio preponderante do processo de escolha de metodologia, fontes de dados e/ou qualquer deciso , sempre, o tratamento equitativo dos cotistas. (iv) Frequncia: Os controles so realizados nas modalidades: On Line, prvios e ps-execuo. Os controles ps-execuo tem, como frequncia mnima, a periodicidade de divulgao das cotas. (v) Gerenciamento de Riscos: A instituio possui um processo formalizado de gerenciamento de Riscos. Para tal, a metodologia encontra-se determinada em manual e todos os controles so registrados em modelos padro e arquivados. (vi) Segregao de Funes: A rea responsvel pelo gerenciamento de risco possui autonomia e poder decisrio, respondendo diretamente ao Comit Executivo. Seus membros so independentes gesto, realizando atividades segregadas. (vii) Objetividade: As informaes e/ou fontes de dados utilizados nos processos de risco so, preferencialmente, obtidas de fontes externas independentes. (v) Consistncia: Em todos os fundos sob gesto da XP Gesto de Recursos, sero executados os controles. As metodologias de precificao e risco so confiveis e passveis de verificao. (vi) Transparncia: As metodologias de Risco so pblicas e o manual encontra-se disponvel no site.

Manual de Gerenciamento de Riscos

ESTRUTURA DA REA DE RISCO


A XP Gesto possui polticas, procedimentos, limites e sistemas de informaes projetados para prover: Estrutura organizacional com reas de responsabilidades definidas, efetiva segregao de funes, linhas de comunicao e reporte claros, com nfase particular na independncia das funes de gesto de riscos; Conhecimento por parte dos administradores dos riscos e limites dentro dos quais permitido que os fundos operem; Informaes adequadas, tempestivamente disponibilizadas de forma que os gestores e o quadro funcional tenham um cenrio completo e preciso dos riscos que esto administrando e seu impacto potencial; Controles internos adequados. A estrutura de Gerenciamento de Riscos da XP Gesto de Recursos definida atravs de polticas internas, limites, controles e procedimentos especficos da instituio, todos definidos pelo Comit de Risco. A equipe conta com profissionais capacitados, possui autonomia operacional, e por determinao do Comit Executivo possui soberania decisria. A XP Gesto possui sistemas adequados para a mensurao e controle das exposies ao risco, de forma a garantir que o nvel de exposio ao risco esteja de acordo com o mandato de cada fundo e da instituio como um todo. Atravs de sistemas estruturados para utilizar diversos modelos e medies de risco, alm da anlise quantitativa de risco de mercado pelo VaR e de cenrios de Stress, diariamente a equipe analisa os dados de exposio, como os nveis de concentrao, exposio a diferentes mercados, aderncia dos portflios aos seus benchmarks entre outros buscando antecipar possveis impactos no processo de investimento. A Equipe de Risco busca monitorar todos os limites com a frequncia mnima diria, no se limitando a apenas esta verificao obrigatria, mas com a mxima frequncia que achar necessrio, gerando relatrios que demonstram uma viso detalhada das posies de carteiras e sua exposio ao risco com relao ao mercado.

Manual de Gerenciamento de Riscos

1. COMIT DE RISCO
Os membros do Comit de Risco so: Representantes do scio de maior poder societrio, Diretor Geral de Gesto, Gerente de Risco, e Compliance. Atua independente da rea de Gesto, sendo subordinado diretamente ao Comit Executivo. As reunies ocorrem trimestralmente, com encontros adicionais sempre que os membros acharem necessrio. As decises so registradas atravs de atas e as mesmas so arquivadas pelo departamento de Compliance.

2. ORGANOGRAMA

Manual de Gerenciamento de Riscos

REAS DE APOIO / SUPORTE / COMPLEMENTARES 1. COMPLIANCE


A rea de Compliance da XP Gesto de Recursos verifica de forma independente se os procedimentos adotados esto em conformidade com a legislao vigente, bem como com as normas e padres estabelecidos internamente. Dentre suas atribuies, cabe destacar: Realizar o acompanhamento da poltica de negociao dos scios, colaboradores, estagirios e prestadores de servios; Manter atualizado os manuais e polticas da instituio; Realizar testes de conformidade entre rotinas operacionais e as normas estabelecidas; Analisar e validar o processo de credenciamento de novos parceiros; Promover a implementao de melhorias nos processos executados; Revisar materiais publicitrios da Instituio; Coordenar a realizao dos comits estabelecidos no manual; Estabelecer rotinas de monitoramento a fim de evitar descumprimentos s normas internas e externas; Assegurar o devido preenchimento dos anexos ao manual de compliance.

2. ADMINISTRADORA BNY MELLON 2.1 Gerenciamento de Risco


O Administrador dos fundos da XP Gesto de Recursos, o BNY Mellon Servios Financeiros adota uma poltica de controle de Risco de Mercado para os Fundos de Investimento sob sua administrao. O cumprimento dessa poltica est previsto em Contrato de Gesto celebrado entre Administrador e Gestora, e no regulamento especfico dos fundos. O Gerenciamento de Risco baseado nos Controles de Value at Risk (VaR) e Stress Testing.

Manual de Gerenciamento de Riscos

O Stress Testing baseado na perda mxima aceitvel para o Fundo, de modo a evitar que o mesmo incorra em risco excessivo. Entende-se por risco excessivo a manuteno de posies em Carteira que gerem perdas em cenrios extremos superiores aos limites preestabelecidos pelo BNY Mellon Servios Financeiros. Os limites so estabelecidos como percentual do Patrimnio Lquido, bem como sobre os diferentes fatores de risco da seguinte forma: Carteira total: 20% Por fator de risco: 20% O monitoramento do Value at Risk (VaR) fornece uma medida da pior perda esperada em ativo ou Carteira para um determinado perodo de tempo e um intervalo de confiana previamente especificado. Baseia-se no modelo paramtrico, com 97,5% de confiana e horizonte de 1 dia. O limite para Fundos Condominiais de 10% do patrimnio lquido e para Fundos Exclusivos ser de 20% do patrimnio lquido. Para os Fundos de Aes o limite de stress estabelecido como percentual do patrimnio lquido, sendo equivalente a 150% do valor de Stress divulgado diariamente pelo BNY Mellon para o Ibovespa. O Value at Risk calculado em relao ao benchmark (Ibovespa ou IBX) e o limite equivalente a 100% do VaR do benchmark calculado de forma absoluta. Na ausncia de benchmark explcito em regulamento, o clculo ser feito com base no Ibovespa.

2.2 Enquadramento
A rea de enquadramento responsvel no administrador dos fundos pela validao de todas as regras legais, regulmentares e operacionais, aplicadas aos fundos de investimento. O controle de enquadramento realizado verificando-se a adequao das posies de cada fundo em relao aos limites estabelecidos na legislao vigente e definidos em regulamento atravs de suas respectivas polticas de investimento. O controle de prazo mdio da carteira realizado para os fundos que possuem classificao tributria de longo prazo ou curto prazo, de acordo com os critrios estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal.

Manual de Gerenciamento de Riscos

3. MELHORES PRTICAS
A XP Gesto de Recursos aderente ao cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para Fundos de Investimentos. Este cdigo busca estabelecer parmetros pelos quais as instituies participantes/ aderentes devem se orientar com o intuito de estabelecer concorrncia leal, padronizao de procedimentos, melhoria na qualidade e disponibilidade de informaes e elevao dos padres fiducirios e promoo de melhores prticas.

4. AVALIAO DE RATING
A Instituio foi avaliada pela agncia de rating Austing Rating, recebendo a qualificao de gestores de recursos que apresentam qualidade de gesto de ativos, e ambiente de controle muito bons (GQ 2-). A agncia de Rating responsvel pela avaliao da gestora, levando em considerao tpicos como: Estratgia e Administrao; Recursos humanos; Gesto de Investimentos; Gesto de Riscos institucionais e inerentes aos produtos financeiros; Compliance/ Risco operacional; Desempenho/ Perspectiva. Para tal a mesma utiliza informaes disponibilizadas pela gestora, como: Questionrio de anlise de Gestoras de Recursos da Austin Rating; Manuais de polticas internas; Quadros com a evoluo do volume de ativos sob gesto, captao lquida e rentabilidade acumulada dos fundos abertos; Demonstraes financeiras para os exerccios findos de 2008 a 2010, no auditadas, bem como dados e informaes gerenciais complementares, detalhados em due diligence, realizada com scio da gestora.

Manual de Gerenciamento de Riscos

RESPONSABILIDADES
escopo da rea de Risco da XP Gesto: Organizao e participao em Comits; Identificao, mensurao e controle dos Riscos de Mercado; Controle do Risco de Crdito: Controle de enquadramento quanto aos limites de exposio definidos pelos comits; Controle de restries legais e de poltica de investimento; Acompanhamento da liquidez dos ativos e fundos; Apoio Gesto Atravs de relatrios e controles gerencias pesquisas e gerao de dados; Fornecimento de informaes de risco a outras reas e clientes; Precificao: Acompanhamento e checagem dos preos informados pelo Administrador; Manuteno dos manuais de Risco e Operacional. Advertncias aos gestores quando da proximidade aos limites de Risco; Solicitao de enquadramento ou enquadramento compulsrio quando excedidos os limites de estabelecidos.

Manual de Gerenciamento de Riscos

POLITICAS DE RISCO DE MERCADO 1. RESUMO DOS CONTROLES


Os fundos tm seu risco de mercado monitorado diariamente utilizando as metodologias descritas nesse manual. O controle de Risco tem como ferramentas principais: o VaR (Value-at-Risk), o Stress Test, o controle de liquidez dos ativos das carteiras, e anlise e o acompanhamento da capacidade de pagamento das contrapartes em crdito. Ainda so realizados de maneira complementar/gerencial os seguintes controles de risco. Anlise de Sensibilidade aos Fatores de Risco (Exposio e DV01); Controle de exposio por ativos; Controle de exposio Setorial; Controle de Duration; Anlise de Volatilidade; Anlise de Exposio por Beta; Controle de Market Cap; Controle dos limites de Enquadramento regulamentares; Controle de fluxo de Caixa; Gerao de relatrios complementares como Anlise de Mercado de Aluguel (BTC), Anlise Volume de Trading por ativo; Anlise de Rentabilidade Histrica por Ativos, outros controles estatsticos como Alfa, Beta, ndice de Sharpe; atualizao diria dos mltiplos das empresas.

2. LIMITES UTILIZADOS
Alm dos limites legais e regulamentares de risco e exposio dos fundos, existem limites mais restritivos especficos por fundos / grupo de fundos que esto listados a seguir: Fundos Multimercados Macro, Fundo Multimercado Long Short; Fundos Multimercados Quantitativos; Fundos de Aes, Fundos renda Fixa.

Manual de Gerenciamento de Riscos

Para gerao dos controles de risco utiliza-se sistema proprietrio, estruturado no programa Excel e automatizao em VBA, acreditamos ter a preciso necessria e capacidade de adaptao a novos ativos/modelos ou testes, e com a devida abertura para conferncia e memria de clculo com sistema desenvolvido de tal forma. O programa tem banco de dados prprio que alimentado diretamente com as informaes de preo e volume, captadas automaticamente das fontes especficas geradoras de preos de consenso utilizados para marcao a mercado (Anexo 1). As posies dos fundos so importadas do sistema proprietrio de gerao e conferncia de carteiras, o qual: confronta, confere e concilia diariamente as posies e resultados com a carteira oficial gerada pelo administrador. Este sistema possibilita simulaes de carteiras para anlise e gerao prvia de posio e testes de risco e exposio. A partir destas posies e com as sries de preos alimentadas no sistema, so calculadas as yield curves, volatilidades e covarincias. O sistema, ento, calcula o VaR paramtrico, histrico e os resultados dos testes de stress. O comit de risco aprova e define o limite de exposio s corretoras. A regra disciplina que no mnimo trs corretoras devero ser utilizadas mensalmente, no podendo haver concentrao de mais de 50% das operaes em uma nica corretora no semestre.

2.1 Limites dos Fundos Multimercados Macro


Os Fundos Multimercados Macro tm limites de risco de mercado estabelecidos por VaR e por cenrios de Stress. Dentre os cenrios de Stress so geradas as simulaes hipotticas determinadas pela BMF e testes de cenrios histricos. O modelo de VaR utilizado para controle dos limites o VaR Paramtrico utilizando como amostra o resultado simulado dos 252 dias teis antecedentes, com confiana de 97,5% sem decaimento. Os cenrios hipotticos gerados pela BMF utilizam modelos especficos por fatores geradores de risco de mercado (Preo de Aes e ndices de Aes, Taxas de

Manual de Gerenciamento de Riscos

Juros, Taxas de Cambio, Volatilidade - Anexo II), que so somados em mdulo para quebrar a possibilidade de ganhos de correlao. O coeficiente , que usado para medir o risco no diversificvel, utilizado especificamente para o resultado de aes, utilizamos o Beta de 252 dias teis como penalizao para papis com cujo resultado seja maior ou igual a 1. Para os cenrios histricos utilizamos os retornos dos fatores de risco no perodo Pr Eleitoral de 2002 (Eleio do presidente Lula) e perodo da crise de confiana no mercado de crdito americano no segundo semestre de 2008 (Credit Crunch) gerando os potencias resultados das carteiras atuais em cenrios especficos de grandes oscilaes de preo que realmente j foram presenciadas pelo mercado, capturando movimentos em conjunto de diferentes fatores de risco. Os fundos multimercados no podem comprar ativos que incorram em risco de crdito privado. Cenrios de Estresse Histricos 3.00% 6.00% 12.00% 15.00% Cenrios de Estresse Hipottico 5.00% 10.00% 20.00% 20.00%

NOME DO FUNDO XP Institucional FIM XP Macro FIM XP Absoluto FIM

VaR 0.50% 2.00% 2.50%

XP Hedge Sem Renda Varivel FIM 1.00%

Value At Risk - Var paramtrico intervalo de confiana de 97,5% e perodo de 1 dia til utilizando amostra de 252 dias sem decaimento Stress Test - Cenrio Pr Eleitoral da primeira eleio do Presidente Lula (2 semestre de 2002), Cenrio de Crise de Crdito (2 semestre de 2008), Cenrio Hipottico BMF. Quanto ao risco de liquidez, entendemos que para os fundos multimercados, os papis e mercados operados so de altssima liquidez, dessa forma no h necessidade de estipular limites de liquidez.

2.2 Fundos Multimercados Long & Short

Manual de Gerenciamento de Riscos

O Fundo XP Long & Short FIM tm limites de risco de mercado estabelecidos por VaR, por cenrio de stress hipottico proprietrio, e exposio por ao e estratgias. O modelo de VaR utilizado para controle dos limites o VaR Paramtrico utilizando como amostra o resultado dos 252 dias teis antecedentes, com confiana de 97,5% sem decaimento. O limite de VaR do fundo de 1%. O cenrio hipottico de stress utilizado busca capturar os riscos inerentes de cada estratgia long & short individualmente, com intuito de penalizar mais o stress quanto maior for o risco de mercado da estratgia. Desta forma utilizamos um cenrio progressivo de penalizao, iniciando pelos pares corporativos que so penalizados em 7%, passando pelos pares e carteiras Intra-setoriais cujo stress de 9%, evoluindo para os pares e carteiras Inter-setoriais com o valor de 13%, at o limite de carteira contra ndice penalizada em 17%. Utilizamos o Beta de 252 dias teis como fator multiplicador agravante de stress para papis cujo Beta for maior que 1. O Limite de stress permitido ao fundo de 8%. Cabe ressaltar que o fundo no tem foco em Double alfa e que os pares intersetoriais so montados utilizando empresas que tenham o mesmo fator macro de risco. Alm dos valores estatsticos de risco de mercado, controlamos o risco tambm atravs da limitao de exposio por papel e estratgia. A exposio mxima permitida em uma nica empresa de 5%, os books individuais de long & short tem limite de exposio bruta de 10% com exceo da carteira contra ndice que tem limite de 30% de exposio bruta.

2.3 Fundos Multimercados Quantitativos


Os fundos quantitativos da XP Gesto de Recursos possuem limites internos e regulamentares, que garantem o controle do risco para as posies assumidas pelos fundos. Ademais, Os fundos quantitativos no podem possuir crdito privado. Os modelos so baseados em anlise quantitativa e cada fundo possui um objetivo especfico. XP Unique Long Biased FIM: Fundo multimercado que utiliza um modelo quantitativo que analisa de maneira fundamentalista dados econmico-financeiros de empresas e de mercado. A partir do cruzamento desses dados so definidas posies

Manual de Gerenciamento de Riscos

compradas e vendidas baseadas no valor relativo das mesmas e de outros ativos disponveis no mercado. XP Unique Quantitativo FIM: O modelo do fundo consiste basicamente na analise quantitativa de seus ativos utilizando modelos matemticos e estatsticos, desenvolvidos atravs da analise histrica de preos e volume dos ativos financeiros, visando buscar operaes onde ocorram distores de preos dos ativos com a melhor relao risco/retorno. Nos modelos acima j so determinadas as perdas mximas dos ativos, controlando internamente ativos que possam aumentar o stress e o VaR da carteira como um todo.

2.3.1

Alavancagem
Os fundos quantitativos no possuem limite para alavancagem. Somente so

observados os limites internos de exposio. Os mesmos so descritos em tpico posterior.

2.3.2

Limites internos de exposio

FUNDO

XP UNIQUE QUANTITATIVO FIM

XP UNIQUE LONG BIASED FIM

LIMITE Empresa Setor Direcional em Bolsa Exposio Bruta Exposio Liquida Dlar DI Empresa Setor Direcional em Bolsa Exposio Bruta Exposio Liquida Dlar DI

% PL 15% 70% 20% 300% 150% 15% 100% 10% 100% 100% 200% 100% 0% 0%

2.4 Fundos de Aes

Manual de Gerenciamento de Riscos

Os fundos de aes da XP Gesto de Recursos so estruturados para manter uma carteira exclusivamente focada em valor e com posies de mdio e longo prazo, por isso so determinados em regulamento a proibio de operaes day-trade, de alavancagem, posies com derivativos e de posies vendidas. Alm dos limites regulamentares os FIA Long Only tm limites determinados de exposio por setor de atividade da empresa e por empresa especificamente. Os Fundos Xp Investor FIA e XP Investor Small Caps FIA tm limitaes de exposio por setor de 40% e de exposio por ativo em 25%. So gerados diariamente relatrios com simulaes de VaR, Stress, exposio por beta e por correlao, da carteira composta e dos ativos individualmente alm de teste de volatilidade da carteira atual. O teste de stress gerado determinado pelo cenrio de baixa do ndice spot determinado pela BMF atualmente em 17%, utilizamos o Beta de 252 dias teis como fator multiplicador agravante de stress para papis cujo o Beta for maior que 1. O modelo de VaR utilizado para acompanhamento o VaR Paramtrico utilizando como amostra o resultado dos 252 dias teis antecedentes, com confiana de 97,5% sem decaimento. Entendemos que o casamento entre a composio dos ativos e as potenciais demandas do passivo deve ser ponto preponderante na montagem da carteira, dessa forma os fundos devero manter posies de no mnimo 30% de liquidez dentro prazo de cotizao de resgate (1 dia), ainda dever manter posio abaixo de 30% do patrimnio do fundo em liquidez superior a 5 dias aps a data de cotizao e no mximo 15% do patrimnio do fundo em liquidez superior a 10 dias do prazo de cotizao. Sero consideradas para os limites de liquidez as posies que possam ser vendidas utilizando apenas 30% do mercado dirio, o qual ser determinado pelo volume mdio de negcio em quantidade de ativos dos 42 dias teis antecedentes data da avaliao.

2.5 Fundos de Renda Fixa


Os fundos de Renda Fixa da XP Gesto de Recursos so estruturados para gerar ganhos aos investidores atravs de uma gesto ativa de carteira, focado na relao risco x retorno dos ativos, utilizando apenas instrumentos de crdito

Manual de Gerenciamento de Riscos

convencionais. So proibidas operaes de day trade, de alavancagem e de posies vendidas.

2.3.3

Limites legais
Os fundos de Renda Fixa possuem limites nos regulamentos que vedam

determinadas operaes e posies. So eles: Emissor

EMISSOR TTULOS SOBERANOS INSTITUIES FINANCEIRAS COMPANHIAS ABERTAS FUNDOS DE INVESTIMENTO PESSOAS JURDICAS FECHADAS OU FSICAS

LIMITE % PL 100% 20% 10% 10% 5%

Crdito Privado FUNDOS RENDA FIXA XP INVESTOR FIRF CP LP XP INFLAO FIRF XP REFERENCIADO DI Prazo Mdio Por os fundos serem definidos em regulamento como longo prazo e possurem tributao compatvel com essa classificao, todos devem possuir prazo mdio acima de 366 dias. Modalidade O mximo percentual do PL que pode ser alocador em ativos listados no artigo 87 da instruo CVM 409 de 20%. LIMITE % PL 100% 30% 50%

2.3.4

Limites de Liquidez
Cada fundo da XP Gesto de Recursos possui regras especficas de liquidez que

varia com seu objetivo e prazo de cotizao de resgate. Seguem abaixo as regras.

Manual de Gerenciamento de Riscos


FUNDO XP INVESTOR FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRDITO PRIVADO LP XP INFLAO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LP XP REFERENCIADO FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI LIMITE LIQUIDEZ (% PL) 15 DIAS - 20% PL 30 DIAS - 30% PL 90 DIAS - 50% PL Acima de 3 anos 25% PL 05 DIAS - 70% PL

0 DIA - 60% PL

2.3.5

Controle de passivo
Os fundos contam com controle de passivo, limitados a 5% PL por tomador de

deciso.

Manual de Gerenciamento de Riscos

RISCO DE CRDITO
O Risco de Crdito tratado como a probabilidade de ocorrncia dos eventos a seguir: No cumprimento das obrigaes pela contraparte em uma eventual operao; No pagamento das obrigaes (Juros e Amortizaes) por parte do emissor ou cedente do crdito; Mudana no perfil de risco da empresa emissora, ocasionando abertura de taxas no mercado de Renda Fixa e perda real nos ativos. As polticas e as estratgias de gesto do risco de crdito so executadas a partir de procedimentos, rotinas e sistemas estabelecidos segundo critrios internos para identificar, mensurar, controlar e mitigar exposio ao risco de crdito, tanto em termos individuais, quanto em relao aos principais segmentos da carteira de operaes. Os riscos de crdito so tratados atravs de analises prvias para aquisio dos ativos e controles dirios dos limites e operaes dos fundos. Todo o fluxo esta sujeito aprovao pelo comit de risco de crdito que delibera sobre novas aquisies, manuteno de ativos na carteira e introduo de novos controles e alterao de limites.

1. COMIT DE RISCO DE CRDITO


O comit formado conforme descrito abaixo. Todos os presentes deliberam sobre os temas escolhidos e as decises so tomadas pelos membros com direito a voto. Abaixo a composio do referido comit: MEMBRO Jlio Capua Andr Vainer Thiago Villela Guilherme Cavalcanti Fausto Filho Antnio Filho Marcos Silberman FUNO Representante do scio majoritrio Diretor de Gesto Gestor de Risco Diretor Comercial Gestor de Renda Fixa Analista de Renda Fixa Analista de Risco DIREITO A VOTO Sim Sim Sim Sim No No No

Os integrantes acima descritos deliberam sobre os tpicos abaixo:

Manual de Gerenciamento de Riscos

Aquisio de novos ativos de crdito privado; Manuteno de ativos de crdito privado na carteira; Insero de novos controles dirios; Alterao dos limites utilizados; Reclassificao de ativos.

2. ANLISE DOS ATIVOS DE CRDITO PRIVADO


A anlise dos ativos esta dividida entre duas vertentes: Anlise Qualitativa e Anlise Quantitativa. (i) Anlise Qualitativa Governana Corporativa Anlise do setor Anlise de empresas coligadas Anlise macroeconmica (ii) Anlise Quantitativa Rating emitidos por agncias Rating interno Mltiplos

Os principais mltiplos analisados esto descritos abaixo: NDICE RETORNO SOBRE O ATIVO DVIDA LQUIDA / EBITDA PARTICIPAO DE CAPITAL DE TERCEIROS COMPOSIO DO ENDIVIDAMENTO LIQUIDEZ GERAL LIQUIDEZ SECA MEDIDA LUCRATIVIDADE ENDIVIDAMENTO ENDIVIDAMENTO ENDIVIDAMENTO LIQUIDEZ LIQUIDEZ

O Rating Interno dado atravs do estudo de Stephen Kanitz, determinado pela anlise descritiva, que usa a liquidez como maior peso no modelo. Atravs do modelo podemos determinar o Fator de Insolvncia, que nos permite gerar percentuais de alocao para cada perfil. Os dados do fator de Insolvncia tm como objetivo dar suporte s decises do comit. FATOR DE INSOLVNCIA Entre 7 e 0 Faixa de Solvncia Entre 0 e -3 Faixa de Penumbra Entre -3 e -7 Faixa de Insolvncia

Manual de Gerenciamento de Riscos

Os rating emitidos por agncias consolidadas no mercado so levadas em considerao. Como regra as aplicaes so feitas apenas em ativos com Investment Grade. Moodys Fitch S & Ps Aaa Aa1 Grau de Investimento Aa2 Aa3 A1 A2 A3 AAA AA+ AA AAA+ A AAAA AA+ AA AAA+ A A-

A anlise qualitativa realizada pela equipe de analise de Renda Fixa, onde so apresentados diante do comit, comentrios sobre setor e empresa, aspectos operacionais da empresa, alm de informaes de sua governana corporativa.

2.1 Anlise de FIDC


No caso especfico de Fundos de Investimentos em Direitos Creditrios (FIDC) a anlise feita de maneira especfica devido natureza do risco e peculiaridade do ativo. Cada FIDC analisado de acordo com as caractersticas abaixo: Nvel de Subordinao; Concentrao dos Cedentes; Histrico de Rentabilidade da cota snior e subordinada; Risco inerente ao cedente do crdito; Rating Cota Snior Os fundos possuem o limite de 10% do PL em um mesmo FIDC, alm do limite de modalidade que fixado em 20% no regulamento. A aquisio de FIDC esta vinculada a prvia analise para comprovar que o mesmo no ir desenquadrar o fundo no que se refere aos limites totais de liquidez da carteira. A metodologia para calculo da liquidez dos FIDC esta descrita a seguir.

3. CONTROLE DOS ATIVOS DE CRDITO PRIVADO 3.1 Controle de Liquidez

Manual de Gerenciamento de Riscos

A metodologia do controle de liquidez leva em considerao o tipo do ativo aplicado. Seguem abaixo as metodologias utilizadas. Ttulos Pblicos Considerando o tamanho potencial de gesto dos fundos e a liquidez atual do mercado de ttulos pblicos, os mesmos sero considerados completamente lquidos para estes controles. Debentures Consideraremos dois parmetros para debentures: 50% da mdia de 90 dias dos volumes negociados no mercado secundrio e os fluxos de amortizaes e pagamentos de juros de cada ativo. CDBs Sero considerados o prazo de resgate do ttulos com exceo dos CDBs com liquidez diria que sero considerados lquidos em D0. Fundos de Investimentos Sero considerados os prazos de resgate ou o fluxo amortizao dos fundos. Fundos de Investimentos em Direito Creditrios Sero considerados os prazos de encerramento dos mesmos, alm de seus fluxos de amortizao. Outros Ativos Todos os outros ativos sero considerados ilquidos e ser considerado o prazo total de resgate.

4. ALERTAS E REENQUADRAMENTO
Nos casos em que, por ventura, ocorra o desenquadramento dos limites internos e/ou legais, sero avaliadas as possibilidades de atuao para reenquadramento das carteiras e o processo de enquadramento se dar em melhores esforos para ser feito de forma gil, minimizando quaisquer potenciais perdas aos cotistas. Para os casos dos desenquadramentos legais so enviadas ao administrador as explicaes resumidas dos motivos do desenquadramento, assim como as medidas tomadas para o reenquadramento / adequao do fundo. Os casos em que sejam identificados desenquadramentos passivos dos limites internos e/ou legais ou desenquadramentos de liquidez sero tratados em comit interno de risco, e ser traado plano de acompanhamento e reenquadramento da carteira. Acreditamos que os controles prvios efetuados pela equipe de Gerenciamento de Riscos da XP Gesto de Recursos so suficientes para evitar qualquer tipo de desenquadramento ativo dos fundos.

Manual de Gerenciamento de Riscos

RISCOS OPERACIONAIS
Risco Operacional refere-se possibilidade de ocorrncia de perdas resultantes de falha, deficincia ou inadequao de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. As rotinas e processos so executados seguindo o descrito no Manual Operacional, o qual descreve os procedimentos passo a passo, possibilitando uma padronizao das aes. Alm da execuo dos controles so ainda executadas rotinas de conferncia (duplo check) que visam testar as informaes recebidas e geradas, diminuindo assim ainda mais a chance de erros / falhas no processo. Os processos de controle de Risco so realizados atravs de um sistema interno automtico e/ou semiautomtico que limita a atuao manual, evitando a incidncia de erros manuais.

1. MANUAL OPERACIONAL DE RISCO


O Manual Operacional apresenta de maneira detalhada (passo a passo) todas as rotinas e procedimentos realizados pela rea de Risco. O objetivo do manual padronizar as atividades da equipe alm de gerar histrico de conhecimento e fonte de consulta.

2. SISTEMAS DE RISCO
As rotinas operacionais so executadas em sistemas automticos/

semiautomticos que consolidam e conferem os dados, realizam clculos e checagens de maneira automtica. Esses sistemas so revisados periodicamente. So realizados backups dirios das principais planilhas, evitando a perda de histrico e possibilitando uma rpida reposio em caso de qualquer necessidade.

3. VALIDAO DE CARTEIRAS
No incio do dia, as carteiras enviadas pelo Administrador dos fundos so conferidas. Nesse processo as informaes constantes nas carteiras so validadas. O processo consiste em se pegar a carteira do dia anterior (D-1) e se somar a ela as movimentaes efetuadas, atualizaes de preos e eventos.

Manual de Gerenciamento de Riscos

So ainda testados os valores dos ativos, a ocorrncia de eventos/provises, a incidncia de despesas e custos. Com isso conseguimos eliminar quaisquer possibilidades de utilizao de dados errados pelos gestores.

4. PROCESSO DE BOLETAGEM
O processo de boletagem dos ativos possui um filtro que impossibilita que o gestor opere ativos no aprovados. funo da rea de risco aprovar e cadastrar os ativos, para somente aps, os gestores operarem os mesmos. Esse processo visa eliminar compra de ativos proibidos alm de possibilitar a analise prvia da rea de risco em relao as operaes realizadas pelo gestor.

5. ANLISE PRVIA DOS RESULTADOS (FIA E FIM)


Ao fim do dia executada uma rotina que gera uma projeo da rentabilidade dos FIA para a carteira de abertura dos mesmos. Com isso gera-se um duplo check em relao ao batimento das carteiras diariamente.

6. CONFERNCIAS E DUPLO CHECK


Alm das conferncias/validaes automticas realizadas tanto pelas prprias rotinas quanto por rotinas complementares, as atividades que requerem lanamento e/ou intervenes manuais tais quais lanamento de boletas, conferncia de operaes e cadastro de ativos na base de dados, recebem um duplo check/ conferncia antes de serem admitidos.

7. MANUAL DE COMPLIANCE E MARCAO A MERCADO


A XP Gesto de Recursos possui Manual de Compliance que contempla regras de tica e conduta. A Instituio utiliza o Manual de Marcao a Mercado do administrador de nossos fundos de investimentos, a BNY Mellon.

Manual de Gerenciamento de Riscos

Anexo I FONTE DE DADOS


A marcao a mercado vital para a correta mensurao do risco de instrumentos financeiros. Os dados utilizados no sistema so obtidos atravs de fontes externas independentes. Na ausncia de fontes de informao ou dados de pouca qualidade, os ativos so precificados utilizando mtodos comumente aceitos no mercado financeiro. A fonte de dados utilizada na marcao a mercado dos ativos e clculo de varincias e covarincias obtida por: BM&F: Futuros e opes Bovespa: Aes e opes de aes Andima: Ttulos Pblicos e Privados CBOT: Futuro de Treasury CME: Futuros de S&P, Eurodollar, Futuros de Moedas LME: Futuros de Commodities Bloomberg: Demais ativos

Ativos ilquidos / No divulgados por instituies: No caso de ativos ilquidos ou no divulgados pelas instituies acima, adotamos os preos divulgados pela administradora. A mesma possui metodologia interna, onde utiliza ferramentas estatsticas para separao de outliers e marcao a mercado.

Manual de Gerenciamento de Riscos

Anexo II CENRIOS HIPOTTICOS BM&F


Cada ativo possui seus fatores de risco que so utilizados para gerao do Stress total do fundo. Segue abaixo os parametros usados pela BM&F como fator de risco por tipo de ativo.

Вам также может понравиться