Вы находитесь на странице: 1из 5

UNIDADE I

SISTEMA DE NUMERAO

1.1 INTRODUO O mundo analgico! Todas as grandezas e percepes que nos envolvem so de natureza analgica. A temperatura, presso, velocidade, distncia entre outras, possuem valores infinitos entre dois limites pr estabelecidos. Ao olhar para um arco Iris, por exemplo, teremos infinitos matizes entre os dois limites observveis, que nossos olhos conseguem perceber. Ento porque todos os recursos tecnolgicos a nossa volta esto se tornando cada vez mais digitais? Mquinas, equipamentos, aparelhos, instrumentos, enfim, tudo o que o homem capaz de projetar e produzir na atualidade converge para a dimenso digital e no analgica. A resposta pode ser encontrada talvez bem mais atrs no tempo, quando o conhecimento humano comeou a usar smbolos para representar as grandezas presentes na natureza. O grande resultado disso foi o surgimento dos sistemas de numerao. Desde os tempos em que foram realizadas as primeiras contagens at o aparecimento do nosso sistema numrico decorreram milhares de anos. Os nmeros foram criados a partir de necessidades concretas e surgiram como resposta pergunta: Quantos? Isto talvez explique a demora do surgimento da representao do zero pelas civilizaes. Quem no tinha nada para contar, que necessidade poderia ter de representar esta situao, no mesmo? O zero surgiu ento para viabilizar a utilizao do baco, representando as casas vazias e assim tornou-se possvel estabelecer o sistema de numerao posicional, onde um mesmo smbolo assume diferentes valores dependendo da posio em que ele se encontra, esquerda ou a direita de outro smbolo. Bom, mas porque a representao binria a base de todo este mundo tecnolgico que nos cerca no mundo atual? A resposta comea na constatao de que um sistema de numerao para ser prtico deve fazer uso de poucos smbolos, que, combinados, possam representar quaisquer quantidades. o que aconteceu com a numerao Indo-Arbica que usamos e que faz uso de apenas dez smbolos. Com o surgimento da eletricidade e posteriormente dos circuitos eletrnicos, fica fcil entender que usar apenas dois smbolos se tornou uma evidncia natural para representar smbolos eletricamente, associando estes smbolos a circuito ligado e circuito desligado. Da a razo do sistema binrio ser a base de todo este grande avano tecnolgico dos sistemas eletrnicos digitais em que vivemos.

1.2 O SISTEMA DECIMAL O sistema decimal, largamente utilizado por ns, um sistema de numerao de posio que utiliza a base Dez como referncia. Smbolos da base Decimal: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Como foi dito na introduo, baseia-se em uma numerao de posio, onde os dez algarismos indo-arbicos : 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 servem para contar unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. Na numerao romana, por exemplo, os algarismos tm sempre o mesmo valor o que no acontece com o algarismo rabe que tem um valor diferente segundo sua posio no nmero: assim, em 111, o primeiro algarismo da direita significa 100, o segundo algarismo 10 e o terceiro 1, enquanto que em VIII (oito em numerao romana) os trs I significam todos 1. Outro exemplo:

347 = 3 . 100 + 4 . 10 + 7 . 1 = 3 . 102 + 4 . 101 + 7 . 100


No sistema decimal o smbolo 0 (zero) posicionado esquerda do nmero escrito no altera seu valor representativo. Assim: 1; 01; 001 ou 0001 representam a mesma grandeza, neste caso a unidade. O smbolo zero posto direita implica multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez). 1.3 O SISTEMA BINRIO Tambm o sistema binrio, usado nos circuitos digitais que iremos estudar, utiliza a notao posicional como no sistema decimal s que aqui, os smbolos so apenas dois. Smbolos da base Binria: 0 1 Os circuitos dos computadores digitais trabalham internamente com dois nveis de tenso e por esta razo o seu sistema de numerao natural o sistema binrio. Como resultado, possvel simplificar os clculos, com o auxlio da lgica booleana que estudaremos a seguir. Em computao, chama-se um dgito binrio (0 ou 1) de bit, que vem do ingls Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). O sistema binrio base para a lgebra booleana de George Boole matemtico ingls, que permite fazer operaes lgicas e aritmticas usando-se apenas dois dgitos ou dois estados (sim e no, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda a eletrnica digital e a computao est baseada no sistema binrio e na lgica de Boole, que permite representar por circuitos eletrnicos digitais (portas lgicas) os nmeros, letras do alfabeto, realizar operaes lgicas e aritmticas. Os programas de computadores so codificados sob forma binria e armazenados nas mdias (memrias, discos, etc) sob esse formato. Da a importncia de iniciarmos nosso estudo, entendo bem como se trabalha com este sistema de numerao.

1.3.1 Converso Decimal para Binrio

Como estamos acostumados a trabalhar com o sistema de numerao decimal, nada mais natural que saibamos mudar de um sistema para o outro, sempre que necessrio. Escrever um nmero inteiro em binrio, isto , na base dois, no apresenta problema. Cada posio digital representar uma potncia de dois, da mesma forma que nos nmeros decimais, cada posio representa uma potncia de dez. Assim, 23.457 significa: 2x104 + 3x103 + 4x102 + 5x101 + 7x100. Na base dois, o nmero 110101 representa: 1x25 + 1x24 + 1x22 + 1x20 = (53)decimal A converso do nmero inteiro, de decimal para binrio, ser feita da direita para a esquerda, isto , determina-se primeiro o algarismos das unidades ( o que vai ser multiplicado por 20 ) , em seguida o segundo algarismo da direita ( o que vai ser multiplicado por 21 ) etc... A questo chave, por incrvel que parea, observar se o nmero par ou mpar. Em binrio, o nmero par termina em 0 e o mpar em 1. Assim determina-se o algarismo da direita, pela simples diviso do nmero por dois; se o resto for 0 (nmero par) o algarismo da direita 0; se o resto for 1 (nmero mpar) o algarismo da direita 1. Por outro lado, bom lembrar que, na base dez, ao se dividir um nmero por dez, basta levar a vrgula para a esquerda. Na base dois, ao se dividir um nmero por dois, basta levar a vrgula para a esquerda. Assim, para se determinar o segundo algarismo, do nmero em binrio, basta lembrar que ele a parte inteira do nmero original dividido por dois, abandonado o resto. Vamos converter 25 de decimal para binrio:

1.3.1.1 - Parte Fracionria do Nmero A converso da parte fracionria do nmero ser feita, algarismo a algarismo, da esquerda para a direita, baseada no fato de que se o nmero maior ou igual a 0,5 , em binrio aparece 0,1, isto , o correspondente a 0,5 decimal. Assim, 0,6 ser 0,1_ _ ..., ao passo que 0,4 ser 0,0_ _ ... Tendo isso como base, basta multiplicar o nmero por dois e verificar se o resultado maior ou igual a 1. Se for, coloca-se 1 na correspondente casa fracionria, se 0 coloca-se 0 na posio. Em qualquer dos dois casos, o processo continua, lembrando-se, ao se multiplicar o nmero por dois, a vrgula move-se para a direita e, a partir desse ponto, estamos representando, na casa direita, a parte decimal do nmero multiplicado por dois. Vamos ao exemplo, representando, em binrio, o nmero 0,625. 0,625 x 2 = 1,25 , logo a primeira casa fracionria 1. Resta representar o 0,25 que restou ao se retirar o 1 j representado. 0,25 x 2 = 0,5 , logo a segunda casa 0. Falta representar o 0,5 . 0,5 x 2 = 1 , logo a terceira casa 1. 0,62510 = 0,1012 Quando o nmero tiver parte inteira e parte fracionria, podemos calcular, cada uma, separadamente. Tentando representar 0,8, verifica-se que uma dzima. 0,8 = 0,110011001100.... Da mesma forma, v-se que 5,8 = 101,11001100... , tambm uma dzima. 11,6 = 1011,10011001100... o que era bvio, bastaria deslocar a vrgula uma casa para a direita, pois 11,6 = 2 x 5,8 .

EXERCCIOS 1 - Converter para decimal os seguintes nmeros binrios: a) 10011 b) b) 11100010 c) c) 1000001 d) d) 1,1 e) e) 1100,01 f) f) 1000,001 2 - Converter para binrio os seguintes nmeros decimais: a) 23 b) 2615 c) 2,5 d) 0,1 e) 3,8 f) 10,05

Estudo complementar veja tambm em: http://www.youtube.com/watch?v=0XsHNwNXpt0&feature=player_detailpage

Вам также может понравиться