Вы находитесь на странице: 1из 5

TTULOS DE CRDITO Ttulo de crdito genericamente expressando, um documento que tem como objetivo representar um crdito relativo a uma

a transao especfica de mercado, facilitando desta forma a sua circulao entre diversos titulares distintos, substituindo num dado momento a moeda corrente ou dinheiro em espcie, alm de garantir a segurana da transao. Considerando suas principais caractersticas e o que melhor expressa a doutrina, podemos conceituar ttulo de crdito como um documento representativo do direito de crdito pecunirio que nele se contm e que pode ser executado por si mesmo, de forma literal e autnoma, independentemente de qualquer outro negcio jurdico subjacente ou subentendido, bastando que preencha os requisitos legais. Os ttulos de crdito so de fundamental importncia para os negcios, haja vista que promovem e facilitam a circulao de crditos e dos respectivos valores a estes inerentes, alm de propiciar segurana circulao de valores. Ressaltamos ainda sobre os ttulos crdito que fundamental o entendimento de que um ttulo de crdito um documento representativo de um direito de crdito e no propriamente originrio deste, mesmo porque a existncia de um direito de crdito no implica necessariamente na criao de um ttulo, enquanto que ao contrrio, a existncia de um ttulo de crdito, exige obrigatoriamente a existncia anterior de um direito de crdito a ser representado formalmente pelo respectivo ttulo. 1 - quanto ao modelo: Modelo livre: Ttulos de crdito em que a lei no determina uma forma especfica. (Letra de Cmbio e a Nota Promissria) Modelo vinculado: Seguem um padro normativamente estabelecido reunindo as relaes aos qual o direito definiu um padro para o preenchimento dos requisitos especficos de cada um. (cheque e duplicata mercantil) 2 quanto estrutura:
a) Ordem de pagamento: o saque cambial da nascimento a trs situaes jurdicas

distintas: a de quem da a ordem, a do destinatrio da ordem e a do beneficirio da ordem de pagamento. (letra de cmbio, o cheque e a duplicata mercantil) SAQUE Quem d a ordem (sacador) Destinatrio da ordem (sacado) Beneficirio da ordem (tomador)

b) promessa de pagamento: O saque cambial (ou criao) cria duas situaes

jurdicas distintas: aquele que promete pagar e a do beneficirio da promessa de pagamento. Ex: nota promissria 3 - quanto s hipteses de emisso: Causais: Um ttulo causal somente pode ser emitido se ocorrer o fato que a lei elegeu como causa possvel para sua emisso. (duplicata mercantil compra e venda mercantil)

No causais (ou abstratos): pode ser criada por qualquer causa para representar qualquer obrigao no momento do saque. (cheque, Nota Promissria). 4 - quanto circulao: Ttulos ao portador (Transmissveis): So aqueles que, por no identificarem o seu credor, so transmissveis por mera tradio.
a)

b) Ttulos nominativos: identificam o seu credor e, portanto, a sua transferncia pressupe, alm da tradio, a prtica de um outro negocio jurdico. Os ttulos de credito nominativos ou so a ordem ou no a ordem. b-1) Nominativos ordem: circulam mediante tradio acompanhada de endosso. b-2) Nominativos no ordem: circulam com a tradio acompanhada de cesso civil de crdito. Transferncia dos ttulos: 1 - Ttulos ao portador: So transferidos pela tradio. 2 - Nominativos ordem: So transferidos pelo endosso. 3 - Nominativos no ordem: So transferidos pela cesso civil de crdito. Endosso: Deriva do latim in dossum (no dorso, nas costas). Endosso como o ato cambirio que opera a transferncia do credito representado por titulo a ordem. claro, a alienao do credito fica, ainda, condicionada a tradio do titulo, em decorrncia do principio da cartularidade. A clausula a ordem pode ser expressa ou tcita. Ou seja, basta que no tenha sido inserida a clausula no a ordem na letra de cambio para que ela seja transfervel por endosso. O alienante do credito documentado por uma cambial chamado de endossante ou endossador; o adquirente, de endossatrio. O endosso produz, em regra, dois efeitos: a) transfere a titularidade do crdito representado na letra, do endossante para o endossatrio; b) vincula o endossante ao pagamento do ttulo, na qualidade de coobrigado. Art. 910 CC: O endosso deve ser lanado pelo endossante no verso ou anverso do prprio ttulo. 1 Pode o endossante designar o endossatrio, e para validade do endosso dado no verso do ttulo, suficiente a simples assinatura do endossante. ESPCIES DE ENDOSSO: 1 - Endosso em branco: quando no identifica o endossatrio; se apresenta com a simples assinatura do endossante, no constando indicao do nome do endossatrio; 2 - Endosso em preto ou completo: quando identifica o endossatrio, aquele em que consta a assinatura do endossante e a indicao do seu beneficirio (endossatrio);

3 - Endosso parcial: A lei veda ao endossante limitar o endosso a uma parte do valor da letra, considerando nulo o endosso parcial. o endosso que visa transferncia ao endossatrio to somente de parte dos direitos inerentes ao ttulo endossado. 4 - Endosso condicional: a transferncia do credito que fica subordinada a alguma condio, resolutiva ou suspensiva, no nulo, mas referida condio ser ineficaz, porque a lei a considera no escrita. 5 - Endosso imprprio: envolve hipteses em que se faz necessrio legitimar a posse que determinada pessoa exerce sobre a crtula, sem transferir-lhe o crdito. Admite duas modalidades: o endosso-mandato e o endosso-cauo 5.1 - Endosso- mandato: aquele que no priva o proprietrio do ttulo dos seus direitos cambiais, mas apenas transfere ao mandatrio ou procurador o exerccio e a conservao desses direitos. O endosso-mandato no transfere a propriedade do ttulo, mas transfere poderes ao mandatrio para agir em nome do proprietrio do ttulo. 5.2 - Endosso- cauo: (Fabio Ulha) quando a letra considerada bem mvel, onerada por penhor, em favor de um credor do endossante. No endosso-cauo, o credito no se transfere para o endossatrio, que investido na qualidade de credor pignoratcio do endossante. Cumprida a obrigao garantida pelo penhor, deve a letra retornar a posse do endossante. Somente na eventualidade de no cumprimento da obrigao garantida, que o endossatrio por endosso-cauo apropria-se do credito representado pela letra. Em geral, as operaes de endosso-cauo so feitas em documento contratual apartado e o endosso corresponde, no ttulo, como endosso puro e simples ou endosso-mandato. Endosso sem garantia: O endossante transfere a titularidade, sem se obrigar ao pagamento. O ato do endossante de inserir no endosso a clausula sem garantia, porem, afasta a vinculao prevista em lei. Transferncia dos ttulos de crdito nominativos no ordem, aqueles que circulam com a tradio acompanhada de cesso civil de crdito. Cesso civil de crdito: A cesso civil de crdito difere do endosso em dois nveis: 1 - quanto extenso da responsabilidade do alienante do crdito perante o adquirente; que o endossante responde, em regra, tanto pela existncia do credito quanto pela solvncia do devedor, em outros termos, o endossatrio poder executar o credito contra o endossante, caso o devedor no tenha realizado o pagamento deste. 2 - e quanto aos limites de defesa do devedor em face da execuo do crdito pelo adquirente; poder o devedor se defender, quando executado pelo cessionrio, arguindo matrias atinentes a sua relao jurdica com o cedente, mas no poder defender-se, quando executado pelo endossatrio, arguindo matrias atinentes a sua relao jurdica com o endossante (princpios da autonomia e da inoponibilidade).

AVAL: o ato cambial de garantia, onde uma pessoa, chamada avalista, garante o pagamento do ttulo em favor do devedor principal ou de um coobrigado (avalizado). A obrigao do avalista autnoma em relao do avalizado. Uma eventual nulidade da obrigao do avalizado no compromete a do avalista. O aval resulta da simples assinatura do avalista no anverso da letra de cmbio, sob alguma expresso identificadora do ato praticado ("Por aval" ou equivalente) ou no. Se o avalista pretender firmar o verso do ttulo, somente poder faz-lo identificando o ato praticado. Aval pode ser em branco ou em preto: Aval em branco o aval onde no identifica o avalizado. dado em favor do sacador, ele o avalizado pelo aval em branco. Aval em preto - identifica o avalizado. O ato de garantia de efeitos no cambiais a fiana, que se distingue do aval quanto natureza da relao com a obrigao garantida. A obrigao do fiador acessria em relao do afianado (CC, art. 837), ao passo que a obrigao do avalista autnoma, independente da do avalizado (LU, art. 32). Como consequncia desta distino, a lei concede ao fiador o beneficio de ordem (CC, art. 827), inexistente para o avalista. Letra de Cmbio: A letra de cambio uma ordem de pagamento. Isto significa que do seu saque, de sua criao, decorre o surgimento de trs situaes distintas. So trs diferentes complexos de direitos e obrigaes que nascem juntamente com o titulo, so elas: Sacador: aquele que da a ordem de pagamento, que determina que certa quantia seja paga por uma pessoa a outra. Sacado: o destinatrio da ordem, daquele que a ordem dirigida, que devera, dentro de condies estabelecidas, realizar o pagamento ordenado. Tomador: beneficirio da ordem de pagamento, aquele em favor de quem se faz dita ordem, e que, por isso, o credor da quantia mencionada no titulo. OBS: O SACADOR torna-se codevedor do ttulo. Se o SACADO no pagar ou se no se realizarem as condies da obrigao do sacado, o tomador poder cobrar a letra de cmbio do prprio sacador. Saque: o ato de criao, de emisso da letra de cambial. Aps este ato cambial, o tomador estar autorizado a procurar o sacado para, dadas certas condies, poder receber dele a quantia referida no titulo. Mas o saque produz um outro efeito, tambm: o de vincular o sacador ao pagamento da letra de cambio. o sacado que se encontra na posio de destinatrio da ordem de pagamento; ele que, em principio, devera pagar o titulo. No entanto, se no o fizer, ou se no se realizarem as condies da obrigao do sacado, o tomador poder cobrar a letra de cambio do prprio sacador, que, ao praticar o saque, tornou-se codevedor do titulo. Embora o saque crie trs situaes jurdicas distintas, a lei faculta que uma mesma pessoa ocupe mais de uma dessas situaes.

REQUISITOS: a lei estabelece determinados requisitos para a letra de cambio, so elementos indispensveis a produo, pelo instrumento, dos efeitos cambias previstos por lei. So requisitos da letra de cambio: A expresso Letra de cambio inserta no prprio texto do titulo, no bastando constar fora do texto, mesmo que com destaque; tal expresso devera ser na lngua empregada na redao do titulo. O mandato puro e simples, ou seja, no sujeito a nenhuma condio, de pagar quantia determinada. O nome do sacado e sua identificao pelo numero de sua cdula de identidade, de inscrio no cadastro de pessoa fsica, do titulo eleitoral ou da carteira profissional. Do lugar do pagamento ou indicao de um lugar ao lado do nome do sacado, o qual ser tomado como lugar do pagamento e como domicilio do sacado. O nome do tomador, o que quer dizer que no se admite letra de cambio sacada ao portador. Local e data do saque, podendo ser a indicao deste local substituda por meno de um lugar ao lado do nome do sacador. Assinatura do sacador. A poca do vencimento, caso contrrio ser considerada vista. OBS: Se o sacador, ou qualquer outro obrigado cambial, no souber ou no puder assinar, somente poder praticar o ato cambial por procurador nomeado por instrumento pblico, com poderes especiais. OBS: Por fora do art. 3 do Decreto n 2.044/1908, em consonncia com a interpretao que lhe deu a Sumula 387 do STF, e o art. 891 do CC, os requisitos da letra de cambio; assim tambm de qualquer titulo de credito, no precisam constar do instrumento no momento do saque, poder ela ser sacada incompleta, como poder circular incompleta. Os requisitos devem estar totalmente cumpridos antes da cobrana ou do protesto do titulo. Entende-se que o portador de boa-f procurador bastante do sacador para completar a letra de cambio emitida com omisses. claro, se preencher o titulo em desacordo com o avenado, ou com a realidade dos fatos, ter o portador agido de m-f, e deixara, por isso, de ser considerado procurador do emitente do titulo.

Вам также может понравиться