Вы находитесь на странице: 1из 8

CMMI Capability Maturity Model Integration

Antes do CMMI, o CMM - Capability Maturity Model


CMM - Capability Maturity Model. Criado em 1987. Pela SEI (Software Engineering Institute). Composto pelos documentos de maturidade de processo e o questionrio de maturidade. Modelo de avaliao e melhoria da maturidade de processo de software. Fornece um guia para as organizaes implementarem melhorias em seus processos. Descreve os principais elementos de um processo de software.

SEI - Software Engineering Institute


Objetivo principal: ajudar as organizaes a melhorar as suas capacidades de engenharia de software e desenvolver ou adquirir o software certo, sem defeitos, dentro do oramento e prazo. Estratgia: envolver abertamente uma ampla comunidade, com foco na melhoria dos defeitos de software. Objetiva criar tecnologias utilizveis, possveis de serem aplicadas em problemas reais. Desde 1984, realiza pesquisas financiadas pelo governo federal dos EUA. parte integrante da Carnegie Mellon University. A SEI tem princpios de software avanado de engenharia de software, segurana e melhorias de processos.

CMM - Capability Maturity Model


Tem como objetivo alcanar nveis de maturidade para realizao de um processo controlado e mensurado, em busca de melhoria contnua. Para ter ganhos de maturidade, a organizao deve institucionalizar seu processo de software atravs de polticas e padres. Maturidade do processo de software: medida em que um processo explicitamente definido, gerenciado, medido, controlado e efetivo. Baseado em 5 nveis de maturidade, caracterizados pela existncia de determinados processos dentro da organizao, chamados de "reaschave de processos".

Caractersticas que In di cam Prob lemas


Algumas caractersticas que indicam que sua organizao possui problemas associados ao processo de desenvolvimento de software imaturo: Improvisado pelos profissionais e sua gerncia. No rigorosamente seguido ou aplicado. Altamente dependente dos profissionais atuais Baixa visibilidade de progresso e qualidade. As funcionalidades e a qualidade do produto podem ser comprometidas para atender ao cronograma. Uso arriscado de nova tecnologia.

Custos excessivos de manuteno. Baixa previsibilidade: custos, prazo, qualidade.

CMM - Capability Maturity Model - MOTIVADORES


Por que? Os softwares so cada vez mais fundamentais nas empresas. Crescente preocupao em termos de qualidade. TI como crtica, precisando dar garantia de confiabilidade. Mecanismo para aumentar a competitividade da empresa. Investimento da empresa em processos de melhoria. Processos de qualidade que permitem as empresas a gerao de valor para os clientes. Aumento da competitividade no mercado nacional e internacional.

CMM - Capability Maturity Model


1991 - Evoluo da estrutura de maturidade de processo para o SW CMM (Capabitity Maturity Model Software - SW CMM). ModelosCMM: SW CMM: Capabitity Maturity Model Software - CMM para software. SE CMM: Systems Engineering CMM - para desenvolvimento de sistemas completos, no apenas de software. SA CMM: Software Acquisiton CMM - para seleo, compra e instalao de software desenvolvido por terceiros. P CMM: People CMM - para medir a maturidade dos processos de gesto de recursos humanos em organizaes de software. IPD CMM: Integrated Product Development CMM - determina o grau de quanto o desenvolvimento do produto est sendo feito de forma integrada.

CMMI - Capability Maturity Model Integration


Problemas com a utilizao de modelos separados: Modelos desenvolvidos de modo distintos (SW, SE, AS, P e IPD). Empresas que queriam implantar mais de um modelo, precisavam passar por processos de avaliao em separado. Existncia de inconsistncias entre os modelos. Confuso de termos e nomenclaturas. Alto custo de treinamento de avaliaes distintas. Estes so alguns dos fatores que motivaram a criao do CMMI, que o CMM Integrado, lanado em 2002. Verso atual do CMMI a 1.3, de 2010. No CMMI a organizao pode optar por capacitar uma determinada rea do processo ou pela maturidade da organizao como um todo.

CMMI - Capability Maturity Model Integration


CMMI: Modelo de maturidade para desenvolvimento de software. Contempla os seguintes modelos: CMMI-DEV: for Development. Para desenvolvimento de produtos e servios. CMMI-ACQ: for Acquisition. Para os processos de aquisio e terceirizao de bens e servios. CMMI-SVC: for Services. Processos de empresas prestadoras de servio.

CMMI - Nveis de Maturidade


1 - INICIAL: completa falta de planejamento e controle dos processos (caos). A organizao normalmente no possui um ambiente estvel. 2 - GERENCIADO: processos bsicos de gerenciamento so estabelecidos. Todos os compromissos firmados devem ser gerenciados. 3 - DEFINIDO: as atividades de gerenciamento bsico, bem como a engenharia de software so documentadas, padronizadas e integradas em processos padro. 4 - GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE: medies detalhadas no processo de software e de qualidade do produto so coletadas quantitativamente, compreendidas, avaliadas e controladas. 5 - OTIMIZADO: melhoria contnua do processo feita atravs da avaliao quantitativa e da implementao planejada e controlada de tecnologias e idias.

CMMI - Implantao
Processo a longo prazo. Envolve mudana cultural. Fornece transparncia ao processo de desenvolvimento. Aponta onde esto as falhas (o que gera resistncia na sua implantao). Sucesso depende de conhecer o processo atual, antes de mud-lo. "Se voc no sabe para onde est indo, qualquer estrada servir" (Provrbio Chins). "Se voc no sabe onde est, um mapa no o ajudar" (Humphrey).

CMMI - Avaliao
Uma organizao pode ser avaliada para comparar suas prticas reais com as recomendadas pelo modelo de maturidade do CMMI. O diagnstico determina o nvel de maturidade dos processos da empresa e fornece tambm recomendaes de melhoria de processos, que so consolidadas em um plano de melhoria. A empresa no certificada. Ela avaliada. Como no certificao, no obrigatrio reavaliaes, tendo sua validade por prazo indeterminado. O SEI licencia e autoriza avaliadores oficiais. Fica com o SEI a gerncia, guarda e manuteno dos laudos e relatrios, que foram gerados pelos avaliadores. CMMI - Cr es ci men to Avali aes Ofi ci ai s

Grf ico dos

Top 10 p ases em Avaliaes CMMI

Quan tid ad e

de Avali a es CMMI 5

Вам также может понравиться