Вы находитесь на странице: 1из 16

CMARA e PEREIRA (2005)

ANLISE DE PERFIS DE SONDAGEM SPT E CARACTERIZAO GEOTCNICA DE SOLOS DO MUNICPIO DE NATAL Kadson Ranniere da Rocha Cmara1 Alexandre da Costa Pereira2
1

Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Produo na Construo Civil (CEFET-RN); krrcamara@yahoo.com.br 2 Professor do CEFET-RN (UNED), Engenheiro Civil, D.Sc.; alexandre@cefetrn.br Recebido em maro de 2005 e Aceito em abril de 2005

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo a caracterizao geotcnica de solos do municpio de Natal para fins de obteno de parmetros de resistncia ao cisalhamento e de deformabilidade do material. Quatro zonas foram definidas para a compilao de resultados de relatrios de sondagens tipo SPT (Standard Penetration Test), buscando-se destacar aspectos que diferenciem geotecnicamente as zonas consideradas. Campanhas de ensaios de laboratrio foram relizadas para a idendificao de caractersticas geotcnicas (perfil de umidades e granulometria, densidade das partculas e deformabilidade) de solo definido como referncia para as anlises. Parmetros de resistncia ao cisalhamento e de deformabilidade dos solos encontrados foram determinados mediante emprego de equaes empricas. Os resultados encontrados indicam haver importante variabilidade nas propriedades geotcnicas dos solos analisados, tanto para solos pertencentes a uma mesma zona como para solos de zonas distintas. O posicionamento das unidades geotcnicas e o estado de compacidade das mesmas consistem em variveis destacadas no estudo realizado. Palavras-chaves: Mecnica dos Solos; Ensaios In Situ; Perfis SPT; Caracterizao Geotcnica. RESUMEN El presente trabajo tiene como objeto la caracterizacin geotcnica de suelos de la provincia de Natal para fines de obtencin de parmetros de resistencia al corte y de deformacin del material. Cuatro zonas fueron definidas para la seleccin de resultados de informes de prospeccin tipo SPT (Standard Penetration Test), buscndose destacar aspectos que diferencien geotecnicamente las zonas consideradas. Campaas de ensayos de laboratorio fueron realizadas para la identificacin de caractersticas geotcnicas (perfil de humedades e granulometra, densidad de las partculas e deformabilidad) del suelo definido como referencia para los anlisis. Parmetros de resistencia al corte y de deformabilidad de los suelos se determinaron mediante el empleo de ecuaciones empricas. Los resultados encontrados indican haber importante variabilidad en las propiedades geotcnicas de los suelos analizados, tanto para suelos pertenecientes a una misma zona como para suelos de zonas distintas. El posicionamiento de las unidades geotcnicas y el estado de compacidad das mismas consisten en variables destacadas en el estudio realizado. Palabras-llave: Mecnica de los Suelos; Ensayos In Situ; Perfiles SPT; Caracterizacin Geotcnica.

Holos, ano 21, maio/2005

38

CMARA e PEREIRA (2005)

1. INTRODUO O adequado conhecimento das caractersticas e parmetros geotcnicos dos solos locais, principalmente daqueles relacionados com a resistncia e a defomabilidade dos solos, conduz a uma maior probabilidade de otimizao dos projetos de natureza geotcnica (fundaes de edifcios, estrutura de conteno de terras, pavimentao,...). Considerando que o ensaio SPT consiste no recurso experimental mais utilizado no mundo para a realizao de sondagens geotcnicas (notadamente para os solos granulares), o adequado conhecimento das potencialidades deste ensaio de campo representa fator importante dentro do processo de concepo e projeto das obras em geral. Assim sendo, buscou-se neste trabalho apresentar os resultados de pesquisa sobre a caracterizao geotcnica de solos do municpio de Natal, no qual quatro zonas foram definidas para a compilao de resultados de relatrios de sondagens tipo SPT (Standard Penetration Test), buscando-se destacar aspectos que diferenciem geotecnicamente as zonas consideradas. Campanhas de ensaios de laboratrio foram relizadas para a idendificao de caractersticas geotcnicas (perfil de umidades e granulometria, densidade das partculas e deformabilidade) de solo definido como referncia para as anlises. Parmetros de resistncia ao cisalhamento e de deformabilidade dos solos encontrados foram determinados mediante emprego de equaes empricas. Cientes da relevncia do mtodo de ensaio em questo e da importncia que o fator confiabilidade e a correta interpretao dos resultados do mesmo, o conhecimento prvio das caractersticas gerais dos solos regionais pode vir a ser de muita utilidade quando se buscam solues geotcnicas visando conciliar nveis aceitveis de segurana economia e praticidade sempre buscados.

2. METODOLOGIA UTILIZADA Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, recorreu-se nas primeiras etapas do projeto compilao bibliogrfica relativa ao tema e ao levantamento de dados. O levantamento de dados consistiu na coleta de relatrios de ensaios SPT realizados em diversas regies do municpio de Natal. Aps esta primeira etapa, relacionada coleta de dados e definio de subgrupos de amostras representativas para as anlises subseqentes, buscou-se tratar estatisticamente a varivel de estudo NSPT para os diversos perfis localizados no zoneamento considerado. Buscou-se definir perfis NSPT para as diversas unidades geotcnicas identificadas (Tabela I), bem como, para os perfis mdios de cada zona. Unid. Geotcnica 1 2 3 4 5 6 Tabela I Descries das unidades geotcnicas. Descrio Solos arenosos, com matria orgnica e resto de metralha, aterros no controlados. Areia fina e mdia com ou sem pedregulho. Areia fina e mdia, pouco siltosa, com ou sem pedregulho. Areia fina e mdia, silto-argilosa. Argila siltosa, com areia fina e mdia, com pedregulho. Turfa, argila orgnica. 39

Holos, ano 21, maio/2005

CMARA e PEREIRA (2005)

Passada a fase da anlise da variabilidade e medida da disperso de NSPT, determinou-se parmetros de resistncia (ngulo de atrito interno, ) e de deformabilidade (mdulo oedomtrico, E) mediante correlaes de natureza emprica. Para a determinao do ngulo de atrito interno consideraram-se as expresses propostas por TERZAGHI (1946), GIBBS & HOLTZ (1957) e DE MELO (1971; 1967). Para a determinao do mdulo de compressibilidade dos solos estudados, foram utilizadas as correlaes propostas no mtodo de Young de areias e o SPT determinado por DAPPOLLONIO (1970) e por BOWLES (1987) para o mdulo oedomtrico. Para a verificao da adequao das correlaes empricas consideradas s condies dos solos estudadas, foram realizadas campanhas de ensaios de laboratrio onde se avaliaram a relao entre os valores de NSPT e da densidade relativa (Dr) dos solos estudados e os correspondentes valores para os parmetros geotcnicos avaliados. Visando uma melhor distino da classificao geotcnica retirada dos relatrios de sondagem SPT, definiram-se quatro zonas para o municpio de Natal (Figura 1). Convm destacar que o zoneamento no se estendeu a zona norte do municpio de Natal (N. Sra. da Apresentao, Potengi, Pajuara, ...) devido a no dispormos de relatrios de furos de sondagem SPT nesse local.

FORTE DOS REIS MAGOS RIO POTENGI Zona 01 Zona 02 Zona 03 Zona 04

VIA COSTEIRA

Figura 1 Mapa das distines das quatros zonas de estudo. A Tabela II apresentada abaixo indica o quantitativo de furos de sondagem correspondentes a cada Zona de estudo. Tabela II: Nmero de furos de sondagem por Zona de estudo. Zona Nmero de furos 01 28 02 30 03 31 04 07 Realizou-se um furo de sondagem nas instalaes do CEFET-RN, correspondente a uma das zonas de estudo (zona 02), para a coleta de amostras de solo com o intuito de efetuar ensaios de laboratrio (granulometria, densidade real, umidade e deformabilidade) e correlacion-los com as outras zonas em questo e realizar a verificao da adequao das correlaes empricas.

Holos, ano 21, maio/2005

40

CMARA e PEREIRA (2005)

Nos ensaios de laboratrio, o de granulometria foi por peneiramento, o da densidade real pelo mtodo do picnmetro, o de deformabilidade por meio do ensaio oedomtrico e o da umidade por meio da pesagem da amostra mida coletada no local (in situ) e o da amostra seca em estufa a 110 C por 24 horas. Todas as experincias realizadas foram com a amostra coletadas no furo de sondagem realizado nas instalaes do CEFETRN, correspondendo Zona 02.

3. RESULTADOS OBTIDOS Atravs da anlise dos perfis de sondagem SPT conseguimos classificar o solo das zonas de estudos em seis unidades geotcnicas. So elas: Aterro e matria orgnica; Areia fina e grossa com ou sem pedregulhos; Areia siltosa; areia silto-argilosa; Argila siltosa; e Turfa. Com esses perfis de sondagem SPT (101 perfis), tambm conseguimos determinar, alm da sua estratigrafia, o NSPT mximo e o mnimo, as unidades geotcnicas caractersticas (Figuras 2, 3, 4 e 5) e o nvel dgua (quando existente) presente para cada zona estudada. Desse modo, conseguimos traar um perfil geotcnico caracterstico de cada zona.

Figura 2 Unidades Geotcnicas da Zona 01.

Holos, ano 21, maio/2005

41

CMARA e PEREIRA (2005)

Figura 3 Unidade geotcnica da Zona 02.

Figura 4 Unidade geotcnica da Zona 03.


Holos, ano 21, maio/2005

42

CMARA e PEREIRA (2005)

Figura 5 Unidade geotcnica da Zona 04. Com os resultados da experincia realizada com a amostra de solo coletada no CEFET-RN (correspondente Zona 02) obtivemos a curva granulomtrica, o perfil de umidade, a densidade real das partculas e a deformabilidade do solo, o que nos forneceu parmetros necessrios para efetuarmos a classificao do solo pelo mtodo HRB (Highway Research Board) e pelo sistema unificado U.S.C.S. (Unified Soil Classification System). Atravs da densidade relativa e do ngulo de atrito, obtidos atravs de expresses empricas, conseguimos determinar os parmetros de resistncia do solo onde sero correlacionados com o resultado do ensaio oedomtrico. Mediante o ensaio da densidade real pelo mtodo do picnmetro, conseguimos obter a densidade real das partculas e us-la como um dado no ensaio oedomtrico para determinar a capacidade de carga e bem como para previso de recalques do solo.

4. ANLISE DOS RESULTADOS Atravs da anlise das unidades geotcnicas apresentadas nos perfis de sondagem para cada furo de sondagem possibilitou-se projetar perfis mdios para a varivel NSPT bem como a classificao geotcnica do solo para cada zona de estudo. As Figuras 6, 7, 8 e 9, portanto, apresentam os perfis representativos para as diversas unidades geotcnicas definidas, bem como a posi do nvel d`gua presente para cada zona estudada.

Holos, ano 21, maio/2005

43

CMARA e PEREIRA (2005)

Figura 6 NSPT mdio para a Zona 01

Figura 7 NSPT mdio para a zona 02


Holos, ano 21, maio/2005

44

CMARA e PEREIRA (2005)

Figura 8 NSPT mdio para a zona 03

Figura 9 NSPT mdio para a zona 04 45

Holos, ano 21, maio/2005

CMARA e PEREIRA (2005)

Com os resultados obtidos no ensaio de granulometria por peneiramento, possibilitou-se adquirir dados suficientes para realizar a classificao do solo, quanto ao seu uso, pelo mtodo dos sistemas de classificao do solo. Pelo sistema de classificao HRB o solo classificou-se como Solo Granular; A-3; compostos de areia fina; no-plstico (NP). Para o sistema unificado U.S.C.S. o solo classificou-se como uma areia limpa mal graduada (SP). Atravs das experincias desenvolvidas no laboratrio (anlise ttil-visual, perfil de umidade, a distribuio granulomtrica e a densidade real das partculas da amostra de solo coletada no CEFET-RN) comprovamos a classificao tpica do solo apresentada no perfil dos relatrios de sondagem SPT correspondente Zona 02. Com esses resultados, conseguimos classificar o solo da Zona 02, quanto as suas unidades geotcnicas e sua estratigrafia, como um solo de caracterstica arenosa, com pouca presena de finos (silte e argila) e rpida absoro de gua nas camadas iniciais de solo (os primeiro 50cm), de acordo com o perfil de umidade, evidenciando uma elevada permeabilidade do solo (Figura 10).

Figura 10 Perfil de umidades do solo. Com o perfil de umidades obtido dos ensaios experimentais, conseguimos identificar a pouca presena de finos na camada inicial do solo, em torno dos primeiros 50cm, o que tpico de solos arenosos. Como aps os primeiros 50cm o perfil de umidade manteve-se constante, classificou-se como uma presena maior de finos do que na camada inicial. Essas anlises foram comprovadas com os resultado do ensaio de granulometria que apresentaram uma maior quantidade de finos aps o primeiro metro de profundidade (Figura 11).
Holos, ano 21, maio/2005

46

CMARA e PEREIRA (2005)

CURVA GRANULOMTRICA
100 90 Porcentagem que passa (%) 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0,01

Z = 1,0m Z = 2,0m Z = 3,0m Z = 3,5m


0,1 1 10

Dim etro das partculas (m m )

Figura 11 Distribuio granulomtrica do solo. Tabela III Porcentagens passando na peneira N200 ( < 75m). Profundidade (m) % passando na peneira N200 1,0 1,08 2,0 2,33 3,0 4,08 3,5 4,13 Atravs de expresses empricas aplicados nos resultado de NSPT obtidos dos relatrios de sondagens, conseguimos obter a tenso admissvel (Equaes 1 e 2) do solo na seo entre as zonas, para seis primeiros metros de profundidade, densidade relativa e o ngulo de atrito do solo. Areias Argilas (2) adm = N / 4 + . h adm = N / 6 + . h (1)

Para o emprego das Equaes 1 e 2 citadas, o valor do peso especfico dos solos (), em tf/m3, foi tomado como funo do ndide de penetrao NSPT (Tabela IV), e o valor h corresponde profundidade dos pontos estudados, em metros. O valor resultante de adm seria dado em tf/m2.

Holos, ano 21, maio/2005

47

CMARA e PEREIRA (2005)

NSPT (t/m3) NSPT (t/m3)

Tabela IV Valores de pesos especficos em funo de NSPT. Solos Arenosos <4 4 - 10 10 - 30 30 - 50 > 50 < 1,5 1,5 1,6 1,7 1,8 Solos Argilosos <2 2-4 4-8 8 - 15 15 - 30 --1,5 1,6 1,6 1,7

----> 30 1,8

Quanto determinao dos parmetros relacionados com a deformabilidade e resistncia dos solos estudados, temos as Equaes 3 e 4 (densidade relativa) e a Equao 5 (ngulo de atrito do solo) para a anlise dos mesmos. Convm que se destaque que as propostas apresentadas neste trabalho consistem em formulaes baseadas em mtodos empricos, sendo necessria a confrontao dos resultados obtidos a partir das mesmas mediante a realizao de ensaios de laboratrio. Dr = Dr = N (GIBSS e HOLTZ, 1957) 1/2 (0,23 + 16) N (0,28 + 27)1/2 (SKEMPTON, 1967) (3) (4) (5)

(1,49 Dr) x TAN = 0,712 (DE MELLO, 1971)

Pode-se observar na Figura 12 que o perfil para o parmetro densidade relativa para cada Zona apresenta-se com comportamento bastante diferenciado para as regies estudadas, tanto em relao s magnitudes dos valores encontrados como tambm em relao forma como o parmetro estudado evolui com a profundidade. Para as Zonas 02 e 03 se observa comportamento bastante similar para a evoluo do parmetro, o que tambm se observa comparando-se os perfis representativos das Zonas 01 e 04, embora este ltimo se apresente na forma de valores bastante diferenciados em relao s magnitudes encontradas.

Holos, ano 21, maio/2005

48

CMARA e PEREIRA (2005)

Figura 12 Variao da densidade relativa Dr em funo da profundidade para cada Zona. Na figura 13, temos o parmetro da tenso admissvel para cada Zona. Na Zona 01, observa-se um comportamento diferenciado em relao as Zonas 02, 03 e 04 que apresentam comportamento, praticamente, semelhante para evoluo do parmetro de acordo com a profundidade.
Tenso admissvel

0 1 Profundidade (m) 2 3 4 5 6 7 0 5 10 15 Te nso (tf/m ) 20 25 30


Zo na 01 Zo na 02 Zo na 03 Zo na 04

Figura 13 Tenso admissvel em funo da profundidade para cada Zona.


Holos, ano 21, maio/2005

49

CMARA e PEREIRA (2005)

Em relao ao estudo da compressibilidade do solo, teremos o parmetro de compressibilidade E (mdulo de Young) como objeto de estudo a partir de correlaes empricas referenciadas a resultados de ensaios de sondagem a percusso (NSPT). Convm que se destaque que expresses propondo as correlaes entre o valor de compressibilidade e o nmero de golpes N obtido no ensaio SPT devem, necessariamente, estar referenciados ao local de estudo, tipo de solo em questo e do modo de obteno do valor representativo da compressibilidade do solo, de forma que os erros envolvidos na utilizao generalizada dessas correlaes possam ser minimizadas. Pela correlao entre o mdulo de Young para as areias e o SPT, conseguimos determinar o mdulo deformao para as distintas Zonas de estudo, com referncias nas anlises propostas por DAPPOLLONIO (1970) (Figura 14) e BOWLES (1987) (Figura 15), nas quais o mdulo E se apresenta como funo linear de NSPT na forma E= Eo + tg. NSPT, sendo Eo tomado igual a 196 e 80 kgf/cm2, e o coeficiente linear da reta de regresso tomado igual a 7,9 e 4, respectivamente para as expresses propostas por DAPPOLLONIO (1970) e por BOWLES (1987).

Mdulo de Deformao E (kgf/cm ) 800 700 600

E (kgf/cm )

500 400 300 200 100 0 0,0 2,0 4,0 6,0 8,0
Zona 01 Zona 03 Zona 02 Zona 04

Profundidade (m)

Figura 14 Mdulo deformao para cada Zona de acordo com DAppollonio (1970).

Holos, ano 21, maio/2005

50

CMARA e PEREIRA (2005)


Mdulo de Deformao E (kgf/cm ) 300 250
2

E (kgf/cm )

200 150 100 50 0 0,0 2,0 4,0 6,0 8,0

Zona 01 Zona 03

Zona 02 Zona 04

Profundidade (m)

Figura 15 Mdulo deformao para cada Zona de acordo com Bowles (1987). Como se pode observar nos grficos apresentados nas figuras 14 e 15, temos uma variao nos valores para o citado parmetro da ordem do dobro da sua magnitude, o que refora a importncia da anlise criteriosa de resultados obtidos a partir de correlaes empricas. interessante que se busque sempre a comparao entre valores obtidos e valores tpicos esperados para o solo em questo, bem como mediante a comprovao com programas experimentais em laboratrio ou em campo (ensaios in situ tipo prova de carga). Como valores tpicos para o mdulo de deformao (E) em solos arenosos de compacidade muito fofa a fofa (NSPT 10) se situam na faixa entre 100 e 250kgf/cm2, e para solos arenosos compactos temos o parmetro em questo variando entre 500 e 1000 kgf/cm2 (BOWLES, 1977), podemos verificar que a proposta de BOWLES (1987) como mais conservadora para o solo estudado, sendo conveniente ressaltar que a correlao proposta por DAPPOLLONIO (1970) refere-se a resultados experimentais obtidos mediante o procedimento do ensaio de placa. Para a validao dos valores encontrados seria conveniente a anlise contrastada com resultados de provas de carga.

5. CONCLUSO Qualquer que seja o porte da obra, a sondagem percusso com SPT representa um valioso recurso para ser empregado na tomada de decises como a escolha do tipo de fundao que ser utilizado, com influncia direta nos padres de segurana, qualidade e economia. A grande vantagem de localizar num mapa geotcnico, uma base de dados de sondagens SPT, a possibilidade de comparao do tipo de solo em que ela se enquadra pelo mapa e suas caractersticas indicadas pela sondagem. O terreno fica melhor representado em superfcie e tambm em profundidade, permitindo uma melhor visualizao e interpretao do relevo, podendo, assim, analisar a ocorrncia dos diversos tipos de solo conforme a morfologia do terreno. Assim, esta base de dados muitas vezes pode auxiliar na estimativa do tipo e caractersticas da fundao a ser usada. Entretanto,
Holos, ano 21, maio/2005

51

CMARA e PEREIRA (2005)

como o solo varia de um ponto de estudo para outro, sempre necessria a execuo de sondagens em projetos de fundaes. Se os Municpios processassem desta forma o seu volume de informao, certamente melhorariam significativamente a qualidade das construes nas suas reas de influncia. Embora o custo inicial de adaptao deste modelo no seja agradvel, as vantagens subjacentes a ele, so bastante compensatrias e bvias. Alm disso, depois as entidades competentes poderiam recolher de cada uma destas as informaes que depois de processada permite construir mapas geotcnicos de mbito regional e nacional.

6. AGRADECIMENTOS Somos gratos primeiramente a Deus que nos concedeu vida, sade e sabedoria para a realizao desse trabalho, a nossa equipe executora que sempre nos ajudou esclarecendo dvidas e nos fornecendo suporte tcnico necessrio para o bom andamento e rendimento desse trabalho, ao CEFET-RN por nos ceder os seus laboratrios para a realizao das campanhas de ensaios e aprimoramento do estudo e aos nossos pais por sempre ter nos apoiados e nos dado fora nos momentos difceis.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASTM - D1586-58. Standard method for penetration test and split barrel sampling of soils. USA, 1958. De Mello, V.F.B. The Standard Penetration Test State-of-the-Art Report. 4th PanAmerican Conf. Soil Mech. Found. Eng., Puerto Rico, 1, 1-86, 1971. Decourt, L. e Quaresma, A. R. Capacidade de carga de estacas a partir de valores SPT. Proc. VI COBRAMSEF, Rio de JaneIro, 45-53, 1978. Gibbs, H.J. & Holtz, W.G. Research on determining the density of sands by spoon penetration testing. Proc. 4th Int. Conf. Soil Mech. Found. Engineering, London, 1, 3539, 1957. NBR 6484-1980. Execuo de Sondagens de simples reconhecimento dos solos. NBR. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 7250/1982. Identificao e descrio de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimento dos solos. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Abril de 1982. NBR 8036/1983. Programao de sondagens de simples reconhecimento. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Junho de 1983. NBR 6484/2001. Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT Mtodo de ensaio. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

Holos, ano 21, maio/2005

52

CMARA e PEREIRA (2005)

Schnaid, F. Consideraes sobre o uso do ensaio SPT na engenharia de fundaes. Jornadas Sudamericanas de Ingenieria Estructural, Montevideo, Vol 4, 111-124, 1993. Velloso, D.A. & Lopes, F.R. Fundaes. COPPE/UFRJ. p 290, 1996.

Holos, ano 21, maio/2005

53

Вам также может понравиться