Вы находитесь на странице: 1из 13

Energia nuclear:

1) INTRODUO:

Uma usina de energia nuclear. Vapor no-radioativo sai das torres de resfriamento.

Energia nuclear a energia liberada numa reao nuclear, ou seja, em processos de transformao de ncleos atmicos. Alguns istopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros istopos ou elementos atravs de reaes nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princpio da equivalncia de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reaes nucleares ocorre transformao de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Stramann e Meitner com a observao de uma fisso nuclear depois da irradiao de urnio com nutrons. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reao em energia eltrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atmica. Em outras aplicaes aproveita-se da radiao ionizante emitida.

2) HISTRIA:
Ernest Rutherford, o descobridor do ncleo atmico, j sabia que esses poderiam ser modificados atravs de bombardeamento com partculas rpidas. Com a descoberta do

nutron ficou claro que deveriam existir muitas possibilidades dessas modificaes. Enrico Fermi suspeitava que o ncleo ficaria cada vez maior acrescentando nutrons. Ida Noddack foi a primeira a suspeitar que "durante o bombardeamento de ncleos pesados com nutrons, esses poderiam quebrar em pedaos grandes, que so istopos de elementos conhecidos, mas no vizinhos dos originais na tabela peridica". A fisso nuclear foi descoberta por Otto Hahn e Fritz Stramann em Berlim-1938 e explicada por Lise Meitner e Otto Frisch (ambos em exlio na Sucia) logo depois, com a observao de uma fisso nuclear depois da irradiao de urnio com nutrons.

Otto Hahn e Lise Meitner no laboratrio

A primeira reao em cadeia foi realizada em dezembro de 1942 em um reator de grafite de nome Chicago Pile 1 (CP-1), no contexto do projeto "Manhattan" com a finalidade de construir a primeira bomba atmica, sob a superviso de Enrico Fermi na Universidade de Chicago.

3) TIPOS DE REAES NUCLEARES:


A reao nuclear a modificao da composio do ncleo atmico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre

espontaneamente em alguns elementos. O caso mais interessante a possibilidade de provocar a reao mediante tcnicas de bombardeamento de nutrons ou outras partculas. Existem duas formas de reaes nucleares: A FISSO NUCLEAR, onde o ncleo atmico subdivide-se em duas ou mais partculas; e a FUSO NUCLEAR, na qual ao menos dois ncleos atmicos se unem para formar um novo ncleo.

Exemplo:
Apenas um exemplo das mais de 1000 possveis fisses de urnio-235: Urnio captura um nutron, torna-se instvel e fraciona em brio e criptnio com emisso de dois nutrons.

Com esta reao Hahn e Stramann demonstraram a fisso em 1938 atravs da presena de brio na amostra.

4) REATOR NUCLEAR:
Um reator nuclear uma cmara de resfriamento hermtica, blindada contra a radiao, onde controlada uma reao nuclear para a obteno de energia, produo de materiais fissionveis como o plutnio para armamentos nucleares, propulso de submarinos e satlites artificiais ou para pesquisas. Uma central nuclear pode conter vrios reatores. Atualmente apenas os reatores nucleares de fisso so empregados para a produo de energia comercial, porm os reatores nucleares de fuso esto sendo empregados em fase experimental. De uma forma simples, as primeiras verses de reator nuclear produzem calor dividindo tomos, diferentemente das estaes de energia convencionais, que produzem calor queimando combustvel. O calor produzido serve para ferver gua, que ir fazer funcionar turbinas a vapor para gerar eletricidade. Um reator produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiao neutrnica e gama. Ambas so mortais para todas as formas de vida mesmo em

quantidades pequenas, causando doenas (ex. leucemia) e, por fim, a morte. O reator deve estar rodeado de um espesso escudo de cimento e ao, para evitar fugas prejudiciais de radiao. As matrias radioativas so manejadas por controle remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiao.

4.1) REATOR NUCLEAR DE FISSO:

Num reator nuclear de fisso utiliza-se o urnio natural, na maior parte dos casos - uma mistura de U-238 e de U-235 - por vezes enriquecido com extra U-235. O U-238 tem tendncia para absorver os nutrons de alta velocidade originados pela diviso dos tomos U-235, mas no absorve nutrons lentos to rapidamente. Assim, num reator includa uma substncia moderadora que, juntamente com o urnio, abranda os nutrons. O U-238, por sua vez, j no os absorve to facilmente e a fisso continua. Um reator nuclear de fisso apresenta, essencialmente, as seguintes partes: Combustvel: istopo fssil e/ou frtil (aquele que pode ser convertido em fssil por ativao neutrnica): Urnio-235, Urnio-238, Plutnio-239, Trio-232, ou misturas destes (o combustvel tpico atualmente o MOX, mistura de xidos de urnio e plutnio). Moderador: gua leve, gua pesada, hlio, grafite, sdio metlico: cumprem a funo de reduzir a velocidade dos neutres produzidos na fisso, para que possam atingir outros tomos fissionveis mantendo a reao. Refrigerador: gua leve1, gua pesada2, dixido de carbono, hlio, sdio metlico conduzem o calor produzido durante o processo at a turbina geradora de eletricidade ou o propulsor.
1

Reator de gua leve: um tipo de reator trmico que usa gua como refrigerante e moderador de nutron (gua, H2O) ao contrario da gua pesada como um refrigerante/moderador (xido de deutrio, 2H2O).
2

gua pesada: tambm chamada de gua deuterada, o xido de deutrio de frmula D2O ou H2O. quimicamente semelhante gua normal, H2O, porm com tomos de hidrognio mais pesados denominados deutrios cujos ncleos atmicos contm um nutron alm do prton encontrado em todos os tomos de hidrognio. Gilbert Newton Lewis isolou a primeira amostra de gua pesada em 1933.

Refletor (gua leve, gua pesada, grafite, urnio): reduz o escapamento de nutrons aumentando a eficincia do reator. Blindagem (concreto, chumbo, ao, gua leve): evita o escapamento de radiao gama e nutrons rpidos. Material de controle (cdmio ou boro): finaliza a reao em cadeia, pois ambos so timos absorventes de nutrons. Geralmente so usados na forma de barras (de ao borado, por exemplo) ou bem dissolvidos no refrigerador. Elementos de Segurana: todas as centrais nucleares de fisso apresentam mltiplos sistemas de segurana ativos (que respondem a sinais eltricos) e passivos (que atuam de forma natural como a gravidade, por exemplo). A conteno de concreto que rodeia os reatores o principal sistema de segurana e destina-se a evitar que ocorra vazamento de radiao para o exterior. O ncleo do reator construdo dentro de um forte recipiente de ao que contm varetas de combustvel feitas de materiais cindveis (fsseis) metidos dentro de tubos. Essas varetas produzem calor enquanto o combustvel sofre a ciso (fisso). Varetas de controlo, geralmente de boro ou cdmio - para absorver facilmente os nutrons -, so introduzidas e retiradas do ncleo, conforme a necessidade de estabilizar a reaco, variando a corrente de neutres no ncleo, controlando o ritmo de ciso e, portanto, o calor produzido. As varetas esto rodeadas por um moderador, que reduz a velocidade a que os nutrons so produzidos pelo combustvel. Percorrendo o ncleo corre um refrigerante, lquido ou gasoso, que, ao ser aquecido pelo calor libertado, gera vapor de gua que ser canalizado para turbinas.

4.1.1) Tipos de reatores de fisso:

WWER-1000 (Water-Water Energetic Reactor, fora eltrica de 1000 megawatt) um reactor russo de energia nuclear do tipo PWR

Atualmente existem vrios tipos de reatores nucleares de fisso: LWR - Light Water Reactors: Utilizam como refrigerador e moderador a gua leve (gua comum) e, como combustvel, o urnio enriquecido. Os mais utilizados so os BWR (Boiling Water Reactor ou reator de gua em ebulio) e os PWR (Pressure Water Reactor ou reatores de gua a presso), estes ltimos considerados atualmente como padro. Em 2001 existiam 345 em funcionamento. CANDU - Canada Deuterium Uranium: Utilizam como moderador gua pesada (cuja molcula composta por dois tomos de deutrio e um tomo de oxignio) e, como refrigerador, gua comum (gua leve). Como combustvel, usam urnio comum. Existiam 34 em operao em 2001. FBR - Fast Breeder Reactors: Utilizam nutrons rpidos no lugar de trmicos para o processo da fisso. Como combustvel utilizam plutnio e, como refrigerante, sdio lquido. Este reator no necessita de moderador. Em 2001 havia apenas quatro deles em operao .

HTGR - High Temperature Gs-cooled Reactor: Usa uma mistura de trio e urnio como combustvel. Como refrigerador, utiliza o hlio e, como moderador, grafite. Existiam 34 em funcionamento em 2001. RBMK - Reactor Bolshoy Moshchnosty Kanalny: Sua principal funo a produo de plutnio, e como subproduto gera eletricidade. Utiliza grafite como moderador, gua como refrigerador e urnio enriquecido como combustvel. Pode recarregar-se durante o funcionamento. Apresenta um coeficiente de reatividade positivo. Em 2001, existiam 14 desses reatores em funcionamento. ADS - Accelerator Driven System: Utiliza uma massa subcrtica de trio. A fisso produzida pela introduo de nutrons no reator de partculas atravs de um acelerador de partculas. Ainda se encontra em fase de experimentao, e uma de suas funes fundamentais ser a eliminao de resduos nucleares produzidos em outros reatores de fisso.

4.1.2) Produo de combustvel


Alguns tipos de reatores podem efetivamente produzir mais combustvel que aquele que consomem. Trata-se do reator rpido. No tem moderador e o seu combustvel altamente enriquecido: urnio ou plutnio. O ncleo pequeno e a reao em cadeia processa-se rapidamente, produzindo maiores quantidades de calor do que nos outros reatores termais. So produzidas grandes quantidades de nutrons, imediatamente absorvidos por um cobertor de urnio 238 colocado em redor do ncleo. Isto no causa ciso no urnio, mas o converte em plutnio 239, que pode depois ser separado e utilizado como combustvel no reator rpido. Desta maneira, o reator rpido produz combustvel medida que o consome. Convertendo urnio 238 no cindvel (fissionvel) num combustvel til, o reator rpido poderia prolongar as reservas de combustvel nuclear do mundo em cerca de sessenta vezes.

4.2) REATORES DE FUSO:


A fuso nuclear, basicamente, baseia-se em aquecer suficientemente ncleos de deutrio at obter-se o estado plasmtico. Nesse estado, os tomos de hidrognio se desagregam permitindo que ao se chocarem ocorra entre eles uma fuso produzindo tomos de hlio.

A diferena energtica entre dois ncleos de deutrio e um de hlio ser emitida na forma de energia que manter o estado plasmtico com sobra de grande quantidade de energia til. A principal dificuldade do processo consiste em confinar uma massa do material no estado plasmtico j que no existem reservatrios capazes de suportar as elevadas temperaturas a ele associadas. Um meio a utilizao do confinamento magntico. Um reator de fuso nuclear trata-se de uma instalao destinada para a produo de energia. A pesquisa neste campo existe h mais de 50 anos e j, h vrios anos, tem sido possvel produzir uma reao de fuso nuclear controlada num vaso de conteno. No se tem conseguido ainda, entretanto, manter uma reao de fuso controlada at atingir o ponto de "breakeven" (ou seja uma situao na qual a quantidade de energia fornecida para iniciar e manter a reao seja igual ou menor que a quantidade de energia libertada pela reao assim produzida). o processo caracterizado por grande libertao de energia. Reaes de fuso nuclear juntam dois ncleos atmicos para formar um. Inicialmente, isso requer uma quantidade muito elevada de energia para vencer a repulso eletromagntica inerente entre estes ncleos. A diferena em massa entre os dois ncleos iniciais e aquele resultante da reao (ligeiramente mais leve que a soma dos dois precursores) convertida em uma enorme quantidade de energia conforme previsto pelo Einstein, na sua equao E=mc. Uma vez que os ncleos de elementos mais leves sofrem fuso mais facilmente do que os de elementos mais pesados, o hidrognio, o elemento mais leve, e tambm o mais abundante do universo, o melhor combustvel para fuso. De fato, uma mistura de dois dos istopos de hidrognio, o deutrio e o trtio (D-T), apresenta a razo mais baixa entre a energia necessria para provocar a reao de fuso e a energia (potencialmente muito maior) liberada por esta reao; como prova disso, surgiram os estudos e adaptaes da primeira bomba de hidrognio. Por esta razo, a maior parte dos esforos atuais para desenvolver um reator de fuso de "primeira gerao" concentra-se na utilizao do D-T como combustvel. Deve-se ressaltar, entretanto, que misturas alternativas existem que, apesar de exigirem um fornecimento de energia inicial maior, seriam mais simples de produzir e/ou controlar

e h at combustveis candidatos que no emitiriam nutrons ao sofrer a reao de fuso, os chamados combustveis aneutrnicos. Basicamente, ento, uma das maiores dificuldades a obteno de uma enorme presso e temperatura que o processo requer, as quais so encontradas, na natureza, somente no interior de uma estrela. Outro problema que a utilizao de muitos dos possveis combustveis (inclusive o D-T) resulta na emisso de nutrons pelo plasma durante fuso, os quais bombardeiam os componentes internos do reator, tornado-os radioativos. Para se conseguir a fuso necessria mais do que uma alta temperatura: tem de existir plasma suficiente para que os ncleos se encontrem e se fundam, e a temperatura elevada tem de ser produzida por tempo suficiente para que isso acontea. Porm, a combinao certa de todos estes fatores mostra-se, at agora, impossvel de alcanar. Ao longo dos ltimos anos, vrios grupos de engenheiros e cientistas tm se dedicado ao desenvolvimento de novas ligas metlicas, cujas composies qumicas so criteriosamente especificados para somente incluir elementos que formaro istopos de meia-vida curta, sob este bombardeamento num reator (materiais de baixa ativao). Desta forma pretende-se tornar factvel projetar componentes com matrias que permitiro reciclagem aps somente algumas dezenas de anos de estocagem segura (ao contrrio dos resduos radioativos de reatores de fisso, por exemplo, cujas meias-vidas longas exigem sistemas complexos de proteo para perodos muito longos). Alguns pesquisadores j chegaram a caracterizar vrios dos aspectos mais crticos na aplicao prtica, em servio real, de tais matrias como, por exemplo, conformabilidade, soldabilidade e resistncia fluncia conforme apresentado no livro "Investigations of the Formability, Weldability and Creep Resistance of Some Potential Low-activation Austenitic Stainless Steels for Fusion Reactor Applications (ISBN 0-85311-148-0): A.H. Bott, G.J. Butterworth, F. B. Pickering".

Ncleo de um pequeno reator nuclear utilizado para pesquisas

Atualmente existem duas linhas de investigao, o confinamento inercial e o confinamento magntico: Confinamento inercial: Consiste em conter a fuso mediante o impulso de partculas ou de raios laser projetados contra as partculas do combustvel, que provocam sua ignio instantnea. Confinamento magntico: Consiste em manter o material que ir fundir num campo magntico enquanto se tenta alcanar a temperatura e presso necessrias. Uma forte corrente eltrica passa atravs do hidrognio para aquec-lo e formar um plasma, enquanto um campo magntico comprime o plasma e o impede de tocar nas paredes. Mesmo que toque no recipiente, no existe perigo, j que s so aquecidas quantidades muito pequenas de hidrognio; as paredes arrefecem simplesmente o plasma mais do que o plasma aquece as paredes. Os primeiros modelos magnticos, americanos, conhecidos como Stellarator geravam o campo diretamente num reator toroidal, com o problema da infiltrao do plasma entre as linhas do campo. Os engenheiros russos melhoram este modelo para o Tokamak na qual um enrolamento de bobina primria induzia um campo sobre o plasma, que condutor, utilizando-o como um enrolamento secundrio. Porm, devido a sua resistncia, o plasma sofria aquecimento. Embora o maior reator deste tipo, o JET ainda no tenha atingido a temperatura (1 milho de graus) e a presso necessrias para a manuteno da reao, em 1997 este reator

experimental, de fato, atingiu um pico de potncia de fuso de 16MWs, ainda um recorde mundial. A mesma experincia alcanou um valor de Q=0,7 . (Q a razo entre a energia gerada por esta reao e a potncia fornecida para manter a fuso. Uma reao autosustentvel requer Q>1). Um reator Tokamak ainda maior, o ITER, est a ser projetado, unindo esforos internacionais para a obteno da fuso. Tambm existe uma linha de pesquisa nos EUA, o NIF (National Ignition Facility), que busca atravs de um confinamento inercial gerado por 192 lasers de alta potncia obter uma fuso nuclear com Q>1.

4.2.1) ITER: International Thermonuclear Experimental Reactor - (ITER) um projeto de reator experimental a fuso nuclear baseado na tecnologia do Tokamak. ITER faz parte dos aparelhos de pesquisa fundamental no Reino Unido, nos EUA, na Frana e na Sua, e seus promotores estimam que progressos so feitos em direo do seu objetivo.

O projeto uma cooperao internacional envolvendo a China, Unio Europeia (representada pela Euratom), ndia, Japo, Coria do Sul, Rssia e Estados Unidos da Amrica, sob os patrocnios da IAEA (Agncia Internacional de Energia Atmica). O ITER consiste em uma usina de fuso nuclear, que usa o hidrognio operando a 100 milhes C para produzir 500 MW de energia, atravs do processo de fuso nuclear. Dessa maneira, em condies laboratoriais, so reproduzidas as reaes de fuso que acontecem no Sol e em outras estrelas, que aparecem como uma das tecnologias do futuro para gerar energia eltrica renovvel, limpa e barata. Diante dos atuais reatores nucleares baseados na fisso, os reatores termonucleares so absolutamente seguros, pois em caso de uma avaria, como a que ocorreu em Chernobil, a reao termonuclear suspensa em milsimos de segundo. Ao contrrio das atuais centrais nucleares, os reatores termonucleares no produzem resduos radiativos nocivos e s liberam hlio, um gs inerte e inofensivo. O local j est em construo, localizado em Cadarache (Bouches-du-Rhne, Frana) e dever ter sua primeira operao no ano de 2016. H mais de trs anos o avano do projeto ITER estava parado porque os seis pases e organizaes que o promovem no conseguiam chegar a um acordo sobre o lugar de sua construo. Unio Europia, China e Rssia apoiavam a construo do reator na Frana, enquanto Estados Unidos, Coria do Sul e Japo apostavam na cidade japonesa de Rokkasho Mura, ao norte do arquiplago. Rosatom, a agncia russa para a energia atmica, explicou que o pas onde ser construdo o reator deve assumir 50% das despesas de construo e explorao, enquanto os demais participantes aportam, cada um, 10% do custo do projeto, avaliado em US$ 13 bilhes. As partes envolvidas tambm concordaram em iniciar a redao de um projeto de acordo internacional sobre a execuo do projeto que ser assinado "no prazo mais curto possvel", disse imprensa Alexandr Rumintsev, diretor da Rosatom. "O acordo multinacional ser assinado no final do ano e o reator termonuclear estar pronto em 2014", declarou Raymond Orbach[carece de fontes?], secretrio de Energia dos Estados Unidos, que preside a delegao de seu pas nas conversaes.

Criado sob o amparo da Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA), o projeto ITER o programa de cooperao cientfica internacional mais importante aps a Estao Espacial Internacional (ISS).

Вам также может понравиться