Вы находитесь на странице: 1из 2

Ficha de trabalho

Biologia e Geologia - 10 Ano

Ciclo das rochas

Nome:__________________________________________ N : ___ Turma:____ Data: ______


Professor: __________________________ Encarregado(a) de Educao: _________________________

1. Considera o ciclo litolgico ilustrado na figura seguinte.

Figura 1 1.1. Faz corresponder aos algarismos 1, 2 e 3 da figura, uma das seguintes designaes: A. Rochas magmticas. B. Rochas sedimentares. C. Rochas metamrficas. 1.2. Identifica os fenmenos representados em X, Y e Z. 1.3. Dos termos seguintes, identifica os que esto ligados formao de rochas sedimentares, rochas magmticas e rochas metamrficas: A. cristalizao; B. eroso; C. recristalizao; D. fuso; E. ascenso na crusta; F. transporte; G. aumento de presso; H. sedimentao. 1.4. Completa a frase seguinte, seleccionando a letra da opo adequada. As rochas expostas podem ser ________ por aco de agentes atmosfricos, originando ________ que so removidos e, aps sedimentao e ________, originam rochas sedimentares ________. A. meteorizadas sedimentos fuso consolidadas. B. metamorfizadas sedimentos metamorfizao consolidadas. C. metamorfizadas detritos eroso desagregadas. D. meteorizadas detritos diagnese consolidadas.

1.5. Das afirmaes que se seguem, assinale as verdadeiras ou falsas. A. A eroso um fenmeno tpico do interior da crusta. B. A cristalizao consiste na passagem de matria no estado lquido ao estado slido. C. A ascenso de um magma na crusta um fenmeno direccional, do interior para o exterior. D. O aumento de presso um fenmeno direccional, de zonas mais superficiais para zonas mais profundas. E. O transporte e a sedimentao so fenmenos tpicos da superfcie. F. A recristalizao processa-se no estado lquido. 2. Das afirmaes que se seguem, escolha a opo correcta, de modo a construir afirmaes verdadeiras. 2.1. O ciclo hidrolgico relaciona-se com: A. a formao de grandes cadeias montanhosas. B. a gnese de rochas magmticas. C. a formao de rochas sedimentares. D. a evoluo de seres vivos. 2.2. O ciclo litolgico relaciona-se com:

A. a formao dos diferentes tipos de rochas. B. a gnese de formas polidricas de diferentes minerais. C. os movimentos das placas litosfricas. D. o aumento de presses dirigidas.
2.3. A energia necessria para o funcionamento do ciclo geolgico provm: A. da decomposio da matria orgnica. B. dos combustveis fsseis. C. da energia hdrica renovvel. D. da energia solar e do calor interno da Terra. 2.4. As rochas sedimentares resultam: A. da aco combinada da presso e da temperatura. B. do material fundido que ascende ao longo da crusta. C. da meteorizao, transporte, deposio e compactao. D. de fenmenos exteriores Terra, tais como queda de meteoritos. 3. Faz corresponder, a cada afirmao da coluna II, um dos termos da coluna I.

Coluna I A) Rochas sedimentares B) Rochas metamrficas C) Rochas magmticas D) Todas as anteriores

Coluna II 1- Podem originar rochas sedimentares. 2- Aps fuso, originam um magma. 3- Resultam de reajustamentos que ocorrem no estado slido por aumento da presso e/ou temperatura. 4- Podem classificar-se como intrusivas ou extrusivas, dependendo do local de consolidao. 5- Formam-se exclusivamente superfcie. 6- O magma altera as rochas encaixantes em contacto com uma intruso. 7- So as rochas mais abundantes da crosta terrestre. 8- Ocupam 75% da superfcie terrestre. 9- Basalto, conglomerado e ardsia so alguns exemplos. 10- A calcite recristaliza formando mrmore. 11- Sofrem eroso superfcie da Terra. 12- Podem ser datadas radiometricamente com bastante rigor.

Вам также может понравиться