Вы находитесь на странице: 1из 22

Revista Eletrnica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Bahia IFBA N 02 Ano 3 junho/2012 www.revistapindorama.ifba.edu.

br

O poder como inspirao: Elias, Foucault e a educao escolar

Davi Kiermes Tavares Bacharel em Cincias Sociais e Mestre em Sociologia Funo e/ou cargo: Professor de Sociologia Unidade e departamento: Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Eunpolis Eunpolis/BA Brasil. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do Endereo eletrnico: dakitaa@yahoo.com.br

RESUMO: Sugere-se, neste artigo, que as concepes de Norbert Elias e Michel Foucault sobre o poder podem ser agregadas para proporcionar reflexo sobre a educao escolar. Tal proposta se estrutura a partir da leitura das obras Os Estabelecidos e os Outsiders (2000[1965]) e Microfsica do Poder (2000[1979]), dos respectivos autores. Palavras-chave: Poder. Educao. Elias. Foucault. ABSTRACT: It suggests itself, in this article, that the conceptions of Norbert Elias and Michel Foucault about the power can be lodgers for provide reflection about the school education. Such proposal itself structure from the reading of the works "The Established and the Outsiders" (2000[1965]) and "Microfsica do Poder" (2000[1979]), of the respective authors. Keywords: Power. Education. Elias. Foucault.

Introduo Dennis Smith, estudioso da obra de Norbert Elias, depe que Michel Foucault est entre os admiradores de Norbert Elias e seus interesses se justaporam em um grau elevado (SMITH, 2001). De tal modo que [] nos ltimos anos de sua vida Foucault se familiarizou com a obra de Elias. Em seus derradeiros meses, Foucault traduziu A Solido do Moribundo, de Elias, para seu prprio uso particular (SZAKOLCZAI1, 1998 apud SMITH, 2001, p. 18). Outro analista, Pieter Spierenburg, coloca que os dois tericos estavam ansiosos por aprender um do outro, embora nunca viessem a encontrarem-se pessoalmente. Para seu uso privado, Foucault traduziu A Solido do Moribundo de Elias, da edio original alem de 1982. O interesse do filsofo francs neste livro est possivelmente acentuado por um sentido de sua iminente morte. De sua parte, Elias convidou Foucault a participar de um Congresso em Bielefeld, em 1984, para poderem trocar idias. Foucault no compareceu, pois veio a falecer antes (SPIERENBURG, 2004, p. 610-611). Tais depoimentos favorecem o pensamento, a posteriori, de possibilidades de relao entre esses dois cientistas sociais, mormente em torno de seus escritos. De tal modo, anlises mltiplas - em momentos diversos, com objetivos vrios - enfocam uma interseco, ou aproximao, ou qualquer outra relao terico-metodolgica entre Elias e Foucault.2 Em meio a essas, vale aludir proposta de Smith (2001) que os aloja sob a chancela da moderna teoria social. Em verdade, situa Elias com relao a Foucault e a outros pensadores. Em suas palavras:

[...] Elias privilegiado em cada pgina deste livro. No entanto, este estudo no s sobre Elias e as suas idias. No cerne do mesmo est uma srie de comparaes sistemticas entre Elias e, seqencialmente, Michel Foucault, Talcott Parsons, Hannah Arendt e Zygmunt Bauman. [...] O objetivo deste livro
Cf. SZAKOLCSAI, A. Max Weber and Michel Foucault. Parallel Life-Works. London: Routledge, 1998. As citaes de autores estrangeiros, consultados no original, foram traduzidas pelo autor. 2 Nos referimos, por exemplo, textos como: Punishment, Power, and History: Foucault and Elias (SPIERENBURG, 2004), The Civilizing Process and The History of Sexuality: Comparing Norbert Elias and Michel Foucault (SMITH, 1999), Space, Time and the Constitution of Subjectivity: Comparing Elias and Foucault (DOLAN, 2010), The Planned and the Unplanned: A Roundtable Discussion on the Legacies of Michel Foucault and Norbert Elias (BINKLEY et al, 2010), entre outros.
1

traar, justapor e comparar cinco caminhos diferentes pela densa floresta da modernidade. Cada autor estudado tem seu (ou o seu) prprio "mapa", focando sobre certos aspectos do terreno psico-socio-histrico enquanto negligenciam outros. [...] Embora Arendt e Foucault sejam convencionalmente alinhados com filsofos enquanto Parsons e Bauman trabalhavam em departamentos de sociologia, eles todos so descritos, incluindo Elias, como filsofos em alguns aspectos e socilogos em outros aspectos (SMITH, 2001, p. 2; 15; 17;

destaque do autor). No estudo de Smith, especificamente ao que concerne relao Elias versus Foucault, posto que

Elias procura os princpios da ordem dentro do mundo. Foucault preocupa-se com isto tambm (embora a sua anlise seja diferente), mas ele igualmente, talvez mais, interessado no caos criativo que fica, na sua viso, mais alm, atrs de ou em algum lugar profundo dentro do mundo das prticas opressivas do discursivo. Isto o leva a reas e suposies que Elias rejeitou (SMITH, 2001, p. 98).

Aludidas essas consideraes, conjectura-se uma aproximao desses dois autores acerca do entendimento e da proficuidade da questo do poder, visto que a mesma se constitui numa espcie de categoria analtica3 e recebeu aprecivel ateno dos mesmos.4 Esse acometimento norteado pela idia de que as concepes eliasiana e foucauldiana com respeito ao poder podem se justapor, dialogar, no sentido de propiciarem escola (escolarizao) possibilidades de aperfeioamento. Nesse intento, apresentamos inicialmente consideraes sobre a temtica poder, que servem para consignar sua relevncia na vida social. Em
3

Categorias analticas so aquelas que retm as relaes sociais fundamentais e podem ser consideradas balisas para o conhecimento do objeto nos seus aspectos gerais (MINAYO, 2004, p. 93). 4 Por bvio, aqui, no podemos arrazoar sobre o poder na ampla obra dos autores, mas, sim, destacar esse elemento a partir de dois textos capazes de representar o pensamento dos mesmos.

seguida, expomos em adjacncia os contedos das obras Os Estabelecidos e os Outsiders - sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade (2000 [1965]) e Microfsica do Poder (2006 [1979]),5 com destaque ao tratamento dado temtica, e ao que seria uma (possvel) complementaridade concepo do primeiro pelas idias do segundo autor. Por derradeiro, tecemos consideraes a respeito de como as concepes de poder eliasiana e foucauldiana agregar-se-iam no sentido de fornecer aporte face algumas situaes da educao escolar.

1. Consideraes sobre o poder Em recenso ao livro De-Facing Power6, Perissinotto (2003, p. 147) assente: a tarefa de discutir o conceito de poder uma questo difcil, um (em suas prprias palavras) terreno pantanoso, desafiante, por algumas razes: primeiramente, porque existe uma multiplicidade de definies clssicas; depois, pelas inmeras atualizaes conceituais e metodolgicas que a literatura contempornea sugere; em seguida, pela infinidade de campos disciplinares distintos que o interessado ter de percorrer desde a Filosofia, passando pela Sociologia, pela Cincia Poltica, pela Histria e, at mesmo, pela literatura - para cumprir as duas metas anteriores. Aps o qu, o candidato que assumir o desafio ficar com a ntida sensao de que os diversos autores no falam a mesma coisa: o que uns chamam de poder, outros chamam de dominao, potncia, influncia ou coero. Perceber ainda que algumas definies so extremamente rigorosas do ponto de vista metodolgico, a ponto de viabilizarem a mensurao desse fenmeno, mas, ao mesmo tempo, so extremamente superficiais e tmidas no seu alcance; outras, ao contrrio, sugerem uma definio mais abrangente, mas nunca saberemos como operacionaliz-las. O autor considera que Essa multiplicidade de definies parece estar vinculada, como j sugeriram alguns autores, ao carter essencialmente normativo do conceito: tantas verses do poder correspondem, na verdade,

As datas entre colchetes se referem ao ano de publicao inicial dos livros. HAYWARD, Clarissa R.. De-Facing Power. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

multiplicidade de projetos polticos que os diferentes autores defendem (PERISSINOTTO, 2003, p. 147). Em seguida, esclarece em nota (de fim de texto):

preciso observar, entretanto, que Anthony Giddens tem razo ao afirmar que a confuso reinante nas discusses sobre o poder , em grande parte, aparente, pois h um o (sic) claro predomnio da perspectiva weberiana em vrios cnones da literatura contempornea (GIDDENS, 1974, p. 17). De fato, grande parte dos autores recentes produziu, na verdade, inestimveis avanos metodolgicos numa definio terica que , na sua essncia, aquela anunciada por Weber no famoso pargrafo 16 de Economia e Sociedade (WEBER,

1997, p. 43) (PERISSINOTTO, 2003, p. 147 destaque do autor).

Por seu turno, Lukes (1996) argumenta que o significado de poder

a capacidade de produzir ou contribuir para resultados fazer com que ocorra algo que faz diferena para o mundo. Na vida social podemos dizer que poder a capacidade de fazer isso atravs de relaes sociais: a capacidade de produzir ou contribuir para resultados que afetem significativamente um outro ou outros (1996, p. 580).

Em continuidade, Lukes formula vrias questes a partir da focalizao do poder social,7 que caracterizam algumas das principais diferenas no modo como o poder tem sido visto em debate (no sculo passado, notadamente): a) quem ou o que possui o poder?
Bobbio (2000, p. 933) tambm entende o poder social no como uma coisa ou a sua posse, mas sim uma relao interpessoal.
7

b) que resultados contam como efeitos do poder? c) que distingue as relaes de poder? d) como concebido o poder enquanto capacidade humana de atuar em harmonia? e) como possvel identificar ou medir o poder? Para o interesse da argumentao esposada neste trabalho, vale apresentar as suas explicaes com relao terceira indagao, isto , os fatores que distinguem o poder presente nas relaes humanas. Primeiramente h os que admitem o poder exercido como relaes de dominao (Weber, por exemplo) no poder sobre um outro ou outros, na garantia de submisso por meios que podem ir desde a VIOLNCIA e a fora, passando pela manipulao, at a AUTORIDADE e a persuaso racional (LUKES, 1996, p. 581 destaques do autor). Depois, existem aqueles (Hannah Arendt, por exemplo) que vem as relaes de poder como essencialmente cooperativa, definindo o poder como a capacidade humana de atuar em harmonia em contraste com a violncia e a fora, e com a relao comando-obedincia: o poder, nessa concepo, pertence a um grupo e continua existindo somente enquanto o grupo se mantiver coeso (ARENDT, 1970, p. 44, 40 apud LUKES, 1996, p. 581).8 H ainda aqueles que tentam combinar ambos os aspectos em uma concepo mais abrangente, sublinhando tanto a necessidade dos poderosos de atrair a cooperao e formar coalizes quanto de evitar ou superar a oposio (LUKES, 1996, p. 581).

2. A questo do poder em Elias e em Foucault 2.1 Os Estabelecidos e os Outsiders... ou o poder como relao O livro escrito por Elias - em colaborao com J. Scotson - derivou-se de um estudo desenvolvido por este ltimo sobre o problema da delinqncia juvenil na comunidade de Winston Parva (pseudnimo), prxima de Leicester Inglaterra, no final dos anos 1950 e incio dos anos 1960. Ao final, revelou-se um estudo das relaes de poder na comunidade.

ARENDT, Hannah. On Violence. Londres: Allen Lane; Nova York: Harcourt; Brace, 1970.

De um problema geral associado a altos ndices de delinqncia juvenil, os pesquisadores foram levados a refletir sobre questes que dizem respeito prpria sociedade. No centro de suas discusses estavam as relaes de poder e de status no interior de uma comunidade. A investigao os levou a buscar explicar o porqu das diferenas de status e poder. Eles entenderam que havia trs grupos principais de residentes na comunidade em reas (zonas) por eles designadas de zonas 1, 2, e 3. A comunidade teve incio na zona 2, em 1880. Esta rea, tambm denominada de Aldeia, foi habitada por uma classe trabalhadora mais numerosa, antiga e com laos familiares muito estreitos, implicando por isso mesmo uma maior participao associativa e comunitria, com um alto nvel de organizao no campo poltico. Posteriormente, apareceu a rea correspondente zona 1 rea considerada de classe mdia. Por fim, a zona 3, denominada de Loteamento, existente posteriormente aos anos 1940, tornou-se por inmeras razes um bairro de migrantes. As relaes entre a classe operria estabelecida na Aldeia e a classe operria migrante do Loteamento tm grande significao neste trabalho de Elias. A partir de uma anlise das relaes cotidianas de sociabilidade, Elias aprofunda a discusso da relao dos moradores da zona estabelecida (grupo de maior status social) para com os membros da comunidade que so considerados excludos, sem status ou outsiders. Ele mobiliza algumas categorias sociolgicas como o discurso de superioridade social estipulado pelos membros da zona 1 e 2, o uso dos mecanismos como o da fofoca, o perfil da socializao dos moradores mais antigo, e outras. O que determina o exerccio ou posse do poder na comunidade de Winston Parva no ter a influncia na esfera da poltica, ou seja, ser uma pessoa da corte, alto escalo ou ter um cargo pblico; tambm no ter acmulo de recursos financeiro ou nos conceitos de Marx deter os meios de produo. A relao de poder, de exerccio de superioridade autodeterminada de certos indivduos para com os outros, na comunidade acima mencionada, constituda no cotidiano, no dia-dia desses sujeitos sociais. Dessa forma, tal construo se dar por procedimentos como grau de integrao de grupos sociais, tempo de residncia na comunidade dentre outros fatores.

Assim, a formao da comunidade estabelecida, detentora de prestgio social (zonas 1 e 2) ocorre pela formao de elos de interpertencimento, ou seja, as afinidades sociais; a capacidade de mltiplas interaes cotidianas, a percepo e conhecimento de estilo de vida, atitudes psicossocial corroboram para constituir o que Elias denomina de configurao social. Esses componentes so cientes de suas especificidades e impe limites de acesso a indivduos de outro quadro social que queiram adentrar na sua rede de relacionamento. A formao de famlias antigas um dos exemplos clssico, pois elas proporcionam o aprimoramento de socializaes. Em Winston Parva as famlias tradicionais eram a que formavam as associaes comunitrias, os clubes de mes. Essas constituam tambm o grupo de atividade crist da comunidade o qual prestava servios localidade em estudo, era um centro identitrio e ensejava momento de alta socializao e integrao comunitria. Como exemplo, registramos a formao dos grupos dominicais e associao de grupos beneficente coordenado pela igreja. Desta forma, fica evidente como os moradores da zona 3 (os outsiders) so excludos do processo de socializao e tem sua socializao retirada, extrada do ciclo de vivncia dos moradores da aldeia. Essa problemtica compreendida juntamente com a questo da antiguidade de residncia como se falou acima e se atesta a seguir:

O fato de a antiguidade ser encarada como um grande trunfo social, como um orgulho e satisfao, pode ser observado em muitos contextos sociais diferentes. O estudo entre famlias novas e antigas em Winston Parva pode contribuir um pouco para solucionar o problema de porque o tempo de residncia e a idade das famlias so capazes de afetar profundamente o relacionamento das pessoas (ELIAS, 2000,

p. 168).

Compreendendo a gnese das relaes de poder em Winston Parva, Elias qualitativamente permite que se acesse a questes sublimes, de perfil bastante delicado, e acima de tudo o uso agudo de seu potencial sofisticado de

pesquisa. O terico do processo civilizador demonstra como uma prtica social, geralmente depreciativa e vastamente repudiada pelos modelos de educao, pode explicar o processo de excluso encontrado na comunidade citada. Compreenda-se por isso a questo da fofoca. Contudo esta prtica social no compreendida como um instrumento que s deprecia a vida do prximo. No arcabouo terico eliasiano, a fofoca compreendida como um elemento de integrao, uma ao social que consegue aumentar o nvel de integrao dos moradores. Ao mesmo tempo tinha funo de excluir pessoas e cortar relaes. Elias afirma que para um novo morador ganhar a confiana de residir em Winston Parva era preciso que ele passasse pelo crivo de aprovao dos mexericos (indivduos) bastante conhecidos pelo ato da fofoca. Analiticamente, Elias observa a fofoca como uma ao constituinte de poder. Para ratificar sua hiptese o autor lana mo de algumas observaes. A primeira questo que a fofoca no feito por um morador, mas por vrios grupos de moradores. Assim, observa-se o crdito, a confiana que a comunidade deposita a tal prtica. Outra questo analisada o fator do reforo a algo j discutido pela comunidade, a fofoca refora uma opinio existente e ratifica a opinio de um grupo. Desta maneira, essa prtica comunicativa dimensiona o sentimento de rejeio da comunidade para com os moradores da aldeia. Aprofundando a analtica do poder em relao ao costume da fofoca Elias defende que tal fato pode ser compreender como a ttica do estrangulamento, ou seja, agredir o agredido. Em outras palavras, depreciar o j depreciado por meios de boatos que tem a finalidade de expandir uma viso deturpada de um determinado seguimento social. Neste caso, os residente da zona 3. A obra em anlise exemplifica que o poder - fruto de relaes pessoais est presente nos escritos de Elias no como um fato posto e situado que pode ser isolado como uma coisa qualquer, mas como algo relacional, que faz parte das inter-relaes humanas. O poder, diria Elias, tem haver com o fato que existem grupos ou indivduos que podem reter ou monopolizar aquilo que outros necessitam, como, por exemplo, comida, amor, segurana,

conhecimento, etc. Portanto, quanto maior as necessidades desses ltimos, maior a proporo de poder que detm os primeiros9 (ELIAS, 1994, p. 53). E diz ainda:

Nas relaes entre pais e filhos e entre senhor e escravo, as oportunidades de poder so distribudas muito desigualmente. Porm sejam grandes ou pequenas as diferenas de poder, o equilbrio de poder est sempre presente onde quer que haja uma interdependncia funcional entre pessoas. Sob esse ponto de vista, a utilizao simples do termo poder pode induzir em erro. Dizemos que uma pessoa detm grande poder, como se o poder fosse uma coisa que se metesse na algibeira. Esta utilizao da palavra uma relquia de idias mgico-mticas. O poder uma caracterstica estrutural das relaes humanas de todas as relaes. (ELIAS, 2005, p. 81)

Como bem analisa Pacheco (2009, p. 259),

Essa nfase no poder como uma relao importante, pois implica que este poder no algo que exista por si mesmo. Como a sociedade, ele no exterior ao indivduo, pois depende destes para ser exercido, ele precisa de um ou vrios sujeitos que o coloquem em movimento. Ao afirmamos que o poder, em Elias, sempre relacional, queremos dizer que, para existir poder, necessrio existir um referencial a partir do qual ele ser exercido. Assim, possvel observar um centro de equilbrio de poder no qual as relaes se estabelecem seja o Estado, nas sociedades modernas; seja a Corte nas sociedades de corte; seja a aldeia, em relao zona 3 na comunidade de Winston Parva.

ELIAS, Norbert. Conocimiento y Poder. Madrid: La Piqueta, 1994.

Por outro lado, a obra tambm comprova, de maneira exmia, que Elias e Scotson no ignoram a natureza de humilhao. Os autores mostram em mais de uma ocasio como as vtimas desse sentimento lidam com seu sofrimento por condescender com o sistema de valor de seu opressor. Ao fazer isto, eles (as vtimas) aceitam que sua prpria subalternidade legtima; amenizam a humilhao; redefinindo-a como uma necessidade a que eles no deveriam resistir. 2.2 Microfsica do Poder ou o poder em rede Microfsica do Poder um livro com base em textos de Michel Foucault, organizado, introduzido e revisto tecnicamente por Roberto Cardoso Machado (professor da UFRJ). Veio ao pblico no Brasil (Rio de Janeiro), pela editora Paz e Terra (edies Graal), em 1979. Para o organizador, o livro

uma coletnea de artigos, cursos, entrevistas, debates, em que Foucault analisa questes relacionadas medicina, a psiquiatria, a geografia, a economia, mas tambm ao hospital, a priso, a justia, ao Estado, ao papel do intelectual, a sexualidade etc. Textos heterogneos e variados que tm como tema central o poder nas sociedades modernas: sua configurao, sua difuso no corpo social, seu exerccio em instituies, sua relao com a produo da verdade, as resistncias que suscita (MACHADO, 2006a).

Ao abordar a questo do poder, Foucault se refere a relaes e prticas sociais historicamente criadas, e sua ateno estar voltada para a anlise dessas relaes e prticas. Ele no se dedica a uma teoria geral de poder, mas, sim, a uma analtica do poder.10 Significa analisar, portanto, as formas
Segundo Machado, a genealogia foucauldiana no tem por objetivo formular teorias definitivas e universais relativas ao poder e a nenhum outro objeto de investigao. Portanto, para esse autor, Foucault se afasta da possibilidade de construir sistemas e teorias, na medida em que sua inteno a de formular anlises fragmentrias e transformveis. Roberto Machado esclarece que no existe em Foucault uma teoria geral do poder. O que significa dizer que suas anlises no consideram o poder como uma realidade que possua uma natureza, uma essncia que ele procuraria definir por suas caractersticas universais. No existe algo unitrio e global chamado poder, mas unicamente formas
10

que esse poder pode tomar, ao ser exercido; as esferas em que ele penetra; os discursos que ele incentiva e os que ele deseja que no sejam incentivados; as estratgias de que ele se utiliza para se fazer sentir e para criar verdades sobre os indivduos que ele penetra; enfim, o como do poder, as redes de relaes que ele engendra. Poder sem um sujeito especfico que se insere nas microrelaes cotidianas. Microfsica do Poder delineia a temtica do poder na perspectiva das descries que seguem: A- O poder - deve ser analisado como algo que circula; que funciona em cadeia. Nunca est localizado aqui ou ali, nunca est nas mos de alguns, nunca apropriado como riqueza ou bem. O poder funciona e se exerce em rede. Os indivduos, em suas malhas, exercem o poder e sofrem sua ao. Cada um de ns , no fundo, titular de um certo poder e, por isso, veicula o poder. Os poderes perifricos e moleculares no foram confiscados e absorvidos pelo Estado; no so necessariamente criados pelo Estado. (Poderes perifricos e moleculares: poder exercido por indivduos, grupos, empresas, cientistas, comunicadores, etc.). Os poderes se exercem em nveis variados e em pontos diferentes da rede social e neste complexo os micropoderes existem integrados ou no ao Estado. preciso dar conta deste nvel molecular de exerccio do poder sem partir do centro para a periferia, do macro para o micro. A.1- Relaes de poder - Os poderes no esto localizados em nenhum ponto especfico da estrutura social. Funcionam como uma rede de dispositivos ou mecanismos (tecnologia do corpo, olhar, disciplina) que nada ou ningum escapa. O poder no algo que se detm como uma coisa, como uma propriedade, que se possui ou no. No existem de um lado os que tm o poder e de outro aqueles que se encontram dele apartados. Rigorosamente falando, o poder no existe; existem sim prticas ou relaes de poder. O poder algo que se exerce; que se efetua; que funciona. O poder no substancialmente identificado com um indivduo que o possuiria; ele torna-se uma maquinaria de que ningum titular.

dspares, heterogneas, em constante transformao. O poder no um objeto natural, uma coisa: uma prtica social e, como tal, constituda historicamente (MACHADO, 2006b, p. X).

A.2- O poder exercido como disputa e luta - Onde h poder h resistncia, no existe propriamente o lugar de resistncia, mas pontos mveis e transitrios que tambm se distribuem por toda a estrutura social. A guerra luta, afrontamento, relao de fora, situao estratgica. No um lugar que se ocupa, nem um objeto que se possui. Ele se exerce, se disputa. Nessa disputa ou se ganha ou se perde. A.3- Concepes negativas e positivas do poder - aquelas vinculadas ao Estado como aparelho repressivo que castiga para dominar; estas direcionam a vontade para a satisfao de desejos e prazeres. O capitalismo no se manteria se fosse exclusivamente baseada na represso. A.4- Objeto do poder: o corpo - O poder atinge a realidade concreta dos indivduos: o corpo. Os procedimentos tcnicos do poder sobre o corpo so: controle detalhado e minucioso de gestos, atitudes, comportamentos, hbitos e discursos. preciso parar de sempre descrever os efeitos do poder em termos negativos: ele exclui, reprime, recalca, censura, etc. O poder, em sua positividade, tem como alvo o corpo humano no para suplici-lo, mutil-lo, mas para aprimor-lo, adestr-lo. B- O olho do poder - A disciplina uma tcnica de poder que implica uma vigilncia perptua e constante dos indivduos. No basta olh-los s vezes ou ver se o que fizeram conforme a regra. preciso vigi-los durante todo o tempo da atividade e submet-los a uma perptua pirmide (hierarquia) de olhares. C- A construo da verdade pelo poder C.1- O poder produtor de individualizao - O poder disciplinar no destri o indivduo; ao contrrio, ele o fabrica. O indivduo no outro do poder, realidade exterior, que por ele anulado; um de seus mais importantes efeitos. A ao sobre o corpo, o adestramento do gesto, a regulao do comportamento, a normalizao do prazer, a interpretao do discurso (fala), com o objetivo de separar, comparar, distribuir, avaliar, hierarquizar, tudo isso faz com que aparea o homem individualizado como produo do poder e objeto de saber das cincias humanas. O poder produtor de individualidade. O indivduo uma produo do poder e do saber. No h relao de poder sem constituio de um campo de saber, como tambm reciprocamente, todo saber constitui novas relaes de poder.

C.2- A verdade sobre o indivduo produzido pelo poder - A disciplina o conjunto de tcnicas pelas quais os sistemas de poder vo ter por alvo e resultado os indivduos em sua singularidade. Para individualizar a pessoa, utiliza-se do exame, que a vigilncia permanente, classificatria; que permite distribuir os indivduos, julg-los, medi-los, localiz-los para utiliz-los ao mximo. Tudo o que se refere prpria pessoa a hierarquia do poder que constri a verdade sobre o indivduo, o qual no tem participao na construo da verdade sobre si mesmo. Jamais consultado, interrogado para dizer sobre si mesmo. s portas fechadas, entre quatro paredes, aqueles que detm o poder definem quem o indivduo atravs de julgamentos, classificaes, medies a fim de individualiz-lo e assim direcionar sua convico mental a realizar aes, assumir atitudes e padres mentais de pensamentos para que seja utilizado ao mximo pela mquina do poder. O estudo do poder em Michel Foucault tem algumas caractersticas basilares com o seu projeto de compreenso das estruturas sociais dos indivduos. Assim, sua anlise estuda as relaes de poder que se estruturam nos nveis mais primrios sua pesquisa mostra que em um momento especfico e em uma determinada conjuntura h o surgimento de determinadas prticas, as quais, por sua vez, acarretam transformaes e comeam a se tornar vantajosa e politicamente teis. O argumento fica mais claro quando esse pensador nos demonstra, em linhas gerais, seu critrio metodolgico para investigar as estruturas de poder. Assim, Foucault (2006, p. 187) nos revela que: preciso estudar o poder colocando-se fora o modelo do leviat, fora do campo delimitado pela soberania jurdica e pela instituio estatal. preciso estud-lo a partir de tcnicas e tticas de dominao Avanando na anlise sobre o dispositivo de poder, o autor enfatiza que esse mecanismo pode ser estudado da seguinte forma:

demarcando heterogeneamente um conjunto de fatores que engloba discursos, instituies, organizaes arquitetnicas, decises regulamentares leis, medidas administrativas, proposies filosficas, (...). Em suma, o dito e o no dito so elementos do dispositivo de poder e devem ser analisados para

que se possa compreender como as estruturas formais e vigentes da sociedade codificam e normalizam os indivduos (FOUCAULT, 2006, p. 244).

2.3 Elias, Foucault e a inspirao do poder Inicialmente, uma questo importante presente na anlise de Elias e Scotson o conflito de socializao com base no exerccio do poder. Isso aparece nas relaes comunitrias pelo uso do fator antiguidade como um critrio que proporciona aos primeiros residentes de Winston Parva (moradores da zona 1) o privilgio de se denominarem estabelecidos. Eles se julgavam indivduos de alto status social e no aceitavam o fato de residir prximos aos novos vizinhos, os quais eram estigmatizados e conhecidos como os residentes do beco dos ratos. Elias e Scotson destacaram outros fatores associados aos aspectos mencionados acima, quais sejam: dificuldade de formar e participar dos movimentos comunitrios, o bloqueio de acesso a instituies que promovem processos de socializao como as igrejas e os clubes de mes. Tais fatores podem ser explicados com maior tratamento analtico a partir do mecanismo disciplinar foucauldiano. A produo do saber, como mecanismo de poder, e o fenmeno da produo da verdade so aspectos da anlise foucauldiana que nos auxiliam a ampliar esse fator antiguidade mencionado. A disciplina como exerccio de poder instrumento fundamental para maior entendimento dessa questo porque, em Foucault, esse conceito compreendido da seguinte maneira: a disciplina um conjunto de tcnicas pelas quais os sistemas de poder vo ter por alvo e resultado os indivduos e sua singularidade (2006, p. 107). Pela produo do saber, podemos apreender que os moradores da Zona 1 constituram um entendimento de saber - conhecimento de uma determinada realidade - que lhes proporciona o exerccio de poder. Neste caso, h o exerccio de uma vontade que a da no convivncia e no aceitao dos moradores novos. Para efetivar essa prtica, o poder do saber associado a

outras prticas coerente com esse tipo de poder, a saber: a organizao do espao, o distanciamento dos estranhos e a generalizao de um saber identitrio de superioridade dos moradores da zona 1. A produo da verdade vai revelar a institucionalizao do estigma dos outsiders, ou seja, o discurso da superioridade vai ser inscrito na realidade social de Winston Parva e aceito como algo dado. Nas acepes foucauldianas, cria-se um processo de normalizao da superioridade dos estabelecidos - antigos residentes - e ao mesmo tempo normaliza-se o senso de inferioridade dos outsiders, moradores da zona 3. Toda essa caracterizao da gnese das relaes de poder descrita por Foucault deriva do seu entendimento de que essas relaes circulam e se desenvolvem em forma de cadeia, o que potencializa o mecanismo da produo da verdade. Associado a essa definio, o pensador francs elenca outras caractersticas do procedimento disciplinar, o qual, por sua vez, proporciona o controle de no socializao dos moradores da zona 3, com os da zona 1 e 2: o controle das aes e desenvolvimento do grupo alvo que se quer controlar; a vigilncia completa, constante, de elementos pr-estabelecidos; o registro e acompanhamento de atividades, e o que contm nas aes, alm da utilizao de mecanismos classificatrios para o contnuo controle das aes de poder. Sendo assim, h tambm um constante monitoramento das aes desses indivduos estigmatizados como tambm a imposio do senso de inferioridade aos mesmos atravs dos mecanismos de controle de sociabilidade que abordaremos adiante. Elias e Scotson tambm observaram uma caracterstica importante que contribuiu para a permanncia do processo de estigmatizao. Falamos de um processo de alto nvel de socializao ou, em palavras eliasianas, de um processo de grande integrao do processo figuracional. O fenmeno caracterizado o velho costume da fofoca. Os procedimentos foucauldianos de anlise para interpretar tal questo so realizados observando alguns critrios como: anlise das tcnicas e tticas de dominao, ou seja, como ocorre o processo de sujeio dos indivduos e por fim a realizao de uma anlise do local onde est situado o que se quer dominar.

Relativo questo em exame, pode-se argumentar, em sntese, com base em Van Krieken (1996), que Foucault e Elias concordam no sentido de que para eles houve um desenvolvimento na psique humana, na forma de socializao do eu, a qual propiciou que o indivduo internalizasse e automatizasse uma srie de regras de condutas. Para esses autores, mudanas ocorridas na ordem social desencadearam um processo de transformao nas formas de coero sobre o indivduo. A coero tradicional, baseada na forma externa do poder soberano, se transformou na coero interna: Elias fala em autocontrole das condutas e sentimentos; Foucault fala em disciplinarizao do corpo.

Concluso A educao, em sentido geral, pode ser um instrumento de emancipao e de capacitao para o homem determinar o seu presente e preparar o seu futuro. Isso, por si s, j reflete a sua importncia no processo de transformao da sociedade e dos indivduos. Educar um instrumento de conservao e de mudana da sociedade. Permitir a reflexo sobre essas possibilidades, mediante as perspectivas criadas pelas aproximaes entre autores (no caso, Elias e Foucault) e educao, tentar compreender como se estruturam as nossas condutas no complexo contexto social. Pois, ainda que as preocupaes dos mesmos no estejam voltadas exclusivamente para a educao, elas permitem extrair novas perspectivas para a prtica pedaggica. Na perspectiva educacional, o trabalho de Elias abre caminhos para a compreenso da formao do individuo e suas implicaes em relao s apropriaes dos objetos da cultura, como os modos de ler e as relaes com os livros.11 Por seu turno, a relao de Foucault com a educao posta pelo tema do poder. Foucault estudou e descreveu prticas disciplinares. A escola um lugar chave para disciplinas. Assim, estudar o poder na escola, o que se faz nas prticas pelas quais o poder que se faz sentir no mbito escolar, algo que tem tudo a ver com Foucault. Na compreenso de Ghiraldelli Jr. se pode

11

A favor desse argumento, ver, por exemplo, Leo (2007).

estudar a escola, na tica de Foucault, e ao mesmo tempo no sair dos objetivos pelos quais se estuda o poder, inclusive na escola. Foucault est preocupado com os processos de subjetivao. O exerccio do poder, inclusive e sobretudo na escola, mostra esse panorama. Mediante anlise sobre o poder disciplinar,12 pode-se compreender algumas preocupaes foucauldianas com o processo educativo, especificamente. Foucault enfatiza o importante papel do educador, o qual deve portar-se como um ator interpretativo dos diversos dispositivo de poder como os discursos de verdade e despertar nos educando um senso de compreenso e reflexo para que esses tenham capacidade e autonomia de trilhar caminhos e percursos de vida livre de ideologias fabricada ou imposta por interesses de dominao do eu. A obra foucauldiana mobiliza um vasto processo de possibilidade de aprendizagem para o mundo educacional. Remete s relaes de poder desenvolvidas dentro do ambiente de escolarizao. Para o terico francs, funo de a escola prover um processo de socializao que permita aos indivduos estruturar um campo de ao e reao s aes de normalizao que possa se constituir sobre si. Tal prtica seria bem til ao caso analisado em Winston Parva, pois as instituies de socializao observadas por Elias serviram para dimensionar o processo de afirmao do poder vigente. Como esse entendimento sobre o poder - que resulta do agregamento da produo de Elias e Foucault serve apreciao da educao? Pode-se aventar algumas possibilidades, tomando por base o texto de Messer (2006) e as concepes circunscritas nele. Para essa autora, a escola moderna foi e continua sendo a mais poderosa instituio de articulao entre o saber e o poder, contribuindo ativamente para a instituio do sujeito atravs da lgica disciplinar, que vem sendo substituda pela lgica do controle. Foucault questiona a neutralidade das prticas pedaggicas e as trata como produtoras de experincias de si, que articulam a produo de sujeitos singularizados, emaranhados nesta teia de poder-saber. Poder e Saber estrategicamente entrelaados permitem que o conhecimento tenha uma qualificao de histrico e social, o que chama
Foucault (1977b, p. 167) diz que O poder disciplinar, ao contrrio, se exerce tornando-se invisvel: em compensao, impe aos que se submete um princpio da visibilidade obrigatria.
12

ateno sobre o papel relacional e social da educao (considerando essa no s como o processo escolar, mas como um processo que ocorre em diversas instncias sociais, durante toda a vida humana ininterruptamente). Quando se pensa em educao, tendo na instituio escolar sua principal fonte, necessrio questionar que cuidados se tm com os educadores? Conhece-se a formao pessoal e profissional desses educadores, a qual se reflete no ato pedaggico? Quanto se conhece das comunidades escolares? Esse conhecer se faz necessrio para que prticas educativas que resistam a qualquer tipo de assujeitamento possam ser propostas. A tica do cuidado13 prope que se lance um olhar diferente sobre os educadores e as comunidades escolares, pois para compreender-se a singularidade de cada ser necessrio conhecer-se a sua formao enquanto pessoa, atravs de processos que lhes constroem a subjetividade. Experimentar essa nova tica se far possvel quando se tiver a oportunidade de - no em outro lugar, mas no prprio lugar que se ocupa comear-se, como educadores, a questionar: Por que estou aqui? Qual o papel que a educao representa nesta sociedade? Como uma prtica pedaggica se constitui? A quem serve? O qu e quem ela transforma? Como ela poderia ser para vencer os prprios limites e se libertar junto com o homem? A tica do cuidado uma possibilidade de implementar-se prticas educativas que relativizem o poder disciplinar, o controle, possibilitando que lemas como convivncia, dilogo, pluralismo, alteridade, diferena, no permaneam na retrica, mas que possibilitem que se questione sobre como a educao pode contribuir para que o ser humano no se destrua. importante, na educao em suas diversas formas, criar-se uma pedagogia do cuidado, que reconhea o outro em sua diferena e alteridade, para evitar que se continue de forma acrtica a alimentar a boa conscincia, a superioridade moral e uma falsa imagem de satisfao consigo mesmo como

Para Foucault, tica deixa de ser o estudo dos juzos morais referentes conduta humana a partir de um cdigo, para ser o modo como o indivduo se constitui a si mesmo como sujeito de suas prprias aes. A tica do cuidado , desse modo, um exerccio de vida, que deve acontecer em todo o processo de nossa existncia; princpio de desenvolvimento pessoal e social; organizao prtica de nossos atos que se inicia em ter cuidado consigo, e, nessa relao encontram-se, intrinsecamente, nossos deveres para com a humanidade, os concidados e a famlia.

13

educadores e com o mundo em que se vive; permitindo que essa nova tica seja assumida como uma atitude, uma maneira de ser, tornando-se prtica comum; e que se passe, segundo Foucault, a problematizar o que as pessoas pensam que so, quem o outro, onde se vive, de forma a se constituir uma conscincia do papel de cada cidado no mundo e com o mundo, priorizando o social sobre o individual.

Referncias BINKLEY, Sam et al. The planned and the unplanned: a roundtable discussion on the Legacies of Michel Foucault and Norbert Elias. Foucault Studies, n. 8, p. 8-27, Feb. 2010. Disponvel em: [Denmark], <http://rauli.cbs.dk/index.php/foucault-studies/article/view/2939/3007>. Acesso em: 24 Mar. 2010. DOLAN, Paddy. Space, time and the constitution of subjectivity: comparing Elias and Foucault. Foucault Studies, Denmark, 8, p. 53-77, Feb. 2010. Disponvel em: <http://rauli.cbs.dk/index.php/foucaultstudies/article/view/2938/3006>. Acesso em: 24 Mar. 2010. ELIAS, Norbert. Introduo sociologia. Lisboa: Edies 70, 2005. _______. Conocimiento y poder. Madrid: La Piqueta, 1994. (Organizado e apresentado por Jlio Varela.) _______. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. _______. Os alemes: a luta pelo poder e a evoluo do habitus nos sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. _______. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 22 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006. (Organizado, introduzido e revisado tecnicamente por Roberto Machado.) GHIRALDELLI JR., Paulo. O que Foucault e a educao? Disponvel em: <http://portal.filosofia.pro.br/o-que-e-foucault-e-a-educacao.html>. Acesso em: 18 Ago. 2009. LEO, Andra B. Norbert Elias & a educao. Belo Horizonte: Autntica, 2007.

MACHADO, Roberto. Consideraes iniciais. In: FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 22 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006a. (Primeira orelha) _______. Introduo: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 22 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006b. p. VII-XXIII. MESSER, Sylvia. Foucault, a Educao e a tica do Cuidado. In: FRUM INTERNACIONAL INTEGRADO DE CIDADANIA EDUCAO, CULTURA, SADE E MEIO AMBIENTE, I, 2006, Santo ngelo. Anais eletrnicos... Santo ngelo: URI, 2006. Trabalhos. Disponvel em: <http://www.urisan.tche.br/~forumcidadania/pdf/FOUCAULT.pdf>. Acesso em: 20 Out. 2009. MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 8 ed. So Paulo: Hucitec, 2004. PERISSINOTTO, Renato M.. O poder sem face: de volta velha antinomia estrutura e prtica? Revista de sociologia e poltica, n. 20, p. 147-152, Jun. 2003. PODER. In: LUKES, Steven. Dicionrio do pensamento social do sculo XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. p. 580-582. PODER. In: BOBBIO, Norberto. Dicionrio de poltica. Braslia: Editora da UnB, 1986. p. 933-942. SALLAS, Ana Luza F. Resenha: ELIAS, Norbert & SCOTSON, John L. 2000. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 224p. Campos: revista de antropologia social, Curitiba, v. 1, p. 217-220, Nov. 2001. Disponvel em: <http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/article/viewPDFInterstitial/1 561/1309>. Acesso em: 10 Abr. 2009. SMITH, Dennis. The civilizing process and the history of sexuality: Comparing Norbert Elias and Michel Foucault. Theory and society, [S/I], v. 28, n. 1, p. 79100, Feb. 1999. Disponvel em: <http://www.springerlink.com/content/g6660j2g14128w26/fulltext.pdf>. Acesso em: 24 Mar. 2008. _______. Norbert Elias & modern social theory. London: Sage Publications, 2001. SPIERENBURG, Petrus C. Punishment, power, and history: Foucault and Elias. Social science history, Durham, v. 28, n. 4, p. 607-636, 2004. Disponvel em: <http://muse.jhu.edu/journals/social_science_history/v028/284spierenburg.pdf>. Acesso em: 24 Mar. 2010. VAN KRIEKEN, Robert. A organizao da alma: Elias e Foucault sobre a disciplina e o eu. Plural, So Paulo, v. 3, n. 1, p. 153-180, 1996.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educao. Belo Horizonte: Autntica, 2003. WAIZBORT, Leopoldo (Org.). Dossi Norbert Elias. So Paulo: EDUSP, 1999.

Вам также может понравиться