Вы находитесь на странице: 1из 11

Operaes Unitrias 1

39

4 Transporte de fludos
O transporte de fludos entre equipamentos por meio de tubulaes executado atravs de operaes de bombeamento.

4.1Tiposeclassificaodebombas
As bombas so utilizadas para converter energia mecnica em energia hidrulica. A ao mecnica cria um vcuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a presso atmosfrica force o fluido do tanque, atravs da linha de suco, a penetrar na bomba. A bomba passar o fluido para a abertura de descarga, forando-o atravs do sistema hidrulico. As bombas so classificadas, basicamente, em dois tipos: bombas centrifugas e bombas de fluxo positivo. Bombas centrifugas O funcionamento da bomba centrfuga baseia-se, praticamente, na criao de uma zona de baixa presso e de uma zona de alta presso. Para o funcionamento, necessrio que a carcaa esteja completamente cheia de liquido e portanto, que o rotor esteja mergulhado no liquido. Devido rotao do rotor, comunicada por uma fonte externa de energia(geralmente um motor eltrico), o liquido que se encontra entre as palhetas no interior do rotor arrastado do centro para a periferia pelo efeito da fora centrfuga. Produz-se assim uma depresso interna ao rotor, o que acarreta um fluxo vindo atravs da conexo de suco. O liquido impulsionado sai do rotor pela sua periferia, em alta velocidade e lanado na carcaa que contorna o rotor. Na carcaa grande parte da energia cintica do liquido (energia de velocidade) transformada em energia de presso durante a sua trajetria para a boca de recalque. Faz-se necessria essa transformao de energia porque as velocidades do liquido na sada do rotor, seriam prejudiciais s tubulaes de recalque e tambm porque a energia de velocidade pode ser facilmente dissipada por choques nas conexes e peas das canalizaes de recalque. A figura 4.1 mostra o desenho de uma bomba centrifuga.

Figura 4.1: Bomba centrifuga Existem vrias formas de classificao das bombas centrfugas, simplificadamente,

Operaes Unitrias 1

40

utilizaremos somente a classificao segundo o angulo que a direo do lquido ao sair do rotor forma com a direo do eixo, as bombas se classificam em: a) de fluxo radial: centrifuga propriamente dita. O liquido sai do rotor radialmente a direo do eixo. So as mais difundidas. A potncia consumida cresce com o aumento da vazo. b) de fluxo axial: propulsora. A gua sai do rotor com a direo aproximadamente axial com relao ao eixo. Neste tipo de bomba o rotor tambm chamado de hlice. A potncia consumida, ao contrrio da centrfuga maior quando a sua sada se acha bloqueada. indicada para grandes vazes e baixas alturas manomtricas. Iremos estudar somente as bombas de fluxo radial, pois este tipo de bomba o mais utilizado. O rotor de uma bomba de fluxo radial pode ser de trs tipos: a) rotor aberto para lquidos sujos e muito viscosos; b) rotor semi-aberto para lquidos viscosos ou sujos; c) rotor fechado para gua limpa e fluido com pequena viscosidade . Estes desenhos de rotores so mostrados na figura 4.2.

Figura 4.2: Tipos de rotores de bomba centrifuga Bombas de fluxo positivo Existem vrios tipos de bombas de fluxo positivo, os tipos mais comuns so as bombas de engrenagem, de paleta, de pisto e peristlticas. Bombas de fluxo positivo tendem a manter uma vazo constante, no importando o aumento de carga da tubulao, caso a tubulao seja bloqueada, ou o motor trava ou a tubulao explode. A figura 4.3 mostra o desenho de uma bomba de engrenagem e uma de paletas. Nas bombas de engrenagem o desenho das engrenagens pode ter vrios formatos, bombas de engrenagem dentados, bombas de lbulos,etc.

Operaes Unitrias 1

41

Figura 4.2: Bombas de fluxo positivo (da esquerda para direita): Bomba de engrenagens e bomba de paletas

4.2Conceitoseequaesdemovimentodefluidosemtubulaes
O ponto principal de deslocamento de fluidos em tubulaes por bombeamento esta ligado trs tipos de energia: energia de presso, energia cintica e energia potencial. A energia de presso e a energia potencial pode ser entendida a partir do entendimento da presso hidrosttica. A presso hidrosttica esta associada a um fludo parado e causada pelo peso do fluido. A fora exercida pelo do fluido pode ser calculado pela equao 4.1:

F =gV

eq. 4.1

Onde: F o peso do fludo; a densidade do fludo e V o volume. Desde que o volume pode ser definido como: V = zA onde: z a altura e A a rea de seo reta. A equao 4.1 pode ser definida como:

F =gzA eq. 4.2


A presso dada pelo pela fora exercida pelo fludo dividido pela rea da seo onde esta fora est sendo aplicada:

p=

gzA =gz eq. 4.3 A


=g onde o peso especfico.

Substituindo

p=

gzA =z eq. 4.4 A

Operaes Unitrias 1

42

Pela equao 4.4 a presso em um vaso ou linha independente da forma e funo apenas da altura e do peso especfico, como mostrado na figura 4.3.

Figura 4.3: Formas de vasos em relao a presso e a altura manomtrica

Em hidrosttica a a fora de presso igual a energia potencial:

p = z eq. 4.5
Em hidrodinmica existem trs foras atuando:

Energia potencial = z

Energia cintica=

u2 2g p

Energia de presso=

A soma das trs energias na ausncia de frico igual a uma constante.

p u2 z=const. eq. 4.6 2g


A partir da equao 4.6 se obtm a equao de Bernoulli para um fluxo sem bombas e sem frico.

pa u2 pb u2 a z a= b z b eq. 4.7 2g 2g

Operaes Unitrias 1

43

Como pode-se observar pela equao 4.7 possvel se converter uma forma de energia em outra, como por exemplo, energia cintica em energia de presso, sendo que esta converso que ocorre na carcaa de uma bomba centrifuga.

Figura 4.4: Rotor e carcaa de uma bomba centrifuga E uma bomba centrifuga, figura 4.4, o fludo acelerado no rotor (ganha energia cintica) e depois desacelera no volume da carcaa (a energia cintica convertida em energia de presso). Isto feito devido ao fato que fluido altas velocidades perde energia cintica facilmente em choques com a tubulaes e tambm devido forcas viscosas. Estes tipos de perdas de energia sero vistos posteriormente. A converso de energia de presso em energia cintica pode provocar um fenmeno chamado de cavitao. Para um fludo a uma certa temperatura existe um presso no qual este entrar em ebulio, esta presso denominada presso de vapor. A tabela 4.1 mostra a presso de vapor para gua diversas temperaturas. Em uma tubulao ou equipamento se o fluido atingir a presso de vapor este ir entrar em ebulio, figura 4.5.

-97,05 KPa Figura 4.5: Cavitao em uma tubulao

Operaes Unitrias 1

44

No caso da gua 30C entra no estreitamento da tubulao a energia de presso convertida em energia cintica, caso a presso atinja o valor de 4,25 KPa a gua entrar em ebulio tubulao e aps, sair do estreitamento, a energia cintica ser novamente convertida em energia de presso, fazendo com que as bolhas de vapor colapsem. Este processo provoca vibraes e corroso das tubulaes e equipamentos. A figura 4.6 mostra o efeito da cavitao em um rotor.

Figura 4.6: Corroso de um rotor devido a cavitao Tabela 4.1: Presso de vapor e densidade da gua em relao temperatura

Operaes Unitrias 1

45

Outro problema que ocorre em instalaes de bombeamento o golpe de ariete. Quando no escoamento da gua a presso e a vazo, numa seco transversal, no variam com o tempo aplicvel equao de Bernulli e o movimento permanente. Quando a presso e a vazo variam com o tempo o movimento no permanente e pode ocorrer numa tubulao quando se corta bruscamente o fluxo originando o golpe de arete. Golpe de arete a variao brusca de presso, acima ou abaixo do valor normal de funcionamento, devido s mudanas bruscas da velocidade da gua. As manobras instantneas nas vlvulas so as causas principais da ocorrncia de golpe de arete, mas estas tambm podem ocorrer devido a parada e partida de bombas, mudanas de direo do fluxo ou de mudana da dimenso da tubulao. O golpe de arete provoca rudos desagradveis, semelhantes ao de marteladas em metal. Pode romper as tubulaes e danificar instalaes. O golpe de ariete uma onda de presso que atravessa o fluido a velocidade do som e ecoa na tubulao. Determinar a presso mxima provocada pelo fechamento brusco de uma vlvula instalada numa tubulao pode ser determinada da seguinte forma.

z0 u0

Figura 4.7: Golpe de ariete em uma tubulao

A tubulao AB alimentada pelo reservatrio sob uma energia potencial z 0. A tubagem tem dimetro constante D, onde circula gua em movimento permanente com velocidade mdia u0. Se a vlvula em B se fechar instantaneamente a coluna lquida de comprimento x ter a sua velocidade anulada no tempo t. A fora aplicada aplicada a tubulao pode ser deduzida a partir de uma modificao da equao 4.2 e pela equao 4.9

F =zA eq. 4.8


F =qu
eq. 4.9

A equao 4.8 exprime a energia potencial por uma coluna de lquido esttica e a

Operaes Unitrias 1

46

equao 4.9 exprime a energia cintica contida uma poro de lquido em movimento. O golpe de ariete resultado da brusca converso de energia cintica em energia de presso. A vaso q pode ser expressa em funo do volume e do tempo:

q=

Ax t

eq. 4.10

Igualando as equaes 4.8 e 4.9 e fazendo algumas substituies temos:

F =z maxA=

Ax u eq. 4.11 gt

Onde zmax a presso em coluna de fludo devido ao golpe de ariete. Da equao 4.11 podemos deduzir que:

z max =

x u eq. 4.12 gt 0

A equao 4.2 denominada equao de Joukowsky e se aplica a fechamentos bruscos de de vlvulas em tubulaes. A onda de presso, devida reduo brusca da velocidade em interrupes de fluxo foradas, proporcional variao da velocidade da gua e velocidade mdia com que a variao da presso percorre a linha dos tubos. A velocidade mdia com que a variao de presso percorre a linha dos tubos denomina-se celeridade e igual a a velocidade de propagao da onda de presso:

a=

x eq. 4.13 t

Em um golpe de ariete as ondas de presso iro se deslocar da valvula e refletir nas paredes do reservatrio retornando a vlvula. Se no houvesse atrito nas paredes do tubo ou energia cedida ao reservatrio, a repetio dos ciclos no sofreria interrupo. Chama-se perodo de tubagem, tempo de reflexo, ou perodo crtico o tempo necessrio para a onda de presso ir da vlvula ao reservatrio e retornar

t p=

2L eq. 4.14 a

Operaes Unitrias 1

47

A equao 4.13 no tem aplicao pois o valor de t no facilmente determinado e depende do modulo de elasticidade da tubulao. Neste caso a celeridade calculada a partir da equao de Allievi:

a=

9900 KD 48,3 E

eq. 4.15

Onde: K uma constante dada em funo da elasticidade do material, D o dimetro da tubulao, E a espessura da tubulao. Valores tpicos de K para diversos materiais so: Tubos de ao, K = 0,5; Tubos de ferro fundido, K = 1,0; Tubos de fibrocimento, K = 4,4; Tubos de plstico, K = 18,0. A celeridade, geralmente na ordem de 100 m/s, chega a ter valores de 300 m/s. O valor de a em a um material indeformvel a velocidade de propagao do som no fluido e equivale 1425 m/s para gua. Caso a manobra de fechamento de uma vlvula for rpido a vlvula fica fechada antes da ocorrncia da onda de depresso. Pelo contrrio, se a vlvula for fechada lentamente h tempo para ocorrncia da onda de depresso, e esta dissipada antes que se d a ocluso completa . As manobras de fechamento podem ser lentas ou rpidas (bruscas ou instantneas). Uma manobra lenta quando o tempo de fechamento superior ao perodo da tubagem. Numa linha de bombeamento de golpe de arete pode ocorrer tambm quando se d uma interrupo brusca da energia elctrica. A velocidade das bombas comea a diminuir e com ela a vazo, mas a coluna lquida continua a subir pela tubulao at que a inrcia vencida pela fora de gravidade. neste perodo que se d uma descompresso no interior da tubulao. Em seguida o sentido de escoamento inverte-se e a coluna lquida retorna para a bomba. Se no existirem vlvulas de reteno a bomba comear a girar, em sentido contrrio, funcionando como turbina. Se houver uma vlvula de reteno o retorno da coluna lquida provoca o choque e a compresso do lquido dando origem ao golpe de arete. Se a vlvula de reteno no se fechar rapidamente a coluna lquida passa atravs da bomba, ganhar velocidade mais altas e o golpe de arete poder atingir valores altssimos no momento do fecho. Se a vlvula de reteno fechar-se rapidamente o golpe de arete no chega a atingir um valor maior do que duas vezes a altura manomtrica. Normalmente no se calcula o golpe de ariete em linhas curtas como as existentes em instalaes industriais, mas conhecendo-se as causas das mesma pode-se tomar medidas preventivas de forma a evitar o golpe de ariete nas instalaes de bombeamento.

Operaes Unitrias 1 Medidas que atenuam o golpe de arete

48

A fim de se limitar o golpe de arete, em instalaes de bombagem, costumam adotar-se as seguintes medidas isoladas ou em conjunto : a) Limitao da velocidade nas tubulaes; b) Fechamento lento das vlvulas atravs de peas que no permitem a ocluso rpida; c) Instalao de vlvulas de reteno adequadas; d) Emprego de tubos que resistem mxima presso prevista que , geralmente, o dobro da presso esttica; e) Emprego de cmaras de ar comprimido; f) Desligamento e ligamento lento das bombas; g) Construo de chamins de equilbrio. Uma velocidade elevada nas tubulaes economicamente interessante mas desaconselhvel sob o ponto de vista tcnico. As velocidades elevadas provocam rudos e vibraes incmodas e no caso de ocorrncia de golpe de arete, presses altas que podem ocasionar a runa do sistema. As velocidades baixas tambm no so aconselhadas porque ocasionam deposio de sedimentos na tubagem. A experincia manda adotar valores prticos para velocidades mdias que no devem ser tomadas rigidamente. Para fluidos que carregam materiais em suspenso no comum velocidades abaixo de 0,60 m/s. As velocidades mdias devem ficar abaixo 0,55 m/s ou serem maiores que 2,40 m/s, sendo que na prtica a velocidade de 1 m/s um valor adequado para maioria das tubulaes. A ocluso das vlvulas deve ser muito lenta, com tempo muito inferior ao tempo da tubagem. Existem vlvulas com dispositivos que limitam o tempo de seccionamento. Em geral a tubulao resiste sobrepresso mas as alteraes bruscas de presso, com muitas oscilaes, originam variaes nas tenses dos materiais especialmente junto das juntas. muito prudente adotar-se algum tipo de proteo, independentemente da condio de resistncia da tubulao. As vlvulas de reteno colocadas entre a bomba e a vlvula de sada. A sua principal funo fechar rapidamente a tubagem, quando a bomba desligada, evitando que a sobrepresso, que se forma na linha de sobrepresso (golpe de arete) se propaguem pelo lquido interior da bomba submetendo-a a perigosas presses altas.

Operaes Unitrias 1

49

A chamin de equilbrio a melhor maneira de evitar o golpe de ariete mas nem sempre exequvel. Na figura 4.8 esto representados trs caractersticas de uma chamin de equilbrio. No instante (1) o sistema est em servio, o nvel da chamin corresponde altura manomtrica. No instante (2) o nvel da chamin desce devido ao golpe de arete ter atingido o seu mximo valor negativo (mxima depresso) ou seja A a diferena entre a presso esttica e a sobrepresso. O numero (3) represente o instante do refluxo da gua que se produz quando atingida a mxima sobrepresso positiva. Nos casos vulgares a construo de uma chamin de equilbrio cara devido sua altura.

Figura 4.8: Esquema de funcionamento de uma chamin de equilbrio Reservatrios de ar comprimido (R.A.C) tambm atenuam o golpe de ariete. A figura 4.9 mostra o funcionamento de um R.A.C. A gua acumulada sob presso no interior de um reservatrio metlico, ligado tubulao, pode impedir a descontinuidade de escoamento compresso, quando h uma paragem da bomba. A presso do ar no reservatrio, em condies normais, equilibra a presso na tubagem, da ligao ao reservatrio: (1) - Funcionamento normal; (2) - A gua contida no reservatrio de ar R.A.C. ocupou o lugar deixado pela onda e depresso que se iniciou na bomba e prosseguiu at ao final da tubagem; (3) - A gua refluiu e ocupou parte do reservatrio R.A.C. obrigando o nvel deste a elevar-se e a comprimir mais o ar que se encontrava dentro do reservatrio. Os reservatrios de ar protegem a instalao contra a sobrepresso e depresso e so muito empregados.

Figura 4.9: Esquema de funcionamento de um R.A.C. Vlvulas anti golpe de ariete possuem um orifcio que elimina para a atmosfera um certo volume de gua que cria uma reduo de presso que equilibra a sobrepresso. So colocadas em derivao na tubagem de compresso. Quando a presso atinge um determinado valor abrem-se automaticamente descarregando a gua.

Вам также может понравиться