Вы находитесь на странице: 1из 22

Nutrindo conexes: manuteno da rea de informao e comunicao das redes

Rede Paulista de Educao Ambiental REPEA Rede Brasileira de Educao Ambiental REBEA

Resumo do projeto
Nutrindo conexes: manuteno da rea de informao e comunicao das redes
Rede Paulista de Educao Ambiental / Rede Brasileira de Educao Ambiental Objetivo: atender, de forma integrada, as necessidades de manuteno da rea de informao e comunicao virtual da Rebea e da Repea. Atividades: administrao e animao de e-groups, jornalismo ambiental com foco em Educao Ambiental, produo de contedo temtico: meio ambiente e educao ambiental, boletins eletrnicos; atendimento aos membros das redes, atualizao de bancos de dados. Benefcios para apoiadores: Logo marca no index, na pgina de parceiros/apoiadores nos sites da Repea, Rebea e do Instituto Elementos. 3 Palestras sobre Comunicao em Rede, Educao Ambiental e Redes Organizacionais conforme solicitao dos apoiadores, durante a vigncia do projeto; Logomarca nos boletins eletrnicos; Banner dos apoiadores nos eventos promovidos pelas Redes; Divulgao das atividades de responsabilidade socioambiental dos apoiadores nas listas de discusso das redes e sites; Banner nas pginas de Notcias e Resenhas do site da Rebea. Convenincias para apoiadores: Visibilidade da marca num segmento de consumidores de classe mdia e de formao superior; Associao da marca a atividades de informao socioambiental; Visibilidade das aes institucionais de responsabilidade socioambiental; Acesso a profissionais qualificados nas reas de Educao Ambiental e redes Organizacionais para palestras nas empresas ou em suas iniciativas de RS. Sites: www.rebea.org.br www.repea.org.br www.5elementos.org.br Investimento 6 meses de apoio Equipe tcnica do projeto Servios mensais Servios temporrios 39 000,00 9 600,00 14 400,00

Captao recursos 5% Total

3 150,00 66 150,00

Coordenao: Patrcia Otero

Objetivo:

Atender, de forma integrada, as atividades de manuteno da rea de informao e comunicao virtual da Rebea e da Repea.
1. Justificativa: O projeto Fortalecendo a REPEA I e Tecendo Cidadania Rebea trouxeram resultados bastante significativos, tanto no que diz respeito ao aumento do nmero de pessoas e instituies cadastradas quanto aos servios de comunicao que as duas redes passaram a oferecer aos seus membros. Com o encerramento dos projetos as duas redes passaram a viver uma situao desafiante no sentido de continuarem a atender as necessidades criadas no mbito dos projetos no que diz respeito comunicao e disponibilidade de informaes, pois as atividades que anteriormente contavam com a execuo de equipes de profissionais contratados tiveram que ter continuidade como servio voluntrio, com inevitvel diminuio de pessoas trabalhando e de horas dedicadas pelos que continuaram de forma voluntria nas atividades. Isto provocou a diminuio do ritmo e de qualidade do atendimento em atividades que no podem deixar de ser realizadas, pois as redes so essencialmente estruturas e processo de comunicao articulados em prol de um objetivo comum. O Instituto 5 Elementos que sedia a secretaria executiva e a rea de comunicao da Repea tem apoiado, desde julho de 2005, as atividades do Ncleo de Produo de Contedo da REBEA, que tem em atividade uma reprter, uma editora e produtora de contedo e um webdesigner trabalhando de forma voluntria. Procurando uma soluo para o problema comum de sustentabilidade financeira das reas de comunicao das duas redes e considerando um histrico de parceria em diversas atividades desde 2002, est propondo a integrao dos servios de administrao e produo da comunicao a partir da constituio de uma nica equipe de trabalho. A proposta se inspira no esprito de parceria e compartilhamentos caractersticos do padro rede e tem a vantagem de economizar recursos financeiros e manter a profissionalizao da rea de comunicao da Rebea e da Repea, essencial para a sustentabilidade das duas redes.

2. Servios atuais das reas de comunicao das redes REPEA: servios atuais de administrao e manuteno da comunicao - Comunicao dos elos e membros e produo de contedo do site - Administrao e Moderao das Listas: REPEA, Plo Turvo Grande e GG para permitir que continuem abertos os canais de comunicao entre os elos; - Administrao e atendimento dos e-mails: comunicao@repea.org.br e repea@repea.org.br, que so os canais por onde chegam as demandas internas e externas da rede; - Atualizao semestral do site - Atendimento dirio pelo telefone e pessoas na sede do 5 Elementos. REBEA: servios atuais de produo de contedo e jornalismo ambiental 1. Produo de contedo e atualizao de informao nas seguintes reas: - Agenda de eventos - Resenhas - Links - Redes - Redes de EA - Ponto de vista - Tecendo Cidadania - Diagnsticos de EA - Documentos - Institucional REBEA Quem Somos/ Tecendo Cidadania/ Diagnsticos de EA, Cadastro 2. Jornalismo ambiental nas seguintes reas: - Notcias - Boletim quinzenal e edies especiais. 3. Novos servios a partir da aprovao do projeto Site REPEA - Distribuio de boletim mensal com foco na agenda de eventos e cursos na rea de Educao Ambiental no estado de So Paulo - Banco de dados atualizado. - Contedo do site atualizado e administrao de espaos interativos para atender s demandas dos educadores ambientais.

Site REBEA - Reformulao e atualizao do site para tornar aberta aos membros da rede a alimentao da Agenda, Links, Redes de EA e Notcias. - Reformulao do boletim - Reorganizao de reas institucionais e do projeto Tecendo Cidadania - Criao de rea especfica para a secretaria da Rede, com alimentao pela secretaria executiva da Rede. 4. Servios para apoiadores/ financiadores - Logo marca no index e na pgina de parceiros/apoiadores nos sites da Repea, Rebea e do Instituto Elementos. - 3 Palestras sobre Comunicao em Rede, Educao Ambiental e Redes Organizacionais conforme solicitao dos apoiadores, durante a vigncia do projeto; - Logomarca nos boletins eletrnicos; - Banner dos apoiadores nos eventos promovidos pelas Redes; - Divulgao das atividades de responsabilidade socioambiental dos apoiadores nas listas de discusso das redes e sites - Banner nas pginas de Notcias e Resenhas do site da REBEA. 5. Perfil de membros das redes REPEA Os elos da REPEA so representados por 80% de educadores ambientais e educadores. Os 20% restantes pertencem ao segmento de estudantes universitrios, publico estratgico para EA e para a REPEA. O pblico-alvo das atividades de EA desenvolvidas , em sua maioria, estudantes do ensino fundamental (41%), seguido das comunidades (40%) e estudantes do ensino mdio (32%). Das cerca de 2500 pessoas cadastradas na REPEA, 1000 participam das diversas listas de discusso da REPEA. Essas listas surgiram por demandas especficas dos elos, aps encontros regionais e capacitaes para o trabalho em rede. Esses encontros impulsionam a interao dos elos da rede, e seus resultados refletem-se no volume de dados, no ndice de visitao do Portal e na lista de discusso da REPEA. Circulam pela lista, atualmente com 600 inscritos, em mdia 150 mensagens por ms. Desde sua criao, notvel o aumento de mensagens de solicitao de indicaes de pessoas, bibliografia e material de apoio e as decorrentes articulaes e trocas que surgem a partir desses pedidos. As possibilidades de intercmbio e parcerias que essas

mensagens promovem so um dos mais importantes servios que a Repea presta aos seus membros.

Dezembro de 2002 a Junho de 2004 Elos (pessoas) cadastrados 2043 Elos (instituies) cadastrados 435 Bacias Hidrogrficas conectadas 22 (todas) Participantes das listas de discusso 1000 ndice de visitao mensal do site 5000 Reunies virtuais no TelEduc 12

REBEA Os dados a seguir sobre o perfil dos membros da Rebea foram coletados em maro de 2004, tendo como base o cadastro de integrantes da rede. Em relao ao gnero, a REBEA possui um quadro quase homogneo de participao de educadores e educadoras, sendo formada por 58% de mulheres e 42% de homens. Acredita-se que esta situao deve-se a diversidade da formao e da atuao dos educadores ambientais, uma vez que na rea - de pedagogia e de ensino bsico - predomina o sexo feminino.

A REBEA atua em todas as regies brasileiras, com destaque para a regio sudeste, que detm a maior quantidade de membros e maior densidade de uso da Internet. Os estados de So Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais juntos aglutinam a maior parte de todos os integrantes da rede. A regio Centro-oeste est em segundo lugar, seguida pela regio Sul.

Em relao s instituies de atuao as universidades abrigam a maior parte dos integrantes da REBEA, seguida pelas Ongs (Organizaes no governamentais), e rgos governamentais das trs instncias de atuao (federal, estadual e municipal). As empresas de consultoria e instituies de ensino (fundamental e mdio) esto logo atrs com a mesma porcentagem. Participam da categoria denominada outros escritrios de advocacia e de arquitetura, estdios de comunicao e arte, alm de empresas.

A anlise do nvel de formao dos integrantes da Rebea revela a riqueza de seu capital intelectual: 99% dos membros da REBEA tm formao acadmica. Dentre eles, 32% so graduados e 67% tm ps-graduao (mestrado ou doutorado) ou esto cursando. A Rebea formada por profissionais de diversas reas, no entanto predomina a formao acadmica em pedagogia e ou com ps-graduao na rea de educao, seguida por especializao em gesto ambiental ou reas afins. Logo atrs esto as cincias biolgicas, cincias sociais, direito, geografia, cincias da informao (psgraduao), licenciaturas diversas, engenharia florestal, comunicao, entre outros.

Suas reas de atuao mostram o potencial de formao de opinio e liderana que a Rebea possui, pois a maioria de seus integrantes liderana na rea de educao ambiental, e esto ocupando a direo de instituies ou coordenao de projetos. Contudo, das sete categorias selecionadas apresentadas no grfico, a que mais se destaca a funo de docente universitrio. H tambm um grande nmero de tcnicos e consultores em educao ambiental. Do ponto de vista da funo que ocupam nas instituies em que atuam profissionalmente destaca-se naturalmente a de professor, sendo expressiva a posio de coordenao, o que refora o potencial de formao de opinio e difuso de idias.

10

6. Relatrios dos sites REPEA

Estatsticas site REPEA


Ms Mdia Diria Hits Ficheiros Pages Visits Sites 3559 3967 3577 2779 4210 4069 3947 4105 3039 2486 1977 612 688 627 508 736 700 688 811 528 517 386 KBytes Totais Mensais Visits Pages Ficheiros 18975 20642 19454 15770 22096 21723 20647 25153 14809 16053 11985 110343 119028 110908 86173 126303 126160 118433 127277 85102 77088 61301 Hits 139471 149930 143682 112830 165393 174155 144691 164855 109434 99124 80986 1487932

Out 2005 4499 Set 2005 Jul 2005 Jun 2005 Mai 2005 Abr 2005 Fev 2005 Jan 2005 Totais 4997 3639 5513 5617 4823 3908 3197 Ago 2005 4634

182 3668 174 3674 169 3599 129 2839 172 3833 180 4111 181 3832 179 3739 152 2696 138 2479 116 2178

851049 5646 949296 5245 904047 5253 630549 4029 769789 5160 722419 5581 716564 5458 769384 5554 538993 4276 500837 4283 401114 3609

Mar 2005 5317

Dez 2004 2612

7794482 54255 207786 1151167

11

O site da REPEA tem em mdia 5000 visitas ms, sendo as pginas mais visitadas: Relatrio do Diagnstico da educao ambiental no estado de So Paulo, resultados do II Encontro Estadual de Educao Ambiental, educao ambiental nas bacias hidrogrficas. REBEA Tabela resumo de visitao 1 no ms de janeiro de 2006 e comparao com o ms de dezembro de 2005

Visitao por pases:


1

Sistema W EBOSCOPE F REE

DE

para a medio de trfego e a anlise de audincia das pginas

web.

12

Taxa de regresso de visitantes:

13

7. Investimento 8 - Instituio Proponente O 5 ELEMENTOS - Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental uma organizao no governamental sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico) fundada em So Paulo Brasil em 1993, que busca a construo de uma sociedade democrtica e sustentvel, promovendo uma educao ambiental (EA) emancipatria. Defendemos a cidadania e o meio ambiente apontando que possvel um novo pacto societrio sustentvel, e fortalecendo o sentido de co-responsabilidade entre as pessoas, comunidades, municpios e naes. O Instituto procura estimular a adoo de novos hbitos e posturas atravs da sensibilizao, conscientizao e capacitao de pessoas, para que eles tornem-se agentes multiplicadores de aes. Nossas linhas de atuao e objetivos so: Programa de Sensibilizao e Capacitao de Professores; Programa de Capacitao e Sensibilizao em Educao Ambiental no-formal e informal; Programa de Capacitao e Sensibilizao em Educao Ambiental para empresas; Produo de Material Didtico. O 5 Elementos vm apoiando e desenvolvendo programas de fomento s redes socioambientais, que so movimentos de articulaes entre pessoas e instituies de interesse comum, visando colaborar e capacitar na emancipao dos cidados por meio da gesto compartilhada. Neste contexto, o Instituto coordenou de 2002 a 2004 a Secretaria Executiva da Rede Paulista de Educao Ambiental REPEA, projeto financiado pelo FNMA Fundo Nacional do Meio Ambiente. O 5 Elementos tambm vm liderando a construo da Agenda Socioambiental Rede da Lapa em parceria com a Subprefeitura Lapa em sua jurisdio, composta por cerca de 270 mil habitantes na zona oeste de So Paulo. Esse processo compe alianas entre parceiros representativos dos trs setores, perfazendo o total de 30 instituies interessadas. O 5 Elementos beneficiou 200.000 pessoas por meio de seus programas at o ano de 2003, e vem acumulando experincia e colhendo resultados por meio do reconhecimento do trabalho pelos educadores ambientais e por diversas instituies, tais como: o Prmio Ao pela gua 2001, na categoria Educao Ambiental, ONG. Realizado pelo Consrcio Federal das Bacias Hidrogrficas dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundia. o Prmio Ambiental Von Martius 2000: Meno Honrosa na Categoria Natureza, concedido pela Cmara Brasil Alemanha.

14

o Beneficirio do Prmio Global Responsable Care Award 98, concedido pela Dow Qumica S.A., dentro do Programa Atuao Responsvel, pelo conjunto de aes institucionais. o Prmio PNBE de Cidadania 1998, categoria de melhor projeto de Meio Ambiente com o Programa de Educao Ambiental e Coleta Seletiva de Plsticos em Escolas. o Meno Honrosa: 1 Concurso de Idias Inovadoras em Captao de Recursos em 97, promovidas pelo Centro de Competncia na rea Social da Fundao ASHOKA, em parceria com McKinsey & Co. o Prmio Ita-Unicef Educao e Participao 97, na categoria de elaborao de material de apoio, promovido pelo Banco Ita, Unicef e realizado pelo CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria. o Top Ecologia em 97 e 95, promovido pela ADVB - Associao dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Programa de Educao Ambiental no Parque Ibirapuera/Trilha Radical Verde Projeto de Educao Ambiental e Coleta Seletiva de Plstico.

15

9 Breve histrico das redes

REPEA Rede Paulista de Educao Ambiental

A REPEA - Rede Paulista de Educao Ambiental iniciou sua formao um pouco antes da Eco-92. Desde ento, o campo da educao ambiental no Brasil vem sendo consolidado por meio de Fruns, Encontros, projetos, mestrados, doutorados e diversas publicaes. A REPEA caracteriza-se por agregar pessoas e instituies que desenvolvem atividades em Educao Ambiental (EA), ou interessadas nesse segmento no estado de So Paulo. Sua organizao prev que os elos desenvolvam aes conjuntas, concretas, capazes de fortalecer a EA no estado de So Paulo. A REPEA optou por organizar sua atuao segundo a diviso do estado em Bacias Hidrogrficas ou Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hdricos UGRHI (Lei Estadual 9.034/94) por considerar essa regionalizao fundamental na gesto ambiental e conseqentemente na EA. Em dezembro de 2002, o 5 Elementos Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental, a Associao para Proteo Ambiental de So Carlos APASC, o Consrcio Intermunicipal da Bacia Hidrogrfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundia PCJ, o

16

Instituto Ecoar para a Cidadania, a Secretaria Municipal de Educao de Rio Claro e o SENAC Centro de Educao Ambiental deram incio ao projeto Fortalecendo a Rede Paulista de Educao Ambiental REPEA, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente FNMA. Durante 18 meses (janeiro/2003 a maio/2004), estruturou-se a Secretaria Executiva da REPEA SER e o projeto trouxe resultados significativos, tanto no que diz respeito ao aumento do nmero de pessoas e instituies cadastradas quanto s perspectivas do processo de descentralizao da sua gesto. O diagnstico da Educao Ambiental apontou diversas demandas como fundamentais para a melhoria ambiental. Com o final do projeto de fortalecimento da REPEA, as aes em prol da sustentabilidade da rede voltam a ser voluntrias por parte dos elos. As informaes fornecidas pelo banco de dados existente no site da REPEA esto organizadas segundo as atuais 20 UGRHI, num esforo no sentido de que as aes dos elos se voltem ao mximo tambm s problemticas regionais e no somente locais. Essa estratgia visa dimensionar as aes locais sob a ptica de seus reflexos no mbito regional. A publicao da REPEA Orientao para Educao Ambiental nas Bacias Hidrogrficas do Estado de So Paulo Sub-Ttulo: Origem e Caminhos da REPEA Rede Paulista de Educao Ambiental tem como principal objetivo evidenciar a histria da rede bem como reconhecer seus resultados e divulg-los amplamente, visando aprimorar a EA em nosso estado. Esta publicao foi escrita por muitas mos e ter seu lanamento no incio de 2006.

Rebea Rede Brasileira de Educao Ambiental

17

Criada em 1992 e articulada nos Fruns Paulistas de EA nos anos 90, a Rebea com 13 anos de existncia, vem desenvolvendo uma rica experincia de implementao do padro organizacional rede no campo da Educao Ambiental, articulando, informando e mobilizando educadores, difundindo a cultura de organizao em rede e apoiando a implantao da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Entre 2002 e 2004, com o financiamento do FNMA, juntamente com outras quatro redes, desenvolveu atividades de estruturao, comunicao e coordenou a realizao do trabalho Conhecendo a Educao Ambiental em 5 estados e 1 bioma brasileiro. Merece destaque a experincia de articulao de uma comunidade de coordenadores e facilitadores de redes de EA, reunindo mais de vintes redes estaduais e algumas nacionais como a Rede de Centros de EA, Rede Universitria de Pesquisa em EA, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade. Alm disso, articula mais de 400 pesquisadores e educadores com interesses em EA, diretamente conectados por sua lista no yahoo. Tem no Frum Brasileiro de Educao Ambiental o seu grande evento presencial, sendo que o ltimo, realizado em novembro de 2004, reuniu 4 000 educadores. Com forte componente virtual devido sua abrangncia nacional, desenvolve experincia de gesto e coordenao on-line, por meio de listas de discusso, com um site e um boletim eletrnico que fazem a cobertura da EA no Brasil, tema que no consta da pauta das agncias e da grande imprensa. Histrico da rede

18

Caractersticas da Rebea

Estrutura de comunicao da Rebea

19

10 Currculos equipe Patrcia Otero: Pedagoga pela PUC-SP com especializao em Meio Ambiente pelo ISER-RJ. Atua h 18 anos na rea ambiental, no desenvolvimento de projetos de Educao Ambiental. Tm dado cursos e palestras, e prestado consultoria para os diferentes setores da sociedade. diretora do 5 Elementos Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental e coordenadora do Mais Ambiente - Programa de Educao Ambiental www.maisambiente.com.br. Desenvolveu competncias na rea de cultura de redes sociais e cultura digital quando cursou o Mdulo Mdias Interativas e Prticas Pedaggicas na USP-Cidade do Conhecimento-2003. idealizadora do site da Rede Paulista de Educao Ambiental REPEA trabalho realizado quando coordenou a rea de Educao e Comunicao e Educao da REPEA. elo Articulador da REPEA e Facilitadora do GT Cultura Digital da Rede Brasileira de EA. Rosi Cheque: Jornalista (MTB 43370/SP), radialista (DRT 459/SE) e autora dos livros: Toque de amor (2002), O seu nome um poema (2003) e Olhos sem face (2005). Reprter, desde 2003, da Rede Brasileira de Educao Ambiental - REBEA www.rebea.org.br. Atuou na assessoria do V Frum Brasileiro de Educao Ambiental, em Goinia/GO, e na III Semana de Meio Ambiente da USP/SP. membro fundador da Rede Brasileira de Educomunicao Socioambiental REBECA. Membro das Redes Brasileira e Paulista de Jornalismo Ambiental. Radiodifuso: Atuou na locuo de programas das rdios Cidade FM/SP (1996/1997), Rdio Vero FM/SP (1991/1995) e Rdio Esperana AM/SE (1986/1989). Premiaes/Antologias: Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira, Phoenix Editora, SP, 2000; Escritos feitos de amor, Litteris Editora (RJ) e Casa do Novo Autor Editora (SP), em 2000; As melhores poesias do sculo, Casa do Novo Autor Editora (SP), em 2001; e Nas asas da imaginao, Casa do Novo Autor Editora (SP), em 2002. OBS: Pela Casa do Novo Autor Editora recebeu as premiaes: Escrevendo Mulheres. Obra: Asas da emoo (2001); E por falar em amor. Obra: Promio da amizade (2001); e Apago brasileira. Obra: Sis do Brasil (2001). Vivianne Amaral: Consultora na rea de redes organizacionais, educadora e ativista ambiental, jornalista, editora do site www.rebea.org.br. Atua desde 85 no movimento ambientalista brasileiro, trabalhando com redes organizacionais desde 1997. Foi secretaria da REBEA no perodo 1999-2004 e gerente do projeto Tecendo Cidadania, no entre setembro de 2002 a agosto de 2004. Atua voluntariamente como facilitadora da Rede Brasileira de Educao Ambiental. Fundadora da Rede Mato-grossense de Educao Ambiental. Facilitadora da Rede Brasileira e elo da Rede Paulista de EA. Membro das Redes Brasileira e Paulista de Jornalismo Ambiental.

20

ANEXO LEI N 9.249, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1995. Altera a legislao do imposto de renda das pessoas jurdicas, bem como da contribuio social sobre o lucro lquido, e d outras providncias. Art. 13. Para efeito de apurao do lucro real e da base de clculo da contribuio social sobre o lucro lquido, independentemente do disposto no art. 47 da Lei n 4.506, de 30 de novembro de 1964:
2 Podero ser deduzidas as seguintes doaes:

I - as de que trata a Lei n 8.313, de 23 de dezembro de 1991; II - as efetuadas s instituies de ensino e pesquisa cuja criao tenha sido autorizada por lei federal e que preencham os requisitos dos incisos I e II do art. 213 da Constituio Federal, at o limite de um e meio por cento do lucro operacional, antes de computada a sua deduo e a de que trata o inciso seguinte; III - as doaes, at o limite de dois por cento do lucro operacional da pessoa jurdica, antes de computada a sua deduo, efetuadas a entidades civis, legalmente constitudas no Brasil, sem fins lucrativos, que prestem servios gratuitos em benefcio de empregados da pessoa jurdica doadora, e respectivos dependentes, ou em benefcio da comunidade onde atuem, observadas as seguintes regras: a) as doaes, quando em dinheiro, sero feitas mediante crdito em conta corrente bancria diretamente em nome da entidade beneficiria; b) a pessoa jurdica doadora manter em arquivo, disposio da fiscalizao, declarao, segundo modelo aprovado pela Secretaria da Receita Federal, fornecida pela entidade beneficiria, em que esta se compromete a aplicar integralmente os recursos recebidos na realizao de seus objetivos sociais, com identificao da pessoa fsica responsvel pelo seu cumprimento, e a no distribuir lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto; c) a entidade civil beneficiria dever ser reconhecida de utilidade pblica por ato formal de rgo competente da Unio. MEDIDA PROVISRIA No 2.113-32, DE 21 DE JUNHO DE 2001. Altera a legislao das Contribuies para a Seguridade Social - COFINS, para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico PIS/PASEP e do Imposto sobre a Renda, e d outras providncias. Art. 59. Podero, tambm, ser beneficirias de doaes, nos termos e condies estabelecidos pelo inciso III do 2o do art. 13 da Lei no 9.249, de 1995, as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico - OSCIP qualificadas segundo as

21

normas estabelecidas na Lei no 9.790, de 23 de maro de 1999. 2o s entidades referidas neste artigo no se aplica a exigncia estabelecida na Lei no 9.249, de 1995, art. 13, 2o, inciso III, alnea "c". DECRETO-LEI N 1.598, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1977. Altera a legislao do imposto sobre a renda. SEO II Lucro Operacional Conceito e discriminao Art 11 - Ser classificado como lucro operacional o resultado das atividades, principais ou acessrias, que constituam objeto da pessoa jurdica. 1 - A escriturao do contribuinte, cujas atividades compreendam a venda de bens ou servios, deve discriminar o lucro bruto, as despesas operacionais e os demais resultados operacionais. Receita bruta (vendas de mercadorias ou servios prestados) (-) dedues da receita bruta (impostos, incidentes IPI/ICMS/PIS/ISS/COFINS) = receita lquida (-) custos operacionais (custo da mercadoria ou do servio vendido) = lucro operacional bruto (-) despesas operacionais (gua/luz/aluguel/salrios/telefone/encargos/etc) (+) receitas operacionais (juros/aplicaes) = lucro operacional lquido (+) adies (despesas no operacionais, ou seja, valor aplicado como incentivos) (-) excluses (equivalncia patrimonial) = lucro operacional lquido (base clculo IR 15%, contribuio social 9%, lei 9.249/95, 2%) (-) 20.000,00 para cada ms calendrio ou seja 12 meses = 240.000,00) = base clculo adicional do IR 10% total IR 15% (+) adicional IR 10% = IRPJ (+) contribuio social 9% (-) incentivos fiscais (2% lei 9.249/95) = imposto a recolher

22

Вам также может понравиться