Вы находитесь на странице: 1из 4

Mquinas Trmicas

Colgio Estadual Dr. Joo Maia. Professor: Fernando Disciplina: Fsica Turma: 2001 Alunos (as): Alice, Alicia, Bruno, Eliriane, Janaina, Juliana Miranda, Karen, Nicoly, Vitria.

Surgimento
A palavra mquina origina-se do grego mechane que significa qualquer dispositivo engenhoso ou inveno. Uma mquina definida como um aparelho composto por vrias partes com funes definidas. Heron de Alexandria, que viveu por volta de 130 a.C., era um grande inventor. Catalogou os primeiros instrumentos chamados de mquinas simples: a alavanca, a roda e eixo, a roldana, a cunha e a rosca. Tanto as mquinas trmicas a vapor, que operam com o vapor dgua produzido em uma caldeira, quanto as mquinas trmicas de combusto interna que operam devido aos gases gerados pela queima de combustveis, tm seu funcionamento baseado no aumento da energia interna das substncias envolvidas e no trabalho realizado, e tanto a energia interna, quanto o trabalho, dependem da quantidade de energia na forma de calor que foi transferida substncia.

MAQUINAS TERMICAS O que so?


Mquinas trmicas so mquinas capazes de realizar trabalho a partir da variao de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas mquinas retira calor de uma fonte quente, parte dele realiza trabalho e a outra parte jogada para a fonte fria, definindo dessa forma a eficincia da mquina. Uma mquina trmica tem maior eficincia quando ela transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menos calor para a fonte fria.

Como Funcionam
Basicamente, uma mquina trmica constituda por dois reservatrios, como mostra a figura. O calor flui do reservatrio temperatura elevada (fonte quente) para o reservatrio temperatura mais baixa (fonte fria), obedecendo a Segunda Lei da termodinmica e transformada parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.

Rendimento de uma mquina trmica Usando o princpio de conservao de energia, temos: Q1 = t + Q2 t = Q1 Q2 O rendimento de uma mquina trmica a razo entre a potncia til, trabalho produzido pela mquina trmica, e a potncia total calor fornecido a mquina trmica pela fonte quente:

IMPACTO NA REVOLUCAO INDUSTRIAL


A Revoluo Industrial teve incio no sculo XVIII, na Inglaterra, com a mecanizao dos sistemas de produo. Enquanto na Idade Mdia o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, vida por maiores lucros, menores custos e produo acelerada, buscou alternativas para melhorar a produo de mercadorias. Tambm podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. A Revoluo tornou os mtodos de produo mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preo e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou tambm o nmero de desempregados. As mquinas foram substituindo, aos poucos, a mo-de-obra humana. A poluio ambiental, o aumento da poluio sonora, o xodo rural e o crescimento desordenado das cidades tambm foram consequncias nocivas para a sociedade. At os dias de hoje, o desemprego um dos grandes problemas nos pases em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substitudos por mquinas e robs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e mltiplas capacidades. Mesmo nos pases desenvolvidos tem faltado empregos para a populao.

Bibliografia Internet:
Wikipdia, http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_t%C3%A9rmica (Acessado em 09/04/12 ) Mundo Educao, http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/maquinas-termicas.htm
(Acessado em 09/04/12) InfoEscola, http://www.infoescola.com/fisica/maquina-termica/ (Acessado em 10/04/12)

Вам также может понравиться