Вы находитесь на странице: 1из 3

E.B.

2, 3 VIEIRA DA SILVA
Ano Letivo: 2012/13 Professora: Rita Vaz FICHA DE TRABALHO N1

1.

Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras ou falsas, corrigindo as falsas: A. Trajetria o mesmo que deslocamento. B. Um corpo em repouso relativamente a um referencial pode estar em movimento relativamente a outro referencial. C. Um automvel parado est em repouso, seja qual for o referencial escolhido. D. Um automvel em movimento, encontra-se em movimento em relao a qualquer referencial. E. O deslocamento uma grandeza vetorial. F. Num autocarro em movimento, o condutor est em repouso relativamente ao autocarro e em movimento relativamente a um observador colocado numa paragem. G. Num autocarro em movimento, um passageiro est em movimento em relao a um observador numa paragem.

2. Um automvel sai de uma posio A, segue por uma estrada em linha reta at outra posio B; chegado a B, faz inverso de marcha e volta novamente at posio A. Sabendo que as posies A e B distam 800 m, determina: a. O espao percorrido pelo automvel de A at B e de B at A. b. O valor do deslocamento do automvel de A at B e de B at A. c. O espao total percorrido pelo automvel nessa viagem. d. O valor do deslocamento do automvel na viagem de ida e volta.

3.

A velocidade mxima permitida nas cidades de 50 km/h. Apresenta este valor em unidades S.I.

4.

A distncia entre duas cidades de 50 km. Uma camioneta demora 45 min a fazer esse trajeto. Qual o valor da rapidez mdia da camioneta? Apresenta o resultado em unidades S.I.

5. As diferentes posies que um automvel ocupou numa trajetria retilnea, ao longo de 6h de movimento, foram registadas na tabela seguinte: Posio (km) Tempo (h) 0 0 20 1 40 2 60 3 100 4 100 5 140 6

a. Constri o grfico posio/tempo para este movimento.

b. Que distncia percorreu nas 6 horas de movimento? c. Em que intervalo de tempo andou mais depressa? Justifica. d. Calcula a velocidade mdia do automvel nas 6 horas de viagem, expressa em unidades S.I.. 6. Completa: a. No velocmetro de um automvel medimos a velocidade ____________. b. A velocidade uma grandeza ____________________________. c. Numa trajetria retilnea a velocidade tem a direco do _____________.

7. O que entendes por acelerao? 8. A figura a representao grfica da variao da velocidade de um veculo, durante um determinado percurso. a. Em que intervalo(s) de tempo o veculo teve movimento uniforme? Justifica. b. Em algum instante o veculo esteve em repouso (parado)? Justifica. c. Em que intervalo(s) de tempo o veculo teve movimento uniformemente retardado? Justifica. d. Em que intervalo(s) de tempo o veculo teve movimento uniformemente acelerado? Justifica. e. Calcula a acelerao mdia do veculo no intervalo de tempo [ 4,8]s.

9. Um automvel desloca-se numa estrada retilnea com velocidade constante, o condutor apercebe-se de uma situao de perigo e trava imediatamente o veculo. O grfico traduz a variao do valor da velocidade do automvel em funo do tempo. a. Qual o valor da velocidade do carro antes de o condutor efetuar a travagem? b.Indica a partir do grfico: i. o tempo de reao. _______________________ ii. o tempo de travagem. ______________________ c. Refere trs fatores que podem influenciar o tempo de travagem do condutor. d. Calcula a distncia de segurana.

Bom trabalho!

Вам также может понравиться