Вы находитесь на странице: 1из 33

Mquina Automtica de Montagem de Tneis Os segmentos pr-fabricados dos tneis so iados e colocados na sua posio com recurso a um robot

de montagem de tneis. Uma vez completados os tneis, eles serviro para a circulao de comboios de alta velocidade por meio de levitao magntica.

Construo de Torres As torres da imagem so concebidas especificamente para reas onde os tremores de terra so frequentes. As suas estruturas sustentadas por cabos tensionados facilmente absorvem uma larga variedade de movimentos laterais, de traco e compresso, garantindo uma perfeita estabilidade dos edifcios. As torres circulares dispostas de forma radial so rpida e eficientemente autoconstrudas em volta de um ncleo resistente que alberga elevadores e todas as infra-estruturas necessrias ao bom funcionamento do edifcio. As janelas translcidas servem de painis fotovoltaicos geradores de electricidade e a intensidade de luz que penetra no interior regulada electronicamente. A limpeza das janelas, assim como a sua manuteno, integralmente mecanizada.

Guindaste de Elevao Massiva Este guindaste multi-funcional concebido para elevar estruturas de diversas formas e posicion-las nas devidas fundaes, ou ainda para as transferir para outros sistemas de elevao vertical que colocaro a carga nos pontos mais altos das torres. Aps completarem as suas tarefas, estes guindastes auto-portantes so desmontados at atingirem uma forma compacta que facilita o seu transporte at obra seguinte.

Mdulos Extrudidos Produzidos em Massa Na imagem seguinte podemos ver como so produzidos por extruso contnua os mdulos de edifcios ultra-leves, constitudos por beto reforado por fibra carbnica, que depois so separados e individualizados. As camadas exteriores destas eficientes estruturas constituem geradores fotovoltaicos.

Guindaste de Elevao e Posicionamento Esta mquina completamente automtica coloca os mdulos pr-fabricados de habitao, por exemplo, na sua exacta localizao na estrutura do edifcio.

Mega Mquinas A mquina em primeiro plano uma unidade multi-funcional que, como se mostra, eleva e coloca mdulos pr-fabricados de habitao numa estrutura de suporte. Embora estes mdulos pr-fabricados sejam compostos por componentes standard, possuem um desenho modular de tal diversidade que permite uma expresso individual no interior mxima em termos de disposio e decorao.

Sistemas de Construo Automatizados A construo de complexos de investigao e industriais levada a cabo equipamentos robticos que recebem as suas instrues via satlite. As equipas de construo consistem em guindastes automatizados que se deslocam ao longo do comprimento do edifcio instalando pavimentos, janelas, paredes interiores, tectos e outros componentes a partir do solo, sem qualquer interveno humana. Estes dispositivos so dotados de sensores que auto-monitorizam o seu funcionamento para que seja reduzido ao mximo o risco de acidentes industriais ou colises com outros dispositivos.

Fbrica de Dessalinizao Esta mega-mquina efectua o transporte de uma cpsula transparente utilizada para condensao evaporativa. Para laborar colocada sobre canais de gua, alguns dos quais contendo gua salgada, e funciona como fbrica de dessalinizao evaporativa que permite fornecer gua limpa para beber, irrigar e outra necessidades de consumo. Tudo isto conseguido atravs do aproveitamento da energia do sol e ajuda a eliminar as falhas de gua em todo o mundo.

Sistemas Internacionais de Transportes Os navios da imagem seguinte so autnticas fbricas automatizadas flutuantes, capazes de processar matrias-primas em produtos finais enquanto navegam rumo aos seus destinos. Enquanto algumas se ocupam do processamento de pescado e sua embalagem, outras esto equipadas com compartimentos multicelulares capazes de transportar uma larga variedade de produtos.

Oitavo Captulo O Medo das Mquinas

A Libertao pelas Mquinas Muita gente teme a tomada do poder na sociedade pelas mquinas, mas no h conhecimento at hoje de um nico acto ou plano orquestrado por mquinas para magoar quem quer que seja Infelizmente, o mesmo no se pode dizer em relao aos seres humanos! Humanos, e no mquinas, utilizaram gs venenoso e msseis para a destruio. Mesmo os acidentes com automveis e avies so na sua grande maioria provocados por erros humanos e no por falhas mecnicas. Outros temem os rpidos desenvolvimentos tecnolgicos, especialmente as mquinas automatizadas e cibernticas capazes de substituir os seres humanos, algumas vezes com vantagens. Para sermos justos, alguns destes medos so justificveis num sistema monetrio como o actual onde rpidos aumentos na produo de bens requerem cada vez menos trabalhadores. Outros ainda desconfiam de uma sociedade computadorizada e temem possveis falhas que possam ocorrer nas mquinas. Eles preocupam-se com a possibilidade de essa tecnologia nos transformar tambm progressivamente em mquinas, conduzindo-nos uniformidade, perda de individualidade, de liberdade de escolha e da privacidade individual. Em defesa das mquinas, podemos dizer que no h provas de que as mquinas, por si s, possam actuar contra os seres humanos, excepto talvez em contos de fico cientfica. So os humanos que programam as mquinas e lhes ditam os usos, pelo que no so as mquinas que devemos temer mas sim o seu eventual uso imprprio e desviado dos objectivos traados. No podemos esquecer que o bombardeamento de cidades, o uso de gs venenoso, as prises, os campos de concentrao e as cmaras de tortura foram todos operados por seres humanos e no por mquinas. Mesmo as armas atmicas e os msseis teleguiados foram construdos e dirigidos por pessoas. As pessoas poluem o ambiente, o ar que respiramos, a terra arvel, os oceanos e os rios. O uso e venda de drogas nocivas, a distoro da verdade, o fanatismo e o dio racial fazem todos parte de sistemas humanos imperfeitos e de falsa doutrinao, nunca caractersticos das mquinas. O perigo no reside nas mquinas, reside em ns. Enquanto no assumirmos as responsabilidades da nossa relao com os nossos semelhantes e o controle inteligente dos recursos do planeta, permaneceremos como o maior perigo para a vida do planeta que nos sustenta. Mais, se alguma vez ocorresse um conflito armado entre humanos e mquinas, no teramos dvidas sobre quem o despoletaria!

Como vimos, no nem a cincia nem a tecnologia que esto na origem dos nossos problemas enquanto civilizao. Os nossos problemas advm do abuso e mau uso de humanos sobre outros humanos, sobre o ambiente e a prpria tecnologia. Numa sociedade mais humana as mquinas so utilizadas para encurtar a jornada de trabalho, aumentar a disponibilidade de bens e servios e estender os tempos de lazer. A nova tecnologia usada para aumentar o nvel de vida de toda a populao e, deste modo, o incremento da tecnologia mecanizada benfico para todos, no se justificando o medo pela actuao das mquinas.

Nono Captulo Cidades no Mar

As Fronteiras dos Oceanos A teia da vida no nosso planeta suportada pelo ciclo da gua, essa enorme variao de formas de gua que fazem parte da circulao planetria: os oceanos, a neve, gelo, chuva, lagos, guas subterrneas e aquferos. Esta circulao em constante renovao, alimentada pelo calor do Sol, pela rotao da Terra e pelas foras de Coriolis, sustm todo o ciclo da vida incluindo a humanidade. Fala-se muitas vezes de reas do planeta sub-desenvolvidas, mas raramente se presta a devida ateno ao maior dos recursos naturais por explorar, os oceanos. A explorao e desenvolvimento do potencial dos oceanos devem no entanto ser realizados com o maior dos cuidados. Embora os humanos tenham utilizado os oceanos de todo o mundo por milhares de anos como fonte de alimento e meio de transporte, estamos apenas no incio no que toca ao reconhecimento do enorme potencial e diversidade deste relativamente inexplorado recurso. Os oceanos oferecem um quase inesgotvel ambiente para obter alimento, produo de energia, transporte, minerais, produtos farmacuticos e muito mais. No passado constatamos que houve muito pouca estima pela vida que existe nos oceanos, que no fundo essencial para toda a vida na Terra. Poderamos sobreviver e progredir mais facilmente enquanto espcie se levssemos a srio as reclamaes dos nossos oceanos, se cuidssemos melhor deles dito de outra forma. Agresses Comuns ao Ambiente dos Oceanos Em Agosto de 1970 o exrcito dos Estados Unidos despejou deliberadamente no Oceano Atlntico contentores com 67 Toneladas de gs nervoso. Pior, o local de despejo encontrava-se junto a uma artria principal deste sistema de suporte de vida, a Corrente do Golfo, o que torna a limpeza desses detritos ainda mais urgente. As marinhas de guerra de todo o mundo, as frotas de pesca, os cruzeiros e muitas das cidades costeiras costumam utilizar os oceanos simultaneamente como caixote do lixo e casa-de-banho gigante. A ausncia de condies sanitrias adequadas uma das maiores ameaas para a sade humana. Resulta em problemas de sade, doenas e mortes relacionadas com a poluio das guas costeiras. S o Sul da sia tem cerca de 825 milhes de pessoas que vivem nas reas costeiras sem quaisquer instalaes de saneamento bsico. No difcil de perceber porque que os nveis de guas de esgoto no tratadas nas costas do Sul da sia so as mais elevadas do mundo

e isso, para alm do risco de sade que constitui para as pessoas que ali vivem, origina massas txicas de algas que provocam a morte em massa de peixes, recifes de coral e demais vida marinha. (4) Pgina 28 A transformao da biosfera global. Doze estratgias futuristas por Elliot Maynard, Professor Doutorado. As prticas correntes ambientais destrutivas so no entanto numerosas. Os arrastes de pesca industrial, por exemplo, danificam o fundo do mar de forma massiva e a uma escala global. As suas redes de arrasto esmagam e enterram os organismos que se desenvolvem nos leitos dos oceanos, destruindo a sua alimentao e reas de reproduo. Este ecossistema crucial para reabastecer todo o conjunto de alimentos provenientes do mar, pelo que se encontra crescentemente ameaado. (5) ibidem, pgina 70. Este processo causa mais dano aos leitos dos oceanos do que a desflorestao em massa provoca superfcie terrestre. Uma nica passagem desses navios de pesca mata entre 5 a 20% dos animais presentes no fundo dos mares e isto processa-se 24 horas por dia, sete dias por semana, ou seja, ininterruptamente, ano aps ano em todos os mares do planeta. (6) ibidem, pginas 70 a 71. A pssima gesto dos recursos tem originado imensas reas marinhas sem qualquer vida no Golfo do Mxico, onde desagua o Rio Mississippi. As prticas econmicas destrutivas abusaram de tal maneira da pesca intensiva que mesmo as espcies com maior capacidade reprodutiva esto ameaadas de extino. Por todo o mundo as maiores e mais importantes espcies marinhas, assim como os recifes de coral que as alimentam, esto a desaparecer rapidamente, embora de maneira no natural ou para que a sua morte de alguma forma prolongue o nosso modo de vida. Pelo contrrio, estas mortes com laivos de extino colocam-nos em perigo enquanto espcie e derivam da nossa prpria ignorncia e at da nossa arrogncia. Mesmo relativamente ao mais complexo ecossistema ns actuamos como predadores. Um Novo Respeito pela Teia da Vida Com a economia baseada nos recursos vm novos sistemas de valores. Uma vez que ningum tira proveito financeiro das prticas funestas de explorao do passado, o principal objectivo passa a ser reclamar e manter um ambiente saudvel e produtivo. Se os oceanos forem geridos com inteligncia podem facilmente fornecer recursos mais do que suficientes para alimentar os mais necessitados de todo o mundo. Bilies de seres humanos poderiam depender exclusivamente dos oceanos, onde a vida abundante e variada, como a sua fonte principal de protenas. Embora a esmagadora maioria da vida marinha habite perto da superfcie, nas profundezas frias das guas onde nem o Sol consegue penetrar a vida tambm abunda, apesar precisamente das fantsticas presses e temperaturas que a se encontram. Mesmo nas reas onde as temperaturas praticamente congelam qualquer ser vivo, respiradouros borbulhantes de gases

txicos suportam a vida de uma grande variedade de vida marinha que no se encontra ainda convenientemente estudada ou avaliada. Rios imensos, chamados correntes ocenicas, percorrem os oceanos do planeta movidos pela sua rotao constante. Estas correntes imensas viajam a velocidades variveis, a diferentes profundidades e at mesmo em direces por vezes opostas. Estima-se que, s a Corrente do Golfo transporta cerca de 30 milhes de metros cbicos de gua por segundo, passando por Miami, no Estado da Florida. Isto representa mais do que cinco vezes a corrente combinada de todos os rios de gua doce do mundo. Estima-se que o aproveitamento desta enorme energia potencial geraria perto de mil milhes de Watt durante 24 horas por dia, o que equivale energia elctrica produzida por duas centrais nucleares de grandes dimenses, sem qualquer contaminao ambiental ou perigo de radiaes. Para alm disso, os ventos poderosos que ocorrem em muitas reas do planeta, as ondas e outras correntes de menor dimenso podem fornecer-nos imensas fontes potenciais de gerao de energia elctrica. Podemos ainda colher energia da biomassa, convertendo desperdcios e lixos orgnicos em gs ou combustveis lquidos atravs da fermentao desses resduos. Imagina uma grande pilha de comida e outra matria orgnica em decomposio e libertando calor e gases. Esta potencial fonte de energia pode ser aproveitada e canalizada desde que seja aplicada a tecnologia apropriada. Nos leitos marinhos e nas prprias fendas submarinas carregadas de salmoura h vastas jazidas de metais e minerais que podem ser usados para resolver a escassez de recursos nessa rea especfica. Contudo, a recolha desses recursos minerais requer novas tecnologias que no perturbem a frgil vida marinha a existente. Estas so apenas algumas das grandes reas energticas que podem ser exploradas nos nossos oceanos, mas que podem tornar ainda mais excitantes e viveis os projectos para as Cidades nos Mares. Cidades no Mar A colonizao dos oceanos uma das ltimas fronteiras por conquistar restantes na Terra. As comunidades em prodigiosas cidades ocenicas so inevitveis e estaro entre os grandes feitos atingidos por uma nova sociedade. Para podermos utilizar completamente este manancial benfico de recursos devemos primeiro desenvolver grandes estruturas marinhas que permitam explorar as pouco utilizadas riquezas do mundo ocenico. Estas estruturas permitiro uma cultura pisccola melhorada e eficiente, produo de gua doce potvel, energia e minrio que compensar as falhas das minas sediadas em terra

firme. Os oceanos podem fornecer riquezas praticamente infinitas na farmacutica, na qumica, nos fertilizantes, minerais, petrleo, gs natural, gua doce e tambm energia extrada das mars e do vento, apenas para referir algumas dessas riquezas potenciais. Sensores colocados na atmosfera e no oceano mediriam constantemente a fora das mars, monitorizando tambm a vida marinha, a composio da gua e sua temperatura, as condies atmosfricas e uma mirade de outros sinais vitais. O desenvolvimento destas comunidades ocenicas iria por outro lado aliviar grandemente a presso exercida pelos aglomerados populacionais presentes no territrio terrestre. A populao presente nessas comunidades poderia variar entre as vrias centenas e os muitos milhares de pessoas e poderiam encontrar-se distribudas por todo o mundo. A sua gesto, controlo e operao geral seriam assegurados por sistemas automatizados, semelhantes aos j descritos anteriormente, englobados na rede de comunicaes internacional. Os oceanos so, no fundo, essenciais para a nossa sobrevivncia e uma parte importantssima da capacidade produtiva sustentvel da Terra. Uso Algumas dessas cidades poderiam ser mais vocacionadas para o ensino universitrio e centros de investigao, onde estudantes de todo o mundo teriam a possibilidade de estudar cincias marinhas e gesto de recursos. Poderiam ainda desempenhar funes de estaes de monitorizao das correntes ocenicas, dos padres meteorolgicos, da ecologia marinha, poluio e de fenmenos geolgicos. Para garantir uma explorao martima mais eficaz seriam concebidos robots submersveis acessveis a todos. Outras plataformas construdas no mar teriam outros usos como albergar sistemas para lanamento de foguetes. Se os veculos espaciais forem lanados da linha do Equador pode poupar-se energia porque esse o local do planeta que se move a maior velocidade. Assim, a localizao de bases para lanamento de foguetes na linha do Equador tiraria toda a vantagem da rotao da Terra para obteno de um impulso adicional, diminuindo a necessidade de propulsores de queima para se atingir a rbita geocntrica (a rbita onde os satlites acompanham o movimento da Terra e permanecem em posio estacionria relativamente a ela). Para as rbitas polares localizar-se-iam as plataformas de lanamento ao largo da costa Oeste dos Estados Unidos, munidos de controlo computadorizado e sistemas de comando localizados em navios ou nas prprias plataformas. Mas nem todas as reas dos oceanos precisam de ser utilizadas como bases para desenvolvimento tecnolgico. Vastas reas podem ser reservadas para melhoramento e preservao naturais, constituindo-as como reas prioritrias da preservao global.

Por exemplo, as reas de bancos de areias e zonas pouco profundas das Carabas e Esmeralda constituem as zonas com mais claras guas nas Bahamas e um dos mais belos atis de coral do Hemisfrio Ocidental. As guas que rodeiam estas ilhas variam de matizes entre o azul profundo prprio da Corrente do Golfo at s cintilantes sombras de verde-esmeralda. reas semelhantes existem no Pacfico do Sul e em muitas outras zonas pelo mundo fora, onde milhares de quilmetros de linha de costa continuam libertas de ocupao e habitao humanas. Num novo esprito de efectiva cooperao mundial, muitas destas zonas podem ser reservadas para parques marinhos internacionais que promovam a educao e o lazer de todos. Nestas reas excepcionais a nica interveno humana dever ser a de preservar e proteger os santurios aquticos a existentes. Estilos de Vida nas Cidades no Mar As futuras cidades no mar podem proporcionar novos e fascinantes estilos de vida para milhes de habitantes, assim como servir de destino para todos aqueles que as queiram visitar. Algumas delas podem destinar-se a parques internacionais subaquticos onde os visitantes podem observar de perto os grandes corais protegidos do mundo. Mediante grandes janelas subaquticas poder-se-o observar as maravilhas deste ambiente peculiar com absoluto conforto e, atravs de uma cadeira ciberntica, podero comunicar directamente com golfinhos e outras formas de vida marinha. Tambm podem ser organizadas expedies de mergulho pelas escotilhas de ar e permitir s pessoas que participem na investigao, na navegao, no mergulho de observao, assim como em outras actividades possveis nas cidades do mar, tanto na superfcie com abaixo dela, sem que seja perturbado o equilbrio do ambiente marinho. A Construo As grandes estruturas ocenicas seriam construdas tanto acima com abaixo do nvel do mar e representariam um espectacular feito de engenharia dotado de acessos para avies, navios e submarinos. Um dos projectos mais eficientes teria uma configurao circular com mltiplos pisos, fabricado em ao, em vidro de alta resistncia e em beto pr-esforado reforado com fibra de carbono. Algumas destas estruturas seriam flutuantes enquanto outras seriam construdas sobre pilares com barreiras flutuantes, que previnem os efeitos nefastos para a estrutura de ventos e mars fortes. Em guas mais profundas as plataformas flutuantes podem ser ancoradas ao fundo do mar para obterem assim maior estabilidade. H ainda a possibilidade de haver plataformas que flutuem livremente, com auto-propulso e grande estabilidade garantida por colunas de 6 metros de dimetro que penetram cerca de 45 metros dentro de gua. Para manter as plataformas estveis em qualquer tipo de condies atmosfricas, as partes inferiores destas colunas estabilizadoras conteriam uma srie de discos

que se estendem para o exterior da prpria coluna cerca de 2 metros e espaados entre si 3 metros. Uma cintura envolvendo todo o projecto actuaria como quebraondas para a proteco adicional do complexo. Algumas destas cidades podem ser construdas nos pases tecnicamente mais desenvolvidos, sendo depois transportadas para os seus destinos em seces ou como sistemas operacionais completos, semelhana do que acontece actualmente com as plataformas petrolferas que operam em alto mar. Diferentes configuraes podem ser obtidas atravs de estruturas variveis, montadas no local e modificadas de acordo com as necessidades de diferentes funes, tendo ainda a capacidade de serem desmontadas e deslocadas para outro local, se tal se revelar necessrio. Outras estruturas situadas acima da superfcie do mar e ancoradas ao seu fundo serviriam como eficientes bases para a explorao de minrios. Estas estruturas em forma de cpula poderiam ser praticamente todas automatizadas e os seus nveis de flutuao ajustados atravs do alagamento ou drenagem das cmaras de flutuao. Elas seriam construdas em doca seca, transportadas para o seu destino e ento submersas e ancoradas no devido local. Um sistema de doca flutuante, que sobe e desce acompanhando as mars e que albergue instalaes de superfcie e submersas pode tambm fazer parte deste projecto. Todo o desenvolvimento marinho deve estar em sintonia com a capacidade de reposio e sustentabilidade prprios do ambiente martimo. No futuro, antes da construo de qualquer destas estruturas, os projectistas devero antes estimar todos os eventuais impactos negativos em toda a hidrosfera como os rios, os esturios, lagos e oceanos. A Energia Nestas e em outras cidades flutuantes ou plataformas, poderosas turbinas alimentadas pelo vento podem captar as brisas ocenicas para produzir energia. Os geradores alimentados pelo vento ou pelo Sol encontram-se geralmente localizados nos conveses superiores. Tambm a gua fria encontrada nas profundezas dos oceanos pode ser bombeada para a superfcie para, atravs da converso de diferenas de temperatura, produzir mais energia elctrica. S este ltimo processo de produo de energia seria suficiente para garantir as necessidades energticas da respectiva cidade. Aquacultura Marinha A aquacultura marinha, enquanto produo planificada de colheitas de espcies marinhas e de comunidades de peixes, pode ser concebida para acolher mais do que um tipo de vida marinha. Uma relao simbitica mtua pode ser estabelecida

ao mesmo tempo que se procuram simular as condies naturais com a maior proximidade possvel. Uma grande variedade de plantas aquticas pode ser cultivada em vrias camadas suspensas por cabos em campos submersos junto s cidades martimas. Em muitos dos casos pode haver colheita automtica da parte superior dessas plantas, deixando as razes e restante parte das plantas para novas colheitas que no necessitaro assim de nova plantao. Estas plataformas ocenicas flutuantes seriam equipadas com unidades de dessalinizao operadas atravs da energia solar, que extrairiam gua doce para as culturas hidropnicas e outros usos que necessitassem dessa gua. Tambm os nutrientes encontrados nas guas profundas podem ser aproveitados para alimentar a aquacultura marinha. Como decorre de todo o esprito do projecto, tambm as reas de produo de aquacultura e aquacultura marinha seriam sujeitas a monitorizao internacional interactiva. Estas prticas tornariam possveis os complexos de aquacultura marinha sustentveis, introduzindo os mais avanados princpios de poli-cultura que garantem a manuteno da reproduo e do equilbrio natural entre espcies. Todas as precaues seriam tomadas para prevenir a perturbao ou dano das reas de desova que tm alimentado a raa humana durante sculos. Transporte Estruturas flutuantes de grandes dimenses podem ser equipadas com instalaes de carga e armazenamento aptas a receber navios e respectiva carga. Grandes navios que processam alimentos durante a sua marcha podem tambm transportar passageiros e carga para essas cidades no mar. O convs superior das cidades martimas disporia de uma zona de aterragem para helicpteros ou aeronaves de descolagem vertical, os DAV (Descolagem e Aterragem Vertical). Unidades de deslocao computorizadas garantiriam a movimentao vertical, horizontal e radial dentro destas instalaes. Empreendimento Conjunto Onde se considere a instalao de um projecto desta magnitude imperativo que os benefcios da resultantes sejam partilhados, como se verificar para todos os outros recursos, de igual forma por toda a comunidade global. A riqueza mineral dos oceanos, assim como todos os outros recursos do nosso planeta, devem ser partilhados por todas as naes como sendo a herana comum da humanidade.

Ilhas Artificiais no Mar

A ilha que se v na imagem de cima projectada para acolher um centro oceanogrfico de cincias. Mltiplas docas e instalaes de aterragem para aeronaves de descolagem vertical circundam toda a ilha artificial. As actividades recreativas relacionadas com a gua so uma constante na vida destas comunidades martimas, pelo que as pessoas podem participar livremente na pesquisa cientfica, na prtica da navegao vela, no mergulho com botija de ar e muitas outras actividades, tanto superfcie da gua como abaixo dela, sem perturbar o equilbrio do ambiente marinho. Cidades no Mar Desde o topo destas estruturas uma conduta cilndrica de beto eleva-se at superfcie onde circundada por uma doca flutuante que sobe e desce com a variao das mars e alberga tanto os ofcios de superfcie como os submersos.

Centenas de cidades auto-suficientes estabelecidas no mar, variando na sua concepo de acordo com a localizao e funo, aliviaro significativamente a presso exercida pelas cidades existentes em terra. Algumas serviro como universidades oceanogrficas para monitorizar e manter um equilbrio dinmico no ambiente oceanogrfico.

Mega-Estruturas Ocenicas de Explorao Mineira Estas cidades no mar so dotadas de aquacultura marinha avanada, produzindo gua potvel, energia e minerais explorados nas profundezas dos oceanos, o que permite resolver a escassez das minas localizadas em terra firme. Tais estruturas podero fornecer recursos quase inesgotveis para usos farmacuticos, fertilizantes, minerais, metais, petrleo, gs natural, gua potvel e produo martima de alimentos, assim como aproveitamento energtico das mars e do vento.

Construo de uma Mega-Estrutura Flutuante As ilustraes abaixo representam uma mega-estrutura flutuante durante a sua construo em doca seca, executada exclusivamente por sistemas automticos e robotizados livres de qualquer interveno humana. Finda a construo, estas estruturas so rebocadas por seces at ao seu destino final no mar, onde sero ancoradas ao fundo do mar para estabilizao do conjunto. Em alguns casos, estas cidades flutuantes podem inclusivamente deslocar-se pelos oceanos e serem realojadas de acordo com as necessidades do momento.

Cargueiro Modular e Cidades no Mar

O cargueiro modular da imagem acima, zarpando de uma cidade no mar, consiste num navio com seces destacveis que podem ser rapidamente carregadas ou descarregadas. O nmero de seces varivel e depende da quantidade de carga que vai ser transportada. Na situao em que todos os mdulos se encontram ligados entre si, eles so movidos como uma unidade e, quando a mercadoria chega ao seu destino, os mdulos seleccionados podem ser destacados dessa unidade e rebocados para as respectivas docas. Apartamentos nas Cidades no Mar Atravs de janelas submarinas de grandes dimenses permitido aos ocupantes visualizarem as maravilhas deste ambiente peculiar com absoluto conforto. Mediante uma cadeira computorizada podem ainda comunicar com golfinhos e outras formas de vida marinha.

Cpulas Marinhas Flutuantes

Estas cpulas marinhas flutuantes, impossveis de afundar, so ideais para aqueles que preferem o ambiente nico da vida ao largo da costa ou em ilhas. Na eventualidade de serem atingidas por condies atmosfricas especialmente adversas, podem facilmente ser rebocadas para a costa e montadas em estruturas elevadas relativamente linha mdia das guas. Esto tambm equipadas com compartimentos retrcteis que podem cobrir e proteger o convs exterior. Painis Solares no Mar Nas cidades flutuantes ou nas plataformas o vento aproveitado por poderosas turbinas para produzir energia elctrica. Os painis solares, que complementam essas turbinas elicas, encontram-se na maioria dos conveses superiores, mas tambm podem ser encontrados em pleno mar.

Aquacultura Marinha

A aquacultura marinha, entendida como a produo planificada de colheitas marinhas de plantas, assim como as comunidades de piscicultura, so estruturas concebidas para albergar mais do que um tipo de vida marinha. Muitas destas comunidades mantm um equilbrio entre espcies atravs de relaes simbiticas, enquanto procuram, simultaneamente e tanto quanto possvel, manter as condies naturais de vida dessas espcies.

Dcimo Captulo Leis e Decises Decises Como se chega s decises numa sociedade ciberntica com a economia baseada nos recursos? Para responder a esta pergunta recorremos a computadores, que enviam continuamente informaes sobre o ambiente, e ao mtodo cientfico. Esses computadores teriam sensores elctricos localizados por todo o globo e em todas as reas dos complexos sociais estabelecidos. Por exemplo, esses sensores elctricos retiram informao de reas agrcolas onde sistemas computadorizados gerem e controlam as necessidades de produo como a gua, fertilizantes, insectos, pestes, doenas das plantas, etc. As decises so portanto tomadas automaticamente, pelas mquinas, em funo das necessidades especficas das culturas e com informao permanentemente actualizada. O resultado, aplicando este mesmo princpio a outros campos da vida diria, ser uma civilizao mais humana, com maior sentido de responsabilidade e que no baseia as suas decises nos caprichos, opinies ou desejos de um sector em particular ou at individual. Podemos tambm pensar neste conceito como um sistema nervoso autnomo e central. O corpo humano responde automaticamente a uma infeco. Se temos uma infeco num dedo do p no ocorre nenhuma reunio entre as clulas para informar o crebro sobre essa infeco, uma vez que o sistema nervoso direcciona automaticamente anti-corpos para a rea afectada de forma a combatla rapidamente. Esta resposta automtica do sistema nervoso em tudo semelhante ao funcionamento de uma economia baseada nos recursos como temos aqui apresentado. A pergunta que devemos formular : Que fim queremos que a cultura sirva?. medida que vai sendo ultrapassada a necessidade do dinheiro e a nova misso passa a ser fornecer bem-estar a todos, protegendo o ambiente, as respostas ficam disponveis rapidamente. O resultado ser ar e gua puros, terra arvel, alimentos nutritivos, transportes eficientes, uma educao relevante e continuamente actualizada, um bom sistema de sade, interaco social construtiva e cidades funcionando para servir estes fins e ainda mais. Tudo isto significa uma abordagem mais humana e prenhe de significado intrnseco para moldar uma sociedade que no se baseia simplesmente em opinies. Enquanto transitamos para um processo integralmente ciberntico de gerir os assuntos prticos da humanidade, novas tecnologias podem ser implementadas de forma a remover o erro humano. Essas mquinas fornecero informao em vez de opinies, reduzindo consideravelmente a influncia de ms avaliaes e

irracionalidade ou de componentes emocionais na forma como os assuntos so geridos. Deste modo as pessoas tero um cada vez menor papel nas decises a tomar e a sociedade pode assumir esforos para estabelecer a Inteligncia Artificial e as mquinas como o modo de gerir todos os recursos, servindo eficazmente o bem comum. Leis As leis, na melhor das hipteses, so tentativas de controlar uma populao e que apenas funcionam esporadicamente com grande despesa e empenho aturado. Outros mtodos comuns de controlo de comportamento so o patriotismo, a religio, a propaganda e o nacionalismo. Todas as leis feitas e aprovadas por homens so desenvolvidas para estabelecer e preservar a ordem. Mas essas leis nunca atingem as razes dos problemas e so continuamente violadas, at por aqueles que as fizeram. Quando as leis no tm correspondncia com a natureza do ambiente fsico a que respeitam, sero naturalmente violadas. Com tanta privao econmica e insegurana no mundo at as naes mais ricas, por mais leis que produzam, padecem do mesmo problema. Na actualidade, o que falha a forma como a sociedade se encontra estruturada. Iremos analisar estes conceitos mais tarde. A necessidade da existncia de leis resulta da orientao da sociedade para a escassez. Se um recurso abundante ningum se preocupa em control-lo e quando as necessidades da vida so abundantes no se mostra necessrio control-las. Numa sociedade baseada nos recursos a responsabilidade social no imposta pela fora, pela intimidao ou por promessas vs de cu e ameaas de inferno. A proteco do meio ambiente no se traduz numa questo de multas ou pesadas penas. As salvaguardas contra os abusos so projectadas no prprio ambiente. Um exemplo simples disto mesmo pode ser encontrado no desenho de cidades onde as pessoas tm acesso livre aos recursos sem a imposio de um preo. Isso elimina de imediato o roubo. Tais medidas no so uma questo de fazer aprovar e reforar leis para prevenir e punir os abusos. Ao contrrio, elas so meios para eliminar as falhas do projecto social e consequentemente eliminar a necessidade de existncia de muitas leis. Para eliminar os acidentes de trfego, uma cultura que deposite a sua confiana no mtodo cientfico no aprovaria uma lei que limitasse a velocidade a 70 Km/h. Ela redesenharia o sistema de transportes para que os acidentes no ocorressem, utilizando comboios automticos, monocarris, transferes (verticais, horizontais e radiais) e unidades individuais munidos de tantos sensores que tornassem os acidentes praticamente impossveis.

Uma sociedade preocupada com o ser humano erradica a necessidade de leis e proclamaes tornando todas as coisas acessveis a todos, independentemente da raa, cor ou crena religiosa. Quando os governos fazem leis as pessoas so levadas a acreditar que essas leis so feitas para proteger as suas vidas. Na verdade, as leis so sub-produtos e reveladoras da insuficincia. Se tentarmos controlar o comportamento humano aprovando leis ou assinando tratados sem alterar as condies fsicas responsveis por comportamentos considerados aberrantes, apenas estamos a remediar a situao sem nunca a resolver. Em vez de ficarmos dependentes de um sistema falhado de castigo e encarceramento depois do mal estar feito, devamos focar a nossa ateno nas inadequaes da sociedade actual. E estas inadequaes so coisas to simples como a pobreza, a m nutrio, a falta de habitao condigna, a falta de modelos idneos, uma educao falhada, desinteresse crescente das novas geraes no futuro da humanidade, violncia nos meios de comunicao, disfunes familiares e ausncia de uma viso positiva para a sociedade trabalhar como objectivo comum. Uma economia mundial baseada nos recursos fornece vastas mudanas no comportamento humano e nas relaes interpessoais sem a necessidade de leis. E consegue-o introduzindo um conjunto de valores relevantes para as necessidades de toda a gente. V todos os recursos e informao tcnica disponveis no mundo como a herana comum de toda a populao mundial. Este o imperativo unificador da humanidade em torno de um futuro vivel e verdadeiramente comum e, se aceite universalmente, poderia fazer o mundo testemunhar o fim da corrida ao armamento, das guerras, drogas, ganncia e de todos os problemas decorrentes da interminvel busca pelo dinheiro e poder. A sociedade tem de entender que tudo na natureza subserviente lei natural e que essa lei no pode ser violada sem srias consequncias para o indivduo ou para a prpria sociedade. A lei natural domina todos os sistemas vivos. Por exemplo, sem gua, sol ou nutrientes essenciais, as plantas e animais no conseguem sobreviver. A lei natural por isso inviolvel. De outro modo, uma pessoa que no receba a nutrio adequada no poder usufruir de bem-estar fsico e depressa adoecer e morrer. As Mesmas Leis Aplicam-se ao Comportamento Humano O comportamento humano nas suas vrias componentes encontra-se tambm sujeito s leis naturais e aco de foras externas: ele condicionado por inmeras variveis no nosso ambiente especfico e individual. Este princpio igualmente aplicvel ao comportamento considerado socialmente ofensivo, e frequentemente influenciado ora pelo nosso passado emprico, pela nutrio que usufrumos enquanto crianas ou por muitos outros factores ambientais interrelacionados.

Quando vemos um co a conduzir uma pessoa cega atravs de uma rua tendemos a pensar que se trata de um bom co. Mas quando observamos outro co a ladrar a um ciclista que passa j lhe chamamos um co mau. O co no bom nem mau, porque simplesmente um co pode ser treinado para ser feroz ou para ajudar as pessoas cegas. Ambos os ces podiam ser da mesma raa e inclusivamente da mesma ninhada, devendo-se a diferena de comportamento unicamente sua educao especfica. Vendo atravs de outro exemplo, podemos imaginar uma famlia da antiga Roma observando cristos a serem atirados s feras no circo romano. Algum da actualidade ficaria horrorizado com o espectculo e pensaria que aquela famlia deveria ter imensa dificuldade em dormir descansada aps presenciar tal acto, mas o mais provvel que essa famlia romana no tivesse qualquer tipo de remorso ou peso na conscincia, porque esse tipo de sacrifcio e derramamento de sangue era visto poca como desporto e os lees e cristos eram encarados com o mesmo desdm e desconsiderao. Podemos ainda imaginar um moderno piloto-aviador de caas, treinado para a guerra e ensinado a desrespeitar outras culturas e credos, a perder o sono aps ter abatido uma vintena de avies inimigos e destrudo vrias povoaes desabitadas. O mais provvel seria v-lo irradiar alegria por receber mais uma medalha e a decorar o seu avio com os smbolos dos seus inimigos abatidos. O piloto reflecte tanto a sua prpria cultura como a famlia romana a deles. Aquilo a que chamamos conscincia e moralidade no so conceitos emanados por uma entidade superior e colectiva, antes so determinados em larga medida pela geografia, a poca em que se vive e a educao individual. Quer se apercebam quer no, as pessoas so constantemente manipuladas no sistema monetrio atravs dos meios de informao de massas. As convices mais profundas das pessoas so influenciadas por livros, filmes, a televiso, as religies, os cidados tidos por modelos e pelo ambiente directo onde vivem. Mesmo as suas noes de bem e mal e os seus conceitos de moralidade fazem parte da sua herana cultural e experincias de vida. Este mtodo largamente implantado de controlo no requer o uso de fora fsica e to eficaz que nem sequer nos damos conta ou sentimos que estamos a ser manipulados. Os valores dominantes de qualquer sistema social raramente tm origem no povo, ou seja, no cidado comum. Ao invs disso, eles representam os pontos de vista do grupo de controlo dominante a que pertencem a igreja, o exrcito, os bancos, as corporaes, a elite do poder ou qualquer combinao destes ltimos. Estas entidades so quem determina as preocupaes e prioridades de uma sociedade, os tribunais, os impostos, etc, todos servindo os seus prprios interesses pessoais ou de grupo, para ser mais correcto, perpetuando a iluso de que os valores da sociedade so determinados desde baixo, ou seja, pelo cidado comum. Por outro lado, os governos aniquilam ou desviam a ateno de quem os possa verdadeiramente ameaar.

Com o entendimento cientfico de que o comportamento humano est sujeito s mesmas leis naturais que determinam outros processos, o sistema educativo da economia baseada nos recursos pode finalmente evoluir no sentido de ensinar processos e mtodos de anlise, em vez de insistir na mera memorizao de factos. O dilogo substitui o monlogo e a semntica do entendimento torna-se uma habilidade mental que pode em muito melhorar a comunicao humana e ajudar estudantes no acesso inteligente a informao de relevo. No se espera que, de repente, as pessoas passem a ser mais ticas ou melhores seres humanos, mas apenas que as condies responsveis por comportamentos hostis ou egocntricos deixem de existir. Se pretendemos que as crianas atinjam um relacionamento positivo e construtivo entre elas e se tornem membros contributivos para a sociedade, devemos conceber-lhes um ambiente que estimule a produo desse comportamento desejado. Por exemplo, quando vemos crianas interessadas em aprender como se monta um pequeno veculo a motor, o seu desenho deve reflectir a necessidade de ser manuseado por quatro crianas enquanto outra duas procedem montagem das rodas, tornando a cooperao entre elas um factor necessrio e simultaneamente benfico. A restante montagem do veculo deve partir de pressupostos semelhantes, sendo sempre necessria a ajuda e cooperao de todos para completar o veculo eficientemente e de forma a que os possa depois servir. Esta forma esclarecida e participada de educao ajuda os alunos a perceber as enormes vantagens da cooperao. Devem ainda ser includas outras preocupaes como a no obrigatoriedade dos exerccios ou evitar a sua monotonia, livrando-os igualmente de competio entre iguais na experincia da aprendizagem. Os estmulos podem tambm ser introduzidos, como por exemplo localizar uma oficina que todos gostem de utilizar no topo de uma colina situada no meio de um lago. Para l chegar as crianas devem utilizar um barco a remos e depois escalar a colina onde se situa a oficina. Este processo promove o exerccio fsico, mas tambm um sentido de realizao, o que ajuda na sua sade mental e estimula o incentivo. Um dos grandes factores de limitao nos sistemas humanos a nossa incapacidade de agarrar o significado das foras subjacentes do ambiente e que nos moldam o pensamento, os valores e finalmente o comportamento. Quando falamos de ambiente referimo-nos a todas as variveis com que interagimos e que constituem os contributos primordiais para a formao da nossa mentalidade.

Dcimo Primeiro Captulo

Estilos de Vida O Que Fazem as Pessoas? Desde as primeiras civilizaes humanas at aos dias de hoje a maior parte dos seres humanos foram forados a trabalhar para conseguirem sobreviver na sociedade. Muitas das nossas atitudes perante o trabalho derivam precisamente do excesso que representava o trabalho nesses tempos primordiais. No passado era imperioso que a populao transportasse a sua prpria gua at residncia para consumo dirio. Deviam tambm recolher e transportar a madeira essencial para aquecimento e cozinhar e preparar combustvel adequado para iluminao domstica. Teria sido muito difcil para eles imaginar uma poca em que a gua brotasse directamente nas suas casas com o rodar de uma torneira e, obter luz imediatamente pressionando um simples boto teria parecido algo do domnio da magia. As pessoas desses tempos antigos teriam j provavelmente imaginado o que poderiam fazer com o seu tempo livre se no tivessem de executar tarefas to demoradas, e por vezes pesadas, essenciais altura para manter e sustentar as suas vidas. Aliviando as Presses Humanas Seres humanos livres de dvidas, insegurana e medos tornam-se inevitavelmente pessoas mais amveis e amistosas. Se no existir mais ningum para vender o que quer que seja a quem quer que seja ou para privar algum de bens e dinheiro, as bases para prfida agresso e disputa humanas esto erradicadas. As pessoas deixaro de estar sobrecarregadas com enervantes preocupaes, que tanto tempo consomem nas suas vidas, como hipotecas, emprstimos, custos de cuidados mdicos, propinas da educao dos filhos, seguros de incndio, da casa e do automvel, recesses ou depresses econmicas, perder o emprego e, os impostos. Com a eliminao destes fardos permanentes impostos na vida do cidado comum e o desaparecimento das condies sociais que promovem a inveja, a ganncia e a competio desmesurada, as vidas das pessoas tm finalmente condies para se tornarem de longe mais significantes e com verdadeiro sentido humano. O objectivo deste novo projecto social encorajar um tambm novo sistema de incentivos que no esteja direccionado para os superficiais e egocntricos objectivos da acumulao de riqueza, propriedade e poder. Estes novos incentivos impulsionam as pessoas na direco da realizao pessoal e da criatividade, da eliminao da escassez, da proteco do ambiente e, acima de tudo, para a real preocupao com o seu semelhante humano. As pessoas teriam os meios e o

tempo necessrios para empreenderem o seu crescimento intelectual e espiritual e o ambiente propcio para se mentalizarem do que realmente significa ser humano numa sociedade inclusiva e que se preocupa com os demais. Ao invs de evolurem simplesmente para uma poca de puro lazer, as pessoas verdadeiramente inteligentes e empenhadas teriam no fundo pouco tempo livre, mesmo no tendo a obrigao de trabalhar para poder viver, ou sobreviver. A necessidade de melhores e mais eficientes maneiras de fazer as coisas permanente e isso levaria as pessoas a quererem participar na sociedade, observando como isso pode directamente beneficiar o seu modo de vida e dos seus semelhantes, medida que os processos so constantemente alterados e melhorados. No h aqui qualquer utopia. A prpria noo de utopia esttica. A sobrevivncia de qualquer sistema social depende em ltima instncia da sua capacidade de permitir a mudana que melhore a sociedade como um todo. Contudo, nos dias de hoje, a maior parte das pessoas no est ainda preparada para mudanas na sociedade, tanto do ponto de vista emocional como do intelectual. Uma vez livres dos fardos associados sobrevivncia as pessoas teriam tempo para dedicar aos seus interesses pessoais como prolongar e aumentar a sua educao que, uma vez disponvel para todos e sem custos monetrios associados, se poderia tornar num processo sem fim. As cidades do futuro seriam universidades vivas com a maior parte da populao a frequentar aulas em escolas e faculdades com a possibilidade de participar igualmente em outras actividades. Haveria aulas para interessados em teatro, fotografia, pintura, ballet, e todas as outras artes em centros artsticos dedicados msica, arte e ao teatro. Haveria a possibilidade de as pessoas se deslocarem a esses centros para trabalharem ou receberem ajuda com as suas novas invenes e criaes. Novos horizontes se abririam para pessoas que nem sequer ousavam sonhar com essas possibilidades no passado devido a falta de tempo ou dinheiro. Chega a ser doloroso imaginar uma vida de ilimitadas possibilidades para aqueles que tm um poder de compra actual muito limitado. Hoje temos muitos barcos atracados nas docas mas so raramente utilizados pela grande maioria das pessoas por causa do seu preo proibitivo para a maioria da populao. Nesta nova sociedade haveria barcos em nmero mais do que suficientes para uso livre de todos. Poderia tambm crescer exponencialmente o nmero de pessoas a aprender a pilotar avies devido sua disponibilidade tcnica e pedaggica. A estes exemplos podemos juntar um sem nmero de hobbies que estariam disponveis para usufruto de todos em qualquer altura e nvel de aprendizagem. Imagina um mundo aberto explorao de todos, com muitas pessoas viajando por esse mundo fora, ajudando em reas menos desenvolvidas no sentido de as trazer para os mais altos padres de vida possveis e no mais curto espao de tempo. Um mundo onde no haveria pedintes implorando algumas moedas para sobreviver e onde no haveria limites monetrios para empreender pesquisas

cientficas e mdicas. Alm disso, sabido que os programas de pesquisa no campo mdico so mais bem sucedidos quando as pessoas podem participar e aprender com eles. Este tipo de processo seria aplicado de forma semelhante em todas as outras reas da sociedade permitindo resultados igualmente proveitosos. Ao invs da especializao em determinado campo do conhecimento, parece mais razovel que a maioria das pessoas se tornasse mais generalista, aprendendo mais sobre diferentes disciplinas e sobre a forma com elas se relacionam entre si. Deste modo estariam tambm mais aptas a participar no desenvolvimento de ideias novas em mais reas da sociedade e at da cincia. Haveria tanta expanso do conhecimento e explorao experimental em todas as reas que deixaria de ser necessria a preocupao sobre quem decide que experincias devem ser levadas a cabo ou no. Cada novo projecto seria submetido a explorao, testes e avaliaes e aqueles que se afirmassem como vlidos seriam de facto construdos ou executados. As pessoas tirariam grandes vantagens das oportunidades de aprender como comunicar melhor com os outros e resolver as suas diferenas sem recurso violncia e, na mesma linha de actuao, ser-lhes-iam fornecidas ferramentas para resoluo de problemas que lhes permitiriam depois participar numa vasta variedade de campos do conhecimento e respectivas exploraes empricas. A noo de entrega total ao cio ou reforma aps uma vida de trabalho tornar-seia obsoleta, uma vez que as pessoas disporiam de tantas opes de ocupao do seu tempo que, pela primeira vez nas suas vidas, poderiam perceber o que realmente significa ser membro de uma sociedade global sem que tenham precisamente tempo para fazer tudo o que se encontra sua disposio e que gostariam de experimentar. Sem o desperdcio de tempo, recursos, vidas e energia consumida pelas guerras e pela preparao para essas guerras, as nossas energias poderiam ser canalizadas em direco a empreendimentos verdadeiramente construtivos e benficos para todos. A sociedade seria capaz de dedicar muito mais tempo e recursos a controlar variveis imprevisveis como tsunamis, tremores de terra, furaces e outros desastres naturais que ameaam as nossas vidas. Isto no significa perfeio. H sempre desafios e problemas no resolvidos, mas inquestionvel que haveria um grande melhoramento nos estilos de vida e a sociedade global poderia atingir os mais altos padres de vida possveis para a sua poca, tanto materialmente como espiritualmente. Como so Distribudos Equitativamente os Recursos No mundo de amanh a distribuio de bens e servios pode ser conseguida sem o uso de dinheiro ou passes de transporte atravs de grandes centros de distribuio. Estes centros funcionariam de modo similar a feiras de exposio onde as vantagens dos produtos novos so explicadas e demonstradas. Esses

centros de exposio exibiriam o que h de novo e disponvel, indicando a sua quantidade e sendo constantemente actualizados. Em todas as comunidades espalhadas pelo globo haveria monitores tridimensionais instalados em cada lar. Caso se pretenda determinado artigo, um pedido ser emitido e o artigo ser entregue automaticamente em nossa casa sem um preo tabelado a pagar, servido associada ou dvida de qualquer espcie. Este sistema poderia incluir tudo o que a populao necessitasse em termos de utenslios para a casa, vesturio, educao, cuidados de sade, entretenimento, etc. As matrias-primas destinadas produo dos artigos podem ser transportadas directamente para as instalaes de fabrico atravs de sequncias automatizadas de transporte utilizando barcos, mono carris, comboios de levitao magntica, condutas e tubos pneumticos. Um sistema de inventrio automatizado integraria por seu turno todos os centros de distribuio e instalaes de fabrico, coordenando a produo para ir de encontro encomenda efectuada. Desta forma pode ser mantida uma economia equilibrada e baseada nas reais necessidades de produo. As faltas, excessos de produo e desperdcios so assim eliminados neste sistema. Se algum visitar por exemplo o Parque Natural de Yellowstone, actualmente localizado nos Estados Unidos da Amrica, pode simplesmente encomendar uma cmara de vdeo ou de fotografar, us-la (mesmo que para isso necessite de assistir a aulas para aprender a usar a mquina ou tcnicas de fotografia, ambas pagas na actual sociedade) e depois simplesmente devolv-la a outro centro de distribuio, eliminando a necessidade de arrumao e a manuteno. O mesmo se passa com uma biblioteca pblica mas mais convidativo e com mais potencial informativo. Existem tantas actividades e reas de interesse possveis nos centros de artes e cincias que as pessoas podem vaguear por eles at que se decidam qual se relaciona mais adequadamente com aquilo que procuram. Neste futuro ciberntico um casal pode visitar um centro de projecto arquitectnico onde se senta frente a um monitor hemisfrico de aproximadamente dois metros de dimetro, descrever o tipo de casa que pretende e os pormenores que gostaria de ver presentes e, em pouco tempo, ter uma projeco tridimensional do objecto pretendido no centro desse hemisfrio. Essa imagem pode ser lentamente rodada para apresentar uma viso completa tanto do interior como do exterior. Caso solicitem alguma alterao a imagem tridimensional rapidamente alterada de acordo com essa vontade. Uma vez terminada a encomenda o computador apresenta vrias alternativas possveis que podem ser visitadas virtualmente e novamente modificadas de acordo com a vontade dos interessados. Quando se atinge o projecto final os procedimentos de construo so iniciados, seleccionando o computador os materiais em funo da eficincia e da durabilidade. Nenhuma da arquitectura produzida tem carcter permanente, podendo ser modificada e actualizada a pedido dos seus ocupantes. A isto se chama uma real escolha individual.

Num sistema monetrio a maior parte da populao vive perto da sua rea de trabalho com uma casa, um carro e um estilo de vida que no pode pagar (ou que pelo menos frequentemente tem muita dificuldade em pagar), em vez de viver numa zona de que realmente goste. A sua liberdade de escolha fica assim limitada ao seu poder de compra. Por outro lado, muitas pessoas ricas escolhem o local para viver com base apenas no preo dos terrenos e com o nico intuito de poderem impressionar os demais com o seu status. A economia baseada nos recursos altera a funo residencial de smbolo de status ou abrigo bsico para uma reflexo sobre a individualidade e os interesses pessoais de cada um. Assuntos Familiares Apesar das novas tecnologias nos parecerem fantsticas, podemos facilmente compreender que os mais profundos efeitos no se repercutem nessas tecnologias mas sim nos nossos estilos de vida. Na maior parte dos casos e no sistema social actual necessrio que ambos os membros de um casal trabalhem para que consigam sustentar o seu estilo de vida. A economia monetria mina por isso a coeso familiar e os cuidados prestados s crianas porque os pais no dispem da quantidade de tempo adequado para dedicar aos seus filhos e so constantemente importunados por uma crescente onda de contas para pagar que vo desde despesas mdicas, seguros de vida, despesas de educao, at ao custo de vida mais bsico como so os alimentos, a energia e a gua para consumo domstico. precisamente nesta rea que surge um dos mais profundos benefcios da nossa nova civilizao. Jornadas de trabalho mais curtas bastam para que os membros de uma famlia possam dedicar mais tempo uns aos outros e a si prprios, permitindo enfoque nas reas de interesse pessoal. O livre acesso a bens e servios transforma os lares em locais mais aprazveis e a abolio das obrigaes econmicas para com os bancos e o Estado reduz a agitao familiar. Esta nova sociedade concebida de modo a que as pessoas possam escolher os seus prprios interesses, desenvolvendo potenciais eventualmente escondidos e perseguindo os seus sonhos sem qualquer interveno do governo ou restrio financeira. Concluso Os conflitos existentes hoje com os nossos semelhantes humanos decorrem essencialmente de diferenas de valores e do limitado acesso s necessidades bsicas da vida. Se conseguirmos atingir uma civilizao futura mais s os conflitos centrar-se-o em resolver problemas comuns a todos os humanos do planeta. Numa cultura vibrante e emergente, ao invs de termos conflitos entre naes teremos de resolver desafios relacionados com a crescente escassez de alimentos, a reparao de ecossistemas gravemente afectados, a produo de tecnologias inovadoras e limpas, o aumento do rendimento agrcola, a melhoria

das comunicaes interpessoais e entre naes, a partilha desprovida de lucro de tecnologias e a meta de viver uma vida com mais significado real. As pessoas devem ser livres de perseguir quaisquer empreendimentos que achem construtivos para a sociedade sem presses econmicas, constrangimentos e impostos que so inerentes ao actual sistema monetrio. E por empreendimentos construtivos queremos dizer qualquer projecto que melhore a vida dos indivduos e do colectivo. Com estas grandes alteraes as pessoas podero viver mais tempo, com mais sade e com um sentido de vida mais livre e mais adequado s aspiraes de cada um. A medida do sucesso passaria a ser a realizao pessoal de cada indivduo em prol da comunidade, em vez da acumulao desmesurada de riqueza, propriedade privada e poder pessoal. medida que melhoramos a vida dos outros, protegemos o nosso meio ambiente e trabalhamos no sentido de proporcionar abundncia, todas as nossas vidas podem sair enriquecidas e mais seguras. Se estes valores fossem colocados em prtica permitiriam a todos ns atingir um muito mais alto nvel de vida num relativamente pequeno perodo de tempo, podendo e devendo depois ser continuamente melhorado para as geraes vindouras. Quando a educao e os recursos do planeta estiverem disponveis para todos sem um preo associado a pagar no existir limite para o potencial humano. Para obter mais informao, livros e vdeos produzidos por Jacque Fresco deve visitar o seguinte site e respectiva loja on line: www.TheVenusProject.com Jacque Fresco The Venus Project, Inc 21 Valley Lane Venus FL 33960 USA Telefone: 863-465-0321 Fax: 863-465-1928 fresco@TheVenusProject.com meadows@TheVenusProject.com

Traduzido para portugus de Portugal por Vermelho: vermelhoemprivado@gmail.com

Вам также может понравиться