Вы находитесь на странице: 1из 7

CARNAVAL: FESTA POPULAR, DIVERSO QUE EXPE AO RISCO DA PRTICA DE CRIMES CONTRA A PESSOA, O PATRIMNIO, E OS RELACIONADOS S DROGAS ILCITAS.

Valtair Luiz da Silva*

RESUMO: Este estudo visa demonstrar o contedo de uma palestra a ser realizada na escola ABC - Abelhinha Centro Educacional. Havendo sido solicitada pela diretoria do estabelecimento, ao comandante do Sexto Peloto da Nona Companhia Independente da Polcia Militar, Tupaciguara-MG; e em atendimento a tal, foi designado o policial militar Valtair Luiz da Silva. Com a finalidade de orientar e conscientizar aos alunos sobre os crimes aos quais esto sujeitos os folies, pela maior incidncia de ocorrncias em tal perodo; propiciado pela aglomerao de pessoas nesta cidade, atrados pelo evento carnavalesco de grande porte que aqui se realizar nos dias vindouros a esta data. Atribuindo a cada um a sua parcela de responsabilidade pela prpria segurana, e para com a segurana do outro, no cumprimento s leis que regem a promoo e participao em eventos dessa natureza. Manter conduta que amenize o favorecimento do ambiente e a potencialidade das vtimas, diante da pr-disposio dos marginais para a prtica de crimes contra pessoa, contra o patrimnio, bem como os que atentam contra a integral proteo do menor e os diversos crimes relacionados ao uso de drogas ilcitas.

PALAVRAS CHAVES: 1. Palestra; 2. Carnaval; 3. Diverso; 4. Folies; 5. Excessos; 6. Crimes.

1. INTRODUO O tema adotado visa uniformizar o assunto no meio discente da escola ABC e, tornar o aluno um multiplicador desse entendimento, para que tais comemoraes de manifestaes culturais no sirvam de instrumento m inteno de indivduos com tendncias criminosas, que se aproveitam do estabelecimento de ambiente favorvel para intentar suas aes delinqentes. Orientar e desenvolver um esprito de comemorao sadia na mente das crianas e adolescentes da citada instituio de ensino, como forma de preveno, segundo o entendimento: SANTOS, CRISTIANE ANDREOTTI. Revitimizao de adolescentes em conflito com a lei e enfraquecimento da democracia < http/www.promenino.org.br/Portals/0/.../Artigo-Cris%5B1%5D.doc>. Acesso em: 01/02/2010. Educao um dos ndices mais importantes para se constatar a situao em que se encontra uma populao. Do qual se vale o rgo policial em afinco, para promover uma boa aceitao acerca da presena do Estado no cotidiano das pessoas e, viabilizar o exerccio das atribuies constitucionais que lhe so afetas, de polcia ostensiva, para a preservao da ordem e garantia dos direitos.

*Policial Militar Bacharel em Direito pela Faculdade Pitgoras Unidade Uberlndia-MG; Graduado em Gesto em Segurana Pblica e Empresarial UNITRI. E-mail: valtairdireito@globomail.com

A festa de carnaval em Tupaciguara-MG, realizada na Praa Joo de Barros Ferreira, principal praa da cidade, localizada bem ao centro. No local montado um grande palanque, e quase toda a praa enfeitada e coberta com tendas. Tem atrado cada vez mais pessoas ao longo dos ltimos anos, o que alavanca o faturamento do comrcio, divulga o nome da cidade atraindo investimentos e valorizando as propriedades imveis. Disponvel em: < http://www.carnavaltupaciguara.com.br/Eventos.htm> Acesso em: 01/02/2010, De 12 a 16 de fevereiro, Tupaciguara transforma-se no ponto alto da galera mais animada da regio. O melhor Carnaval do Tringulo Mineiro tem Segurana, gente bonita e muita folia! Durante os cinco dias em que so realizados os festejos, a cidade muda sua rotina de interior num mesclado de culturas de diversas cidades das quais so originrios dos folies. a mais expressiva forma de entretenimento desenvolvida aqui, e que permite a participao de toda a famlia, desde crianas at avs. Em meio a esse esprito popular preciso destacar a atuao da administrao pblica municipal, que por meio de sua comisso de organizao do evento, promove parcerias, e garante o acesso dos cidados aos vrios seguimentos envolvidos no sistema de defesa social; ressalta-se a atuao do Poder Judicirio, e do Ministrio Pblico que intervm na organizao promovendo ajustamento de conduta dos promotores do evento; a segurana pblica, em face da atuao da polcia militar no seu carter ostensivo; a atuao investigativa de polcia judiciria da Polcia Civil; bem como da unidade de sade e pronto atendimento instalada no local de realizao do evento.

2. FUNDAMENTAO Sabe-se que os festejos de carnaval remontam da antiguidade, antes eram profanaes comemorativas pela fertilidade do solo, por gregos e romanos; posteriormente adotada pela igreja, como festa religiosa, a fim de desvirtu-la de seu carter original, valendo-se da influncia religiosa do clero, orientada a uma tendncia de controle social. No Brasil comeou os festejos inicialmente na regio nordeste, como forma de introduo da cultura europia, onde por l j se comemorava o carnaval, com o esprito voltado para idias de liberdade e expresso corporal. Embalados pelo desenrolar do evento histrico que se denominou descobrimento, e onde at hoje, na regio nordestina, predomina a maior incidncia de comemoraes e concentrao de festas relacionadas ao ritmo carnavalesco. Na cidade do Rio de Janeiro, foi que os festejos de carnaval tomaram maior proporo, talvez pela

maior concentrao de renda, topografia, praias e paisagens. Cidade na qual hoje, os desfiles de carnaval atraem turistas do mundo inteiro, e movimentam milhes de reais. Na cidade de Tupaciguara-MG, as comemoraes de carnaval expandiram-se h cerca de dez anos. Momento a partir do qual foram ficando para atrs as festas dos clubes, que relembravam as antigas marchinhas; e gradativamente ao longo de tal perodo, tomou proporo o evento que hoje atrai pessoas de toda a regio. Possivelmente tenham sido atrados pela forma como aqui se realizam o os shows em praa pblica, utilizao de sons veiculares, improviso de pequenos blocos de desfile, e cultura simples que ainda preserva de cidade interiorana. Por outro lado, h que se ressaltar que pela sua natureza, tal evento vem se destacando pelo grande consumo de lcool por parte das pessoas, at mesmo os menores de idade, sendo isto o que mais acarreta cautela. s vezes propiciando o acesso desses, s drogas ilcitas, e a prtica prematura e inconseqente de atividades sexuais. As msicas que embalavam esse ritmo foram trocadas por outras tendncias atuais que divulgam e promovem a sexualidade e, no raras vezes simulam comportamentos condizentes com o de pessoas que vagam pelo mundo das drogas. Tendncias que deturpam a nossa cultura e corrompem o carter das pessoas. Os meios de comunicao transcendem distncias, e por mais que sejam as cidades do interior de pequeno porte, gradativamente sofrem a influncia dos aglomerados maiores, onde os problemas sociais assolam indivduos ainda em sua faze prematura, quando no tem discernimento do que lhe ser melhor para viver.

3. ANLISES E DISCUSSES Tem-se presenciado nos eventos anteriores ocorridos na cidade de Tupaciguara, que as crianas perdem-se facilmente de seus pais no meio da multido. So freqentes as ocorrncias de agresses mtuas, na maioria das vezes provocadas por motivos fteis, como sentimentos passionais, ingesto imoderada de bebida alcolica ou de drogas ilcitas, que levam o folio a cometer excessos ofendendo aos outros e ocasionando as brigas. Tambm tem sido comum o ajuntamento de adolescentes, que em conseqncia da assuno da identidade do grupo sob o pronome ns, envolvidos pela sensao de poder, seus componentes alienam-se da idia de diverso e, no respeitam o outro que compartilha do mesmo espao. E no raras vezes, tais grupos se deslocam de um lado para outro, com o prprio propsito de provar seus vigores fsicos, atravs de agresses a outros em separado, ou a turmas rivais.

Tratando-se de evento aberto ao pblico, constatamos a participao comum de todas as classes sociais, inclusive de pessoas evolvidas com a prtica de crimes como furtos, roubos e trfico de entorpecentes. Da o contraste de circunstncias, quais sejam, o direito de todos a participarem, coexistindo num mesmo momento a diverso e a exposio de bens de uns ao oportunismo e ambio de outros. Assim sob o olhar natural e despercebido, o mesmo indivduo que se diverte tambm briga, furta, rouba e trafica.

4. CONCLUSO Assim, diante do exposto, podemos afirmar que no devemos proibir festas ou desfile, apresentaes e outras formas de diverso e entretenimento de participao popular, nas quais se manifestam as condutas naturais das pessoas, frutos de uma contemporaneidade das interaes humanas e sociais. Nem se deve basear nas formas de distores de comportamentos individuais, tendentes a marginalidade, que so constatadas de maneira mais sinttica por ocasio da festa de carnaval aqui realizada. Assim deve-se no tom-las como conseqncias do evento, uma vez que, mais especificamente se tratam de falhas no nortear dessas co-relaes, desde a origem da formao desses indivduos no contexto social em que vivemos. Portando esperamos, com esta forma de conscientizao, promover o entendimento acerca da responsabilidade social, e devido cumprimento s leis. Atravs do qual, conduziremos melhor as vrias circunstncias possveis de ocorrerem durante a festa, e que ao final, constatemos que caso convivamos com a marginalidade, no fruto das promoes da nossa diverso, cultura e lazer. E se cada um de ns contribuirmos com uma parcela de responsabilidade, bem como dos adultos para com as nossas crianas e adolescentes, certamente seremos beneficiados com as melhores condies do ambiente ao qual desfrutamos.

REFERNCIAS SEDS. BOLETIM DE INFORMAES CRIMINAIS DE MINASGERAIS, JANEIRO A MARO DE 2009, ANO 6. Disponvel em:

<http://www.seds.mg.gov.br/images/seds_docs/editaisl/bic12_janmar_2009pdf>. Acesso em: 01/02/2010. Copyright 2004 Sua Pesquisa. Carnaval e Histria do Carnaval: Festas carnavalescas, carnaval, escolas de samba, histria do carnaval, origens, escolas de samba vencedoras dos ltimos carnavais no Rio de Janeiro e em So Paulo. Disponvel em: <http://www.suapesquisa.com/carnaval> Acesso em: 01/02/2010. CARNAVAL TUPACIGUARA. Disponvel em: <http://www.carnavaltupaciguara.com.br/index.htm > Acesso em: 01/02/2010. CHAUI, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Perseu Abramo, 2.000. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. SoPaulo: Atlas, 1991. 270 p. POLCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: Misso Institucional. Disponvel em: <https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portalpm/conteudo.action? conteudo=11&tipoConteudo=itemMenu>. Acesso em: 01/02/2010.

ABSTRACT: This study aims to demonstrate the contents of a lecture to be held in school ABC - Beehive Educational Center. Having been requested by the board of the establishment, the commander of the Sixth Squad Independent Company of the Ninth Military Police, Tupaciguara-MG, and in response to this, he was appointed military officers Valtair Luiz da Silva. In order to guide and educate students about the crimes which are subject to the revelers, the higher incidence of events in this period, brought about by the agglomeration of people in

this town, the event attracted large carnival which will be held here in the coming days this date. Assigning to each its share of responsibility for their own safety and the safety of others, in compliance to the laws governing the promotion and participation in such events. Maintain conduct that decreases the favor of the environment and potential victims, given the predisposition of marginals for delict against people, against property, as well as detrimental to the full protection of the child and the various crime-related illicit drugs.

KEY WORDS: 1. Lecture 2. Carnival 3. Fun 4. Revelers 5. Excess 6. Delict.

Вам также может понравиться