Вы находитесь на странице: 1из 28

MOTOwi4 Fixa Guia de Planejamento do Sistema Canopy Ponto a Multiponto (PMP)

OBJETIVO.
O propsito deste documento oferecer aos clientes do Sistema Canopy da Motorola a informao necessria para planejar eficazmente uma rede sem fio. O presente documento foi preparado para uso geral. Determinadas sees ou pargrafos podem ser extrados para serem aplicados em situaes especficas de clientes e incorpor-los aos materiais de vendas adicionais. Este documento no deve ser utilizado para contratos ou propostas em lugar de um documento oficial do cliente da Motorola. Toda a informao est sujeita a alteraes.

Guia de planificacin del sistema Canopy 2008- Edicin 1 Enero de 2008

Solues de Banda Larga Sem Fio MOTOwi4


O portflio MOTOwi4 de solues de banda larga sem fio combina velocidade e cobertura para ajudar as operadoras a captar os clientes ainda mais exigentes, tanto na atualidade como no futuro. Os usurios da rede desejam compartilhar informaes em forma de dados, voz e imagens de vdeo. O portflio MOTOwi4 permite s operadoras de redes prover conectividade rentvel e confivel. As solues MOTOwi4 oferecem uma gama de opes flexveis, rentveis e que podem ser combinadas e ajustadas para se adaptar rede e ao modelo de negcios: WiMAX, Fixa, Metro WiFi e solues mesh e Banda Larga por Linha Eltrica (BPL, por suas siglas em ingls).

Solues MOTOwi4 Fixa


O portflio wi4 Fixa combina solues ponto a ponto e ponto a multiponto para prover conectividade rentvel, confivel e segura para milhares de redes em mais de 150 pases na atualidade. As solues wi4 Fixa, que oferecem servio a uma ampla gama de espectros licenciados e nolicenciados (com solues para freqncias entre 900 MHz at 5GHz), foram desenvolvidas incluso para os exteriores mais exigentes a fim de prover servios de alta velocidade de voz, dados e acesso.

Sistema Canopy da Motorola.


O sistema Canopy, a inovadora soluo de banda larga sem fio da Motorola, a tecnologia ideal para oferecer tecnologias de alta demanda tais como acesso Internet de banda larga, VoIP, servios de vdeo, vigilncia e segurana e conectividade E1/T1. A tecnologia da banda larga sem fio Canopy combina uma comprovada eficcia em campo com uma performance, segurana, facilidade de uso e custo excepcionais. Reduz consideravelmente o tempo de design e implementao de redes novas de banda larga comerciais e corporativas. Alm disso, integra-se facilmente e de maneira transparente aos sistemas de redes existentes e s ferramentas de gerenciamento, fazendo que a extenso e ampliao de um servio existente vire uma operao simples e acessvel. A plataforma Canopy oferece um dos custos totais de propriedade mais baixos do setor, e capaz de proporcionar um excelente retorno sobre o investimento em apenas seis ou doze meses. O sistema Canopy se afiana em base aos mais de 75 anos de expertise, experincia e liderana que a Motorola possui no campo dos rdios. A dedicao da Motorola em criar e manter relacionamentos de confiana a longo prazo implica que os usurios da plataforma Canopy tm garantido um elevado nvel de respaldo a nvel mundial, ao passo que suas redes vo crescendo com o correr dos anos.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

O sistema Canopy da Motorola uma complexa soluo de Acesso a Banda Larga Sem Fio (BWA, por suas siglas em ingls) para estender a rede existente com o objetivo de proporcionar servios de banda larga a novos usurios. O sistema conta com uma conexo sem fio Ethernet que pode ser utilizada para transportar voz, vdeo e dados em formatos canalizados ou no canalizados. Com uma ampla gama de Mdulos Backhaul (mdulo PTP), Pontos de Acesso (AP, por suas siglas em ingls) e Assinantes (SM, por suas siglas em ingls), o sistema pode ser configurado para satisfazer as necessidades atuais e futuras dos usurios comerciais e residenciais das redes. Na ltima pgina do presente documento se incluem fontes de informao adicionais.

Benefcios do Sistema Canopy


As operadoras de telecomunicaes podem aumentar sua base de clientes e lucros ao estender a rede e atingir novos assinantes comerciais e residenciais que esto fora do alcance da banda larga sem fio. ! Complementa a rede de banda larga existente para chegar a clientes em novos territrios, seja os que se encontrem adjacentes rede ou em uma regio completamente nova. ! Oferece servios de banda larga sem fio aos assinantes que atualmente utilizam a conexo telefnica; alternativa para outros equipamentos tais como DSL ou cabo. ! A geografia da rede pode ser estendida a reas novas e marginadas. ! Banda larga de rpida implementao e baseada em valor. As empresas podem estabelecer enlaces rentveis com campi ou com sucursais remotas a uma frao do custo de contratar linhas ou implementar sistemas de banda larga sem fio. ! Rpido acesso a informaes comerciais entre sucursais. ! Rentvel; substancialmente menor ao custo das alternativas com linhas adquiridas sem tarifas mensais ! Infra-estrutura sem fio para conectar a rede de rea local sem fio (WLAN) em interiores, criando uma rede IP completamente sem fio que conecta o interior com o exterior. As Operadoras de Redes Governamentais podem estabelecer enlaces rentveis para a segurana pblica, o servio pblico e o acesso pblico. ! Implementao rpida de vigilncia por circuito fechado e conectividade de dados para a segurana pblica. ! Criao de uma rede rentvel de dados para obras pblicas. ! Criao de infra-estrutura para o acesso pblico de toda a comunidade.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Aplicaes
O sistema Canopy proporciona uma conexo de banda larga sem fio para o trfego IP. Os mdulos Canopy podem ser utilizados para completar redes sem fio do tipo DSL, Cabo, Fibra ou outras ou configuraes independentes.
Transferncia de Dados A plataforma Canopy oferece uma poderosa

tecnologia de rdio para as aplicaes de comunicao corporativas, fazendo com que a implementao e fornecimento de acesso a banda larga sem fio de baixo custo seja mais rpido e fcil do que nunca. Proporciona a performance, versatilidade, facilidade de uso e acessibilidade que permitem aos ambientes empresariais inclusive os corporativos, municipais, servios de sade e educacionais, dentre outros melhorar a comunicao, a produtividade e o retorno sobre o investimento (ROI, por suas siglas em ingls).
Vdeo A vigilncia por circuito fechado baseada em IP est revolucionando a maneira

em que as organizaes, os municpios e as instituies protegem seus ativos, seus empregados e seus ativos de propriedade exclusiva. A comprovada tecnologia sem fio Canopy ajuda as operadoras de redes e os seus clientes a se unirem a tal revoluo. Em comparao com os sistemas anlogos ou hbridos, as solues baseadas em IP oferecem uma grande quantidade de vantagens cruciais, incluindo: Percepo situacional e resposta em tempo real Monitoramento e acessibilidade remotos Implementao mais rpida e de menor custo Aproveitamento das redes existentes Maximizao dos benefcios das cmeras e software inteligentes Retorno sobre o investimento otimizado Criptografia de imagem digital para fins de segurana Voz Os mdulos Canopy podem ser utilizados para transportar servios de Voz sobre IP (VoIP, por suas siglas em ingls) como uma extenso PBX quando os telefones IP e os hubs tpicos so utilizados nas instalaes do cliente.

Principais Atributos do Sistema Canopy


No atual mercado congestionado das comunicaes de banda larga, nenhum sistema pode igualar a combinao de tecnologia avanada, configurao simplificada, implantao rpida e excelente economia da plataforma Canopy da Motorola. O sistema permite aos ISP se diferenciar, criar uma vantagem competitiva e atrair e satisfazer as exigncias dos clientes, sejam individuais ou empresariais, ainda em reas de difcil alcance.
Design de Rede Simples

Os protocolos inteligentes do sistema Canopy otimizam a implantao e as operaes. Possui um design de rede simples que permite complementar a rede existente e ser instalado com muita facilidade. O equipamento intuitivo e eficiente, possui instalao incorporada e assistncia de implantao, agilizando sua disposio e funcionamento... no geral, em questo de horas ou dias, em lugar de semanas ou meses.
Performance Superior

A soluo Canopy proporciona uma performance superior usando um esquema de modulao que melhora a qualidade da transmisso de dados e mitiga as interferncias de outros sistemas. Os sinais sem fio do sistema so muito efetivos na penetrao de obstculos e evitando obstrues, fazendo-a eficaz tanto em ambientes urbanos densos quanto em zonas suburbanas ou rurais. A plataforma proporciona acesso de ltima milha (last mile) com uma grande variedade de opes do espectro, garantindo uma performance excepcional, sem importar qual o melhor espectro para a performance da rede.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Segurana Excepcional A plataforma tambm oferece segurana com criptografia DES (Padro de Criptografia de Dados) por ar e tambm est disponvel com funcionalidades AES (Padro Avanado de Criptografia) que proporciona uma criptografia de 128 bits, garantindo uma transmisso de dados segura e uma confiabilidade excepcional. Velocidade Incrvel As velocidades de carga e descarga da plataforma Canopy so to ou ainda mais rpidas do que as de praticamente qualquer outro servio de comunicao disponvel hoje em dia. O sistema ponto a multiponto de Canopy oferece aos usurios das redes velocidades desde 512 Kbps at 21 Mbps (em total), e as pontes ponto a ponto da Motorola proporcionam velocidades desde 7,5 at 300 Mbps (em total). As velocidades de carga e descarga se encontram afetadas por diversos fatores, de modo que as velocidades reais podem variar, mas o potencial para oferecer uma experincia de banda larga incrvel intrnseco no sistema Canopy da Motorola. Tolerncia Interferncia Graas a sua sincronizao de sinal nico, o sistema Canopy oferece um alto nvel de tolerncia auto-interferncia. O sistema Canopy prov um servio confivel ainda quando os AP esto localizados muito perto entre eles. Escalabilidade A escalabilidade do sistema Canopy permite o crescimento da rede, permitindo que o rendimento continue sendo constante medida que novos assinantes so adicionados rede. Retorno sobre o Investimento Os baixos custos de infra-estrutura e a conectividade sem fio de ltima milha garantem o retorno sobre o investimento em questo de meses. A Motorola prove, com orgulho, estudos de casos pormenorizados de clientes que implementaram com sucesso o sistema Canopy em uma variedade de aplicaes. Opes Flexveis de Configurao O sistema Canopy oferece opes de configurao que cumprem e superam as expectativas dos provedores e seus clientes. A plataforma pode ser configurada como um sistema ponto a multiponto de site nico que suporte assinantes em distncias de at 15 milhas (24 quilmetros). A srie ponto a ponto de pontes Ethernet sem fio da Motorola aumenta o alcance de transmisso at 124 milhas (200 quilmetros). Alm do mais, o sistema inclui interfaces que lhe permite se integrar facilmente com ferramentas de gerenciamento de redes e sistemas de faturamento padro, bem como funcionalidades de diagnstico necessrias para monitorar a rede em forma remota.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

As solues Canopy so utilizadas em bandas no-licenciadas e esses produtos foram desenvolvidos desde um comeo para otimizar a tolerncia interferncia. Graas sincronizao GPS, proporciona uma performance superior em reas onde h presena de rudo no espectro. Essas solues podem ser implementadas como uma rede de acesso, o como uma camada de injeo de capacidade para outras solues de ltima milha. As solues Canopy so comprovadamente confiveis, rentveis e de propriedade exclusiva. At agora, essas solues compreendem a maior implantao de mdulos MOTOwi4.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Ponto de Acesso e Mdulo Assinante O Mdulo Ponto de Acesso (AP) distribui servios de rede ou de Internet em uma rea de 60 para at 200 assinantes. O AP pode ser configurado atravs uma interface Web. O Mdulo Assinante (SM) um Equipamento Instalado no Cliente (CPE, por suas siglas em ingls) que estende os servios de redes ou de Internet mediante a comunicao com um AP. O SM pode ser configurado desde uma interface Web. Os Pontos de Acesso esto disponveis em uma ampla gama de freqncias, desde 900 MHz at 5.9 GHz. Esses mdulos esto disponveis com antenas integradas para facilitar sua instalao ou esto disponveis em verses conectorizadas a fim de permitir s operadoras de redes configurar suas redes para cumprir com requisitos especficos. Os AP Cluster de AP Canopy tambm esto disponveis com opes de maior performance para proporcionar maior throughput e conectividade NLOS. Os Mdulos de Assinante so Equipamentos nas Instalaes do Assinante. Esses mdulos so de fcil instalao e podem prover conectividade para um nico dispositivo ou uma rede WLAN de recebimento de dados. Os SM esto disponveis em uma ampla gama de freqncias, desde 900 MHz at 5.9 GHz. Esses mdulos esto disponveis com antenas integradas para facilitar sua instalao ou esto disponveis em verses conectadas a fim de permitir s operadoras de redes configurar suas redes para cumprir com requisitos especficos. Os SM de 900 MHz vm com uma opo para interiores. Os SM podem ser equipados com ampliadores de alcance passivos para aumentar a performance e estabelecer conectividade em lugares afastados. Os SM tambm esto disponveis com opes de maior performance para proporcionar maior throughput e conectividade NLOS. As fontes de alimentao e os suportes para montagem dos SM so vendidos separadamente.

AP Srie 400

SM com Refletor

SM para interior com 900 MHz

SM Srie 400

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Enlaces Ponto a Ponto (PTP) Os mdulos PTP provm conectividade ponto a ponto em: Um enlace de RF independente ou sem fio com outro PTP Em um enlace sem fio atravs de um mdulo de alimentao de clusters com um cluster de AP Gerenciamento de Elementos O software Prizm de Canopy permite s operadoras de redes: Distribuir largura de banda Gerenciar a autenticao Monitorar a performance da rede Mdulo de Gerenciamento de Cluster (CMM, por suas siglas em ingls) O Mdulo de Gerenciamento de Cluster proporciona sincronizao GPS ao AP e a todos os SM associados. O CMMmicro ou CMM4 prov energia, sincronizao GPS e conexes de redes para um cluster AP. Se o CMM tambm est conectado a um mdulo PTP, ento o CMM o ponto central de conectividade para todo o site. O CMM pode conectar at oito mdulos colocados e um alimentador Ethernet. Cabos e Conexo de Energia A alimentao eltrica de ACPSW-13B da Motorola com entrada de 110 V AC proporciona uma energia de 24-V/400-mA aos SM das redes Canopy nos Estados Unidos, NOM e Canad. Outras regies utilizam ACPSW-09B. Em geral, o sistema Canopy instalado em plataformas de infra-estrutura ao ar livre, tais como torres de rdio ou telhados. A Motorola recomenda a utilizao de cabos exteriores com proteo que cumpram com o padro de Categoria 5 e 5e para a instalao dos mdulos AP, PTP e SM para exteriores de Canopy.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Extensor de Cobertura O extensor de cobertura estende a rede Canopy de maneira simples e eficaz a fim de oferecer servios para clientes finais potenciais que se encontram fora do atual alcance de cobertura sem fio. O Extensor de Cobertura permite aos provedores de servios prover VoIP e servio de dados confiveis em reas que anteriormente no podiam ser cobertas de forma rentvel. Simplesmente, estes clientes potenciais podero ser localizados alm da linha de visada (LOS) do Ponto de Acesso (AP) ou cluster de AP, ou dentro do alcance, mas em uma zona sem cobertura, bloqueada por obstrues naturais ou feitas pelo homem. Refletor O Refletor Passivo 27RD estende a escala de distncia de um mdulo e enfoca o feixe no ngulo mais estreito. A antena interna do mdulo ilumina o Refletor Passivo de Canopy desde uma posio deslocada. O tubo de suporte do mdulo proporciona o ngulo correto para este deslocamento. LENS A Antena LENS de Canopy permite aos provedores de servios prover servios de dados confiveis e VoIP em reas anteriormente inalcanveis devido a uma srie de limitaes. Ao aumentar o alcance e direcionar o feixe, a antena LENS oferece aos provedores de servios a capacidade de alcanar mais assinantes e resulta em uma reduo do rudo de RF exterior. Este produto compacto e duradouro pode ser montado em rdios Canopy j instalados sem a necessidade de utilizar acessrios. Supressor de Surto O Supressor de Surto 200SS ou 600SS proporciona aterramento (Terra de Proteo) que protege o equipamento residencial conectado do assinante contra descargas eltricas causadas por raios.

Acesso Ponto-a-multiponto
Rendimento ou throughput e Alcance O sistema BWA de Canopy, com centos de anos de design em engenharia, mais de 60 patentes e centos de redes implementadas comercialmente em mais de 150 pases, conta com um comprovado design que realmente oferece acesso a banda larga sem fio para todas as aplicaes. Desenvolvido desde o comeo para otimizar o desempenho constante em toda a rede, o sistema Canopy demonstrou que pode prover um throughput confivel a todos os usurios da rede nos seguintes casos: Pequena e grande quantidade de assinantes na rede Assinantes localizados perto ou longe da localizao do Ponto de Acesso Uma rede que transporta diferentes tipos de trfego O alcance de operao e o throughput de dados dependem de vrios fatores, entre os que se incluem: Terreno, folhagem e energia RF de fungo, entre outras condies. Os mdulos do sistema Canopy foram desenvolvidos para prover uma comunicao confivel sem maiores diferenas quanto ao desempenho medida que a distncia aumenta e so adicionados assinantes rede. A exclusiva tcnica de sinalizao do sistema Canopy oferece uma velocidade de transmisso de dados e um throughput constantes aos usurios ao longo de toda a rea de servio.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Redes de Acesso A rede de acesso est composta pelos Pontos de Acesso (AP) e os Mdulos Assinantes (SM) do sistema Canopy. Os AP atuam como distribuidores e cada um presta servio para at 200 assinantes em um arco de 60. Os AP podem ser agrupados em clusters de at seis unidades oferecendo cobertura com Linha de Visada Direta de 360 para uma comunidade de at 1.200 assinantes. Os SM so instalados no assinante. Graas nova srie 400 de Canopy, os AP e SM operam com Quase Linha de Visada (nLOS) e sem Linha de Visada (NLOS) mediante a tecnologia OFDM, prefixos cclicos mais longos e solues de maior ganho de antena. A melhora pode ser apreciada, mormente, em ambientes com mltiplas vias (multipath) onde o sinal rebota em outros prdios e objetos. Tambm podem se obter melhoras para a penetrao de folhagem. Em geral, a tecnologia OFDM aprimora o desempenho em ambientes com Quase Linha de Visada ou Sem Linha de Visada. Isto possibilita o fornecimento de conectividade em reas onde existem rvores ou outros elementos. Infra-estrutura de redes Uma rede Canopy pode ser implementada como infra-estrutura para proporcionar largura de banda a uma aplicao de acesso de ultima milha. As redes Canopy podem oferecer conectividade a redes WIMAX, WLAN, mesh ou outras, segundo a figura a seguir:

Infra-estrutura

NLOS Fixa (No-licenciada) LOS Fixa (No-licenciada) LOS Fixa Residencial Rural

NLOS Fixa (Licenciada e no-licenciada) LOS Fixa (Licenciada e no-licenciada) LOS Fixa , Interiores Fixa , NLOS Fixa, NLOS Mvel, LAN, WiMAX Rural, Baixa Densidade, Suburbana, Urbana

ltima Milha Aplicao

Alm das configuraes padro do AP como distribuidor, a arquitetura do sistema Canopy suporta configuraes de AP remotas, quando um AP localizado junto a um SM para permitir a distribuio remota e maiores extenses de rede. Esta tcnica til em duas situaes de implementao: Extenso do alcance e da cobertura Localizao sob a linha das rvores e distribuio do sinal a um cluster de clientes na rea. Os mdulos do sistema Canopy esto disponveis em diferentes freqncias para oferecer flexibilidade no design da rede e permitir a seleo de equipamentos a fim de obter a melhor soluo de RF para cada rea de servio individual. Alm disso, a maioria dos Mdulos

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

10

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008 Assinantes dispe de refletores passivos com o objetivo no s de estender o alcance para poder atingir assinantes afastados, como tambm de reduzir a interferncia ao criar um padro de feixe menor. A Motorola recomenda que, quando for possvel, a rede seja construda com um backbone de equipamentos de 5.2 e 5.7 GHz, j que, em geral, tais freqncias so menos propensas a sofrer interferncias. Os mdulos de 2.4 GHz podem proporcionar um alcance estendido. Os mdulos de 900 MHz podem ser utilizados para alcanar assinantes em reas remotas escassamente povoadas ou em reas onde necessrio contar com um maior rendimento Sem Linha de Visada (NLOS) para penetrar a folhagem. A seguir h um grfico de amostra dos diferentes produtos disponveis, suas aplicaes tpicas e suas caractersticas.

Produto
SM Canopy CSM54400

Aplicao Tpica
Servios de banda larga empresarial e/ou residencial

Caractersticas
throughput mximo de 21 Mbps a um usurio nico nLOS/NLOS A operadora pode configurar o Limite [Cap] de CIR (Taxa de Informao Comprometida, por suas siglas em ingls) throughput mximo de 14 Mbps a um usurio nico A operadora pode configurar o Limite [Cap] de CIR (Taxa de Informao Comprometida, por suas siglas em ingls) throughput mximo de 7 Mbps a um usurio nico A operadora pode configurar o Limite [Cap] de CIR (Taxa de Informao Comprometida, por suas siglas em ingls) Atualizvel para oferecer as funcionalidades do SM Advantage e oferecer mais largura de banda medida que cresce a demanda

SM Canopy Advantage

Servios de banda larga para empresas

SM Canopy

Servios de banda larga residencial e/ou empresarial

SM Canopy Lite

Servios de banda larga Bom preo inicial para os mercados residenciais ou para mercados emergentes emergentes mximo mximo de 512 kbps a um usurio nico Limite de 100 kbps em CIR Aumento de caudal a 1,2,4,7 Mbps

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

11

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Desempenho O sistema Canopy cresce de maneira simples para oferecer suporte a grandes implementaes. A exclusiva sincronizao do sistema permite s operadoras de redes utilizar novamente freqncias dentro de um rea geogrfica e agregar capacidade, enquanto assegura constantemente a coerncia na qualidade do servio para os clientes. Como conseqncia, os assinantes recebem servios confiveis de maneira constante. A exclusiva tcnica de modulao de sinal do sistema Canopy proporciona um ndice de portadora / interferncia (C/I, por suas siglas em ingls) menor do que 3dB que lder na indstria, e garante as comunicaes ante a presena de outros transmissores. O seguinte grfico apresenta as diferenas em rendimento, taxa de rajada de sinais e Taxas de Informao Comprometida (CIR) para cada um dos mdulos Canopy.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

12

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Filtros de Rudo A freqncia de 900 MHz uma freqncia muito povoada. H disponveis filtros passa-faixa para reduzir o rudo externo de faixa recebido. O seguinte grfico serve de ajuda para decidir se necessrio utilizar ou no um filtro para as instalaes de 900 MHz. Agora, o sistema Canopy oferece filtros de 2 e 3 canais, dependendo das freqncias a serem utilizadas.

Is um ambiente this a heavy Y RF environment? N com muita RF?


Desejo utilizar Do I want to use a specific filter Y um filtro especfico N e and install it instal-lo por minha conta? myself?

Sero instalados Will Paging sistemas Paging systems be proximamente? installed soon?

Use the Utilize o Mdulo integrado com Integrated Filtro Module with Filter

Existe a Is there a chance possibilidade de Iprecisar adicionar will ever need to N Y um filter? add afiltro?

Utilize o Mdulo Use the Conectorizado Connectorized Module

Utilize o the Use Mdulo Integrated integrado com Module with Filter Filtro

Utilize o Mdulo Use the Integrated integrado com Module with Filter Filtro

Utilize o Use the Mdulo Connectorized Conectado Module

Conexo do AP Rede Para a rede, o sistema Canopy como uma ponte de camada 2 e transparente aos protocolos de camada 2. Quando um cluster tem mais de um AP instalado, o Mdulo de Gerenciamento de Clusters (CMM) distribuir e sincronizar os sinais do cluster de unidades AP. Cabos Os cabos e as conexes de cabos so de vital importncia para garantir o correto desempenho do sistema Canopy. Em geral, o sistema Canopy instalado em plataformas de infra-estrutura ao ar livre, tais como torres de rdio ou telhados. A Motorola recomenda a utilizao de cabos exteriores com proteo que cumpram com o padro de Categoria 5 e 5e para a instalao dos mdulos AP e PTP de Canopy.

Canopy AP

RADIUS Server

Internet
Destination Server Router PPPoE Or VPN NAS

Canopy CMM

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

13

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Enlaces Ponto a Ponto


Os mdulos do sistema Canopy proporcionam enlaces Ethernet sem fio de 10, 20, 30, 60, 150 e 300 Mbps em diferentes freqncias. Os mdulos PTP so fceis de instalar. Em geral, os enlaces PTP podem ser instalados em poucas horas, economizando tempo e dinheiro. No necessrio resolver questes de direito de passagem ou esperar a construo de custosas redes. Vrios dos mdulos backhaul contam com refletores passivos para estender o alcance Srie PTP 100 Esta srie aproveita a tecnologia de propriedade exclusiva da Motorola para oferecer largura de banda de alta velocidade atravs de distncias de at 3 km a taxas de dados constantes. Esses mdulos podem ser equipados com refletores passivos para aumentar o alcance at 56 km.

Sries PTP 400 e 600 Esta srie de rdios permite aos usurios alcanar maiores taxas de transferncia em distncias de at 200 km, mediante pontes Ethernet sem fio que podem oferecer uma disponibilidade de 99,999%, ainda nos ambientes mais difceis. Em distncias curtas, velocidades de at 300 Mbps podem ser atingidas. Estes mdulos esto disponveis com antenas integradas ou como mdulos conectorizados para serem utilizados com uma antena externa. O retorno sobre o investimento s questo de meses, porque os enlaces PTP proporcionam uma soluo permanente a uma frao do custo das linhas alternativas contratadas.
Produto Freqncias throughput utilizvel Extenso da Linha de Visada Tpico Aplicaes

PTP 100 Lite PTP 100 PTP 400 Lite PTP 400 PTP 600 Lite PTP 600

2.4, 5.1, 5.2, 5.4, 5.8 GHz 2.4, 5.1, 5.2, 5.4, 5.8 GHz 4.9, 5.4, 5.8 GHz 5.4 & 5.8 GHz 5.4 & 5.8 GHz 5.4 & 5.8 GHz

7.5 Mbps 14.0 Mbps 1.5-21 Mbps 3-43 Mbps 7-150 Mbps 14-300 Mbps

NLOS - at 35 milhas (56 km) NLOS - at 35 milhas (56 km) LOS- at 124 milhas (200 km) nLOS- at 25 milhas (40 km) NLOS- at 6 milhas (10 km) LOS- at 124 milhas (200 km) nLOS- at 25 milhas (40 km) NLOS- at 6 milhas (10 km) LOS- at 124 milhas (200 km) nLOS- at 25 milhas (40 km) NLOS- at 6 milhas (10 km) LOS- at 124 milhas (200 km) nLOS- at 25 milhas (40 km) NLOS- at 6 milhas (10 km)

Conexo de alto throughput para transmitir voz, vdeo e dados Backhaul para estaes base WiMAX Extenso de servios T1/E1 canalizados a grandes distncias Interligao de prdios em campi e sucursais remotas Alcance a clusters de AP remotos Extenso de circuitos PBX Backhaul a sites Celulares Fornecimento de uma rede independente segura Enlace de transmisso de dados rentvel para alcanar clusters de AP Vigilncia de segurana remota

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

14

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Colocando a da Rede Canopy em servio


Os mdulos do sistema Canopy podem ser combinados para adaptar a rede a fim de satisfazer as necessidades atuais e futuras. medida que a demanda cresce, novos mdulos podem ser agregados a fim de suportar extenses da rede ou para agregar capacidade aos enlaces backhaul. Passo 1 Levantamento do Site Um levantamento do site inclui a anlise tanto fsica quando de RF da rea onde ser instalada a rede. Temas do Levantamento Fsico: Disponibilidade e altura das localizaes das torres Estimativa da rea de cobertura Tipo e densidade da folhagem Condies geogrficas, inclusive construes feitas pelo homem Condies ambientais, inclusive as mudanas sazonais Temas do Levantamento de RF: Anlise do espectro da rea geogrfica na freqncia desejada Anlise do espectro em freqncias alternativas Polarizao de sinais Mudanas previstas nas condies locais de RF Passo 2 Seleo da Arquitetura de Referncia Aps ter considerado os objetivos e a estratgia de negcios, selecione entre as arquiteturas de referncia inclusas no presente documento aquelas que mais se adaptem a suas necessidades comerciais. Se a rede inclui diversos mercados, uma combinao de arquiteturas de referncia poderia ser a soluo mais apropriada. O sistema Canopy est sendo implementado em mais 150 pases, e os gerentes de conta da Motorola, os distribuidores e os revendedores ajudaro voc a desenhar uma rede que satisfaa da melhor forma suas necessidades atuais e futuras.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

15

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Paso 3 - Implementao do Plano A partir da arquitetura especfica da rede, os requisitos de equipamento so desenvolvidos de maneira pormenorizada. Cria-se a rede e se verificam as localizaes dos mdulos. Os seguintes aspectos devem ser considerados em sua totalidade: Aspeto Distribuio de Largura de Banda Explicao
Deve se levar em considerao que throughput total necessrio para cada AP. Isto inclui todos os dados recebidos e todos os dados enviados desde os SM que esto enlaados com um AP determinado. Um nico AP pode se comunicar com at 200 SM, mas importante que leve em conta que o rendimento total distribudo ao longo dos SM que esto recebendo dados ativamente de maneira simultnea. Quando um mdulo PTP esteja localizado junto a um cluster de AP, deveria ser utilizado o throughput total do cluster de AP a fim de determinar a necessidade de largura de banda para o enlace do mdulo PTP conectorizado No caso dos mdulos PTP, quando se desenha a rede, tambm deve ser levado em considerao o rendimento total no canal. Se um mdulo PTP configurado com uma taxa de downlink de 50%, ento a largura de banda para cada direo ser a metade da largura de banda total do enlace do mdulo PTP.

Planejamento Antes de diagramar o layout da rede, de RF 1)Antecipe a quantidade correta de perda de sinal para calcular o enlace. A Motorola propor-

ciona as especificaes para o ganho de antena, a sensibilidade do receptor e o nvel de potncia EIRP para cada mdulo. Utilize esta informao para determinar o enlace do sistema em uma aplicao especfica de rede. 2)Reconhea todas as condies de RF importantes. Um sinal RF no espao atenuado por zonas Fresnel e por efeitos atmosfricos e de outra natureza como uma funo da distncia desde o ponto de transmisso inicial. Quanto mais afastado esteja o ponto de recepo do ponto de transmisso, mais fraco ser o sinal de RF recebido. 3)Considere os requisitos especficos do local: Direitos relativos torre Disponibilidade de energia Controle de temperatura 4)Avalie os locais potenciais segundo sua capacidade para abordar condies de margens de desvanecimento e RF ambiental. Um elemento essencial no planejamento de redes de RF a analise do uso do espectro e a potncia dos sinais que ocupam o espectro que se pensa utilizar. Os elementos das redes PMP so acessados atravs do endereamento IP verso 4 (Ipv4). O mtodo de endereamento IP correto essencial para a operao e segurana da rede. Por razes de segurana, a operadora de redes dever designar um endereo IP privado, ou designar um endereo IP pblico unicamente no caso de existir um firewall para proteger o mdulo. O sistema Canopy permite selecionar Taxas Mximas de Informao (MIR, por suas siglas em ingls) para proporcionar taxas de dados que cumpram com as necessidades dos clientes.

Arquitetura de Redes IP

Existem muitas implementaes bem sucedidas de redes PMP que aplicam as potncias dos diferentes mdulos para cumprir com os requisitos especficos do ambiente em particular onde estes so utilizados. Essas redes utilizam combinaes de unidades AP, SM e Backhauls de 2.4 GHz, 5.1, 5.4, 5.7 e 5.9 GHz complementados com mdulos de 900 MHz para suprir os vazios ou as reas difceis de alcanar da rede.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

16

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Funcionalidades do Gerenciamento de Redes de PMP Gerenciamento de Elementos


O Sistema de Gerenciamento de Elementos (EMS, por suas siglas em ingls) proporciona s operadoras de redes o controle da atribuio de largura de banda para dedicar taxas mximas de dados por assinante, incluindo: Uplink Sustentado Mxima Velocidade de Uplink Taxa Sustentada de Dados Recebidos Mxima Velocidade de Downlink Alm disso, o EMS o ponto central de autenticao no sistema PMP. Como complemento da criptografia de dados do sistema PMP, o EMS proporciona uma camada de segurana adicional para restringir o acesso informao do sistema. A Autenticao RADIUS permite s operadoras de redes intercambiar informaes livremente desde o sistema PMP e, por conseguinte, evita a necessidade de manter bases de dados separadas O Suporte para uma Variedade de Bases de Dados significa que o EMS operar com mais sistemas operacionais instalados, inclusive os servidores RADIUS, ou com uma base de dados especfica atravs do suporte ODBC.

Segurana:
O Padro Avanado de Criptografia (AES, por suas siglas em ingls) certificado pela norma 197 de FIPS um padro de criptografia de 128 bits que cumpre com os requisitos de segurana exigidos pelos usurios de redes municipais, financeiras e de servios da sade. Criptografia DES (Padro de Criptografia de Dados) que proporciona uma criptografia de 56 bits. Criptografia BRAID A chave AES criptografada pelo algoritmo BRAID de 128 bits da Motorola segundo o padro da Associao das Indstrias de Telecomunicaes (TIA, por suas siglas em ingls), tornando-a mais segura do que outras no mercado. Sincronizao A exclusiva tcnica de sincronizao do sistema PMP proporciona uma segurana maior do que as alternativas 802.11, ao requerer uma precisa sincronizao de todos os mdulos na rede. Autenticao Os mdulos PMP podem ser programados para intercambiar periodicamente um nmero aleatrio de impugnaes para autenticar os usurios do sistema e manter afastados os mdulos no autorizados. As unidades PTP400 e PTP600 utilizam um sinal proprietrio incorporado com scrambling como uma camada adicional de segurana. Alem disso, este backhaul utiliza os seguintes nveis de segurana: ! Correo antecipada de erros Reed Solomon ! Cdigo de scrambling que se repete cada oito palavras do cdigo Reed Solomon (aprox. 1ms) ! Interpolao onde o sinal logo mudado na ordem ! Codificao Convolucional onde o sinal embaralhado em duas correntes e logo enviado em sries, com alguns bits que permanecem sem ser enviados. ! Codificao em formas de onda BPSK, QPSK, 16QAM ou 64 QAM ! Interpolao atravs de uma forma de onda OFDM portadora de 1024. Passo 4 Instalao e Verificao do Servio Uma vez planejado corretamente, o sistema Canopy pode ser instalado em questo de horas. O sistema PMP inclui interfaces detalhadas para proporcionar ao tcnico as informaes necessrias no local. Caso for necessrio, o sistema tambm proporciona informao detalhada de diagnstico para assistir os tcnicos no processo de deteco e soluo de problemas. O treinamento da Motorola inclui mdulos sobre a instalao e a soluo de problemas, bem como um laboratrio de prtica onde os assistentes trabalham com sistemas operando ao vivo para realizar os procedimentos de instalao e verificao.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

18

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Arquiteturas de Referncia para as Redes de Acesso


As seguintes arquiteturas de referncia mostram algumas das aplicaes implementadas pelas operadoras que utilizam os sistemas Canopy. Os sistemas Canopy so utilizados para: Instalaes novas e extenses de redes Estabelecimento de novos enlaces em lugar de contratar servios Alcance de novas reas Localizaes remotas Obstrues por cruzamento ou direito de passagem Fornecimento de novos servios Monitoramento Remoto por Vdeo Acesso de banda larga

! ! ! !

Incluem-se as seguintes arquiteturas de referncia: 1. Extenses de rede 2. Monitoramento por Vdeo de Localizaes Remotas 3. Servio de rea Remota 4. Redes IP Estendidas 5. Transferncia de Dados de Alto Rendimento 6. Conexo sobre Direito de Passagem

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

19

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Arquitetura de Referncia 1: Extenses de rede As extenses da rede podem ser implementadas de maneira rpida e sem o custo da mo-de-obra e dos materiais derivados da instalao de cabos e um DSLAM (Multiplexador de Acesso ADSL). Alm do mais, novos assinantes de banda larga podem ser agregados sem a necessidade de adaptar a rede existente para servios de banda larga. Aplicao: Uma operadora de servios proporciona servio de banda larga a uma nova construo de unidades residenciais ou comerciais. Os residentes contam com um servio disponvel confivel mais rpido do que as alternativas com fio. O sistema Canopy complementa a rede de banda larga existente e permite aos provedores de servios construrem extenses adicionais. Nas reas onde o equipamento DSL existente opera at o limite de sua capacidade, difcil justificar, quanto ao custo, o aumento de capacidade para as incorporaes adicionais de assinantes. Os provedores de servios tm a possibilidade de oferecer rapidamente servio de banda larga a esses clientes. Aplicao: Uma LEC (operadora local) oferece servios de banda larga a novos clientes em uma rea onde a rede DSL opera ao limite de sua capacidade. Arquitetura de Referncia:

Arquitetura de Referncia 2: Monitoramento por Vdeo de Localizaes Remotas Devido a seu baixo custo de instalao e facilidade para relocalizao, o acesso sem fio pode ser a nica soluo possvel para o monitoramento remoto por vdeo ao vivo, o controle de automatizao, as aplicaes portteis ou os requisitos provisrios de enlace de banda larga. Aplicao: Um aeroporto internacional instalou mais de 60 cmeras de movimento total utilizando enlaces Canopy para retransmitir som e vdeo a um centro a fim de monitorar cmeras, entradas e telefones. A operadora de rede no teve que incorrer em custos nem utilizar seu tempo para abrir uma vala ou contratar servios T1/E1. Arquitetura de Referncia:

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

20

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Arquitetura de Referncia 3: Servio de rea Remota O sistema Canopy da Motorola permite que os provedores de servios cheguem a reas remotas rapidamente sem a necessidade de construir redes, o qual custoso e leva tempo. O sistema Canopy pode aumentar a rede existente com o objetivo de atingir usurios remotos de servios telefnicos. Aplicao: Um LEC do Oeste Mdio adiciona servios de rede de banda larga a uma rea que anteriormente s tinha servios telefnicos utilizando Mdulos Assinantes de 900 MHz. Arquitetura de Referncia:

Arquitetura de Referncia 4: Arquitetura de Redes IP Proporciona conectividade IP a prdios que no possuem servios de banda larga ou de fibra. A rpida instalao do sistema Canopy e o baixo custo inicial e de operao permite aos proprietrios da rede conectar servios de banda larga em questo de horas. Aplicao: Sucursais de escritrios comerciais em localizaes remotas utilizam os enlaces Canopy para distribuir dados com o centro regional. Arquitetura de Referncia:

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

21

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Arquitetura de Referncia 5: Transferncia de Dados de Alto Rendimento Proporciona capacidade adicional de enlace de rede s localizaes existentes mediante a incorporao de mltiplos mdulos backhaul do sistema Canopy wi4 Fixed para transferir informao. Aplicao: Os enlaces de wi4 Fixed permitem aos mdicos de cinco clnicas compartilhar informaes, imagens e raios X para diagnstico e consulta. Arquitetura de Referncia:

Arquitetura de Referncia 6: Conexo sobre Direito de Passagem Proporciona servio seguro e confivel em enlaces, de alto rendimento e longo alcance, com Linha de Visada (LOS), Quase Linha de Visada (nLOS) e Sem Linha de Visada (NLOS) e com nveis variveis de rendimento. Arquitetura de Referncia:

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

22

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Extenses Confiveis e Seguras da Rede para as Redes das Operadoras de Redes Os titulares da rede necessitam oferecer servios de banda larga confiveis para cumprir com a demanda. As extenses das redes devem fornecer servios de dados, voz e vdeo de forma rpida e eficiente, proporcionando capacidade quando for necessrio. O sistema Canopy da Motorola oferece servio de banda larga testado, seguro e confivel sobre uma conexo sem fio. As operadoras de redes podem estender as redes existentes a uma frao do custo das alternativas sem fio porque no tm a necessidade de abrir valas nem de esperar para aumentar a cobertura da rede. O sistema Canopy consiste em enlaces ponto a ponto e redes de acessos ponto a multiponto, as quais so fceis de configurar para cumprir com os requisitos especficos de custo e operao. Os provedores de servios necessitam comunicaes seguras e confiveis. O sistema Canopy da Motorola, com tecnologia de sinalizao patenteada e segurana a nvel militar, proporciona tanto a confiabilidade dos servios sem fio quanto a vantagem do custo da tecnologia sem fio. O sistema Canopy oferece uma oportunidade para estender eficientemente a rede em reas onde o investimento necessrio para implementar o servio sem fio restringe o crescimento. Requisito
Confiabilidade

Rendimento do Sistema Canopy


Graas sua exclusividade tcnica de modulao de sinal, o sistema Canopy o sistema mais tolerante interferncia no espectro no-licenciado. A taxa e o throughput constante para todos os assinantesainda para aqueles que esto no limite exterior da rede. Os mdulos Assinantes so instalados rapidamente. As ferramentas incorporadas de alinhamento verificam a instalao e minimizam as visitas de instalao. Disponibilidade de treinamento tcnico para minimizar a curva de aprendizagem de instalao e suporte. O Padro Avanado de Criptografia (AES, por suas siglas em ingls) certificado pela norma 197 de FIPS cumpre com as especificaes militares e HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Sade). Os mltiplos nveis de criptografia e de autenticao restringem o acesso aos dados.

Instalao e Manuteno

Segurana:

Retorno sobre o Investimento

O retorno sobre o investimento no sistema questo de meses. O sistema cresce a nveis de implementao com baixo custo inicial.

Pontos Importantes para Levar em Conta ao Planejar uma Rede


Qualidade de Servio: O sistema Canopy oferece servio confivel prprio de uma empresa de
telecomunicaes graas sua tolerncia interferncia, a qual lder na indstria.

Capacidade: O sistema Canopy proporciona um throughput constante para todos os assinantes. A taxa de
dados constante ainda para os assinantes da rede que esto afastados e no se degrada medida que novos assinantes se incorporam na rede. Segurana: O sistema Canopy tem mltiplas camadas de segurana com autenticao e criptografia de dados a nvel militar para restringir o acesso a usurios no autorizados. Gerenciamento da rede: O sistema Canopy se integra em sistemas de gerenciamento de redes existentes atravs de interfaces abertas desde um gerenciador de elementos. Escalabilidade: Com uma srie de mdulos de acesso rede e uma seleo de enlaces ponto a ponto, as operadoras de telecomunicaes podem rapidamente expandir sua base de clientes e os lucros associados. Confiabilidade: O sistema Canopy foi testado no campo. Todas as configuraes e as arquiteturas de referncia no presente documento esto baseadas em instalaes reais.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

23

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Verdades e Mentiras sobre o Acesso Banda Larga Sem Fio As operadoras de redes que baseiam seus negcios em um servio confivel tm justificadas dvidas sobre a percepo da tecnologia de banda larga sem fio. Existem no mercado produtos de banda larga sem fio que no contemplam os mesmos requisitos rigorosos dos produtos Canopy e cujo rendimento, confiabilidade e segurana tm originado percepes negativas relacionadas com problemas de interferncia, tempo excessivo fora de servio e pouca segurana.

Dvida

Verdades sobre a implementao do sistema Canopy

Os sistemas de banda larga sem fio no so seguros contra hackers e intrusos

O sistema Canopy tem mltiplas camadas de segurana, inclusive tcnica de modulao do sinal, autenticao e criptografia AES a nvel militar. Est certificado pela norma 197 de FIPs e cumpre com o NIST e os requisitos da HIPAA. As solues de Canopy oferecem um nvel de segurana equivalente ao dos usurios com fio. A exclusiva modulao de sinal do sistema Canopy diferente aos sistemas 802.11 e permite a todos os assinantes receber o design de largura de banda sem levar em considerao a distncia desde o AP at o SM. O sistema Canopy pode escalar desde uma implementao inicial at uma rea metropolitana densamente povoada conservando um throughput constante para todos os assinantes na rede. O espectro livre de licena est disponvel para ser usado sem custo e est aberto a muitos usurios. As operadoras de redes deveriam verificar uma freqncia antes de utiliz-la. O sistema Canopy exclusivo em quanto a que foi desenvolvido para ter uma tolerncia otimizada interferncia. A sincronizao e a modulao de sinal do sistema Canopy oferecem uma tolerncia interferncia que lder na indstria. A Motorola tem implementado a tecnologia sem fio durante dcadas. Nos poucos anos em que o sistema Canopy tem estado disponvel, foi implementado em milhares de assinantes em mais de 120 pases. A Motorola prov treinamento, suporte tcnico e apresentar s novas operadoras de redes uma entusistica comunidade de usurios que se beneficiaram com o sistema Canopy. As condies climticas extremas podem afetar as comunicaes. Os mdulos Canopy operam em freqncias que no so afetadas por condies climticas. Os sistemas Canopy foram testados em condies climticas quentes, frias, midas e ventosas. Para obter mais informaes, veja as especificaes do produto.

Os sistemas de banda larga sem fio no oferecem o mximo da taxa de dados anunciada O nmero de assinantes far o sistema mais lento

No se pode confiar em ter qualidade de servio com as comunicaes sem fio no- licenciadas.

No compreendo a tecnologia sem fio o suficiente para implement-la em minha rede de confiana.

Por acaso, o clima pode afetar a qualidade de servio que eu posso esperar?

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

24

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Implementaes de redes
Com mltiplos e diferentes mdulos do sistema Canopy, as operadoras de redes podem cumprir com a demanda ao construir suas redes e sobrepor diferentes freqncias, segundo for necessrio. As reas de cobertura de acesso rede podem ser conectadas rede mediante as conexes de backhaul do sistema Canopy. Ao colocar juntas unidades AP do sistema Canopy de diferentes freqncias, as operadoras de redes podem oferecer cobertura a lugares densamente povoados ao tempo que chegam a localizaes remotas.

Tema
Escalabilidade

Desempenho do sistema Canopy


O sistema Canopy pode escalar desde menos de 200 assinantes em uma rea utilizando um nico AP at 4.800 assinantes em uma rea urbana utilizando mltiplos AP.

Benefcio de Canopy
O sistema Canopy pode proporcionar escalabilidade no momento necessrio. Assim, os investimentos so realizados medida que novos assinantes so incorporados, diferentemente de ter que realizar investimentos iniciais que devam ser previstos com semanas, meses ou anos de anos de atencipao. medida que so incorporados novos usurios rede, o caudal de transferncia de dados para cada assinante permanece constante.

Tipo de Trfego O sistema Canopy suporta transmisses de voz, vdeo e dados pr-existentes. Segurana Os sistemas Canopy esto disponveis com criptografia AES ou DES. Todos os mdulos do sistema Canopy tm mltiplos canais de autenticao para restringir o acesso. Os enlaces ponto a ponto do sistema Canopy so enlaces backhaul redundantes e rentveis quando conexes Ethernet so requeridas. Os mdulos do sistema Canopy foram desenvolvidos para se adaptarem aos requisitos especficos das redes. As opes para a criptografia de dados, os refletores passivos e as antenas fazem que o sistema seja altamente configurvel.

Estes servios oferecem fontes de lucro adicionais. Os provedores de servios podem cumprir com os requisitos de criptografia dos municpios, hospitais e empresas.

Redundncia

Os fornecedores de servios podem oferecer servios redundantes confiveis a uma frao do custo de construir a rede sem fio. O investimento nas redes se origina nas demandas especficas dos clientes, o qual minimiza o investimento inicial nas prestaes da rede.

Opes

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

25

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Implicaes do Design de Redes


Os AP do sistema Canopy podem se comunicar com at 200 SM. Os AP tm um caudal de transferncia de 7, 14 ou 21 Mbps (segundo a plataforma Lite Canopy Advantage ou Srie 400), o qual repartido uniformemente ao longo dos SM conectados. medida que a rede cresce e so incorporados novos SM, as operadoras de redes podem agregar capacidade de AP mediante o uso de um AP de freqncia diferente.

Tema
Capacidade 50 assinantes esto conectados a de Assinantes um nico AP com uma capacidade de downstream de 4 Mbps e atingindo os 80kbps quando todos esto ativos. Alcance dos Assinantes Os assinantes esto longe demais do AP para prov-lhes servio.

Solues Alternativas
Incorpore novos assinantes a um AP de freqncia diferente para continuar oferecendo servio a uma velocidade de transferncia de dados mais alta.

Instale um refletor passivo no local do AP para estender o alcance. Instale um novo AP mais perto dos assinantes. Instale um AP remoto no local onde estejam os assinantes. Incorpore os assinantes a uma freqncia mais baixa.

Throughput dos Assinantes

Os assinantes individuais necessitam maior largura de banda para transferir eficientemente servios de voz, vdeo e dados.

Configure a Taxa Mxima de Informao (MIR) para assinantes a fim de prover um limite maior de transmisso aos usurios de rede selecionados. Verifique que a arquitetura da rede IP esteja configurada para suportar o fluxo de dados e que no seja uma arquitetura plana. Verifique se os enlaces backhaul esto oferecendo um throughput suficiente para os AP conectados e que no contribuam a engarrafar as informaes. Controle o nmero de SM conectados ao AP e considere agregar um AP adicional em uma freqncia diferente. Analise se um enlace ponto a ponto cumprir com as necessidades dos usurios de grandes larguras de banda.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

26

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Confiabilidade do sistema Canopy


Com sua tcnica de sinalizao patenteada, o sistema Canopy proporciona um caudal de transferncia gerenciado constante e um baixo ndice de portadora / interferncia (C/I, por suas siglas em ingls) que lder na indstria. Os mdulos de Canopy so slidos e podem operar ainda nas faixas de freqncia no-licenciadas mais densamente povoadas. Os assinantes recebem um servio confivel prprio das operadoras de telecomunicaes ainda aqueles que esto no limite exterior da rede. A Motorola oferece suporte de produto e respalda todo o equipamento de Canopy com uma garantia de um ano.

Segurana do sistema Canopy


Todos os mdulos do sistema Canopy esto equipados com mltiplas camadas de segurana para proteger a comunicao IP e oferecer uma interface de ar segura. Os mdulos Canopy cumprem com os requisitos da Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Sade (HIPAA, por suas siglas em ingls). O sistema Canopy conta com produtos de enlace Ponto a Ponto e redes de acesso Ponto a Multiponto com criptografia tanto AES de 128 bits quanto DES de 56 bits. A criptografia AES proporciona o maior nvel de segurana, conforme for requisitado para os seguintes tipos de instituies: Bancos Outras entidades financeiras Organizaes para o cuidado da sade Instalaes do governo Situaes de alto risco com interesses especficos de segurana

Suporte da Motorola
Garantia
Todo o equipamento do sistema Canopy conta com garantia de um ano. Para obter mais informaes, entre em contato com um revendedor da Motorola.

Treinamento
Os especialistas tcnicos da Motorola oferecem treinamento sobre a instalao e Gerenciamento do Sistema. O treinamento fornecido na sede central da Motorola ou, caso for requerido, no local de operao.

Documentao
Todos os mdulos do sistema Canopy e as novas verses de software incluem descries detalhadas da instalao e manuais do usurio.

Suporte via Web


O site web do sistema Canopy proporciona aos usurios do sistema informao do produto e das aplicaes, bem como um lugar onde as operadoras da rede Canopy podem compartilhar suas aplicaes.

Suporte do Produto
Os especialistas de suporte da Motorola esto disponveis para responder suas perguntas caso for necessrio. Uma cobertura estendida da garantia est disponvel para os mdulos do sistema Canopy.

A Comunidade de Usurios de Canopy


Os usurios do sistema Canopy tiram vantagem das experincias de cada um deles atravs do acesso a uma base especial de conhecimentos (http://motorola.canopywireless.com/kbase/) em uma rea de discusso no site web e dos boletins informativos que os mantm informados sobre as mais recentes aplicaes e produtos. PARA USO GENERAL DE MOTOROLA 27

Guia de planificacin del sistema canopy 2008 - Edicin 1 Enero de 2008

Para mais informaes:


Depoimentos de Clientes Para conhecer e analisar http://motorola.canopywireless.com/support/library/case_study.php mais de 100 casos de negcios, visite: Aplicaes Vigilncia por Circuito Fechado Educao Empresas Operadoras ISP Governo Panorama geral Sistema Canopy Folheto Solues MOTOwi4 Tecnologia Canopy Interferncia Sincronizao Segurana Caudal de Transferncia e Latncia

http://motorola.canopywireless.com/solutions/video_surveillance/ http://www.motorola.com/content.jsp?globalObjectId=8589 http://motorola.canopywireless.com/solutions/enterprise/ http://motorola.canopywireless.com/solutions/carrier/ http://motorola.canopywireless.com/solutions/ips/ http://motorola.canopywireless.com/solutions/metrowifi/ http://motorola.canopywireless.com/solutions/ http://motorola.canopywireless.com/support/library/ http://www.motorola.com/wi4 http://motorola.canopywireless.com/pub_files/InterferenceWhitePaper91602.pdf http://motorola.canopywireless.com/pub_files/DTSSWhitePaper.pdf http://motorola.canopywireless.com/pub_files/SecurityFinal_F.pdf http://motorola.canopywireless.com/pub_files/Performance111503.pdf

Documentao do Sistema Canopy http://www.motorolaptp.com/ Solues PTP Manual do Ponto de http://canopywireless.com/products/ Acesso Manual do Mdulo http://canopywireless.com/products/ Assinante Demonstrao do Sistema http://motorola.canopywireless.com/#

www.motorola.com/latinamerica/motowi4 MOTOROLA e o logotipo estilizado M so marcas registradas com o rgo de Patentes e Marcas dos EUA. Todos os demais nomes de produtos ou servios so de propriedade de seus respectivos proprietrios. Motorola, 2008. Todos os direitos reservados. LP-CANOPY_P-MP_PLAN_08-GUI.

PARA USO GENERAL DE MOTOROLA

28

Вам также может понравиться