Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UNIDADE ACADMICA DO CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA QUMICA

BOMBAS SIMPLES, COM SINGULARIDADES, EM SIE E EM PARALELO

Alunos: Adeilton Nascif Junior Edson Santos Amaury Professor: Ana Karla Abud

MACEI NOVEMBRO 2011

RESUMO
Este relatrio aborda a utilizao de alguns tipos de sistemas de bombeamento e suas caractersticas, alm de comparar suas vantagens e desvantagens de utilizao. Pode-se ver que com o aumento dos desvios o caminho que a gua tem que percorrer maior, o que ocasiona uma vazo menor para o sistema.

NDICE
1 FUNDAMENTAO TORICA.................................................................................................4 2 OBJETIVOS...................................................................................................................................7 3 MATERIAIS E MTODOS...........................................................................................................8 4 RESULTADOS E DISCUSSO.................................................................................................11 5 - CONCLUSO..............................................................................................................................12 6 - REFERNCIAS............................................................................................................................13

FUNDAMENTAO TERICA
Bomba um equipamento que transfere energia de uma determinada fonte para um lquido, em conseqncia do que este lquido pode deslocar-se de um ponto para outro, inclusive vencer desnvel. Segundo o Manual Tcnico das bombas Schneider a sigla NPSH, vem da expresso Net Positive Suction Head, a qual sua traduo literal para o Portugus no expressa clara e tecnicamente o que significa na prtica. No entanto, de vital importncia para fabricantes e usurios de bombas o conhecimento do comportamento desta varivel, para que a bomba tenha um desempenho satisfatrio, principalmente em sistemas onde coexistam as duas situaes descritas abaixo: Bomba trabalhando no incio da faixa, com baixa presso e alta vazo; Existncia de altura negativa de suco; Quanto maior for a vazo da bomba e a altura de suco negativa, maior ser a possibilidade da bomba cavitar em funo do NPSH. Em termos tcnicos, o NPSH define-se como a altura total de suco referida a presso atmosfrica local existente no centro da conexo de suco, menos a presso de vapor do lquido. NPSH = (Ho - h - hs - R) - Hv Onde: Ho = Presso atmosfrica local, em mca; h = Altura de suco, em metros (dado da instalao); hs = Perdas de carga no escoamento pela tubulao de suco, em metros; R = Perdas de carga no escoamento interno da bomba, em metros (dados do fabricante); Hv = Presso de vapor do fludo escoado; Para que o NPSH proporcione uma suco satisfatria bomba, necessrio que a presso em qualquer ponto da linha nunca venha reduzir-se presso de vapor do fludo bombeado. Isto evitado tomando-se providncias na instalao de suco para que a presso realmente til para a movimentao do fludo, seja sempre maior que a soma das perdas de carga na tubulao com a altura de suco, mais as perdas internas na bomba, portanto: Ho - Hv > hs + h + R Para escolher um tipo de bomba devem-se levar em considerao as chamadas grandezas caractersticas das bombas so a vazo Q, a altura manomtrica H, o rendimento e a potncia P. A figura 1 apresenta um grfico de pr-seleo de bombas de uma determinada marca, a partir do qual o usurio tem uma idia de quais catlogos consultar a respeito da seleo propriamente dita, locando o ponto de trabalho neste grfico e determinando qual a "famlia" ideal de bombas. [3] 4

Figura 1. Representao de um grfico de pr-seleo de bombas. A determinao da altura manomtrica (Hm) feita aplicando o balano energtico entre pontos convenientes de um sistema de escoamento, conforme mostra a figura 1 abaixo. Este sistema divide-se em: a) tubulao de suco (entre o reservatrio e a entrada da bomba); b) conjunto motor-bomba; c) tubulao de recalque (da sada da bomba at o reservatrio de descarga).

Figua 1. Sistema : suco e recalque.

Associao de Bombas em Paralelo recomendvel neste tipo de associao, que as bombas tenham as mesmas caractersticas, ou pelo menos muito prximas. Neste tipo de associao tem-se: As bombas operando com a mesma altura manomtrica: HB1 = HB2, 5

A vazo do sistema QS =Q1 +Q2.

Associao de Bombas em Srie com Caractersticas Diferentes Se duas ou mais bombas esto operando em srie as vazes se mantm e as alturas manomtricas totais se somam. Nestas aplicaes, devem-se tomar cuidados de verificar se a flange de suco da segunda bomba suporta a presso de descarga da primeira. Para a associao em srie, a curva resultante tem as seguintes caractersticas: HBS = HBs1 + HBs2; QS = Q1 = Q2.

OBJETIVOS
Este relatrio tem como objetivo avaliar os tipos de processos aplicados, alm de visualizar os diferenciais de presso e vazo nos diversos tipos de sistema de bombeamento.

MATERIAIS E MTODOS
O estudo consiste na observao dos diferenciais de presso e na determinao da vazo a partir do mdulo ilustrado na Figura 1, em cada um dos sistemas abordados.

Figura 2. Mdulo operacional (bombas em srie e paralelo).

A Figura 1 apresenta mais detalhadamente as parties que proporcionam o estudo de bombas em srie e em paralelo. Todos os pontos esto identificados com letras e nmeros para facilitar a operao. A letra V indica uma vlvula, a letra M um manmetro de presso do tipo tubo em U, medindo diferenciais entre pontos antes e depois da bomba (B) ou entre pontos antes e depois de uma placa de orifcio (O). Nos pontos O1 e O2 existem placas de orifcio e no ponto O3 apenas uma unio entre tubos. O procedimento para a determinao das variaes de presso e vazo nos diferentes sistemas foi o seguinte: a) Sistema simples Verificar se todas as vlvulas esto fechadas; Abrir a vlvula V1; Ligar a bomba B2; Abrir lentamente a vlvula V7; Observar as leituras dos manmetros M1, M2 e M4. Nesse mesmo instante, realizar uma determinao de vazo; Fechar a vlvula V7 e desligar a bomba B2.

b) Sistema simples com o desvio da singularidade fechado 8

Verificar se todas as vlvulas esto fechadas; Abrir a vlvula V3; Ligar a bomba B1; Abrir lentamente a vlvula V8; Observar as leituras dos manmetros M1, M3 e M5. Nesse mesmo instante, realizar uma determinao de vazo; Fechar a vlvula V8 e desligar a bomba B1.

c) Sistema em srie Verificar se todas as vlvulas esto fechadas; Abrir a vlvula V1; Ligar as bombas B1 e B2; Abrir lentamente as vlvulas V6 e V8; Observar as leituras dos manmetros M1, M2, M3 e M5. Nesse mesmo instante, realizar uma determinao de vazo; Fechar as vlvulas V6 e V8 e desligar as bombas B1 e B2.

d) Sistema em paralelo com o desvio da singularidade fechado Verificar se todas as vlvulas esto fechadas; Abrir as vlvulas V1 e V3; Ligar as bombas B1 e B2; Abrir lentamente as vlvulas V7 e V8; Observar as leituras dos manmetros M1, M2, M3, M4 e M5. Nesse mesmo instante, realizar uma determinao de vazo; Fechar as vlvulas V7 e V8 e desligar as bombas B1 e B2.

e) Sistema em srie e em paralelo Verificar se todas as vlvulas esto fechadas; Abrir as vlvulas V1 e V3; Ligar as bombas B1 e B2; Abrir lentamente as vlvulas V6, V7 e V8; 9

Observar as leituras dos manmetros M1, M2, M3, M4 e M5. Nesse mesmo instante, realizar uma determinao de vazo; Fechar as vlvulas V6, V7 e V8 e desligar as bombas B1 e B2.

10

RESULTADOS E DISCUSSO
A Tabela 1 contm os dados obtidos no experimento realizado no qual medimos diferencias de presso e a vazo para diversos sistemas, com bombas em srie e em paralelo. Tabela 1. Dados Experimentais. Medida de variao de presso em Sistema manmetro tubo em U (mm Hg) M1 Simples Simples com desvio de singularidade fechado Srie Paralelo Srie e paralelo 20 60 60 95 48 M2 180 X 100 200 103 M3 X 130 110 175 90 M4 130 X X 45 25 M5 X 0 0 0 0 117,2 230,3 220,3 296,7 185,4 Vazo (mL/s)

O sistema simples composto por uma nica bomba e nele foram medidos apenas trs dos cinco manmetros, no M1 mede-se a diferena de presso entre os pontos de entrada e sada de uma placa de orifcio O1, no M2 mede-se a diferena de presso da entrada e sada da bomba 2 e no M4 mede-se a diferena de presso entre os pontos de entrada e sada da placa de orifcio O2. O sistema com desvio de singularidade formado somente pela bomba 1 e nesse sistema a gua no passa atravs da placa de orifcio O2. No sistema em srie as duas bombas esto ligadas, neste sistema foram medidas as diferenas de presso entre a entrada e a sada da bomba 1 (M3) e da bomba 2 (M2), entre a entrada e a sada da placa de orifcio O1 (M1) e entre a entrada e sada de O3 (unio entre tubos). No sistema em paralelo foram feitas medidas de diferencias de presso em todos os manmetros e no sistema em srie e paralelo tambm. Nos sistemas simples, em srie e em srie e paralelo ocorreu cavitao nas bombas que estavam ligadas. J no sistema em paralelo no ocorreu este problema alm do que a vazo para este sistema foi bem maior que a dos outros.

11

CONCLUSO
Para este experimento o sistema em paralelo se mostrou bem mais eficiente que os outros, pois durante seu bombeamento no houve cavitao e a vazo obtida foi superior a dos demais sistemas.O sistema em paralelo utilizado quando se necessita aumentar a vazo do fluido, e o sistema em srie quando se quer aumentar a carga manomtrica.

12

REFERNCIAS
[1] Mello, C. R. de; Yanagi Jr, T. ESCOLHA DE BOMBAS CENTRFUGAS.

Departamento de Cincias Exatas da Universidade Federal de Lavras, MG. Manual Tcnico Schneider Motobombas. Joinville-SC, 2006.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dc218.4shared.com/doc/tJ9qG8Bd/preview 009.png&imgrefurl=http://dc218.4shared.com/doc/tJ9qG8Bd/preview.html&usg=__XkFYh m5M6JI8moX-IJE7FGSE7uo=&h=1426&w=1102&sz=257&hl=ptBR&start=1&zoom=1&tbnid=gWr63PEzF72cOM:&tbnh=150&tbnw=116&ei=LqLSTtSgC Yb1gAeGuLWfDQ&prev=/search%3Fq%3DRepresenta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2 Bde%2Bum%2Bgr%25C3%25A1fico%2Bde%2Bpr%25C3%25A9sele%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Bbombas%26um%3D1%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26biw%3D1024%26bih%3D677%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1

13

Вам также может понравиться