Вы находитесь на странице: 1из 5

Labortorio 2

Tipos de Reaes Qumicas

Objetivo: O problema a ser resolvido nesta experincia o da verificao do tipo


de transformao (qumica ou fsica) que ocorre quando diferentes substncias so aquecidas e/ou misturadas.

Transformaes da Matria:
A matria encontra-se em permanente transformao. Sob o fornecimento de energia (calorfera, luminosa, etc) por agentes externos, as substncias podem sofrer alteraes diversas, modificando-se, no raramente, de forma discreta, perceptvel apenas com o auxlio de sofisticados instrumentos. Entretanto, possvel em muitos casos, evidenciar tais alteraes e at identificar suas origens. Certas transformaes conduzem a variaes drsticas na composio qumica das espcies por meio de ruptura e/ou formao de ligaes entre os tomos, geralmente acompanhadas de trocas energticas com o ambiente. Este processo, quando fornece nova(s) espcie(s) diferente(s) da(s) incial(is), denominado transformao qumica, que descrito atravs de equaes qumicas e especificamente denominado reao qumica. Em outras palavras, as mudanas qumicas originam substncias (produtos), cujas propriedades intensivas so diferentes das caractersticas das substncias originais (reagentes). Transformaes que tambm envolvem ruptura e/ou formao de ligaes, mas que no alteram a composio qumica da(s) espcie(s) envolvida(s), so conhecidas como transformaes fsicas. As transformaes fsicas so principalmente observadas nas mudanas de estado das substncias, representadas, por exemplo, pela fuso, ebulio, sublimao, condensao e solidificao. Diferentes arranjos de uma mesma espcie qumica, que possuam as mesmas propriedades qumicas, podem ser obtidos por transformaes fsicas.

Reaes Qumicas:
As reaes qumicas so mudanas ou transformaes que envolvem rearranjos dos tomos dos reagentes para formar os produtos, acompanhada da absoro ou liberao de energia. Para que uma reao qumica ocorra entre duas substncias, os ons ou molculas que constituem os reagentes devem entrar em contato uns com os outros. Por esta razo, a velocidade com a qual uma reao ocorre depende de quo facilmente as espcies reagentes so capazes de se misturar. Por exemplo, ao se misturar cristais de NaCl e AgNO3, no se observa nenhuma transformao qumica. Todavia, se NaCl e AgNO3, forem dissolvidos em gua e misturados, observa-se a formao de um slido branco, cuja frmula AgCl. Aqui, a formao de cloreto de prata requer que os ons prata e cloreto se encontrem. Ao se misturar os dois slidos, isto no ocorre, exceto na superfcie onde os cristais se tocam. Em virtude da natureza homognea das solues, as substncias dissolvidas esto intimamente misturadas a nvel molecular ou inico e as transformaes qumicas podem ocorrer rapidamente. H muitas Reaes Qumicas que ocorrem sem alteraes evidentes no sistema. H outras, no entanto, que apresentam evidncias macroscpicas que permitem perceber o que est acontecendo. As principais evidncias de reaes so: desprendimento de gases, mudana de colorao do produto em relao aos reagentes, alterao da temperatura do sistema onde ocorre a reao e a formao de precipitados. Nos casos em que no existem sinais que evidenciam a reao, podem ser usados os chamados indicadores, que so substncias qumicas que mudam de cor no momento em que uma determinada reao chega ao fim.

Procedimento Experimental:
1). Caneta; 2). 7 tubos de ensaio; 3). Esptula; 4). Cobre em p e amparas 5). cido Ntrico 6). Ampara de Magnsio 7). cido Clordrico 8). Cloreto de Potssio 9). Nitrato de Prata 10). Bico de Bnsen 11). Cloreto de Sdio 12). H2O 13).Termmetro 14). Hidrxido de Sdio

Misturando diferentes substncias:

1). Com 1 caneta de retro projetor numere sete tubos de ensaio. 2). Com o adicionamento de meia esptula de cobre, aps adicion-lo 3 Ml de cido Ntrico, foi fermentando e se decompondo ao aumento da temperatura, formando a liberao de uma fumaa, gs amarelo bronze. E subiu de volume e adquiriu, tornouse azul e decompondo-se a matria do cobre. 3). Colocamos uma ampara de magnsio e adicionamos lentamente os 3 Ml de cido Clordrico, ferveu borbulhou, espumou, odor forte! Continuou fermentando super aquecido. At chegar o certo tempo o Magnsio parou de borbulhar. Ao deixa ar em repouso por uns instantes ele se decantou-se se no fundo do tubo. 4). Adicionamos 1Ml de Cloreto de Potssio e a seguir algumas gotas de Nitrato de Prata, agitou-se e comeou a ficar branca gelatinosa, branco leite. 5). Com uma pina metlica, colocamos 1 pedao de fita de Magnsio no bico de Bnsen e vimos que ao colocar da fita de Magnsio ao fogo foi se desfazendo com o fogo e evaporando, ao colocar do fogo com o tempo foi saindo fascas e criando uma luz luminosa. 6). Colocamos 0,2g de Cloreto de Sdio, aps 3Ml de gua, notamos com o agitamento a temperatura de 1.2! A temperatura Ambiente de 20C ao colocar no tubo teve uma queda 17,5C. 7). Colocamos 1Ml de cido Clordrico e com o temmetro, agitou-se a 1,9. Adicionamos 1Ml de Hidrxido de Sdio, a temperatura subiu para 5,0 rapidamente, aqueceu chegando a temperatura de 5.0!

Concluso
possvel identificar a ocorrncia de reao qumica atravs de diversos meios, como a mudana de cor, formao de precipitado, liberao de gs, entre outros, sendo que uma reao qumica ocorre sob as seguintes condies: Deve haver afinidade qumica entre os reagentes; Os reagentes devem estar em contato para que a reao acontea; As ligaes qumicas devem ser desfeitas para que novas ligaes sejam formadas, ou seja, deve haver o rearranjo dos tomos (ou ons) dos reagentes para a formao dos produtos.

Bibliografia:

ALMEIDA, P. G. V. Qumica Geral (Prticas Fundamentais). 3 ed. Viosa: Editora UFV. 1998. p. 111. BRADY, J.E.; HUMISTON, G.E. Qumica Geral. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. LEE, J. D. Qumica Inorgnica no to concisa. Traduo da 5a edio inglesa. So Paulo, Editora Edgard Blucher Ltda, 1999. 527p.

Вам также может понравиться