Вы находитесь на странице: 1из 3

FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CINCIAS ECONMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTBEIS Disciplina: Economia Professor: Cristiano Aguiar

de Oliveira 2a LISTA DE EXERCCIOS Recomendaes: a) Esta lista de exerccios deve ser entregue, impreterivelmente, at o dia combinado em sala de aula; b) Todos os clculos e procedimentos adotados devem estar explicitados nas folhas de resoluo; Parte A - Exerccios:
1) Imagine que a economia descrita pelas seguintes equaes comportamentais:

C = 10+ 0,6YD I = 100 G = 300 T = 0,3Y Calcule: a) PIB (Y) de equilbrio. b) Renda disponvel (YD). c) Despesas de consumo (C). d) Desenhe o grfico e) A poupana privada e a poupana pblica. 1.1 Caso o governo aumentasse seus gastos para G = 400 e diminusse o imposto de renda para T = 0,1Y, responda as seguintes perguntas: a) Qual seria o novo produto de equilbrio? b) Qual o efeito destas mudanas na formao da poupana pblica e privada?
2) Imagine que a economia descrita pelas seguintes equaes comportamentais:

C = 100 + 0,73 YD I = 265 G = 285 T = 0,35Y Calcule: a) PIB (Y) de equilbrio. b) Renda disponvel (YD). c) Despesas de consumo (C). d) Desenhe o grfico e) A poupana privada e a poupana pblica.

3) Considere o seguinte modelo IS-LM: C= 3 + 0,9 Y I= 2 0,5 i em que: C = Y = I = I = G= 10 M/P= 6 L= 0,24Y 0,8 i

consumo agregado renda investimento taxa de juros

G = gastos do governo L = demanda por moeda M/P = oferta real de moeda

a) Determine o valor da renda de equilbrio. b) Determine a taxa de juros de equilbrio 4) Considere o seguinte modelo IS-LM:

C 2500 0,8Yd I 1500 200i Ld 0,10Y 50i G 1200 T 0,25Y M 800 P


onde C o consumo agregado, Yd a renda disponvel, I o investimento privado, i a taxa de juros em %, Ld a demanda real por moeda, Y o nvel de renda da economia, T a arrecadao do governo e M/P a oferta real de moeda.
a) Calcule a taxa de juros de equilbrio em % da economia. b) Calcule o valor do multiplicador da poltica monetria da economia, ou seja, o efeito do aumento de uma unidade de moeda real sobre o produto.

Parte B Questes de verdadeiro ou falso:


1) Considerando o modelo IS/LM, pode-se afirmar que: a) a poltica fiscal a mais adequada para se estimular o produto, uma vez que tal poltica implica redues nas taxas de juros b) tanto um aumento das despesas do governo quanto uma expanso da oferta monetria causam elevaes nas taxas de juros c) um aumento das despesas do governo ou uma reduo dos impostos eleva a renda e reduz as taxas de juros ao passo que uma expanso da oferta monetria eleva a renda, mas resulta numa elevao das taxas de juros d) um aumento das despesas do governo combinado com uma contrao monetria resulta necessariamente, no aumento nas taxas de juros e) alteraes nas taxas de juros s so possveis com alteraes na poltica monetria 2) No modelo IS-LM para uma economia fechada, indique as conseqncias de um aumento dos gastos pblicos, ceteris paribus, sobre o deslocamento da curva IS (IS), sobre a renda real (Y) e sobre a taxa real de juros (i).

a) b) c) d) e)

IS esquerda; Y reduo e i elevao IS direita; Y elevao e i elevao IS esquerda; Y elevao e i reduo IS direita; Y reduo e i reduo IS esquerda; Y elevao e i elevao

3) A inflao implica que a moeda perde o poder de compra e cria um custo de deteno de moeda. Quanto mais ________ a taxa de inflao, ______ o volume de encaixes reais que ser detido. As hiperinflaes fornecem um apoio para esta previso. Sob condies de inflao esperada muito _______, a demanda monetria _______ drasticamente em relao renda. A velocidade _______________ quando as pessoas usam ________ moeda na relao com a renda. a) alta - menor - alta - cai - aumenta -menos b) baixa - menor - alta - sobe - aumenta -menos c) alta - maior - alta - cai - diminui - menos d) baixa - menor - baixa - cai - aumenta -menos e) alta - menor - alta - sobe - diminui mais 4) Julgue as seguintes afirmaes a respeito do efeito crowding-out: a) O crowding-out ocorre devido a uma expanso dos gastos do Governo no acompanhada por uma poltica monetria tambm expansionista. b) A magnitude do efeito crowding-out de um aumento dos gastos pblicos sobre o nvel de investimento privado independe da propenso marginal a consumir da renda disponvel. c) O efeito crowding-out do investimento ser menor na hiptese de uma variao autnoma do consumo do que no caso de uma idntica variao no gasto governamental. d) Ocorre o efeito deslocamento (crowding-out), quando o aumento dos gastos pblicos eleva a renda, desloca a demanda de moeda para a direita, aumenta a taxa de juros e reduz o investimento.

Вам также может понравиться