Вы находитесь на странице: 1из 60

Governo do Estado do Maranho Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidria SETRES

I SIND O CAT

FIQUE DE OLHO!
Cartilha de Combate ao Trabalho Escravo

Governo do Estado do Maranho Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidria SETRES

So Lus 2011

Governadora Roseana Sarney

Vice-governador Washington Luz Oliveira

Secretrio de Estado do Trabalho e da Economia Solidria Jos Antnio Barros Heluy

SUMRIO

Apresentao TRABALHO ESCRAVO O Que Trabalho Escravo Caracterizao do Trabalho Escravo no Brasil Trabalho Escravo no Maranho Quais as Atividades do Trabalhador(a) Escravo? O Trabalho Escravo e a Legislao Brasileira Lista Suja do Trabalho Escravo Direitos do Trabalhador(a) Resgatado Como um Trabalhador(a) Livre se torna Escravo Como um Trabalhador(a) Escravo se torna Livre Dicas para se proteger do Trabalho Escravo Onde denunciar DIREITOS E DEVERES Quais as obrigaes do Empregador? Quais documentos necessrios para se contratar o Trabalhador(a)? Carteira de Trabalho Onde e como Tirar

7 9 13 16 17 18 20 22 23 26 29 29

31 33 33

Direitos Trabalhistas e Previdencirios do(a) Trabalhador(a) Quais os critrios para se obter a aposentadoria? O que o 13 salrio? Outras dvidas rgos de Apoio REFERNCIAS 35 36 37 40 50 55

APRESENTAO

Desde a abolio da Escravatura, pelas mos da Princesa Isabel feito que lhe rendeu a alcunha de A Redentora j se passaram quase 115 anos. Mas alm da passagem de tempo, muitos costumes, usos e culturas se firmaram Brasil a fora, a despeito do que a Lei dos Homens determina ou institui. Dessa forma, certas prticas so perpetuadas nos rinces mais distantes e tambm no vizinho ao lado, no bairro prximo, na casa de um conhecido... s vezes adaptando, s vezes disfarando, mas sempre dando continuidade a essas prticas. O trabalho escravo no Brasil ganhou novo status, mas no deixou de acontecer. Se constitui num fenmeno contemporneo que acontece em fazendas, roas, fbricas de vesturio e canteiros de construo civil. Tambm acontece em lares, onde o discurso de ajudar a educar j se perdeu.

A principal arma para combater o trabalho escravo contemporneo informar, comunicar e educar contra essa prtica. Assim, surge a publicao FIQUE DE OLHO! Cartilha de Combate ao Trabalho Escravo: numa busca pelo bem que a informao pode fazer. A cartilha traz informaes fundamentais sobre o problema, explicando o que o trabalho escravo, o que facilita a realizao da prtica e ainda apresenta dicas teis para que o(a) trabalhador(a) consiga identificar situaes que possam lev-lo armadilha do trabalho escravo. Alm disso, apresenta e explica os Direitos Trabalhistas e Previdencirios que todo trabalhador(a) de carteira assinada tem. O Governo do Estado do Maranho agradece a contribuio dada pela Superintendncia Regional de Trabalho no Maranho (SRTE-MA), na pessoa do Superintendente Allan Kardec Ayres Ferreira, que esteve diretamente envolvido na reviso tcnica dos textos e ONG Reprter Brasil, que deu subsdios para as informaes aqui reproduzidas, atravs de seu site (www.reporterbrasil.org.br) e estudos publicados. Jos Antnio Barros Heluy
Secretrio de Estado do Trabalho e da Economia Solidria

O QUE TRABALHO ESCRAVO


O trabalho escravo uma das mais gritantes formas de degradao humana e social que assolam o Brasil e, em especial, o Estado do Maranho. Podemos definir como o exerccio do trabalho humano em que h restrio, de todas as formas, liberdade e ao respeito dos direitos mnimos para o resguardo da dignidade do trabalhador(a). O conceito contemporneo de Trabalho Escravo caracterizado pelo cerceamento da liberdade, pela degradao das condies de trabalho, pela servido por dvidas, pelas condies de isolamento geogrfico, pelo uso da violncia, pelo acirramento das relaes sociais e pelo desrespeito e violao dos direitos humanos.

A escravido foi extinta no Brasil em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei urea.
LEI n 3.353, de 13 de maio de 1888. DECLARA EXTINTA A ESCRAVIDO NO BRASIL A PRINCESA IMPERIAL Regente em nome de Sua Majestade o Imperador Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os sbditos do IMPRIO que a Assemblia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte: Art. 1 - declarada extinta desde a data desta Lei a escravido no Brasil. Art. 2 - Revogam-se as disposies em contrrio.

10

O QUE DIZ A LEI


Cdigo Penal Brasileiro
Art. 149: Reduzir algum condio anloga de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condies degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. 1 Nas mesmas penas incorre quem: I cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador(a), com o fim de ret-lo no local de trabalho; II mantm vigilncia ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador(a), com o fim de ret-lo no local de trabalho. 2 A pena aumentada de metade, O se o crime cometido: BSERVA

I contra criana ou adolescente; II por motivo de preconceito de raa, cor, etnia, religio ou origem.

1 1

O FENMENO DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL ENVOLVE TRS ATORES:


Os pees, que so os(as) trabalhadores(as) aliciados;

O proprietrio de terras, geralmente grandes concentradores de terras que no cumprem a legislao trabalhista e ambiental;

E o gato, que o aliciador de trabalhadores. quem faz a proposta e leva os pees at os campos de trabalho escravo.

12

CARACTERIZAO DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL


O cerceamento da liberdade do trabalhador(a), quando ocorre, resultado de um ou da combinao de alguns dos seguintes elementos:

Servido por dvida


Quando os trabalhadores(as) so aliciados, as suas famlias recebem um adiantamento do pagamento, junto a promessas de um bom salrio, normalmente acordado por quantidade de trabalho realizado (ex. por hectare desmatado, por m de carvo produzido, etc). Entretanto, ao chegarem ao local, os trabalhadores(as) percebem que a realidade outra: eles so obrigados a pagar um preo abusivo pelo alojamento, mesmo que em condies desumanas, pela alimentao, mesmo que inadequada, alm dos custos do transporte, medicamentos, botas e dos instrumentos de trabalho (truck-sistems). Os trabalhadores(as) geralmente no recebem uma especificao das despesas pelas quais devem pagar, a dvida apresentada no momento do ajuste de conta da produo (semanalmente), normalmente no sobra quase nada para o trabalhador(a). Ainda que a dvida no expresse a realidade, os(as) trabalhadores(as) so moralmente coagidos a continuarem trabalhando at saud-la.
13

Reteno de documentos
os documentos dos(as) trabalhadores(as) freqentemente so retidos durante o perodo da prestao do servio, o que tambm dificulta a fuga.

Isolamento fsico
Em grande parte dos casos, o local de trabalho de difcil acesso e distante de ncleos urbanos, percorrendo dezenas de quilmetros at chegar a ele. s vezes fica dentro da floresta, muito longe de estradas e meios de comunicao, como telefones pblicos. Os(as) trabalhadores(as) ficam isolados, sem nem saber para que direo correr.

Vigilncia ostensiva e ameaas


Vigilncia ostensiva e ameaas em alguns casos h presena de guardas armados que ameaam os(as) trabalhadores(as) e aplicam punies fsicas. A ameaa psicolgica tambm frequente e acontece quando os capatazes ou o gato ficam enchendo a cabea dos pees, dizendo que so incapazes, covardes, fracos. O medo, a autoestima baixa e a humilhao tambm acabam inibindo a coragem necessria para escapar.
14

As condies degradantes, por sua vez, so caracterizadas por uma combinao dos seguintes elementos:

Alojamento Os(as) trabalhadores(as) so comumente alojados em precrias barracas cobertas com lonas plsticas e/ou palhas, sem instalaes sanitrias, sem proteo lateral e piso de cho batido, ficando expostos a uma srie de riscos. Exposio a doenas Principalmente na fronteira agrcola, onde se encontra o maior foco de trabalho anlogo ao de escravo, h um alto ndice de doenas tropicais, como a malria e a febre amarela, alm de elevada incidncia de outras doenas menos comuns em outras regies, como a tuberculose. Quando ficam doentes, muitos(as) trabalhadores(as) no recebem atendimento mdico. Remunerao inadequada e salrios atrasados mesmo quando no h escravido por dvida, caso no qual os(as) trabalhadores(as) no recebe salrio em espcie, comum receberem menos do que o acordado e terem seus salrios retidos ou pagos com atraso. Maus-tratos e violncia so comuns os relatos de humilhao pblica, ameaas e at violncia fsica contra os(as) trabalhadores(as).
15

Alimentao insuficiente para atender s necessidades calricas dos(as) trabalhadores(as), e em condies inadequadas de preparo e conservao. Condies de saneamento - este item refere-se tanto precariedade das condies sanitrias (ausncia de instalaes sanitrias, por exemplo), quanto ao no fornecimento de gua potvel.

O TRABALHO ESCRAVO NO MARANHO


De acordo com dados reunidos entre os anos de 2003 e 2007, pela ONG Reprter Brasil, 34,3% dos(as) trabalhadores(as) resgatados em campos de trabalho escravo em todo o Brasil tem sua origem no Maranho. Alm disso, o Estado tambm registra ocorrncias de trabalho escravo em seu territrio. Este assunto ser abordado na seo LISTA SUJA. Os principais campos de trabalho escravo no Brasil ficam na regio de expanso agrcola, onde a Floresta Amaznica tomba diariamente para dar lugar a pastos e plantaes. Os estados do Par e Mato Grosso so os campees em nmero de resgates de trabalhadores, nas aes de represso efetuadas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.
16

QUAIS AS ATIVIDADES DO TRABALHADOR(A) ESCRAVO?


Em geral, o Trabalho Escravo explorado principalmente nas regies de fronteira agrcola, mas h outras atividades j registradas: Desmatamento e derrubadas. Limpeza de pastos (roo de juquira ou juquiro). Obra temporria, como construo de linhas de transmisso de energia eltrica Carvoarias. Limpeza, plantio e corte de cana se acar Corte e limpeza nos projetos de reflorestamento. Cultivo da soja. Trabalho em construo civil. Trabalho em confeco de vesturios Trabalho domstico. Frigorficos

17

O TRABALHO ESCRAVO E A LEGISLAO BRASILEIRA


Alm do Artigo 149 do Cdigo Penal Brasileiro, os infratores podem ser enquadrados em vrios delitos decorrentes de aes praticadas contra os(as) trabalhadores(as) ou contra o meio ambiente, por meio dos seguintes instrumentos jurdicos:
Art. 132 do CPB: prev pena de trs meses a um ano de priso para quem expe a vida ou a sade de outrem a perigo direto ou eminente; Art. 197 do CPB: condena o constrangimento ilegal que impede a liberdade dos(as) trabalhadores(as); Art. 203 do CPB, alterado pela lei n 9.777/98: prev pena de deteno de um a dois anos e multa, alm da pena correspondente violncia, para quem frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho. Este artigo complementa o art. 149, por punir a prtica de servido por dvida, quando estabelece que a mesma pena se aplica a quem: obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude da dvida; impede
18

algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio de reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. Art. 206 e o art. 207, respectivamente, punem o aliciamento para fins de emigrao e migrao interna. O art. 207 foi modificado pela lei n 9.777/98 e pune o recrutamento do trabalhador(a) fora do local de execuo do trabalho mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador(a) ou quando no assegurado o retorno do trabalhador(a) ao local de recrutamento. A Constituio Federal de 1988, em seu art. 186, condiciona a posse da propriedade rural ao cumprimento de uma funo social. A terra pode ser desapropriada para fins de reforma agrria caso esta no seja cumprida, como no caso da utilizao de trabalho anlogo ao de escravo, considerada um desvirtuamento da funo social da propriedade. No mbito administrativo, empregadores podem ser punidos com base no descumprimento das disposies constantes na CLT e nas Normas de Sade e Segurana do trabalhador(a), estabelecidas nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministrio do Trabalho e Emprego, de observncia obrigatria por todas as empresas.

19

LISTA SUJA DO TRABALHO ESCRAVO


A Organizao Internacional do Trabalho, o Instituto Ethos e a ONG Reprter Brasil desenvolveram um sistema de busca facilitada com base no Cadastro de Empregadores que foram flagrados se utilizando de mo-de-obra escrava, a chamada Lista Suja. Ela foi instituda pela Portaria 540 do Ministrio do Trabalho posteriormente revogada e regulamentada pela Portaria Interministerial 02/2011, do Ministrio do Trabalho e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica e atualizada semestralmente, sendo divulgada pelo governo federal. Dessa forma, as empresas que assinam o Pacto Nacional para a Erradicao do Trabalho Escravo podem consultar se determinada propriedade est na relao. A ferramenta de grande importncia para que o setor empresarial cheque com rapidez quais estabelecimentos devem ser suspensos das listas de fornecedores. O acesso a esse banco de dados livre (www.mte.gov.br) e as informaes so atualizadas a cada seis meses, com base nas informaes fornecidas
20

pela Secretaria de Inspeo do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. Aqueles que pagarem todas as pendncias trabalhistas e no reincidirem no crime estaro aptos a deixar o cadastro aps um prazo de dois anos. As principais causas para que o nome seja mantido na lista so a no quitao das multas, a reincidncia e aes judiciais em trmite. Desde 2003, uma portaria do governo federal impede a concesso de emprstimos de instituies bancrias pblicas a infratores da "Lista Suja" do trabalho escravo. Recomendao similar seguida por bancos privados. At novembro de 2011, 244 estabelecimentos permaneciam no registro da Lista Suja do Trabalho Escravo. Destes, 19 (8,00% do total) so localizados no Maranho A Lista Suja pode tambm ser consultada pelo link: www.reporterbrasil.org.br/listasuja

21

DIREITOS DO TRABALHADOR(A) RESGATADO


A lei n 7.998/1990 (alterada pela lei n 10.608/2002) assegura ao trabalhador(a) resgatado de situao de submisso a trabalho forado ou reduo a condio anloga de escravo: - O recebimento de todas as verbas rescisrias, incluindo: saldo de salrio, 13 e frias proporcionais, aviso prvio indenizado, FGTS, dentre outras; - Indenizao por danos morais individuais (valor especificado pelo MPT); - O pagamento de trs parcelas de seguro-desemprego no valor de um salrio mnimo cada. - O trabalhador(a) resgatado dever ser encaminhado para qualificao profissional e recolocao no mercado de trabalho, por meio do Sistema Nacional de Emprego SINE. No Maranho, essa garantia cumprida pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidria SETRES, como parte das diretrizes do Programa Marco Zero do Ministrio do Trabalho e Emprego.
22

JUDE A HADOR, A ALHO TRABAL O TRAB OMBATER RAVO. C ESC

abertos e de olhos ais um Fiqu irar m para no v

COMO UM TRABALHADOR(A) LIVRE SE TORNA ESCRAVO


1 Ao ouvir rumores de que existe servio
farto e bem remunerado em fazendas ou outro tipo de estabelecimento, mesmo em terras distantes, o trabalhador(a) ruma para esses locais.

2 Alguns vo espontaneamente. Outros


so aliciados por "gatos" (contratadores de mo de obra a servio do empregador). Estes, muitas vezes, vm busc-los de nibus, de caminho - o velho pau-de-arara ou, para fugir da fiscalizao da Polcia Rodoviria Federal, pagam passagens para os(as) trabalhadores(as) em nibus ou trens de linha. O destino principal a regio de expanso agrcola.

3 H os "pees do trecho" que deixaram sua terra um


dia e, sem residncia fixa, vo de trecho em trecho, de
23

um canto a outro em busca de trabalho. Nos chamados "hotis peoneiros", onde se hospedam espera de servio, so encontrados pelos gatos, que "compram" suas dvidas e os levam s fazendas. A partir da, os pees tornam-se seus devedores e devem trabalhar para abater o saldo. Alguns seguem contrariados, por estarem sendo negociados. Mas h os que vo felizes, pois acreditam ter conseguido um emprego que possibilitar honrar seus compromissos e ganhar dinheiro.

4 J na chegada, o peo v que a realidade bem


diferente. A dvida que tem por conta do transporte aumentar em um ritmo crescente, uma vez que o material de trabalho pessoal, como botas, comprado na cantina do prprio gato, do dono da fazenda ou de algum indicado por eles. Os gastos com refeies, remdios, pilhas ou cigarros vo sendo anotados em um "caderninho", e o que cobrado por um produto dificilmente ser o seu preo real. Um par de chinelos pode custar o triplo. Alm disso, costume do gato no informar o montante, s anotar.

5 Aps meses de servio, o trabalhador(a) no v nada


de dinheiro. Sob a promessa de que vai receber tudo no
24

final, ele continua a derrubar a mata, aplicar veneno, erguer cercas, catar razes e outras atividades agropecurias, sempre em situaes degradantes e insalubres. Cobra-se pelo uso de alojamentos sem condies de higiene.

6 No dia do pagamento, a dvida do trabalhador(a)


maior do que o total que ele teria a receber. O acordo verbal com o gato tambm costuma ser quebrado, e o peo ganha um valor bem menor que o combinado inicialmente. Ao final, quem trabalhou meses sem receber nada acaba devedor do gato e do dono da fazenda e tem de continuar a suar para quitar a dvida.

7 Ameaas psicolgicas, fora fsica e armas tambm


podem ser usadas para mant-lo no servio.
25

COMO UM TRABALHADOR(A) ESCRAVO SE TORNA LIVRE


Os Grupos Mveis de Fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE e das Superintendncias Regionais do Trabalho e Emprego - SRTEs, compostos de Auditores Fiscais do Trabalho, Procuradores do Trabalho, Policiais Federais e Rodovirios Federais, realizam as aes de represso diretamente nos estabelecimentos denunciados, retirando os(as) trabalhadores(as) das condies degradantes de trabalho, com a garantia de todos os seus direitos e aplicando ao proprietrio infrator, todas as penalidades administrativas. Cada ao confeccionado um Relatrio que serve de base para as aes civis e penais cabveis a cada caso. Escravos que conseguem fugir das fazendas - muitas vezes andando dias at chegar em alguma cidade - ou que so liberados aps o fim do servio denunciam os maus-tratos. A Comisso Pastoral da Terra (CPT), a Polcia Federal, Sindicatos, Cooperativas de Trabalhadores, entre outros, recebem as denncias e as encaminham para o Ministrio do Trabalho e Emprego MTE em Braslia e s Superintendncias Regionais do Trabalho e Emprego (antigas DRTs). A Secretaria de Inspeo do Trabalho e a Seo de Inspeo do Trabalho das SRTEs recebem as denncias e faz uma triagem dos casos, priorizando aquelas com
26

indcios concreto de submisso dos(as) trabalhadores(as) a trabalhos em condies degradantes anlogo ao de escravo. Um Grupo Mvel de Fiscalizao acionado e se dirige regio para averiguar as condies a que esto expostos os(as) trabalhadores(as). Quando encontram irregularidades, como super explorao, trabalho escravo ou infantil, aplicam autos de infrao que geram multas, alm de garantir que os direitos sejam pagos aos empregados. O grupo encontra-se com o trabalhador(a) ou a entidade que fez a denncia e planeja a ao, que tem de ser realizada em total sigilo. A rede de informaes dos empregadores extensa e, quando h rumores da presena de um grupo mvel na regio, eles escondem os pees. O estabelecimento fiscalizado pelo tempo necessrio, at que todos os locais de trabalho sejam vistoriados. Constatadas irregularidades, o dono do estabelecimento obrigado a pagar, no decorrer da ao fiscal, todos os direitos trabalhistas devidos aos(as) trabalhadores(as) encontrados.
27

O proprietrio obrigado a garantir transporte aos(as) trabalhadores(as) para fora do estabelecimento e hospedagem em local decente, caso o pagamento leve mais que um dia. O grupo mvel s vai embora depois que todos forem pagos e os autos de infrao forem lavrados. O responsvel pela fazenda ainda responder a processo na Justia. Uma ao de fiscalizao completa pode levar mais de duas semanas, dependendo da gravidade da situao. Se a situao encontrada for muito grave, o proprietrio negar-se a realizar o pagamento ou criar problemas ao trabalho do grupo mvel, o Ministrio Pblico do Trabalho pode acionar a Justia do Trabalho e a Procuradoria da Repblica, pedindo o congelamento das contas bancrias dos scios no empreendimento e a priso dos envolvidos. A maior parte dos(as) trabalhadores(as) volta para sua casa e sua famlia. Pelo menos, at o dinheiro dos direitos pagos acabar. E a seca, o desemprego, a falta de terra e de crdito agrcola apertarem novamente. Outros, principalmente os "pees do trecho", continuam na regio de fronteira agrcola, com a esperana de conseguir um servio que pague bem e um patro que os trate com dignidade. Apesar de ser uma minoria de fazendeiros que utilizam escravos, no raro os(as) trabalhadores(as) serem enganados novamente. H registros de pees libertados em quatro ocasies distintas pelo grupo mvel de fiscalizao.
28

DICAS PARA SE PROTEGER DO TRABALHO ESCRAVO


Quando pegar uma empreita, procure saber se o patro vai garantir os seus direitos; Anote o nome de quem te contrata, o nome da fazenda, onde ela se localiza e quando vai voltar de l. Deixe essas informaes com sua famlia e no Sindicato dos(as) trabalhadores(as) e Trabalhadoras Rurais do seu municpio; Se um gato tentar te enganar ou se voc fizer um servio e o patro no te pagar, denuncie!

ONDE DENUNCIAR
Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego no Maranho Endereo: Avenida Jernimo de Albuquerque, 619 Dalplaza Center Cohab /Cep: 65051-210 - So Luis MA Telefone: (98) 3213-1950
29

Ouvidoria da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania SEDHIC Endereo: Avenida Getlio Vargas, n 2.158 Monte Castelo / So Lus-MA Telefone: (98) 3221-5074 Ministrio Pblico do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho da 16 Regio Regional So Lus: Av. Igncio Mouro Rangel, Lote 07, Qd 15 - Loteamento Jaracaty - Renascena II / CEP 65076-830 Telefone: (98)2107-9300 Regional Bacabal: Rua Baro de Capanema, n 131, Centro CEP 65700-970 Telefones: (99) 3621-6915 / (99) 3621-6897 Regional Imperatriz: Rua Dom Vital, n.108, Bairro Entrocamento / CEP 65913-450 Telefones: (99) 3523-7551 Regional Caxias: Endereo: Rua dos prazeres, n. 423, Bairro Ponte / CEP: 65609-640 Telefones: (99) 3521-3513 / 0784 Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Aailndia Rua Bom Jesus, 576 - Centro Aailndia - MA - CEP: 65.930-000 Telefone: (99) 3538-2383

30

Direitos e Deveres

QUAIS AS OBRIGAES DO EMPREGADOR?


- Anotar e assinar a Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS do trabalhador(a). A data da assinatura deve ser a do primeiro dia de trabalho e ela deve ser devolvida ao trabalhador(a) no prazo mximo de 48 horas. - Preencher corretamente os recibos de pagamento dos salrios, incluindo todos os adiantamentos. O trabalhador(a) deve assinar o recibo no ato do pagamento. O recibo deve ser feito em duas vias, ficando a primeira via com o empregador e a segunda via com o trabalhador(a). - Preencher devidamente os recibos referentes ao pagamento de frias e 13 salrio ( deve ser pago em duas parcelas, a primeira at o dia 30 de novembro e a segunda at vinte de dezembro, obrigatoriamente).
31

- Pagar o salrio do ms corrente at o 5 dia til do ms seguinte; - Se o empregado for admitido no correr do ms, conta-se os dias trabalhados at fechar o ms e faz o pagamento at o 5 dia til do ms seguinte. - Pagar o salrio em dia til e no local do trabalho. Se o trabalhador(a) consentir, o salrio pode ser depositado numa conta bancria aberta para essa finalidade, em estabelecimento prximo ao local de trabalho. A autorizao para pagamento atravs de conta bancria deve ser dada pelo trabalhador(a) por escrito com especificao do banco. - O empregador no pode escrever na CTPS qualquer anotao que manche a reputao do trabalhador(a)(a) ou que no corresponde a verdade. Recomendao: A CTPS deve ser entregue ao empregador mediante recibo, para plena segurana de ambas as partes.

32

QUAIS DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA CONTRATAR O TRABALHADOR(A)?


- Carteira de Trabalho e Previdncia Social - Cpias de Carteira de Identidade e do CPF. - Comprovante de endereo. - Atestado de Sade Ocupacional Admissional - ASO. OBSERVAO: O ASO obrigatrio e deve ser custeado pelo empregador.

CARTEIRA DE TRABALHO ONDE E COMO TIRAR


Este documento gratuito. Basta ir s Unidades Descentralizadas do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), ao Viva Cidado, Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego ( antiga DRT), Sindicatos e Prefeituras Conveniadas.

33

s levar 01 fotografia 3X4 ( nos locais que expedem a carteira informatizada no necessrio a fotografia) e 01 documento de Identidade. O documento de identidade pode ser a Carteira de Identidade ou a Certido de Nascimento ou Casamento, o CPF, o Ttulo Eleitoral etc...

AO: OBSERV

34

DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIRIOS DO(A) TRABALHADOR(A)

Carteira de Trabalho e Previdncia Social devidamente anotada e assinada.

2 Salrio Mnimo fixado em LEI. 3 Irredutibilidade salarial. 4 13 ( dcimo terceiro ) salrio. 5 Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos
domingos.

6 Descanso nos feriados civis e religiosos. 7 Frias de 30 (trinta) dias remuneradas. 8 Frias proporcionais, no trmino do contrato de
trabalho.

Licena paternidade de 05 dias corridos ou licena maternidade de 120 dias.

10 Auxlio-doena e/ou Auxilio-acidente pagos pelo INSS. 11 Aviso prvio de at 90 (noventa) dias. 12 Aposentadoria por tempo de contribuio ou por
invalidez.

13 Integrao Previdncia Social. 14 Vale-transporte. 15 Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS). 16 Seguro-desemprego concedido, exclusivamente, ao
trabalhador(a) includo no FGTS.

17 Auxlio-recluso. 18 Penso por morte (recebido pelo dependente legal)


35

QUAIS OS CRITRIOS PARA SE OBTER A APOSENTADORIA?


Aposentadoria do(a) Trabalhador(a) pode ser por idade, tempo de contribuio ou invalidez. A aposentadoria por idade devido ao segurado ( homem ) que completar 65 anos e segurada ( mulher ) que completa 60 anos. Para ter acesso a esse direito o(a) trabalhador(a) deve ter feito 180 contribuies mensais Previdncia. Aposentadoria por invalidez um direito do(a) trabalhador(a) que tenha feito 12 (doze ) contribuies mensais e depende de exame mdico-pericial a cargo do INSS para verificar a condio da incapacidade. A aposentadoria por invalidez comea contar da data do incio da incapacidade ou data da entrada do requerimento, se entre estas datas decorrerem mais de 30 dias. Essa aposentadoria ser automaticamente cancelada quando o (a) aposentado(a) retornar ao trabalho. um benefcio pago ao () Segurado (a) do INSS que tenha feito 12 ( doze ) contribuies mensais e que, por motivo de doena, fica incapaz para o trabalho.
36

Quando o trabalhador(a) segurado ter direito ao auxlio-doena?


A partir do 1 (primeiro) dia de afastamento. O requerimento pode ser feito at 30(trinta) dias do incio do afastamento por incapacidade. O valor do benefcio no poder ser inferior ao salrio mnimo.

O QUE O 13 SALRIO?
O dcimo terceiro salrio uma gratificao devida a todos (as) trabalhadores(as) brasileiros e paga por ms trabalhado ou frao de ms igual ou superior a 15 dias. O valor do 13 salrio corresponde ao maior valor do salrio no ano (salrio de dezembro). O valor proporcional calculado com base no valor integral do salrio devido ao(a) trabalhador(a), multiplicado pelo total de meses trabalhados e dividido o resultado por 12.
salrio

Se o trabalhador(a) tiver menos de 01 (hum) ano no emprego, ter direito a receber o 13 salrio? Sim. Neste caso, o 13 proporcional ao nmero de meses
37

trabalhados. Por exemplo: um(a) trabalhador(a) que recebe o salrio de R$ 545,00 e entrou no servio no dia 1 de julho, ter direito a 6/12, o que equivale metade do 13 salrio. Portanto receber R$ 272,50.

Em quantas parcelas pode ser pago o 13 salrio?


Pode ser pago em duas parcelas de 50%. A primeira parcela entre os meses de fevereiro a novembro, e a segunda at o dia 20 (vinte) de dezembro.

38

COMO SO CALCULADAS AS FRIAS DO TRABALHADOR(A)?


O(A) trabalhador(a) tem direito as frias remuneradas aps cada perodo de 12 meses de servio prestado mesma empresa contado da data da admisso. O valor das frias igual soma do salrio acrescido de mais 1/3 ( um tero). Por exemplo: O(A) trabalhador(a) que recebe R$ 545,00 tem direito a frias remuneradas de R$ 726,67 que a soma de R$ 545,00 mais R$ 181,67 ( correspondente a 1/3 do salrio). O pagamento pode ser em at 02 (duas ) parcelas. O perodo de gozo de frias ser concedido, a critrio do(a) empregador(a), dentro dos 12 meses subseqentes data em que o(a) trabalhador(a) tiver adquirido o direito. O(A) trabalhador(a) pode negociar 1/3 do perodo de suas frias e recebe-la em dinheiro.
39

OUTRAS DViDAS ?
Quais os descontos autorizados por lei que podem ser feitos sobre o salrio do trabalhador(a)?
Previdncia Social. O valor da contribuio do(a) trabalhador(a) de, no mnimo, 8%. O percentual varia de acordo com o salrio, conforme tabela do INSS. O empregador contribui com 12% do salrio registrado na Carteira de Trabalho. Vale Transporte. Pode ser descontado at 6% do salrio do trabalhador(a). Ao empregador(a) cabe o pagamento do restante do custo do transporte do trabalhador(a). Faltas ao servio. Podem ser descontadas desde que no sejam justificadas com atestado mdico ou que no tenham sido autorizadas pelo empregador. Adiantamentos. Concedidos mediante recibo.
40

Como rescindir o contrato de trabalho do Trabalhador(a) ?


O empregador deve fazer a resciso elaborando um Termo de Resciso do Contrato de Trabalho, onde constem todas as parcelas que esto sendo pagas ao empregado, em razo do fim do contrato.

O que deve ser pago por ocasio da resciso de contrato?


Se o(a) trabalhador(a) dispensado(a) sem justa causa, deve ser pago: * aviso prvio (se no foi trabalhado) * 13 salrio proporcional * frias vencidas * frias proporcionais * 1/3 sobre o valor das frias * saldo de salrio ( se houver) OBS: Se o(a) trabalhador(a) dispensado por justa causa, deve ser pago: saldo do salrio frias vencidas OBS: quando o(a) trabalhador(a) estiver cumprindo aviso prvio, ter direito a sair mais cedo do trabalho para procurar emprego: o horrio normal de trabalho
41

ser reduzido em 2 (duas) horas dirias, ou se trabalhar sem reduo dessas 2 (duas) horas dirias, pode faltar ao servio por 7 (sete) dias corridos. Nas duas hipteses, sem prejuzo do salrio integral.

Se o trabalhador(a) pedir demisso, deve ser pago:


13 salrio proporcional frias vencidas frias proporcionais 1/3 sobre o valor das frias Saldo de salrio ( se houver) OBS: Se o aviso prvio no for cumprido, o empregador(a) pode descontar o valor correspondente na resciso.

Qual a durao do aviso prvio?


De at 90 (noventa) dias.

Quando pagar as verbas rescisrias?


I Quando for dado o aviso prvio, por qualquer das partes, e o(a) trabalhador(a) cumprir os trinta dias trabalhados. O empregador(a) tem 01 (hum) dia aps o trmino do aviso prvio para a devida quitao. II- Quando o (a) trabalhador(a) demitido ou pede demisso, saindo imediatamente do trabalho, o empregador(a) tem 10 (dez) dias para quitao das verbas rescisrias, a contar da data em que o(a) empregado(a) se desligou do emprego.
42

O que abandono de emprego?


O trabalhador(a) abandona o emprego quando faltar 30 (trinta) dias consecutivos sem justificativa. O empregador dever convocar o trabalhador(a) mediante carta registrada com aviso de recebimento, telegrama ou publicao em jornal de circulao estadual.

O menor de 16 anos pode exercer trabalho?


A Legislao Trabalhista diz que menores de 14 anos no podem trabalhar. Adolescentes entre 14 e 16 anos podem trabalhar somente na condio de aprendiz. Entre os 16 e 18 anos, o jovem pode exercer qualquer funo profissional, desde que no haja nenhuma condio de insalubridade, periculosidade ou trabalho noturno.

43

O trabalhador(a) tem direito ao seguro desemprego?


O Trabalhador(a) includo no regime FGTS pode requerer o Seguro Desemprego. S pode receber o Seguro Desemprego o trabalhador(a) que: Foi dispensado sem justa causa comprovada. Trabalhou como empregado(a) por 06 meses. No recebe qualquer benefcio previdencirio, exceto auxlio-acidente e penso por morte; No possui renda prpria de qualquer natureza, suficiente sua manuteno e de sua famlia; Para requerer o Seguro-Desemprego, o(a) trabalhador(a) deve dirigir-se s Unidades de Atendimento ao Trabalhador ( SINE), Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego e apresentar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdncia Social; Termo de resciso do contrato de trabalho; Documento comprobatrio e recolhimento das contribuies previdencirias e do FGTS.

44

O QUE ASSDIO MORAL?


Assdio moral toda e qualquer conduta abusiva (um gesto, palavra, escritos e comportamentos etc.) que fira a dignidade e a integridade fsica ou psquica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

Exemplos: Instrues confusas e imprecisas ao() trabalhador(a); Dificultar o trabalho; Atribuir erros imaginrios ao() trabalhador(a); Exigir, sem necessidades, trabalhos urgentes; Sobrecarga de tarefas; Ignorar a presena do(a) trabalhador(a) ou no cumprimenta-lo(a) ou, ainda, no lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente; Fazer crticas ou brincadeiras de mau gosto ao () trabalhador(a) em pblico; Impor horrios injustificados; Retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho;
45

Agresso fsica ou verbal, quando esto s o(a) assediador (a) a vtima; Revista vexatria; Ameaas e insultos; Isolamento.

E O ASSDIO SEXUAL?

Assdio sexual quando o(a) empregador(a) aborda o(a) trabalhador(a) com inteno sexual, sem que este(a) concorde ou deseje. Tambm assdio quando o(a) agressor(a) usa de uma posio privilegiada para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes. Assdio sexual crime (Art.216-A, do Cdigo Penal. Com redao dada pela Lei n 10.224, de 15 de maio de 1991).
46

Alimentao
Ainda no uma obrigao do empregador, mas se fornecida, deve ser em quantidade e qualidade compatveis com a necessidade nutricional e a atividade desenvolvida.

Habitao
Deve ter a capacidade dimensionada de acordo com o nmero de moradores e possuir: * Ventilao e iluminao suficiente; * Rede de energia eltrica devidamente protegida; * Pisos, paredes e cobertura adequados; * Instalaes sanitrias adequadas; * Portas e janelas capazes de proporcionar vedao suficiente.

Riscos ambientais
So agentes que podem estar presentes nos ambientes de trabalho e dependendo da exposio e/ou concentrao podem prejudicar a sade do trabalhador(a). So classificados com fsicos, qumicos e biolgicos. Dentre os principais agentes, destacam-se: - Fsicos rudos, calor, vibraes, umidade e presses anormais; - Qumicos poeiras e substncias qumicas (defensivos agrcolas, por exemplo);
47

- Biolgicos microorganismos patolgicos presentes em instalaes hospitalares, esgotos e lixes. Por isso, o(a) empregador(a) responsvel pela adoo de medidas de proteo, tanto individuais como coletivas, como a reduo do tempo de exposio, eliminao e/ou reduo dos riscos do ambiente de trabalho, e deve disponibilizar gratuitamente os equipamentos de proteo individual (calados, luvas impermeveis, mscaras, protetores auriculares etc...). importante ler e cumprir as recomendaes contidas nos rtulos dos produtos qumicos.

Riscos de acidentes
Os(as) trabalhadores(as) tambm esto sujeitos a diversos tipos de acidente, como: queimaduras, quedas, cortes, choques eltricos e outros. Para a reduo dos riscos, o(a) empregador(a) deve adotar uma srie de medidas de proteo: Exigir ritmo de trabalho compatvel com a natureza da atividade e a capacidade do(a) trabalhador(a);
48

Fornecer material de trabalho adequado tarefa a ser executada e em boas condies de uso; Orientar permanentemente o(a) trabalhador(a) sobre a tarefa e seus riscos; Proibir trabalho em altura com risco de queda.

Acompanhamento mdico
O trabalhador(a) deve ser, obrigatoriamente, submetido a exames mdicos ao longo de sua vida laboral, iniciando pelo exame admissional, depois os peridicos, e o demissional, quando da rescisso do seu contrato. Ainda deve ser submetido a exame de retorno ao trabalho e na mudana de funo.

49

RGOS DE APOIO

SINDICATO
Todos os trabalhadores(as) tm direito criao de associao profissional ou sindical sem necessidade de autorizao do Estado. Esse um direito assegurado aos trabalhadores(as) pela Constituio Federal ( art. 8 ). importante para o trabalhador(a) filiar-se ao seu Sindicato. Ele o rgo que defende os direitos e interesses coletivos e individuais da categoria.

I SIND ATO C

JUSTIA DO TRABALHO
Vinculado ao Poder Executivo ( Presidncia da Repblica), define e executa a poltica nacional de emprego e fiscaliza as empresas, verificando se esto cumprindo a lei: presta assistncia a empregados(as) e
50

empregadores(as), solucionando dvidas sobre direitos e deveres trabalhistas. Endereo: Avenida Senador Vitorino Freire, N 2001, Areinha, So Lus - Maranho, CEP 65030-015 Fone: (98) 2109 9300

INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL


a instituio pblica responsvel pela transferncia de renda a todo(a) trabalhador(a) contribuinte que perde a capacidade para o trabalho seja por doena, invalidez, idade avanada, morte e desemprego involuntrio, maternidade, recluso e tempo de contribuio Previdncia Social. Regional So Lus Av. Senador Vitorino Freire, 29 - Ed. Cesrio - sala 208 - Anel Virio - So Lus / MA cep: 65010 - 650 Tel: (98) 3214 5244/ 5298 Fax: (98) 3214 5269/ 3231 1556 Regional Imperatriz Av. Simplcio Moreira, 1026 - Centro Imperatriz / MA cep: 65901 - 490 Tel: (99)3525-3455/2101-9802/3524-3454 Fax: (99) 3525 3454

51

SETRES - Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidria do Estado do Maranho


Planeja e executa as polticas de emprego e renda e de apoio formao do trabalhador(a), e as de Economia Solidria. Tem como competncia, dentre outras, propiciar condies e iniciativas que estimulem a promoo do Trabalho Decente pata todos(as). Endereo: Rua da Paz N 316 Centro / CEP 65.020450 So Luis Maranho Fone : (98) 3218 9853

SINE/MARANHO
Servio de Intermediao para o Trabalho, que tem por atribuio inserir trabalhadores(as) no mercado de trabalho. O SINE/MARANHO est vinculado Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidria (SETRES) e executado no Estado do Maranho em parceria com o Ministrio do Trabalho e Emprego MTE. A rede SINEMARANHO possui 18 unidades, distribudas em 15 municpios . A unidade central funciona em So Luis-MA., na Rua da Paz, N 316, Centro - 65.020-450 So Luis Maranho A SETRES e o SINE/MARANHO desenvolvem ainda o Projeto Marco Zero de Intermediao Rural, em que equipes mveis do servio fazem o cadastro e o encaminhamento legal de trabalhadores rurais para outros estados da federao.
52

O encaminhamento dos trabalhadores acompanhado integralmente por equipes do Sine/Maranho e tambm do Sine dos estados de destino, garantindo que nenhum trabalhador saia de nosso Estado sem a carteira assinada, transporte pago pela empresa contratante, boas condies de alojamento e a garantia de retorno para o lar, caso o trabalhador no queira mais o servio.

SUPERINTENDNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO NO MARANHO SRTE/MA


a representao oficial do Ministrio do Trabalho e Emprego em nosso Estado. Responsvel pela fiscalizao do cumprimento das Leis Trabalhistas e de Segurana e sade do Trabalhador(a). Tambm recebe e apura denncias de ocorrncias de trabalho escravo e infantil, punindo os infratores. Endereo: Avenida Jernimo de Albuquerque, 619 Dalplaza Center Cohab /Cep: 65051-210 - So Luis Maranho Telefone: (98) 3213-1950 / 3213-1952

53

REFERNCIAS

Constituio Federal Cdigo Penal Brasileiro Portaria Interministerial MTE/SEDH N 02 de 12.05.2011 OIT Organizao Internacional do Trabalho. As boas prticas da inspeo do trabalho no Brasil: a erradicao do trabalho anlogo ao de escravo / Organizao Internacional do Trabalho. - Braslia: OIT, 2010. 1 v. Disponvel em: http://www.oit.org.br/info/downloadfile.php?fileId=504 Comisso Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano nacional para a Erradicao do trabalho escravo / Comisso Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Organizao Internacional do Trabalho. Braslia: OIT, 2003. 44 p. ; tab. Disponvel em: http://portal.mte.gov.br/trab_escravo/ Portal Reprter Brasil Agncia de Notcias Maranho: Cobertura Especial. Disponvel em: http://www.reporterbrasil.org.br/maranhao/

55

2011. Governo do Estado da Maranho. Distribuio e Informaes Secretaria Estado do Trabalho e da Economia Solidria - SETRES Rua da Paz, 316 Centro CEP 65.020-450 So Lus / Ma (98) 3218 9853 /98 3218 9855 www.trabalho.ma.gov.br

Governadora do Estado do Maranho

Roseana Sarney
Secretrio do Trabalho e Economia Solidria

Jos Antnio Heluy

Redao, organizao e adaptao de textos Gisele Amaral Pedro Marinho Reviso tcnica Allan Kardec Ayres Ferreira Projeto grfico Dupla Criao

DISTRIBUIO GRATUITA permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Esta cartilha est disponvel para download no endereo www.trabalho.ma.gov.br

57

TRABALHO SECRETARIA DE ESTADO

Вам также может понравиться