Вы находитесь на странице: 1из 25

RC-VO DE FORMAO COM CHUMBO E BUDDY problemas de compatibilidade ENTRE MARCAS DE TRANSMISSORES

_____________________________________________________________ Ser designado como um voluntrio no meu clube para instruir RC-vo de aeromodelos e um amigo levam sendo obrigatrio para a formao, eu estava muito em breve obstrudo por dois grandes problemas: 1) o aluno acha que o sistema de caixa de amigo (e companheiro a liderana) muito caro 2) o aluno proprietrio de um transmissor de uma marca diferente do que o instrutor Eu comecei meus experimentos (e no a pesquisa, o meu conhecimento de eletrnica sendo muito limitada) com o meu rdio FUTABA FC18 V3 Alm disso interligada a outras rdios Futaba. Depois de um tempo em que outras marcas testadas com meu rdio. No vou entrar muito em detalhes eletrnicas sobre o grfico do sinal PPM e tal, vou limitar-me para o lado prtico de como fazer uma caixa de chumbo e de amigos e como torn-lo compatvel entre as marcas.

1. A CAIXA BUDDY PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO:


simples: a baixa freqncia PPM sinal (pulso modulao de posio) do transmissor escravo (aluno-TX), antes de ser transformado no amplificador de alta freqncia (HF), vem atravs a liderana buddy para o transmissor do instrutor (mestreTX) . O instrutor ou utiliza o sinal do aluno-TX (com a ajuda de uma chave de primavera-ativado), ou o sinal de sua prpria TX para fazer o modelo. Isso significa que o aluno-TX no deve enviar qualquer sinal de HF, e, portanto, um deve remover tanto o cristal, ou o removvel HF-mdulo (se houver). A antena do aluno no , portanto necessria e no deve ser puxado para fora. O mestre-TX est usando o cristal apropriado e envia sobre a freqncia do modelo dito (ver fig. 1-01).

Exceo a este sistema: todos os transmissores MULTIPLEX de idade, ou seja, os rdios fabricados antes da MC-serie (MC 3010,3030 e 4000) e antes da serie picolina e Cockpit. Tambm o velho Futaba marrom-transmissores from 1976-1980, as rdios Mac-Gregor, provavelmente, a Kraft, etc ... Estes rdios mais antigos, onde interligados por um cabo que apenas entregou-over do mestre tenso da bateria TX. Ou o instrutor estava transmitindo, seja o instrutor desligado o rdio e automaticamente o aluno-TX foi ligado. Ambos os rdios foram, assim, equipado com um cristal, uma HF-mdulo (se removvel) e uma antena puxou-out, a fim de transmitir tanto. Estes rdios mais velhos Multiplex, no entanto equipado com uma tomada de PPM, de modo que eles tambm podem ser usados como aluno-TX s com o novo tipo de transmissores de Multiplex (ou outras marcas). Entre os transmissores mais recentes, pode-se distinguir trs tipos de master-transmissores: Tipo 1: o transmissor mestre aceita o sinal PPM-do escravo e manipula este sinal, adicionando a misturas e as mesmas configuraes como sobre o sinal original do mestre-transmissor, com a possibilidade de hand-over de forma seletiva algumas ou todos os canais para o escravo (fi. nico canal 1 e 2 handed-over para o escravo). Este tipo de rdio permite mais possibilidades: o rdio escravo no deve ser um rdio programvel, nem mesmo por um V-tail ou por helicptero, um simples rdio de 4 canais bsicos perfeito o suficiente. s vezes, possvel corrigir o escravo, sem assumir o controle do escravo. Tipo 2: o rdio mestre tem a possibilidade de hand-over de forma seletiva alguns ou todos os canais para o escravo. s vezes, possvel corrigir o escravo, sem assumir o controle do escravo. O transmissor escravo deve, portanto, ser capaz de controlar em seu modelo prprio de vo (inclusive as misturas necessrias necessrio). Tipo 3: a rdio mestre mos sobre os comandos para o escravo de modo absoluto (todos os canais). Uma espcie de tudo ou nada. O transmissor escravo deve, portanto, ser capaz de controlar em seu modelo prprio de vo (inclusive as misturas necessrias necessrio).

Tipo 1: Multiplex 3010, 3030, Evo, 4000, Graupner MC22, MC24, Futaba FF8/8U, FF9/9C, Futaba / Robbe FC18V3.1 e V3.2 Tipo 2: Futaba / Robbe FC18V3.0, ... Futaba 9ZAP-9ZHP, Graupner? ? , JR PCM9X Tipo 3: Futaba / Robbe FC18V1 e V2, FC16, F16, FX14 FX18 1, Futaba SKYSPORT 06/04, Futaba FF6/T6XAS/6EXA, Graupner MC10, MC12, MC14, MC15, MC16, MC17, Hitec Flash4 / 5 e Eclipse 7, Sanwa / Airtronics VG400/600, VG6000, RD6000Super & Sport, RD8000 Mais informaes sobre este ou qualquer outro sempre bem-vindos para completar a lista! ! ! ! ! Contacte-me! ! !

1.1 O PPM-SIGNAL (e compatibilidade)


O PPM-SIGNAL: A baixa freqncia do sinal PPM transformada em alta freqncia, que ser enviado pelo transmissor. O receptor ir receber essa alta freqncia, ir transform-lo em um sinal PPM, sendo este ltimo transformado em sinal de compreenso para os servos. O PPM sinal de um sinal com modulaes quantas existem canais no transmissor, mas eu ainda no entendia muito bem. Olhe aqui para mais detalhes: -www.chez.com/silicium31/les_docs.htm -www.aerodesign.de/peter/2000/PCM/PCM_PPM_eng.html -www.mp.ttu.ee/risto/rc/electronics / -www.skystreakers.org/Articles/HowRadiosWork.htm -Http: / www.omegaco.demon.co.uk / / mechtml / fmectech.htm # anchor160947 - Http://home.nordnet.fr/ ~ fthobois / (ver seco teoria) O que eu acho ter entendido e que importante para a questo de compatibilidade, o sinal da modulao do sinal PPM. Alguns transmissores esto modulando o sinal PPM sob a transportadora, e depois falamos sobre modulada negativo sinal PPM. Outros transmissores esto modulando o sinal PPM acima do transportador, em seguida, falamos sobre modulada positiva PPM sinal (ver fig. 1-02).

Um transmissor com uma modulao PPM positivo no em teoria, ser compatvel com um transmissor de trabalhar com um negativo de modulao PPM. Na prtica, a minha FC18V3Plus parece entender, por vezes, um oposto PPM sinal. De acordo com minhas pesquisas limitada, parece que: - JR e Sanwa / Airtronics est trabalhando com uma positiva modulao PPM- Futaba, Hitec e Multiplex esto trabalhando com um negativo de modulao PPM- Graupner, s vezes positiva de modulao, s vezes negativos Estes positivos e negativos de modulao PPM-nada tm a ver com o sistema de mudana positiva e negativa que se aplica aos Estados Unidos, e Canad. Futaba e Hitec esto trabalhando na mudana negativa, a outras marcas positivas. Isso faz com que os receptores de mudana positiva incompatvel com transmissores mudana negativa e vice-versa. Repito que este problema s existe nos Estados Unidos-Estados Unidos e Canad e no no resto do mundo. Ento essa mudana positiva e negativa no se aplica codificao do sinal, mas para o HF-parte do sinal. Para aqueles interessados em um osciloscpio para download gratuito para visualizar ou pesquisar. o PPM sinal, faa o download do site da Universidade Estatal de Moscovo: http://polly.phys.msu.su/ ~ zeld / oscill.html. Na verdade, com este dispositivo, voc pode pesquisar o sinal PPM-on um transmissor de idade no conta com uma conexo de amigos, a fim de uslo como um simulador de vo ou como um transmissor de escravos. H tambm um mbito francs, mas acho que menos prtico: www.winoscillo.com. O download ea instalao rpida e um pedao de bolo, e voc s tem que ligar o sinal PPM-on do line-in de conexo de sua placa de som (o cho do transmissor para o cho do conector line-in, o sinal PPM- tot o sinal de

contato do seu conector line-in). Ateno: os sinais acima de 20kHz no pode ser medido. Alm disso, nunca tente medir um sinal de mais de 15 Volt, isso para evitar sua placa de som para ser fumado-up. Ver o meu site sobre como conectar e usar o escopo. Na fig. 01-03 voc v uma medida tomada pelo escopo russo, mas transformada em preto e branco. No ruim, no ?

COMPATIBILIDADE PPM:
Se houver um problema de incompatibilidade devido inverso de sinais PPM, voc s precisa de 4 componentes eletrnicos para o inverso PPM sinal do aluno, a fim de torn-lo compatvel. Veja o captulo 2 para mais detalhes sobre o PPM-inversor de sinal e captulo 5 fig.5-10 para um exemplo.

1.2 DOIS TIPOS DE LEADS BUDDY EXISTS:


1) levar uma, que, acima de passar o sinal PPM, tambm d a energia da bateria do mestre-TX para o TX-aluno, o aluno no ir ligar seu transmissor, porque movido pelo mestre-TX. 2) uma liderana que s vai transferir o sinal PPM-aluno de mestre, o aluno ir ligar seu TX. Vantagem da segunda soluo: a) sem riscos de curto-circuito devido a um defeito de chumbo: um curto-circuito entre o poder-fios que vm das baterias do mestre-TX provavelmente resultaria em um destruda master-TX e um modelo destrudo. b) a realizao de uma liderana to muito mais simples (apenas 2 fios para ser ligado) Desvantagem de a segunda soluo: em certos casos, a liderana no reversvel, ou seja, deve ligar um ser exclusivamente ligado ao mestre-TX, a outra ficha deve ser conectado ao aluno-TX. A fim de distinguir uma ficha do outro, eu me encaixo um pedao de mangueira de calor vermelho encolhendo na final do aluno do chumbo.

1.3 PPM-PCM
O aluno-TX-deve normalmente ser definida na PPM-mode e no em PCM, mesmo que o receptor do modelo de PCM-type. Neste caso, claro, o mestre-TX ser definido em PCM-mode. S sei que h algumas excees, onde ambos os transmissores devem estar em PCM-mode com um receptor PCM. Algumas excees (no limitando) de que eu aprendi de: escravo - master> FC18 FC18 FF6/6Xqualquer TX FF7/7UAPFC18 FF7/7UAPFC28 FF7/7UAP9ZHP FC28FF7/7UAP FC18 FC28 FC289ZHP No tente conectar diferentes marcas de transmissores para o outro quando ambos na PCM-mode: todas as marcas tm a sua prpria PCM-cdigo. Que tambm a razo pela qual PCM-receptor de marcas diferentes no podem ser misturados.

1.4 MODO STICK


Se o aluno quer voar de uma forma diferente do que o mestre (fi com um acelerador esquerda, o outro com o direito do acelerador), perfeitamente possvel com a caixa de amigo. Ambos os transmissores devem apenas ser programado no modo apropriado vara.

1.5 IMPULSO NEUTRO DE SERVOS


O impulso neutro do servos disse: "UNI" um impulso de 1,5 ms. Alguns transmissores mais velhos Robbe estavam trabalhando com 1,3 ms. E, infelizmente, o Multiplex Profi MC3000 (todas as verses) eo 4000 esto usando um servo neutro de 1,6 ms. O resultado da ligao de 2 rdios com um impulso diferente neutra de 1,5 e 1,6 ms, que o neutro do servos so compensados de vrios graus (normalmente de 8 a 10 ) em comparao com as configuraes bsicas do transmissor principal. E se a parte trim-no pode ser definido eletronicamente, o deslocamento de diferena, eu acho, muito importante para ser corrigido no transmissor escravo, definindo o trim-alavancas nos cantos. Se o transmissor escravo de um tipo no-programveis, voc s precisa perder um pouco o pau-resistores e para transform-los ligeiramente na direo certa, a fim de obter o mesmo servoneutro com o Multiplex. Ateno com o MM Cockpit Multiplex e do Pico: ambos tm "UNI" neutro por padro. Com o Cockpit MM, possvel alterar o neutro do UNI para Multiplex neutro dentro do programa (MN ou MR escolheu no menu servo da parte cuidar da definio servo normal / inversa. Na Frana, possvel . reprogramar para o Pico livre no Multiplex Multiplex neutro ento tomar reprogramao e retornar os custos por sua conta (informaes do Hubscher, Multiplex revendedor Frana, que est funcionando mesmo um grupo de notcias de perguntas e respostas Veja aqui..: www.hes-online.net)

1.6 CESSO DE CANAIS


A maioria dos receptores so compatveis com um transmissor de outra marca, o que significa que o sinal HF-e, provavelmente, o sinal de baixa freqncia (PPM) so do mesmo tipo (mas s vezes invertido). Infelizmente, quase marca cada um transmissor utiliza sua prpria designao de canais. E aqui que os problemas de compatibilidade pode se tornar insolvel para rdios programveis, que so limitados em seus programas de atribuio de canais (e, infelizmente, a maioria deles so). Como o processo de aprendizagem logicamente feito com um modelo de eixo simples de 3 ou 4 com apenas um servo para ambos os ailerons, um ter os 4 canais bsicos controlados pelos dois sticks no transmissor. Abaixo voc encontrar uma tabela que mostra a atribuio de canais no receptor-sadas:

receiver channel 1 channel 2 channel 3 channel 4

Futaba/Hitec ailerons elevator throttle rudder

Graupner/JR throttle ailerons elevator rudder

Multiplex ailerons elevator rudder throttle

Sanwa elevator ailerons throttle rudder

Robbe ailerons elevator rudder throttle

receptor Futaba / Hitec Graupner / JR Multiplex Sanwa Robbe canal 1 ailerons throttle ailerons ailerons elevador canal 2 ailerons elevador elevador elevador ailerons o canal 3 do acelerador elevador leme leme do acelerador canal 4 leme leme leme borboleta do acelerador Para entender a compatibilidade problema, aqui est um exemplo: Suponha que: um professor com um Futaba FC18 e um aluno com um MC10 Graupner, o avio voando bem com transmissor do professor: A conexo do PPM sinal entre os dois transmissores no cria qualquer problema. No entanto, o caos quase total. Se o aluno move sua acelerao-stick (canal 1 Graupner), o sinal vem atravs da Futaba master-TX e enviado para o receptor, e o canal 1 Futaba, que est se movendo, ou seja, os ailerons vai passar! Se o aluno move sua elevador-stick (canal 3 Graupner), sobre o plano ser o acelerador servo, que ir se mover, etc ..

Solues:
1) O aluno tem um transmissor no programveis, equipados com conectores intercambiveis: No h problema: ele s deve intercmbio os conectores de ligar o potencimetros dos sticks para o printboard, esta a fim de obter a mesma atribuio de canais como o transmissor do professor. (Graupner FM314, FM414 e FM4014, Multiplex Europa sprint, Linha Pico Multiplex, Robbe Terra FMSS Top / PCMS, Futaba / Robbe F14 e F16, ...)

2) O aluno tem um transmissor no-programveis que no equipados com conectores intercambiveis: Neste caso, a transformao mais radical. Os fios dos potencimetros de uma ou mais varas devem ser unsoldered e soldadas para potencimetros outros de tal forma a obter o mesmo canal de atribuio, como TX do professor. Pequeno problema se o aluno-TX equipado com dipswitches para reverter servo: a numerao dessas dipswitches no correspondem mais ao mesmo nmero de canais (CM Robbe-Rex, Robbe Terra Top FM ...). Trocando os fios dos potencimetros no um problema se o acabamento mecnico no potencimetro mesmo. Se o acabamento mecnico, mas em um potencimetro separado (fi Robbe CM-Rex), preciso tambm mudar os fios destes potencimetros trim-(o que eu fiz sobre o REX CM; canal 3 e 4 foram trocados como tornar-se compatvel com Futaba). 3) O aluno tem um transmissor programvel: Duas solues-longe do ideal, so possveis neste caso: a) alteraes no transmissor do aluno: Se o transmissor tem conectores intercambiveis conectar os potencimetros dos sticks para o printboard, (Cockpit Multiplex), um s tem que mudar o local dos conectores, a fim de alterar a atribuio de canais. Na ausncia de conectores disse dessoldar, os fios dos potencimetros das varas e intercmbio-los, eventualmente, tambm os fios do potencimetros trim-se presente. AVISO se as guarnies so digital (Hitec Flash 5 ,...): provavelmente estes esto diretamente ligados a um printboard (sem fios), por isso, muito provavelmente no possvel mudar, o que significa que algumas guarnies no poderia corresponder mais s varas que normalmente afetam. Para amigo de boxe no muito grave, mas a fbrica canal atribuio deste transmissor deve definitivamente ser reinstalado a partir do momento em que o aluno pode voar por conta prpria. Os problemas e limitaes que resultam dessas mudanas so numerosos relativas programao. Tomemos por exemplo o MC10 Graupner, radio bsicos programveis: suponha que voc trocou os fios do canal 1,2 e 3, a fim de torn-lo compatvel com Futaba. O MC10 tem uma taxa dupla para os ailerons (Graupner canal 2) e uma taxa dupla para o elevador (Graupner canal 3). Mas, como voc adulterado com o rdio, o canal 2 passou a ser o elevador e canal 3 do acelerador. Voc agora obter uma taxa dupla no acelerador (totalmente inteis) e um no elevador, mas no de taxa dupla para os ailerons. Tambm problemas para o inverso canais no programa: se fi voc ativa no "canal reverso um" programa, ele no ir inverter o regulador de presso, como previsto no manual, mas isso afetar os ailerons. b) mudanas no transmissor do mestre: se o professor possui um rdio no programveis (que prefere ser surpreendente), possvel alterar a atribuio de canais como descrito anteriormente, de modo a tornar ambos os rdios compatveis. Mesmo para um rdio programvel, mas eu duvido que um professor iria mexer em sua prpria rdio. Mas se o senhor possui um rdio programvel, s vezes possvel alterar a atribuio de canais de programao. Se o programa d-lhe apenas a escolha entre manter o modo de 1 ou 2 (s vezes 1,2,3 ou 4), no possvel, como para os transmissores seguinte: Futaba: FX 14, FC 16, FC 18, FX 18, FF 6, FF 8, ...? Multiplex: Cockpit Graupner: MC10, MC12, MC14, MC 15, ...? Hitec: Flash 5, 7 Eclipse Sanwa:? JR:? Com o Multiplex 3010, 3030, Royal EVO ou 4000 (provavelmente de rdio o mais completo no mercado, mas, infelizmente, resmungou por aqueles que preferem uma programao toda feita em fbrica, com uma srie de restries como conseqncia), no h problema em todos: cada canal do transmissor pode ser atribudo a qualquer canal no receptor, e todas as misturas ser livre, no h qualquer restrio ou limitao ou problema, nesse sentido, nenhum dos dois. Com o FC Futaba 18 V3Plus ou a FC 28, menu 21 permite a atribuio com algumas limitaes de os canais como se tornar compatvel com outro transmissor. Como exemplo: o mestre com um Futaba FC18 V3Plus eo professor com um MC10 Graupner. Se o mestre voa com o direito do acelerador e quer dar lies a este aluno, ento menu 21 deve ser programado como segue: menu de 21 1 2 3 4 5 6 7 8 (nmeros dos canais das varas do TX) 2 1 3 4 5 6 7 8 (receptor de sada) Isso resolve um problema para o aluno e, infelizmente, cria problemas para o mestre, as instalaes de programa que est sendo limitado no FC18V3Plus: este rdio permanece obstinado e persistir fingir AO que o servo ligado ao canal 1 do receptor usado para os ailerons. Menu 15 deste rdio (dual taxa /

exponencial ailerons) ser eficaz na tomada de n 1 do receptor, que para Futaba os ailerons tomada. Infelizmente, nesta configurao de sada deste receptor ativado por vara n 2, que usado como elevador-pau. Para obter uma taxa dupla e exponencial sobre os ailerons, deve-se usar o menu 16, que est explicitamente chamado "elevador D / R" ... e os D / R para o elevador deve ser programado com menu de 15 (D / R ailerons). Pr-programados misturas como delta de mistura (elevons) fi no pode ser usado mais ... Portanto, tenha cuidado, para evitar confuses ... e esperando que minhas explicaes no so muito confusos. 4) a eletrnica vem para te salvar: possvel com os meios de um circuito eletrnico para transformar a atribuio de canais de forma a tornar compatvel com Futaba Graupner / JR ou vice-versa. Para isso, preciso por na Gr-Bretanha dois circuitos integrados programados e construir uma espcie de interface. Visite o www.welwyn.demon.co.uk site / chumbo / lead.htm. Este artigo tambm foi publicado em uma revistaRC populares da Gr-Bretanha 5. Para aqueles que no conseguem encontrar qualquer soluo para seu problema, h uma soluo, mas mais caro: um dispositivo para ser instalado no avio, juntamente com 2 receptores. a) uma empresa francesa ou belga da qual eu esqueci o nome fez tal sistema. Esta empresa regularmente feita alguma publicidade em francs RC-revistas at o ano 2000. Quem me ajudar a encontrar esta empresa novamente? b) JAMARA TRAINER WIRELESS: (ref. Jamara 080003) Preo: + / - 65 euros www.jamara.de/testberichte/wireless/wireless-1.jpg um 2-channel sistema de caixa de amigos que devem ser instalados a bordo do modelo e requer 2 receptores: um do instrutor, um do aluno, o que nos permite usar duas unidades diferentes. Assim, nenhum amigo levar a ser ligado entre o transmissor do instrutor e transmissor do aluno. Infelizmente apenas 2 canais a serem entregues aos aluno ... No entanto, possvel conectar um segundo sistema como este em serie com o primeiro, a fim de obter 4 canais para amigo propsito caixa. Com este sistema, no h mais problemas de atribuio de canais: voc s precisa se conectar a sada certa dos receptores para o sistema embarcado buddy caixa. De acordo com os usurios alemes, que funciona maravilhosamente bem, todas as marcas mistas. 6) E ento voc tem o sistema de self-made sem fio: Tome um receptor Graupner C16, equipada com cristal de a mesma frequncia e banda como o montado no transmissor do aluno. O aluno ir transmitir a sua direco-comandos para este receptor. Dentro do C16, voc vai encontrar um IC 4017. O PPM sinal pode ser encontrada na conexo 14, o cho sobre a ligao 8 e de +5 V na conexo 16. Alimentando o receptor com um pacote de 4.8V e ligando o PPM sinal de que o receptor para o transmissor do professor, voc agora o proprietrio orgulhoso de um sistema de camarada-box sem fio. O PPM sinal do receptor C16 parece ser um sinal negativo modulada e necessidades, talvez, um inversor de sinal do tipo descrito na fig. 03/02 a ser Graupner / JR / Sanwa compatvel. Provavelmente possvel fazer o mesmo com outros receptores, mas no tenho outras informaes. Voc apenas tem que encontrar o sinal PPM de que o receptor com o escopo para download. A informao que tenho vem de www.flyheli.de / flugsim / simrx.htm. A idia de transformar um PC wireless-interface para simuladores de vo em um sistema sem fio de amigos caixa foi dada e testado por um alemo em um newsgroup alemo. Assim, o escravo deve transmitir em outra freqncia do que o mestre, e pode transmitir em outra banda (fi um em 35Mhz, o outro em 72Mhz). Mas, infelizmente, o maior problema de compatibilidade no resolvido com este sistema: a incompatibilidade possvel devido atribuio de diferentes canais ainda permanece. 7) Um outro sistema sem fio, mas um produto comercial: ACT-T3s (35 ou 40/41 Mhz) ACT-Europe, uma empresa alem com sede, a fabricao de um sistema sem fio do mesmo princpio que o sistema de self-made sem fio, mas com um scanner especfico receptor. Veja aqui: www.acteurope.de/html/t3s-system.html Ento, no precisava de cristal, o scanner ser definido na freqncia do aluno. O preo cerca de 65 euros + 15 euros para o cabo entre o scanner receptor e transmissor do mestre. Esta provavelmente uma ferramenta ideal para um clube. Mas ... Mas, infelizmente, o maior problema de compatibilidade no resolvido com este sistema: a incompatibilidade possvel devido atribuio de diferentes canais ainda permanece. Para citar o site da ACT: "ele deve estar certo de que ambos os transmissores de trabalho com a atribuio de um mesmo canal (aileron em escravo, bem como transmissor mestre no canal 1, etc)" citao: "es muss nur sichergestellt werden, dass die beide Sender gleiche Steuergeber-Reihenfolge haben (querruder sowohl Lehrer im-als auch im Schler-Sender auf Kanal 1, usw.)" unquote.

8. E para aqueles que no gostam do sistema de caixa de amigo: se juntar a ANTI-BUDDY BOX LEAGUE "nesta http://www.kites.org/rc-instructors/kinesthetic.shtml endereo

2. BUDDY BOX: a liderana eo PPM-SINAL-INVERTER


Ok, se voc acha que pode lidar com os problemas descritos no captulo anterior, tomar um coffee-break antes de atacar neste captulo. Para a realizao das ligaes, infelizmente s posso falar sobre o que eu sei. At os leitores a enviar-me mais informaes para completar este site. 2.1 LIDERAR A A TEORIA A fim de conectar dois transmissores uns aos outros para amigo caixa de propsito, necessrio pelo menos um sinal de PPM da TX-aluno, que consiste em: 1. o GROUND (plo negativo) da bateria, e 2. o prprio sinal (OUT). A tenso (voltagem) entre esses dois contatos podem variar de acordo com a marca eo tipo de transmissor, como exemplo, alguns nmeros abaixo: MC10 0,6 V MC 14 2.4 V em um conector (fig. 5-05), 9 V em HF-printboard (fig. 5-06) FC18 4,3 V Europa Sprint 7.2 V Graupner 314 8,2 V

Este PPM sinal de que o aluno guiado atravs a liderana para o transmissor de mestrado (ver figura 201.)

TERRENO para o cho,

THE GROUND TO THE GROUND, THE SIGNAL OUT OF THE PUPIL TO THE IN OF THE MASTER

This is the big principle to remember for the making of a buddy box lead

O SINAL DO ALUNO AO IN DO MESTRE

Este o grande princpio de lembrar para a construo de uma caixa de chumbo amigo

Exceo para Multiplex: estes transmissores no possuem a conexo IN: entre o transmissor recente da mesma marca, a conexo OUT da pupila vai para o OUT do mestre (ver mais) Na liderana caixa de um amigo pode eventualmente incluir o plo positivo da bateria do mestre ligado ao sinal positivo do aluno localizado aps o interruptor on / off (+ V SWITCHED) e no entre a bateria e disse interruptor do pupil's-TX. Ateno perigo n 1: a maioria dos transmissores so operados com uma bateria de 9.6V (8 clulas), alguns com 8.4V (7 clulas) ou at mesmo com 7.2V (6 clulas). No poderia, assim, eventualmente, existir um risco de sobre-tenso se voc conectar um mestre-TX 9,6 V 8,4 V com uma escrava-TX. O inverso tambm pode criar preocupao: um escravo-TX operado com 9.6V pode talvez no ser operado com 8.4V. Ateno perigo n 2: nunca utilize apenas a bateria do aluno para operar ambos os transmissores, se por infelicidade a liderana est desconectado ou com defeito, ento o mestre-TX no alimentado mais. Nesta fase voc pode levar seu lixo de volta para fora do carro para pegar alguns espalhou balsa nos campos. Em qualquer caso, e como mencionei antes, eu dissuadi que todos usem uma vantagem que d energia da bateria de mestre-aluno para o transmissor (note que Futaba / Robbe trouxe no mercado em 2000 um sistema de caixa de amigos e chumbo que no inclui a energia da

bateria mais). O ponto de vista prtico A liderana em si: sempre usar uma liderana blindado (HIFI-cabo), de comprimento entre 2 e 2,5 m, com um mnimo de quatro fios dentro (uma questo de dimetro e fora). A TERRA soldada sobre o escudo. Para o sinal PPM (OUT - IN) Tenho o hbito de soldalo a 2 fios torcidos juntos. Os 2 fios no utilizados so cortados de tal forma a criar nenhuma obstruo. Pessoalmente, eu encher os conectores com cola epxi ou de enchimento com zap, a fim de evitar qualquer ruptura do fio na borda da solda. Ver fig. 02/02. Conduzir blindados, 4 fios: 1 = Revestimento de isolamento 2 = escudo: ser soldada ao contacto com o solo de ambos os plugs 3 = 2 fios tranados: - para ser soldado do lado do aluno para o OUT-sinal do plugue, - Para ser soldado do lado do mestre para o IN sinal do plugue

2,2 INVERTER O SINAL-PPM Se o PPM modulao do transmissor do aluno no o mesmo que o transmissor de mestrado (ver cap 1:. Modulao positivo versus negativo), ento o aluno PPM sinal deve ser invertido. Neste site www.flyheli.de / flugsim / simrx.htm e www.rc-sim.de, eu encontrei um conversor de sinal PPM. Ao adicionar um diodo zener (modificao gentilmente proposto por JFPion, visite seu site de projetos eletrnicos para RC: http://jean.francois.pion.free.fr/), a sada do PPM sinal limitado a um mximo de 4,7 Volt. Eu, pessoalmente, testei este inversor (ver fig. 2-03) com 2 transmissores diferentes e funcionou bem (testado com 5 volts e 10 volts). (Este inversor finalmente fez o meu trabalho FC18 com FMS no Win98 atravs da porta de impressora, no funciona com Win 2K ou XP)

2,3 CABO BOX COM ISOLAMENTO POR BUDDY ACOPLADOR Se voc realmente deseja isolar ambos os transmissores, duas possibilidades existem: 1) A soluo da Graupner caro por cabo ptico, mas eu no sei como adaptar esse sistema para outras marcas. 2) A liderana que isola os dois transmissores por meio de um opto-acoplador. Um amador holands fez uma ligao dupla, com optoacoplador para conectar um Futaba de um transmissor Multiplex. O custo no exceda 25 euros e funciona maravilhosamente bem. Visite seu Web site aqui: www.delemarre.cistcon.nl. No me pergunte como adaptar o seu cabo para atender outras marcas, o meu conhecimento muito limitado. 3. As conexes para transmissores equipados com caixa de amigo Leia os captulos anteriores antes de iniciar este! Futaba: 4 tipos de caixas de amigo, um com conector DIN 6 contatos (fig. 3-01), outros 2 com um conector jack mono de 3,5 mm ou 2,5 mm (fig. 3-02) e um ltimo com um conector quadrado (fig. 3-03). A caixa de amigo no padro em certos tipos de transmissores e os custos de + / - 25 euros, a liderana com conectores DIN + / - 35 Euros, a conduzir com conectores jack + / - 7 euros.

Configurao de pinos de contato visto no rosto de mulheres plugue de acasalamento: Escudo = GROUND 1 = + V pilhas (comutada) 2 = OUT 3 = IN 4 = + V (para alguns transmissores somente). Conectar o pino 4 e 5 para o outro em alguns transmissores ir parar o HF-transmisso e, assim, o transmiiter no vai enviar qualquer sinal (este o caso de 9ZAP/9ZHP, provavelmente tambm para o FF8/8UAP e FF7/7UAP, NO para o Robbe / Futaba F16-FC16-FC18, FC28 para o que eu no sei) 6 = 5 v em apenas alguns transmissores (9ZAP/9ZHP, provavelmente FF8/8UAP e FF7/7UAP) e usado por DSC-cabo.

Fig. 03-02: Jack, mono, 3,5 mm, macho e fmea (Para o FX14 e FX18 Futaba: jack de 2,5 mm) Futaba FX 14 e 18: a caixa de amigo padro de fbrica, mas o jack de 2,5 mm de dimetro, em vez de 3,5 mm. Futaba tem uma vantagem de um lado com um jack 2,5 milmetros, e do outro lado um jack de 3,5 mm. Tudo isso para fazer a instruo voar mais complicam entre a mesma marca de rdios! Ou isso tecnologia chamada de novo? De qualquer forma, para o faz-tudo que voc , no haver nenhum problema para fazer uma liderar a si mesmo.

Futaba FF9/9C: este rdio est equipado com um tipo quadrada de amigo conector caixa! E no, naturalmente, para ser encontrada na loja normais eletrnicos, sendo um Futaba-padro! No esta uma boa maneira de promover a RC-a voar para iniciantes? Bah! Desde ento, os conectores esto disponveis aqui: www.customelectronics.co.uk Voc encontra o pino-lay-out na fig.3-03 recebeu de david.armstrong @ ntworld.com e verificado por mim mesmo. Ele me escreveu: "Eu usei alguns pinos cabealho PCB e coladas duas fileiras de 3 pinos, e algum calor shrink sleeving em torno do exterior, parece funcionar ok no momento. No h nenhuma facilidade para desligar o transmissor dos alunos (ou pelo menos eu no percebi isso), ento a remoo do cristal ou mdulo de escravo-transmissor necessria. " Outra Apinchon@wanadoo.fr correspondente confirmou que ponte de ligao 4 e 5 com o transmissor desligado, o transmissor ligar, mas o HF-parte no est funcionando (e assim a

transmisso no, usados para AO DSC). Eu comprei de um amigo de um conector quadrado para levar amigos DIN-connector (ref. F1592) e pago 29 euros ... Futaba sabe o porqu ... Hitec: Um correspondente da Nova Zelndia, Tong Alan (http://homepages.ihug.co.nz/ ~ atong /) confirma isso: Todos os Hitec sockets caixa buddy so do mesmo tipo Futaba DIN-socket com 6 contatos. Os rdios Hitec e Futaba so totalmente compatveis, exceto que Hitec recomendam o uso de suas cabo trainer # 5810 que tem uma extremidade rotulada "Master" e "Slave" outros. O fim de escravos tem pino 4 e 5 em curto (pinos 4 e 5 ligados uns aos outros). ATENO 1: H ainda uma diferena entre Hitec e Futaba: Hitec tem o pino 6 ligado terra (bem dentro do transmissor como no cabo), mas em algumas rdios Futaba pin 6 d 5 Volt (por DSC). Acima disso, em alguns Hitec TX, pino 4 tambm est conectado ao solo (ao contrrio do Futaba, onde + V !!!). Houve casos em que um pequeno componente eletrnico (provavelmente um auto de 10H) frito dentro do rdio Futaba, mas sem quaisquer consequncias conhecidas. sobre o FF8/8UAP. Um amigo meu frita 9Zap seu Futaba ao conectar um flash Hitec. O problema causado pela diferena na atribuio de 6 pinos e 4 entre Futaba e Hitec.

ATENO 2: Problemas tambm podem surgir quando dois transmissores Hitec est conectado com um cabo de amigos Futaba, onde a fumaa sai de uma das rdios. Isso acontece com algumas rdios Hitec mais recentes, mas no qualquer problema existe quando usar um cabo trainer Hitec. Aqui os casos problema quando um cabo trainer Futaba usado: Eclipse Prism, Laser Focus, Laser Flash, Eclipse Prism, Eclipse Foco Flash, Laser Nota da Hitec encontrado em seu site de http://www.hitecrcd.com/Radios/RadioHome.htm Informaes importantes sobre a compatibilidade cabo de instrutor Aos nossos valiosos clientes, Enquanto rdios Hitec so conhecidos por ser treinador compatvel com outros sistemas Hitec Futaba, Hitec determinou que as duas vias cabo Futaba no 100% compatvel com nossos sistemas e sugere fortemente que no pode ser usado a qualquer momento. Nossos testes mostram que, quando o cabo trainer Futaba usado com um rdio transmissor Hitec escravo ir emitir um sinal de RF, criando assim uma situao de interferncia potencialmente perigosos e, em alguns casos vai queimar componentes do escravo e mestre ou rdio. Hitec sugere que apenas o sentido nico cabo trainer Hitec (# 58310) deve ser usado com sistemas de rdio Hitec para o treinamento. Caso no o faa ir anular a garantia clientes e criar uma situao potencialmente perigosa. Hitec pede desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar, mas a segurana de nossos clientes nossa maior preocupao. Minha concluso para a histria Hitec: para ligar 2 Hitec uns aos outros ou para Futaba Hitec, tornar-se um cabo trainer apenas e exatamente como descrito na fig. 7f-03 de chapitre 7, o simpliest ea nica soluo sem qualquer risco. Ento voc vai ter de remover o cristal do transmissor escravo.

Multiplex: fig. 04/03

Configurao de pinos de contato visto no rosto de mulheres plugue de acasalamento: 3 = Terra 4 = OUT / IN 1 = + baterias V 2 = + V pilhas (comutada) 5 = no utilizado (ver abaixo) Os novos modelos de rdios Multiplex tem 3 mais contatos que so usados para copiar dados para outra rdio ou a um PC ou para conexo direta com o receptor para ajustes sem IC.

O novo Multiplex Real Evo lanada no mercado. Com este rdio h uma possibilidade dentro da programao para definir o que marca de rdio usado como aluno de rdio. Este fabricante finalmente entendi. Para a ligao de duas rdios Multiplex para o ensino, existem duas possibilidades: A) caixa de amigo entre dois tipos mais antigos de rdios (ao Sprint Europa, Europa Desporto, Europa MC, Combi 80, Royal 5 +2): aluno-TX para dominar-TX: contato 3-3 contato 2-1

B) caixa de camarada com um novo tipo de rdio como mestre: Aqui voc vai encontrar o desenho do chumbo buddy original de Multiplex (fig. 3-05):

Notas: A ponte entre o contato 3 e 5 faz parte do HF-inoperante para todas as rdios Multiplex. Se voc no quer que o aluno-TX sendo alimentado pela bateria do mestre-TX, no ligue contato 2-2. A liderana original no blindado, mas a cada final de um ncleo de ferrite equipado com a liderana sendo 5 vezes enrolado. Se voc usar um cabo blindado, suponho que ferritas no so necessrias. Sobre o capacitor eo resistor (e os ferrites), eu encontrei um site onde todos os que foram omitidas ...

Originalmente, a linha Pico e rdios Cockpit s pode ser usado como aluno-TX. De acordo com a Multiplex, o Cockpit pode ser usado como transmissor de mestre com o Pico-line como escravo, mas apenas com a ref cabo especfico. 85.122 (+ / -23 euros). O Cockpit claro que pode ser usado como transmissor de escravos com a sua "maior" irmos de Multiplex (e outras marcas ...). De acordo com contatos holands, o tric de que levam especfica consiste em fazer a parte HF-inoperante de um transmissor e ativar o HF-parte do outro transmissor, ao mesmo tempo (por meio de um interruptor que pontes de conexo 3 e 5).

Robbe: fig. 04/03

Configurao de pinos de contato visto no rosto de mulheres plugue de acasalamento: 2 Solo = 1 = OUT 4 = IN 3 = + V baterias 5 = + baterias V (comutada)

Alguns transmissores desta marca (CM-Rex, FMSS Terra Top / PCMS, ...) temos para o neutro do servos a escolha entre um impulso de 1,3 ms ou 1,5 ms. O padro atual para servos de 1,5 ms (exceto para Multiplex, ver cap. 1) ea dipswitch aqui para, assim, deve ser definido nesta posio a que corresponda o mais prximo possvel com os transmissores recente. Sanwa / Airtronics: fig. 04/03 (algumas informaes do excelente site da P. Touzet: www.multimania.com/silicium31/RC2PC, completado por Andr Gerbelot (ddgba@wanadoo.fr) e mr.rc-cam @ rc-cam.com) Eu nunca tive um Sanwa em minhas mos ...

Configurao de pinos de contato da Sanwa visto no rosto de mulheres plugue de acasalamento:

1 =? 2 Solo = 3 = OUT 4 = + V ligado 5 = IN Parece que o Infinity Sanwa / Airtronics, Quasar e Stylus so equipados com conectores e outros que, para fins de amigos caixa estes transmissores so compatveis apenas com um transmissor idnticos (assim Infinito ). Stylus ou Quasar, Quasar Quasar Infinity, Stylus Nenhum problema entre o RD8000, RD6000, VG400, VG600, Radiante e PPM Vanguard.

Graupner: A caixa de amigo para a maioria destes transmissores (? Ou para todos) so opcionais. A caixa de amigo de Graupner transforma o sinal PPM eltrica em um sinal ptico, enviar pelo Graupner ptico amigo levar a outro transmissor, a fim de ser transformado novamente em um sinal eltrico. A caixa amigo vai te custar + / - 30 euros, o chumbo 70 Euro!

Para as conexes deste chumbo (fig. 3-06), refiro-me a P. Touzet em seu site: www.multimania.com/silicium31/RC2PC

JR: Para fins de amigos caixa, JR est usando o mesmo jack mono plugue de 3,5 mm como Futaba (sinal na ponta do plugue, ver fig 3-02.). Dos transmissores seguinte, eu sei que a ficha de caixa do sexo feminino de amigos tipo instalado: X-3810, X-388, X-347, X-756.

Para aqueles que ainda no entendi o que fazer: Ver o captulo 7 para alguns exemplos de ligaes de amigos.

4. FUTABA & ROBBE conexes para os mais inteligentes que ainda no comprar uma caixa amigo: Leia os captulos anteriores antes de iniciar este! melhor voc comprou um rdio onde a caixa de amigo padro de fbrica ... se voc soubesse ... Onde crdulos uma vez, no mostram que seria enganado duas vezes, por comprar uma caixa de amigos, quando no necessrio ... Aparentemente Futaba e Graupner (e Robbe, antes da joint-venture com Futaba) so a nica marca no equipar sistematicamente de todos os transmissores de fbrica com uma caixa de amigo. Negcio difcil ... Transmissores seguintes no tm uma caixa padro de amigo da fbrica: F 14, F 16, FC 16 e FC 18 todos os tipos e as Ataque Futaba 4. Todos estes transmissores so construir em + / - o mesmo tipo de caixa de plstico (exceto para o Ataque 4).

Futaba 4,1 F 14: Eu nunca vi este transmissor; a informao foi recebida Maarten Zanders (Www.student.groept.be/th/1999/9910019), o desenho bsico vem do site da FMS: http://n.ethz.ch/student/mmoeller/fms/manual/handbuch.htm

F14 como escravo: usar a terra eo PPM OUT do conector marcados Multi-op (fig. 4-01) ATENO: os contatos deste conector so totalmente diferentes do que para a F 16, FC 16 e FC 18! O F14 Futaba como escravo com um MC15 como mestre no funciona. Maarten me diz: "Eu acho que a amplitude do sinal do F14 no suficientemente grande. Alm disso Graupner outros usos pausas no sinal PPM. Um microcontrolador seria necessrio para conectar esses dois transmissores. " F14 como mestre: possvel usar o F14 como mestre na aplicao das modificaes conforme marcado em vermelho e azul. Maarten escreve: "O printboard analgico-digital e os HF-printboard so conectados uns aos outros com pontes de fio para transferir o sinal PPM. Eu unsoldered uma ponte de arame e eu me encaixo uma chave momentnea, a fim de escolher qual PPM sinal deve ser enviado para o HF-seo: o original ou o externo. O Ataque Futaba 4 como slave com o F14 como mestre grandes obras. " Futaba 4,2 Ataque 4: de acordo com Maarten Zanders: o fio de luz azul (lado direito) o sinal PPM, o outro o terreno (ver foto no meu site). 4,3 FUTABA F16, FC16, FC18 e todos os tipos: 1. CONEXES:

O conector macho vertical de 4 contatos na linha (campo de 2mm) na placa de circuito para ligar a caixa de amigos est localizada a cerca no mesmo lugar e marcada pela palavra "treinador". A tampa do transmissor est sendo removido, a antena apontada oposto de seu corpo e visualizao de dentro do seu transmissor, voc vai encontrar a partir da esquerda para a direita as conexes seguinte (fig. 4-02): fcil de usar dois vermelhos BEC / ESC-conectores de um RC-shop (Futaba ref. F1410, Protech ref. PL 030). Estes conectores tm um passo de 2,5 mm, teoricamente, eles no so compatveis. Voc tem que encaix-los travs, a fim de conectar separadamente um conector para o cho e outro para a IN ou OUT. Outra soluo usar um conector de 2 milmetros reciclados com betume a partir de um PC velho ou de um velho CD-rom. Futaba plugs sua caixa dupla, com uma vantagem de flat de 4 fios coloridos da esquerda para a direita: AMARELO (= IN) LARANJA (= OUT) RED (= 9,6 V) = TERRA PRETA Eu disadvise que voc faa um sistema de caixa de amigo com o DIN-sockets 6 contatos (fig. 3-01), pelas seguintes razes: a) mais complicado de fazer do que o sistema com jack-conectores 3,5 mm, e voc vai precisar fazer uma printboard b) com o macho DIN conector ligado ao transmissor (por debaixo do rdio), no possvel colocar o transmissor em algum lugar sem o conector DIN-estar no caminho c) a liderana Futaba original com dois conectores DIN-leva tambm a tenso positivo da bateria de ponta a ponta para fornecer energia a partir do mestre para o sistema escravista transmissor, o que eu discordo firmemente (ver chap.1, para.1.2) Ento, se voc realmente quer um sistema de caixa dupla, com conectores DIN-, veja aqui: www.chez.com / bugpat / ecolage.htm. Proponho-lhe um sistema muito mais simples com um mono 3,5 mm conector, o conector fmea ser instalado em um dos muitos lugares previstos liga os transmissores. Para os conectores macho jack, eu aconselho voc a usar o 90 tipo de valetes. Desvantagem do jack-conectores: a) o escravo levar jack-conector para DIN master-conector no o mesmo que o escravo levar-DIN conector para tomada de mestreconnector b) a tenso positivo da bateria no est disponvel no jack-conector e necessrio se um inversor de sinal de ser equipado para a liderana. Para aqueles que no sabem como fazer um buddy levar jack 3,5 mm para DIN 6 pinos Futaba, ver o captulo 7 para alguns exemplos. Mas o importante princpio permanece o mesmo: cho para o cho, a IN OUT (ver captulo 2). 2. BUDDY BOX para FUTABA FC18V3.x ou Plus FC18V3.x:

O FC18V3.x tem (ao contrrio das outras rdios F16-FC16 e FC18V1 et V2) um software que permita intervir em todos os momentos para corrigir o voo do aluno sem que se assuma sobre o controle. Portanto, a caixa de amigo um pouco diferente do outro. A chave momentnea para transferir o controle para o aluno independente da caixa de amigos e deve ser conectado a uma das extenses (1-9 ou AD) e deve ser atribudo pelo menu de programao em 37. Na fig. 04-03 voc tem 3 possibilidades para uma caixa de amigo. As indutncias (auto) tm um valor de 10 mH (micro-Henri), mas no parecem ser necessrias (Eu joguei instrutor durante dois anos sem essas indutncias). Mas se Futaba encaixando em sua caixa de amigo com indutncias (e vende-los como sendo de ouro), h talvez uma razo (anti-distoro). Eu finalmente soldada essas indutncias diretamente na tomada fmea (ter uma mente descansada), protegido por tubo de calor diminuir.

3. BUDDY BOX para FUTABA FC18V1, V2, V1Plus ou Plus V2, FC16 e F16: Aqui, a chave momentnea deve ser conectado diretamente caixa de buddy (ver fig. 4-04). Nota para o F16 apenas: sobre o F16, o original fio de ponte entre o IN e OUT no conector de amigos deve ser removido um ser mantida de lado ( necessrio para o transmissor quando o circuito de caixa amigo removido)

ROBBE BOX BUDDY e conexes: Robbe Terra e Terra Top Top FMSS / PCMS: Nas rdios Robbe Terra Top caixa amigo (era) opcional. O conector macho de 5 contatos em linha (mm passo de 2,5) no circuito impresso onde a caixa de amigo deve ser ligado, encontrase esquerda (Terra Top FM) ou direita (FMSS Terra Top / PCMS) do ponto de vista, area da popa com a tampa aberta. A tampa do transmissor est sendo removido, a antena apontada oposto de seu corpo e visualizao de dentro do seu transmissor, voc vai encontrar a partir da esquerda para a direita os prximos 5 conexes (fig.4-05): + V no Switched utilizado OUT IN GROUND Assim como na F 16 voc tem que remover o plugue branco fmea com bridge com fio. O sistema de caixa de amigo o mesmo que para o F16 (veja acima). Para as conexes, use um conector de servo e uma fmea de 3,5 mm. Se para o Top Terra FM voc s precisa do sinal OUT-e-cho, voc tambm vai encontr-lo na fmea DINconector na parte da frente do transmissor, conexes como descrito na figura 3-04.

5. Graupner conexes para os mais inteligentes que ainda no comprar uma caixa amigo: Leia os captulos anteriores antes de iniciar este! melhor voc comprou um rdio onde a caixa de amigo padro de fbrica ... se voc soubesse ... Onde crdulos uma vez, no mostram que seria enganado duas vezes, por comprar uma caixa de amigos, quando no necessrio ... Aparentemente Futaba e Graupner (e Robbe, antes de ser associado com Futaba) so a nica marca no equipar sistematicamente de

todos os transmissores de fbrica com uma caixa de amigo. Negcio difcil ... Eu no tenho nenhuma informao sobre a interface de caixa de amigo que transforma o sinal eltrico em um sinal ptico. Eu sei, no entanto, que, assim como com outras marcas, no realmente necessrio utilizar este sistema ptico. Mas nesta www.radiobastler.de site voc vai encontrar tudo para a fabricao de uma interface ptica. Mas mesmo com meu conhecimento de alemo, eu no entendo nada disso (falta de conhecimento eletrnico). Eu ainda aconselho a usar o mono conectores jack de 3,5 mm, macho e fmea, eles so muito prticos. Caixa do aluno de amigos no a mesma caixa do mestre amigo e vendido separadamente de forma distinta. O mdulo de ref professor. Graupner 3290 mencionado para ser conectvel transmissores seguinte: D14-FM414-FM4014FM6014-MC14-MC15-MC16-MC16/20-MC17. O mdulo de ref professor. Graupner 3289 feito para se encaixar no meados do Sculo 18, o MC20 e MC24 da. Nesta serie o MC22 est faltando, provavelmente muito recente e provavelmente tambm a ser equipado com este mdulo. Ref do aluno mdulo. Graupner 3290,10 feito para equipar o MC10 e MC12. O mdulo de ref professor. Graupner 3290,12 feito para equipar o MC10 e MC12 e trabalha com os transmissores de escravos seguintes: D14-FM414-FM4014-FM6014-MC10-MC12-MC15-MC16-MC16/20-MC17-MC18-MC20-MC24. Ref do aluno mdulo. Graupner 3290,3 feita para equipar o MC22 O Graupner FM 314: (negativa de modulao PPM) Duas verses deste rdio existe, o exterior so idnticas, as partes internas so diferentes. Este rdio barato quando encontrado em segunda mo muito adequado para uso como aluno-TX Futaba com um mestre: os conectores dos 4 principais canais podem ser trocadas facilmente e, portanto, sendo perfeitamente compatveis.

Verso 1 (fig. 5-01): No meio do circuito impresso com os componentes eletrnicos que voc vai encontrar um conector macho com 3 contatos. A tampa do transmissor est sendo removido, a antena apontada oposto de seu corpo e visualizao de dentro do seu transmissor, voc encontrar o OUT sinal esquerda, o cho no meio, o + V no lado direito. fcil usar um BEC vermelho / ESC-conector que se adapte perfeitamente ou um conector de servo a partir do qual o fio removida. No IN conexo foi cuidada.

Verso 2 (fig. 5-02): No cho e PPM OUT podem ser encontrados em um conector na placa de circuito impresso direito dos conectores dos principais canais 1-7. Use 2 conectores de servo ou BEC / ESC-conectores para ligar o sinal necessrio.

O FM4014 Graupner:

Este rdio barato quando encontrado em segunda mo muito adequado para uso como aluno-TX Futaba com um mestre: os conectores dos 4 principais canais podem ser trocadas facilmente e, portanto, sendo perfeitamente compatveis. Alm disso voc tem a escolha entre uma conexo com PPM OUT positiva ou negativa de modulao PPM (ver fig. 5-03) O MC 10 e MC12 Graupner: (modulao PPM positivo) No printboard, entre os dois paus, voc encontrar um conector macho horizontal com 5 contatos em linha, apontou para a direita para o MC10, apontado para baixo para o MC12. Sob os contatos seguintes marcas esto equipados: "GND / BN", "VCC / R", "MOD / OU". As conexes como mostrado na fig. 04/05 pode ser feito com 2 BEC / ESC-conectores (Futaba ref. F1410, Protech ref. PL 030) a partir do qual s um arame usado, ou por meio de um conector de servo.

O MC 14 e MC Graupner 15 Conexo para aluno: Ver fig. 05/05. Voc pode escolher para uma modulao PPM positivo ou negativo. A tampa do transmissor est sendo removido, a antena apontada oposta seu corpo, essa a viso dentro do transmissor. A BEC / ESC-connector ou um conector de servo com apenas 2 fios usados ser perfeito para conectar o Solo e OUT ao jack mono fmea de 3,5 mm.

Conexo para Master: (modulao PPM negativo) Isto como transformar o MC14-MC15 como transmissor de um professor (fig.5-06).

A BEC / ESC-connector ou um plug-servo do qual apenas um dos trs fios so usados perfeito para ligar a terra ao mono jack fmea de 3,5 mm. Provavelmente, o mesmo pode ser feito em todas as rdios que podem ser equipados com o mdulo mestre-ref. 3290 (D14-FM414-FM4014-FM6014-MC14-MC15-MC16-MC16/20-MC17). Em todo caso, eu recebi informaes sobre o FM414 e MC16: o mesmo conector branco montado no HF-circuito, com as mesmas cores dos fios. E a mesma informao que confirma que de fato fio n 1 o sinal PPM, sendo o fio nr.2 Ground. Meu informante usa seu FM414 como transmissor de um aluno. Graupner MC-20:

Em um site alemo que encontrei as conexes para o MC-20 e da interface para o FMS-simulador. Aqui voc vai encontrar o desenho adaptado para o meu site (fig. 5-07). Se voc cortar o sinal de fios e fazer as mesmas conexes no desenho anterior, suponho que voc, ento, obter um "mestre" de rdio. E para aqueles que compreenderam a princpio, no poderia haver qualquer problema para organizar este rdio como um aluno de rdio: voc s tem que usar o sinal OUT e no cho e seu crebro.

Graupner MC-24: Em um site alemo que encontrei as conexes para o MC-24 e da interface para o FMS-simulador. Aqui voc vai encontrar o desenho adaptado para o meu site (fig. 5-08). Aqui tambm no h problema de usar o rdio como um TX-aluno. Mas eu no tenho informaes sobre como usar este rdio como um mestre-TX.

Assim, qualquer proprietrio de um MC-24 com o conhecimento sobre o assunto por favor conselho ...

EXEMPLO: Na fig. 09/05 e 10/05, voc encontrar um desenho completo sobre como conectar um MC12 para um MC16 e viceversa. Note que eu no tenho nenhuma informao onde encontrar um "+ V Switched" para o MC16. Como ambos os transmissores tm uma modulao do sinal oposto PPM, um inversor necessrio. Suponho que o sistema de aluno / professor ir trabalhar conforme desenho. Eu testei com um MC10 e MC15 um, que so, respectivamente, semelhante ao MC12 e MC16.

Outras rdios Graupner At os visitantes deste site para transmitir-me mais informaes sobre o tipo de conectores, local e outras coisas teis.

6. CONCLUSES: Longe de fingir ter encontrado solues adequadas para o problema de compatibilidade para os sistemas de caixa amigo, espero no entanto, que estas poucas notas, resultantes de minhas experincias, poderia ser til para ajudar os novatos do seu RC-clube, isso sem muito despesas muito para instrutor ou aluno.

Espero tambm obter informaes complementares por parte dos visitantes do site sobre o mundo, a fim de conclulo e satisfazer suas necessidades. Saudaes a partir de Bruxelas e os voos bom, Olivier tx2tx@belgacom.net Abaixo uma tabela geral com a compatibilidade entre as marcas e tipos realmente testado por leitores ou por mim. De compatibilidade entre uma marca, no h problemas, EXCETO Graupner ...

VISO GERAL DE BUDDY COMPATIBILIDADE BOX Realmente testado aluno mestre de obras sem PPMinversor funciona com PPMinversor comentrios Ataque Futaba 4 Futaba F14 YES por maarten.zanders @ student.groept.be Futaba F14 Futaba FC28 YES por le.poelleros @ wanadoo.fr Futaba Multiplex SKYSPORT YES 3010 por herve.dupont4 @ libertysurf.fr Futaba Multiplex SKYSPORT 3030 YES fabrice.pont @ wanadoo.fr (recorta um pouco offset) Futaba FC18 Graupner MC14/15 YES problemas no canal atribuio FC18V1 & V2 Futaba FC18 Graupner MC10 NO SIM problemas no canal atribuio FC18V1 & V2 Futaba FC18 Multiplex YES 3030 por autor Hitec Flash 5 Multiplex EVO YES por lbellavia@tim.it

Graupner Futaba FC18 FM314 SIM pelo autor (tanto a verso "1" e "2" do FM314) Graupner Futaba FM314 SKYSPORT YES por Christophe.Lepicier @ wanadoo.fr Graupner Multiplex FM314 YES 3030 por pedroboon@belgacom.net Graupner Futaba FC18 FM4014 SIM usar o negativo PPM-OUT Graupner FM4014 Graupner MC14/15 SIM usar o negativo PPM-OUT Graupner FM4014 Graupner MC10 YES use o positivo PPM-OUT Graupner FM6014 Graupner MC14/15 YES por William.Liote @ wanadoo.fr Graupner Futaba FC18 SIM MC10 problemas no canal atribuio FC18V1 & V2 Graupner MC10 MC10 Graupner YES por ydubail@club-internet.fr Graupner MC10 MC14 Graupner NO SIM por autor Graupner Futaba MC10 FX18 NO SIM por gervais.pinot @ infonie.fr (cabos mudana de varas de MC10 para a atribuio de canal) Graupner MC12 MC16 Graupner NO provavelmente provavelmente por @ jerome.hauer libertysurf.fr Graupner Multiplex MC12 3030 NO SIM por pedroboon@belgacom.net Graupner MC14/15 Graupner MC10 SIM, mas usar o PPM-OUT positivo da MC14/15 Graupner MC14/15 Graupner MC16 YES por jfcottillon@hotmail.com Graupner Futaba FC18 MC14/15 SIM, mas usar o negativo PPM OUT do MC14/15 Graupner MC16 MC12 Graupner NO provavelmente provavelmente por @ jerome.hauer libertysurf.fr Graupner Multiplex MC16/20 3010 NO SIM por laurent.gauthier @ libertysurf.fr

Multiplex Europa Futaba FC18 SIM pelo autor (guarnies offset) Cockpit Multiplex Graupner MC14/15 SIM pelo autor, os problemas com a atribuio de canal Multiplex Cockpit Graupner MC10 NO SIM pelo autor, os problemas com a atribuio de canal Multiplex Cockpit Futaba FC18 YES problemas no canal atribuio FC18V1 & V2 Multiplex 3030 Futaba FC18 NO por autor, por que ele no funciona?? Multiplex 3030 Futaba FF8 NO por que ele no funciona?? Robbe Terra Top Futaba FC18 SIM pelo autor (ver chap.1, para. 1.6) Robbe CM-REX Futaba FC18 SIM pelo autor (ver chap.1, para. 1.6) Sanwa Vanguard J / R X-3810 ADT SIM mudar a fiao de varas da Sanwa, por ... No consigo encontrar o nome dele de novo ... fc Para retomar: PERGUNTAS aos leitores FUTABA: Graupner: Como ir de tica? buddy circuito de caixa? MC 16, 18, 20, 22, 24: Tipo de conector buddy box, lugar e outras informaes teis? MC 18, 20, 22, 24: positivo ou negativo PPM modulao?

MULTIPLEX: Cockpit: como transformar este rdio, a fim de ser usado como um mestre-transmissor? SANWA: Todos os tipos: possibilidade de selecionar o modo com o "modo de 1,2,3,4" ou cesso gratuita dos canais? buddy caixa padro ou opcional? pode a TX ser usado como mestre? Ou apenas como aluno?

Leia pelo menos CAPTULO 1 e 2 antes de tentar qualquer coisa ... LISEZ AU moins Chapitre um ET 2 AVANT DE BIDOUILLER ONU cabo ...

Вам также может понравиться