Вы находитесь на странице: 1из 12

PARECERES DE AUDITORIA 1.

INTRODUO

A auditoria surgiu como conseqncia da necessidade de confirmao dos registros contbeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxao do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanos. Sua evoluo ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econmico, que gerou as grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que tm na confirmao dos registros contbeis a proteo ao seu patrimnio. Como conseqncia, as demonstraes contbeis passaram a ter importncia muito grande para os futuros investidores. Assim, como medida de segurana conta a possibilidade de manipulao de informaes, passou-se a exigir que essas demonstraes fossem examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade tcnica, surgindo assim a figura do auditor externo ou independente. A auditoria independente das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos, que tem por objetivo capacitar o auditor a emitir um parecer sobre a adequao com que estas representam a posio patrimonial e financeira, o resultado das operaes, as mutaes do patrimnio lquido e as origens e aplicaes de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislao especfica no que for pertinente. O produto final da auditoria das demonstraes contbeis o parecer do auditor. Sua emisso reflete o entendimento do auditor acerca dos dados que examinou, de uma forma padro e resumida, que d, aos leitores, em geral, uma noo dos trabalhos que realizou e, principalmente, o que concluiu. O CFC, atravs da Resoluo n. 820/97 e alteraes posteriores, estabeleceu o modelo padro do parecer dos auditores independentes, que deve ser adotado no Brasil pelas auditorias independentes. Assim, este trabalho, de forma sucinta e objetiva, procura evidenciar a forma de redao do parecer-padro, relatando sua origem, evoluo, finalidade, estrutura e, por fim, apresenta os quatro tipos de pareces existentes, atualmente em vigor no Brasil, relatando suas principais caractersticas e exemplificando cada parecer.

2 . MTODO DE PESQUISA
O uso do mtodo facilita a sistematizao dos objetivos pretendidos, auxiliando atravs da pesquisa a alcanar os objetivos pretendidos. O instrumento de coleta de dados utilizado para a elaborao deste trabalho, foi a pesquisa bibliogrfica, realizada em livros, dissertaes, artigos, e, em especial, nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

3.

CONCEITO

O Parecer dos Auditores Independentes o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinio, de forma clara e objetiva, sobre as demonstraes contbeis nele indicadas. (NBC T 11, item 11.3.1.1) Conforme Attie (1998, p. 67), o parecer de auditoria o instrumento pelo qual o auditor expressa sua opinio, em obedincia s normas de auditoria... sobre as demonstraes financeiras. O parecer representa o produto final do trabalho do auditor, ele o instrumento pelo qual o auditor d conhecimento aos usurios da informao contbil, do resultado do seu trabalho expresso, por meio da opinio contida no parecer.

4.

FINALIDADE

O Parecer de Auditoria tem a finalidade de informar ao seu(s) usurio(s) o seguinte: a) o trabalho realizado; b) a extenso abrangida pelo trabalho; c) a forma de sua realizao; d) os fatos relevantes observados; e) as concluses chegadas. Para atingir esta finalidade, a opinio final do auditor deve estar baseada em fatos concretos, devidamente comprovveis, atravs dos papis de trabalho, e em uma consubstanciada anlise desses fatos, com total imparcialidade e independncia.

5.

ESTRUTURA

O parecer emitido pelo auditor independente compe-se, basicamente, de trs pargrafos: a) o referente identificao das demonstraes contbeis e definio das responsabilidades da administrao e dos auditores; b) o relativo extenso dos trabalhos; e c) o que expressa a opinio sobre as demonstraes contbeis. O parecer deve identificar as demonstraes contbeis sobre as quais o auditor est expressando sua opinio, indicando, outrossim, o nome da entidade, as datas e perodos a que correspondem.

O parecer de exclusiva responsabilidade do auditor, diferentemente das demonstraes contbeis, que da administrao, cuja informao deve ser evidenciada no incio do parecer. Na parte relativa extenso dos trabalhos o auditor declara se o exame foi efetuado de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria em vigor (NBC T 11), fazendo uma descrio concisa dos principais trabalhos executados. No pargrafo de opinio o auditor expressa se as demonstraes contbeis representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da entidade auditada, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil.

6.

RESPONSABILIDADE, DATA E LOCAL

O auditor deve mencionar, no seu parecer, as responsabilidades da administrao e as suas, evidenciando que: a) a administrao responsvel pela preparao e pelo contedo das demonstraes contbeis, cabendo ao contabilista que as assina a responsabilidade tcnica; e b) o auditor responsvel pela opinio que expressa sobre as demonstraes contbeis objeto dos seus exames. O auditor deve, no seu parecer, declarar se o exame foi efetuado de acordo com as normas de auditoria. Na data do parecer, o dia deve corresponder ao de concluso dos trabalhos na entidade auditada, objetivando informar ao usurio que foi considerado o efeito, sobre as demonstraes contbeis e sobre o parecer, de transaes e eventos ocorridos entre a data de encerramento do perodo a que se referem as demonstraes contbeis e a data do parecer. O parecer deve ser datado e assinado pelo contador responsvel pelos trabalhos, e conter seu nmero de registro no Conselho Regional de Contabilidade. Caso o trabalho tenha sido realizado por empresa de auditoria, o nome e o nmero de registro cadastral no Conselho Regional de Contabilidade tambm devem constar do parecer.

7. TIPOS DE PARECERES DE AUDITORIA


Existem basicamente quatro tipos de pareceres de auditoria: Parecer sem ressalvas ou limpo; Parecer com ressalvas; Parecer adverso; Parecer com negativa de opinio ou negativa de parecer.

PARECER LIMPO OU SEM RESSALVAS


emitido quando o auditor aplicou todos os procedimentos de auditoria na extenso que julgou necessrio e no encontrou qualquer fato que pudesse influenciar na opinio a ser emitida. Este parecer deve ser emitido tambm de acordo com a NBC. O auditor emite um parecer sem ressalvas, limpo ou padro, nas seguintes circunstncias:

Quando os exames so efetuados de acordo com as normas de auditoria geralmente aceitas; Quando as demonstraes financeiras foram elaboradas de acordo com os princpios fundamentais de contabilidade; Quando os princpios contbeis aplicados com uniformidade e; Quando as demonstraes financeiras contm todas as exposies informativas necessrias.

Crepaldi (2007, p.182) ressalta que, O parecer sem ressalva implica afirmao de que, em tendo havido alteraes em procedimentos contbeis, os efeitos delas foram adequadamente determinados e revelados nas demonstraes contbeis. Nesses casos, no requerida nenhuma referncia no parecer. Em quaisquer circunstncias que tenham efeito relevante nas demonstraes financeiras, seja por discordncia ou por limitao na extenso do trabalho, o auditor no deve emitir parecer sem ressalva. Este procedimento tambm cabvel quando ocorrer incerteza em relao a fatos relevantes e quando houver demonstraes financeiras que no foram auditadas. Modelo de Parecer Sem Ressalva: PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES DESTINATRIO (1) Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade;

(b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. (3) Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Local e data Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC O auditor no deve emitir parecer sem ressalva quando existir qualquer das circunstncias seguintes, que, na sua opinio, tenham efeitos relevantes para as demonstraes contbeis: a) discordncia com a administrao da entidade a respeito do contedo e/ou forma de apresentao das demonstraes contveis; b) limitaes na extenso do seu trabalho. O parecer sem ressalva implica afirmao de que, em tendo havido alteraes em procedimentos contbeis, os efeitos delas foram adequadamente determinados e revelados nas demonstraes contbeis. Nesses casos, no requerida nenhuma referncia no parecer. Enfim, o parecer sem ressalva emitido quando o auditor conclui, sobre todos os aspectos relevantes, que: a) as demonstraes contbeis foram preparadas de acordo com os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade; e b) h apropriada divulgao de todos os assuntos relevantes s demonstraes contbeis.

PARECER COM RESSALVAS


O parecer com ressalva emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordncia ou restrio na extenso de um trabalho no de tal magnitude que requeira parecer adverso ou absteno de opinio. apresentado quando o auditor conclui que as discordncias ou restries no escopo de um trabalho no so relevantes a ponto de determinar a emisso de um

parecer adverso ou de uma negativa de opinio. expresso quando o auditor avalia que no pode emitir parecer sem ressalvas, mas que o efeito da discordncia ou da restrio de amplitude no to significativo que requeira um parecer adverso ou mesmo negativa de opinio. O parecer com ressalva deve obedecer ao modelo do parecer sem ressalva, modificado no pargrafo de opinio, com a utilizao das expresses exceto por, exceto quanto ou com exceo de, referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva. No aceitvel nenhuma outra expresso na redao desse tipo de parecer. No caso de limitao na extenso do trabalho, o pargrafo referente extenso tambm ser modificado, para refletir tal circunstncia. Ou seja, no caso de emisso de um parecer com ressalvas, o pargrafo-padro da opinio deve ser alterado de forma a deixar clara a natureza da ressalva e seu efeito sobre a situao patrimonial e financeira, o resultado das operaes, as mutaes do patrimnio lquido e as demonstraes de fluxo de caixa, se esse efeito puder ser razoavelmente determinado. Outra maneira de esclarecer a natureza da ressalva seria fazer referncia, no pargrafo de opinio, a uma nota explicativa ou a outro pargrafo do parecer, que descreva o motivo da ressalva. Normalmente, utilizam-se as expresses exceto e exceo na redao dos pareceres com ressalvas. Modelo de Parecer Com Ressalva: PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES DESTINATRIO (1) Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. (3) A entidade deixou de apresentar a demonstrao de origens e aplicaes de recursos para os exerccios findos em 31 de dezembro de 19X1 e 19X0, requerida como parte das informaes contbeis mnimas.

(4) Em nossa opinio, exceto pela falta da apresentao da demonstrao de origens e aplicaes de recursos, mencionada no pargrafo anterior, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Local e data Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC Quando o auditor emitir parecer com ressalva, deve ser includa descrio clara de todas as razes que fundamentaram o seu parecer e, se praticvel, a quantificao dos efeitos sobre as demonstraes contbeis. Essas informaes devem ser apresentadas em pargrafo especfico do parecer, precedendo ao da opinio e, se for caso, fazer referncia a uma divulgao mais ampla pela entidade em nota explicativa s demonstraes contbeis.

PARECER ADVERSO
emitido quando o auditor possui informaes suficientes para formar a opinio de que as demonstraes financeiras no representam adequadamente a posio patrimonial e financeira, o resultado das operaes, as mutaes do patrimnio lquido e as origens e aplicaes de recursos, de acordo com os princpios fundamentais de contabilidade. Esse fato ocorre quando o auditor constata que a transao to importante que no justifica a simples emisso de um parecer com ressalvas. emitido quando o auditor realiza seus exames, mas discorda de forma significativa das demonstraes contbeis apresentadas. Ele deve emitir esse tipo de parecer quando verificar que as demonstraes contbeis esto incorretas ou incompletas em tal magnitude que impossibilite a emisso do parecer com ressalva. Neste caso, emite opinio de que as demonstraes no representam, adequadamente, as posies patrimonial e financeira nas datas e perodos indicados. Ao emitir um parecer adverso, ele deve explicitar todas as razes e justificativas necessrias nos pargrafos intermedirios, entre o escopo e a opinio. Quando o auditor verificar a existncia de efeitos que, isolada ou conjugadamente, forem de tal relevncia que comprometam o conjunto das demonstraes contbeis, deve emitir parecer adverso. No seu julgamento deve considerar, tanto as distores provocada, quanto a apresentao inadequada ou substancialmente incompleta das demonstraes contbeis. Quando da emisso de parecer adverso, o auditor deve descrever, em um ou mais pargrafos intermedirios, imediatamente anteriores ao pargrafo de opinio, os motivos e a natureza das divergncias que suportam sua opinio adversa, bem como os

seus principais efeitos sobre a posio patrimonial e financeira e o resultado do exerccio ou perodo. Modelo de Parecer Adverso: PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES DESTINATRIO (1) Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. (3) A variao cambial sobre emprstimos em moeda estrangeira est sendo contabilizada pela companhia somente por ocasio do pagamento ao credor no exterior. Em nossa opinio, essa prtica est em desacordo com os princpios fundamentais de contabilidade, os quais requerem que a variao cambial seja registrada no regime de competncia, ou seja, no ano que houve a mudana na taxa de cmbio. Se a variao cambial tivesse sido contabilizada com base no regime de competncia, o lucro lquido estaria a menor em R$ 57.000 e R$ 59.000, em 19X1 e 19X0, respectivamente. (4) Em nossa opinio, devido relevncia dos efeitos do assunto comentado no pargrafo 3, as demonstraes contbeis acima referidas no representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Local e data Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

No pargrafo de opinio, o auditor deve explicitar que, devido relevncia dos efeitos dos assuntos descritos no pargrafo ou pargrafos precedentes, ele da opinio de que as demonstraes contbeis da entidade no esto adequadamente apresentadas, consoante aos Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislao especfica.

PARECER COM NEGATIVA DE OPINIO


O auditor deve dar negativa de parecer quando ele no obtm elementos comprobatrios suficientes para formar sua opinio sobre as demonstraes financeiras tomadas em conjunto. Esse fato ocorre, normalmente, em funo de limite no escopo do exame ou incertezas que possam Ter efeito bastante relevante sobre a situao patrimonial e financeira, o resultado das operaes, as mutaes do patrimnio lquido, ou as origens e aplicaes de recursos. aquele em que o auditor deixa de emitir opinio sobre as demonstraes contbeis por no ter obtido evidncia adequada para fundament-la, ou em face de uma restrio significativa. Porm, essa negativa no elimina a responsabilidade dele de informar qualquer fato significativo que possa influenciar a tomada de deciso dos usurios das demonstraes contbeis. So exemplos de limitaes impostas pela administrao da entidade: No acompanhamento da contagem fsica de estoques; No solicitao de confirmao de saldos e/ou informaes diretamente com devedores, credores ou outras fontes externas; Demonstraes contbeis de controladas ou coligadas no auditadas, representativas de investimentos relevantes na entidade auditada; Limitao aplicao de procedimentos usuais de auditoria que refiram, direta ou indiretamente, a elementos importantes das demonstraes contbeis; Registros contbeis inadequados. So necessrias algumas alteraes no parecer com negativa de opinio, a saber: A substituio da sentena Examinamos... por Fomos contratados para auditar as demonstraes contbeis...; A eliminao da sentena do primeiro pargrafo: Nossa responsabilidade a de expressar opinio sobre essas demonstraes contbeis; A eliminao do pargrafo de extenso. O parecer com negativa de opinio por limitao na extenso emitido quando houver limitao significativa na extenso do exame que impossibilite o auditor de formar opinio sobre as demonstraes contbeis, por no ter obtido comprovao suficiente para fundament-la, ou pela existncia de mltiplas e complexas incertezas que afetem um nmero significativo de rubricas das demonstraes contbeis.

Nos casos de limitaes significativas, o auditor deve indicar claramente os procedimentos omitidos e descrever as circunstncias de tal limitao. Ademais, so requeridas as seguintes alteraes no modelo de parecer sem ressalvas: a) a substituio da sentena Examinamos... por Fomos contratados para auditar as demonstraes contbeis...; b) a eliminao da sentena do primeiro pargrafo Nossa responsabilidade a de expressar opinio sobre essas demonstraes contbeis; e c) a eliminao do pargrafo de extenso. Modelo de Parecer com Negativa de Opinio: PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES DESTINATRIO (1) Fomos contratados para auditar as demonstraes contveis da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. (2) Pelo fato de termos sido contratados pela Empresa ABC aps 31 de dezembro de 19X1, no acompanhamos as contagens fsicas dos estoques, em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, nem foi possvel firmarmos opinio sobre a existncia dos estoques, por meio de procedimentos alternativos de auditoria. (3) Devido a relevncia dos procedimentos omitidos, conforme mencionado no pargrafo 2, a extenso do nosso exame no foi suficiente para nos possibilitar expressar, e, por isso, no expressamos opinio sobre as demonstraes contveis da Empresa ABC, em 31 de dezembro de 19X1, referidas no pargrafo 1. Local e data Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC No pargrafo final do parecer, o auditor deve mencionar claramente que os exames no foram suficientes para permitir a emisso de opinio sobre as demonstraes contbeis. A absteno de opinio no elimina a responsabilidade do auditor de mencionar qualquer desvio relevante que normalmente seria includo como

ressalva no seu parecer e que, portanto, possa influenciar a deciso do usurio dessas demonstraes.

Em sntese:
O parecer sem ressalva emitido quando o auditor est convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no mbito de auditoria, O parecer do auditor independente deve expressar essa convico de forma clara e objetiva. O parecer com ressalva emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordncia ou restrio na extenso de um trabalho no de tal magnitude que requeira parecer adverso ou absteno de opinio. O auditor dever emitir parecer adverso quando verificar que as demonstraes contbeis esto incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emisso do parecer com ressalva. O parecer com absteno de opinio emitido quando houver limitao significativa na extenso de seus exames que impossibilitem o auditor expressar opinio sobre as demonstraes contbeis por no ter obtido comprovao suficiente para fundament-la.

8. CONSIDERAES FINAIS
Quando o auditor emite seu parecer sobre demonstraes contbeis do ano corrente e do ano anterior, deve avaliar o impacto, sobre estas ltimas, de circunstncias e eventos de que eventualmente tome conhecimento ao examinar as demonstraes do exerccio atual. Dependendo da relevncia desse impacto, o auditor deve avaliar a necessidade de emitir parecer, sobre aquelas demonstraes contbeis, diferente do anteriormente emitido. Quando as demonstraes contbeis so divulgadas de forma comparativa com as do exerccio anterior e h mudana de auditores, surge a questo do tratamento dos pareceres relativos aos dois exerccios. A entidade auditada pode optar por publicar o parecer relativo ao atual exerccio e tambm o parecer dos que examinaram o exerccio anterior. Nesse caso, o auditor do exerccio corrente referir-se- em seu parecer somente s demonstraes contbeis do exerccio que examinou. Todavia, nada impede a divulgao somente do parecer relativo ao ltimo exerccio. Neste caso, o auditor deve mencionar nele que as demonstraes contbeis do exerccio anterior foram examinadas por outros auditores, referindo a data do parecer

destes, expressando as eventuais ressalvas, seus efeitos e possveis reflexos no exerccio atual. Quando o auditor aceita o parecer de outros auditores, por no ter evidncias que indiquem restries aos seus trabalhos e concluses, deve destacar no seu parecer a diviso de responsabilidades. O auditor deve emitir parecer com ressalva ou absteno de opinio quando concluir, baseado nos procedimentos recomendados, que o trabalho dos outros auditores no pode ser utilizado e que no pode aplicar procedimentos adicionais suficientes com relao s demonstraes contbeis da controlada e/ou coligada ou ao item sobre o qual os outros auditores emitiram parecer. O Parecer de Auditoria o documento, pelo qual, o auditor utiliza para se comunicar com os usurios dos seus servios, onde ele destaca certos aspectos dos trabalhos desenvolvidos no decorrer de seus exames, bem como relata as suas concluses a respeito da entidade auditada, conforme observado no decorrer deste artigo.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1996. ARAJO, Francisco Jos de. Compreenso do parecer do auditor independente no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade do CFC. Braslia, Ano XXXII, n. 139, p. 7181, mai/jun. 2003. ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicaes. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1998. CARDOZO. Jlio Srgio de Souza. Relatrios e Pareceres de Auditoria. So Paulo: Atlas, 1987. SOUZA, Benedito Felipe de; PEREIRA, Anisio Candido. Auditoria Contbil: abordagem prtica e operacional. So Paulo: Atlas, 2004. SANTOS, Edson Carlos dos. Pareceres de Auditoria. Trabalho (Mestrado). Centro Universitrio lvares Penteado da Fundao Escola de Comrcio lvares Penteado. So Paulo: UniFECAP, 2004. OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008. PEREZ JUNIOR, Jose Hernandez; FERNANDES, Antonio Miguel, RANHA, Antonio, CARVALHO, Jos Carlos Oliveira Auditoria das Demonstraes Contbeis, So Paulo, FGV Editora, 1. edio, 2007.

Вам также может понравиться