Вы находитесь на странице: 1из 38

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REITOR Ricardo Vieiralves de Castro VICE-REITOR Paulo Roberto Volpato

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS PREFEITO Max Lemos VICE-PREFEITO Jos Alves Carvalho

DIRETORA DO CENTRO DE PRODUO DA UERJ Maria das Graas Freire e Silva

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

EDITAL DE CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS N. 029/CEPUERJ/2012 APRESENTAO O Prefeito do Municpio de Queimados no uso de suas atribuies legais torna pblico, por intermdio do Centro de Produo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ), que realizar Concurso Pblico para provimento de cargos efetivos e formao de cadastro de reserva, sob o regime estatutrio para os quadros de pessoal de nvel superior da Prefeitura. 1 DA PREFEITURA DE QUEIMADOS Queimados um municpio do Estado do Rio de Janeiro, localizado na regio da baixada fluminense. Sua populao estimada de 137.962 mil habitantes. No municpio, h 28 escolas atendendo aproximadamente 15.000 alunos nos segmentos de Educao Infantil, Ensino Fundamental e Educao de Jovens e Adultos. 2 DAS DISPOSIES PRELIMINARES 2.1 O Concurso Pblico ser regido pelo Edital em referncia e ser executado pelo CEPUERJ/Coordenao de Processos Seletivos, com sede na Rua So Francisco Xavier, 524, Pav. Joo Lyra Filho, 1 andar, Bloco A, sala 1006. 2.2 O presente Concurso Pblico visa ao preenchimento de 255 (duzentas e cinquenta e cinco) vagas existentes e formao de cadastro de reserva, distribudas de acordo com o quadro a seguir:
VENCIMENTO BASE (Referncia Setembro de 2012)

N DE VAGAS CARGO

CG

PNE

CARGA HORRIA SEMANAL

ESCOLARIDADE / REQUISITOS Formao de Professores de nvel mdio na modalidade normal ou curso de nvel superior de licenciatura plena em Pedagogia Ensino Mdio Completo e Curso de Secretrio Escolar com mnimo de 360h, reconhecido pelo MEC.

Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais)

209

11

853,20

25

Secretrio Escolar

33

932,96

40

TOTAL

255

CG Concorrncia Geral

PNE Portador de Necessidades Especiais

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

2.3 Faro parte das vagas existentes, definidas no item 2.2, e do cadastro de reserva (CR) os candidatos aprovados nas provas, de acordo com os critrios estabelecidos neste edital. A utilizao do cadastro de reserva obedecer, rigorosamente, ordem de classificao final publicada no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ).

3 DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS 3.1 Ser reservado aos candidatos portadores de necessidades especiais, o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, desde que as atribuies do cargo sejam compatveis com a deficincia de que so portadores, de acordo com a Lei Estadual n 2.482/95 e Decreto Federal 3.298/99, alterado pelo Decreto 5.296/05. 3.2 Sero consideradas pessoas portadoras de deficincia aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas a seguir: Deficincia fsica: alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, apresentandose sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputao ou ausncia de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congnita ou adquirida, exceto as deformidades estticas e as que no produzam dificuldades para o desempenho das funes; Deficincia auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequncias de 500 Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz; Deficincia visual: cegueira, na qual a acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; a baixa viso, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; os casos nos quais a somatria da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60; ou a ocorrncia simultnea de quaisquer condies anteriores; Deficincia mental: funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestao antes dos dezoito anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: comunicao; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilizao dos recursos da comunidade; sade e segurana; habilidades acadmicas; lazer; e trabalho; Deficincia mltipla: associao de duas ou mais deficincias.

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

3.3 Para fazer jus vaga de que trata o subitem 3.1, o candidato dever declarar expressamente a deficincia de que portador no ato de inscrio e obrigatoriamente apresentar a seguinte documentao: a) Laudo Mdico original ou cpia autenticada especificando: o tipo, a causa, o grau e o nvel da deficincia, o cdigo correspondente, segundo a Classificao Internacional de Doenas CID , a data de expedio, a assinatura e o carimbo com o n do CRM do Mdico que est emitindo o Laudo; este Laudo dever conter tambm o seu nome, documento de identidade (RG), nmero do CPF, o nome do concurso e o cargo ao qual concorre; somente sero aceitos os laudos cuja expedio no ultrapasse o prazo mximo de 90 (noventa) dias antes do trmino das inscries, conforme modelo constante do Anexo I; b) o candidato portador de deficincia visual, alm do envio da documentao indicada na letra a deste item, dever solicitar no Formulrio de Solicitao de Inscrio, at o trmino das inscries, a confeco de prova especial Ampliada, ou ainda, a necessidade da leitura de sua prova, especificando o tipo de deficincia; c) o candidato portador de deficincia que necessitar de tempo adicional para realizao da prova, alm do envio da documentao indicada na letra a deste item, dever encaminhar solicitao, por escrito, at o trmino das inscries, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia. 3.4 O candidato portador de deficincia, de acordo com a Lei n 1.224, participar do Certame em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo das Provas, avaliao e aos critrios de aprovao, ao dia, ao horrio, ao local de aplicao, ao tempo de realizao das Provas e nota mnima exigida, sendo-lhe, porm, assegurada a acessibilidade ao recinto onde se realizaro as Provas, segundo critrios de razoabilidade, proporcionalidade e viabilidade. O candidato que necessitar de condies especiais para a realizao da prova, dever solicit-la de acordo com o Calendrio de Atividades. 3.5 Aos deficientes visuais (amblopes) que solicitarem prova especial Ampliada sero oferecidas provas nesse sistema. O candidato dever indicar o tamanho da fonte de sua prova Ampliada, entre 14 ou 16. No havendo a indicao de tamanho de fonte, a prova ser confeccionada em fonte 16. O cartoresposta no ser ampliado, em virtude das dimenses do equipamento eletrnico. Caso o candidato apresente dificuldade para a marcao do referido carto, o candidato dever comunicar coordenao do concurso, que providenciar um fiscal especializado para auxili-lo. 3.6 O Laudo Mdico dever ser entregue no CEPUERJ, Rua So Francisco Xavier, 524, Pav. Joo Lyra Filho, 1 andar, Bloco A, sala 1002 Maracan RJ Protocolo, das 9 s 17 horas, de 2 a 6 feira, ou enviado via Sedex registrado com AR, postado at o dia 31/10/2012 para a Caixa Postal n 46.520, Agncia Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.551-970. O CEPUERJ no se responsabilizar por qualquer tipo de extravio que impea a chegada do laudo a seu destino.

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

3.7 O Candidato que porventura apresentar Laudo que NO contenha qualquer dos itens constantes no subitem 3.2, ser considerado como no portador de deficincia, no ter a prova especialmente preparada ou tempo adicional para realizar a prova, passando, assim, a concorrer somente s vagas denominadas Concorrncia Geral (CG). 3.8 O acesso dos portadores de necessidades especiais para realizao da Prova e sua eventual aprovao no implicam o reconhecimento da deficincia declarada e/ou a compatibilidade da deficincia com a atividade pertinente s atribuies do cargo, a qual ser determinada por meio de exame mdico previsto na etapa de convocao para nomeao. 3.9 O candidato portador de deficincia aprovado no Concurso, quando convocado, dever, munido de documento de identidade original, submeter-se avaliao a ser realizada por Equipe da Prefeitura de Queimados ou por ela credenciada. Esta avaliao objetiva verificar se a deficincia se enquadra na previso do Anexo nico da Lei Estadual n 2.298/94, assim como se h compatibilidade ou no da deficincia com as atribuies do cargo a ser ocupado, observadas as seguintes disposies: 3.9.1 A avaliao de que trata este item, de carter terminativo, ser realizada por equipe multiprofissional composta de trs a cinco profissionais capacitados e atuantes nas reas das deficincias em questo, sendo pelo menos um deles mdico; 3.9.2 A equipe multiprofissional emitir parecer observando as informaes prestadas pelo candidato no ato da inscrio, a natureza das atribuies e tarefas essenciais do cargo ou da funo a desempenhar, a viabilidade das condies de acessibilidade e as adequaes do ambiente de trabalho para a execuo das tarefas e a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; 3.9.3 No haver segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausncia do candidato portador de deficincia avaliao tratada no item 3.9; 3.9.4 Verificada a incompatibilidade entre a deficincia e as atribuies do cargo postulado, o candidato no ser considerado deficiente; 3.9.5 Ser eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficincia assinalada no Formulrio de Solicitao de Inscrio no se fizer constatada, devendo o mesmo candidato permanecer apenas na lista de classificao geral. 3.10 A publicao do resultado final do concurso ser feita em duas listas: a primeira contendo a pontuao de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficincia, e a segunda, somente a pontuao destes ltimos, observada a rigorosa ordem de classificao. 3.11 A no observncia, pelo candidato, de qualquer das disposies deste item implicar a perda do direito a ser nomeado para as vagas reservadas a deficientes.
6

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

3.12 O Laudo Mdico apresentado ter validade somente para este Concurso Pblico, no ser devolvido, assim como no ser fornecida cpia do mesmo. 3.13 Aps a investidura do candidato, a deficincia no poder ser arguida para justificar a concesso de aposentadoria. 3.14 Ser eliminado o candidato: a) que firmar declarao falsa sobre a condio; b) que no for considerado portador de deficincia pela Junta Mdica; c) cuja deficincia for considerada, pela Junta Mdica, incompatvel com as funes do cargo pretendido. 3.15 As vagas que no forem ocupadas por falta de candidatos portadores de deficincia, ou por reprovao destes no Concurso Pblico ou no Exame Mdico, sero preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observncia ordem classificatria. 3.16 O candidato que no atender aos subitens anteriores no ser considerado deficiente, no poder impetrar recurso em favor de sua situao e no ter prova especialmente preparada, seja qual for o motivo alegado. 3.17 A relao dos candidatos que tiveram a inscrio indeferida para concorrer na condio de pessoa com deficincia est prevista para ser divulgada em 13/11/2012, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012. 3.18 O candidato poder contestar o indeferimento atravs dos e-mails concursoscepuerj@yahoo.com.br ou coprosel@uerj.br, at o dia 14/11/2012. O assunto do e-mail dever ser Recurso para Condio PNE. As respostas sero divulgadas em 26/11/2012 e aps esse perodo, no sero aceitos pedidos de reviso. 4 - DAS ATRIBUIES DOS CARGOS 4.1 Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais) 4.1.1 DESCRIO SUMRIA DO CARGO Professor, devidamente habilitado, que desempenha atividades de docncia na Educao Infantil (Creche e Pr-Escola), Ensino Fundamental (Ciclo de Alfabetizao ao 5. Ano) e Educao de Jovens e Adultos (EJA I a EJA V).

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

4.1.2 DESCRIO DETALHADA DAS FUNES I- Participar da elaborao, execuo e avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico da Unidade Escolar; II- Elaborar e cumprir o planejamento anual e dirio, segundo o Projeto Poltico-Pedaggico da Unidade Escolar, definindo aes, atividades e procedimentos de avaliao no processo de ensino aprendizagem que estimulem a interao aluno-aluno e aluno-professor no contexto escolar; III - Ministrar os dias letivos, participando integralmente das horas-docncia e horas-atividade dedicadas ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional, estabelecidas e previstas em lei e conforme determinaes da SEMED; IV - Proceder reposio dos contedos, carga horria e/ou dias letivos aos alunos, quando se fizer necessrio, a fim de cumprir o calendrio escolar, resguardando prioritariamente o direito do aluno; V - Manter atualizado e assinado o Dirio de Classe, registrando a frequncia dos alunos, as atividades realizadas e os resultados da avaliao, observando que este documento no pode ser retirado da Unidade Escolar, sob nenhuma alegao; VI - Registrar e assinar periodicamente o Relatrio Individual de Avaliao, observando a anotao do quantitativo de dias letivos do perodo e o percentual de frequncia dos alunos, nas turmas de Educao Infantil, do Ciclo de Alfabetizao, de Acelerao da aprendizagem e na Educao Especial; VII Planejar e realizar estudos paralelos de recuperao, destinada aos educandos que no decorrer do processo educativo no atinjam os objetivos propostos; VIII- Participar das reunies de Conselho de Classe, reunies de responsveis e professores, de processos coletivos de avaliao do prprio trabalho e da escola e demais eventos para os quais for solicitado; IX - Participar de pleito eletivo do Conselho Escola Comunidade e atuar de forma efetiva como representante do seu segmento quando eleito para cargo no Conselho Escola-Comunidade; X- Atender s solicitaes da Equipe Tcnico-Administrativo-Pedaggica (ETAP), nos assuntos referentes anlise, planejamento, programao, avaliao, recuperao, projetos, relatrios, e outros de interesse do aluno; XI- Participar do processo de escolha, juntamente com a ETAP, dos livros e materiais didticos, em consonncia com o Projeto Poltico-Pedaggico do estabelecimento de ensino; XII- Zelar pela permanncia do aluno na escola, comunicando ETAP os casos de infrequncia; XIII - Cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar. XIV - Cumprir normas da SEMED.

4.2 Secretrio Escolar 4.2.1 DESCRIO SUMRIA DO CARGO Secretrio Escolar, devidamente habilitado, que exerce funo de planejamento, coordenao e execuo das atividades da secretaria da escola, responsabilizando-se pelo seu funcionamento, em consonncia com as normas, prazos estabelecidos e orientaes da Direo escolar e SEMED. 4.2.2 DESCRIO DETALHADA DAS FUNES I Organizar as atividades da Secretaria, mantendo-a articulada com as demais atividades da Unidade Escolar; II Orientar o recebimento, a classificao, a alocao de toda a documentao escolar, o cadastro de funcionrios e a legislao de ensino em vigor, gerenciando as atividades de registro, escriturao, arquivamento e comunicao interna e externa; III Verificar a regularidade da documentao referente matrcula, transferncia e regularizao de vida escolar de alunos, encaminhando os casos especiais Equipe Tcnico-Administrativo-Pedaggica (ETAP) e Superviso Escolar, observando os prazos estabelecidos pela legislao em vigor e critrios fixados pela SEMED; IV Providenciar o levantamento e encaminhamento, aos rgos competentes, dos dados e informaes educacionais, assegurando o cumprimento das normas e prazos relativos ao processamento dos dados; V Atender e prestar informaes relacionadas documentao e atividades escolares a professores, alunos e responsveis, zelando pelo bom atendimento;
8

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

VI- Lavrar e subscrever as Atas de reunies de direo e do corpo docente, do Conselho de Classe, do Conselho Escola e da Comunidade, realizadas na Unidade Escolar; VII- Preparar, redigir e expedir, assinando junto com o Diretor, correspondncia administrativa: ofcios, circulares, atas e relatrios; VIII- Participar da discusso e elaborao do Projeto Poltico Pedaggico; IX- Cuidar da elaborao, organizao e efetivo registro dos documentos regulares de acompanhamento administrativo e didtico (Dirios de Classe; Relatrio Anual; Livros Atas; Mapa Estatstico; Censo Escolar); X- Orientar e supervisionar a rotina e o cumprimento das tarefas decorrentes dos encargos da secretaria escolar, comunicando Direo quaisquer dificuldades que prejudiquem o perfeito funcionamento dos servios.

5 - DOS REQUISITOS PARA OCUPAO DOS CARGOS a) ter sido aprovado e classificado no concurso pblico, de acordo com o que estipula este Edital, seus anexos e retificaes; b) ter idade mnima de 18 (dezoito) anos completos na data de efetivo incio do exerccio no cargo; c) estar em dia com as obrigaes eleitorais; d) estar em dia com as obrigaes militares, para os candidatos do sexo masculino; e) estar inscrito regularmente no Cadastro de Pessoas Fsicas; f) ter a escolaridade exigida para cada cargo realizada em instituies reconhecidas pelo MEC, conforme descrito na tabela do subitem 2.2; g) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos polticos, na forma do art. 12 1 da Constituio Federativa do Brasil de 1988, com redao dada pela Emenda Constitucional n 03/94, nos termos do Decreto n 3.297/2001; h) ser considerado apto fsica e mentalmente para o exerccio das atribuies do cargo no exame mdico admissional e entregar os documentos que se fizerem necessrios por ocasio da contratao. i) Declarar, no ato da inscrio, que tem cincia e que aceita os termos do edital em referncia. 6 - DAS INSCRIES 6.1 As inscries sero efetuadas exclusivamente atravs da Internet, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012, das 10h do dia 10/10/2012 s 21h do dia 30/10/2012, observado o horrio oficial de Braslia. 6.2 O valor da taxa de inscrio ser de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais);

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

6.3 Procedimentos para inscrio: a) certificar-se de que atende a todos os requisitos exigidos conforme item 5 do Edital em referncia; b) acessar o endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012, onde estar disponibilizado o Edital do concurso para download e impresso; c) acessar o link de inscrio e, caso seja a primeira vez que se inscreve num concurso organizado pelo CEPUERJ, clicar em No Tenho Cadastro; preencher todos os dados solicitados, digitar o cdigo captcha e clicar em enviar; caso j tenha cadastro, basta digitar seu CPF, senha e cdigo captcha e enviar; aps este procedimento, selecionar o cargo ao qual deseja concorrer e a opo Realizar Inscrio, preencher os dados solicitados e Enviar; aguardar a gerao completa do boleto bancrio; d) imprimir, em papel A4, o boleto para pagamento da taxa de inscrio e efetuar o pagamento at a data de vencimento, em espcie, em qualquer Instituio Bancria, nos caixas eletrnicos ou nos servios bancrios na Internet, observados os horrios definidos pelas agncias bancrias para pagamento de ttulos. 6.4 Caso o candidato no possua acesso internet, poder fazer sua inscrio, tambm obedecendo aos procedimentos da inscrio descritos no subitem 6.1, de 2 a 6 feira dias teis, no horrio de 10 a 17 horas, comparecendo ao: Campus da UERJ, situado Rua So Francisco Xavier, 524, 1 andar, sala 1006, bloco A, Rio de Janeiro. OBSERVAO: A taxa de inscrio poder ser paga at o dia 31/10/2012, observados os horrios das instituies bancrias. 6.5 Da Iseno da Taxa de Inscrio 6.5.1 Sero aceitos pedidos de iseno das 10h do dia 10/10/2012 at as 19h do dia 17/10/2012, conforme as Instrues para Iseno de Taxa de Inscrio, divulgadas no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br. 6.5.2 Somente ser concedida a iseno total ou parcial do valor da taxa de inscrio para aqueles candidatos que comprovarem hipossuficincia de recursos financeiros, comprovarem renda bruta familiar mensal de at 3 (trs) salrios mnimos ou que possuam cadastro no Cadnico. 6.5.3 No sero aceitos pedidos de iseno do pagamento da taxa de inscrio que no atendam s condies para sua concesso, qualquer que seja o motivo, e aqueles: a) enviados via fax ou via correio eletrnico; b) fora do prazo estabelecido no cronograma; c) que no obedeam aos critrios definidos nas Instrues para Iseno de Taxa de Inscrio; d) que no contenham todas as documentaes previstas, ou ainda, apresentem documentao fraudada.
10

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

6.5.4 O candidato que tiver seu pedido de iseno indeferido, e que desejar participar do concurso, dever efetuar o pagamento da taxa de inscrio atravs de boleto bancrio, obedecendo ao prazo determinado no subitem 6.1 e seguindo as orientaes conforme subitens 6.2 e 6.3. 6.5.5 A resposta s solicitaes de iseno de taxa de inscrio est prevista para ser divulgada no dia 22/10/2012, a partir das 14 horas, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br.

6.6 Informaes Complementares 6.6.1 A inscrio vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de aceitao de todas as normas constantes no presente Edital, das quais o candidato no poder alegar desconhecimento. 6.6.2 No sero aceitas inscries condicionais e/ou fora do perodo e horrios estabelecidos, quaisquer que sejam as razes alegadas, salvo pelo adiamento oficial do perodo inicialmente divulgado. 6.6.3 No sero aceitas inscries via fax, correio eletrnico ou por qualquer outra via que no a especificada neste Edital. 6.6.4 A taxa de inscrio no ser devolvida em hiptese alguma, ainda que tenha sido efetuada em duplicidade, nem haver parcelamento da mesma taxa. Esta s ser devolvida em caso de cancelamento do certame. 6.6.5 Ao candidato ser atribuda total responsabilidade pelo correto preenchimento do Formulrio de Solicitao de Inscrio e escolha do cargo pretendido. 6.6.6 O candidato que fizer qualquer declarao falsa ou inexata ao se inscrever ou que no possa satisfazer todas as condies enumeradas neste Edital, ter a sua inscrio cancelada e sero anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas. 6.6.7 O candidato dever manter sob sua guarda uma cpia do comprovante de pagamento da taxa de inscrio, por questes de segurana e para esclarecimento de eventuais dvidas. 6.6.8 O CEPUERJ no se responsabilizar por solicitaes de inscrio no recebidas por motivo de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento de linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transmisso de dados.

11

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

6.6.9 O simples recolhimento da taxa de inscrio na agncia bancria no significa que a inscrio no concurso tenha sido efetivada. A efetivao ser comprovada atravs do recebimento do crdito do pagamento pela instituio bancria e do recebimento da documentao exigida, quando for o caso. 6.6.10 No ser aceito pagamento em casas lotricas, supermercados, correio, depsito comum (conta corrente ou em caixa eletrnico), agendamento de pagamento, ordem de pagamento, DOC, DOC eletrnico, transferncia eletrnica ou pagamento aps a data de vencimento, constante do boleto bancrio. 6.6.11 Aps a identificao pelo CEPUERJ, do recebimento do pagamento do boleto bancrio referente taxa de inscrio, o boleto bancrio ficar indisponvel para impresso. Assim sendo, o candidato poder, 72 horas aps ter efetuado o pagamento da taxa de inscrio, confirmar se este foi creditado corretamente, da seguinte maneira: a) acessar o endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012; b) digitar o CPF, senha e cdigo Captcha e enviar; escolher a opo Situao do Boleto; neste momento, caso o pagamento tenha sido recebido, aparecer a mensagem: Voc j se encontra em nosso cadastro e seu pagamento foi recebido com sucesso. 6.6.12 Caso o candidato no possua acesso internet, poder verificar a situao de seu pagamento, de 2 a 6 feira dias teis, no horrio de 10 a 17 horas, comparecendo ao: Campus da UERJ, situado Rua So Francisco Xavier, 524, 1 andar, sala 1006, bloco A, Rio de Janeiro. 6.6.13 vedada a transferncia do valor pago a ttulo da taxa de inscrio para terceiros, para outro concurso ou para outro cargo. 6.6.14 Uma vez efetivada a inscrio, no ser permitida a alterao de cargo.

7 - DA CONFIRMAO DAS INSCRIES 7.1 O Carto de Confirmao de Inscrio (CCI) estar disponvel no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012, opo Carto de Confirmao de Inscrio, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos a obteno desse documento. O CCI est previsto para ser divulgado a partir das 14 horas do dia 03/12/2012.

12

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

7.2 dever do candidato a conferncia dos dados impressos no Carto de Confirmao de Inscrio (CCI). Os eventuais erros de digitao em nome, identidade, etc. devero ser corrigidos at s 21 horas do ltimo dia de inscrio no site do concurso. Aps esta data e horrio, os eventuais erros somente sero corrigidos na sala de realizao da prova, atravs do preenchimento da Ata de Sala. 7.3 Caso o candidato no possua acesso internet para obteno ou correo de dados do CCI, poder, de 2 a 6 feira dias teis , no horrio de 10 a 17 horas, comparecer ao: Campus da UERJ, situado Rua So Francisco Xavier, 524, 1 andar, sala 1006, bloco A, Rio de Janeiro. 7.4 O candidato dever imprimir o Carto de Confirmao (CCI) e port-lo no dia de realizao da prova. 7.5 As informaes obtidas por meio de contato telefnico junto Coordenadoria de Processos Seletivos ou a Prefeitura Municipal de Queimados no se revestem de carter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre data, local e horrio de realizao da prova. 7.6 Somente ser permitida a realizao das provas na respectiva data, horrio e local definidos no CCI. Excepcionalmente, ser permitida a realizao da prova em local diverso do que consta no CCI, nos casos previstos nos subitens 12.25 e 12.26. 7.7 O candidato que no efetuar as correes de dados pessoais at o ltimo dia de inscrio ou no dia de realizao da prova, arcar com as consequncias advindas de sua omisso. 8 - DAS ETAPAS DO CONCURSO 8.1 O Concurso compreender as seguintes etapas: Prova Objetiva, Prova de Ttulos e Exame Mdico Admissional, conforme quadro a seguir:
CARGOS ETAPAS / TIPO DE PROVA I Prova Objetiva Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental ; EJA Perodos Iniciais) II Prova de Ttulos II Exame Mdico Admissional I Prova Objetiva Secretrio Escolar II - Exame Mdico Admissional N DE QUESTES 50 ___ ___ TOTAL DE PONTOS 100 20 ____

50 ___

100 ___

13

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

9 - DAS PROVAS

9.1 DA PROVA OBJETIVA (Etapa I Todos os cargos) Eliminatria e Classificatria 9.1.1 A Prova Objetiva est prevista para ser realizada no dia 09/12/2012, s 09 horas, no municpio de Queimados e, se necessrio, em outros municpios e ter a durao de 4 (quatro) horas. 9.1.2 A data, o local e o horrio definitivos para a realizao da prova sero informados no CCI, pois dependero da disponibilidade de locais adequados para esta realizao. 9.1.3 A Prova Objetiva, de carter eliminatrio e classificatrio, constar de questes do tipo mltipla escolha, cada uma delas contendo 4 (quatro) opes de resposta e 1 (uma) nica resposta correta, conforme quadro abaixo: Cargo: Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais)
Valor em Contedo da prova N de Questes Pontos por Questo Lngua Portuguesa - LP Conhecimentos Especficos - CE Conhecimentos Pedaggicos - CP TOTAL 15 20 15 50 2 2 2 ___ 30 40 30 100 Total de Pontos

Cargo: Secretrio Escolar


Valor em Contedo da prova N de Questes Pontos por Questo Lngua Portuguesa LP Conhecimentos Especficos - CE Informtica INF TOTAL 15 20 15 50 2 2 2 ___ 30 40 30 100 Total de Pontos

9.1.4 Sero considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos. O candidato no poder zerar nenhum dos contedos da prova. 9.1.5 As questes da Prova Objetiva sero elaboradas de acordo com o contedo programtico e as referncias bibliogrficas sugeridas, que constam do Anexo II deste Edital.

14

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

9.1.6 Se houver empate na prova objetiva, sero considerados para fins de desempate, os seguintes critrios, na ordem descrita a seguir: Cargos: Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais) 1 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Conhecimentos Especficos; 2 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Conhecimentos Pedaggicos; 3 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Lngua Portuguesa; Cargo: Secretrio Escolar 1 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Conhecimentos Especficos; 2 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Lngua Portuguesa; 3 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Informtica;

9.2 DA PROVA DE TTULOS (Etapa II) Classificatria Cargo: Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais) 9.2.1 Esta etapa ser de carter classificatrio e valer 20 (vinte) pontos, pontuao mxima, conforme modelo constante do Anexo III. 9.2.2 Somente devero entregar os ttulos os candidatos aprovados na Prova Objetiva at 03 (trs) vezes o nmero de vagas, com os critrios de desempate aplicados, constantes no item 9.1.6 deste edital. 9.2.3 Os candidatos aprovados sero listados em ordem decrescente de pontos. 9.2.4 Os candidatos devero entregar seus ttulos entre os dias 07 e 09/01/2013, no horrio de 10 a 17 horas, no seguinte local: Campus da UERJ, situado Rua So Francisco Xavier, 524, 1 andar, sala 1006, bloco A, Rio de Janeiro. 9.2.5 No perodo acima, o candidato dever entregar as cpias autenticadas ou cpias simples acompanhadas dos originais dos documentos solicitados, visando autenticao. Os documentos anteriormente descritos devero estar acompanhados do formulrio prprio, conforme modelo constante do Anexo III, a ser obtido no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br. Os documentos gerados por via eletrnica devero estar acompanhados da respectiva autenticao.
15

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

9.2.6 Os candidatos que no entregarem a Prova de Ttulos, no prazo e local determinado, recebero nota zero na referida prova. 9.2.7 No ser permitido o recebimento ou incluso de documentos posteriormente ao perodo anteriormente descrito. 9.2.8 Os resultados da Prova de Ttulos esto previstos para serem divulgados no dia 23/01/2013, a partir das 14 horas, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br. 10 - DA DIVULGAO DOS GABARITOS DA PROVA OBJETIVA E DOS RECURSOS 10.1 O gabarito da Prova Objetiva est previsto para ser divulgado no dia 10/12/2012 a partir das 14h no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012. 10.2 O candidato poder solicitar recurso ao gabarito da Prova Objetiva, a partir das 14h do dia 10 at as 15h do dia 12/12/2012. O link dos recursos ser bloqueado s 15h do ltimo dia do perodo previsto. 10.3 O recurso da Prova Objetiva ser realizado pelo candidato, constando de todas as questes a que desejar recorrer. 10.4 O recurso da Prova Objetiva dever constar da indicao precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, tomando por base apenas as referncias bibliogrficas sugeridas constantes do Anexo II, com indicao obrigatria do(s) ttulo(s) da(s) referncia(s), do(s) captulo(s) e da(s) pgina(s) onde o fundamento do recurso encontrado. 10.5 O candidato poder solicitar recurso quanto nota recebida na Prova de Ttulos a partir das 14h do dia 23 at as 15h do dia 25/01/2013. O link dos recursos ser bloqueado s 15h do ltimo dia do perodo previsto. 10.6 O recurso da Prova de Ttulos ser realizado pelo candidato, constando apenas da nota obtida nesta etapa do concurso.

16

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

10.7 Os candidatos devero adotar os procedimentos descritos abaixo para solicitar recursos: a) acessar o endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento e o link Prefeitura Municipal de Queimados 2012, onde estar disponvel o modelo do Formulrio de Solicitao de Recurso e o boleto de pagamento da taxa de recurso, no valor de R$ 13,50; b) digitar o CPF, senha, cdigo Captcha e enviar; escolher a opo Solicitao de Recurso e clicar no boto Enviar; c) preencher corretamente todos os campos do Formulrio de Solicitao de Recurso discriminando as questes que so objeto de recurso e envi-lo atravs do boto especfico (ENVIAR); d) aguardar a gerao completa do boleto bancrio para pagamento da taxa de recurso e imprimir o referido boleto em papel A4; e) efetuar o pagamento at a data de vencimento, em espcie, em qualquer Instituio Bancria, nos caixas eletrnicos ou nos servios bancrios na internet; f) caso o candidato no possua acesso internet para solicitao de recursos, poder comparecer ao Campus da UERJ, situado Rua So Francisco Xavier, 524, 1 andar, sala 1006, bloco A no horrio de 10 s 17 horas, de 2 a 6 feira dias teis; g) os candidatos que tiverem obtido iseno da taxa de inscrio estaro isentos do pagamento da taxa de recursos. OBSERVAO: A imagem do carto-resposta dos candidatos presentes na Prova Objetiva ficar disponvel no site do CEPUERJ para vista, aps a divulgao do resultado da prova objetiva, pelo perodo de 07/01 a 11/01/2013. Aps esse prazo, no sero concedidos novos pedidos de disponibilizao da referida imagem. 10.8 No sero aceitos recursos por via postal, telegrama, fax ou qualquer outro meio que no seja o especificado neste Edital, qual seja, o site do CEPUERJ, disponvel 24 horas por dia no perodo de solicitao de recurso. 10.9 Sero indeferidos, liminarmente, os recursos que: a) no estiverem fundamentados nas referncias bibliogrficas sugeridas indicadas no Anexo I; b) forem interpostos fora do perodo acima descrito; c) no tiverem constatado o pagamento da taxa de recurso no perodo definido e horrio de pagamento bancrio dos servios de internet; d) no forem claros e objetivos no pleito; e) desrespeitarem a banca examinadora ou a equipe organizadora. 10.10 Aps o julgamento dos recursos, o gabarito inicialmente divulgado poder ser alterado, e as provas sero corrigidas de acordo com o gabarito oficial. Os pontos correspondentes s questes porventura anuladas sero atribudos indistintamente a todos os candidatos que no os tiverem obtido na correo inicial.
17

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

10.11 A deciso final da Banca Examinadora quanto ao gabarito da Prova Objetiva e da Prova de Ttulos constitui ltima instncia para recursos e reviso, sendo ela soberana em suas decises, razo pela qual sero indeferidos, liminarmente, recursos ou revises adicionais. 10.12 O resultado do recurso da Prova Objetiva est previsto para divulgao no dia 07/01/2013, a partir das 14h, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012. 10.13 O resultado do recurso da Prova de Ttulos est previsto para divulgao no dia 31/01/2013, a partir das 14h, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Queimados 2012. 10.14 A taxa de recurso no ser devolvida, sob nenhuma alegao. 10.15 Caso haja provimento dos pedidos de recursos referentes s provas, haver divulgao de novo resultado, a ser publicado no site do CEPUERJ.

11 - DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA 11.1 O resultado da Prova Objetiva est previsto para divulgao no dia 07/01/2013, a partir das 14h, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012. 11.2 A listagem de pontuao obedecer, de acordo com o cargo pretendido, seguinte legenda: Cargos: Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental EJA Perodos Iniciais). APROVADO 2 ETAPA atendeu ao critrio descrito nos subitens 9.1.4 e dever entregar a Prova de Ttulos, conforme o subitem 9.2.2 APROVADO atendeu ao critrio descrito nos subitens 9.1.4; mas no se encontra dentro do nmero previsto para entrega de ttulos no subitem 9.2.2; REPROVADO no atendeu ao critrio descrito nos subitens 9.1.4; ELIMINADO faltou prova ou desistiu de prestar o concurso.

18

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

Cargo: Secretrio Escolar SELECIONADO - atendeu ao critrio especificado nos subitens 9.1.4 e encontra-se dentro do nmero de vagas previsto no subitem 2.2; APROVADO atendeu ao critrio especificado nos subitens 9.1.4, mas no se encontra dentro do nmero de vagas previsto no subitem 2.2; REPROVADO no atendeu ao critrio descrito nos subitens 9.1.4; ELIMINADO faltou prova ou desistiu de prestar o concurso ou deixou de atender s determinaes previstas quando da realizao da prova. 12 - DAS INFORMAES COMPLEMENTARES 12.1 O candidato dever comparecer ao local destinado realizao das provas com antecedncia mnima de uma hora do horrio fixado para seu incio, portando caneta esferogrfica transparente (tinta azul ou preta), carto de confirmao de inscrio (CCI) e documento de identidade original informado no ato da inscrio. 12.2 No sero aceitas fotocpias nem protocolos de documentos sem foto como documento de identificao. Os documentos a serem apresentados devero estar em boas condies, de forma a permitirem, com clareza, a identificao do candidato. 12.3 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realizao das provas, o documento de identidade original, em virtude de roubo, furto ou perda, dever apresentar documento que ateste o registro da ocorrncia policial, expedido h, no mximo 30 (trinta) dias. Nestes casos, o candidato ser submetido a identificao especial (coleta de dados do candidato, assinatura e impresso digital) em formulrio prprio. 12.4 Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministrios Militares e pelo Corpo de Bombeiro Militar; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministrio Pblico e da Magistratura; carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por Lei Federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitao (somente o modelo novo, com foto). 12.5 O candidato no poder alegar desconhecimento do local, data e horrio de realizao da prova, como justificativa de sua ausncia. O no comparecimento s provas, qualquer que seja o motivo alegado, caracterizar desistncia do candidato. 12.6 Ao candidato s ser permitida a realizao das provas em data, local e horrio constantes no carto de confirmao de inscrio (CCI) ou no site do CEPUERJ. No haver, portanto, segunda chamada das provas.

19

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

12.7 No ser admitido ingresso de candidato ao local de realizao das provas aps o horrio fixado para seu incio. Os portes dos locais das Provas sero fechados impreterivelmente s 09 (nove) horas. 12.8 O carto-resposta ser considerado como documento nico e definitivo para efeito de correo das provas objetivas, devendo ser assinado e preenchido corretamente pelo candidato, de acordo com as instrues contidas na contracapa da prova, no sendo substitudo em hiptese alguma por erro do candidato no preenchimento. 12.9 Por ocasio do recebimento do carto-resposta, o candidato ser solicitado a registrar, em campo prprio do referido carto-resposta, sua assinatura e transcrio de frase. Este procedimento servir para eventual necessidade de confirmao de sua identidade. Caso haja recusa em cumprir este procedimento, o candidato ser eliminado do concurso. 12.10 Nenhuma marcao dever ser realizada no carto-resposta, fora do campo destinado marcao das respostas ou assinatura, pois qualquer marca poder ser lida pelo sistema de leitura, prejudicando, assim, o desempenho do candidato. 12.11 As marcaes feitas incorretamente no carto-resposta so de inteira responsabilidade do candidato. 12.12 No ser permitida a marcao do carto-resposta por outra pessoa que no seja o candidato, salvo o caso de o mesmo candidato ter solicitado condies especiais, conforme subitens 11.25 e 11.26, mediante autorizao da Coordenao de Processos Seletivos. 12.13 Ser atribuda nota zero questo que, no carto-resposta, no estiver assinalada, que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel, ou com campo de marcao no preenchido integralmente. 12.14 Os candidatos devero conferir seus dados pessoais impressos no carto-resposta, tais como nome, nmero de inscrio, cargo e identidade. Caso o candidato identifique erros durante a conferncia das informaes contidas no carto-resposta da Prova Objetiva, estes devero ser informados imediatamente ao fiscal de sala. 12.15 Os candidatos podero ser identificados digitalmente nas respectivas salas da prova, atravs de sistema especfico. 12.16 Os celulares, relgios (digitais e analgicos) e outros dispositivos eletrnicos sero obrigatoriamente desligados e ficaro de posse do candidato em envelope lacrado, para garantir a lisura do certame at a sada do candidato do local de prova. Caso o candidato se recuse a lacrar o celular, relgio ou outros dispositivos, viole o envelope sem autorizao, ou ainda se o telefone celular tocar durante a realizao da prova, o fato ser registrado na Ata de Sala e o candidato ser eliminado do certame.
20

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

12.17 Ao trmino da prova, o candidato dever entregar, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o cartoresposta da Prova Objetiva, O candidato que no devolver o carto-resposta estar automaticamente eliminado do concurso. Os candidatos somente podero levar consigo o caderno da Prova Objetiva faltando uma hora para o seu encerramento. 12.18 No haver, qualquer que seja o motivo alegado, prorrogao do tempo previsto para a aplicao da prova em virtude de afastamento do candidato da sala de prova. 12.19 No sero permitidas, em hiptese alguma, as consultas a: livros, revistas, texto, notas, cdigos, folhetos ou assemelhados. Tampouco ser permitida a utilizao de quaisquer aparelhos eletrnicos, tais como: mquinas de calcular, agendas, relgios com calculadora, walkman, gravador, pager, palm top, I-pods, I-pads, telefone celular, receptores que possibilitem comunicaes a distncia, sob pena de eliminao. 12.20 O candidato somente poder se retirar do recinto das provas com a devida autorizao da coordenao e acompanhamento de fiscal. 12.21 Por motivo de segurana, os candidatos s podero ausentar-se, definitivamente, do recinto das provas aps 60 minutos contados a partir do seu efetivo incio. O candidato que se recuse a cumprir essa determinao no ter sua prova corrigida, sendo eliminado do certame. 12.22 Ao final das provas, os 3 (trs) ltimos candidatos s sero liberados aps todos terem terminado ou encerrado o perodo de realizao da prova, assinando a Ata de Prova, atestando, assim, a idoneidade da finalizao da prova. 12.23 O candidato que no observar o disposto nos subitens 12.16, 12.17, 12.19, 12.20, 12.21 e 12.22, dever assinar o Termo de Ocorrncia do Concurso. Caso o candidato se negue a assinar o documento, o fato ser relatado no referido Termo de Ocorrncia e assinado pelos fiscais de sala e pelo Coordenador Local. 12.24 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realizao das provas dever levar um acompanhante, que ficar em sala reservada para essa finalidade e que ser responsvel pela guarda da criana. O tempo de realizao da prova no ser estendido tendo em vista o afastamento da candidata para a amamentao. A amamentao se dar nos momentos que se fizerem necessrios, no tendo a candidata, neste momento, a companhia do seu acompanhante, mas sim de um fiscal. A candidata que no estiver acompanhada por um adulto, responsvel pela criana, no poder permanecer no local de prova, pois o CEPUERJ no disponibilizar um fiscal para a guarda da criana.

21

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

12.25 O candidato que necessitar de condies especiais para a realizao da prova dever, alm de assinalar no Formulrio de Solicitao de Inscrio, enviar ao CEPUERJ/Coordenao de Processos Seletivos, Caixa Postal 46.520, Agncia Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.551-970, atravs de carta registrada com AR, requerimento com exposio de motivos, acompanhado de atestado mdico original (com assinatura e nmero do registro profissional) at s 12 horas do dia 23/11/2012 (data da postagem). 12.26 O candidato que, poca de realizao da Prova, estiver com doena infectocontagiosa que demande isolamento, ou que necessite de cuidados mdicos especiais que comprovadamente impeam o deslocamento ao local de realizao da prova, dever entrar em contato com o CEPUERJ/Coordenao de Processos Seletivos, atravs do teleatendimento (2334-0639), at s 12 horas do dia 23/11/2012, apresentando laudo mdico. Obedecendo a critrios de viabilidade e de razoabilidade, o CEPUERJ avaliar individualmente os casos, no que tange possibilidade de atender demanda criada, o que poder implicar mudana do local de realizao da Prova. 12.27 O candidato com deficincia que necessitar de tempo adicional para a realizao das provas dever indicar a necessidade na solicitao de inscrio e encaminhar ou entregar, at 31/10/2012, o laudo mdico, na forma do subitem 12.25, justificativa acompanhada de laudo e parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia que ateste a necessidade de tempo adicional, conforme prev o pargrafo 2 do artigo 40 do Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alteraes. 12.28 No sero concedidas condies especiais para a realizao das provas ao candidato que no as solicitar no prazo determinado nos subitens 12.25 e 12.26. 12.29 A solicitao de condies especiais para a realizao das provas ser atendida ou no obedecendo a critrios de viabilidade e de razoabilidade. 12.30 No caso de utilizao de ledor, conforme subitem 12.25, este transcrever as respostas para o candidato. 12.31 Os candidatos que terminarem suas provas no podero utilizar os banheiros destinados aos candidatos que ainda estejam fazendo prova. 12.32 Ser realizada identificao condicional do candidato que apresente documento de identidade que denote dvidas relativas sua fisionomia ou assinatura. 12.33 O CEPUERJ no se responsabiliza por extravio ou perda de objetos e/ou equipamentos eletrnicos durante a realizao da prova. 12.34 O candidato, no dia de realizao da prova, ser submetido a detectores de metais nas salas, corredores e banheiros, a fim de se garantir a lisura do certame
22

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

12.35 O CEPUERJ poder adotar medidas adicionais de segurana, caso seja pertinente. 13 - DO RESULTADO FINAL 13.1 O resultado final est previsto para ser divulgado no dia 31/01/2013, a partir das 14 horas, no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Queimados 2012. 13.2 A classificao final dos candidatos para o cargo de Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais) ser obtida atravs do somatrio das notas obtidas nas Etapas I e II; para o cargo de Secretrio Escolar ser obtida atravs da nota obtida na Etapa I. 13.3 Se houver empate na classificao, sero considerados para fins de desempate, os seguintes critrios, na ordem descrita a seguir: Cargos: Professor II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais). 1 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Objetiva; 2 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Ttulos; 3 - ser mais idoso, considerando dia, ms e ano de nascimento. Cargo: Secretrio Escolar 1 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Conhecimento Especfico; 2 - ter obtido maior nmero de pontos na Prova de Lngua Portuguesa; 3 - ser mais idoso, considerando dia, ms e ano de nascimento. 13.4 A listagem de pontuao obedecer seguinte legenda: SELECIONADO atendeu ao critrio especificado em cada etapa e encontra-se dentro do nmero de vagas previsto no subitem 2.2; APROVADO atendeu ao critrio especificado em cada etapa, mas no se encontra dentro do nmero de vagas previsto no subitem 2.2; REPROVADO no atendeu ao critrio descrito em cada etapa; ELIMINADO faltou prova ou desistiu de prestar o concurso ou deixou de atender s determinaes previstas quando da realizao da prova.

23

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

14 - DO EXAME MDICO ADMISSIONAL (Etapa III e II) Eliminatrio 14.1 Para fins de nomeao ser publicada, no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ), a relao dos candidatos aprovados e classificados dentro do nmero de vagas fixado neste edital, que sero convocados pela Prefeitura Municipal de Queimados, atravs de telegrama via Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (EBCT), para submeter-se ao exame mdico e apresentar a documentao exigida, no prazo definido. 14.2 Ser eliminado o candidato que no se apresentar convocao no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da publicao no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ), observado o registro de entrega do telegrama, no cabendo qualquer recurso. 14.3 O exame mdico admissional ter por objetivo avaliar as condies fsicas e mentais, consideradas as exigncias das atividades inerentes ao cargo. 14.4 O exame mdico ser realizado em local designado pela Prefeitura Municipal de Queimados a ser informado posteriormente. 14.5 O candidato, uma vez convocado, se residir em local diverso, dever se deslocar para o municpio de Queimados. 14.6 Os candidatos selecionados que forem portadores de deficincia sero submetidos junta mdica indicada pela Prefeitura Municipal de Queimados, que emitir deciso conclusiva sobre a qualificao do candidato e o grau de deficincia capacitante para o exerccio do cargo que pretende ocupar. 14.7 No exame mdico no sero atribudas notas, sendo o candidato apenas qualificado como apto ou inapto. 14.8 O candidato ser eliminado do concurso: a) se no comparecer ao exame mdico; b) se for considerado inapto no exame mdico; c) se no atender s exigncias e prazos estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Queimados. 14.9 Os candidatos convocados para a realizao do exame mdico devero portar a carteira de identidade original com a qual se inscreveram. 14.10 Se algum candidato for considerado inapto, ser convocado para avaliao mdica o candidato de classificao subsequente e assim sucessivamente, at que todas as vagas estejam preenchidas. 14.11 O no comparecimento do candidato, nesta fase, no prazo definido no telegrama de convocao, significar desistncia da vaga e eliminao do Concurso, devendo a Prefeitura Municipal de Queimados convocar o candidato subsequente, seguindo rigorosamente a ordem de classificao.

24

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

15 - DA HOMOLOGAO E DA CONTRATAO 15.1 Os resultados oficiais do concurso sero homologados em at um ms aps a divulgao dos resultados no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ). 15.2 O Concurso Pblico ter validade de 2 (dois) anos a partir da data de publicao no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ) do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo, a critrio da Prefeitura Municipal de Queimados. 15.3 Dentro da validade do Concurso Pblico, de que trata o subitem 15.2, a Prefeitura Municipal de Queimados poder disponibilizar novas vagas para provimento, mediante autorizao do Prefeito. 15.4 O candidato selecionado de acordo com o nmero de vagas ser convocado para contratao e dever apresentar os seguintes documentos (original e cpia) abaixo relacionados: a) 02 (dois) retratos 3 x 4 recentes; b) certido de nascimento ou casamento; c) documento de identidade; d) CPF; e) PIS/PASEP, se for o caso; f) comprovante de residncia ou declarao de residncia; g) comprovante de naturalizao, para o brasileiro naturalizado; h) certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigaes militares, para os candidatos brasileiros do sexo masculino; i) j) ttulo de eleitor e prova de estar em dia com as obrigaes eleitorais, para os candidatos brasileiros; certido de nascimento dos filhos;

k) no caso de candidato estrangeiro, dever ser apresentada a documentao necessria nomeao, de acordo com a legislao vigente; l) diploma de graduao plena completa, conforme o cargo pretendido (duas cpias); m) curriculum vitae atualizado; n) outros documentos a serem requisitados pela Prefeitura Municipal de Queimados, quando pertinente. 15.5 No sero aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocpias ou xerocpias no autenticadas. 15.6 Os candidatos que no apresentarem os documentos no prazo previsto sero desclassificados e excludos do Concurso Pblico para todos os fins.

25

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

15.7 A falta de comprovao de qualquer dos requisitos para a contratao at a data da convocao ou a prtica de falsidade ideolgica em prova documental acarretar cancelamento da inscrio do candidato, sua eliminao do respectivo Concurso Pblico e anulao de todos os atos com respeito a ele praticados, ainda que j tenham sido publicados os resultados finais, sem prejuzo das sanes legais cabveis. 15.8 A convocao para cada cargo obedecer rigorosamente ordem de classificao dos candidatos, de acordo com a necessidade da Prefeitura Municipal de Queimados, e ser realizada no prazo mximo de at 180 (cento e oitenta) dias, contados da homologao do resultado final publicado no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ). 15.9 Os documentos comprobatrios de atendimento aos requisitos para a contratao nos cargos conforme subitem 15.4, sero exigidos apenas dos candidatos selecionados e convocados para incio das atividades. 15.10 O candidato que, na data da posse, no reunir os requisitos citados no item 5 deste Edital e os exigidos no item 15.4, perder o direito vaga. 16 - DISPOSIES GERAIS 16.1 No ser permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas, celulares, relgios digitais ou analgicos, aparelhos eletrnicos de qualquer espcie, como tambm, o uso de culos escuros ou quaisquer acessrios como bons, chapu, gorro, cachecol, etc. ou protetores auriculares. 16.2 So de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informaes e a atualizao de seu endereo residencial enquanto o Concurso Pblico estiver dentro do prazo de validade, no se responsabilizando a Prefeitura Municipal de Queimados e o CEPUERJ/UERJ por eventuais prejuzos que possa sofrer o candidato em decorrncia de informaes incorretas ou insuficientes. 16.3 No ser permitido ao candidato fumar no local da prova, conforme Lei n 5.517 de 17/08/2009 e Decreto n 41.121 de 16/11/2009. 16.4 Ser excludo do Concurso Pblico, em qualquer de suas fases, o candidato que: a) apresentar-se aps o horrio estabelecido, no sendo admitida qualquer tolerncia; b) no comparecer s provas, seja qual for o motivo alegado; c) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal aps ter assinado a lista de frequncia; d) ausentar-se do local de provas antes de decorridos sessenta minutos do seu incio; e) fizer anotao de informaes relativas s suas respostas em qualquer outro meio, que no o f) autorizado pelo CEPUERJ; ausentar-se da sala de provas levando o carto-resposta ou outros materiais no permitidos, sem

autorizao; g) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;


26

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

h) utilizar-se de processos ilcitos na realizao das provas, comprovveis por meio eletrnico, i) j) estatstico, mecnico, visual ou grafotcnico, ainda que a constatao ocorra posteriormente; for surpreendido em comunicao com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotao ou impresso no permitidos, ou mquina calculadora ou similar; estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrnico ou de comunicao (bip, telefone celular, relgios digitais ou analgicos, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, I Phone, Tablet, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares; k) estiver portando qualquer tipo de equipamento eletrnico ou de comunicao (bip, telefone celular, relgios digitais ou analgicos, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, I Phone, Tablet, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), dentro do perodo da realizao das provas, fora do envelope lacrado; l) comportar-se de modo a perturbar a realizao das provas pelos demais candidatos, causando evidente prejuzo a estes;

m) deixar de assinar a lista de presena; n) deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido; o) utilizar caneta fabricada em material no transparente; p) recusar-se a ser submetido ao detector de metal; q) no observar as disposies deste Edital. 16.5 A excluso do Concurso Pblico de um candidato pelas razes indicadas neste Edital ser publicada no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ). 16.6 Decorridos 5 (cinco) anos da realizao do Concurso Pblico, todos os documentos e processos a ele relativos sero incinerados, independente de qualquer formalidade. 16.7 O CEPUERJ no fornecer declaraes de aprovao no certame, valendo como declarao, a publicao do resultado final no Dirio Oficial do Municpio de Queimados (DOQ). 16.8 A constatao, a qualquer tempo, de que o candidato prestou qualquer informao fraudulenta, acarretar sua eliminao deste Concurso Pblico. No caso de j ter tomado posse, ser exonerado, depois de assegurado o direito de ampla defesa, sem prejuzo das demais medidas judiciais e extrajudiciais cabveis ao caso. 16.9 de inteira responsabilidade do candidato manter seu endereo atualizado junto Prefeitura Municipal de Queimados, a fim de viabilizar contatos necessrios para nomeao e posse. As alteraes devero ser realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Queimados atravs de requerimento especfico. 16.10 A Prefeitura Municipal de Queimados e o CEPUERJ no se responsabilizam por eventuais prejuzos aos candidatos que no atualizarem seu endereo, cujo endereo for de difcil acesso, cuja correspondncia for devolvida pela ECT por razes diversas de fornecimento de endereo e/ou com erro e cuja correspondncia for recebida por terceiros.
27

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

16.11 Na hiptese de se verificarem falhas de impresso nas provas aps a sua distribuio, o Coordenador Local, antes do seu incio, providenciar a sua substituio. 16.12 Caso no haja cadernos suficientes para a devida substituio, o Coordenador Local realizar a leitura dos itens onde ocorram falhas, usando para isso, um caderno de questes completo. 16.13 Se a identificao de erros for verificada aps o incio da prova, o Coordenador Local, aps contato com o CEPUERJ, estabelecer prazo para a compensao do tempo usado para a regularizao do caderno. 16.14 O CEPUERJ divulgar, sempre que necessrio, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Concurso, que passaro a integrar o presente Edital. 16.15 O CEPUERJ e a Prefeitura Municipal de Queimados no se responsabilizam por cursos, textos, apostilas e outras publicaes referentes a este concurso. 16.16 As despesas relativas participao do candidato no Concurso Pblico e a sua apresentao para a contratao e exerccio correro s expensas do prprio candidato. 16.17 Todos os horrios citados neste Edital referem-se hora oficial de Braslia. 16.18 No haver justificativa para o no cumprimento dos prazos determinados, nem sero aceitos documentos aps as datas estabelecidas. 16.19 As legislaes publicadas aps a divulgao deste edital no sero consideradas para fins de alteraes no certame. 16.20 Os candidatos inscritos no certame ficam obrigados a acompanhar, no site do CEPUERJ, todas as comunicaes que se faam necessrias at o prazo de validade do concurso. 16.21 O CEPUERJ poder enviar aos candidatos SMS ou e-mail com informaes adicionais ou complementares, sendo responsabilidade exclusiva do candidato o acesso e a atualizao da caixa de mensagens e do correio eletrnico. Essa forma de comunicao no desobriga o candidato a observar o disposto no subitem 16.20. 16.22 Os casos omissos sero decididos pela Prefeitura Municipal de Queimados e pelo Centro de Produo da UERJ.

28

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

17 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ATIVIDADES Inscries on-line Solicitao de iseno de taxa de inscrio Resultado das solicitaes de iseno de taxa de inscrio Entrega de laudo mdico PNE ltimo dia para pagamento da taxa de inscrio Divulgao dos indeferimentos de candidatos concorrentes vaga de PNE Contestao dos Indeferimentos vaga de PNE Solicitao de condies especiais para a prova Solicitao de cuidados mdicos especiais Divulgao da contestao dos Indeferimentos vaga de PNE Impresso de carto de confirmao de inscrio - CCI Realizao da Prova Objetiva Divulgao do gabarito da Prova Objetiva Interposio de recursos ao gabarito da Prova Objetiva Resultado do recurso nota da Prova Objetiva e Resultado Final da Prova Objetiva Vista do carto-resposta Entrega da Prova de Ttulos para os aprovados at 3 vezes o n de vagas do cargo Divulgao das notas da Prova de Ttulos Recurso nota da Prova de Ttulos Resultado do recurso nota da Prova de Ttulos e Resultado Final DATAS PREVISTAS 10 a 30/10/2012 10 a 17/10/2012 22/10/2012 31/10/2012 31/10/2012 13/11/2012 14/11/2012 23/11/2012 03/12/2012 26/11/2012 03/12/2012 09/12/1012 10/12/2012 s 14:00 10 a 12/12/2012 07/01/2013 07 a 11/01/2013 07 a 09/01/2013 23/01/2013 23 e 25/01/2013 31/01/2013

29

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

DICAS IMPORTANTES Ao acessar o endereo eletrnico do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br) atualize sempre a pgina, de modo a poder obter novas informaes inseridas; Todos os materiais disponveis na pgina para consulta estaro em formato PDF, portanto necessrio que voc tenha instalado em seu computador o Acrobat Reader; Recomenda-se que o candidato chegue ao local de realizao das provas com antecedncia mnima de uma hora do horrio fixado para incio das mesmas, devendo estar de posse de documento de identidade, do carto de confirmao de inscrio (CCI) e de caneta esferogrfica transparente (tinta azul ou preta); As provas objetivas tero durao de at 4 (quatro) horas e o candidato no poder se ausentar da sala para comprar gua ou alimentos. Assim, na sala de realizao da prova, ser permitida a entrada de garrafas de gua, biscoitos, barras de cereais, balas e assemelhados, juntamente com saco plstico para a coleta de descartes; Para os usurios de medicamentos de uso contnuo, recomenda-se traz-los nos dias de provas se necessrio for, pois no ser permitido afastamento temporrio para compr-los durante a realizao das provas; Haver, no dia de realizao das provas, um mdico de planto e medicamentos bsicos para atendimentos emergenciais.

LOCALIZE-SE CAMPUS DA UERJ Rua So Francisco Xavier 524 Maracan, RJ CENTRO DE PRODUO DA UERJ Rua So Francisco Xavier 524 Maracan, RJ, Pavilho Joo Lyra Filho, 1 Andar, Bloco A, Sala 1006. COORDENADORIA DE PROCESSOS SELETIVOS Rua So Francisco Xavier 524 Maracan, RJ, Pavilho Joo Lyra Filho, 1 Andar, Bloco A, Sala 1028. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS Rua Hortncia, 254, Queimados, Rio de Janeiro.

30

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO - CAC O edital com as normas e procedimentos dos concursos organizados pelo CEPUERJ encontra-se disponvel para consulta e impresso no endereo eletrnico http://www.cepuerj.uerj.br. Caso ainda persistam dvidas, o candidato poder entrar em contato atravs de e-mail, pessoalmente ou via teleatendimento: E-mail: concursoscepuerj@yahoo.com.br Recepo - Rua So Francisco Xavier 524 Maracan, RJ, Pavilho Joo Lyra Filho, 1 Andar, Bloco A, Sala 1006, 2 a 6 feira, das 9 s 18 horas. Teleatendimento 2334-0639, de 2 a 6 feira, das 8 s 19 horas.

31

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

ANEXO I - MODELO DE ATESTADO MDICO PARA PNE

ATESTADO MDICO

Atesto, para fins de comprovao de inscrio no Concurso Pblico para a Prefeitura Municipal de Queimados, que o Sr (a). ____________________________________________, portador (a) da deficincia ______________________, grau ___________, nvel _______ cdigo CID ________________. Declaro ainda, que a deficincia apresentada pelo paciente compatvel com as atribuies do cargo ________________________________, descritas no Edital do concurso.

Data: ____/____/_____

____________________________________________ Assinatura (Nome, CRM e Carimbo)

32

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

ANEXO II DOS CONTEDOS PROGRAMTICOS E REFERENCIAIS BIBLIOGRFICOS

LNGUA PORTUGUESA - Todos os cargos de nvel mdio

Leitura e compreenso de textos de diferentes gneros verbais e no verbais. Variao regional, variao social e registros de usos. Funes da linguagem. Modos de organizao do texto: narrao, descrio, exposio e argumentao. Coerncia e coeso textual. Pontuao gramatical e expressiva. Elementos mrficos e processos de formao de palavras. Emprego das diferentes classes de palavra. Perodo simples: funes sintticas. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Emprego do acento grave. Sintaxe de colocao. Perodo composto: processos sintticos de estruturao, comportamento sinttico das oraes e relaes lgico-discursivas marcadas pelos conectores. Sinnimos, antnimos, homnimos, parnimos, hipernimos, hipnimos. Polissemia, denotao e conotao. Figuras de linguagem. Ortografia, ortoepia e prosdia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEREDO, JOS CARLOS DE. Gramtica Houaiss da Lngua Portuguesa. 2ed. So Paulo: Publifolha, 2008. BECHARA, EVANILDO. Moderna Gramtica Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. GARCIA, OTHON MOACYR. Comunicao em Prosa Moderna. 26ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. HOUAISS, ANTNIO E VILLAR, MAURO DE SALLES. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva

PROFESSOR II (Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; EJA Perodos Iniciais) CONHECIMENTOS ESPECFICOS

ALFABETIZAO: Diferentes concepes de alfabetizao, perspectiva histrica e implicaes para prtica. Teorias do conhecimento e relaes com diferentes concepes de alfabetizao; Contribuies do construtivismo para o processo de alfabetizao; Psicognese da Lngua escrita; Contribuies do sociointeracionismo alfabetizao; A importncia do erro no processo de alfabetizao; O conceito de letramento: implicaes tericas e prticas; Anlise de prticas alfabetizadoras e construo de projetos de trabalho. EDUCAO INFANTIL: Desenvolvimento das estruturas cognitivas da criana; Brincar: jogo de apropriao e recriao do mundo; Incluso: o reconhecimento da diversidade humana. A criana como sujeito de direitos: os direitos fundamentais e os instrumentos legais vigentes; Parmetros de Qualidade na Educao; Orientao curricular para Educao Infantil at o 5 ano. Tempo e prtica docente; Intencionalidade nas aes pedaggicas: da avaliao ao acompanhamento. EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS: Concepes pedaggicas para o ensino e aprendizagem na Educao de jovens e Adultos. PRESSUPOSTOS TERICO-METODOLGICOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE: cincias, histria, geografia, arte, matemtica e portugus.

33

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Congresso Nacional. Constituio Federal. 1988. Cap. Da Educao . art. 208. Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA (LEI 8.069, DE 13.07.1990). 1. Ttulo I - Das Disposies Preliminares; 2. Ttulo II, Captulo I - Do Direito Vida e Sade; Captulo II - Do Direito Liberdade, ao Respeito e Dignidade; Captulo IV - Do Direito Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer. BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9.394/96 de 20 de Dezembro, 1996. Estabelece as Diretrizes e Base da Educao Nacional. Ttulo I, II,III,IV. Ttulo V captulo I; captulo II , seo II; captulo V, Ttulo VI. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria de Educao Fundamental. Coordenadoria de Educao Infantil. Critrios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianas. 2. Edio. Braslia, 2009. BRASIL. MEC. CNE.CEB. Resoluo n 5 de 17 de dezem bro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 18 de dezembro de 2009, Seo 1, p.18. BARBOSA, Maria Carmen & HORN, Maria da Graa Souza, Projetos Pedaggicos na Educao Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008 BASSEDAS, Eullia, HUGUET, Teresa & SOL, Isabel. Aprender e Ensinar na Educao Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. BROUGRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. So Paulo: Cortez, 2001. CARDOSO, BEATRIZ. Ler e escrever, muito prazer. So Paulo: tica,1999. CRAIDY, C. M. (org.) (2001 / FARIA, Lia Ciomar Macedo de & SOUZA, Donaldo Bello de (Org.).Desafios da Educao Municipal. RJ: DP&A. FERREIRO, EMLIA. Reflexes sobre alfabetizao. So Paulo: Cortez, 1995. _________ & PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de Leitura e Escrita: novas perspectivas.. Trad. Maria Luiza Silveira 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003 FREIRE, PAULO. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez,1996, 18 ed. HERNNDEZ, FERNANDO. Transgresso e Mudana na Educao - Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org.). O Brincar e suas Teorias. Pioneiras, So Paulo, 1998. KRAMER, SONIA. Alfabetizao: leitura e escrita formao de professores em curso. So Paulo: tica, 2001. MEC. Pr-letramento www.portal.mec.gov.br. Alfabetizao e Linguagem (material de ensino). Disponvel em:

SOARES, MAGDA. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 1998. WEIZ, Telma. O dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo: tica. PANIZZA, Mabel (org.) Ensinar matemtica na educao infantil e nas sries iniciais: anlise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de Histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2004. PASSINI, Elza. Espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 2003. POZO, Juan Igncio; CRESPO, Miguel Angel Gomez; FREITAS, Naila. A aprendizagem e o ensino de cincias. Porto Alegre: Artmed, 2009.
34

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

OLIVEIRA, Ins Barbosa; PAIVA, Jane (orgs.). Educao de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS

Tendncias pedaggicas na prtica escolar e perspectivas atuais da educao. Projeto Poltico Pedaggico. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Contribuies de Piaget, Vygotsky e Wallon prtica educativa. A organizao do currculo em ciclos. Avaliao da Aprendizagem em uma abordagem construtivista. LDB 9394/96. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (Resoluo CNE/CEB N 07/10). Planejamento do ensino; organizao do tempo e espao; gesto de classe; interao grupal; incluso; relao professor-aluno; anlises de situaes educativas e de ensino. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial da Unio. Braslia. 23 de dezembro de 1996. Verso atualizada disponvel em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Resoluo CNE/CEB No 07/10. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article BRASIL. Resoluo N 04/09. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educao Bsica, modalidade Educao Especial. Disponvel http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13684%3Aresolucoes-ceb2009&catid=323%3Aorgaos-vinculados&Itemid=866 CASTORINA, Jose Antonio et alli . Piaget e Vygotsky: Novas Contribuies para o debate. 6 ed. Traduo Cludia Schilling. So Paulo: tica, 2006 GADOTTI, Moacir. Histria das Ideias Pedaggicas. So Paulo: tica, 2002. GADOTTI, MOACIR. Perspectivas Atuais da Educao. In: Revista So Paulo em Perspectiva (online). So Paulo, vol. 14, n 2, abr./jun. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002. Paulo: Summus 1992 LUCKESI, Cipriano Carlos. Disponvel em: em:
o

LA TAILLE, Yves de et alli. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenticas em discusso.18 ed. So Avaliao da aprendizagem e tica. Artigo publicado na Revista ABC

EDUCATIO n 54, Mar/2006, pginas 20 e 21. Disponvel em http://www.luckesi.com.br/textos/abc_educatio/abceducatio_54_avaliacao_da_aprendizagem e etica.pdf LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da aprendizagem : domnio e/ou desenvolvimento? Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO n 54, Mar/2006, . Disponvel em http://www.luckesi.com.br/textos/abc_educatio/abceducatio_54_dominioe desenvolvimento.pdf GANDIN, Danilo & GANDIN, Luiz Armando. Temas para um projeto poltico-pedaggico. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 2000

35

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

SECRETRIO ESCOLAR CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Estrutura e Funcionamento do Ensino. Redao de Atas. Redao Oficial. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Manual de redao da Presidncia da Repblica, 2a edio, revista e atualizada, Braslia, 2002. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual. BRASIL. Congresso Nacional. Constituio Federal. 1988. Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA (LEI 8.069, DE 13.07.1990). BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9.394/96 de 20 de Dezembro, 1996. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Resoluo CNE/CEB No 07/10. Disponvel http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article Resoluo CNE/CEB N 06/10. Disponvel http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14906&Itemid=866 INFORMTICA em:

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a matrcula no Ensino Fundamental e na Educao Infantil. em:

Noes bsicas de hardware: dispositivos de armazenamento e de impresso, conexes USB; Dispositivos de entrada e sada de dados: discos rgidos, pendrives, CD, DVD e Blu-Ray; Internet e e-mail: conceitos, caractersticas; Navegadores de Internet: atalhos de teclado e emprego de recursos do Mozilla Firefox (a partir da verso 11) e Chrome. Sistema operacional Linux (variante do Debian/Ubuntu 11): conceitos, caractersticas, atalhos de teclado e emprego dos recursos; Conhecimentos e utilizao dos recursos do gerenciador de arquivos (Nautilus); Conhecimentos sobre pacote de escritrio LibreOffice (verso 3): Writer, Calc e Impress. Conceitos, caractersticas, atalhos de teclado e emprego dos recursos. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Ajuda e Conceitos existentes no site http://pt-br.libreoffice.org/ e https://help.ubuntu.com/11.10/ubuntuhelp/; Manuais, artigos e documentos de ajuda disponveis nos sites dos fabricantes dos softwares e plataformas citados no contedo programtico do cargo.

36

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

ANEXO III - MODELO DE PROVA DE TTULOS


VALOR UNITRIO N MX. DE DOC. VALOR DOC. MXIMO ENTREGUES

TTULOS
Curso de formao continuada, com durao mnima de 45hs, na rea objeto do concurso, concludo at a data da apresentao dos ttulos. Curso superior completo, na rea objeto do concurso, concludo at a data da apresentao dos ttulos, que no tenha sido utilizado como pr-requisito para inscrio no cargo. Curso superior completo, em rea diversa do objeto do concurso, concludo at a data da apresentao dos ttulos. Ps-graduao Lato-sensu (especializao) na rea objeto do concurso, com no mnimo 360 horas, concluda at a data da apresentao dos ttulos. Ps-graduao Lato-sensu (especializao) em rea diversa do objeto do concurso, com no mnimo 360 horas, concluda at a data da apresentao dos ttulos Ps-graduao Stricto-sensu (mestrado ou doutorado) na rea objeto do concurso, concluda at a data da apresentao dos Ttulos. Ps-graduao Stricto-sensu (mestrado ou doutorado) em rea diversa do objeto do concurso, concluda at a data da apresentao dos Ttulos.

COMPROVANTES

01

05

05

03

01

03

02

01

02

03

01

03

Diploma devidamente registrado ou Certificado de concluso de curso ou declarao de concluso.

02

01

02

03

01

03

02

01

02

TOTAL

----

11

20

Declaro, para os devidos fins, que estou ciente e de pleno acordo com as normas contidas no edital que regulamentou o presente concurso de provas e ttulos e assumo total responsabilidade pela idoneidade do(s) documento(s) apresentado(s) e pela veracidade das informaes prestadas neste formulrio. Data: ____ / ____ / _______

____________________________________________________ Assinatura do(a) candidato(a)


37

NVEL MDIO CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS

OBSERVAO: O candidato dever entregar a Prova de Ttulos, obedecendo aos seguintes procedimentos: 1 Entregar Formulrio da Prova de Ttulos preenchido com os dados de identificao do candidato e cargo ao qual concorre; 2 Anexar ao formulrio, os comprovantes autenticados em cartrio ou por funcionrio pblico; 3 Os documentos devero se grampeados ao formulrio do lado esquerdo da folha, contendo no canto superior direito o nmero do item a que o documento se refere, vide exemplo abaixo: Grampo N do documento ex: 01

4 No sero considerados, para fins de pontuao, os documentos que no forem entregues conforme descrito acima, sem autenticao ou fora do prazo definido neste edital.

38

Вам также может понравиться