Вы находитесь на странице: 1из 12

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SO PAULO GABRIEL ALMEIDA MUZY JOS CARLOS ERRICO THIAGO BARABBA AURICINO THIAGO FELIPPE RUGGIN

ALVES

EFEITOS DA TEMPERATURA NA METROLOGIA DIMENSIONAL

OSASCO 2011

GABRIEL ALMEIDA MUZY, N 17 JOS CARLOS ERRICO, N 21 THIAGO BARABBA AURICINO, N 42 THIAGO FELIPPE RUGGIN ALVES, N 43

EFEITOS DA TEMPERATURA NA METROLOGIA DIMENSIONAL

Monografia Objetivo: Aprovao em Disciplina Orientador: Jos Parra

OSASCO 2011

RESUMO

Os efeitos da temperatura sobre a metrologia dimensional um tema muito importante e discutido na atualidade em empresas e instituies de vrias reas de atuao. O objetivo do estudo presente demonstrar a importncia do assunto, objetivos e mtodos para aplicao e as vantagens e desvantagens da abordagem deste tema. O controle dos efeitos da temperatura na metrologia dimensional indispensvel para se manter um padro nas medies realizadas, garantindo assim a confiabilidade dos resultados de medio e calibrao. Os resultados de se controlar esses efeitos podem se apresentar extremamente benficos e vantajosos. Todos os materiais existentes sofrem algum tipo de efeito de acordo com a temperatura em que se encontram, desde compresso at a dilatao, demonstrando assim a importncia deste assunto para se realizar medies e calibraes e para se manter a eficincia e confiabilidade dos instrumentos e sistemas de medio.

Palavras-chave: Efeitos da temperatura. Resultados de medio. Dilatao.

ABSTRACT

The temperature effects on the dimensional metrology is a very important and discussed theme in companies and institutions of many areas nowadays. This study objective is demonstrating the importance of this subject, objectives and application methods and the advantages and disadvantages in approaching this theme. The control of the temperature effects on the dimensional metrology is indispensable to maintain a standard on the measurements, assuring the measurement reliability and calibration results. The results of controlling these effects can be extremely beneficial and advantageous. All the existing materials have some kind of effect according to the temperature that they are, since compression to expansion, it demonstrates the importance of this subject in realizing measurements and calibrations and in maintaining the instruments and measurements system efficiency and reliability.

Key words: Temperature effects. Measurement results. Dilation.

1 INTRODUO

As temperaturas dos ambientes, dos mensurandos e dos instrumentos de medio exercem grande influncia nas medies. Praticamente todos os materiais tm suas dimenses alteradas devido a temperatura em que se encontram. Sempre foi evidenciado que a temperatura o inimigo maior do metrologista, pois geralmente atua no sentido de prejudicar ou invalidar os resultados de medio por isso mais importante do que medir planejar a medio detalhadamente. Pensando assim, elaboramos este estudo sobre os efeitos causados pela temperatura na metrologia dimensional. Abordaremos neste trabalho os principais efeitos que a temperatura pode causar em uma medio, calibrao e em todas as matrias existentes, como podemos trabalhar de modo a anular ou diminuir ao mximo esses efeitos e quais so as vantagens e desvantagens de se controlar tais efeitos. Os efeitos da temperatura na metrologia dimensional acontecem devido a propriedade denominada dilatao trmica, estudaremos esta propriedade assim como a caracterstica coeficiente de dilatao trmica para diferentes tipos de materiais. A metrologia a cincia das medies, abrangendo todos os aspectos tericos e prticos que asseguram a preciso exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e servios atravs da calibrao de instrumentos de medio, sejam eles analgicos ou digitais, e da realizao de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia tambm diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.

2 EFEITOS DA TEMPERATURA NA METROLOGIA DIMENSIONAL

Praticamente todos os materiais existentes tm suas dimenses alteradas pela temperatura, em alguns materiais essas alteraes so mais acentuadas do que em outros, essa propriedade denominada dilatao trmica, isso ocorre pois quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia interna, aumentamos o estado de agitao das molculas que o compe, estas molculas precisam de mais espao e acabam se afastando umas das outras aumentando o volume do corpo. A dilatao trmica ocorre no s quando aquecemos um corpo, mas tambm quando o resfriamos. Quando aquecemos um corpo e seu volume tambm aumenta chamamos de expanso trmica, j quando diminumos a temperatura de um corpo e seu volume tambm diminui chamamos de contrao trmica. Temos um bom exemplo de dilatao trmica em trilhos de trm, estes quando construdos devem ter um espaamento entre um trilho e outro para quando ocorrer a dilatao trmica terem espao e no exercerem fora um contra o outro.

2.1 COEFICIENTE DE DILATAO TRMICA

As dimenses dos materiais sofrem alteraes proporcionalmente ao aumento da temperatura e o fator de proporcionalidade chamamos de coeficiente de dilatao trmica, representado pela letra grega (alfa). Cada tipo de material possui um coeficiente de dilatao trmica, a tabela a seguir mostra alguns tipos de substncias e seus respectivos coeficientes de dilatao trmica.

7
Tabela 1 Coeficiente de dilatao dos materiais

Substncia Ao Cobre Ferro Madeira Ouro Prata Vidro Comum Vidro Pirex

11x10-6 16,8x10-6 11,4x10-6 30x10-6 14,3x10-6 18,8x10-6 9x10-6 3,2x10-6

Fonte: www.if.ufrgs.br/cref/leila/dilata.htm

O aumento das dimenses lineares da pea obedece equao da dilatao trmica onde as variaes de comprimento so proporcionais ao comprimento inicial e s variaes de temperatura. So calculadas pela seguinte equao: L = L T Sendo: L = variao do comprimento = coeficiente de dilatao trmica do material L = comprimento inicial T = variao de temperatura

2.2 TEMPERATURA DE REFERNCIA

Devido a variao das dimenses dos materiais de acordo com a temperatura foi estabelecido que o valor do comprimento aquele que a pea apresenta na temperatura de 20C, por isso no usual mencionar a temperatura nas especificaes dimensionais das peas, a no ser que a temperatura de referncia seja diferente de 20C. O rigor no controle da temperatura de um determinado ambiente definido conforme o tipo de medio realizada. Uma soluo para se garantir que a pea foi medida nas condies ideais manter a pea a 20C durante a medio das suas dimenses e essa de fato uma

prtica comum em laboratrios de medio que so instalados em ambientes com temperatura estabilizada em 20C, porm essa prtica se torna invivel em ambientes fabris de grande extenso devido ao grande custo de climatizao. Como a dilatao trmica extensiva a praticamente todos os tipos de materiais, o sistema de medio tambm est sujeito variaes. Se a medio estiver sendo realizada a uma temperatura divergente de 20C a pea est exposta a dilatao trmica, simultaneamente com o sistema de medio e a dilatao de ambas as partes pode ou no causar erros de medio. Se a pea a ser medida e o sistema de medio estiverem expostos a uma certa temperatura ambiente diferente da temperatura de referncia e ambos forem formados pelo mesmo material ou por materiais com os mesmos coeficientes de dilatao trmica, ambos mudaro suas dimenses de forma similar e no ocorrer um erro de medio causado pela temperatura. Podemos concluir ento que quando o sistema de medio e o mensurando esto expostos a mesma temperatura ambiente e possuem o mesmo coeficiente de dilatao trmica no ocorrer um possvel erro de medio causado pela temperatura ambiente. Porm se as medies estiverem sendo efetuadas nas mesmas condies expostas anteriormente e os coeficientes de dilatao trmica dos materiais de fabricao do sistema de medio e da pea forem diferentes, o processo de dilatao trmica ocorrer de forma desproporcional e isso ocasionar um provvel erro de medio.

2.3 CLCULO DE CORREO DEVIDO TEMPERATURA

Quando o mensurando e o sistema de medio so de materiais com coeficientes de dilatao trmica distintos podemos calcular e corrigir o erro de medio de comprimentos devido diferena de temperatura. Para efetuar este clculo precisamos conhecer os valores dos coeficientes de dilatao trmica de ambos os materiais e a temperatura em que a medio est sendo efetuada. Utilizamos a equao da variao do comprimento devido s variaes da temperatura, demonstrada no tpico 2.1, para calcular a diferena entre a dilatao trmica do sistema de medio e da pea a ser medida.

Existem seis diferentes casos para calcularmos a correo devido temperatura: 1 - O sistema de medio e a pea a ser medida possuem o mesmo coeficiente de dilatao trmica e esto ambos em uma temperatura de 20C. 2 - O sistema de medio e a pea a ser medida possuem o mesmo coeficiente de dilatao trmica e a temperatura de ambos a mesma porm esta temperatura diferente de 20C. 3 - O sistema de medio e a pea a ser medida possuem o mesmo coeficiente de dilatao trmica e a temperatura em que se encontra o sistema de medio diferente da temperatura em que se encontra a pea a ser medida. 4 - O sistema de medio e a pea a ser medida possuem coeficientes de dilatao trmica distintos e ambos encontram-se na temperatura de 20C. 5 - O sistema de medio e a pea a ser medida possuem coeficientes de dilatao trmica distintos e a temperatura de ambos a mesma porm esta temperatura diferente de 20C. 6 - O sistema de medio e a pea a ser medida possuem coeficientes de dilatao trmica distintos e a temperatura em que se encontra o sistema de medio diferente da temperatura em que se encontra a pea a ser medida. Para o primeiro, segundo e quarto casos a correo devido temperatura igual a zero, C = 0. Para o terceiro caso podemos utilizar a seguinte equao: C = A . L . (Tsm Tp) Para o quinto caso podemos utilizar a seguinte equao: C = (A B) . (Tsm 20C) . L E, finalmente, para o sexto caso podemos utilizar a seguinte equao: C = [A . (Tsm 20C) B . (Tp 20C)] . L Sendo: A = coeficiente de dilatao trmica do material do sistema de medio B = coeficiente de dilatao trmica do material da pea a ser medida Tsm = temperatura do sistema de medio Tp = temperatura da pea a ser medida L = comprimento medido C = correo a ser aplicada

10

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CONTROLE DOS EFEITOS DA TEMPERATURA NA METROLOGIA DIMENSIONAL

Analisando as solues que podem ser tomadas para controlar os efeitos da temperatura na metrologia dimensional temos as seguintes situaes: A climatizao a 20C do ambiente onde a medio ser realizada uma soluo perfeita do ponto de vista metrolgico porm torna-se cara e restringe-se somente a laboratrios de metrologia pois para ambientes fabris de grande extenso esta uma soluo invivel. No caso em que a pea a ser medida e o sistema de medio so do mesmo material (mesmo coeficiente de dilatao trmica) necessrio que se garanta que tanto a pea quanto o sistema de medio estejam efetivamente na mesma temperatura, o que faz com que tenha que se esperar um tempo para estabilizao da temperatura de uma pea que acabou de ser usinada. Esta uma soluo muito usada na indstria. Utilizar o clculo da correo devido temperatura grande confiabilidade, apesar de ser trabalhosa, uma soluo com

mas necessrio conhecer a

temperatura em que se econtram o sistema de medio e a pea a ser medida, e seus respectivos coeficientes de dilatao trmica. Esta soluo torna-se dificil em produes onde os operadores das mquinas no possuem conhecimento para desenvolver este tipo de cculo.

11

3 CONCLUSO

Baseado no que foi exposto neste estudo, pode-se concluir que o controle dos efeitos da temperatura na metrologia dimensional essencial para garantir-se a confiabilidade das medies realizadas assim como para padroniza-las. um assunto extremamente abordado e estudado dentro do ramo industrial e toda e qualquer instituio de fabricao de peas e componentes na atualidade tm sua rotina influenciada por este visto que instituies certificadoras nacionais e internacionais no aprovam qualquer tipo de fabricao em que no se possua uma padronizao do sistema. Seja mantendo-se o ambiente da medio na temperatura padro, utilizando peas a serem medidas e instrumentos de medio de um mesmo material sob uma mesma temperatura ou calculando-se a correo do efeito da temperatura de alguma forma estes efeitos sero controlados, a seleo entre qualquer um destes mtodos depende do local onde eles sero implementados viabilizando-se assim a melhor relao custo x benefcio. O estudo do controle da temperatura sobre a metrologia dimensional visa auxiliar para que toda medio efetuada tenha seu resultado o mais prximo possvel da realidade.

12

REFERNCIAS

ALBERTAZZI JNIOR, Armando.; SOUSA, Andr R. FUNDAMENTOS DE METROLOGIA CIENTFICA E INDUSTRIAL. 1. ed. So Paulo: Barueri, 2008. 408p.

LINK, Walter. METROLOGIA MECNICA: expresso da incerteza de medio. 1. ed. Rio de Janeiro, 1997. 174p.

FIDLIS, Gilberto Carlos. Confiabilidade Metrolgica. METROLOGIA E QUALIDADE. Disponvel em: <http://www.cect.com.br/Incerteza_temperatura.pdf>. Acesso em: 12 out. 2011.

Вам также может понравиться