Вы находитесь на странице: 1из 38

Inocncia

Visconde de Taunay

Autor
Engenheiro gegrafo Gelogo Botnico Naturalista

OPOSIO DE VALORES CDIGOS MORAIS DISTINTOS


CAMPO/SERTO X CIDADE/ EUROPA

PEREIRA MANECO CESRIO

CIRINO

MEYER

Inocncia ou

Nocncia ???

PUREZA INOFENSIVO INGNUO

PREJUDICIAL NOCIVO QUE CAUSA DANO

POR QUAIS VALORES JULGAR O ENREDO??? H VILES?????????????????????

ENREDO
Captulo I descrio minuciosa do serto brasileiro e da vida de um sertanejo Captulo II- Primeira cena de Cirino , jovem mdico de 25 anos que busca trabalhos para pagar dvida de jogo. Encontra um homem que fala sem parar. Era Martinho dos Santos Pereira , pai de Inocncia. Este convida Cirino para pousar na casa dele e para cuidar de sua filha que estava com malria.

Captulo III- Relata como Cirino virou mdico. Quando rapaz , foi estudar em Ouro Preto com os padres. Como seu padrinho nada pagou ou deixou para os padres , ele foi expulso do colgio. Foi trabalhar numa farmcia (botica) e em localidade pequena, de simples boticrio a mdico no h mais que um passo. Curandeiro, simples curandeiro, ia por toda a parte granjeando o tratamento de doutor, que gradualmente lhe foi parecendo, a si prprio, ttulo inerente sua pessoa e a que tinha incontestvel direito

Bem formado era o corao daquele moo, sua alma elevada e incapaz de pensamentos menos dignos; entretanto no ntimo do seu carter se haviam insensivelmente enraizado certos hbitos de orgulho, repassado de tal ou qual charlatanismo, oriundo no s da flagrante insuficincia cientfica, como da roda em que sempre vivera.

Captulo IV A casa de Pereira fica ao fundo. Na frente, fica o local dos eventuais hspedes. Maria Conga, escrava idosa, prepara o almoo.Cirino descansa e ao acordar , mostra-se interessado em ver a paciente. Pereira manifesta a primeira preocupao com relao a aproximao do mdico e da filha. - Mas que pressa tem mec?perguntou Pereira com certa desconfiana.(...) Acenderam-se os olhos de Pereira de repentino brilho. - E como sabe que minha filha moa?exclamou com vivacidade.

Captulo V- Pereira mostra toda sua desconfiana e preocupao, avisa que a filha tem 18 anos e est apalavrada em casamento para um capataz chamado Maneco Doca. Fica claro o preconceito com relao s mulheres. ( com gente de saia no h que fiar.(...)botam famlias inteiras a perder, enquanto o demo esfrega um olho. ) Ele cobre a filha de cuidados e no sabe onde est o filho mais velho .

Captulo VI- Apresentao de Inocncia, que est muito fraca devido malria e de Tico, um ano que seu protetor-acompanhante. Cirino recomenda os remdios e procedimentos a serem tomados. Captulo VII- Apresentao do naturalista alemo, Meyer / Mochu/ Maia , caador/pesquisador de insetos e de seu assistente Juca /Juque/ Jos Pinho. Captulo VIII- A dupla chega propriedade de Pereira e so acolhidos.

Captulo IX- Cirino vai rever a paciente acompanhado de seu pai. Este sai por um instante e Cirino pode observar melhor a beleza de Inocncia. Apaixona-se. saiu-se mal de tudo isso; porque , se tratava da cura de algum, para si arranjara enfermidade e bem grave.

Captulo X- Meyer entrega uma carta do irmo de Pereira, Chiquinho, a quem ele no via h anos. Este pede que Meyer seja recebido como se fosse ele. Pereira concorda plenamente. Captulo XI- Cirino quer ir embora. Pereira afirma que no pode partir antes da cura da filha. Cirino est abatido pela paixo. Pereira vai apresentar a filha a Meyer. Captulo XII Meyer tece comentrios elogiosos sobre Inocncia , sem a menor malcia. Pereira fica branco de clera concentrada e passa a fazer comentrios negativos sobre o alemo para Cirino. Tornou-se Pereira plido, franzindo os sobrolhos e olhando de esguelha para quem to imprudentemente elogiava assim, cara a cara, a beleza de sua filha.

MUITAS VEZES , SOMOS ILUDIDOS PELA CONFIANA; MAS A DESCONFIANA FAZ QUE SEJAMOS POR NS MESMOS ENGANADOS (UMAS DAS EPGRAFES DOS CAPTULOS)

Captulo XIII- Meyer se prepara para explorar a regio com seu equipamento.Pereira acha um exagero e , para Cirino, classifica isso como faceirice feminil e considera o cientista um maricas. Pereira o acompanha para observ-lo de perto.

Captulo XIV Cirino precisa dar nova dose de medicamento para Inocncia. Consegue afastar momentaneamente o ano e se declara a ela. Captulo XV- Meyer continua sua pesquisa e sofre pequeno acidente. Pereira desejou que ele morresse.passa a dormir no mesmo lugar dos hspedes. Captulo XVI- Cirino no consegue dormir. Chega o primeiro paciente, Coelho, um proprietrio que estava empalamado. Chega um leproso.

Captulo XVII- Pereira no quer que Cirino o receba dentro de casa.O homem sabe que no tem cura e s quer saber se o que tem contagioso.Parte para um leprosrio em So Paulo. Captulo XVIII- Pereira quer apressar casamento de Inocncia, preocupado com o alemo. Numa das noites de insnia,Cirino , com saudade de Inocncia, vai at a janela dela e a v. Declara seu amor. Ela diz que correspondido. Uma pedrada termina a conversao e um assobio ouvido.

Captulo XIX- Outro encontro entre os apaixonados na janela. Ele afirma que falar com o pai dela. Captulo XX- Pereira est cada vez mais tomado pelo dio com relao a Meyer. Este encontra uma nova espcie de borboleta e decide dar o nome de Inocncia para homenagear o seu anfitrio.Pereira fica ofendido. Captulo XXI- Meyer quer mostrar para Cirino a borboleta que enviar para a Alemanha. Meyer decide partir.

Captulo XXII- Meyer parte para novas pesquisas na regio. Queria se despedir de Inocncia, mas Pereira alega que ela est adoentada. Captulo XXIII- Pereira comea acreditar que exagerou e foi injusto com Meyer. Inocncia e Cirino se encontram longe da casa. Juram amor e fazem pactos de morte. Ele quer fugir , mas acredita que haveria uma soluo: pedir para seu padrinho intervir. Outro assobio interrompe o casal. Cirino vai partir.

Captulo XXIV- Cirino chega ao vilarejo de Santana e questionado por alguns moradores sobre seu paradeiro, seus prximos passos, seu olhar diferente. Ali est Maneco. So apresentados. Os moradores desconfiam que ali havia dente de coelho. Captulo XXV- Cirino fica pensativo diante de um rio. Faz relaes entre a natureza e seu estado emocional. Captulo XXVI- Maneco chega casa do futuro sogro com os papis do casamento. Inocncia no aparece.

Captulo XXVII Inocncia fica alterada quando v Maneco. Este desconfia de algo. Inocncia no fala com seu noivo. O pai a procura e ela afirma que no pode casar por pedido , feito em sonho, de sua me. Desmente e seu pai afirma que se ela no mudar de atitude , ele a mata. Captulo XXVIII- Cirino conversa com o padrinho de Inocncia , Cesrio. Conta sua paixo .Ele promete pensar se intervir a favor do casal ou no. Cirino espera a resposta na cidade.

Captulo XXIX- Inocncia afirma a Maneco que no cumprir o acordo de seu pai. Seu pai lhe bate. Ele desconfia de Meyer e decide mat-lo com ajuda de Maneco. O ano Tico conta o que sabe (assobios...) e ento fica claro que a paixo dela Cirino. Decidem mat-lo. Captulo XXX- Maneco encontra Cirino que aguardava a resposta de Cesrio. Mata-o a tiros. Cesrio surge e Cirino no conta quem o matou. Sua ltima palavra foi Nocncia.

Eplogo: Meyer homenageado pela descoberta da borboleta Papilio Innocentia. Fazia dois anos que Inocncia havia sido enterrada.
A borboleta capturada e morta, para ser exibida na Europa: sai do seu meio ambiente atravs da morte. Inocncia, prisioneira e vtima de seu meio, transcende-o e se liberta apenas pela morte. Ambas representam a idia de beleza e de fragilidade. Enquanto a borboleta se eterniza e perpetua o nome de Inocncia, espetada pelo cientista num estojo de colecionador, a personagem do romance eternizada pelo romancista que, pode-se dizer, espeta-a nas pginas do livro. Ilka Laurito

Inocncia ou

Nocncia ???

PUREZA INOFENSIVO INGNUO

PREJUDICIAL NOCIVO QUE CAUSA DANO

POR QUAIS VALORES JULGAR O ENREDO??? H VILES?????????????????????

Romantismo/ Vertente regionalista

IDEALIZAO
beleza deslumbrante Do seu rosto irradiava singela expresso de encantadora ingenuidade, realada pela meiguice do olhar sereno que, a custo, parecia coar por entre os clios sedosos a franjar-lhe as plpebras, e compridos a ponto de projetarem sombras nas mimosas faces. Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca pequena, e o queixo admiravelmente torneado. acetinada ctis (...)esbelto corpo

Estava descala, e a firmeza com que pisava o cho coberto de seixinhos e gravetos, mostrava que o hbito lhe havia endurecido a planta dos ps, sem lhes alterar, contudo, a primitiva elegncia e pequenez. CIRINO: morre como cristo (perdoa Maneco) e se preocupa em pagar sua dvida.

Exagero romntico
-Quero sentir o (remdio amargo) que mec sente A custo , despegou-se daquele lugar , onde quisera ficar, at que de velhice lhe fraqueassem as pernas. Desabrida paixo , enchia o peito daquele infeliz (...) prendem com mil braos , a (alma) sufocam como as serpentes de Minerva a Laocoonte

teu rosto (...)para mim, muito mais belo que a lua e tem mais brilho que o sol. mais fcil apagarem-se de repente estas estrelas todas, do que eu deixar de am-la. Esta menina a minha vida, o meu sangue melhor (Inocncia) do que tudo deste mundo.Acima dela, s Nossa Senhora!

NATUREZA: ESPELHO DA ALMA


ESPERANA: PADRINHO =NATUREZA POSITIVAE assim abraados, quedaram eles inconscientes, enquanto a aurora vinha clareando o firmamento e desferindo para a terra raios indecisos como que a sondarem a profundidade das trevas; enquanto os pssaros chilreavam surdina, preparando as gargantas para o matutino concerto; enquanto o orvalho subia da terra ao cu molhando o dorso das folhas das grandes rvores e suspendendo, s das rasteiras plantinhas, gotas que cintilavam j como diamantes

Bem como a ondulao incessante e montona do oceano agita a alma, assim tambm aquele perpassar perene, quase silencioso , de uma corrente caudal, insensivelmente nos leva a meditar. A majestosa impassibilidade da natureza exasperava-o.Quando o homem sofre deveras, deseja nos raptos do alucinado orgulho, ver tudo derrocado pela fria dos temporais, em harmonia com a tempestade que lhe vai no ntimo. CAPTULO EM QUE SE DIRIGE CASA DO PADRINHO DE INOCNCIA

Quem em tais circunstncias se acha, enxerga em tudo quanto o rodeia sintomas de bom ou mau agouro, e nesse instante a Cirino pouco parecia sorrir a natureza. No chovia; mas o tempo estava carregado e sombrio.Tinha o cu cor acinzentada e do lado do poente linhas negras e contnuas denunciavam trovoada talvez para a tarde. Era o local, alm disso, tristonho. MOMENTOS ANTES DE CONTAR SUA PAIXO PARA CESRIO, O PADRINHO

Anti-Romantismo
Rousseau : os males derivam da sociedade civilizada (base de muitas obras romnticas) Na obra, os males advm dos preconceitos decorrentes dos valores das gentes do interior . RIGIDEZ/ AUTORIDADE PATERNA

PALAVRA DE MINEIRO...FERRO QUEBRA,ELA NO.

Pesquisa in loco/ cor local


Tico Leproso Coelho, o empalamado Andanas do autor pela parte sul-oriental de Mato Grosso

Espao
No apenas um cenrio extico Gerador de uma cosmoviso (viso de mundo) repleta de preconceitos e valores arraigados e indiscutveis. Pr-realista apenas no espao, j que as personagens so bastante fiis ao modelo romntico

Narrador
3 pessoa Comentrios metalingusticos Devia ser homem bastante alto e esguio, e como o observamos, apesar da hora adiantada da noite, com olhos de romancista, diremos que .... apesar de tropear amiudadas vezes em palavras, o que , para comodidade dos leitores temos quase sempre deixado de indicar Digamo-lo, sem por isso, amesquinhar o nosso heri, a idia de fora no rival acabrunhava-o

Viso negativa sobre mulheres


No se deposita confiana em mulher Esta opinio injuriosa sobre as mulheres em geral corrente nos nossos sertes e traz como conseqncia imediata e prtica, alm da rigorosa clausura em que so mantidas, no s o casamento convencionado entre parentes muito chegados para filhos de menor idade, mas sobretudo os numerosos crimes cometidos, mal se suspeita possibilidade de qualquer intriga amorosa entre pessoa da famlia e algum estranho elas no casam com carrapato, porque no sabem qual o macho.

Viso de Cirino
Quanto s mulheres, no tenho as suas opinies, nem as acho razoveis nem de justia. Entretanto, intil discutirmos porque sei que isso so prevenes vindas de longe, e quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita... O sr. falou-me com toda a franqueza, e tambm com franqueza lhe quero responder. No meu parecer, as mulheres so to boas como ns, se no melhores: no h, pois, motivo para tanto desconfiar delas e ter os homens em to boa conta... Enfim, essas suas idias podem quadrar-lhe vontade, e costume meu antigo a ningum contrariar, para viver bem com todos e deles merecer o tratamento que julgo ter direito a receber. Cuide cada qual de si, olhe Deus para todos ns, e ningum queira arvorar-se em palmatria do mundo.

Adjetivo + substantivo
extensa e despovoada zona largas horas lmpidos e borbulhantes regatos garbosas e elevadas rvores mimosa grama Sfregas labaredas ttricas perspectivas

Vossa Merc
Vassunc Mec ...

Вам также может понравиться