Вы находитесь на странице: 1из 5

Glossrio Projeto

Para aqueles que geralmente no entendem alguns termos de informtica, essa srie de postagens ser essencial. Vamos comear com os termos de A a D, vejamos: ADSL: Sigla, em ingls para Asymmetric Digital Subscriber Line, ou linha ADSL. Utiliza a mesma infraestrutura das linhas telefnicas convencionais, entretanto, a velocidade de upload diferente da velocidade de download (mais rpido). A vantagem que consegue maior velocidade de acesso, j que uma tecnologia de banda larga que usa linhas telefnicas para conexo internet e, ao contrrio do que acontece no acesso discado, a ADSL permite a conexo permanente sem bloquear a linha telefnica. ARRAY: Tabela ou coleo de elementos ordenados em forma de tabela. Em Tecnologia da Informao (TI), tambm pode significar um grupo de elementos com atributos semelhantes (como discos rgidos) que podem ser endereados individualmente. ARTE ASCII: Desenhos produzidos apenas com caracteres da tabela ASCII. Esta foi a maneira encontrada para ilustrar suas mensagens, j que durante duas dcadas a capacidade grfica da rede mundial de computadores era limitada. ASCII: a sigla em ingls para American Standard Code for Information Interchange (Cdigo Padro Norte-Americano para Intercmbio de Informaes), um cdigo numrico utilizado para representar caractees, entendido por quase todos os computadores, impressoras e programas de edio de texto. Este formato ainda muito utilizado para a troca de arquivos de texto na internet. B2B: Sigla em ingls para Bussiness-to-Bussiness, utilizada para indicar operaes de comrcio eletrnico entre empresas. B2C: Sigla em ingls para Bussiness-to-Consumer, neste caso, utilizada para indicar operaes de comrcio eletrnico voltada para o usurio final. BANDWIDTH: Em portugus, significa largura de banda e a denominao para a capacidade de transmisso de dados de uma conexo geralmente medida em bits por segundo (BPS). BPS (bits per second): a sigla para bits por segundo. a medida de velocidade de transmisso de dados, utilizada para avaliar a velocidade de modems e conexes. Outros termos: kbps (equivale a mil BPS) e Mbps (equivalente a 1 milho de BPS). CACHE: Local no disco rgido (HD) onde se armazenam temporariamente os arquivos transferidos quando se carrega uma pgina WEB. Ao se retornar para a mesma pgina, o navegador poder busc-la no cache, em vez de ir at o servidor original novamente, poupando tempo e reduzindo o trfego na internet.

CLOCK: Capacidade que o processador tem de desempenhar um nmero especfico de tarefas em determinado perodo de tempo. Normalmente em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). CLUSTER: Tcnica utilizada para colocar diversos processadores em paralelo, normalmente utilizada em servidores, para aumentar a capacidade de processamento individual de cada processador. COOKIE: Em ingls, significa biscoito. Na informtica, refere-se informao que um site grava no disco rgido do usurio quando ele visita determinado site, para uso futuro. CPM: Sigla para cpias por minuto. Utilizado para medir a velocidade de equipamentos multifuncionais para reproduzirem documentos. CPU: a sigla, em ingls, para Central Processor Unit. Tambm conhecido como chip, Unidade Central de Processamento ou crebro do computador, este componente o responsvel pelo controle e execuo de todas as tarefas que sero executadas pelo computador. DDoS: a sigla para Distributed Denial of Service, isto , uma ao pela qual vrios sistemas realizam um ataque DoS sobre um mesmo Alvo. DEFACEMENT: Forma de vandalismo promovida por hackers em sites da Web. Geralmente h a substituio das pginas por uma mensagem poltica ou social, apagando parte ou totalidade do contedo original. DESKTOP: Microcomputador de mesa ou PCs, sigla em ingls para Personal Computer (computador pessoal). DNS: Sigla em ingls para Domain Name Server. Conjunto de regras e/ou programas que traduz os nomes de domnio na internet em endereos de IP. Um servidor DNS um computador que realiza esse tipo de traduo. Originalmente, os computadores da internet eram identificados apenas por nmeros, como 200.141.157.214. Com o DNS, foi possvel dar nomes aos computadores na internet, como www.inforlogia.com. Continuando a srie de postagens do Glossrio de Informtica, agora veremos: O Glossrio de E a H. E-COMMERCE: a denominao em ingls para eletronic commerce, ou seja, operaes de comrcio eletrnico que utilizam a internet como ferramenta ou meio de transaes. E-MAIL: Correio Eletrnico E-MAIL MARKETING: Uso do correio eletrnico para a realizao de aes de marketing. Entretanto, para ser legalizada, esta prtica deve ser realizada somente com a autorizao do dono do e-mail.

ENDEREO IP: Os endereos IP so expressos em nmeros como 255.255.255.255. O DNS fica responsvel por transformar os endereos IP em nomes de mquinas, como www.blogwindows.org e vice versa. ETHERNET: Padro muito usado para a conexo fsica de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmisso. FAQ: a sigla em ingls para Frequently Asked Questions. Trata-se de um documento com perguntas e respostas mais comuns sobre um assunto especfico. Grupos de discusso e listas de distribuio costumam ter a sua prpria FAQ. Faz parte do bom comportamento do internauta (netiqueta) ler a FAQ do grupo antes de fazer uma pergunta. Sua funo justamente reunir informaes bsicas sobre um assunto para que cada novo integrante do grupo no repita perguntas j respondidas anteriormente. FIREWALL: Sistema de segurana cujo principal objetivo filtrar o acesso a uma rede, evitando que pessoas no autorizadas acessem sua rede. As empresas utilizam firewall para proteger suas redes internas conectadas internet contra a entrada de usurios no autorizados. FRUM: um termo genrico para designar um grupo de discusso. FREEWARE: um software distribudo gratuitamente pela internet e que permite ilimitado nmeros de cpias, alm de no exigir nenhum tipo de registro nem o pagamento da licena para o uso. Diferente do software de domnio pblico, o autor do freeware mantm os direitos autorais sobre o produto e pode impedir sua modificao, comercializao ou incluso em um pacote de programas. FTP: a sigla em ingls para File Transferer Protocol, ou seja, protocolo de transferncia de arquivos usados na internet. Frequentemente utilizado para copiar arquivos da internet para o computador do usurio e vice-versa. O usurio precisa ter uma conta no FTP, com login e senha, exceto para FTP annimo. GATEWAY: Sistema que faz a ponte entre dois ou mais sistemas que usem protocolos de comunicao internos diferentes, isto , incompatveis. GHz: GigaHertz GIF: a sigla em ingls para Graphics Interchange Format, tipo de imagem compacta usada nas pginas da Web, pois cria arquivos de imagens de tamanho relativamente pequeno em relao aos outros formatos. A sua verso animada permite a simulao de imagem em movimento. Entretanto, o tipo de compactao utilizada no formato GIF funciona melhor quando a imagem tem reas contnuas da mesma cor e, principalmente, poucas cores. Por isso, no muito recomendado para fotos, onde utiliza-se o formato JPEG. HANDHELD: Computador de mo, porttil, tambm conhecido como PDA, pocket PC ou palm top. HARD DISK: Disco Rgido

HARDWARE: Termo genrico para equipamentos de informtica, por exemplo, microcomputador, discos rgidos, memria, impressora, scanner, entre outros. HELP DESK: Servio de apoio aos usurios para resolver problemas tcnicos. HOST: a denominao para Computador Central, ligado permanentemente rede que mantm um repositrio de servios para outros computadores da internet. Tambm pode ser chamado por Servidor ou n. HTML: a sigla, em ingls, para Hypertext Markup Language, a linguagem utilizada na maioria das pginas de informao da Web, pois permite a criao de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet at por correio eletrnico. Alm da facilidade de criao, j que pode-se criar um documento HTML com ligao para qualquer outro arquivo na internet, basta um editor de texto simples e conhecimento dos cdigos que compem a linguagem para escrever documentos HTML. Esses cdigos (conhecidos como tags) sevem para indicar a funoo de cada elemento da pgina Web. Existem programas especficos, chamados editores HTML, com ferramentas prprias que facilitam a criao de arquivos baseados nessa linguagem. HTTP: a sigla em ingls para Hypertext Transport Protocol, isto , um protocolo que define como duas mquinas ou programas devem transferir entre si dados e comando no formato da Web. HUB: a denominao dada ao equipamento para onde convergem dados que chegam de uma ou vrias fontes e seguem para um ou vrios destinos, dependendo do tipo e do comando recebido. Pode incluir uma Switch ou um roteador. Continuando a srie de postagens do Glossrio de Informtica, agora veremos os termos de I L. IDE (Integrated Drive Eletronics): trata-se de um sistema de troca de dados entre o disco rgido (HD) e a placa me. o modelo mais comum. IM: a sigla para instant messaging, ou mensagens instantneas. INTERNAUTA: a denominao para o usurio da internet INTERNET: significa a rede mundial de computadores, originalmente criada nos EUA, que se tornou uma associao mundial de redes interligadas por meio dos protocolos das famlia TCP/IP. Tambm conhecida por Web. INTERNET2: rede paralela internet formada por aplicaes avanadas para rea de maior infra-estrutura e recursos multimdia e conexes de alta capacidade, que suportem as exigncias das pesquisas acadmicas. Tambm usada para investigar e criar novos meios de utilizar a rede mundial de computadores para propsitos educacionais. INTRANET: rede de computadores interna de uma empresa ou instituio que usa a tecnologia da internet.

IP: sigla, em ingls, para Internet Protocol. Um dos protocolos responsveis pela identificao das mquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas na internet. Cada computador na internet (chamado de host) tem pelo menos um endereo de IP que o identifica exclusivamente na rede. IPv6: tambm chamado IPng (IP Next Generation), o Internet Protocol Version 6 uma evoluo do IP, cujo aprimoramento mais visvel o fato de trabalhar com endereos de 128 bits (na verso 4 do IP so 32 bits), viabilizando o futuro crescimento da internet. JPEG: a sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comit que escreveu o padro desse formato de compresso de imagens. O JPEG foi criado para comprimir imagens retiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalsticos, mas no to eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons. KBPS : abreviao de kilobits por segundo, Medida de velocidade de transmisso de dados na rede. Equivale a mil bits por segundo. LAN: sigla, em ingls, para Local Area Network ou rede local. Rede de computadores, em geral, limitada a um prdio ou conjunto de prdios de uma instituio. Veja tambm WAN LINK: em hipertextos, um link uma conexo de uma palavra, imagem ou objeto para outro. a abreviao de hiperlink. LOGIN: a identificao para acesso a um determinado computador ou sistema.

Вам также может понравиться