Вы находитесь на странице: 1из 4

50

Apoio Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Manuteno eltrica industrial

Captulo VIII
Manuteno em motores eltricos e defeitos mais frequentes
Por Igor Mateus de Arajo e Joo Maria Cmara*

Partidas muito demoradas que ocorrem quando o conjugado motor apenas ligeiramente superior ao conjugado resistente: a sobreintensidade de corrente absorvida, enquanto a velocidade nominal no atingida, aquece perigosamente o motor. Da mesma forma, uma frenagem por contra-corrente, ou seja, pela inverso do motor, representa, a grosso modo, o custo equivalente a trs partidas. Em todos os casos, fundamental assegurar-se que o conjugado de partida seja suciente: Por meio da escolha de um motor adequado; Vericando se a linha de alimentao possui caractersticas necessrias para limitar a queda da tenso na partida; Mantendo a carga acoplada ao motor em condies adequadas de operao, de forma a no apresentar um conjugado resistente anormal.

Degradao dos isolantes trmicos


A vida til de um isolante pode ser drasticamente reduzida se houver um sobreaquecimento representativo do motor. As principais causas da degradao dos isolantes so: sobretenso de linha, sobreintensidade de corrente nas partidas, depsito de poeira formando pontes condutoras, ataque por vapores cidos ou gases arrastados pela ventilao. Para prevenir a degradao desses isolantes, recomendamos no quadro a seguir algumas medidas a serem tomadas:
PROCEDIMENTOS PARA MANUTENO DOS ISOLANTES ELTRICOS Equipar os quadros de alimentao com aparelhos de proteo e comandos apropriados e vericar periodicamente o seu funcionamento. Aproveitar os perodos de parada dos motores para limpar as bobinas dos enrolamentos. Caso necessrio, instalar ltros nos sistemas de ventilao dos motores, proporcionando manuteno adequada. Colocar os motores em lugares salubres. Vericar qualquer desprendimento de fumaa. Vericar periodicamente as condies de isolamento. Equipar os motores com dispositivos de alarme e proteo contra curtos-circuitos. Observar rudos e vibraes intempestivas. Observar sinais de superaquecimento e anotar periodicamente as temperaturas durante a operao. Observar o equilbrio das correntes nas trs fases. Vericar se a frequncia prevista para o motor realmente igual frequncia da rede de alimentao.

Partidas muito frequentes


Deve ser prevista no projeto do equipamento a necessidade de partidas frequentes. Quando essas partidas em sequncia acontecem no permitido que o motor esfrie adequadamente. A gura ilustra que a curva de aquecimento tem sua origem e pico mais elevados e pode ultrapassar rapidamente o limite crtico de temperatura. Aconselha-se, durante essas regulagens, observar a temperatura do motor, proporcionando tempos de parada sucientes para que a temperatura volte a um valor conveniente.

Fixao correta dos motores e eliminao de vibraes


A vibrao de uma mquina eltrica est intimamente relacionada com sua montagem e por isso geralmente desejvel efetuar as medies de vibrao nas condies reais de instalao e funcionamento. Um motor nunca deve ser xado numa inclinao qualquer de seu eixo sem que se tenha certeza de suas

Apoio

51

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

caractersticas prprias. Vibraes anormais causam uma reduo no rendimento do motor: elas podem ser consequncia de uma falha no alinhamento, de uma fixao insuficiente ou defeituosa do motor em sua base, de folgas excessivas dos mancais, ou ainda de um balanceamento inadequado nas partes giratrias. Para controlar este problema, podemos tomar algumas medidas preventivas, mostradas no quadro a seguir.
Medidas para prevenir vibraes Observar o estado dos mancais. Observar a vida til mdia dos mancais (informao fornecida pelos fabricantes). Controlar e analisar as vibraes de forma muito simples: basta colocar uma ferramenta sobre o mancal, aproximando o ouvido e detectando as falhas pelos rudos produzidos. Tomar cuidado ao substituir um rolamento por outro. Nas paradas de longa durao, trocar periodicamente a posio de repouso dos rotores dos motores eltricos, assim como das partes mveis das mquinas.

de envelhecimento e trabalho mecnico, alm disso, todos os lubrificantes sofrem contaminao em servio, razo pela qual devem ser completados ou trocados periodicamente. importante saber que a uma temperatura de 40 C, a vida til de um rolamento de esferas em funcionamento contnuo pode ser de 3 a 4 anos ou mais. No entanto, para cada 10 C de elevao da temperatura de trabalho a vida til diminui, em mdia, 50%. A correta lubrificao dos rolamentos, alm de permitir uma melhoria de rendimento, evita a elevao da temperatura que prejudica a vida til desses equipamentos. A lubrificao dos rolamentos feita geralmente com graxa mineral. Quando as temperaturas de operao forem elevadas (de 120 C a 150 C) ou as velocidades de rotao forem acima de 1.500 rpm, usa-se leo mineral para a lubrificao. Esses leos devem ter caractersticas lubrificantes adequadas s condies de trabalho. Nos motores de pequena potncia, a lubrificao inicial na montagem prevista de modo a assegurar um nmero elevado de horas de funcionamento. s vezes, a reserva de graxa suficiente para toda a vida til do equipamento. Nos motores maiores, h necessidade de lubrificao externa. A frequncia de lubrificao depende do projeto dos mancais e das caractersticas dos lubrificantes utilizados. No quadro a seguir, so apresentadas algumas recomendaes que podem garantir maior vida til para os rolamentos e um menor consumo de energia.

Lubrificao correta dos mancais


Os rolamentos devem ser lubrificados para evitar o contato metlico entre os corpos rolantes e tambm para proteg-los contra a corroso e desgaste. As propriedades dos lubrificantes deterioram-se em virtude

52

Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Manuteno eltrica industrial

recoMendaes para prolongar a vida til dos rolaMentos Respeitar os intervalos de lubrificao. No engraxar excessivamente os rolamentos e limp-los com gasolina antes de colar a graxa nova (salvo se houver evacuador automtico de graxa). Utilizar as graxas recomendadas pelo fabricante em funo do servio e da temperatura. Para os mancais lubrificados a leo, verificar os anis de reteno e utilizar o leo recomendado. Observar a temperatura dos mancais em operao. Cuidar para que a temperatura ambiente permanea dentro dos limites normais. Se o motor precisa funcionar num ambiente anormal, assinalar este fato ao fabricante no momento do pedido. Durante a limpeza, evitar depsitos de poeira nas caixas de rolamentos.

- Tampas com muita presso ou mal encaixadas; - Chapas magnticas sem tratamento; - Capacitor permanente fora do especificado; - Platinado/centrfugo no abrem.

Corrente alta em carga


- Tenso fora da nominal; - Sobrecarga; - Frequncia fora da nominal; - Correias muito esticadas; - Rotor arrastando no estator.

Resistncia de isolamento baixa


- Isolantes de ranhura danificados; - Cabinhos cortados; - Cabea de bobina encostando na carcaa; - Presena de umidade ou agentes qumicos; - Presena de p sobre o bobinado.

Defeitos mais frequentes


Anlise de causas e defeitos de falhas em motores eltricos.

Aquecimento dos mancais/Sobreaquecimento do motor Motor no consegue partir


- Excessivo esforo axial ou radial da correia; - Eixo torto; - Conexo errada; - Numerao dos cabos trocada; - Carga excessiva; - Platinado aberto; - Capacitor danificado; - Bobina auxiliar interrompida. - Excessivo esforo axial ou radial da correia; - Eixo torto; - Tampas frouxas ou descentralizadas; - Falta ou excesso de graxa; - Matria estranha na graxa; - Ventilao obstruda; - Ventilador menor; - Tenso ou frequncia fora do especificado; - Rotor arrastando ou falhado; - Estator sem impregnao; - Sobrecarga; - Rolamento com defeito; - Partidas consecutivas; - Entreferro abaixo do especificado; - Capacitor permanente inadequado; - Ligaes erradas.

Baixo torque de partida


- Ligao interna errada; - Rotor falhado ou descentralizado; - Tenso abaixo da nominal; - Frequncia abaixo ou acima da nominal; - Capacitncia abaixo da especificada; - Capacitores ligados em srie ao invs de paralelo.

Alto nvel de rudo Conjugado mximo baixo


- Rotor falhado ou descentralizado; - Rotor com inclinao de barras acima do especificado; - Tenso abaixo da nominal; - Capacitor permanentemente abaixo do especificado. - Desbalanceamento; - Eixo torto; - Alinhamento incorreto; - Rotor fora de centro; - Ligaes erradas; - Corpos estranhos no entreferro; - Objetos presos entre o ventilador e a tampa defletora; - Rolamentos gastos/danificados; - Aerodinmica inadequada.

Corrente alta a vazio


- Entreferro acima do especificado; - Tenso acima do especificado; - Frequncia abaixo do especificado; - Ligao interna errada; - Rotor descentralizado ou arrastando; - Rolamentos com defeito;

Vibrao excessiva
- Rotor fora de centro, falhado, arrastando ou desbalanceado; - Desbalanceamento na tenso da rede;

Apoio

53

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

- Rolamentos desalinhados, gastos ou sem graxa; - Ligaes erradas; - Mancais com folga; - Eixo torto; - Folga nas chapas do estator; - Problemas com a base do motor. Nas figuras a seguir temos as ilustraes dos principais defeitos listados anteriormente.
Diagnstico: Queima na bobina auxiliar ou de partida Causa: Causada normalmente pela no abertura do conjunto centrfugo-platinado, deixando esta bobina ligada por mais tempo que o especificado. Objetos estranhos que penetrem no interior do motor podero provocar este defeito Diagnstico: Curto na conexo Causa: Defeito de isolamento, causado, caracteristicamente, por contaminaes, abraso, ou oscilao de tenso.

Diagnstico: Curto entre fases Causa: Defeito de isolamento, causado, caracteristicamente, por contaminaes, abraso, ou oscilao de tenso.

Diagnstico: Fase danificada por desbalanceamento da tenso da rede Causa: Tenses desiguais normalmente so motivadas por cargas no balanceadas na rede de alimentao, por conexes deficientes junto aos terminais do motor ou por mau contato. Um desequilbrio de corrente de 6% a 10% da nominal.

Diagnstico: Falta de fase, motor ligado em estrela. Causa: Surge em consequncia de interrupo numa fase da rede de alimentao do motor. Geralmente, um fusvel queimado, um contador aberto, uma linha de fora interrompida ou conexo deficiente.

Diagnstico: Curto contra a massa, na sada da ranhura. Causa: Defeito de isolamento, causado, caracteristicamente, por contaminaes, abraso, ou oscilao de tenso.

Diagnstico: Curto entre espiras Causa: Defeito de isolamento, causado, caracteristicamente, por contaminaes, abraso, ou oscilao de tenso.

Diagnstico: Queima na bobina principal Causa: A sobrecarga do motor provoca a queima total do isolamento da bobina principal do enrolamento monofsico. Subtenses, sobretenses ou ainda a bobina auxiliar no conectada no momento da partida, causam o mesmo tipo de falha.

*IGOR MATEUS DE ARAJO engenheiro eletricista, atua na rea de manuteno eltrica desde 2003 e , atualmente, gestor da Unidade de Manuteno de Subestaes e Linhas de Transmisso da Companhia Energtica do Rio Grande do Norte (Cosern). JOO MARIA CMARA tcnico em eletrotcnica, engenheiro eletricista, engenheiro de segurana do trabalho e especialista em instrumentao. Foi chefe do departamento de manuteno eltrica da Indstria Txtil Serid, professor do departamento de engenharia eltrica da Universidade Federal do Maranho e, atualmente, professor e chefe do departamento de engenharia eltrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CONTINUA NA PRXIMA EDIO Confira todos os artigos deste fascculo em www.osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

Diagnstico: Queima por sobrecarga Causa: A queima total do isolamento em todas as fases do enrolamento trifsico, origina-se na sobrecarga do motor. Subtenses e sobretenses provocaro o mesmo tipo de falha.

Вам также может понравиться