Вы находитесь на странице: 1из 8

O DESENVOLVIMENTO DA RESILINCIA ATRAVS DE CAMINHADAS DE PEQUENO E LONGO CURSO TREKKING Cristina Haguenauer Alfredo Jos Rebello

Resumo
Este artigo apresenta o conceito de resilincia com enfoque para o desenvolvimento desta competncia em praticantes de caminhadas de pequeno e de longo curso. Veremos como esta competncia pode ser desenvolvida a partir da capacidade de resposta de um sujeito aos desafios e dificuldades que essas caminhadas apresentam e como o praticante reage aos estmulos, desenvolvendo a capacidade de recuperao diante de desafios e de circunstncias desfavorveis. Palavras Chave: Resilincia, Esportes de Aventura, Superao

Resilience Development Through Small and Long Course Walks Trekking Abstract
This article introduces the concept of with a focus on the development of this competence hikers long haul. We'll see how this skill can be developed from the responsiveness of a subject to the challenges and difficulties that these walks are and how the practitioner responds to stimuli, developing resilience in the face of challenges and unfavorable circumstances. Keywords: Resilience, Adventure Sports, Overcoming

O Conceito de Resilincia
A noo de resilincia vem sendo usada historicamente pela Fsica e Engenharia. Esse conceito apresenta a ideia de mdulo de elasticidade (TAVARES, 2001, P 15). Segundo definio de Tavares (2001), resilincia refere-se capacidade de um material absorver energia, sem sofrer deformao permanente (EASLEY, EASLEY & ROLFE, 1983, apud TAVARES 2001). Nas primeiras pesquisas aplicadas ao campo da psicologia, cientistas de vrias partes do mundo se apropriaram do tema, estudando-o a partir de diferentes perspectivas que so, atualmente, organizadas por alguns autores, em trs correntes: a norte-americana ou anglo-saxnica, a europia e a latino-americana (OJEDA, 2004). Como conceito chave para nossa argumentao, utilizaremos os estudos deTavares (2001) onde podemos entender que:
Resilincia a capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e capacidade de recuperao diante desses desafios e circunstncias desfavorveis, tendo uma atitude otimista, positiva e perseverante e mantendo um equilbrio dinmico durante e aps os embates uma caracterstica de personalidade que, ativada e desenvolvida, possibilita ao sujeito supera-se e s presses de seu mundo, desenvolver um autoconceito realista, autoconfiana e um senso de autoproteo que no desconsidera a abertura ao novo, mudana, ao outro e realidade subjacente. (Tavares, 2001, p 7)

Segundo o mesmo autor, a resilincia um conceito novo que assume um significado especial na formao das camadas mais jovens e nos grupos sociais de alto risco ou sujeitas a nveis elevados de stress. (TAVARES 2001, P, 43).
As pessoas sentem-se cada vez mais ameaadas, por realidades externas e internas, a sensao de insegurana aumenta e torna-se mais indefinida e, por conseguinte, os nveis de ansiedade e angstia so cada vez mais elevados conduzindo, em muitos casos, a verdadeiras situaes de rotura e desespero. (Tavares, 2001, P 42)

Para Tavares (2001) no contexto acima que o conceito de resilincia deve ser questionado e deve ser desenvolvido, porque diz que uma pessoa resiliente no apenas aquela que resiste de qualquer forma, mas sim aquele que resiste e mantm um padro positivo na resistncia, ou seja, a pessoa que, passando pelas situaes difceis, consegue transform-las em aprendizado, adquirindo autonomia. Segundo Ruegg resilincia deve ser vista como:
(...) uma qualidade de resistncia e perseverana da pessoa humana face s dificuldades que encontra e mostra a evoluo do conceito das realidades materiais, fsicas e biolgicas, para as realidades imateriais ou espirituais. (Ruegg 1997, p.09 apud Tavares, 2000, p.34)

Com isso podemos entender que a grande e fundamental diferena do conceito de resilincia quando aplicada Fsica e quando aplicada Psicologia (ou seja, com o

fator humano envolvido) a de que os seres humanos podem ter a capacidade de adaptar-se e ajustar-se no de forma meramente passiva, mas na medida em que se adaptam s presses e dificuldades cotidianas, podem construir novas formas de relao, mais verdadeiras, participativas, solidrias, enfim, relaes com mais qualidade.

Resilincia e Esportes de Aventura


Em nossa sociedade temos visto o surgimento de novas formas de estar juntos. Dentre essas novas formas chamamos a ateno para as atividades de aventura, cujo campo principal de manifestao tem sido o lazer. Dentre essas formas destacamos o trekking ou caminhada pequeno ou longo curso, a escalada esportiva, o rappel, dentre vrias outras. Ao analisar os nomes que elas tm recebido por diversos autores (novos esportes; esportes de aventura; esportes tecnoecolgicos; esportes em liberdade; esportes californianos; esportes selvagens; entre outros) pode-se constatar que esses rtulos definem as caractersticas e as origens dessas prticas, inseridas em um contexto mais amplo (MARINHO 2001). No entender de Betrn (1995), as atividades de aventura se diferem dos esportes tradicionais porque as condies de prtica, os objetivos, a prpria motivao e os meios utilizados para o seu desenvolvimento so outros e, alm disso, h tambm a presena de inovadores equipamentos tecnolgicos permitindo uma fluidez entre o praticante e o espao da prtica. So atividades cerceadas por riscos e perigos, na medida do possvel, calculados, no ocorrendo treinamentos intensivos prvios (como no caso de esportes tradicionais e de prticas corporais como a ginstica e a musculao). A experimentao acontece de maneira mais direta, havendo um afastamento de rendimentos planejados. A identidade diferenciada das atividades de aventura provm de aspectos prticos ou materiais e, tambm, de sua dimenso imaginria ou simblica (Feixa, 1995), na qual a aventura aparece como uma cenografia e as aes so subordinadas s percepes e riscos (reais e imaginrios). Durante essas situaes de aventura, o corpo passa a ser um campo informacional, concebido como receptor e emissor de informao e no como mero instrumento de ao ou coao. Os corpos, por sua vez, enfrentam regras de realizao constantemente revisveis e sempre submetidas apreciao dos praticantes. Segundo Pociello (1995, p19), alguns aspectos iro reforar o gosto pronunciado por essas aventuras, tais como:
Flexibilidade e rapidez de adaptao, leveza e mobilidade, pequenos grupos, domnio de tecnologias avanadas, organizao em rede, senso de iniciativa e capacidade de assumir riscos calculados.

Um discurso radical vem legitimando essas prticas, traduzindo, talvez, um pouco das complexidades do cotidiano humano. Talvez esse discurso possa ser mais bem compreendido mediante reflexes sobre o contemporneo quadro em que vivemos. De acordo com Bruhns (1997, p 26), estamos vivendo um quadro contemporneo complexo, composto de perda de horizontes, vazio existencial e incmodo permanentes: sensaes presentes no cotidiano. Busca-se algo indefinido, desconhecido, compondo instabilidades e descartabilidades. Segundo a autora, instabilidades devido a situaes dirias envolvendo riscos constantes, violncias, desempregos, endividamentos, acmulo de informaes, entre outros. E, por sua

vez, as descartabilidades envolvem desde o complexo problema do lixo at o descarte de valores, estilos de vida, relacionamentos estveis e diferentes tipos de apegos a coisas, pessoas, lugares, etc.
Nas vivncias de aventura, pode-se perceber a influncia mais surda, entretanto, mais profunda de um mundo em crise, inquietante e instvel, consumido por abalos brutais e animado por transformaes rpidas. (Pociello, 1995)

Por contrapartida, essas vivncias de aventura, com base em Bruhns (1999), podem se constituir em um tipo de resistncia a alguns elementos desse quadro contemporneo acima explicitado (instabilidades, caos, contradio), medida que utilizam esses mesmos elementos, e maneira ldica, para brincar com eles.

Desenvolvimento da Resilincia em Caminhadas de Pequeno e de Longo Curso


Chegamos ao ponto onde podemos traar um paralelo entre a capacidade do ser humano de desenvolver a resilincia e o papel do educador como mediador, segundo a teoria de Vygotsky de que:
A rigor, do ponto de vista cientfico, no se pode educar a outrem [diretamente]. No possvel exercer uma influncia direta e produzir mudanas em um organismo alheio. S possvel educar a si mesmo, isto , modificar as reaes inatas atravs da prpria experincia. (Vygotsky, 2003, p. 75)

Em outro ponto, afirma:


Por isso, o professor desempenha um papel ativo no processo de educao: modelar, cortar, dividir e entalhar os elementos do meio para que estes realizem o objetivo buscado (idem, p.79).

Tendo como base essa teoria e o que foi apresentado sobre os esportes de aventura, podemos construir um cenrio onde o educador, usando um dos esportes, a saber, a Caminhada de Pequeno Curso e a Caminhada de Longo Curso, regulamentadas no Brasil pelas Normas ABNT NBR 15505 e 15398, respectivamente, conduzem o participante a uma experincia onde o mesmo pode sair de sua Zona de Conforto e lanar-se em uma experincia que represente uma quebra, uma mudana nos conceitos que tem de si mesmo e uma ampliao de seu autoconhecimento. Somos submetidos em nosso dia a dia a situaes involuntrias de risco, como os riscos naturais do relacionamento com a sociedade e com o ambiente em que vivemos. Por outro lado, temos aqueles casos de certa forma controlveis que permeiam nossa vida desde os primeiros anos e nos quais podemos influenciar ativamente. Temos a capacidade de fazer escolhas ou tomar decises e isso pode ser usado para moldar nosso futuro, mas a trajetria de nossa vida, marcada por frustraes, desiluses e derrotas, pode inibir nossas atitudes e, quando percebemos em um dado momento que alcanamos certa estabilidade, fechamos as janelas para novas vises do mundo, para o novo.

Porm, quem no tem audcia e disciplina no pode alimentar grandes sonhos, mas eles sero enterrados nos solos da sua timidez e nos destroos das suas preocupaes. Estar sempre em desvantagem competitiva (CURY, 2004). necessrio estarmos prontos para correr riscos, o que muita gente no quer porque isso implica na sada da zona de conforto. Essa zona de conforto, prazerosa e aparentemente segura, contribui para a estagnao, impedindo o nosso crescimento, tornando-nos vulnerveis s adversidades do dia-a-dia (BRAGA apud LIMA, 2007). As caminhadas de Pequeno Curso, definidas na norma ABNT NBR 15505, so caminhadas em ambientes naturais que podem ser feitas em perodos de poucas horas e que no envolvem pernoite, mas exigem o uso de equipamentos especficos e capacitao de um condutor em algumas competncias. As caminhadas de longo curso, definidas na norma ABNT NBR 15398, so caminhadas em ambientes naturais envolvendo pernoite, uso de equipamentos especficos e tambm a capacitao de um condutor em algumas competncias. O condutor, segundo as mesmas Normas, o profissional que recepciona, orienta, prepara e conduz o cliente de forma segura nas atividades de caminhada de pequeno e de longo curso. nesse contexto que podemos situar o educador-condutor como um especialista que levar o participante a romper seus limites, a sair de sua zona de conforto e experimentar o novo. Uma caminhada de pequeno curso em ambiente natural pode ser explorada para conduzir crianas, jovens, adultos e idosos simulando-se vrias situaes, adaptadas s faixas etrias, como a superao de obstculos e desafios. A Caminhada de longo curso em ambiente natural envolve planejamento de estratgias e logstica, preparao de equipamentos alm da superao de obstculos durante a caminhada em si. nesse cenrio que o condutor leva o participante a refletir sobre sua condio frgil diante da fora da natureza, que pode ser fatal se ambos no se submeterem disciplina de seguirem regras especficas de conduta em ambientes naturais. Assim, esse participante, ou grupo de participantes, so levados a experimentar situaes de stress controlado e perceberem que possuem as ferramentas para lidar psicologicamente com essas presses. O condutor-educador nesse ambiente aquele intermedirio, facilitador que conduzir o participante em uma jornada que confirmar que:
Ajudar as pessoas a descobrir as suas capacidades, aceit-las e confirm-las positiva e incondicionalmente , em boa medida, a maneira de as tornar mais confiantes e resilientes para enfrentar a vida do dia-a-dia por mais adversa e difcil que se apresente. Sabemos que o modo de ajudar mais eficazmente as pessoas a resolver os seus problemas ajud-las a afirmar, desenvolver e otimizar o seu auto-conceito, a sua auto-estima. (Tavares, 2011, p. 52).

Consideraes Finais
A resilincia um novo paradigma cientfico e de formao que est se configurando como verdadeiro manual de sobrevivncia para o ambiente hostil em que vivemos.

Seus conceitos foram desenvolvidos recentemente a partir de conhecimentos empricos bastante antigos. Buscamos nesse texto uma aproximao ao conceito de resilincia e sua repercusso na rea educacional, basicamente mostrando que o conceito uma ideia que traz dimenses relacionadas individualidade e coletividade. Pensar em pessoas mais resilientes, implica em supor seres humanos mais autnomos, crticos, participativos, sensveis e amorosos. As experincias sensveis, por sua vez, parecem ser difceis de serem notadas em nosso cotidiano. Muitas oportunidades para isso simplesmente passam despercebidas. Podemos dizer que o ambiente natural agua nossa sensibilidade, sendo um lugar de experimentao, onde as coisas realmente acontecem. Um lugar onde acertamos, erramos, aprendemos, nos desenvolvemos, enfim, um lugar onde esto as verdadeiras oportunidades que nos fazem crescer pessoalmente, onde se pode percorrer trilhas irregulares, traar e alcanar objetivos, superar limites antes impossveis aos nossos olhos, e, tambm, trabalhar as frustraes, os medos e as incertezas. H necessidade de a sensibilidade ser vivida como um fim sem limites precisos, podendo ser observada em pequeninas e simples atitudes do dia-a-dia. Perceb-la como um fim, pode nos fazer acreditar que ela dar sentido maior vida, permitindo o desenvolvimento em suas formas cotidianas e corriqueiras. Como mostra Bruhns (1997), a vivncia de novas sensibilidades se faz necessria para que possam conduzir os seres humanos a diferentes formas de comunicao com o meio em que vivem. Em um ambiente natural, no qual h maiores imprevisibilidades (como por exemplo, ocorrncia de avalanches, tempestades, frio, etc.), possvel acreditar que os adeptos das atividades de aventura, particularmente a caminhada de longo curso, possam assumir atitudes defensivas em suas vidas ao mesmo tempo em que procuram e enfrentam deliberadamente o perigo. Portanto, como j destacado, a vivncia das atividades de aventura, enquanto experincias intensas, excedendo a rotina e diferenciando-se da vida cotidiana, pode contribuir para o desenvolvimento da resilincia como competncia humana e esta competncia pode ser aprendida a partir de como o indivduo encara seus desafios.

Referncias
Associao Brasileira de Normas Tcnicas NBR 15398 Turismo de aventura Condutores de caminhada de longo curso Competncias de pessoal, Parceria ABNT e Ministrio do Turismo - Normas para o desenvolvimento do Turismo no Brasil 2006. Disponvel em: <http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=47>. Acesso em Set. 2012. 14:25:00. ABNT NBR 15505 Turismo de Aventura Turismo com atividade de caminhada, Parceria ABNT e Ministrio do Turismo - Normas para o desenvolvimento do Turismo no Brasil 2006. Disponvel em: < http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=640>. Acesso em Set. 2012. 14:30:00. BETRN, Javier O. Las actividades fsicas de aventura en la naturaleza: anlisis sociocultural. Apunts: Educacin Fsica y Deportes. Barcelona, 1995 (41 ), p.S-8. LIMA, Antnio J. Zona de conforto X proatividade. Disponvel em: <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_35549/artigo_sobre_zona_de_confort o_x_proatividade>. Acesso em 20 jan. 2011, 21:30:30. BRUHNS, Heloisa T. Esporte e Natureza: O aprendizado da experimentao. In: SERRANO Clia (org.). A educao pelas pedras - ecoturismo e educao ambiental. So Paulo: Chronos, 2000. BRUHNS, Heloisa T. Lazer e meio ambiente: a natureza como espao da experincia. Conexes: Educao, esporte e lazer. Campinas: Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, n.3, dezembro, 1999, p. 7-26. BRUHNS, Heloisa T. Lazer, cultura e tecnologia: discusses envolvendo aspectos da globalizao. Licere. Belo Horizonte: UFMG, v.1, n1, 1998 (a), p.7794. BRUHNS, Heloisa T. Visitando a natureza, experimentando intensidades. In: VASCONCELOS, Fbio P. Turismo e meio ambiente. Fortaleza: UECE, 1998 (b). BRUHNS, Heloisa T. O corpo visitando a natureza: possibilidades de um dilogo crtico. In: SERRANO, Clia; BRUHNS, Heloisa T. (orgs.). Viagens natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas: Papirus, 1997. CURY, Augusto. Nunca desista dos seus sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. FEIXA, Carlos. La aventura imaginaria. Una visin antropolgica de las actividades fsicas de aventura en la naturaleza. Apunts: Educacin Fsica y Deportes. Barcelona, 1995 (41), p.36-43. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 48 ed., Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica eduativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. MARINHO, A. Da busca pela natureza aos ambientes artificiais: reflexes sobre a escalada esportiva. UNICAMP, Campinas, 2001. Disponvel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000219848>. Acesso em Acesso em 20 Fev. 2011, 19:40:15. OJEDA, E. N. S. (2004). Introduccin: Resiliencia e subjetividad. In A. Melillo, E. N. S. Ojeda, & D. Rodrguez (Orgs.), Resiliencia y subjetividad: Los ciclos de la vida (pp. 17-20). Buenos Aires: Paids. POCIELLO, Christian. Os desafios da leveza- as prticas corporais em mutao. In: SANT'ANNA, Denise B. (org.). Polticas do corpo. So Paulo: Estao Liberdade, 1995. RUEGG, F. Valorizar as potencialidades da criana. A resilincia, conceitos e perspectivas. Cadernos de educao de Infncia, n 42, 1997, p. 9. TAVARES, J. (org) Resilincia e educao. So Paulo: Cortez, 2001.

Sobre os Autores
Cristina Jasbinschek Haguenauer Graduada em Engenharia Civil pela UERJ (1985), Mestre em Engenharia pela PUC-RJ (1988) e Doutora em Cincias de Engenharia UFRJ (1997). Atualmente professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em ensino, pesquisa e consultoria na rea de Tecnologias da Informao e da Comunicao, com foco em Educao a Distncia, Capacitao Profissional, Formao Continuada, Produo de Hipermdia, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informao e Realidade Virtual. Alfredo Jos Rebello Educador Ambiental e Professor de Informtica Educativa. editor executivo do Portal e da Revista de Educao Ambiental do Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e Comunicao LATEC-UFRJ. Diretor da empresa EDUCATRILHA - Educao Ambiental, Desenvolvimento Pessoal e Resilincia.

Вам также может понравиться