Вы находитесь на странице: 1из 5

1.

Sobre o problema instrucional:

a) Qual a deficincia acadmica ou de desempenho profissional que se deseja atender? Quais competncias precisam ser desenvolvidas? Fale um pouco a respeito. Os profissionais contratados como consultores, analistas tcnico ou funcional nem sempre so da rea contbil e conhecem a soluo fiscal que a Synchro fornece. Este profissionais precisam conhecer o sistema Synchro e ter tambm uma noo bsica sobre a rea tributria.

b) Onde existe essa necessidade? Numa empresa? Numa escola ou faculdade? Numa determinada categoria profissional? Por favor, descreva esse contexto. A necessidade da formao existe dentro da Synchro, nas empresas que so parceiras, ou seja trabalham instalando ou parametrizando o sistema. Clientes da Synchro tambm precisam desta formao.

Obs.: o problema no deve ser definido como criar um curso ou criar material didtico. Isso seria, talvez, parte da soluo.

Pelo mtodo do DI s se pode decidir por um formato de soluo aps completarmos as anlises do problema, do pblico alvo, e dos objetivos de aprendizagem.

Um problema consiste na necessidade de se melhorar o desempenho acadmico ou profissional de um determinado pblico-alvo.

Dica 1: procure seguir os dois exemplos (TPDI e o do Colgio X) como modelo para essa tarefa, mas tome um problema e um contexto familiares a voc.

Dica 2: se a sua instituio deseja criar um amplo programa de capacitao peo que descreva o mesmo, mas focalize apenas uma necessidade e iniciativa especfica de treinamento/educao que possa servir como experincia piloto para as demais.

2. Quem se prope a atender esse problema? A prpria empresa ou escola onde existe o problema? Ou trata-se de voc como consultor(a) / professor(a) independente? A Synchro j investe h algum tempo na formao de todos estes profissionais de forma presencial, agora est formando uma equipe para desenvolver estes treinamentos a distncia.

3. Quais so as causas que geram essa necessidade de aprendizagem? Ela se deve a programas de formao ou treinamento insuficientes? Caso afirmativo, voc pode explicar porque a instruo atual no boa o bastante? Os treinamentos presenciais capacitam estes profissionais, mas devido o curto tempo e muitas vezes a distncia, o treinamento deixa de dar uma nfase na resoluo de problemas.

4. Quais so as mudanas desejadas? Quais novas competncias ou conhecimentos os aprendizes devem ser capazes de apresentar? Em que nvel precisam chegar?

5. Os aprendizes dominam algo dessas competncias atualmente? Caso afirmativo, em que nvel?

6. Quais aspectos desse problema podem ser resolvidos por meio de educao ou treinamento (problema instrucional)? Participao de profissionais que estejam em outros Estados, quando houver o treinamento presencial, haver uma nfase maior na resoluo de problemas, pois o conceito j foi ministrado on-line 7. Alm da instruo existem fatores organizacionais a serem transformados para que as mudanas aconteam (problemas administrativos / organizacionais)? Quais?

8. Existe alguma data ou cronograma definido por diretores / gestores da organizao para que esses objetivos sejam atingidos? Por favor, no especifique qual ser a durao do curso (pois ainda no h elementos para definir isso) e sim qual o prazo geral (se houver) para seu projeto alcanar os objetivos propostos.

9. Quem so os atores envolvidos nesse processo (professores, diretores, gerentes, pais etc.)? Como poderiam ser caracterizados? Obs.: os aprendizes sero caracterizados mais tarde.

10. Entende-se necessrio o apoio de professores? Caso afirmativo, quais so ou quais devem ser as caractersticas dos professores / instrutores que usaro os materiais instrucionais (preferncias didticas, uso de tecnologias, motivao etc.)?

11. Existe algum currculo (outros cursos da mesma instituio) onde a instruo deve se encaixar? Caso afirmativo quais as caractersticas desse currculo? Quais abordagens e tecnologias costumam ser utilizadas?

12. Existem materiais didticos (livros, apostilas, slides etc.) ou planos de cursos prontos que se possam aproveitar ou preciso criar tudo a partir do ponto zero?

13. Qual o equipamento disponvel (inclui hardware, software, redes, vdeo, quadro negro etc.) ?

14. Existe um lugar definido onde deve se dar a aprendizagem? Quais as caractersticas das salas de aula ou dos ambientes (casa dos alunos, distncia entre localidades, distncia entre salas e laboratrios etc.)?

15. Quais as caractersticas da escola ou empresa onde a nova instruo vai ser desenvolvida? Existem restries que precisem ser consideradas? Quais?

Finalmente:

16. Quais as implicaes do contexto no planejamento de uma soluo? Por favor, apresente pelo menos 4 implicaes.

Por implicao deve ser entendida uma relao lgica entre a anlise de um fator e suas conseqncias. Exemplos:

Se os alunos no sabem ler, ento no ser possvel usar textos na soluo, ou ento ser preciso, antes, alfabetiz-los.

Se as escolas possuem apenas conexo discada com a Internet, ento as pginas web de um curso online precisaro ser especialmente leves e rpidas ao carregar.

Se os professores carecem de certas qualificaes para mediar a instruo, ento ser preciso oferecer-lhes treinamento.

Para cada resposta de sua anlise procure perguntar:

O que isso significa para meu planejamento? Quais as consequncias disso para meu projeto e para a implementao de uma soluo instrucional?

Ateno: ao escrever suas implicaes, evite fechar decises sobre os tipos de mdia a serem utilizados ou as estratgias didticas. Os aspectos da soluo instrucional s podero ser definidos aps a realizao das outras etapas de anlise: anlise dos aprendizes e anlise da tarefa de aprendizagem. As implicaes so ponderaes e no decises definitivas.

Dica: observe os exemplos do TPDI e da Escola X piscando

2. Publique sua anlise no frum Projetos em desenvolvimento.

Importante: se voc ainda no fez isso, crie um novo tpico nesse frum com o nome do seu projeto. Nesse local voc ir publicar, as partes dele medida que forem criadas.

Voc pode publicar sua anlise de contexto no prprio corpo de sua mensagem (copiando e colando) ou, se preferir, pode anexar um documento de texto (ex. Word).

A cada semana farei comentrios sobre trechos de seu projeto e de seus colegas.

3. Leia atentamente os comentrios e, se necessrio, atualize seu projeto

No preciso public-lo novamente no frum com as modificaes sugeridas. Ao longo das semanas voc somar a esse documento novas partes e poder apresent-lo por completo no final do curso.

Вам также может понравиться