Вы находитесь на странице: 1из 4

1

DEPARTAMENTO DE QUMICA E EXATAS CAMPUS DE JEQUI dqejq@uesb.br DISCIPLINA: Bioestatstica Professor: Derval Gomes Pereira Data:______/______/2012 COMPONENTES 1. 4. 2. 5. ATIVIDADE 01 1. Suponha que a varivel escolhida num estudo seja o peso de certo indivduo e que a populao infinita. Pelas especificaes da varivel, o desvio padro de 17,5 kg. Desta forma, admitindo-se um nvel de confiana de 99% e um erro amostral de 2,1 kg, determine o tamanho amostral para esta situao. 2. Admita os mesmos valores da questo anterior e que a populao seja finita de 800 pessoas. Qual ser o novo tamanho amostral? 3. Suponha que a varivel escolhida num estudo seja a proporo de eleitores favorveis ao candidato A e que o pesquisador tenha elementos para suspeitar que essa porcentagem seja de 42%. Admita a populao infinita, um =0,51 e um erro amostral de 2,8%. Com essas informaes possvel estimar o tamanho amostral? Se afirmativo, qual ser o tamanho da amostra? 4. Com os dados da questo anterior, determine o tamanho amostral, admitindo que a populao seja composta de 33.500 eleitores. 5. Pretendia-se fazer um estudo sobre o nmero de irmos dos alunos do 5 ano de escolaridade de uma escola secundria. Para isso, efetuou-se um inqurito ao qual responderam 60 alunos. Neste contexto, INDIQUE: a) A populao em estudo b) A amostra escolhida c) A varivel em estudo e classifique-a 5. Pense e responda: a) Diferencie populao de amostra. Exemplifique em sua rea. 3. 6. CURSO: Semestre: 2012.2

2 b) Elabore uma proposta de pesquisa estatstica em sua rea, levando em considerao todas as etapas de um trabalho estatstico. c) Se voc fosse designado para realizar um uma pesquisa, voc teria alguma razo em optar por um estudo levando em considerao apenas uma parte da populao? Ou voc estudaria toda a populao e por qu? 6. Para as questes descritas a seguir, identifique a populao e a amostra correspondente. Discuta a validade do processo de inferncia estatstica para cada um deles. a) Para avaliar a eficcia de uma campanha de vacinao no Estado da Bahia, 200 mes de recm nascidos, durante o primeiro semestre de um dado ano e em uma dada maternidade em Salvador foram perguntadas a respeito da ltima vez que vacinaram seus filhos. b) Uma amostra de sangue foi retirada de um paciente com suspeita de anemia. c) Para verificar a audincia de um programa de TV, 600 indivduos foram entrevistados por telefone com relao ao canal em que estavam sintonizados. d) A fim de avaliar a inteno de voto para presidente dos brasileiros. 130 pessoas foram entrevistadas sem Braslia. 7. Calcule o tamanho da amostra necessria para estimar o peso mdio de 30000 aves a um nvel de confiana de 95%. Utilize como aproximao para o desvio padro o valor de 300g e considere um erro amostral de 50g. 8. Sendo p = q = 0,5, populao infinita, d=0,05 e 1-=95,5%, determine o tamanho amostral. 9. Considere p=0,1, populao de 105.000 indivduos, d=0,02 e nvel de confiana de 99%. Para a questo, determine o tamanho amostral. 10. Sendo p=65%, populao infinita, d=0,08 e 1-=99%, determine o tamanho amostral. 11. Sendo p=q=0,5, populao infinita, p=0,08 e 1-=95%, determine o tamanho amostral. 12. Sendo p=q=50%, populao de 195500 indivduos, d=5 e 1=95,5%, determine o tamanho amostral. 13. O diretor de uma escola necessita avaliar no final do primeiro semestre o conhecimento de estatstica adquirido pelos alunos do 2 ano. No lugar de aplicar um teste aos 35 alunos (total de alunos

3 na sala), ele prefere aplicar o teste apenas para 06 alunos. Qual o procedimento mais adequado de amostragem a ser adotado?. 14. Pense em uma pesquisa estatstica em sua rea em que voc optou em realizar um questionrio para a obteno dos dados. Neste contexto, elabore 10 questes para compor o mesmo, enumerando tambm as principais variveis envolvidas.
15. Para as situaes descritas a seguir, identifique a populao e a

amostra correspondente. a) Para avaliar a eficcia de uma campanha de vacinao no Estado de So Paulo, mes de recm-nascidos durante o primeiro semestre de 2005, foram perguntadas a respeito da ltima vez que vacinaram seus filhos; b) Para verificar a audincia de um programa de TV no Brasil, indivduos foram entrevistados com relao ao canal em que estavam sintonizados; c) A fim de avaliar a inteno de voto para presidente do Brasil, pessoas foram entrevistadas em cidades brasileiras. 16. Numa pesquisa, para estudar a preferncia do eleitorado a uma semana da eleio presidencial, qual o tamanho de uma amostra aleatria simples de eleitores que garanta, com alta confiana, um erro amostral no superior a 2%? 17. Numa empresa com 1.000 funcionrios, deseja-se estimar a percentagem de funcionrios favorveis a um certo programa de treinamento. Qual deve ser o tamanho de uma amostra aleatria simples que garanta, com alto nvel de confiana, um erro amostral no superior a 5%? 18. Cite e comente 03 ou mais atividades do planejamento experimental na rea da Biologia em que a estatstica se faz necessrio:

19. Para voc, o que coletar dados? Exemplifique com uma situao em sua rea. 20. A massa (em quilogramas) de 20 trabalhadores de uma empresa com 100 funcionrios esta registrada a seguir: 62 52 73 80 65 50 70 75 80 65 70 77 82 91 75 52 68 86 70 80 Com base nos dados obtidos, responda: a. Qual a populao dessa pesquisa?

4 b. Qual a sua amostra? c. Qual a varivel nessa pesquisa? Ela discreta ou contnua? 21. Um pesquisador tem 10 gaiolas, cada uma com seis ratos. Como o pesquisador pode selecionar 10 ratos para uma amostra? 22. A metodologia estatstica importante para a Fisioterapia? Justifique sua resposta relacionando e comentando as principais fases do mtodo estatstico, associando as mesmas com a sua rea.

Вам также может понравиться