Вы находитесь на странице: 1из 4

Rui Malaquias

Mercado de Capitais e Gesto de Carteira

Cadeira: Mercado de Capitais e Gesto de Carteiras Lusada 2011


Aula 5

Mercado de Capitais Produtos (Ttulos, Valores Mobilirios e Derivativos) Neste captulo falaremos dos produtos que so transaccionados no Mercado de Capitais, ou seja, o que se vende e se compra num Mercado de Capitais, so estes produtos que certamente devem formar as diversas carteiras de investimento de investidores/aforradores que recorrem ao Mercado de Capitais para adquirirem activos financeiros com determinado risco e rentabilidade. Podemos concluir que o Mercado de Capitais apresenta duas serventias conexas: fonte de financiamento e oferta de activos financeiros para criao de carteiras de investimento.

Aces so ttulos de renda varivel (rentabilidade depende dos resultados das empresa) representativos da fraco mnima do capital social da empresa, ou sociedade annima. Se esta mesma sociedade tiver feito uma emisso de aces ou aumento de capital social no mercado de valores mobilirios (Mercado de Capitais) ento estaremos perante uma sociedade aberta, aberta pois est aberta ao pblico com o capital disperso por vrios investidores. O proprietrio de uma aco torna-se accionista ou co-proprietrio da empresa, ganhando o direito de receber um dividendo de acordo com o seu percentual na totalidade do capital social da empresa, bem como, responsvel quanto ao processo de liquidao da empresa em caso de falncia (no se aplicando as sociedades annimas de responsabilidade limitada SARL). As aces para alm de representarem fraces do capital social das empresas so conversveis em dinheiro a qualquer tempo, pois estas detm valor monetrio que apesar de ser pr-estabelecido aquando da emisso, determinado pelo mercado. Existem dois tipos de aces: ordinrias que conferem ao accionista a participao nos resultados da empresa e direito de voto nas assembleias-gerais da empresa, as aces preferenciais garantem ao accionista prioridade no recebimento dos dividendos, relativamente aos accionistas ordinrios, bem como, no reembolso do capital em caso

Rui Malaquias

Mercado de Capitais e Gesto de Carteira

de dissoluo da empresa, mas no conferem ao accionista o direito de voto na assembleia-geral da empresa. As aces apresentam as seguintes formas: na forma nominativa so aquelas em que o nome do accionista averbado no ttulo, aps a emisso ou compra so entregues ao accionista sendo o registo do nome do accionista no livro da empresa, neste contexto, estas tm a forma fsica (em papel). Outra forma que aces podem apresentar a forma escritural (electrnica), no tendo movimentao fsica, estas so lanadas a dbito e a crdito na conta corrente do accionista.

Obrigaes - As obrigaes so ttulos/activos financeiros de rendimento ou de cupo fixo, ou seja, pagam juros fixos aos seus titulares, conferindo estes titulares os direitos de dvida sobre o emitente. Num mesmo emprstimo obrigacionista (emisso de obrigaes pela empresa), as obrigaes conferem direitos de crdito iguais aos seus titulares. Isso significa que as obrigaes de uma mesma emisso so fungveis entre si, tal como o mesmo valor nominal expresso em notas de banco, numa ptica puramente financeira, para o investidor indiferente deter quaisquer obrigaes dessa emisso que perfaam um mesmo valor nominal. Sendo valores mobilirios (emitidos por sociedades abertas), as obrigaes so transaccionveis em mercados secundrios, o que, conferindo-lhes liquidez, as transforma num veculo privilegiado de financiamento de mdio e longo prazo das empresas. Em Angola, conforme a LVM existem obrigaes com uma terminologia diferente e ligadas a outro emissor, ou seja, as chamadas debntures correspondem a obrigaes emitidas por empresas privadas (no pblicas), ao passo que as obrigaes clssicas ficam reservadas para emissores pblicos.

Cotas/unidades de participao de fundos de investimento so ttulos que correspondem a fraces do patrimnio dos fundos de investimento, ou seja, os fundos de investimento so gerados quando um conjunto de investidores decide juntar recursos para criar um fundo de investimento, sendo este fundo de investimento administrado por uma instituio financeira independente, denominada sociedade gestora de fundos de investimento. 2

Rui Malaquias

Mercado de Capitais e Gesto de Carteira

O fundo ter como objectivo investir em determinado ramo da economia (agricultura, pescas, energia) ou mesmo em valores mobilirios, bem como, no sector imobilirio. Neste contexto teremos fundos de investimento mobilirios quando investirem no sector imobilirio e fundos de investimento imobilirios se investirem em valores mobilirios cotados em bolsa. Os valores mobilirios derivados dos fundos so as fraces do patrimnio que estes fundos acumulam, a medida que este patrimnio vai se valorizando as cotas ou unidades de participao tambm ganham valor. Tendo a particularidade de serem valores mobilirios pelo facto do fundo ser criado ou aumentar o seu capital (emitir mais cotas) no mbito do Marcado de Capitais, as cotas so tornam-se transaccionveis em mercado secundrios regulamentados.

ndices Em termos de Mercado de Capitais os ndices representam o valor mdio ponderado de um grupo de aces de empresas cotadas em bolsa e pertencentes a um determinado ramo ou sector da economia. Estes ndices podem constituir um ttulos integrantes de uma carteira investimento, partindo do princpio que correspondem a um ttulo montado a partir da mdia ponderada ou do peso que o valor de cada aco de determinada empresa ter no total do ndice. Nestes casos a dimenso da empresa importante, pois a variao do preo de uma aco de uma empresa com maior capitalizao e consequentemente maior peso no ndice deve influenciar de forma mais acentuada o referido ndice. Existem ndices ponderados pelo nmero de ttulos das empresas integrantes do ndice, sendo que nestes casos o ndice calculado pelo nmero de ttulos de certa empresa do ndice em vez da relao peso valor. As variaes do ndice normalmente reflectem as tendncias do mercado ou de determinado sector a que o ndice esta ligado, pois reflectem o conjunto de variaes das cotaes do mercado ou sector

Rui Malaquias

Mercado de Capitais e Gesto de Carteira

Derivativos so contratos definidos entre duas partes no qual se definem pagamentos futuros definidos em relao a um outra varivel ou activo. Os derivados so designados como instrumentos financeiros que assentam numa relao contratual estabelecida entre duas ou mais partes, onde todas as condies inerentes ao pagamento ou qualquer outra aco a executar futuramente, so previamente estabelecidas. O valor de um derivado depende do comportamento do preo do activo, denominado activo subjacente, ou activo base, bem como de outras variveis, como a taxa de juro e taxas cmbio que influenciam o preo de determinado activo. Os derivativos so muito utilizados para prtica de arbitragem compra de activos em determinados mercados para revenda em outros mercados aproveitando a discrepncia entre os preos do activo entre os mercados. De igual forma so utilizados para a prtica de hedge e especulao. Seguidamente faremos uma incurso pelos contratos de derivativos transaccionados nos mercados secundrios: Contrato Forward (a termo) consiste num acordo para compra ou venda de um activo numa data futura a um preo determinado. Estamos perante um forward quando as contrapartes de um contrato decidem comprar ou vender determinado activo numa data futura a um preo acordado. Estes contratos so transaccionados em mercados de balco, usualmente entre duas instituies financeiras ou entre as instituies financeiras e seus clientes.

Вам также может понравиться