Вы находитесь на странице: 1из 17

Metodologia de Investigao e Anlise de Dados Mdulo 4 Fontes de Informao

Objectivos do Mdulo
Pontos: 4.1.e 4.2. Distinguir, claramente, entre dados secundrios e dados primrios. Conhecer os tipos de amostragem. Dominar a forma de clculo da dimenso ptima da amostra.
M4 P1

Requisito bsico e distino bsica


Requisito: Rigor seguido na recolha de dados. Dados secundrios: Estatsticas existentes. Dados primrios: Dados criados, os quais constituem um contributo acrescido para o trabalho de investigao, bem como para o grau de originalidade da mesma.
M4 P2

4.1. Dados secundrios: Definio

Dados recolhidos, previamente, por outros investigadores ou instituies e com objectivos diferentes relativamente aos objectivos apresentados pelos utilizadores posteriores.

M4 P3

4.1. Dados secundrios: Vantagens


(i) Estudo de questes histricas ou longitudinais. (ii) Comparao entre pases, sectores de actividade, etc. (iii) Suporte dos resultados obtidos por outras vias. (iv) Anlise das amostras de grande dimenso, garantindo a representatividade da populao em estudo. (v) Menos onerosos.
M4 P4

Categorias de Dados Secundrios


(i) Internacionais: utilizados em estudos comparativos (vantagem: homogeneidade da informao). (ii) Nacionais: so dados especficos sobre um pas (vantagem: alto nvel de detalhe da informao).
Estatsticas Internacionais: OCDE; UE; FMI; ONU; Banco Mundial. Estatsticas Nacionais: INE, GEE, OCES, Gabinetes de Planeamento e Estatsticas dos Ministrios, CCDR, Jornais e Revistas, Bancos (BP, CGD, BES, etc), ISP, CMVM.
M4 P5

4.2. Dados primrios: Inqurito por Amostragem

Amostra = Fraco da populao total estudada. Objectivo: Obter informao necessria sobre a populao no momento certo e ao menor custo possvel. Limitao: Apenas garante resultados aproximados.
M4 6

4.2. Dados primrios: Vantagens


(i) Reduo de custos. (ii) Maior rapidez no apuramento dos resultados. (iii) Maior profundidade no tratamento da informao. (iv) Utilizao de grupos de menor dimenso facilita a recolha de um maior nmero de dados. (v) Evita a destruio da populao objecto de estudo. (vi) Menor possibilidade de erro na recolha e processamento de um menor nmero de dados. (vii) Utilizao de meios de recolha mais adequados e melhor superviso do processo.
M4 7

Inqurito por amostragem: Aces e Resultados


Preveno de erros

Aces

Definio dos objectivos do estudo

Definio da populao objecto de estudo

Anlise dos dados secundrios

Escolha do(s) mtodos de amostragem

Escolha da dimenso da amostra

Mtodo de recolha de dados

Anlise dos dados primrios

Resultados

- Necessidades. -Natureza dos resultados. - Critrios para a recolha de dados.

Universo/ Populao inquirida

- Definio da problemtica. -Hipteses. - Critrios para a recolha de dados.

Dados Amostra primrios

Dados secundrios

M4 8

Mtodos de Amostragem
(i) Amostragem casual simples (ii) Amostragem estratificada

Amostragens aleatrias

(iii) Amostragem por conglomerados (iv) Amostragem por etapas (v) Amostragem por fases (i) Amostragem orientada

Amostragens no aleatrias

(ii) Amostragem por convenincia (iii) Amostragem bola de neve (iv) Amostragem por quotas

M4 9

Amostragens aleatrias
Definio: So aquelas em que cada elemento da populao tem uma probabilidade conhecida e diferente de zero, de integrar a amostra. (i) Amostragem casual simples: Quando cada elemento do universo tem a mesma probabilidade (P=1/N, sendo N a dimenso da populao inquirida) de ser escolhido para entrar na amostra. Ex. Amostra com elementos da populao, preferencialmente, sem reposio.
M4 10

Amostragens aleatrias (cont.)


(ii) Amostragem estratificada: A populao subdividida em classes mais homogneas (ou estratos), de cada uma das quais se seleccionam amostras casuais que, combinadas, formam a amostra total. (iii) Amostragem por conglomerados ou por cachos: As unidades estatsticas so agrupadas de acordo com um critrio, determinado, previamente, em conjuntos denominados por conglomerados, pertencendo cada unidade estatstica a um nico conglomerado (por exemplo, um estabelecimento comercial constitui um conglomerado de empregados de comrcio). Os conglomerados so seleccionados, aleatoriamente, sendo observadas todas as unidades que os compem.
M4 11

Amostragens aleatrias (cont.)


(iv) Amostragem por etapas: Consiste no estabelecimento de uma hierarquia de unidades de amostragem (primria, secundria, terciria, etc), sendo a escolha das unidades finais a observar feita no numa fase nica, mas em vrias etapas.
1. Etapa: Amostra constituda pelo somatrio das empresas portuguesas de moldes. 2. Etapa: De cada unidade primria retira-se uma amostra aleatria de unidades secundrias, por exemplo, Lisboa e Porto. 3. Etapa: Retira-se uma amostra aleatria de unidades tercirias e assim sucessivamente.
M4 12

Amostragens aleatrias (cont.)


(v) Amostragem por fases: utilizada para, a partir de uma sub-amostra da amostra principal, se obterem informaes mais pormenorizadas sobre determinados aspectos.
Exemplo: Seleco - Mtodo de amostragem estratificada. Estudo das micro empresas (<10 empregados). Estudo aprofundado Seleco de uma amostra de micro empresas.
M4 13

Amostragens no aleatrias
Definio: Incluem-se mtodos que envolvem juzos de valor de quem selecciona. A construo da amostra efectuada a partir de informaes disponveis a priori sobre a populao estudada. (i) Amostragem orientada: A seleco dos elementos da populao feita por especialistas na rea de trabalho, e em funo das caractersticas que esses elementos possuem relativamente aos objectivos da pesquisa. Exemplo: Investigao exploratria.
M4 14

Amostragens no aleatrias (cont.)


(ii) Amostragem por convenincia: A seleco de unidades da amostra efectuada, de forma arbitrria, em funo da convenincia da pesquisa.
Vantagem: Adequao do questionrio. Desvantagem: Inexistncia de possibilidade de inferir resultados para a populao.

(iii) Amostragem bola de neve: Utiliza-se quando a populao constituda por casos dificilmente encontrados. Implica construir a populao com caractersticas comuns.
Vantagem: Construo de populao desconhecida. Desvantagem: Inexistncia de possibilidade de inferir resultados para a populao.
M4 15

Amostragens no aleatrias (cont.)


(iv) Amostragem por quotas: A amostra escolhida de modo a ter uma distribuio de certas caractersticas (variveis de controlo), idntica da populao da qual retirada. Quotas = (Taxa de amostragem) x (Nmero de elementos da populao pertencente a cada classe definida pelas variveis de controlo) Passo seguinte: Para efeitos de escolha dos elementos de cada quota pode recorrer-se a qualquer outro mtodo de amostragem.
M4 16

Вам также может понравиться