Вы находитесь на странице: 1из 3

Projeto Testes Intermdios 201 2012/2013

1. Ciclo
PORTUGUS e MATEMTICA Informao n. 2

Disciplina Ano de escolaridade Data

Portugus 2. ano 28 de maio de 2013

Matemtica 2. ano 31 de maio de 2013

INTRODUO Os testes intermdios a realizar pelos alunos do 2. ano do 1. ciclo do ensino bsico visam um diagnstico precoce das dificuldades de aprendizagem, que permita uma interveno pedaggica e didtica mais eficaz. Os testes so corrigidos e classificados pelo professor da turma. O enuncia enunciado, os critrios e os resultados devem ser objeto de anlise e / ou de interpretao pelos professores, visando visando-se, em cada momento, a consecuo das finalidades formativas do projeto. Reitera-se a importncia de os pais / encarregados de educao dos alunos que realiz se realizam os testes do 2. ano de escolaridade tomarem conhecimento da informao sobre o desempenho global dos seus educandos atravs da Ficha Individual de Aluno. Este documento, gerado a partir das grelhas o, de classificao, regista, para cada aluno, o desempenho por objetivo, enquadrado em cada sificao, domnio (Portugus) ou em cada tema (Matemtica) Caber, ainda, ao professor da turma, a partir (Matemtica). das informaes desta ficha e da anlise do teste, fazer a apreciao global do desempenho do aluno. A informao que consta destas fichas deve ser lida tendo em conta o contexto global da avaliao efetuada pelo respetivo professor, constituindo se como informao a ser enquadrada constituindo-se pelo conhecimento privilegiado que cada pai / encarregado de educao tem do seu educando arregado educando. Exemplos de Fichas Individuais podem ser consultados em http://www.gave.min xemplos http://www.gave.min-edu.pt/np3/453.html.

OBJETO DE AVALIAO Os testes de Matemtica e de Portugus tm por referncia, respetivamente, o Programa de rncia, Matemtica do Ensino Bsico (homologado em dezembro de 2007) e o Programa de Portugus do Ensino Bsico (homologado em maro de 2009), nomeadamente no que respeita ao 1. e ao 2. ano. 2009), O teste de Portugus permite avaliar a aprendizagem, enquadrada em domnios, passvel de avaliao em prova escrita de durao limitada. No ser, por isso, avaliada a aprendizagem no domnio da Expresso Oral.

Informao n. 2 Portugus e Matemtica 1. CEB

1/3

CARACTERIZAO DOS TESTES Os testes so constitudos por duas partes, apresentadas em dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). Os alunos respondem nos cadernos que constituem o enunciado do teste. Os testes podem incluir itens da tipologia que se apresenta no quadro seguinte. Quadro 1 Tipologia de itens Itens de seleo Escolha mltipla Associao / Correspondncia Ordenao Itens de construo Resposta curta Resposta restrita

NOTAS: Alguns dos itens de escolha mltipla, de associao / correspondncia e de resposta curta podem apresentar-se sob a forma de tarefas de completamento. No teste de Portugus, alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de transformao.

No teste de Portugus, a primeira parte, que corresponde ao Caderno 1, permite avaliar a aprendizagem nos domnios da Compreenso do Oral (Grupo I) e da Leitura (Grupo II). Na segunda parte, que corresponde ao Caderno 2, avalia-se a aprendizagem nos domnios do Conhecimento Explcito da Lngua (Grupo III) e da Escrita (Grupo IV). Nos itens do teste relativos ao Conhecimento Explcito da Lngua, so usados termos previstos no Programa de Portugus do Ensino Bsico em vigor. Estes termos encontram-se definidos para os docentes no Dicionrio Terminolgico (http://dt.dgidc.min-edu.pt). No que se refere ao Grupo I Compreenso do Oral, informa-se que as instrues, o(s) texto(s), as pausas para leitura e para resposta fazem parte do prprio ficheiro udio. Assim, o professor no dever intervir durante a reproduo do ficheiro udio (por exemplo, prestando esclarecimentos sobre o material em audio ou interrompendo a reproduo), salvo para iniciar e para finalizar a aplicao, ou para suprir alguma dificuldade tcnica imprevista. No caso de se verificar alguma dificuldade tcnica decorrente da aplicao do ficheiro udio, os tempos de durao de cada grupo do Caderno 1 no devero ser comprometidos. Assim, na primeira parte do teste, os alunos devero dispor de 15 minutos para a realizao do Grupo I e de 30 minutos para a realizao do Grupo II.
1

MATERIAL PORTUGUS Os alunos devem usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Devem ter sua disposio um lpis, uma borracha, lpis de diversas cores (entre elas, amarelo, azul e vermelho), um apara-lpis e folhas de rascunho. No permitido o uso de corretor.

O Caderno 1 ser acompanhado de um ficheiro udio para reproduo na sala de aula. 2/3

Informao n. 2 Portugus e Matemtica 1. CEB

MATEMTICA Os alunos podem usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica, de tinta indelvel, azul ou preta, ou lpis. Os alunos devem, ainda, ter sua disposio uma rgua graduada, uma borracha, lpis de diversas cores (entre elas, amarelo, azul e vermelho), um apara-lpis e folhas de rascunho. No permitido o uso de corretor.

DURAO Cada teste tem a durao total de 90 minutos. Cada parte do teste tem a durao de 45 minutos. Entre a primeira e a segunda parte, h uma pausa de 30 minutos.

INFORMAO DE CARCTER LOGSTICO Os meios tcnicos disponveis na escola (leitor de CD, leitor de mp3, computador, colunas de som, ou outros) devem permitir uma boa reproduo do ficheiro udio. Este ficheiro de suporte do teste (a disponibilizar em dois formatos: wma e mp3) ser colocado na Extranet (rea Contedos, separador Testes Intermdios 2012/2013) no dia 23 de maio, por forma a possibilitar, em tempo til, a sua converso para formatos compatveis com os meios de que cada escola dispe e a sua reproduo em nmero igual ao das salas em que o teste vai ser aplicado. Esclarece-se que, apesar de no ser necessria uma sala especfica, a sala dever permitir uma boa audio do material udio. Sugere-se que cada escola descarregue o ficheiro udio utilizado no teste de 2011/2012, por exemplo, que se encontra na pgina do GAVE, no separador Testes Intermdios, o copie para um suporte adequado aos seus meios e o experimente. Apresenta-se, de seguida, um quadro com as datas e as formas de disponibilizao dos ficheiros e a data de aplicao do teste. Quadro-sntese
Data de disponibilizao Material disponibilizado Ficheiro udio de suporte ao Grupo I Compreenso do Oral (disponvel em 2 formatos: wma e mp3) Enunciado do teste em formato PDF (Caderno 1 e Caderno 2) Data de aplicao Formas de disponibilizao Na Extranet, na rea Contedos, separador Testes Intermdios 2012/2013. O ficheiro estar protegido com uma palavra-passe que ser enviada, no dia 16 de maio, via Alerta da Extranet para o endereo seguro das escolas e dos agrupamentos de escolas inscritos nos TI de 2. ano

23 de maio

28 de maio

27 de maio (7h30min.)

Em condies iguais s dos outros TI

Publicado em 19.out.2012

Informao n. 2 Portugus e Matemtica 1. CEB

3/3

Вам также может понравиться