Вы находитесь на странице: 1из 14

www.concursosmilitares.com.

br

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA EXAMES DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DO EXAME DE ADMISSO AO ESTGIO DE ADAPTAO GRADUAO DE SARGENTO MODALIDADE B PROVAS DE: LNGUA PORTUGUESA SISTEMA DE INFORMAO

Gabarito Oficial

www.concursosmilitares.com.br

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 01 A 40 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA


Pr-sal: combustvel para a educao Maria Izabel Azevedo Noronha A descoberta de reservas de petrleo na regio pr-sal da plataforma martima brasileira representa uma nova era econmica para o nosso pas. Apenas no campo de Tupi, na Bacia de Santos, as estimativas apontam para a existncia de um volume de cinco a oito bilhes de barris de petrleo. Trata-se de uma formidvel conquista do nosso pas, graas ao empenho de nossos tcnicos, s polticas energticas que vm sendo implementadas e ao desenvolvimento de uma tecnologia de explorao em guas profundas que nica no mundo. Entretanto, para que o novo salto que se projeta para a economia brasileira nos prximos anos resulte em melhoria real na qualidade de vida do nosso povo, resgatando a maioria da populao de sculos de carncias, misria e abandono, necessrio que os vultosos recursos que adviro da explorao dessa riqueza recm-descoberta revertam em investimentos nas reas sociais, sobretudo e prioritariamente na educao. Alguns segmentos conservadores (...) criticam o volume de investimentos necessrios para a explorao das reservas do pr-sal algo como R$ 2 trilhes at 2017. Esquecem, providencialmente, que as reservas descobertas, segundo alguns especialistas, tm o potencial comercial estimado de at 100 trilhes. Acreditamos que o povo brasileiro merece, sim, que se faam investimentos dessa ordem, os quais, naturalmente, sero maiores ou menores de acordo com a confirmao dos volumes de petrleo de cada reserva. O fundamental que os royalties e as receitas resultantes da tributao desse verdadeiro tesouro sejam revertidos para aquele setor que pode fazer com que o Brasil d o salto definitivo para o futuro, que a educao.

02 Com relao s idias apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.


a) Polticas energticas eficazes esto sendo implementadas em guas profundas. b) Apenas no campo de Tupi, na bacia de Santos, h pr-sal para ser explorado em quantidade. c) A produo anual de oito bilhes de barris algo formidvel at mesmo para o Brasil. d) A exclusiva tecnologia brasileira de explorao em guas profundas foi fator determinante para o achado.

03 Sobre o termo providencialmente no terceiro pargrafo do texto, correto afirmar-se que se trata de um(a)
a) b) c) d) ironia. enaltecimento. providncia. nfase.

possvel inferir que a autora, ao utilizar-se da palavra entretanto para iniciar o segundo pargrafo, acredita que a) s haver prosperidade no pas se os vultosos recursos advindos dessa riqueza forem revertidos para a educao. b) essa descoberta se trata de uma formidvel conquista se desenvolver ainda mais a tecnologia de explorao em guas profundas. c) h necessidade de que esses recursos advindos dessas riquezas no sejam revertidos prioritariamente para as reas sociais. d) ainda que se priorize a educao em detrimento da explorao em guas profundas, o Brasil no dar seu salto definitivo para o progresso.

04

05 Em qual das alternativas encontramos advrbio de intensidade?


a) Em sua tese, h provas bastantes de conhecimentos sobre Lacan e Freud. b) A chuva continuava, uma chuva mansa e igual, quase lenta, sem interesse em inundar. c) Meia xcara de caf o suficiente para provocar muita insnia em mim, se ingerida noite. d) Meu ser desfolha-se em muitas ntimas lembranas, que revivem um adeus sem adeus.

As questes de 01 a 04 referem-se ao texto anterior.

01 Leia:
... necessrio que os vultosos recursos que adviro da explorao dessa riqueza recm-descoberta revertam em investimentos nas reas sociais, sobretudo e prioritariamente na educao. Com o emprego de sobretudo e prioritariamente, a frase lida deve ser entendida como: a) Havendo possibilidade, deve-se investir em educao. b) Deve-se abrir uma concesso para que a educao receba os recursos do petrleo. c) Aps o atendimento das demais necessidades, a educao dever ser contemplada. d) Das reas sociais passveis de receber investimentos advindos do petrleo, a educao tem primazia.

06 Assinale a alternativa na qual uma das vrgulas foi empregada incorretamente.


a) Adriano subiu as escadas como o vento, guardou os sapatos, a mochila, e a luz do quarto se apagou de mansinho. b) Ele tinha de continuar ali, apesar da saudade, da vontade de voltar, e no havia nada a ser feito. c) Alimentar-se bem, dedicar-se a algum hobby, praticar regularmente exerccios fsicos, e viajar so hbitos saudveis. d) O sol estava mais intenso, e a crianada nem esquentava.

07 Assinale a nica alternativa em que o trecho em negrito no deve ser classificado como vocativo.
a) Eu tenho costume, meu amigo, de cumprimentar as pessoas quando chego. b) Foi isso o que sempre esperei de voc, e que voc no soube ser: meu amigo. c) Meu amigo, faa a prova com tranqilidade. d) Tudo resultado de esforo, meu amigo.

Pgina 3

www.concursosmilitares.com.br

08 Leia:
As operrias concorreram ao chamado da abelha rainha. Na palavra em negrito acima, h um hiato. Em qual palavra que se segue h um exemplo desse mesmo tipo de encontro voclico? a) b) c) d) coelho reizinho paisagem psicolgico

12 Leia:
Uma das personalidades que voou no Mirage foi o piloto Ayrton Senna [...] O vo teve bastante cobertura da imprensa, e os jornalistas perguntaram-lhe o que havia achado do vo, e ele respondeu: Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse vo que eu fiz, com certeza teria mais amor Ptria. correto afirmar em relao ao emprego da(s) vrgula(s) que a primeira vrgula foi utilizada porque separa orao com sujeitos diferentes. b) a segunda vrgula facultativa. c) a primeira vrgula antes do e no obrigatria. d) a terceira vrgula no obrigatria porque a subordinada vem antes da principal. a)

09 Leia:
I... esta saudade fina de Pasrgada um veneno gostoso dentro do meu peito. II- A noite chora de frio, e o mendigo na calada clama por um abrigo. III- ... o essencial achar-se as palavras que o violo pede e deseja. H prosopopia em a) b) c) d) I apenas. I e III. II e III. II apenas.

13 Em qual alternativa a correspondncia entre a locuo adjetiva e o adjetivo est incorreta?


a) b) c) d) do campo = buclico de lua = selnico de marfim = ebrneo de fogo = gpseo

14 Leia: 10 Observe:
1- O escritor ficou impressionado com o sucesso de sua obra. 2- Os atores uniram a sensibilidade grande criatividade no espetculo. 3- Eles logo me chamaram ao palco para a entrega dos merecidos prmios. O complemento objeto direto est presente em: a) b) c) d) 1 apenas 1e2 2e3 1, 2 e 3 IO autor com cujas idias no concordamos ir ao Congresso. II- O diretor gostou e aprovou o novo projeto da equipe de esportes. III- Simpatizo com a Lingstica Textual, mas tenho estudado muito pouco suas teorias. Conforme a Norma Culta, est(o) correta(s) quanto regncia verbal, apenas a) b) c) d) I. II. III. I e III.

11 Leia:
I- O dono da empresa descobriu a doena no incio. II- O dono saiu da empresa no incio da doena. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao correta sobre os termos destacados no texto acima. a) da empresa na frase I exerce a funo de adjunto adnominal. b) da empresa, na frase II no exerce a funo de adjunto adverbial. c) da empresa, nas frases I e II, exerce a funo de complemento nominal. d) da empresa, na frase I, exerce a funo de complemento nominal, e, na II, de adjunto adnominal.

15 Leia
Meu filho ainda no sabe se ganhar uma bolsa de estudos. Assinale a alternativa que apresenta a mesma classificao da orao acima destacada. a) O professor garantiu que haver um aumento no nmero de bolsas. b) Sabe-se que muitos no estudaram para ganhar a bolsa de estudos. c) O problema que o nmero de bolsas no atende a todos. d) O professor deu garantia de que haver um aumento no nmero de bolsas.

Pgina 4

www.concursosmilitares.com.br

16 Quanto ao tipo de predicado, coloque (1) verbo-nominal, (2) verbal e (3) nominal. A seguir, assinale a seqncia correta.
( ) Os comportamentos das crianas foram julgados abominveis. ( ) O presidente esteve entre a vida e a morte durante vrios dias. ( ) A casa dos sete anes ficava atrs das colinas do bosque. a) b) c) d) 1, 2, 3 1, 3, 2 2, 3, 2 2, 1, 2

21 Leia:
Buscando reconciliar-se comigo aps um desentendimento, meu amigo props: A partir de hoje, vamos tentar manter uma relao mais cardaca. Achei boa sua proposta, mas, mesmo sem querer contrarilo, respondi que aquilo era impossvel. Isso porque ele deveria ter dito a) b) c) d) um relacionamento mais arterial. uma relao mais cardiologista. uma relao mais coronria. uma relao mais cordial.

17 Assinale a alternativa que apresenta uma palavra grafada incorretamente.


a) Ansiosa para participar da excurso organizada pela escola, Alice no dava sossego me. b) A me enxugou as lgrimas da filha, que sempre se negou a enxergar os defeitos do marido. c) Os netos acariciavam-lhe a face enrrugada, mas a av permanecia impassvel. d) O incipiente professor no conseguiu sanar as dvidas de alguns alunos do quarto ano.

22 Dos elementos em negrito nas alternativas abaixo, apenas um complemento nominal. Assinale-o.
a) A habitao da mata era permitida apenas aos ndios. b) Da mata provm muitas substncias medicinais. c) O corao da mata era defendido por uma ona altiva e robusta. d) Vanessa da Mata um dos grandes talentos da nova gerao de cantoras brasileiras.

qual das alternativas o acento grave foi usado incorretamente? a) O ex-coronel ianque Peter Willian saiu caa do soldado desertor. b) Vai surgindo no cu lua cheia, e os gemidos do lobo se ouvem ao longe. c) Pusemo-nos a caminho, s pressas, por volta das quatro horas. d) O desprazer de uma leitura pode significar para seu filho um decisivo adeus literatura infantil.

18 Em

23 Em qual das alternativas a regncia nominal no obedece Norma Culta?


a) Aquele funcionrio no estava apto a exercer a funo de assessor. b) O diretor tinha certeza de que no haveria reposio das aulas. c) A obedincia para com os pais traz a sua origem desde o bero. d) Lncon mantinha sempre acesa no corao a nsia pelo progresso de seu pas.

19 Assinale

a alternativa em que todas as palavras so proparoxtonas. Obs.: o acento grfico de algumas palavras foi retirado propositadamente. a) b) c) d) exodo municipe interim recorde rubrica interim omega interim rubrica recorde municipe interim

24 Coloque C (certo) ou E (errado) para a flexo de tempo e modo dos verbos destacados e, a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta.
( ) Quando vocs lhes derem essa boa notcia, eles no desistiro do curso. (futuro do subjuntivo) ( ) No necessrio que ele se aborrea por ter ela evitado o ltimo encontro. (presente do indicativo) ( ) Enquanto o cientista no obtiver todos os dados, no terminar a pesquisa. (futuro do pretrito do indicativo) a) b) c) d) C, E, E E, C, C C, C, E E, E, C

20 Em qual alternativa a orao coordenada classifica-se como explicativa?


a) Na Europa faz muito frio; levarei, pois, todos os meus agasalhos. b) Cuidado, no se precipite nos julgamentos, porque neste mundo tudo possvel. c) As crianas ora choravam ora riam durante a apresentao daquele famoso palhao. d) O empresrio colaborou com dez reais para a campanha, entretanto poderia ter sido com mais.

Pgina 5

www.concursosmilitares.com.br

25 Leia:
Tantas voc fez, Que ela chorou, Porque voc, rapaz, Abusou da regra trs (...) Das alternativas a seguir qual apresenta uma orao que recebe a mesma classificao da orao em negrito acima? a) Foi l pelas tantas da madrugada que ela resolveu voltar para casa. b) Eu te vi por a cantando tantas vezes, que nem as aves matutinas. c) Subiu tanto o preo da gasolina, que eu vendi meu carro para poder compr-la. d) No gaste assim tantas palavras, que todas o vento leva.

30 Leia:
Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores. O termo sublinhado no texto acima exerce a funo de a) b) c) d) sujeito. adjunto adverbial. adjunto adnominal. predicativo do sujeito.

31 Coloque C (certo) ou E (errado) para a classificao das conjunes coordenativas destacadas e, a seguir, assinale a seqncia correta.
( ) Choveu noite, que o asfalto amanheceu molhado. (explicativa) ( ) Todas os dias ele sonha que sonha em morar no exterior. (alternativa) ( ) Ela no s escreveu a pea teatral, mas tambm fez parte do elenco. (aditiva) a) b) c) d) E-C-E C-E-C E-E-C C-C-E

26 Diante das injustias cometidas ali, ele jamais ___ calou ___.
Com relao correta colocao do pronome oblquo se no perodo acima, correto afirmar-se que ele deve ser posto a) b) c) d) obrigatoriamente antes do verbo calou e com hfen. imediatamente antes do verbo calou. aps o verbo calou e com hfen. aps o verbo calou e sem hfen.

27 Leia:
Eis a outro lance, que parecer de teatro, e to natural como o primeiro, uma vez que me e filho iam missa, e Capitu no saa sem falar-me. Era j um falar seco e breve; a mor parte das vezes, eu nem olhava para ela. (Machado de Assis) Quanto ao processo de formao de palavras, pode-se afirmar que a palavra destacada no texto formada pelo processo de a) b) c) d) composio. abreviao. hibridismo. derivao.

32 Quanto concordncia nominal, que alternativa completa correta e respectivamente as lacunas nos seguintes textos:
Os cavalos rebeldes, metidos at__ canela na correnteza dobravam o negro pescoo. Ando pelo mundo Como um animal errante Cumprindo__ destinos Por caminhos totalmente incertos. a) b) c) d) meia, meio meio, meio meio, meios meia, meios

28 Assinale a alternativa que apresenta orao sem sujeito.


a) b) c) d) Sbado me chamaram para o trabalho! Abriu-se para mim, de repente, o cu. No h judiao maior que essa, caro leitor. Vive-se mal nesta distante cidade do interior.

33 - Observe:
Caiu a serenata silenciosa molhando os pastos e as asas dos pssaros. Passou a noite de Deus e veio a manh. Por trs dias houve cerrao forte, e por trs noites o estancieiro teve o mesmo sonho. Quanto ao texto acima, est correto o que se afirma em: a) Todos os sujeitos classificam-se como determinados. b) H um sujeito indeterminado, um oculto e os demais so determinados. c) Todos os sujeitos classificam-se como ocultos. d) H uma orao sem sujeito e as demais oraes com sujeitos determinados.

29 Em qual alternativa a concordncia verbal est incorreta?


a) Mais de um suspeito era entregue ao delegado daquele distrito diariamente. b) Consta no relatrio do juiz os depoimentos de todas as vtimas do furaco. c) A maioria dos jornalistas no puderam fotografar os supostos terroristas. d) Para que o caso seja encerrado, bastam as atuais provas dos competentes advogados.

Pgina 6

www.concursosmilitares.com.br

34 O plural de todos os substantivos est correto em:


a) b) c) d) atuns, revs, charlates xadrezes, balezinhos, viles guardies, trofus, suteres zperes, ancios, anzoiszinhos

ULAD AN

39 Observe as oraes:
I- Quando h cumprimento dos deveres, vive-se em paz. II- Pescam-se milhares de peixes nos caudalosos rios brasileiros. III- Trata-se de casos muito delicados os daqueles jovens rebeldes. H emprego da voz passiva sinttica em: a) b) c) d) I e II II apenas I apenas III apenas

35 Leia:
I- Foi anunciado ontem o aumento do lcool. II- Anunciaram ontem o aumento do lcool. III- Anunciou-se ontem o aumento do lcool. Com relao voz dos verbos das frases acima, correto afirmar que em a) I e III, o verbo est na voz passiva analtica e sinttica respectivamente. b) I, o verbo est na voz passiva sinttica, e, em III, est na voz passiva analtica. c) III, o verbo est na voz passiva analtica. d) II, o verbo no est na voz ativa.

40 Em uma redao, escrevi o seguinte perodo: A bandeira bailava. Insatisfeito, decidi acrescentar-lhe um adjunto adverbial, e o resultado foi:
a) b) c) d) A bandeira, que era azul, bailava. A bandeira, uma ave plcida, bailava. A bandeira, altivo emblema nacional, bailava. A bandeira, na tarde sonolenta e morna, bailava.

36 Leia:
Ao se ver sozinho, o pequenino Pedro gemeu para si: Qual o problema com o escuro? Acho at melhor! Podem ir embora! Assinale a alternativa que apresenta a coerente adaptao do trecho acima para o discurso indireto livre. a) Sozinho, o pequenino Pedro gemeu que no temia o escuro. Achava que aquilo seria melhor. Que fossem!, gritou. b) O pequenino Pedro ento se viu s. E havia algum problema em se ficar no escuro? Tanto melhor! Que fossem! c) No h problema com escuro! Eu gostei at... Mas vocs podem ir embora!. d) Havia algum problema com o escuro?, perguntava para si Pedro. E depois gritou: Eu gosto! Podem ir!.

Rascunho

37 Leia:
Amanh haver uma festa nesse recinto __ me informaram. As espcies raras sero expostas ao pblico __ iniciar o evento, __ no chova. Quanto ao emprego das conjunes subordinativas, a seqncia que completa correta e respectivamente as lacunas no texto acima : a) b) c) d) segundo, assim que, caso conquanto, se, embora desde que, caso, conforme conforme, desde que, se

38 Em qual alternativa a mudana de lugar do pronome destacado na frase no pode gerar outro sentido?
a) b) c) d) Envie lembranas nossas famlia da viva. Vocs receberam nossas informaes? Obedeo sempre minha conscincia. Perguntei-lhes se ainda sentem raiva minha.

Pgina 7

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 41 A 100 REFEREM-SE ESPECIALIDADE DE SISTEMA DE INFORMAO


41 Com relao exportao de uma apresentao de slides no BrOffice.org-Impress, relacione a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a alternativa que contm a sequncia correta.
1- PDF/A-1 ( ) Permite ao usurio gerar um formulrio em PDF, o qual poder ser preenchido e impresso. ( ) Gera um arquivo PDF de acordo com os padres da norma internacional ISO 19005-1, que tem por objetivo ser um padro para arquivamento e conservao de documentos digitais a longo prazo. ( ) Ao selecionar esta opo, todos os marcadores aplicados na apresentao de slides sero mantidos aps a exportao para o formato PDF. ( ) D origem a um arquivo PDF que exibe as marcas da estrutura do contedo do documento. Geralmente arquivos PDF deste tipo ocupam um espao maior se comparados aos arquivos PDF tradicionais.

43 O que RDSI?
a) uma linha telefnica totalmente analgica que, na sua verso mais simples, consegue transportar duas linhas telefnicas sobre um nico par de fios telefnicos de cobre convencional. b) uma linha telefnica totalmente digital que, na sua verso mais simples, consegue transportar duas linhas telefnicas sobre um nico par de fios telefnicos de cobre convencional. c) um pequeno dispositivo utilizado para reduzir a interferncia entre os sinais ADSL e o sinal telefnico analgico. d) uma linha digital de usurio assimtrica para taxas de transmisso no sentido downlink (rede para o usurio) de at 8Mbps.

2- PDF marcado

44 O _______________ pode ser stand-by, possuindo uma sada com forma de onda quadrada, pode ser ___________, tendo sada sempre senoidal e pode ser interativo, possuindo as caractersticas dos dois tipos anteriores, liberando a rede para a sada quando est normal e acionando o inversor de onda senoidal quando a rede cai.
a) b) c) d) no-break, on-line no-break, off-line barramento da placa-me, on-line barramento da placa-me, off-line

3- Criar formulrio em PDF

45 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmativa a seguir. So caracterizados como tipos ________ os dados numricos positivos ou negativos, excluindo-se destes qualquer fracionrio.
a) b) c) d) caracteres lgicos inteiros reais

4- Exportar marcadores

46 Relacione os smbolos utilizados no fluxograma com seus respectivos nomes e, a seguir, assinale a alternativa que contm a seqncia correta.
1 - Terminal 2 Seta de fluxo de dados 3 - Processamento ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

a) b) c) d)

1, 3, 4, 2. 1, 3, 2, 4. 3, 1, 4, 2. 3, 1, 2, 4.

42 Joo deseja ocultar alguns slides de sua apresentao feita


no BrOffice.org-Impress sem, contudo, remov-los. Como ele deve proceder para realizar tal ao? a) Clicar no menu Exibir, selecionar a opo Classificador de Slides, selecionar os lides que deseja ocultar e selecionar a opo Ocultar Slide no menu Apresentao de Slides.

4 Entrada de dados ou operao manual 5 Entrada e sada de dados 6 Sada de dados em vdeo 7 Sada de dados em impressora 8 - Deciso a) b) c) d) 31647582 31657482 13465728 13647582

b) Clicar no menu Formatar, selecionar a opo Classificador de Slides, selecionar os slides que deseja ocultar, clicar na opo Ocultar Slide no menu Apresentao de Slides. c) Clicar no menu Editar, clicar na opo Mapa de Imagem, selecionar os slides que deseja ocultar, clicar na opo Ocultar Slide no menu Apresentao de Slides. d) Clicar no menu Ferramentas, clicar na opo Mapa de Imagem, selecionar os slides que deseja ocultar, clicar na opo Ocultar Slide no menu Apresentao de Slides.

Pgina 8

www.concursosmilitares.com.br

47 Quais so os parmetros utilizados pela funo mail na linguagem PHP?


a) b) c) d) remetente, headers, texto, destinatrio destinatrio, assunto, mensagem, headers destinatrio, remetente, mensagem, headers remetente, mensagem, assunto, destinatrio

50 Segundo o contexto ANSI, o Esquema Conceitual de Banco de Dados refere-se


a) Linguagem de Manipulao de Dados (DML). b) a uma viso genrica dos dados relevantes para a empresa. c) viso particular do BD a partir de um ponto de vista situado em algum setor da empresa. d) definio dos atributos e das entidades relevantes e do relacionamento entre elas no contexto de toda a empresa.

48 Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequncia correta.
( ) Um mutex uma varivel que pode estar no estado desimpedido ou impedido, sendo necessrio 1 bit para represent-lo, mas, na prtica, muitas vezes se usa 0 para desimpedido e qualquer outro valor para impedido. ( ) A TLB, ou Memria Associativa, ocorre quando, em um grupo de processos, cada um recebe o direito de acesso exclusivo a alguns recursos e ainda deseja outro recurso pertencente a outro processo no grupo. Todos eles so bloqueados e nenhum vai executar novamente. ( ) Na paginao por demanda, as pginas de um processo so carregadas na memria antes de ele ser posto em execuo. ( ) O modelo do conjunto de trabalho uma prtica concebida para reduzir substancialmente a frequncia de faltas de pgina, visando assegurar que o sistema de paginao esteja presente na memria antes de o processo ser executado. a) b) c) d) V, V, F, V V, F, F, V F, F, V, F F, V, V, F

51 Analise as assertivas abaixo


IA memria PROM tem custo mais elevado que a ROM e, uma vez gravada, no pode ser alterada. II- A memria EPROM oferece a vantagem de poder ser programada fora da fbrica em que produzida, alm de poder ter o contedo apagado e regravado atravs de processos especiais. III- A memria EAROM similar EPROM, porm o contedo a ser alterado removido por processos eltricos, atravs da aplicao de uma tenso em um de seus pinos. Est (o) correta (s) a) b) c) d) I, II e III. apenas a I. apenas I e II. apenas II e III.

a alternativa que completa corretamente a afirmativa abaixo, sobre Arranjo Redundante de Discos Baratos (redundant array of inexpensive disks) ou RAID. O RAID nvel _____ duplica todos os discos, de modo que existam quatro discos primrios e quatro discos de cpias de segurana (backup). a) b) c) d) 0 1 2 3

52 Assinale

acordo com Andrew S. Tanenbaum, quais afirmaes abaixo sobre threads e processos esto corretas? I- Threads e processos tm o mesmo significado. II- Processos so usados para agrupar recursos e threads so as entidades escalonadas para a execuo sobre a CPU. III- Uma thread pode assumir os seguintes estados: em execuo, bloqueado, pronto ou finalizado. Est (o) correta (s) a) b) c) d) I, II e III. I e II, somente. I e III, somente. II e III, somente.

49 De

53 Em um projeto de um sistema operacional de propsito geral, quatro itens principais devem ser considerados. Quais so eles?
a) Garantir compartilhamento, fornecer operaes primitivas, gerenciar o espao em disco, definir as extenses dos arquivos. b) Gerenciar a rede, definir abstraes, garantir compartilhamento, fornecer operaes primitivas. c) Gerenciar a rede, gerenciar o espao em disco, definir abstraes, garantir isolamento. d) Definir abstraes, fornecer operaes primitivas, garantir isolamento, gerenciar o hardware.

Pgina 9

www.concursosmilitares.com.br

54 Com relao interao do PHP com o banco de dados MySQL, relacione as colunas e depois assinale a alternativa com a sequncia correta.
1234mysql_connect(host,usuario,senha); mysql_pconnect(host,usuario,senha); mysql_query(select from mytable,conexao); mysql_free_result(resultset);

60 Os detalhes de definio de arquivos, estrutura e utilizao de dados e outras informaes sobre dados necessitam de um local apropriado e devidamente estruturado para serem armazenados. A esse local d-se o nome de
a) b) c) d) Dicionrio de Dados. Projeto de Base de Dados. Diagrama de Fluxo de Dados. Diagrama Entidade Relacionamento.

( ) Instruo utilizada para executar consultas SQL. ( ) Instruo utilizada para estabelecer uma conexo que, ao final da execuo do script, encerrada. ( ) Instruo que deve ser utilizada para apagar da memria o resultset indicado. ( ) Instruo utilizada para estabelecer uma conexo que, ao final da execuo do script, no encerrada. a) b) c) d) 3, 2, 4, 1 3, 1, 4, 2 4, 1, 3, 2 4, 2, 3, 1

61 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. na fase de _____________ que ocorre a construo fsica do sistema proposto.
a) b) c) d) processo manuteno implantao implementao

55 Assinale
a) b) c) d)

a alternativa que contm um exemplo de processador no Intel. AMD K6 Celeron Pentium II Pentium MMX

62 Em que consiste principalmente a metodologia para coleta de informaes na anlise e projeto estruturado de sistemas?
a) b) c) d) Entrevistas e pesquisas Entrevistas e relatrios Relatrios e pesquisas Pesquisas e arquivos

56 Qual padro de pinagem utilizado nos processadores Pentium IV?


a) b) c) d) Soquete 422 Soquete 423 Soquete 424 Soquete 425

63 Qual o objetivo principal da anlise do sistema existente?


a) b) c) d) Prender-se a detalhes tcnicos. Simplesmente documentar o sistema existente. Avaliar somente a documentao do sistema existente. Obter subsdios para construir um novo sistema sem falhas j deveras conhecidas.

57 Dentre os tipos de transmisso serial, qual aquela que usa um fio para a transmisso do sinal de clock, que usado pelo receptor para saber onde comea e termina cada dado que est sendo transmitido?
a) b) c) d) start bit e stop bit assncrona paralela sncrona

64 O analista de sistemas deve verificar se existem manuais, diagramas ou outros documentos que mostram como os processos so realizados ou deveriam ser realizados.
Dada a afirmao acima, de qual processo da anlise do sistema existente estamos falando? a) b) c) d) Organizao Anlise de Arquivos Anlise de Procedimentos Anlise de Documentao

58 Sobre os modos de operao da porta paralela, podemos dizer que o modo de operao __________ unidirecional e possui uma taxa de transferncia mxima de 150 KB/s. J o ________ possui modo __________ e _____________ da taxa de transferncia.
a) b) c) d) SPP, EPP, bidirecional, aumento ECP, SPP, unidirecional, aumento ECP, CPP, bidirecional, diminuio EPP, ECP, unidirecional, diminuio

59 Como podemos definir o termo constante?


a) um processo de clculo matemtico ou de resoluo de um grupo de problemas semelhantes. b) uma ferramenta usada e desenvolvida pelos profissionais de anlise. c) Tudo aquilo que sujeito a variaes, que incerto ou instvel. d) Tudo aquilo que fixo ou estvel.

65 O processo de existncia de um sistema de processamento de dados chamado de ciclo de vida, e passa por trs estgios, que so bastante distintos e determinados pelo analista de sistemas. Abaixo, marque a alternativa que contm as opes que representam esses estgios.
a) Concepo do sistema, processo de desenvolvimento e execuo. b) Concepo do sistema, processo de desenvolvimento e vida til. c) Processo de desenvolvimento, execuo e vida til. d) Execuo, vida til e concepo do sistema.

Pgina 10

www.concursosmilitares.com.br

66 Quais
Objeto? a) b) c) d)

so os trs pilares da Programao Orientada a

Herana, Polimorfismo e Instncia Herana, Polimorfismo e Metodologia Encapsulamento, Herana e Polimorfismo Encapsulamento, Polimorfismo e Metodologia

71 Os protocolos de vetor de distncia se baseiam na idia geral se o roteador X se encontra a cinco saltos de distncia da rede Y e eu me encontro numa posio adjacente ao roteador X, ento tenho de estar a seis saltos da rede Y. De acordo com tal afirmao, assinale a alternativa que contm apenas exemplos de protocolos de roteamento de vetor de distncia comuns.
a) b) c) d) RIP, POP, IMAP RIP, BGP, EIGRP, IGRP RIP, BGP, EIGRP, TCP/IP IMAP, BGP, IGRP, EIGRP, RIP

67 Durante

o processo de desenvolvimento de software podem ocorrer erros. Felizmente, atravs de testes de software, podemos tomar medidas preventivas contra esses erros, nas quais possvel validar a anlise, o projeto e a implementao de seu software. Entre os diversos tipos de teste, qual verifica se dois ou mais objetos funcionam em conjunto corretamente? a) b) c) d) Teste de Sistema Teste de Unidade Teste de Integrao Teste de Regresso

72 Em se tratando de sistemas de arquivos, assinale a alternativa correta.


a) O reiserfs no possui um sistema de arquivos com o recurso journaling. b) O third extended file system (ext3fs) possui um sistema de arquivo com o recurso journaling. c) O second extended file system (ext2fs) possui um sistema de arquivo com o recurso journaling. d) Assim como o ext2fs, o reiserfs possui o recurso journaling.

68 Objeto
a) b) c) d)

de ____________ aquele que pode ser usado exatamente da mesma maneira que um tipo interno. classe externa classe interna primeira classe segunda classe

73 Quais comandos so utilizados para criar e eliminar um diretrio vazio, respectivamente?


a) b) c) d) rmdir / mkdir mkdir / mvdir mkdir / rmdir dir / rmdir

do texto abaixo.

69 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 74 Qual contedo armazenado no diretrio /bin?
a) Comandos para inicializao, reparo ou recuperao do sistema. b) Comandos necessrios para a mnima operao do sistema. c) Comandos necessrios para a inicializao do sistema. d) Hierarquia de arquivos e comandos secundrios.

____________ um tipo especial de associao que modela relacionamentos tem um de todo/parte entre classes que no so pares. A parte no independente do todo nesse relacionamento. a) b) c) d) Herana Agregao Composio Polimorfismo

75 Qual das alternativas apresenta um intervalo de clulas vlido no BrOffice.org-Calc?


a) b) c) d) B3;C7 B3,C7 B3-C7 B3:C7

70 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo. So tipos de diagramas de interao: diagrama de ___________ e diagrama de _____________.
a) b) c) d) seqncia - colaborao atividade - casos de uso atividade - colaborao sequncia - atividade

funo mximo presente no BrOffice.org-Calc, quando utilizada em um intervalo que contenha clulas numricas e nonumricas, _____________ as no-numricas para fins de clculo. a) b) c) d) soma compara despreza concatena

76 A

Pgina 11

www.concursosmilitares.com.br

77 Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso e, em seguida, assinale a opo que contm a sequncia correta. A respeito do modelo OSI podemos afirmar:
( ) O modelo de protocolo OSI um modelo de 7(sete) camadas ( ) Na camada 4 (quatro), Fsica, o dado enviado pelo aplicativo dividido em pacotes. ( ) As camadas do modelo OSI podem ser divididas em trs grupos: Aplicao, Transporte e Rede. ( ) A camada de Aplicao responsvel pelo endereamento dos pacotes, convertendo endereos lgicos em endereos fsicos. ( ) A 5 (quinta) camada permite que duas aplicaes em computadores diferentes estabeleam uma sesso de comunicao. ( ) A camada Fsica pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatveis com o meio onde os dados devero ser transmitidos. a) b) c) d) VFVFVV FFVFVF VVFVFV VFVFFF

81 Com relao insero de hiperlinks no BrOffice.orgWriter, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e depois marque a alternativa com a sequncia correta.
( ) A opo Correio e Notcias permite criar um link com software de correio para gerar e enviar e-mail a uma pessoa ou a um grupo. ( ) A opo Documento permite fazer um link para criar um arquivo novo no desktop. ( ) A opo Internet permite criar um hiperlink para uma pgina na Internet. ( ) A opo Inserir Bloco de Endereo permite selecionar o endereo de Internet em uma lista com opes predefinidas. a) b) c) d) V, F, F, V V, F, V, F F, V, F, V F, V, V, F

82 Quais so os dois tipos de documentos que podem ser utilizados para gerar uma mala direta no BrOffice.org-Writer?
a) b) c) d) Apresentao de slides e banco de dados Pgina da web e mensagem de e-mail Carta e mensagem de e-mail Planilha e banco de dados

78 Analise as assertivas abaixo


IO IP e o IPX so protocolos no orientados conexo operando na camada 3 do modelo OSI (camada de rede); II- O X.25 e o ATM so protocolos orientados conexo, isto , garantem a entrega dos dados e operam na camada 3 do modelo OSI (camada de rede); III- Uma caracterstica das redes comutadas o chamado circuito virtual. IV- A principal diferena entre o Frame Relay e o X.25, que o primeiro no um protocolo orientado a conexo. Est (o) correta (s) a) b) c) d) apenas a I. I, II, III e IV. apenas a II e III. apenas I, II e III.

83 Entre
a) b) c) d)

as opes abaixo, qual no uma vantagem dos bancos de dados? Efetuar Projeto Lgico Independncia de Dados Garantia de Integridade Controle de Redundncia

84 Como seria representado o nmero binrio 110010111010011 nas bases decimal e hexadecimal respectivamente?
a) b) c) d) 26067, CBA6 26067, 65D3 52134, CBA6 26064, 65D3

das alternativas abaixo descreve o tipo de rede cliente/servidor? a) um tipo de rede onde um micro gera recursos para os demais micros da rede. Esse micro especializado em um s tipo de tarefa, no sendo usado para outra finalidade. b) um tipo de rede em que os micros compartilham dados e perifricos sem muita burocracia. Qualquer micro pode facilmente ler e escrever arquivos armazenados em outros micros da rede. c) um tipo de rede em que a manuteno e a configurao da rede feita de maneira descentralizada. d) um tipo de rede onde todos os micros precisam necessariamente ser completos, isto , funcionam normalmente sem estarem conectados rede.

79 Qual

85 O nmero 6 escrito na base decimal, quando representado


em complemento de dois, trar como resultado a) b) c) d) 1011. 1010. 1001. 1000.

80 Em uma rede com endereos IP Classe A, quantos hosts, na prtica, podemos enderear?
a) b) c) d) 16.777.254 16.777.214 65.536 256

86 As ___________________ so blocos retangulares da rea da tela de vdeo usados para executar os programas. J os __________________ so listas de aes das quais uma pode ser escolhida.
a) b) c) d) janelas, apontadores pginas, apontadores pginas, cones janelas, menus

Pgina 12

www.concursosmilitares.com.br

87 Qual
a)

dos cdigos abaixo apresenta uma sintaxe invlida para a linguagem PHP? <? $cont=1; if ($cont <= 10) { print ($cont); }else{ print($cont+1); } ?> b) <?php $cont=1; if ($cont <= 10) print ($cont); else print($cont+1); ?> c) <% $Cont=1; if ($Cont <= 10) print ($Cont); else{ print($Cont+1); } %> d) <script=php $cont=1; if ($cont <= 10) print ($cont) else print($cont+1); /script>

90 Qual o comando utilizado pelo usurio ROOT para modificar a senha de qualquer usurio do sistema?
a) b) c) d) rmpasswd user passwd user pswd user mkpasswd

91 Relacione a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a alternativa que contm a sequncia correta.
1- netstat ( ) Este comando, utilizado com o flag w, pode armazenar pacotes em um arquivo. A maioria das ferramentas de anlise de rede l e grava arquivos de rastreamento com o formato deste comando. ( ) Utilizado com a sintaxe n DEV 2 30, informa a atividade de uma interface de rede a cada dois segundos por um perodo de um minuto, dando um total de 30 relatrios. ( ) Utilizado com a sintaxe lp, voc pode ver apenas as portas ouvintes e identificar o processo especfico associado com cada porta ouvinte. ( ) Neste protocolo, h somente quatro operaes bsicas: get, get-next, set e trap. ( ) Possui quatro modelos bsicos de entrega: segundo plano, interativo, fila e protelao.

2- snmp

3- tcpdump

4- sendmail 5- sar a) b) c) d) 2, 1, 5, 4, 3 3, 5, 1, 4, 2 3, 1, 5, 2, 4 3, 5, 1, 2, 4

92 Qual
as alternativas abaixo, assinale a que apresenta dados tipos inteiros, reais, caracteres e lgicos, respectivamente. a) b) c) d) 35, 1.2, ALESSANDRO, VERDADEIRO 3.9, 5.8, PROGRAMA, VERDADEIRO 10, 5, VASCO, VERDADEIRO 10, 9.1, NOME, FALSO

comando usado para modificar o usurio proprietrio e o grupo proprietrio de um arquivo?

88 Dentre

a) b) c) d)

chmod chown umask find

93 Relacione a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a alternativa que contm a sequncia correta.
1- /boot 2- /etc 3- /root 4- /tmp 5- /usr a) b) c) d) 3, 1, 5, 4, 2 4, 2, 3, 5, 1 4, 1, 3, 5, 2 5, 4, 2, 3, 1 ( ) Arquivos temporrios que desaparecem entre as reinicializaes. ( ) Kernel e arquivos necessrios para carregar o Kernel. ( ) Diretrio de usurio do superusurio. ( ) Hierarquia de arquivos e comandos secundrios. ( ) Arquivos de configurao e inicializao crticos.

89 Qual tipo de passagem de parmetro utilizado para que se tenha a sada de um determinado valor de dentro de uma subrotina?
a) b) c) d) por referncia por valor formal real

Pgina 13

www.concursosmilitares.com.br

94 A maioria das Linguagens Orientadas a Objetos suporta quais nveis de acesso?


a) b) c) d) Secreto, Pblico e Primrio Pblico, Protegido e Privado Pblico, Protegido e Primrio Pblico, Privado e Secundrio

99 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmativa abaixo.


Manuteno ____________, hoje em dia, feita na base da substituio de peas. a) b) c) d) corretiva evolutiva preventiva de software

95 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva abaixo.


As fibras de _________________ so mais finas do que as fibras de _________________ e, com isso, a luz no ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. a) b) c) d) modo nico modo mltiplo modo mltipo modo nico modo triplo monomodo monomodo modo triplo

100 O que faz a funo gettype no PHP?


a) b) c) d) Verifica se uma varivel possui valor. Retorna o tipo da varivel. Testa o tipo da varivel. Destri uma varivel.

96 Servidor responsvel pelo processamento e pela entrega de e-mails. A sentena se refere ao Servidor de
a) b) c) d) Fax. Arquivo. Aplicao. Correio Eletrnico.

97 Em se tratando do protocolo NetBEUI, marque a alternativa correta.


a) inadequado para interconexo de redes distintas, isto , que utilizam roteadores para se comunicarem. b) Uma de suas vantagens a utilizao de broadcast, o que permite um avano no desempenho da rede. c) um protocolo utilizado em larga escala para a Internet. d) Apesar de ser um protocolo grande, ele rpido.

98 Com relao aos protocolos da camada de aplicao, relacione a coluna da esquerda com a da direita e, em seguida, assinale a alternativa que contm a sequncia correta.
IDNS II- TELNET III- FTP IV- SMTP V- HTTP a) b) c) d) ( ) Usado para comunicar-se remotamente com uma mquina. ( ) Usado na transferncia de documentos hipermdia (www, word wide web). ( ) Usado no envio e recebimento de emails. ( ) Identifica mquinas atravs de nomes e no de IPs. ( ) Usado na transferncia de arquivo.

IV II III V I III I II V IV II V IV I III I IV V III II

Pgina 14

Вам также может понравиться