Вы находитесь на странице: 1из 5

A MORTE DE DEUS E A LIBERTAO DO HOMEM: Nietzsche um extemporneo sua poca1 Dyego Luan de Abrantes Sousa2 Prof.

f. Fbio Coelho da Silva3 Resumo: Podemos observar na filosofia de Nietzsche uma srie de crticas direcionadas forma de interpretar a realidade que seus contemporneos adotavam. Analisando suas obras, podemos observar muito bem a meno certos aspectos da cultura humana a tempo saturada e que atravs do desenvolvimento da cincia vem perdendo sua base metafsica at ento(como a perda da crena em Deus) e enfrentando certa crise de valores, o niilismo. a partir desses aspectos da crtica de Nietzsche, ao seu tempo, que tentaremos expor com clareza a ligao dos temas expostos pelo filsofo alemo em algumas de suas principais obras.

1 O NIILISMO O Niilismo crise, e uma crise denunciada pelo filsofo alemo Friedrich Nietzsche em suas obras. Questes acerca da perda dos valores e da necessidade de ultrapassar o prprio homem (o homem moderno) so levantadas em suas obras. Em um de seus livros, no Assim falou Zaratustra, o filsofo expe aspectos de sua crtica maneira como os homens utilizam bases metafsicas para apoiarem-se e aniquilarem o incmodo de serem responsveis pelas prprias aes. Apoiando-se na crena da existncia de uma entidade poderosa na qual o homem pode encontrar um repouso eterno, o homem se deixa coordenar por preceitos que levam a certa desvalorizao da prpria noo de humanidade, uma vez que essa crena pode propor um desencanto com as aes praticadas, na realidade propriamente humana, tendo em vista apenas o prazer da vida eterna. A morte de Deus, como intitula Nietzsche, pode ser considerada resultado do desenvolvimento cientfico e cultural, no decorrer do tempo, atravs da investigao cientfica e com o desenvolvimento intelectual. a perda da fora mantedora de toda uma crena que teve seus dogmas esmiuados e destrudos por uma poro de investigaes cientficas bem sucedidas.

1 2

Trabalho apresentado Disciplina Filosofia Contempornea I como quesito de avaliao. Aluno regularmente matriculado no Curso de Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande. 3 Professor orientador da Disciplina Filosofia Contempornea I no Curso de Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande.

Uma vez tendo obtido princpios cientficos vlidos para explicar tal sistema de mundo (realidade), o homem vai perdendo, ao longo do tempo, a crena em suas bases metafsicas que supunham certos valores e prometiam algo para alm da vida. Com a quebra desses valores, o homem moderno v-se diante de um impasse: no h uma base na qual se apoiar para conduzir a prpria vida, os valores foram perdidos e no h mais algo que possa justificar as aes humanas. A partir desse sentimento de perda o homem moderno, a partir do surgimento do iluminismo, vem perdendo seus princpios de conduta para as prprias aes.

1.1 ZARATUSTRA E A VALORIZAO DA REALIDADE Com o auxilio da literatura para a elaborao de imagens, Nietzsche critica os homens de seu tempo: sofrem de uma estagnao, eles, segundo o filsofo, necessitam de superar a si mesmos, superar o colapso do pensamento moderno e a crise dos fundamentos. Na obra Assim falou Zaratustra Nietzsche expe essa necessidade de superao dos padres do homem moderno:
Eu vos ensino o super-homem. O homem algo que deve ser superado. [...] Todos os seres, at agora, criaram algo acima de si mesmos; e vs quereis ser a baixa-mar dessa grande mar cheia e retrogradar ao animal, em vs de superar o homem? [...] Vede, eu vos ensino o super-homem! [...] O superhomem o sentido da terra. (NIETZSCHE, 2000)

Nessa passagem podemos observar a nfase do personagem Zaratustra na necessidade de superao. Observamos tambm uma critica feita a uma possibilidade do homem em um mundo alm desse, e de possveis experincias ultraterrenas, como as expostas pelas religies, mais especificamente o cristianismo. Com um horizonte metafsico elaborado, o homem encontra-se, enquanto durarem, padres de conduta para a vida e para explicar sua realidade, alm de possuir uma segurana de que, aps a morte, ter uma vida feliz e perfeita. Porm, com o desenvolvimento das cincias o horizonte metafsico, a religio ocidental, o cristianismo, foi perdendo pouco a pouco sua capacidade de suprir a necessidade do homem moderno de conhecer a verdade, o que pouco a pouco ocasiona a perda de suas bases de apoio e de conduta. Zaratustra critica essa necessidade de apoiar-se em tais paradigmas, como podemos observar:
Eu vos rogo, meus irmos, permanecei fiis terra e no acrediteis nos que vos falam de experincias ultraterrenas! Envenenadores, so eles, que o saibam ou no. Desprezadores da vida, so eles, e moribundos, envenenados por seu prprio veneno [...] Outrora, o delito contra Deus era o maior de todos delitos; mas Deus morreu e, assim, morreram tambm os delinqentes dessa espcie. O mais terrvel, agora, delinqir contra a terra e atribuir 2

mais valor s entranhas do imperscrutvel do que ao sentimento da terra! (NIETZSCHE, 2000)

Com a crena em um alm metafsico, o cristianismo prega a desvalorizao da realidade propriamente humana enquanto ensina valores de uma realidade desconhecida e inatingvel. Com o desenvolvimento veio a morte do Deus cristo. A prpria linguagem do homem utilizada como autoflagelo como podemos interpretar em excertos das obras nietzschianas, a exemplo essa passagem de Humano, demasiado humano: O homem colocou um mundo prprio ao lado do outro, um lugar que ele considerou bastante firme para, apoiado nele, deslocar o restante do mundo de seus gozos e tornar-se senhor dele (NIETZSCHE, 2005), a linguagem utilizada para propor uma realidade futura da qual os homens partilharo e crero como sendo possvel, o que leva crena de certos aspectos metafsicos, como a crena em Deus e o desprezo pelo mundo humano.

1.2 PLATO E A EXALTAO DA RAZO Parte das crticas elaboradas por Nietzsche que dizem respeito situao na qual se encontram os homens , de certa forma, dirigida a um dos precursores da filosofia ocidental, Plato. Notadamente podemos observar as crticas elaboradas a esse filsofo, que na grande parte de seus dilogos exalta a razo acima de todas as coisas, inclusive acima do prprio corpo e mundo sensvel. Segundo Nietzsche, no podemos nos deter com questes puramente tericas enquanto esquecemo-nos de nossa realidade e dos princpios de nossas aes nessa realidade. Quando Zaratustra fala ao povo, Outrora, a alma olhava desdenhosamente o corpo; e esse desdm era o que havia de mais elevado (NIETZSCHE, 2000), podemos perceber uma sutil crtica filosofia platnica, que valoriza o esprito e toda sua realidade terica, enquanto despreza o corpo e suas capacidades colocando-o em um patamar de erros e transgresses no mundo sensvel. Podemos dizer, at que, inibindo a vida humana atravs da exaltao da razo, Plato d incio ao niilismo. Plato elabora em sua filosofia uma srie de divises entre o sensvel e o inteligvel, como as diferenas existentes entre essncia e aparncia; formas inteligveis e matria sensvel; verdade e falsidade; ser e vir a ser, etc. Essa tentativa de conhecer o universo a partir do prprio intelecto criticada por Nietzsche, uma vez que pretensiosa e falha, segundo o filsofo devemos tentar conhecer o mundo a partir do prprio mundo e do que dele provm.

1.3 A MORTE DE DEUS NO AFORISMO 125 DA GAIA CINCIA


3

Se h algo que provocou o crescimento do sentimento niilista no sculo XIX, acima de qualquer outra coisa, foi o desenvolvimento sistemtico da crena razo como algo supremo e indubitvel. A perda dos horizontes metafsicos ocasionou a descrena em Deus e levou os homens a entrarem em crise e perder o rumo de suas vidas, uma vez que deixaram de ter o padro condutor de suas vidas preestabelecido pela religio. O homem deve responsabilizarse por seus atos e assumir a liberdade que lhe dada enquanto um indivduo livre de qualquer princpio regulador ou dogma teista. Devido a essa falta de regulamentos propiciada pela perda do valor de Deus, o homem moderno perde seu prprio sentido de viver e agir. O homem louco que procura Deus em plena manh no mercado com um candeeiro na mo:
O homem louco saltou em meio a eles e trespassou-os com o olhar. para onde foi Deus?, clamou ele, eu vos quero diz-lo! Ns o matamos, vs e

eu ! Ns todos somos seus assassinos! Como, porm, fizemos isso ? Como pudemos tragar o oceano? Quem nos deu a esponja para remover o horizonte inteiro ? Que fizemos ns quando desprendemos esta Terra de seu Sol ? Para onde se move ela, ento ? Para onde nos movemos ns? Longe de todos os sis? No nos precipitamos sem cessar ? E para trs, para o lado, para frente,de todos os lados? H ainda um alto e um baixo? No erramos como atravs de um nada infinito? No nos bafeja o espao vazio? No ficou mais frio? No vem, sem cessar, sempre a noite e mais noite? No se tem que acender candeeiros pela manh? Nada ouvimos ainda do rumor dos coveiros, que sepultam Deus ? Nada sentimos ainda do cheiro da decomposio divina? tambm os deuses se decompem! Deus morreu ! Deus permanece morto! E ns o matamos ! Ns o matamos, com o desenvolvimento da razo, Deus foi morto e a crise se instaura pela perda dos princpios reguladores, como podemos observar no aforismo, em sua conversa com os outros homens na praa o louco faz uma srie de questionamentos: H ainda um alto e um baixo? No erramos como atravs de um nada infinito? No nos bafeja o espao vazio? Etc. uma mostra da dvida do homem enquanto sente a falta dessa base metafsica morta e que, pouco a pouco, se decompe. H a dvida de como consumamos o ato, mas atravs do processo de racionalizao o homem foi capaz de tal grandioso feito. Mas h um problema, o homem ainda no sabe como lidar com a falta dessa base. A crise se instala exatamente por essa falta, Nietzsche caracteriza-se como um extemporneo, por seu pensamento que capaz de denunciar essa problemtica e mostrar a sada de tal situao. Acreditemos no mundo e em nossas experincias, isso necessrio para que se evite a crise da qual o homem vem sofrendo desde o iluminismo no sculo XVIII, as bases da crena dos homens foram rompidas e no foram substitudas, necessrio que deixemos de apelar para entidades metafsicas e olhar

para o mundo e ver que nele que encontramos a possibilidade de agirmos e conduzirmos nossas escolhas.

REFERNCIAS NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ningum. Traduo de Mrio da Silva. 11 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano: um livro para espritos livres. Traduo Paulo Csar de Souza. 3 reimpresso. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira no sentido extra moral. I:___ Obras incompletas. Traduo de Rubens Rodrigues Torres Filho. 3 Edio. So Paulo: Abril Cultural, 1993. (Coleo Os Pensadores)

Вам также может понравиться