Вы находитесь на странице: 1из 4

BIOLOGIA E GEOLOGIA | 10 e 11 ANO

ANO LECTIVO | 2010/2011

Na disciplina de Biologia e Geologia uma das actividades que ters que realizar ao longo do ano lectivo ser a constituio de um portfolio!...

O que um Portfolio (ou Porteflio)?


Um portfolio um suporte fsico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no mbito da disciplina. Os trabalhos inseridos devem reflectir o teu percurso ao longo do tempo e devem ser seleccionados de forma a revelar as aprendizagens mais significativas. O portfolio uma construo contnua, progressiva e dinmica. Assim, o seu contedo pode ser melhorado, alterado ou aumentado sempre que desejares.

Para que serve?


O portfolio mais um elemento de avaliao do teu progresso. Serve para reflectires e perceberes que tipo de trabalho desenvolveste, quais as tuas dificuldades, em que situaes aprendeste melhor, quais as tuas reas de interesse, como que te autoavalias e criticas o teu trabalho. Estas informaes so tambm muito valiosas para a tua professora. E tambm muito importante para te organizares.

O que deve conter?


O portfolio deve conter diversos tipos de trabalhos, quer feitos em aula, quer fora dela. Os trabalhos podem reflectir o desenvolvimento de tarefas ou a verso final das mesmas.

Como se organiza?
A proposta de organizao do portfolio : ndice; Reflexes; Resumos das matrias; Resoluo de exerccios; Pesquisas acerca dos contedos; Mini-testes; Testes; Outros (Anexos); Avaliao obtida em cada perodo lectivo.

Reflexes: No incio do ano deves reflectir sobre o que esperas da disciplina, acerca do que te propes fazer para conseguir um bom aproveitamento disciplina, etc. No incio de cada novo perodo, deves reflectir acerca da qualidade do trabalho realizado no perodo anterior, referindo o que irs melhorar. No incio do 3 perodo podes tambm reflectir acerca do progresso revelado no teu portfolio do 1 para o 2 perodo, referindo se h ainda algo a melhorar. Resumos das matrias: Como forma de sistematizar a matria deves resumir a mesma da forma que achares mais conveniente. Poder ser em texto, com ou sem recurso a imagens ou esquemas de apoio, ou em esquema (tipo mapa de conceitos). Ser mais rentvel organizar os resumos por temas/captulos. Assim, sempre que for necessrio recorrer aos resumos, rapidamente encontrars o que procuras. Resoluo de exerccios: A resoluo de exerccios como forma de aplicar a matria que aprendeste nas aulas imprescindvel para o teu bom aproveitamento disciplina. Assim, poders comear por resolver os exerccios do Manual de auto-avaliao que acompanha o teu manual (de carcter obrigatrio). Contudo, poders resolver exerccios de outros livros existentes venda no mercado (de carcter facultativo) o que ser, certamente, muito enriquecedor para o teu percurso na disciplina. Pesquisas acerca dos contedos: Ao longo do ano deves efectuar pesquisas acerca dos vrios contedos que vais aprendendo. Essas pesquisas podero ser feitas recorrendo a livros ou Internet. Quando pesquisares livros deves colocar no porteflio um resumo feito por ti ou a(s) fotocpia(s) daquilo que encontraste e te despertou interesse. Nunca te esqueas de registar a fonte (bibliografia). Quando efectuares pesquisas na Internet poders copiar aquilo que achares pertinente e colar num documento de Word. Mais uma vez, no te esqueas de registar o site de onde retiraste a informao. Mini-testes: No final de cada tema, irs realizar um mini-teste. Devers colocar todos os mini-testes devidamente organizados e corrigidos. Devers ainda, no final de cada mini-teste incluir uma pequena reflexo acerca do teu desempenho no mesmo. Poders orientar essa reflexo com base em algumas questes bsicas: Estava preparada(o) para o mini-teste? A classificao que obtive no mini-teste corresponde aquilo que sabia? Que dificuldades senti na realizao do mini-teste? Ainda tenho dvidas relativamente matria que saiu no mini-teste? Testes: Deves incluir todos os testes que fizeste, devidamente organizados, corrigidos e comentados. Para cada teste deves, assim que acabares de os realizar, comear por responder a algumas perguntas: Como correu a realizao do teste? Como me senti? Que limitaes encontrei? O tempo chegou? Havia barulho? Consegui concentrar-me?

Em que questes senti mais dificuldade? Porqu? Ter-me-ei empenhado o suficiente? O meu estudo foi o adequado? Em que que falhou?

Outros (Anexos): Nesta parte do teu porteflio poders incluir alguns materiais que no sero alvo de avaliao por parte da tua professora mas que no deixam de ser importantes. Por exemplo: Trabalhos realizados por ti sobre determinado tema (trabalhos livres); Trabalhos realizados na componente prtica da disciplina; Notcias de jornais ou de revistas que aches interessantes e que tenham a ver com a Geologia ou com a Biologia; Jogos que tenham a ver com a disciplina; Etc. Avaliao obtida em cada perodo lectivo: No final de cada perodo devers reflectir sobre a classificao que obtiveste disciplina. Poders basear a tua reflexo nas seguintes questes: A classificao est de acordo com as minhas expectativas? Porque que est mais alta do que aquilo que estava espera? Ou mais baixa? Em que que falhei? Porque que falhei? O que que terei que fazer para obter um melhor resultado no prximo perodo/ano lectivo?

O que ser avaliado no porteflio?


A ESTRUTURA GERAL DO PORTEFLIO Todo o teu portfolio deve ser devidamente estruturado; deves ter o cuidado de organizar devidamente todo o material que nele irs incluir. A APRESENTAO ESTTICA O teu portfolio pode ser manuscrito mas deve estar limpo e bonito. A PONTUALIDADE Sero descontados 5 pontos (0,5 valores), por cada dia que ultrapasse o prazo de entrega, inicialmente no parmetro da pontualidade e depois, na nota final do portfolio. A ESTRUTURA E ORGANIZAO DO NDICE O ndice deve ser bem estruturado e organizado, respeitando as vrias seces obrigatrias. AS REFLEXES Dever descrever de maneira clara e sucinta o seu contedo. Cada reflexo dever ser um comentrio pessoal ou uma reflexo acerca do trabalho que tens em vista, que, no 2 e 3 perodo, deve ser baseada na tua avaliao do trabalho que realizaste no perodo anterior.

OS RESUMOS DAS MATRIAS Os resumos, quando feitos em forma de texto, devero ser coerentes no plano lgico-temtico (encadeamento lgico do discurso) e devero ser caracterizados pela utilizao de linguagem cientfica adequada. Se os resumos consistirem em esquemas, estes devero ser claros. RESOLUO DE EXERCCIOS Os exerccios devero estar bem organizados e sempre identificados no que respeita fonte. Nota: Devers pedir ajuda tua professora sempre que te surjam dvidas na realizao dos exerccios. PESQUISAS ACERCA DOS CONTEDOS Os documentos resultantes das tuas pesquisas devero estar bem organizados e sempre identificados no que respeita fonte. MINI-TESTES e TESTES Aqui ser valorizada a organizao e a presena de todos os elementos relativos quer aos mini-testes quer aos testes (mini-testes; testes; correces e comentrios). Tambm ser valorizada a qualidade dos comentrios escritos no final da realizao de cada mini-teste ou teste. Nota: Os alunos no sero beneficiados em termos avaliativos pela incluso de anexos (como por exemplo trabalhos livres), seno correramos o risco de uma exploso da escala!

Quando avaliado o porteflio?


Atendendo ao carcter contnuo de construo do porteflio, este poder ser solicitado a qualquer momento para que na aula seguinte seja avaliado. Assim, o porteflio poder ser alvo de avaliao vrias vezes ao longo de um perodo lectivo e no apenas no final de cada perodo. O portfolio ser utilizado pelo professor como mais um instrumento de avaliao para alm dos outros a que j ests habituado (testes, mini-testes, atitudes e valores, etc.) A professora: Isabel Dias

Вам также может понравиться