Вы находитесь на странице: 1из 3

Evangelho segundo So Lucas 12,49-53 Eu vim lanar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele j se tivesse ateado!

Tenho de receber um batismo, e que angstias as minhas at que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? No, Eu vo-lo digo, mas antes a diviso. Porque, daqui por diante, estaro cinco divididos numa s casa: trs contra dois e dois contra trs; vo dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a me contra a filha e a filha contra a me, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra. Catecismo da Igreja Catlica 696, 728-720 Eu vim lanar fogo sobre a terra Os smbolos do Esprito Santo: O fogo. Enquanto a gua significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Esprito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Esprito Santo. O profeta Elias, que apareceu como um fogo e cuja palavra queimava como um facho ardente (Eclo 48,1), pela sua orao faz descer o fogo do cu sobre o sacrifcio do monte Carmelo, figura do fogo do Esprito Santo, que transforma aquilo em que toca. Joo Batista, que ir frente do Senhor com o esprito e a fora de Elias (Lc 1,17), anuncia Cristo como Aquele que h-de batizar no Esprito Santo e no fogo (Lc 3,16), aquele Esprito do qual Jesus dir: Eu vim lanar fogo sobre a terra e s quero que ele se tenha ateado! (Lc 12, 49). sob a forma de lnguas, uma espcie de lnguas de fogo, que o Esprito Santo repousa sobre os discpulos na manh de Pentecostes e os enche de Si (At 2,3-4). A tradio espiritual reter este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ao do Esprito Santo. No apagueis o Esprito! (1Ts 5,19). [] Jesus no revela plenamente o Esprito Santo enquanto Ele prprio no for glorificado pela Sua morte e ressurreio. [...] S quando chega a hora em que vai ser glorificado, que Jesus promete a vinda do Esprito Santo, pois a Sua morte e ressurreio sero o cumprimento da promessa feita aos antepassados (Jo 14,16-17, 26). O Esprito da verdade, o outro Parclito, ser dado pelo Pai a pedido de Jesus; ser enviado pelo Pai em nome de Jesus; Jesus O enviar de junto do Pai, porque do Pai procede. [] Chega, por fim, a hora de Jesus (Jo 13,1): Jesus entrega o Seu esprito nas mos do Pai (Jo 19,30) no momento em que, pela Sua morte vence a

morte, de tal modo que, ressuscitado dos mortos pela glria do Pai (Rm 6,4), logo d o Esprito Santo, que sopra sobre os discpulos (Jo 20,22). A partir dessa hora, a misso de Cristo e do Esprito torna-se a misso da Igreja: Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs (Jo 20,21). Santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa Pequeno dirio, 1411 Lanar fogo sobre a terra: o dom do Esprito Santo (At 2,3) Esprito de Deus, esprito de verdade e de luz, Permanece constantemente na minha alma pela Tua graa divina. Que o Teu sopro dissipe as trevas E que na Tua luz as boas aes se multipliquem. Esprito de Deus, Esprito de amor e de misericrdia, Que derramas no meu corao o blsamo da confiana, A Tua graa confirme a minha alma no bem, Dando-lhe uma fora invencvel: a constncia! Esprito de Deus, Esprito de paz e de alegria, Que reconfortas o meu corao sedento, Que derramas nele a fonte viva do amor divino, E o tornas intrpido na luta. Esprito de Deus, mais amoroso hspede da minha alma, Eu desejo, por meu lado, ser-Te fiel, Tanto nos dias de felicidade como nas horas de sofrimento; Desejo, Esprito de Deus, viver sempre na tua presena. Esprito de Deus, que impregnas o meu ser E me fazes conhecer a Tua vida divina e trinitria, Tu me inicias no Teu Ser divino; Unida assim a Ti, tenho a vida eterna.

Santo Isaac, o Srio (sculo VII), monge em Nnive, perto de Mossul Discursos sobre ascese, 1 srie, n 2 Eu vim lanar fogo sobre a terra Violenta-te (cf Mt 11,12), esfora-te por imitar a humildade de Cristo, para que se torne cada vez mais forte o fogo que Ele acendeu em ti, esse fogo pelo qual so consumidos todos os impulsos deste mundo que destroem o homem novo e maculam as moradas do Senhor santo e poderoso. Porque eu afirmo com So Paulo que ns somos o templo do Deus vivo (2Cor 6,16). Por isso, purifiquemos esse templo como Ele puro (1Jo 3,3), para que Ele tenha desejo de a morar; santifiquemo-lo porque Ele santo (1Pd 1,16); ornamentemo-lo com todas as obras boas e dignas. Enchamos o templo do repouso da Sua vontade, como de um perfume, atravs da orao pura, da orao do corao que impossvel de alcanar se nos entregarmos continuamente aos impulsos deste mundo. Assim, a nuvem da Sua glria cobrir a nossa alma e a luz da Sua grandeza brilhar no nosso corao (cf 1Rs 8,10). Todos aqueles que permanecem na casa de Deus sero repletos de alegria e rejubilaro. Mas os insolentes e os ignbeis desaparecero sob a chama do Esprito Santo.

Вам также может понравиться