Вы находитесь на странице: 1из 6

ESCOLA ESTADUAL ALZIRA DA FONSECA BREUEL

Cintica Qumica

Estudante: Eliaquim Pessoa da Silva Turma: 2 Mdio F

Jaboato Dos Guararapes Outubro 2012

Cintica Qumica

INTRODUO
parte da qumica que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reao qumica ocorre e os fatores que a influenciam. Este estudo importante para o nosso dia-a-dia, pois explica alguns fenmenos que convivemos tais como oxidao do ferro (ocorre de forma lenta), alimentos em panela de presso cozinham mais rpidos, etc. estas reaes podem ter suas velocidades alteradas.

VELOCIDADE MDIA DE UMA REAO


A maior ou menor rapidez (velocidade) com que uma reao ocorre calculada pela relao entre a quantidade de um reagente (ou produto) que consumido (ou produzido) e o intervalo de tempo gasto para isto. Normalmente esta velocidade uma velocidade mdia. As quantidades das substncias so medidas em mol/L, massas, volumes (gases), etc., enquanto que o intervalo de tempo pode ser dado em segundos, minutos ou horas. A quantidade de reagente ou produto medida em mol/L representada por [ ]. A velocidade mdia expressa ento por:

A velocidade mdia de consumo ou produo de uma substncia no constante durante a reao. Para uma substncia que est sendo consumida, ela mxima no incio da reao e mnima no final. Para uma substncia que est sendo produzida, seu valor mnimo no incio da reao e mximo no final.

Cintica Qumica

FATORES QUE INFLUEM NA VELOCIDADE DE UMA REAO


Para compreendermos os fatores que alteram a velocidade de uma reao devemos conhecer a TEORIA DAS COLISES. Quando as substncias reagentes esto em contato, iro ocorrer colises entre suas molculas, e parte destas colises, dependendo de sua orientao e energia, podero originar produtos. Se as colises entre as molculas reagentes formarem novas substncias, sero COLISES EFETIVAS ou EFICAZES.

Se as colises entre as molculas reagentes no formarem novas substncias, sero COLISES NO-EFETIVA ou NO-EFICAZES.

De acordo com a teoria das colises pode-se afirmar que a velocidade de uma reao depende: Da frequncia das colises. Da energia das colises. Da orientao das molculas nas colises.

Cintica Qumica A frequncia e a energia das colises so afetadas pelos fatores: Estado particular em que se encontram os reagentes. Temperatura em que se realiza a reao. Eletricidade. Luz. Presso. Concentrao dos reagentes. Catalisadores.

ESTADO PARTICULAR DOS REAGENTES


No que se refere aos slidos, quanto mais pulverizados estiverem os reagentes, mais rpida a reao. No que se refere ao estado fsico dos reagentes, os gases reagem melhor que os lquidos, e estes melhor que os slidos.

TEMPERATURA EM QUE SE REALIZA A REAO


Um aumento da temperatura aumenta a frequncia e a energia das colises entre os reagentes, como consequncia, o nmero de colises efetivas e a velocidade da reao aumentam. Para que as molculas quebrem suas ligaes iniciais e formem novas substncias necessria uma energia mnima denominada de ENERGIA DE ATIVAO (Ea). Energia de ativao a menor quantidade de energia necessria que deve ser fornecida aos reagentes para a formao do complexo ativado e, em consequncia, para a ocorrncia da reao. Graficamente temos:

Cintica Qumica

ELETRICIDADE
A energia eltrica pode ser usada para aumentar a energia cintica das molculas e, em funo disto aumentar a velocidade da reao. o que ocorre nos motores dos automveis onde a fasca eltrica provoca a combusto da gasolina.

LUZ
A luz provoca algumas reaes denominadas de REAES FOTOQUMICAS. As principais so: Fotossntese, decomposio da gua oxigenada em gua e oxignio.

PRESSO
Nas reaes com gases a presso altera o nmero de colises.

CATALISADORES
uma substncia que diminui a energia de ativao de uma reao aumentando assim a sua velocidade. Os catalisadores no so consumidos durante a reao.

CONCENTRAO DOS REAGENTES


Um aumento da concentrao dos reagentes numa soluo acarretar no aumento do nmero de colises e, em consequncia, um aumento da velocidade da reao. Para uma reao genrica: a A + b B _ Produtos,

Cintica Qumica A velocidade da reao dada pela expresso:

Onde os valores de x e y so determinados experimentalmente. Esta equao conhecida pelo nome de LEI DA VELOCIDADE. Para as reaes elementares os valores dos expoentes so iguais aos coeficientes das substncias na equao qumica. Na reao 2 NO(g) + H2(g) v = k.[NO]2.[H2]. N2O(g) + H2O(g) a equao da velocidade

ORDEM DE UMA REAO


Os expoentes da equao da velocidade caracterizam a ordem da reao. Assim, no exemplo: A reao de 3 ordem (2 + 1 = 3). Em relao ao NO, a reao de 2 ordem. Em relao ao H2, a reao de 1 ordem.

Se uma reao ocorrer em vrias etapas sua velocidade dada pela etapa mais lenta. A + A A2 (etapa lenta) A2 + B A2B (etapa rpida) 2A+B A2B (reao global)

A velocidade desta reao ser dada por: v = k . [A]2

Вам также может понравиться