Вы находитесь на странице: 1из 5

Anlise das notcias

Anlise interpretativa (ttulo, subttulo e texto) de cada notcia.

Ttulo: Uruguai planeja legalizar a venda da maconha Anlise: O ttulo exposto, nos leva a fazer inferncias sobre o assunto abordado em tal notcia. Ao leitor que possui um mnimo conhecimento prvio sobre tal questo, uma possvel legalizao da maconha, uma droga antes to discriminada, o ttulo no somente atrair a sua ateno, mas tambm impactar e o levar a descrena, o que o intentar a uma leitura crtica da notcia completa, uma vez que o assunto abordado se faz to fora das gides e padres sociais. Ou o ttulo tudo que um leitor ler sobre um assunto ou o fator que vai motiv-lo ou no a enfrentar o resto do texto. Subttulo: Governo pensa em limitar consumo de drogas em at 40 cigarros por ms Anlise: O subttulo neste caso apresentado tem a funo de dar outras informaes sobre o texto, e no de completar o ttulo como, no raro, ocorre. O subttulo expe que a medida da legalizao da maconha no ser sinnimo de uma atitude irresponsvel e impensada, pois, como apresentado, haver uma certa restrio ao uso da droga, o cidado uruguaio ser controlado e limitado a um nmero de 40 cigarros ao ms.

Anlise do texto: O texto apresenta o verdadeiro significado do subttulo, o projeto para legalizar a maconha no to arbitrrio como, ao

se ater ao ttulo o leitor pode inferir, mas sim uma tentativa de reduo do trfico no pas. A notcia ainda sustenta a criao de um banco de dados para usurios do narctico, indicando que a compra e venda da droga sejam atos no s controlados, mas tambm identificados. O projeto, que ainda est para ser aprovado pelo parlamento uruguaio, prev uma acessibilidade de 40 cigarros por ms queles usurios que sero cadastrados no banco de dados. Alm de preos acessveis, a droga passar por um rgido controle de qualidade. Ao ser questionado sobre a legalizao da maconha, o presidente uruguaio, Jos Mujica, diz no ser a favor, porm alega no ter moral para reprimir tal ato, uma vez que o mesmo fumou tabaco por toda sua vida, mas ainda assim ressalta que tudo deve ter limites, como demonstra o subttulo e sendo esta a idia defendida na notcia. importante relevar que o R7, portal de onde est notcia foi retirada, utilizou como fonte para implemento da notcia um outro jornal, o jornal uruguaio Subrayado.

Anlise lingstica
1. Seleo Lexical Logo no ttulo, encontramos a presena do verbo PLANEJAR, tal verbo na sentena foi utilizado pelo autor no intuito de mais uma vez expor ao leitor que a legalizao da maconha no Uruguai ainda apenas um projeto, um projeto mutvel e no vigente, um plano para o futuro. No subttulo encontramos a expresso pensa em limitar, a expresso foi utilizada, em contradio ao ttulo, o governo planeja legalizar a venda da maconha, porm no ser uma venda livre, como foi antes inferido, e sim uma venda controlada e limitada.

O texto permeado por expresses que remetem ao leitor a no se esquecer que o projeto ainda no vigente, que nenhuma deciso concreta foi tomada, so ainda planos futuros como nos apresentado abaixo por trechos retirados do texto.

...o Poder Executivo est promovendo a iniciativa, que ainda ser discutida pelos parlamentares. A ideia disponibilizar uma quantidade limitada da droga a cada usurio - no mximo, 40 cigarros por ms.

2. Operadores argumentativos

... a iniciativa, parlamentares.

que

ainda

ser

discutida

pelos

A presena do operador argumentativo sublinhado acima volta a lembrar o leitor que nada fora decidido, a medida ainda est para ser julgada, nenhuma deciso fora tomada.

A droga deve ter qualidade assegurada e preos acessveis. Os cigarros tambm devem ser facilmente rastreados pela polcia.

Acima, a presena do operador argumentativo sublinhado, tem a funo de ressaltar e enumerar as qualidades do projeto apresentado, tendendo a levar o leitor a uma melhor aceitao quanto ideia defendida pelo governo uruguaio. Alm de ter qualidade assegurada e preos acessveis, os cigarros TAMBM sero facilmente rastreados pela polcia.

- No tenho autoridade moral para impedir, j que fumei tabaco durante toda a minha vida. Vou passar a imagem de um velho conservador? Mas, como tudo na vida, deve ter limites.

No trecho de entrevista acima que nos apresenta a opinio do presidente uruguaio quanto legalizao da droga, visto a presena de dois operadores argumentativos, o primeiro utilizado na inteno de justificar: -No impeo PORQUE fumei tabaco toda a minha vida.

E o segundo tem a funo de demonstrar contradio, adversidade:-APESAR DE NO IMPEDIR, tenho a cincia que tudo na vida deve ter um limite.

3. Pistas contextuais A notcia analisada no apresenta pistas contextuais.

Conhecimento Prvio necessrio ao leitor, o conhecimento prvio de que, a maconha, como narctico, tem sua venda proibida por lei no Uruguai, uma vez que altamente prejudicial sade de quem dela faz tal uso. necessrio tambm que o leitor tenha cincia do trfico de tal droga, e o que o mesmo tem acarretado para sociedade. Objetivos e expectativas de leitura Ao leitor que possui conhecimento prvio sobre o assunto abordado, cria-se um objetivo de leitura a partir, principalmente

da descrena criada nele pelo ttulo. O leitor procura ler a reportagem completa, na tentativa de entender, o que est levando o governo uruguaio a tomar uma iniciativa to fora do esperado pela sociedade. Cria- se tambm no leitor uma expectativa em relao ao texto, afinal, o mesmo j havia feito inferncias em relao ao contedo da notcia, por isso o leitor tende a ler o texto, principalmente, esperando, que de alguma maneira o governo uruguaio possa o persuadir que estava errado quanto aos seus pressupostos iniciais, a liberao do narctico como algo completamente arbitrrio, claro, isso pressupondo que nossos leitores virtuais, so cidados incuos e contra o uso da droga.

Вам также может понравиться